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FOTOS: Saab Gripen E na Finlândia

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O Saab Gripen E pegou bastante neve na Finlândia ontem, dia em que a Saab fez uma apresentação de sua proposta à imprensa.

No início deste mês, caças franceses Rafale também estiveram na Finlândia pra os testes do HX Challenge 2020, após a chegada de jatos Eurofighter Typhoon da BAE Systems na semana anterior.

A Saab enviou para os testes o Gripen E 39-10 e o Gripen NG Demo 39-7.

O Gripen E das fotos estava equipado com dois mísseis Meteor, dois IRIS-T e um “jammer” EAJP (Electronic Attack Jammer Pod), além de um tanque externo ventral.

A oferta da Saab à Finlândia inclui, além dos caças, duas aeronaves GlobalEye Airborne Early Warning and Control (AEW&C).

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Matheus
Matheus
8 meses atrás

Interessante notar o Pod de Guerra eletrônica.

Adriano RA
Adriano RA
Reply to  Matheus
8 meses atrás

O mesmo site finlandês que ontem noticiou que dois Gripens pousaram no país, também diz que os aviões serão avaliados em combate simulado contra os F-18C e BAE Hawk da Força Aérea Finlandesa. Os pods de guerra eletrônica estão lá pra botar pra quebrar. A conferir…
https://newsnowfinland.fi/videos/watch-swedish-gripens-arrive-for-winter-weather-combat-tests

OSEIAS
OSEIAS
8 meses atrás

Que comecem os jogos.

Dod
Dod
8 meses atrás

Quem é o melhor Gripen ou Rafale? Gripen ou F-35? gostaria de saber a opinião de vcs.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Dod
8 meses atrás

Minha Caloi T-Type de 21 marchas é melhor do que os dois. Faz o que eu quero, é barata de manter e tenho onde parar sem custos adicionais.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Leandro Costa
8 meses atrás

O colega Leandro me permita respeitosamente discordar do que disse. Esse espaço é para coisas sérias, não deve ser usado para falar bobagens.

Bicicleta é Monark, o resto é o resto.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Clésio Luiz
8 meses atrás

Caro Clésio, muito me admiro você, contribuinte de valor aqui neste espaço, geralmente uma pessoa centrada, balizada e idônea, escolhendo a Monark apenas pelo fato de ela ser uma empresa Sueca!

Minha Caloi dá pau até em velotrol elétrico!!

Juliano Lisboa
Juliano Lisboa
Reply to  Leandro Costa
8 meses atrás

Sem querer desmerecer ninguém, mas a Caloi foi comprada pela Cannondale em 2013. Então hoje ela é uma marca canadense.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Juliano Lisboa
8 meses atrás

Juliano, eu não sabia dessas, mas estou feliz Heheheheh

Tudo bem que a minha é de 2011… 😛

Berkut
Berkut
Reply to  Clésio Luiz
8 meses atrás

Minha T-Type está completando 20 anos! Gosto muito dela e de certa forma me faz lembrar o Gripen: pouca manutenção (apesar de a utilizá-la muito, principalmente nos seus primeiros 10 anos), bonita, e capaz de um desempenho tão bom quanto bicicletas mais caras. Enfim, excelente custo/benefício.

Dod
Dod
Reply to  Leandro Costa
8 meses atrás

Que isso meu caro, 21 marchas realmente não é para qualquer um não hein,ta “podendo” hein ;).

Flavio Coelho
Flavio Coelho
Reply to  Leandro Costa
8 meses atrás

Acho que os colegas deveriam ir para um grupo de discussão de bikes e não ficarem aqui desmerecendo e enchendo o grupo com asneiras e bobagens. Deveriam se abster de mensagens vazias e desnecessárias!

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Flavio Coelho
8 meses atrás

Pô, Flávio, lamento você não ter entendido, mas considero minha resposta mais relevante do que a pergunta original 😉

Sérgio Luís
Sérgio Luís
Reply to  Dod
8 meses atrás

“Tudo na vida é relativo”

USP
USP
Reply to  Dod
8 meses atrás

Gripen – relação custo e beneficio; melhor suíte eletrõnica

Camargoer
Camargoer
Reply to  Dod
8 meses atrás

Olá DoD. Acho que e bem difícil dizer que modelo e melhor que o outro e ponto. Tem que perguntar o que e mais importante para o operador. De modo geral, dois motores são melhores que apenas um. Mais potencia, maior capacidade de levar armamento, etc… Mas e mais caro de manter e também consome mais combustível. Outra pergunta séria qual dos aeronaves exige menor tempo de manutenção. Nesse caso, sempre seria mais simples, barato e rápido operar uma aeronave de um motor. A outra pergunta séria a importância de carregar mais armamento por aeronave ou se isso poderia ser… Read more »

Dod
Dod
Reply to  Camargoer
8 meses atrás

Muito obrigado amigo @Carmargoer, nunca tinha pensado por esse lado. Obrigado por essas :D, e vai ser muito útil essas informações nos debates.

Felipe Cotta
Felipe Cotta
Reply to  Camargoer
8 meses atrás

Fico pensando, tudo depende, vejo que no caso do Brasil uma aeronave com menor custo é mais jogo. Tudo depende das necessidades de cada ocasião, por isso existem aeronaves de ataque, de interceptação, as leves como o nosso super tucano.

carvalho2008
Reply to  Camargoer
8 meses atrás

brilhante

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Dod
8 meses atrás

Sem considerar os custos, mas a capacidade do avião hoje, Rafale>Gripen>F-35.
Antes que batam, hoje o F-35 é muito mais uma lista de defeitos que uma aeronave com atributos diferenciados. Resolvendo os defeitos, fica na frente, evidente…

JT8D
JT8D
Reply to  Dod
8 meses atrás

O melhor é o que você consegue operar. Mais vale um Gripen voando do que um F-35 no hangar

USP
USP
8 meses atrás

Legal o IRST!

Guilherme Poggio
Editor
8 meses atrás

Observem que o Gripen Demo é, até o momento, o único Gripen biposto da nova geração. O envio dele até a Finlândia tem basicamente dois objetivos principais. Levar de carona alguns militares finlandeses para um voo e demonstrar como a Saab pretende empregar o biposto para ser a sua aeronave de guerra eletrônica (um pod também foi enviado para lá, conforme descrito no texto).

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Guilherme Poggio
8 meses atrás

Será que instalaram o WAD em algum deles?

Guilherme Poggio
Reply to  LucianoSR71
8 meses atrás

LucianoSR71, a resposta pra a sua pergunta está no texto abaixo

https://www.aereo.jor.br/2019/09/21/primeiros-gripen-e-serao-configurados-apenas-para-missoes-ar-ar/

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Guilherme Poggio
8 meses atrás

Caro Poggio, primeiramente me desculpe por não ter visto antes sua resposta – esse dias foram muito complicados p/ mim.
Minha dúvida era se eles teriam instalado a WAD pois isso seria um item que agrega valor / tecnologia em relação aos outros modelos europeus e me parece que o F/A-18 Super Hornet não possui, além do que isso será padrão nos Gripen suecos também.
Abs.

Guilherme Poggio
Editor
8 meses atrás

Caro Roberto Santana, permita-me discordar de sua opinião. Não vejo favoritos na disputa acima. Parece que todos possuem chances iguais.

O convite à Saab não foi mera educação. Acordos industriais de defesa são bastante comuns entre os dois países. Segue um exemplo recente.

https://www.naval.com.br/blog/2019/09/20/saab-e-selecionada-como-fornecedora-de-sistemas-de-combate-para-o-programa-finlandes-squadron-2020/

Jagderband#44
Jagderband#44
8 meses atrás

Sukoy killer

Jagderband#44
Jagderband#44
Reply to  Jagderband#44
8 meses atrás

Sukhoi

Fabio Araujo
Fabio Araujo
8 meses atrás

É um lindo caça, é bem equipado, e o mais importante, vamos ter dele. Pode não ser o mais avançado, já que não é de 5ª geração, pode não ser o de maior capacidade de carga e nem o mais rápido, mas dentro do que ele se propõe é um dos melhores do mundo e vai nos colocar num patamar muito acima do que hoje estamos!

ADAIR HAMES
ADAIR HAMES
Reply to  Fabio Araujo
8 meses atrás

Falou tudo Fábio!

JT8D
JT8D
Reply to  Fabio Araujo
8 meses atrás

Não entendo essa conversa de não ser o mais rápido. Ele tem velocidade máxima de Mach 2, mais rápido, por exemplo do que o F/A-18 Super Hornet, que tem velocidade máxima de Mach 1,8 e bem mais rápido do que o F-35, que só chega até Mach 1,6

JT8D
JT8D
Reply to  JT8D
8 meses atrás

Ok, agora suponha que o F-35 tenha usado todo seu armamento, qual a sua velocidade máxima? Mach 1.6. E o Gripen, após ter usado seu armamento, mas eventualmente com Iris-T nas pontas das asas? Mach 2. Então, a realidade é essa. O F-35 é um avião de ataque. O Gripen é um caça de superioridade aérea. Se você não gosta dos fatos é problema seu

rui mendes
rui mendes
Reply to  JT8D
8 meses atrás

Não, o f35, não é um avião de ataque, nem o Grippen um caça ar-ar. Ambos os aviões são multi-funções, embora o f35 têm a vantagem de ser da 5ªGeração, e o Grippen sim, foi focalizado em ar/ar como a principal função, mas são multi-funções os dois, mas ao contrário do que se diz, não é 100% seguro que um F35 ou qualquer outro 5ªG ganhe a um avião da geração anterior, mas as chances são bem maiores para os da 5ªGeração.

JT8D
JT8D
Reply to  rui mendes
8 meses atrás

Rui, praticamente todos os caças atuais são multifunção. Mas alguns, por suas características são melhores em determinadas funções. É o caso do F-35, que por ser furtivo pode penetrar no espaço aéreo inimigo sem ser detectado, atacar suas instalações e sair incólume. Mas não é um grande dogfighter nem tem velocidade suficiente para ser um bom interceptador. Claramente o F-35 é uma evolução do conceito do F-117, com muito mais capacidade de autodefesa. Já o Gripen é ágil e veloz o suficiente para superioridade aérea, mas é prejudicado na função de ataque por sua menor capacidade de carga. Enfim, cada… Read more »

rui mendes
rui mendes
Reply to  JT8D
8 meses atrás

Não inventes, o f35 é um avião top, mas atinge mach 1.6 em vazio, e em grande altitude, tal e qual os outros, atingem a velocidade máxima em configuração limpa e a grande altitude.

Sergio Cintra
Sergio Cintra
8 meses atrás

🤔 Se “ele” se dá bem na Finlândia, será que daria na Antártida. Afinal a longevidade dos meios da FAB, acredito que qdo tudo degelar, teremos que defender algum topo de terra por lá. 🥴
Ironic mode off

ALEXANDRE
ALEXANDRE
8 meses atrás

Eu iria de gripen.bom barato e bonito

Kemen
Kemen
8 meses atrás

Posso estar errado, mas tenho a impressão que na Finlandia vão preferir os biturbina, o que pode pesar na decisão a favor dos Gripen E, é a sua capacidade de combate, eletrõnica de ponta, alcance e custo mais baixo. O fato de depender de alguma forma de um pais fronteiriço para manter sua força aérea, poderia talvez ter algumas implicações estratégicas negativas.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
8 meses atrás

Esse globalEye é lindaço…

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FighterBR
FighterBR
8 meses atrás

Olha, acho que o Gripen E tem poucas chances de ganhar essa concorrência por um motivo. Eles ainda estão em fase de protótipo e não homologados. Sem falar que eles enviaram o Gripen Demo para os testes.

nonato
nonato
8 meses atrás

Três aspectos favoráveis ao Gripen são:
1) o Awacs, que não vai de brinde, mas talvez o Gripen sendo mais barato, acabe nivelando as propostas;
2) a versão biposto; e
3) a suíte de guerra eletrônica.

nonato
nonato
8 meses atrás

Será que o fato de ter nevado não vai prejudicar o desempenho do gripen?
🤔

IBIZ
IBIZ
8 meses atrás

Uma dúvida sobre o Gripen E/F: ele foi projetado de forma a poder empregar conformal full tanks (CFT) como o F-16 E/F como opção para aumentar sua autonomia?

JT8D
JT8D
Reply to  IBIZ
8 meses atrás

Ele não precisa disso. Seu trem de pouso foi reposicionado para acomodar um tanque de combustível maior. Isso, aliado ao baixo consumo por ser monomotor dá a ele um raio de ação de 1300 km.
Caça corretamente projetado não precisa de gambiarra/puxadinho

Caçador Cometa
Caçador Cometa
Reply to  JT8D
8 meses atrás

Na realidade acredito que os CFTs sejam soluções de eficiência aerodinâmica melhor que aqueles dois “tarugos” em baixo das asas. Associa-se o fato de que podem liberar os hardpoints onde já seriam levados os dois ou mais tanques extras. Claro que obviamente se depende do tipo de missão a ser realizada, e nem sempre somente os CFT darão conta do recado.
Ex: F-15E Strike Eagle, F-16I.

IBIZ
IBIZ
Reply to  JT8D
8 meses atrás

1.300 km era a promessa da SAAB na época da concorrência do FX2; hoje os dados que eles apresentam não são muito específicos garantindo autonomia de mais de 800 km. E o CFT não são gambiarras mas uma solução criativa pra aumentar o combustível transportando pela aeronave causando bem menos arrasto que os tanques alijáveis e ainda liberando hardpoints para o transporte de carga útil! Olha as ultimas versões do F16 e do F15.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
8 meses atrás

Boa noite Senhores!

Espero realmente que o Gripen seja o vencedor e que a EDS ganhe algo com a escolha.

CM

Coutinho
Coutinho
Reply to  Claudio Moreno
8 meses atrás

O ganho será a escala de produção, o que pode melhorar as condições de aquisição de futuros lotes. A EDS não ganha nada, pois a venda será da SAAB.

ADAIR HAMES
ADAIR HAMES
8 meses atrás

Ei acredito que o Gripen tem boas chances sim. Horas de voo mais barata, eletrônica embarcada compatível com os 4+, caça de ótima logística (e isto para os paises bálticos é imprescindível), pousa em pouco espaço de pista (- de 800m), e tem uma ótima recuperação de energia, mesmo sendo um monomotor (os canards e controle eletrônico do manche compensam). Não estou informando que Rafale e f35 São piores… mas o Gripen está no páreo sim, mesmo porquê a Finlandia tb não tem muito dinheiro pra queimar em manutenção caríssima (f35 que o diga).

edcarlosprudente
edcarlosprudente
8 meses atrás

Olá Roberto, uma configuração full load já não é mais utilizada com antigamente, basta uma ou duas bombas guiadas para resolver o que uma grande quantidade de bombas burras as vezes não resolvia.
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Saudações!

Rodrigo LD
Rodrigo LD
8 meses atrás

Acredito que países com melhores condições financeiras não coloquem tanto peso nos custos operacionais. O Gripen me parece excelente para países com verba curta e necessidade de uma aeronave atualizada com alguma transferência de tecnologia. Me parece que mais adequado para a América Latina e Ásia, e mesmo assim sendo considerado luxo…. Lembra o conceito do Northrop F-5, quando foi lançado no final dos anos 50, direcionado para países aliados com poucos recursos. Nessa concorrência em especial, acredito que o Rafale primeiramente e depois o Eurofighter tenham vantagem, já que a questão de custos de aquisição e operação não parecem… Read more »

bjj
bjj
Reply to  Rodrigo LD
8 meses atrás

Mas o Gripen não representa o “básico”. Perceba que, em termos de eletrônica, o Gripen está, no mínimo, no mesmo patamar que o Rafale e o Typhoon, tendo inclusive algumas vantagens, como por exemplo o fato de ser o único dos concorrentes com transmissores AESA de Nitreto de Gálio (GaN) para a guerra eletrônica. A única desvantagem do Gripen está no fato de ser um caça de menor porte e ter, em consequência disso, menor capacidade de carga, mas é um fator que se compensa pelo menor custo de aquisição e operação que permite ter mais aeronaves voando.

Guilherme Poggio
Reply to  Rodrigo LD
8 meses atrás

Finlândia e Suécia. O meio ambiente e o adversário são os mesmos.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
8 meses atrás

O Gripen E, vai dar “pau” em todo mundo inclusive no Rafale, é só aguardar