Home Aviação de Ataque FOTOS: Rafale e Typhoon na Finlândia

FOTOS: Rafale e Typhoon na Finlândia

2224
7

Em meados deste mês, caças franceses Rafale também estiveram na Finlândia para os testes do HX Challenge 2020, após a chegada de jatos Eurofighter Typhoon da BAE Systems na semana anterior.

Cada um dos concorrentes do HX Challenge 2020 será submetido a uma série de testes de voo, testes de simulação e testes de laboratório projetados para verificar se ele atende aos requisitos finlandeses na base de Pirkkala no aeroporto de Satakunta até 26 de fevereiro.

O país testará os jatos em baixas temperaturas, pois isso pode afetar o desempenho de sensores eletro-ópticos e outros sistemas ativos e passivos.

A Força Aérea Finlandesa avaliará as capacidades dos candidatos em cinco categorias de operações: combate aéreo, ataque ao solo, ataque marítimo, ataque de longo alcance, inteligência, vigilância e reconhecimento.

Além disso, será avaliado o potencial de desenvolvimento dos candidatos até a década de 2060 e sua capacidade de se adaptar à doutrina da Força Aérea Finlandesa.

Cada candidato deve oferecer um sistema de manutenção que permita autossuficiência em condições de emergência.

As fotos do Rafale são do dia 21 de janeiro e as do Typhoon são de 11 de janeiro.

FOTOS: Helsinki Times/Agência Lehtikuva

7 COMMENTS

  1. Não sei se a questão do custo de hora-voo e manutenção vai ser um fator central pros finlandeses igual foi no FX-2, mas caso não seja, o Rafale seria ótimo pra eles.
    Mas se for, tomara que eles sejam mais um usuário de Gripen.

  2. Se não fosse os custos proibitivos Eurofighter e Rafale seriam concorrentes de maior peso nas concorrências. Talvez até tivessem vencido o FX2 da FAB!

  3. Unicamente pelo fator beleza, que não importa porcaria nenhuma para a missão de uma aeronave militar, i Rafale ganha disparado!! Aeronave muito bonita! No F-X2 eu torcia pelo Super Hornet, depois pelo Gripen é por último o Rafale…mas, só por beleza, é um show de design, fluidez de linhas……Marcel Dassault tinha razão!

  4. São caças que operam em países europeus e devem estar adaptados ao frio, mas o quanto o Rafale esta preparado para o frio intenso? O Gripen opera na Suécia num clima semelhante ao da Finlândia, a mesma coisa se pode falar do Typhoon que opera na Alemanha em condições também severas, mas o Rafale opera em algum país com clima ártico? Não creio que ele encontra na França um clima tão rigoroso quanto ao que se tem no norte da Europa!

    • São todos aviões homologados para operar em climas severos.

      A avaliação vai além disso. Vai em aspectos como limite de desempenho, adequação à doutrina deles de operação, etc…

      para países como Suécia e Finlândia, capacidade de operar sob qualquer tempo e em condições mínimas é vital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here