Um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, teve de aterrissar de lado, no sábado, no aeroporto de Heathrow, em Londres, na sequência dos fortes ventos provocados pela tempestade Dennis, que atingiu o Reino Unido nos últimos dias.

O talento dos dois pilotos, registrado em vídeo, não passou despercebido.

A tempestade Dennis, que atingiu o Reino Unido já provocou dois mortos.

O vento forte e a chuva intensa levaram ao adiamento de voos e causaram centenas de inundações, deixando algumas localidades parcialmente submersas.

O avião, que partiu de Abu Dhabi, chegou à capital inglesa e, face às fortes rajadas, viu-se obrigado a fazer uma aterrissagem lateral. Veja o vídeo:

FONTE: Jornal de Notícias – Portugal

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer

Vixi, que medo. Fico imaginando os passageiros batendo palma depois.

Daniel Alves

todos cagados! kkk

Marcelo Andrade

Cara, o pessoal das últimas fileiras da direira viram a pista de frente!!! A rabeada que ele deu deve ter jogado muita coisa da galley longe!!!

Maurício Vaz

Muito daora cara… por isso eu amo tanto aviação 8)

Gilson

Amigo vc falou de B 52, que tem um comando que gira o trem de pouso, para pousar, C 5 Galaxi que vc acredita que tenha o mesmo comando do B 52 e B 47, esse B 47 que vc cita deve ser o stratojet que vou pela primeira em 1947, um dos aviões mais difíceis de pousar da história, mas não citou o AIRBUS 380, se ele tem ou não os mesmos comando dos aviões que vc falou até porque a matéria não fala de aviões da USAF, e sim um AIRBUS 380 da Etihad.

JuggerBR

Ia comentar, mas deixa quieto, você não vai entender…

Alfredo Araujo

Pessoas com mais de um neurônio entenderam… que o que o Roberto fez, foi aproveitar o gancho da matéria para compartilhar uma curiosidade a respeito de um assunto relacionado ao foco da matéria…
Eu mesmo leio sobre o assunto a mais de dez anos… e nunca ouvi falar em trem de pouso “controlável lateralmente” pelos pilotos.
Obrigado Roberto ! rs

ubirajara correia

Eu não vi risco, se não to enganado e uma das manobras que primeiro se aprende a colocar o avião na direção do vento, para melhor sustentação, simplificando para não polemizar.

Flanker

Tu tens algum problema contra conhecimento? Tu sabias das coisas que o Santana escreveu no comentário dele? Se és tão arrogante e mal educado, procure você a informação sobre o A380!! Grosseria estúpida e gratuita. …

Sergio

Borraram vários assentos…….
O pessoal da limpeza vai trabalhar muito depois disto…..

Sérgio Luís

Particularmente acho que os dois vão “levar uma catracada” por pousar nessas condições.
Eu faria uma arremetida e tentaria novamente.

Rinaldo Nery

Não tem limite de vento de través na Etihad?

mazzeo

E se está bingo fuel ? Pousa assim mesmo ?

Comentaram das roupas de baixo em post´s acima, acho que não foram apenas os dos passageiros que molharam …

Rinaldo Nery

Se um avião desses chega no Bingo Fuel algum cmte fez merda. E das grandes!

nonato

Havia visto o vídeo aqui mas não comentei. Depois estava pensando. O comandante é um herói ou um irresponsável? E lembrei justamente de você, Neri. Parece que você já deu a resposta. Mas em geral, qual é o limite da velocidade do vento? O vídeo é muito frontal, mas passa a impressão de que parou rapidamente, como se tivesse pousado em baixa velocidade. Pode nos falar um pouco das características desse pouso? Pousou na diagonal? Quais os riscos envolvidos? A uns 200 km/h poderia ter saído da pista, feito um cavalo de pau? O complicado é que o A 380… Read more »

Justin Case

Amigos,

O limite certificado de componente de vento de través para o A380 parece que é de 40Kt, bem superior à maioria das aeronaves.
Quanto estava naquele momento?
Sem saber isso, não há como julgar se o procedimento foi adequado.

Justin

Marcelo Andrade

Pode ter sido uma “tesoura de vento”! Mas, acho temerário um Aeroporto, sabendo que tem um tempestade chegando, manter os pousos e decolagens!

Aerococus

Difícil saber qual componente de través pelo vídeo. Mas uma coisa é claramente visível: o piloto optou por não fazer o “de-crab” antes do toque. O comando total de leme só ocorreu após o toque. As cargas laterais no trem de pouso devem ter sido bem elevadas.

Justin Case

Para fazer o de-crab antes do toque, creio que o ideal seja aproximar para a lateral da pista de onde vem o vento. Ao alinhar, este vento irá trazer o avião para o centro da pista, agora alinhado.

Aerococus

Rolar a asa na direção do vento ajuda a diminuir o drift, mas leva ao toque com um trem antes do outro. No final das contas, é tudo um trade-off. Pelo jeito, esse daí resolveu tocar “torto”.

Carlos Campos

TORNADO ABATIDO
Um Tornado foi abatido pelos Houths no Iemen, não se sabe que arma foi usada
https://www.snafu-solomon.com/2020/02/saudi-tornado-shot-down-over-yemen.html

ADRIANO MADUREIRA

Que bom que não aconteceu um sinistro,uma aeronave dessas pode levar de 525 a até 853 almas dependendo da configuração da aeronave…

Eduardo de Castro

Caramba…eu estava assistindo o vídeo no PC em tela cheia e minha esposa entrando no escritório perguntou: “ué, esse avião pousa na vertical ?”.

Camargoer

São essas coisa que nos fazem ama-las ainda mais.

PauloOsk

Esse eh o famoso windshear?

Aerococus

O vídeo mostra um pouso com vento de través. O windshear é um fenômeno bem diferente.

O seguinte material é bem legal:

https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/meteorologia-aeronautica/condicoes-meteorologicas-adversas-para-o-voo/cortante-de-vento

Divirta-se!

Mauricio Vaz

Segundo ele, nada de anormal ou perigoso…
https://youtu.be/uJaT2RzosjU