Home Aviação Comercial VÍDEO: Airbus A380 luta contra o vento em Londres

VÍDEO: Airbus A380 luta contra o vento em Londres

3208
29

Um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, teve de aterrissar de lado, no sábado, no aeroporto de Heathrow, em Londres, na sequência dos fortes ventos provocados pela tempestade Dennis, que atingiu o Reino Unido nos últimos dias.

O talento dos dois pilotos, registrado em vídeo, não passou despercebido.

A tempestade Dennis, que atingiu o Reino Unido já provocou dois mortos.

O vento forte e a chuva intensa levaram ao adiamento de voos e causaram centenas de inundações, deixando algumas localidades parcialmente submersas.

O avião, que partiu de Abu Dhabi, chegou à capital inglesa e, face às fortes rajadas, viu-se obrigado a fazer uma aterrissagem lateral. Veja o vídeo:

FONTE: Jornal de Notícias – Portugal

29 COMMENTS

  1. Amigo vc falou de B 52, que tem um comando que gira o trem de pouso, para pousar, C 5 Galaxi que vc acredita que tenha o mesmo comando do B 52 e B 47, esse B 47 que vc cita deve ser o stratojet que vou pela primeira em 1947, um dos aviões mais difíceis de pousar da história, mas não citou o AIRBUS 380, se ele tem ou não os mesmos comando dos aviões que vc falou até porque a matéria não fala de aviões da USAF, e sim um AIRBUS 380 da Etihad.

    • Pessoas com mais de um neurônio entenderam… que o que o Roberto fez, foi aproveitar o gancho da matéria para compartilhar uma curiosidade a respeito de um assunto relacionado ao foco da matéria…
      Eu mesmo leio sobre o assunto a mais de dez anos… e nunca ouvi falar em trem de pouso “controlável lateralmente” pelos pilotos.
      Obrigado Roberto ! rs

    • Eu não vi risco, se não to enganado e uma das manobras que primeiro se aprende a colocar o avião na direção do vento, para melhor sustentação, simplificando para não polemizar.

    • Tu tens algum problema contra conhecimento? Tu sabias das coisas que o Santana escreveu no comentário dele? Se és tão arrogante e mal educado, procure você a informação sobre o A380!! Grosseria estúpida e gratuita. …

  2. Particularmente acho que os dois vão “levar uma catracada” por pousar nessas condições.
    Eu faria uma arremetida e tentaria novamente.

    • E se está bingo fuel ? Pousa assim mesmo ?

      Comentaram das roupas de baixo em post´s acima, acho que não foram apenas os dos passageiros que molharam …

    • Havia visto o vídeo aqui mas não comentei.
      Depois estava pensando.
      O comandante é um herói ou um irresponsável?
      E lembrei justamente de você, Neri.
      Parece que você já deu a resposta.
      Mas em geral, qual é o limite da velocidade do vento?
      O vídeo é muito frontal, mas passa a impressão de que parou rapidamente, como se tivesse pousado em baixa velocidade.
      Pode nos falar um pouco das características desse pouso?
      Pousou na diagonal?
      Quais os riscos envolvidos?
      A uns 200 km/h poderia ter saído da pista, feito um cavalo de pau?
      O complicado é que o A 380 e deveria ser bem mais difícil de controlar.

  3. Amigos,

    O limite certificado de componente de vento de través para o A380 parece que é de 40Kt, bem superior à maioria das aeronaves.
    Quanto estava naquele momento?
    Sem saber isso, não há como julgar se o procedimento foi adequado.

    Justin

    • Pode ter sido uma “tesoura de vento”! Mas, acho temerário um Aeroporto, sabendo que tem um tempestade chegando, manter os pousos e decolagens!

    • Difícil saber qual componente de través pelo vídeo. Mas uma coisa é claramente visível: o piloto optou por não fazer o “de-crab” antes do toque. O comando total de leme só ocorreu após o toque. As cargas laterais no trem de pouso devem ter sido bem elevadas.

      • Para fazer o de-crab antes do toque, creio que o ideal seja aproximar para a lateral da pista de onde vem o vento. Ao alinhar, este vento irá trazer o avião para o centro da pista, agora alinhado.

        • Rolar a asa na direção do vento ajuda a diminuir o drift, mas leva ao toque com um trem antes do outro. No final das contas, é tudo um trade-off. Pelo jeito, esse daí resolveu tocar “torto”.

  4. Que bom que não aconteceu um sinistro,uma aeronave dessas pode levar de 525 a até 853 almas dependendo da configuração da aeronave…

  5. Caramba…eu estava assistindo o vídeo no PC em tela cheia e minha esposa entrando no escritório perguntou: “ué, esse avião pousa na vertical ?”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here