Dassault Rafale during a media day of the at Pirkkala Air Base, Finland, on January 21st, 2020. The French Dassault Rafale is the second HX Fighter Programme candidate to go through the testing and evaluation event of the Finnish Air Force. Finnish Government will decide on the procurement in 2021. LEHTIKUVA / MARKKU ULANDER

Em meados deste mês, caças franceses Rafale também estiveram na Finlândia para os testes do HX Challenge 2020, após a chegada de jatos Eurofighter Typhoon da BAE Systems na semana anterior.

Cada um dos concorrentes do HX Challenge 2020 será submetido a uma série de testes de voo, testes de simulação e testes de laboratório projetados para verificar se ele atende aos requisitos finlandeses na base de Pirkkala no aeroporto de Satakunta até 26 de fevereiro.

O país testará os jatos em baixas temperaturas, pois isso pode afetar o desempenho de sensores eletro-ópticos e outros sistemas ativos e passivos.

A Força Aérea Finlandesa avaliará as capacidades dos candidatos em cinco categorias de operações: combate aéreo, ataque ao solo, ataque marítimo, ataque de longo alcance, inteligência, vigilância e reconhecimento.

Além disso, será avaliado o potencial de desenvolvimento dos candidatos até a década de 2060 e sua capacidade de se adaptar à doutrina da Força Aérea Finlandesa.

Cada candidato deve oferecer um sistema de manutenção que permita autossuficiência em condições de emergência.

As fotos do Rafale são do dia 21 de janeiro e as do Typhoon são de 11 de janeiro.

FOTOS: Helsinki Times/Agência Lehtikuva

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jeff

Rafale e Gripen vão seguir na disputa, Eurofighter vai pra casa….

Willber Rodrigues

Não sei se a questão do custo de hora-voo e manutenção vai ser um fator central pros finlandeses igual foi no FX-2, mas caso não seja, o Rafale seria ótimo pra eles.
Mas se for, tomara que eles sejam mais um usuário de Gripen.

IBIZ

Se não fosse os custos proibitivos Eurofighter e Rafale seriam concorrentes de maior peso nas concorrências. Talvez até tivessem vencido o FX2 da FAB!

Flanker

Unicamente pelo fator beleza, que não importa porcaria nenhuma para a missão de uma aeronave militar, i Rafale ganha disparado!! Aeronave muito bonita! No F-X2 eu torcia pelo Super Hornet, depois pelo Gripen é por último o Rafale…mas, só por beleza, é um show de design, fluidez de linhas……Marcel Dassault tinha razão!

baresi

leu meu pensamento

Fabio Araujo

São caças que operam em países europeus e devem estar adaptados ao frio, mas o quanto o Rafale esta preparado para o frio intenso? O Gripen opera na Suécia num clima semelhante ao da Finlândia, a mesma coisa se pode falar do Typhoon que opera na Alemanha em condições também severas, mas o Rafale opera em algum país com clima ártico? Não creio que ele encontra na França um clima tão rigoroso quanto ao que se tem no norte da Europa!

ednardo curisco

São todos aviões homologados para operar em climas severos.

A avaliação vai além disso. Vai em aspectos como limite de desempenho, adequação à doutrina deles de operação, etc…

para países como Suécia e Finlândia, capacidade de operar sob qualquer tempo e em condições mínimas é vital.