Cinco fabricantes de caças enviaram suas respostas ao pedido de cotação revisado, solicitado pelo Comando de Logística das Forças de Defesa da Finlândia.

Em outubro de 2019, as Forças de Defesa enviaram uma solicitação de cotação revisada aos governos da França, Reino Unido, Suécia e Estados Unidos, a serem encaminhadas a cinco fabricantes de caças multifuncionais nesses países. Os tipos de aeronaves em questão são Boeing F/A-18 Super Hornet (Estados Unidos), Dassault Rafale (França), Eurofighter Typhoon (Reino Unido), Lockheed Martin F-35 (Estados Unidos) e Saab Gripen (Suécia).

O prazo foi estabelecido para o final de janeiro de 2020 e o Comando de Logística das Forças de Defesa recebeu respostas para todos os cinco tipos de aeronaves. Foi solicitado a cada proponente que compilasse as informações fornecidas em sua licitação inicial e negociações em um pacote claro, atualizado e aprimorado.

As respostas contêm informações sobre a solução e o pacote abrangentes, criados em torno de cada opção de caça multifuncional; o objetivo é criar a melhor capacidade possível para o sistema de defesa da Finlândia enquanto substitui a frota Hornet. Dentro do orçamento estabelecido para o projeto, os proponentes foram solicitados a preparar um pacote de desempenho que atendesse aos requisitos estabelecidos e incluísse não apenas a aeronave, mas também outros sistemas técnicos, sistemas de treinamento, equipamentos de manutenção necessários, equipamentos de teste e peças de reposição, além de armas, sensores e outras funções de suporte específicas de tipo necessárias.

O critério de tomada de decisão mais importante para o projeto é a capacidade militar e sua manutenção ao longo do ciclo de vida. Quanto às demais considerações, como custos do ciclo de vida, segurança do suprimento e cooperação industrial, a proposta deve atender aos requisitos estabelecidos no Pedido de Cotação.

O concurso para o projeto HX foi lançado com um concurso preliminar em abril de 2018, ao qual os proponentes responderam em janeiro de 2019. Desde então, o conteúdo das propostas foi negociado com cada proponente. A segunda fase do projeto HX está em andamento, na qual o conteúdo da licitação será finalizado com cada proponente. O pedido de ofertas melhores e finais será enviado em 2020 ao final da segunda fase das negociações. O governo decidirá sobre a aquisição em 2021.

FONTE: Ministério da Defesa finlandês

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Marcelo Andrade

Acho que os mais bem cotados serão: F/A-18 E, por causa da cadeia logística existente ou o Saab Gripen pois a Finlândia tb usou o Draken muitos anos. Mas…..

André Luís

Aposto minhas fichas no Boeing F/A-18 Super Hornet.

Ronaldo

Boa Noite André Luís,sei não viu eu acho que tá mais para o Lockheed Martin o F-35

Cláudio Severino da Silva
Cássio Silva

Minha torcida é para o caça Gripen.

Daglian

A minha leitura é de que o Dassault Rafale não tem praticamente nenhuma chance nesta concorrência e está aí somente para proporcionar aos finlandeses as maiores oportunidades de barganha. O motivo é que os finlandeses não operam e nem têm histórico de operarem caças franceses, e o Rafale é caro de se adquirir e manter e foge completamente da logística da Força Aérea em questão. Se forem optar por um bimotor, irão de Super Hornet, já que é logisticamente o natural, para a Finlândia, em sequência à operação dos seus 62 Hornets atuais. Similarmente, não vejo chances para o Typhoon,… Read more »

vitor hugo

Colocaria o Gripen e F35 lutando pela vitória, F18 em terceiro, seguido de Rafale e Eurofighter em ultimo.

Luís Henrique

F-35 para mim é o favorito.

Se o que diz o texto estiver correto.
“ério de tomada de decisão mais importante para o projeto é a capacidade militar e sua manutenção ao longo do ciclo de vida. ”

O F-35 deverá ser o favorito.

Qual outro entrega capacidade militar semelhante? Nenhum.

Lucianno

Concordo. Minha aposta é que a Finlândia vai de F-35. O Gripen vai ficar em ultimo lugar na avaliação de capacidade militar, o que me parece muito obvio, visto que apesar de ser um bom caça, é o menos capaz dos cinco.

Kael Von Waizer

Bem, o primeiro ponto que decidirá o escolhido é obviamente a capacidade do caça em atender as necessidades, previamente estabelecidas, da Finlândia. E nisso acredito que os cinco são capazes de o fazer (Claro que como eu não faço parte da área de defesa daquele pais, então posso estar errado obviamente). Sendo assim, acredito que o que realmente pesará nessa disputa, será o custo (Aquisição, operação e manutenção). Nesse caso o JAS 39 Gripen leva vantagem sobre os demais.

Fabio Araujo

Qual o prazo para a definição?

MGNVS

O texto mostra que o Gripen tem grandes chances por causa do pacote oferecido. Agora tudo depende tambem da força do lobby de cada empresa.

Luiz Trindade

Entre os competidores acho que estão no páreo: Saab Gripen, Lockheed Martin F-35 e cotadíssimo Boeing F/A-18 Super Hornet. Pq cotadíssimo? Pq se eles trabalham com Hornet nada melhor que continuar com que se conhece com vantagens que a nova versão traz. Mas tudo pode mudar… Vamos aguardar…

Augusto L

Esse é o problema da avaliação suíça eles não avaliaram o Gripen NG E/F e à atualização MS21 do Gripen C/D o deixa muito longe ainda das capacidades do modelo E/F.

Augusto L

Sem falar que a suíte eletrônica do Gripen evoluiu bastante desde o início do programa NG.

Gustavo

ta em negrito no texto… “O critério de tomada de decisão mais importante para o projeto é a capacidade militar e sua manutenção ao longo do ciclo de vida.”
Qual o caça mais barato (ao longo do seu ciclo de vida) que entrega o mesmo de todos? Tem alta disponibilidade?
Gripen na frente com F-18 E com grandes chances de virar o jogo, pela experiencia que já tem com o legacy hornets.
O resto é resto.

Bardini

“O Gripen aqui era o Gripen MS21 (ou seja, o Gripen E/F)”

Os novos componentes da suíte de guerra eletrônica demandam algumas mudanças. Os Gripens E/F vão ser entregues no padrão MS22.

Bardini

Como o F-35A se comporta tendo de operar desdobrado em vias públicas?