Helicópteros AH-2 (Mi-35) Sabre da FAB

A publicação francesa Intelligence Online informou que os helicópteros AH-2 Sabre (Mi-35) estariam sendo vendidos para a Líbia em uma operação triangular com os Emirados Árabes Unidos.

Os seis helicópteros Mi-35 mais antigos da FAB seriam destinados às forças do General Khalifa Haftar (Libyan National Army).

A operação seria conduzida pela agência russa Rosoboronexport e financiada pelos Emirados Árabes Unidos.

Os AH-2 Sabre são os primeiros helicópteros de ataque genuínos em operação nas Forças Armadas brasileiras e começaram a ser utilizados em 2009. Em novembro de 2014, o esquadrão recebeu os três últimos exemplares da sua frota de doze helicópteros.

Cada AH-2 conta com um canhão de 23 mm capaz de disparar até três mil tiros em um minuto. Para se ter uma ideia, cada tiro de 23mm causa o mesmo impacto de quase 100 tiros de uma arma calibre 7,62mm, como os fuzis utilizados por tropas no solo.

Com peso de 12 toneladas, os helicópteros têm blindagens em partes essenciais, como no tanque de combustível. A cabine dos pilotos, além de blindada, também é vedada para o caso de contaminação química ou biológica.

A possível venda foi negada ontem pelo brigadeiro Baptista Junior no Twitter:

Subscribe
Notify of
guest

188 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mosczynski

Dada a proximidade de nosso atual governo com a administração Trump não duvido que isso deve estar acontecendo.
Outro ponto interessante que não consta aqui mas li em outro site é que o motivo da venda é a dificuldade com relação a manutenção. Equipamento russo sendo equipamento russo.

Daniel

Dificuldade na manutenção, se for verdade, deve-se o fato de ser russo?
Que argumento raso.

EDUARDO DE SOUSA PEREIRA

O problema não é o helicóptero e sim o pós venda sofrível russo.

Gustavo

Mito em grande parte, pois houve alguns problemas de fato. Mas, grande parte desse mito surgiu quando as nações que operavam equipamentos russos quebraram com a queda da URSS. Não tinham dinheiro para manutenção e simplesmente não tinham disponibilidade. O mesmo serve para hoje, países que não podem pagar muito acabam indo para opções mais em conta no mercado e depois não conseguem manter a operação. Não é o pós venda que é ruim, se vc paga, vc tem… se vc não paga, vc não vai ter.

Munhoz

Na epoca da URSS eles tinham varias linha de montagem e manutençâo, herança de sua experiencia na 2º guerra, a intenção era resistir o maximo a um ataque, e conseguir ainda deslocar para areas de interesse e segurança, tudo subsidiado pelo estado comunista, quando eles entraram no mercado capitalista o subsidio acabou e eles tiveram dificuldades, um Mig 29 tinha 7 linhas de montagem contra apenas 1 ou 2 do F 16.

Munhoz

No entanto é bom salientar que os sistema de produção militar da URSS é o melhor para uma guerra pois era capaz de resistir.

No entanto é necessário $$$$ e no mundo capitalista não é interessante para a indústria!

Xupisco

Então pergunta pra Índia o motivo do atraso do seu Nae

Munhoz

Em cada área eles tem dificuldades específicas, na construção naval por exemplo os grandes navios eram construídos na Ucrânia na época da URSS, então nessa área eles tem uma dificuldade específica, em outras devido às varias linhas de construção e manutenção o suprimento de peças e assistência pode demorar um pouco mais, outro ponto que deve ser colocado é o recente aumento nas compras internas, a indústria teve que se adaptar tanto na construção de linhas de produção e manutenção unificadas como no aumento da produção, vai levar uma década ainda para eles superarem plenamente esta situação.

EduardoSP

Várias linhas de produção deveriam facilitar a aquisição de sobressalentes e não dificultar. Os problemas devem ser de outra natureza.
Mais dez anos! A União Soviética foi dissolvida em 1991, há 29 anos!

Jodreski

Vc está certo, porém já que vc gosta de dados históricos vamos lembrar que a Rússia passou quase uma década sem investir nas suas forças pq não tinham capital para tal.

Brunow

Xupisco

Conta pra gente por que o NAE da índia está atrasado ?
Só não vale dizer que é Culpa da Rússia, pois quem está construindo ele é a Índia, e se falarem “oh nós estamos sem caça naval”, vou dizer : “Índia não tem nenhum contrato ativo com a Rússia para o fornecimento de MiG-29K”
Ou seja mais uma mentira jogada no ventilador…

Paulo

Muito simples. O PA indiano está atrasado porque os especialistas do blog estão dando importantes conselhos sobre a construção

Salomon

hahahahahaha

Agnelo

Prezado Gustavo
Infelizmente, não é assim….
Vc paga e não vem…
Vc paga e vem errado…
Vc quer pagar e estão enrolados pra receber…
Etc etc etc

Gustavo

“Em relação às matérias veiculadas no mês de fevereiro do corrente ano sobre uma possível negociação das aeronaves AH-2 Sabre (MI-35) da FAB, o Comando da Aeronáutica informa que não há qualquer tipo de tratativa, nesse sentido, em andamento.
O Comando da Aeronáutica prossegue no objetivo de incrementar a disponibilidade de seus meios, por intermédio de ações de manutenção executadas pelos seus especialistas e aquisição de material junto aos seus fornecedores, não havendo nenhuma previsão, até o momento, de descontinuidade na operação desta frota.”

Valgo

Imposição do Tio Sam! Como sempre.Os turcos que os digam!!!!

Gustavo

Falta de conhecimento e falácias de sites que se dizem “especialistas” em assuntos militares por aí.

PRAEFECTUS

É evidente que a intenção do “site francês” neste caso é queimar o filme do governo brasileiro…

Contra-informação braba essa!

Se assim não o fosse (em que pese porventura de fato, venda “ao EAU…e que façam o que quiser ) não induziriam a opinião pública a pensar que “o Brasil usa os Emirados Árabes Unidos” apenas como “fachada” para vender equipamento bélico a uma força militar participante de um sangrento conflito na Líbia.

A guerra mediática dos franceses (esquerda/globalistas) contra o governo brasileiro (conservador/anti-globalista), ainda terá lances de embrulhar o estômago. Aguardem e verão…

Grato

wilson

Achar que os Franceses, com suas industrias e mercado de armas, seu tradicional colonialismo e sua defesa do mercado são “esquerda” é falta de conhecimentos básicos de política, para dizer o mínimo. Sim, são nossos opositores em vários campos mas nunca são “esquerda”.

ANGELO CHAVES

Pois te digo, sem medo de errar. O marxismo cultural que grassa na Europa é muito pior que o Bolchevismo, Moaismo e similares. É melhor confiar na China e na Rússia que em muitas nações europeias globalistas.

jose luiz esposito

Falando em QUEIMAR ,é o que o Presidente da França entende !

PRAEFECTUS

É evidente que a intenção do “site francês” neste caso é queimar o filme do governo brasileiro…

Contra-informação braba essa!

Se assim não o fosse (em que pese porventura eventual venda de fato “ao EAU”..e que estes façam o que quiser com a aeronave) não induziriam a opinião pública a pensar que “o Brasil usa os Emirados Árabes Unidos” apenas como “fachada” para vender equipamento bélico a uma força militar participante de um sangrento conflito na Líbia.

A guerra mediática dos franceses (esquerda/globalistas) contra o governo brasileiro (conservador/anti-globalista), ainda terá lances de embrulhar o estômago. Aguardem e verão…

Grato

Douglas Rodrigues

O Mi-35 foi nos empurrado pelos russos para equilibrar a balança comercial que nos era favorável, exportávamos mais do que importávamos dos russos… Mesmo assim, o processo de compra dos 12 no total, demorou.
Com relação a manutenção, diz-se que era dificuldade conseguir peças, que uma simples chegou a demorar 11 meses para ser entregue!!!! Porém, no ano passado teria sido aberto um centro de manutenção dos helis russos em BH, alguém pode confirmar essa informação e se realmente melhorou o serviço?

Douglas Rodrigues

O pessoal não entende a pergunta, ou não sabe responder e acha que estou só criticando por criticar mesmo?
Quero saber se alguém sabe se melhorou a manutenção ou está do mesmo jeito que estava, só isso!

Cristiano de Aquino Campos

Se nos empurraram e porque somos Burros. O que nos impediu de dizer, ok tenho que comprar 100 milhões em armas de voces. Só que eu não preciso de heli de ataque, me manda tudo em IGLA.

Valgo

É só fabricar as peças por aqui,na moita e pronto!!!

Munhoz

Um parâmetro para analisar se isto é correto ou não são as vendas no mercado global, nós somos meros observadores, se o produto vende tem uma razão!

Não deve ser assim tão difícil encontrar manutenção, o ideal é fazer um estoque de peças com maior antecedência.

Luís Henrique

Um membro do alto escalão acabou de desmentir a notícia fake, que veio lá da França.
E o senhor continua acreditando que existe insatisfação com o equipamento por ser russo…

Sagaz

É o Fiat Marea da FAB.

Valgo

Me poupe!!!!

Junior

Fez muito bem ele, cortou o mal pela raiz, a Líbia esta no meio de uma guerra civil e sob embargo de armas, ontem mesmo na conferência de Berlim, vários países pediram para punir países que violassem esse embargo, portanto o brigadeiro fez o certo, cortou essa fake News antes que ela se espalhasse por sites e blog estrangeiros especializados. Acho que o pessoal não tem noção do problema que isso podia dar para o Brasil, ser acusado de vender por meio de intermediário (Emirados Árabes Unidos) um heli de ataque para um país no meio de uma guerra civil… Read more »

kornet

Site francês né, coincidência?

Valgo

Prá mim, são confiáveis!!!

Cristiano de Aquino Campos

Só para mostrar como e uma noticia sem pé e nem cabeça, não seria mais lógico comprar dos Russos ou de algum país daquele lado do oceano ate para facilitar o transporte?

Mano Jô

Acho que o motivo de querem comprar de nós era por ter as unidades relativamente novas, em bom estado de manutenção e estar em uso, sendo capaz de voltar a ativa, logo após o transporte, em 1-2 semanas.

Gustavo

o esquadrão Poti tem uma das maiores disponibilidades da FAB.

Bardini

Grandes M…
.
Se com 12 aeronaves relativamente novas eles não tiverem “uma das maiores” disponibilidades da FAB, aí é pra trancar todos os envolvidos, junto com as aeronaves em um hangar e tocar fogo.

Gustavo

12 é uma quantidade normal em muitos esquadrões, e ainda assim você vê disponibilidade baixa. Isso não é uma regra.

Bardini

Contar vantagem com percentual de disponibilidade de 12 unidades de aeronaves que são relativamente novas é fácil.
.
Se tem 07 em condições de voar, já é uma das melhores médias da FAB… O que não quer dizer grandes porcaria.

Juarez

Entao o resto da FAB tá no chão, porque só tem uma Anv MI 35 em condições operacionais, o resto não opera a mais de três meses
E cada bobagem que eu leio.

ADRIANO MADUREIRA

De novo essa falácia de manutenção?!

Ricardo Barbosa

Nesse caso não existiria nenhuma influência de Trump, muito pelo contrário. Os EUA não estão envolvidos nesse conflito.

ADRIANO MADUREIRA

Quem disse a você que não?! Tanto Moscou e Washington são aliados de do Marechal Khalifa Haftar,que tem o controle de mais de 90% do país,tem controle sobre toda a água e recursos fosseis do país e o mais importante: Todas as tribos e Clãs estão do lado dele,a democracia venceu de certo modo ! A decisão dos Estados Unidos de bloquear uma condenação internacional ao bombardeio sangrento de um centro de migrantes na Líbia, atribuído às forças de Khalifa Haftar por seus inimigos, mostra o apoio do governo Trump ao homem forte do leste líbio – afirmam especialistas ouvidos… Read more »

Foxtrot

“Dada a proximidade de nosso atual governo com a administração Trump não duvido que isso deve estar acontecendo.”
Você realmente acredita que o problema está na manutenção caro Mosczynski?
Você mesmo já falou o motivo acima!
É a mesma desculpa mal lavada que deram no F-X1.
Ade que Russos não transferem tecnologia.
E os equipamentos Russos são conhecidos por serem robustos, fácil operação e manutenção e extremamente mortais.
Isso é coisa de politicagem !

Alessandro

Um Brigadeiro acabou de desmentir uma notícia falsa, e oq vcs fazem? Continuam nessa que há pressão do tio sam por causa de politicagem, Meu Deus, por isso que vemos tantos políticos demagogos que não cansa de deitar e rolar contra o povo, vcs acreditam em tudo que sai na mídia mesmo depois da mentira ser desmentida, é impressionante!!!

marcus

Se uma, “autoridade”, nega é porque já está vendido. Isso aqui é Brasil!!

JS666

O pior é que eles são os únicos helis nossos que disparam mísseis anti-veículos, uma bizarrice em pleno 2020.

Space Jockey

os únicos que tem armamento de cano organico

Carlos campos

Mas o AH 64 atira o Hellfire, não entendi seu ponto

Bosco

Carlos,
Ele se referiu a helicópteros nossos. Nós não operamos o AH-64.

Carlos Campos

ah sim entendi agora, realmente é um problema, o Black Hawk pode lançar o hellfire?

Bosco

Carlos,
Se for requerida essa compatibilização , pode.

Paulo

Uma das piores aquisições da história da FAB. A força aérea na última década melhorou significativamente seus processos de aquisição e gestão, no entanto, esse helicóptero é um exemplo do que as escolhas políticas podem fazer com as forças armadas.

Essa venda seria muito bem vinda, contato que acompanha pela substituição por outro meio. Até mesmo black Hawks armados.

Luís Henrique

Caro Paulo, já li que a FAB e principalmente quem opera o helicóptero estão muito satisfeitos com a máquina.

Rinaldo Nery

A logística não está…

Demolidor

Onde vc conseguiu essa informação ?

Rinaldo Nery

Da Logística!

Brunow

O problema de logística se resolve com dinheiro… Alguns fala que este helicóptero e caro de operar, e de manutenção difícil… Mas acho estranho falarem isso, pois o Mi-24/35 e o helicóptero de ataque mais difundido no mundo, países pobres como Nigéria, Peru, Líbia, Afeganistão etc, tem os seus (até os EUA têm ), e fico surpreso, de o deles executarem missão e o do Brasil não (olha que tem um centro de manutenção de helicópteros Russos em BH e outro no Peru)… Se não conseguem manter um Mi-35, vão conseguir pagar a hora de vôo de um AH-1, Apache,… Read more »

Brunow

Este é o centro regional de manutenção de helicópteros de fabricação russa no Peru: https://ibb.co/sRhkSQJ https://ibb.co/DtGmSZ3 https://ibb.co/Q6VgL3n https://ibb.co/RCmdTPp https://ibb.co/VMFDmvR “Em 21 de novembro de 2019, o ministro da Defesa do Peru, Walter Martos Ruiz, verificou o andamento do comissionamento do Centro Regional de Manutenção de Helicópteros da Rússia no Condado de La Jolla (Departamento de Arequipa), perto da base da Força Aérea do Peru.” Hoje o Peru opera pouco mais de 30 helicópteros Russos em suas Forças Armadas. Desde 2019, o centro fornecerá uma gama completa de serviços de reparo de helicópteros de fabricação Russa para clientes nacionais e outros… Read more »

Tutu

Parece que os Mi-17 da Argentina vão ficar inoperantes em breve.

Valgo

Configuração é MIL Hind,ele é phodda!;

Juarez

Pois e, mas você no alto de suas perspicacia aeronáutica deveria saber que os Russos entregaram12 anvs de três lotes construtivos diferentes, portanto toda a logística do negócio e uma torre de Babel em termos de peças, ferramental e arquitetura construtiva.

pampapoker

Se o pessoal soubesse quem e o Rinaldo…duvido que iriam negativar. O comentários dele

Rinaldo Nery

Não me importo. Alguns oficiais generais leêm as matérias e os respectivos comentários. Ouvi de um: ¨como escrevem bobagem…¨

Mário SAE

Coronel Nery, boa tarde. Às vezes acho engraçado as perguntas de alguns, que sem saber com quem estão falando, nos questionam de onde tiramos certas informações. Demolidor, o Sr. Rinaldo Nery é um Coronel da Força Aérea Brasileira. Quando ele nos trás uma informação, se torna desrespeitoso perguntar-lhe qual sua fonte. Em tempo. Gostaria de parabenizar aos editores pelas excelentes matérias e, informar que aqui em Brasília muitos oficiais de patentes elevadas leem e comentam as matérias da trilogia. Pena que poucos participem dos debates. Às vezes gostaria de poder comentar mais com vocês, no entanto diversos assunto são tidos… Read more »

Alexandre

Amigo o Nery é um “fabiano” ele foi oficial lá por muito tempo , então pode confiar que a informação é segura

OSEIAS

Demolidor, você direcionou a pergunta a um oficial da FAB (comandante Rinaldo Nery). Logo alguém de dentro com informações quentinhas.

Valgo

Ele e chamado de crocodilo, portanto… é o bicho!!!

Juarez

Deve ter sido em algum livro de ficção científica t ou em algum gibi do Walt Disney.

Xico Netto

O esquadrão poti é um dos exemplos de disponibilidade da FAB!! Os anti- Rússia piram e ficam querendo desqualificar a todo custo esses helicópteros. Vai no site da FAB e vejam que é só elogios a essa aeronave. Ela é tão robusta e confiável que na FAB ela exerce um papel completamente diferente do que ela foi planejado. E mesmo assim a aeronave cumpre com maestria a missão.

Valgo

Tô contigo !! É uma baita máquina, dá até medo!!!

EduardoSP

Bem, só falta a FAB falar mal de equipamento que ela opera. Ele exerce um papel completamente diferente para o qual foi projetado porque ele não foi projetado para realizar as missões atribuídas à FAB. Em todos os países do mundo helicópteros de ataque são operados pelos exércitos e não pela força aérea, pois eles devem atuar integrados às forças blindadas. Só aqui, porque o exército se recusou a utilizar esses helicópteros é que eles foram parar na FAB. Esse equipamento não tem a menor utilidade para as funções da Força Aérea. Que vendam e comprem mais Black Hawks. Se… Read more »

Juarez

Se e um exemplo com 90% da frota no chão, imagina o resto.

Valgo

Tu és prô Tio Sam!!!Entendi!!

Rodrigo

Onde a fumaça tem fogo…

Pedro

De todas as aeronaves, de asas fixas e rotativas, das FAs brasileiras creio que 70% a 80% estão aterradas por falta de manutenção. Inclusive, um % considerável destes meios tem ate fabricas aqui que poderiam dar o suporte e mesmo assim estão no chão. Ninguem fala que esses tem problemas logísticos e de suporte. Peru, Colombia, Mexico e Argentina tem helicópteros Russos e não se fala em problemas logísticos também, ou seja, o problema esta em nossas FAs que absolutamente nada tem condições logísticas (Seja russo ou americano) de operar a exceção o GTE e alguns meios para voar em… Read more »

João Bosco

Mas GTE não pode ficar com as suas aeronaves sem manutenção, senão como ficam os nossos nobres políticos em suas ” viagens a serviço”?

Rinaldo Nery

Bem exagerado e sem fundamento esse teu 70% a 80%….

Matheus

“de asas fixas e rotativas, das FAs brasileiras creio que 70% a 80% estão aterradas por falta de manutenção.”

Amigo, se for pra dar pitaco e se mostrar ignorante, tá de parabens viu.

Valgo

Até a Venezuela,usa vários equipamentos russos, Sukoys,MIGS,etc,etc… este Heli, é bom pra k7 !!!!!

Renato

Bem esquisita e estranha essa notícia.

Sérgio Luís

A questão é o que a Rússia compra do Brasil!?!
Que eu saiba é só proteína animal!
Até porque esses helicópteros só foram comprados para equilibrar a balança entre Brasil e Rússia!
Então se essa pequena relação for posta em cheque esses helicópteros podem até mesmo enferrujar no pátio que “ñ” vão vender!!

Valgo

Seria um desperdício,uma tremenda máquina!!!

Oséias

Se venderem, o dinheiro vai para o caixa único da União e a FAB nunca mais vai ver a cor do mesmo.
Se quiserem dispôr das aeronaves, que seja por meio de troca direta com a Rússia.
Por exemplo, trocar por mísseis antiaéreos ou outra coisa.

Fabio Araujo

Bem ou mal são os únicos helicópteros de ataque que possuímos, não creio que seria uma boa vender sem ter algo em vista para substituï-los.

Rodrigo

Tem o Bell Cobra que já foram oferecido através do FHS do EUA…

EDUARDO DE SOUSA PEREIRA

Não esqueçamos da reaproximação com a Itália. A Leonardo está abrindo um centro de suporte/manutenção gigantesco em Itapevi e além de helicópteros utilitários armados eles tem o projeto do AW 249 q parece um clone do Apache.

Fabio Araujo

Seria muito bom o Cobra ou AW249, mas como postei só deveríamos vender se depois de começar o processo de licitação, pois assim mesmo que a frota diminuísse algo de concreto já teria sido iniciado!

Rodrigo Martins Ferreira

Vai ver o tanto de helicóptero da AW que tem aqui em SP, que eles pouco sem importam com meia dúzia de alguma coisa que o GF possa vir a fazer

MMerlin

O complicado é trocar um equipamento que foi adquirido novo por um equipamento que será adquirido usado.
Quando ao modelo, gosto muito dos modelos da Bell, principalmente a dobradinha Viper e Venon, já que ambos compartilham mais de 80% das peças. O problema é aplicar a doutrina do Venon nas FA. Apenas considero uma enorme vantagem a termos de custo e logística.

Rinaldo Nery

FMS, e não FHS. Foreign Military Sales.

Mário SAE

Rodrigo, esses Cobras tem mais horas de vôo, do que prostitutas tem de cama.

Defensor da liberdade

Que Cobra o quê, quem gosta de cobra é boiol…., para o Brasil é melhor o ATAK turco, novo, moderno e de prateleira, poderíamos usar pelos próximos 40 anos. Se comprar o Cobra hoje só vai poder usar 15 anos no máximo, é jogar dinheiro fora.

GFC_RJ

Concordo contigo, Sr. Santana.

Até hoje não ouvi uma explicação minimamente plausível do porquê tais veículos estarem em uso pela FAB e não no exército.

O helicóptero é f…! O bicho é bruto! Mais parece um tanque! Mas… não está sendo utilizado para aquilo que foi projetado.

Sabe quando você tem a sensação de ter um Fórmula 1 num pista off-road…

Abraços.

Rinaldo Nery

Não há disputa nenhuma aqui. A MB e o EB NÃO QUISERAM o helicóptero. A Patrulha já foi oferecida à MB, que também não quis.

Valgo

Volto a dizer: Imposição do Tio Sam!!!

Demolidor

@GFC_RJ Na época da compra o motivo da compra que foi passado na mídia que além da função de ataque que ele possuí ele também pode realizar a função de resgate em ambientes de combate por ter capacidade de transporte de 8 pessoas ou infiltração de tropas especiais onde um helicóptero comum não conseguiria na época a Fab defendeu e ficou bem satisfeita com a compra

Rinaldo Nery

O motivo da compra foi balança comercial. Só isso. O resto foi p encher linguiça. Em 2009, assisti, no ILA, palestra do então Diretor do CELOG sobre o processo de compra. Igual aos Estudos de Estado-Maior que partem da solução. Vi muito isso na FAB.

Vitor

O m-28 Skytruck quase foi nesse caminho para substituir o bandeirante.

GFC_RJ

Meu camarada,

Minha questão é que o Mil Mi-35 é um p…a vetor bom pra cacete para interdição terrestre e apoio aéreo aproximado. Para essas atividades é um vetor bem atual. Mas ele está sendo utilizado como interceptador de aeronaves clandestinas não militarizadas. Na minha modesta opinião, de entusiasta amador, isso é bizarro.
Daí que as capacidades do vetor combinariam mais com as doutrinas de forças terrestres e não da força aérea.

Fora isso, até hoje, conforme o amigo Rinaldo Nery relatou, só vi “encheção de linguiça” para explicar sua utilidade na FAB.

Abraços.

Agnelo

Prezado GFC Isso já até foi comentado aqui em outras oportunidades. Os Mi-35 são “herdeiros” de outra doutrina soviética, quando “pregavam” q até os He Atq levassem tropa para, mesmo com grandes perdas, o pacto de Varsóvia conseguisse infiltrar um mínimo de tropas para garantir objetivos profundos em uma manobra terrestre. Voam rápido naquelas planícies da Europa, mas não baixo o suficiente… No Afeganistão, aeronaves dessa “família” foram abatidos “a dar com o pau”. Tanto é q os He Atq mais modernos soviéticos e depois russos são compatíveis com Apache ou Tiger etc e não mais com esses. Em língua… Read more »

GFC_RJ

Caro Sr. Agnelo, Excelente relato e é por isso que acompanhamos os fóruns: Ler novos fatos e argumentos sobre os assuntos. Segundo o que disseste, o Mi-35 não atende aos requisitos do que a AvEx pensa para seus hélis de ataque. Possui baixa manobrabilidade, não voa à baixa altura o suficiente e o exército não necessita que esses vetores tenham capacidade de infiltração e exfiltração de tropas, além de possíveis outras questões. Estou errado? A questão é que, ainda não deram uma boa explicação de, mesmo não atendendo os requisitos do exército, eles estarem em uso na FAB para servirem… Read more »

ADRIANO MADUREIRA

Ele na realidade está sendo subutilizado em seu potencial ofensivo,isso sim…

Valgo

Que tal um pernilongo????

Daniel

Santana.
Acho bem mais plausível o Mi-35 na FAB do que aeronaves de caça MB, como muitos defendem.

MMerlin

Concordo. E o problema é que ambos os erros custaram, ou custarão, um valor considerável que atualmente não temos sobrando.

JuggerBR

A vaidade tem que ser posta de lado, é necessário aeronaves que possam atacar navios, assim como helicópteros de ataque, devem ser operados por pessoal capacitado, seja lá qual for a cor do uniforme…
Olhando de fora parece que os quatro estrelas estão mais preocupados com besteiras do que com a soberania nacional…

Ronaldo

Bom Dia a Todos,o que houve pessoal foi uma má fé da França querendo criar uma intriga entre Brasil e Rússia e que mais uma vez foi desmentida pelo alto comando pelo Brigadeiro Baptista Jr,não houve e nunca haverá negociações dos helicópteros de ataque Mil Mi-35,o que houve de fato foi mais uma vez a França se metendo aonde não é chamada querendo dar pitaco no País alheio foi só isso que houve que fique bem claro não há e jamais haverá venda alguma dos helicópteros de ataque Mil Mi-35!

Um Abraço!!!

Sagaz

O que é mais estranho é um compra que repassa para outro até chegar na Líbia!? De fato, armamento russo é excepcional para massacrar civis, seria oportuno para mais um país instável africano.

Valgo

Aleluia!!! Única coisa boa da França, é o pão francês,kkkk ah caneta Bic, também kkkkk

ANGELO CHAVES

Até o pão “francês” foi inventado no Brasil.

Juarez

Vai morder a língua em breve.

Rodrigo Martins Ferreira

Para quem voava de Esquilo, o Hind foi uma evolução.. Isto é inegável. Não vou entrar no mérito se tem problema ou não de manutenção. Quem tb está sempre com falta de dinheiro, não pode reclamar muito. Isto é fato. Aqui estão acostumados com o padrão americano de suprimento. Deixa a plataforma no chão até ter a grana para pagar a peça. Caiu o “boleto” do lado de lá, praticamente no dia seguinte ela está a caminho. Não sei como funcionam as coisas na Rússia e os tempos de resposta. É culpa do sistema russo ? Não sei dizer, só… Read more »

Camargoer

Olá Colegas. Parece notícia do SBT tirada da internet….. Então a Arábia Saudita iria financiar a triangulação da venda de 6 helicópteros que seria intermediada pela empresa russa para um ditadura no norte da África em guerra civil, tudo isso com o apoio dos EUA? Acho mais provável a FAB deixar os helicópteros enferrujaram no hangar.

nerudarruda

diz-se que seria os Emirados Arabes Unidos que estaria intermediando a negociação,e não a Arábia Saudita.

Valgo

Dá no mêsmo!!!!

Edson Parro

Oh Camargoer, veja só como é a vida.
Do SBT não, de algum jornaleco francês, tipo assim FSP, não é?
Mais um incidente diplomático à vista?
Quanto tempo será que, o “Itamaraty” da França, vai demorar para emitir algum desmentido?
“Sic transit gloria mundi”.

Rodrigo

Apesar de ser um Helicóptero capaz e robusto, foi uma aquisição equivocada, pois se pensamos na questão custo/beneficio incluindo a padronização dos meios, a aquisição de Black Hawk S70 armado (como os da Colômbia), teria sido uma melhor aquisição em todos os quesitos (preço, operacional, custo, etc), principalmente para a funçõ que a FAB utiliza esse meios…Então vejo com bons olhos a venda dos MI-35, claro tendo a substituição do mesmo por meios mais eficientes para a FAB. Essa historia e muita parecida com os Submarinos Tupi, no inicio a Marinha negou e disse que os mesmo não seriam vendidos,… Read more »

Alex

Uma pena, pois a Rússia não libera peças para manutenção e reparos, criando assim uma profunda crise logística com estes helicópteros.
A FAB deve vendê-los o quanto antes, e os engenheiros projetarem um protótipo nosso para que possamos fabricar os nossos próprios helicópteros.

João Moro

Já nem é mais surpresa: mais um fake news de mídias tradicionais…

Gustavo Henrique

Ainda bem que é notícia fake e que já foi desmentida.

Esse é um dos melhores equipamentos que a FAB tem e é um dos melhores helicópteros de combate do mundo.

O problema dos russos ainda é o pós venda.

Marcos Cooper

A FAB já desmentiu? Tem nota oficial disso aí? Compartilha conosco então!

Rinaldo Nery

Leia o texto da matéria. Leia de novo, com calma.

Mano Jô

Você leu a matéria?

Matheus

hahahahahahahahahahahhahahahaha
Meu deus… pior exemplo de interpretação de texto que eu já ví nas internets tupiniquins

Gustavo Henrique

Vou ser o terceiro a te falar: LEIA A MATÉRIA.

Rodrigo Martins Ferreira

Mááá você está certo distum ? Você ainda pode usar as cartas ou o auditório

Jota Ká

Do terceiro em diante é cyber bullying.
?

ANGELO CHAVES

Confira o último parágrafo do texto da matéria. Não é uma nota oficial, mas sim a nota do oficial responsável pelo setor, creio eu não seja necessário a Força Aérea emitir um pronunciamento ” venho por meio desta desmentir…” por conta de uma matéria de um jornal qualquer de um país qualquer.
Pelo menos eu confio que a FAB não é time de futebol que diz que não está negociando com jogador à noite e anuncia a contratação na manhã subsequente.

Carvalho2008

Eu gosto do MI35.

A exemplo da Russia que tinha de racionalizar recursos, o Brasil tambem precisa de versatilidade e o equipamento precisa refletir isto.

Alem de heli de ataque, ele pode levar oito soldados. Sei que nao Opera assim ao mesmo tempo, mas onde sempre falta tudo, ter um vetor que hora pode fazer um tarefa e hora outro conta muito

Alexandre

E se vender,a FAB ja tem planos? Sera q o t129 atak vem?

Jef2019

Acho estranho a possibilidade de venda desse equipamento…apesar de ser russo, é um excelente helicóptero e é um forte vetor de dissuasão pois referem-se a uma das aquisições mais recentes da fab e estão novos e muito bem mantidos…ja ocorreu voos demonstrando a disponibilidade dos meios onde varios estavam em voo conjunto ao mesmo tempo demonstrando isso…alem disso sao os nossos unicos helis de ataque…realmente o pós vendas dos russos é sempre um fator para se avaliar, mas parece que a fab esta conseguindo mante-los operacionais…seria a proximidade russa com a Venezuela? Alto custo para manter? Problemas de orçamento?

Valgo

O equipamento Russo, é bom! O Tio Sam treme só de ouvir falar nos S300,400 mísseis supersônicos,dentre outros MIGS, Sukoys…

Space Jockey

Falam muito da manutenção e disponibilidade baixa, mas já vi varias fotos com 10 deles no ar ao mesmo tempo, nesse caso daria mais de 80% se todos os 12 ja estivessem entregues. Não acho que ele só serve para atacar blindados, um eventual conflito no Norte provavelmente veria muita atuaçao deste heli de ataque. Não morro de amores por ele, mas se o vetor ja está aqui… E outra: é como o outro colega falou, se a FAB o vender jamais irá ver um substituto u a cor do dinheiro.

Demolidor

O MI-35 é um ótimo helicóptero de ataque ainda bem que não estão a venda, mas acredito que eles seriam mais úteis no Exército que na Fab.

Nunca vi nada oficial da FAB sobre problemas de manutenção ou baixa disponibilidade dele, e os concorrentes dele como o Tiger, Mangusta tem custo de aquisição e manutenção mais caros e o Cobra que foi oferecido ao Brasil é um helicóptero usado com bastante tempo de uso e que a informação que eu vi que o custo manutenção dele é mais caro que o mi-35.

O mi-35 foi uma ótima compra.

Rinaldo Nery

Índice de disponibilidade é informação confidencial.

Mário SAE

Exatamente

ANGELO CHAVES

Fico eu aqui imaginando como alguém (como eu), na frente de seu computador em uma Caruaru ou uma Sorocaba da vida, sabe a disponibilidade de um meio da FAB que opera lá na Amazônia…

Jef2019

Concordo contigo…acho que seria mais conveniente estarem no EB

Marcos Cooper

fonte de twiter não vale! Quero ver uma nota oficial da FAB,assinada pela FAB.

André Luís

Prezado, hj o presidente de um país declara guerra a outra nação via twitter…

Rinaldo Nery

A fonte é um oficial general 4 estrelas, Comandante Logístico da FAB.

Luiz Antonio

Na minha opinião nem deveriam ter sido comprados. Melhor vender logo antes que se tornem um estorvo com aquela história de “serão canibalizados como fontes de peças de reposição para manutenção de 6 operacionais”. Já vi como terminou o outro filme.

João Bosco

A pergunta que fica é: quem vai substituir esses valiosos helicópteros nesse momento de problemas fronteiriços com a Venezuela? É uma máquina eficiente no suficiente para se livrar dela agora tão rápido.
Ele pode ter todos os problemas, mas na hora que o Maluco da Venezuela, em seu desespero , resolver botar as manguinhas de fora pra cima de nós, ele será muito útil .
Se vai se dispor deles, que tenha um helicóptero mais capaz para poder ser utilizado em caso de crise. Aliás, só temos esse helicóptero de ataque nas forças armadas brasileiras…

João Adaime

Boa tarde Xará
Quais problemas fronteiriços que o Brasil tem com a Venezuela?
Abraço

Valgo

Vários!!!

Agnelo

Joao
Nenhum….

Jef2019

Concordo..não é o momento de fragilizar nosso poderio de defesa..pelo contrário, deveriamos estar agregando outros equipamentos e não se desfazendo do que temos…ainda mais dos equipamentos mais modernos que temos…

Jef2019

Se vender vamos ficar sem nenhum heli de ataque…ou vão equipar esquilos com .50 e dizer que ta resolvido…fica com os mi-35 que é melhor!!!

Jose Pereira

O governo federal deveria prover o exercito brasileiro de mais 40 mi 35, pois é o melhor vetor para nós.

ADRIANO MADUREIRA

NÃO PASSOU DE UM FACTOIDE FRANCÊS REPRODUZIDO POR POUCOS MEIOS DA MÍDIA ESPECIALIZADA !

Com um governo como o de Maduro ao lado,que já está criando inimigos externos e acusando o Brasil de ser um deles,vender tais aeronaves seria de grande estupidez…

Delfim

“Ah foi pela balança comercial”, os F-8 Meteor foram pagos com excedente de algodão em 1953. Não é a primeira vez que a FAB adquire equipamentos por conveniência comercial. Aliás, as compensações comerciais são um fator cada vez maior na escolha de equipamentos mundo afora. . Mas ao contrário dos Meteor que em 1953 já eram um modelo ultrapassado e em 1961 já estavam com uso restrito pelas fissuras em longarinas, os Mi-24/35 continuam sendo temíveis helis de ataque, com capacidade adicional de levar tropas. Se eu sou um piloto abatido em território inimigo, ou um Pastor a resgatá-lo, preferiria… Read more »

EDUARDO DE SOUSA PEREIRA

Pois é, o Mi-35 é um tanque voador, coloca terror nos tanquistas inimigos. Sua presença no Poti em sua localização é muito estratégica. Pode ter vindo a contra gosto mas agora,creio eu, ser peça fundamental dentro da FAB na execução de suas missões atribuídas.

Renan

Quantas horas de vôo os mais experientes da FAB devem ter nesse Heli?

XFF

Isso é mais um Fake News criada e reproduzidas por algumas mídias mal intencionadas pra fazer propaganda contra equipamento Russo. Mi-35 é um dos melhores do mundo. È sonho de muitos países ter esse equipamento.
Essa propaganda de dificuldade de peças e manutenção é mais uma mentira difundida. Todos os militares da FAB elogiam esse helicóptero.

Rinaldo Nery

E a mais pura verdade, te garanto. Apesar de o helicóptero ser muito bom.

TeoB

A noticia sabemos que é fake. mas o que me chama a atenção é a quantia de gente falando mal do coitado do Heli que tão bem cumpre seu papel, não sou nenhum pocou fã dos russos, muito pelo contrario… mas enfim parece um clubismo, tipo grupo de zap do palmeiras e corinitinhas misturado. embora a compra possa ter sido mesmo forçada devido a (infeliz) policia da época, não sejamos fanáticos ao ponto de não reconhecer as qualidades do meio que na minha humilde opinião são impares. e vou além, como já cloquei la no Poder Naval imagine o MI… Read more »

Pedro

A fab usa um helicóptero de mais de 12 toneladas para coagir aeronaves de de menos de 5 tonelada… vou ali comprar um bigorna de 100kg pra segurar a porta da sala para não bater com o vento…

Delfim

Tb acho desperdício usar os Sabres para interceptação de baixa velocidade, para isso existem os A-29, que também foram concebidos como “heli-killer”.

Rommelqe

Pedro, não esquecer que são complementares…são vários os casos de aviões interceptados por A29 que aterram em qualquer fazenda remota e seus tripulantes fogem…claro que não é uma logistica simples…Lembrar que a FAB ja teve que interceptar desde meros teco-tecos até learjets com quase o dobro da velocidade de um A29… Não estou aqui defendendo a compra do MI35 e sua operação pela FAB, mas seu emprego no Brasil teve que ser de certa forma improvisado. De qualquer maneira, já que foi imposto pelas circunstancias mercantis (imagino que os russos simplesmente colocaram como sendo ou isso ou nada para pagar… Read more »

pgusmão

Esses helicópteros foram uma compra ideológica para agradar os russos, o exército não os quis, daí o jeito foi repassar para Força Aérea que agora pena para conseguir uma manutenção adequada, mais um capítulo dos tantos que tivemos de “aceitar” como herança dos governos anteriores de cunho canhoto.

RICARDO MAGNO SILVA ROSA

Prezado Gusmão, sugiro vc ligar para a COPAC e se informar melhor sobre como a FAB faz para comprar equipamento aeroespacial. Das 3 FFAA, a que tem expertise para compras de aeronaves é a FAB. O EB não tem, e a MB também não. O EB vai compra um avião “meia-boca”, para fazer aquilo que não tem competência, nem dinheiro para fazer. Certamente vai enviar pilotos para a AFA se virar, como fez a MB ao comprar os A4 que, no filme TOP GUN 1 já eram muito velhos (O filme já tem 40 anos). O A4, aqui nos EUA,… Read more »

Rinaldo Nery

Fala Magno! Grande Duelo e Fumaceiro! Tô aguardando tua visita aqui em Indaiatuba. Estive na cerimônia de passagem de Direção da DIRMAB, no PAMASP, na última quinta. Mas não perguntei sobre os Sabre.

André Sávio Craveiro Bueno

Ao invés de Airbus 115 e 180, não seria Aeroboero?

Leonardo Gama

Então a compra dos Sabres não foi somente para reequilibrar a balança comercial com os russos?

Luiz Antonio

Não deveriam ter comprado essa aeronave. Um canhão para matar passarinho, Vai acabar como “outros”, canibalizando metade do que existe para suprimento de peças de reposição para a meia-dúzia restante. Melhor vender agora enquanto alguem esteja interessado, ou vai ficar no chão servindo como ninho de marimbondo.

Valgo

Este helicóptero é o bicho! É chamado de crocodilo,deve ser piada! Já não temos grande coisa por aqui,vender porque?Os russos são os melhores, disparado!

MCruel

Se fosse para substituir por Apaches, já estariam indo tarde…só que não!

Foxtrot

“A possível venda foi negada ontem pelo brigadeiro Baptista Junior no Twitter”.
Graças a Deus!
Achei que a FAB cometeria a mesma burrice da MB ao vender seus Tupis.
Ao menos em péssimas idéias nossas FAA,s são unidas.
Mas realmente já tinha votos que a notícia tinha sido desmentida .
Seria o cúmulo do absurdo se realmente fizessem isso.

Delfim

A meu ver, o maior problema seria justamente repor ou até aumentar a frota, seja pela ideologia atual, seja pelo CAATSA.

ROBERT SMITH

Espero encarecidamente que seja verdade e que consigamos vender TODOS OS 12.
Depois é só esperar uma venda de ocasião dos Cobras AH1… MARAVILHA!

André Luís

Senhores, não me espanta se, da noite para o dia, a FAB repassar os Mi-35 a algum país e, logo em seguida, adquirir juntamente com o exército e fuzileiros navais, versões armadas/anabolizadas do Black-Hawk (o que seria uma boa, a meu ver).

Sincero Brasileiro da Silva

Pra quem critica o Mi-35 sugiro esperar até 2050, data em que chega os Apaches…

Rodrigo

Seria bom para aquisição de apaches ou cobras, quem sabe até o atak turco.

Rafael M. F.

Vi um desses de perto em uma LAAD. O bicho é um monstro.

Roberto Santos

Vende essa sucata e pronto, lembra do veiculo Gurgel ? igualzinho.

Santiago

Será que não existe a possibilidade de em um hipotético conflito com a Venezuela ??, a Rússia deixar os Mi-35 (H-2 Sabre) da Fab no chão por falta de peças ou munição?

Fabio Mayer

Não haverá conflito com a Venezuela. A Venezuela vai cair de pobre por si mesma…

willhorv

Eu penso que… Alguém quer comprar uns mi35, e alguém pode ter falado…o Brasil tem uns!! E o primeiro alguém entendeu que estavam a venda! Tipo aquelas notícias que não se checam para poder dar o furo na notícia. Simples assim. …. Agora, qual outro vetor desempenha com maestria apoio cerrado, combate armado anti tanque e material e anti pessoal, é blindado e ainda pode inserir e resgatar um gc completo de forças especiais ou expedicionárias!??? Ã..ã!? …. Pra mim um excelente vetor e fico chateado de não termos pelo menos uns 6 esquadrões!! Se fosse um inimigo, me borraria… Read more »

FERNANDO

Concordo com o comandante da Força Aérea.
El Presidente vai dar de presente um Apache novinho em folha para a FAB??
Ou outro helis da mesma categoria em pouco espaço de tempo??
Helis de segunda mão ianques, só se for incrivelmente vantajoso.
Ai, até concordo e que seja coisa, tipo, vendem os Sabres, na outra
semana manda o pessoal da FAB para a Terra do Tio San e já
compra 30 helis de última geração de ataque.

Rodrigo Martins Ferreira

Analisando a conjuntura atual…

A maior defensora destes helicópteros na FAB é a ministra da Agricultura..

Perguntas que devem estar sendo feitas..

Como passar estes helis sem magoar os russos e sem provocar “novos problemas sanitários” na carne brasileira ?

E se quiserem nos entubar algo mais caro e problemático, com o argumento da balança comercial ?

Maurício Veiga

Segundo um conhecido meu que é piloto de Super Lynx na Marinha, o Sabre é um pesadelo logístico, porém talvez a opinião dele reflita em grande parte a eterna richa entre os pilotos das duas Armas!

Rinaldo Nery

Não tem rixa nenhuma.

Dr. Telêmaco

Desde que esses helis chegaram se ouve essas reclamações. Não tenho porque duvidar dessa informação pois aqui no site ela foi confirmada por um oficial (ou ex-oficial, não sei) da FAB. O que me causa estranheza é que essa insatisfação vaze a ponto de passar a impressão que a FAB preferia não ter nada a ter que operar essa aeronave. Não vejo vantagem nisso. E se for o caso, então basta deixar no chão. Contudo, mais de uma vez ela própria divulgou fotos de 7 ou 8 ou mais desses helicópteros operando em conjunto, o que é meio estranho. De… Read more »