O caça Saab JAS 39E Gripen, matrícula 39-10, pousou hoje na base de Tampere-Pirkkala na Finlândia a fim de participar dos testes do HX Challenge 2020, que visa substituir os F/A-18C/D Hornet da Força Aérea da Finlândia.

Cada um dos concorrentes será submetido a uma série de testes de voo, de simulação e de laboratório projetados para verificar se eles atendem aos requisitos finlandeses.

O país testará os jatos em baixas temperaturas, pois isso pode afetar o desempenho de sensores eletro-ópticos e outros sistemas ativos e passivos.

A Força Aérea Finlandesa avaliará as capacidades dos candidatos em cinco categorias de operações: combate aéreo, ataque ao solo, ataque marítimo, ataque de longo alcance, inteligência, vigilância e reconhecimento.

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diogo Luiz Bizatto

Lindo avião!

Karl Bonfim

É o nosso lindinho!
Kkkkkkkk!

Sergio

Lindo não !!!! ESPETACULAR…
MAGNÂNIMO…
ESTRATOSFÉRICO…..
EXCELENTÍSSIMO……
INACREDITÁVEL….
OVNI…..
D+

Sergio

Sem excessos né!!!! É bonitinho.
rsrsrsrs

nonato

Curiosidade:
Se o Gripen E não está certificado, eles voarão até o limite do envelope?
Se não voarem, não demonstrarao a capacidade total prevista.
Como fica isso?
Outra coisa: esses sistemas eletrooticos.
Geralmente são fabricados em outros países.
Portanto, o Gripen, fabricado em um país frio, não necessariamente levará vantagem nesse quesito.

Alexandre Fontoura

O envio do 39-10 não é por acaso. O protótipo 39-10 é, justamente, aquele mais representativo do padrão de série.

Adriano RA

Tem site de notícias finlandês dizendo que foram dois Gripens que chegaram hoje. A conferir…

Adriano RA

Sim, foram dois caças.

GEN Escobar

Esse seria o modelo NG, correto? Ou seja, a Saab está indo com o quem de melhor e mais moderno! Vamos ver o resultado final.

Minuteman

Sim, inclusive tem o IRST na frente. Estou ansioso pra saber a pintura dos da FAB…

Ronaldo

Boa Tarde Minuteman,Bom a pintura da FAB deverá ser a pintura padrão da FAB nada a mais que isso!

José Airton

Boa tarde, nas ultimas matérias pelo que entendi, a pintura será essa mesma, em 2 tons de cinza, padrão superioridade aérea, similar à da Suécia

Marcelo Andrade

Exato José Airton, serão dois padrões de cinza , iguais ao da Suécia.

Alexandre Fontoura

O Gripen 39-10 tem todos os sistemas porque é o protótipo representativo da aeronave de produção em série.

GEN Escobar

Pois eh…eu ví tb! Achei ótimo! Que venham logo para Anápolis!

Alexandre Fontoura

Sim. Este é o Gripen NG para a Saab, JAS39E para a Força Aérea Sueca e F-39E para a FAB.

Joelson

Top! Parece um Fórmula 1 com aletas pra tudo quanto é lado!! 🙂

Wellington Rossi Kramer

Avião incrível.

TJLopes

O Gripen foi pensado desde o início para ser usado nesse clima, em um país pequeno e para se defender da URSS Rússia, logo, não existe nenhum candidato melhor do que ele para a Finlândia. Se perder, vai ser por razões políticas e porque a Finlândia já tem o F/A-18C.

Lucianno

O Gripen vai ficar em ultimo porque é o pior dos cinco proponentes. Neste caso razões políticas favorecem a Suécia pela amizade com a vizinha Finlândia, que não é da OTAN e nem aliada dos USA.

Roberto Medeiros

“…Pior dos cinco…”
Cara, então corre lá em Estocolmo e avisa q eles estão indefesos…

GEN Escobar

hahahahahahah….boa Roberto! Esses vermelhos metidos a conhecedores de tudo fazem cada comentário!
@Lucianno…manda e-mail para sac@governofinlandia.com e manda seus comentários lá! Certamente os generais irão dar atenção à essa ponderação tão profunda que nos brindou!

André Macedo

Colocar “vermelho” numa frase sem cabimento algum não te faz muito diferente dele…

Lucianno

Escobar,
Engraçado que ninguém quer o Gripen.

Os vizinhos Noruega, Dinamarca e Polônia foram de F-35.

A Índia não quis o Gripen nem pela metade do preço de um Rafale.

Egito, Arabia Saudita, Kwait, Omã, Qatar, somente citanto países que adquiriram caças nos últimos anos, também não quiseram.

Nem vou citar os países da OTAN ou aliados dos USA, porque seria covardia.

Somente o Brasil escolheu o Gripen. E quais foram os critérios da FAB? Preço de aquisição, custo de manutenção e transferência de tecnologia. As exigências quanto ao desempenho eram minimas.

Leandro Costa

“Nem vou citar os países da OTAN ou aliados dos USA, porque seria covardia.”

Você citou três deles pelo nome.

Lucianno

Sim mas estes entraram “na conta” dos vizinhos.

Leandro Costa

Na Europa todo mundo é vizinho. O caso é que tanto Finlândia quanto Suécia são ‘não-alinhados’ historicamente e isso precisa ser levado em conta. Finlândia no pós-Guerra já utilizou aeronaves de origem Sueca, Soviética e Americana. Não existe muito como especular exatamente o que irão adquirir.

Lucianno

Roberto, vamos aguardar o resultado da Finlândia. Nos últimos 50 anos a SAAB exportou a eloquente marca de 74 caças, deve ser menor que a produção da LM de um mês.

Top Gun Sea

Agora sim! Um novo caça gripen à altura para disputar com a concorrência com qualquer outro da mesma geração 4,5++! Vai lá pequeno notável! Vai ganhar todas.

Clésio Luiz

Interessante notar que, apesar da mudança da triquilha de duas para uma roda, o auxílio de frenagem via canard (empurrando o nariz para baixo) ainda é usado. Eu imaginava que isso atrapalharia pousos curtos com frenagem máxima.

Rommelqe

Pois é caro Clésio, aparentemente haveria uma perda de eficiencia na frenagem devido a uma eventual necessidade de redução nas down forces por causa da diminuição de duas para uma roda. Mas, como vc certamente sabe, os esforços relativos distribuidos nos tres pontos de apoio do conjunto de trens de pouso pode ter sido alterado. Acredito que houve um deslocamento do CG e uma nova lei de conjugação entre os canard versus velocidade etc… O que vc acha?
Abs

Flanker

Obviamente esse recálculo e a redistribuição de pesos entre os três pontos foram feitos. Até porque o Gripen E/ F é mais pesado e carrega mais carga que o C/D. Então, se foi reduzida de duas para uma roda no trem dianteiro, é claro que essa única roda e seu trem de pouso foram redimensionado para esses esforços maiores. Se a roda única fosse implicar em perda de alguma caracterisitica desejável, não teria sido adotada e sim, mantidas as duas rodas.

Rommelqe

Craro creuso….rsrsrsr

Flanker

Tentou ser engraçado ou irônico?

Rommelqe

Complementando um pouco, parece que as forças aplicadas pelos canard à fuselagem são predominantemente horizontais, assim como logo quando a aeronave toca na pista de pouso a sustentação pelas asas principais ainda exercem uma atenuação grande na componente da triquilha…

Flanker

Horizontais em voo….mas, quanto aplicada a deflexão máxima, no pouso, a força vertical é predominante, basta ver que a aeronave se inclina à frente.

Clésio Luiz

Perfeitamente plausível.
Outra coisa que me ocorreu foi que o pneu dianteiro agora possui diâmetro bem maior, pode ter sido dada ênfase à operação de pistas não pavimentadas.

Rommelqe

Para variar concordo totalmente com meu amigo Clesio. O pneu de maior diâmetro inclusive confere melhor estabilidade direcional, assim como, concordo novamente, pode melhor se adaptar a pistas não pavimentadas seja devido ate uma possivel pressão recalibrada, como também é menos sensivel a corpos estranhos que pudessem eventualmente ficar entre os dois pneus da versão anterior etc. Mas parece mesmo que o principal fator é que com eventuais irregularidades assimétricas (por exemplo um buraco em que uma roda fique tocando na borda do mesmo e a outra sem contato com o solo ou mesmo com a aeronave pousando inclinada demais)… Read more »

Clésio Luiz

E instalaram o IRST no nariz. Para quem perguntava que fim tinha levado, aí está.

Jack

Verdade Clésio…Eu fui um que não parava de perguntar…

Maurício.

Clésio, eu ainda acho que estão demorando para instalar o IRST no gripen, o primeiro gripen E para a Suécia levantou vôo com pintura ao estilo Su-35 e nada de IRST instalado.
Minha crítica sempre foi que eles já deveriam levantar vôo com o IRST instalado, mas é só uma opinião.

Flanker

Por que deveriam “levantar voo com o IRST instalado”? Qiando essas aeronaves forem entregues para unidades/esquadrões, parainiciarem sua vida operacional, estarão equipadas com o IRST.

Maurício.

Flanker, o IRST já é um equipamento bastante comum em aeronaves de caça, existe desde a década de 50, na minha opinião é perder tempo instalar o IRST só depois que a aeronave testa outros sistemas, fica parecendo que Gripen não tem espaço para decolar com o IRST instalado enquanto testa outros sistemas.
No mais, é claro que quando e FAB começar a utilizar o caça ele já terá o IRST instalado, a FAB comprou um caça com IRST e terá que receber com IRST, isso é uma obrigação da Saab.

Alexandre Fontoura

Isso porque, como expliquei antes, o 39-10 é o protótipo representativo da versão decprodução em série e, junto com o 39-7 (ex-Gripen Demo) está sendo usado para o teste de todos os sistemas, incluindo radar e IRST, enquanto os protótipos 39-8 e 39-9 são usados para outros testes. Por isso essesdois não possuem o IRST instalado.

Oseias

Bicho lindo.

Tutu

OFF

Uma dúvida, o RBS-15F é muito superior quando comparado as versões mais recentes dos exocet e harpoon?

Alexandre Fontoura

Eu considero superior a ambos, principalmente considerando o maior alcance e a capacidade de ataque a alvos em terra.

Tomcat4.0

Que máquina, belíssimo aterrizando . SAAB não está pra brincadeira hein, se começou a mandar o Grifo em pessoa na versão E é por que está na chuva pra molhar e levar contratos por onde passar e vai levar, podem não ser todos mais a maioria creio que leva.

Rommelqe

Ja ganhou!

Rommelqe

Pô meo, mas que pelo menos é um video fantástico ninguem pode negar….

Tomcat4.0

Bela máquina. Agora ,já enviando a versão top Gripen E pra demonstração, a SAAB deve levar algumas concorrências pois a tecnologia e quantidade de sensores aliados ao baixo custo operacional desta máquina são absurdamente convidativos a qualquer força aérea que queira um caça multifunção atual e que possa se contrapor à maioria dos vetores atuais.
Obs. este 39-10 já está equipado com o WAD ???

Adriano RA

Rapaz, esse foi o terceiro protótipo do Gripen E, que voou logo antes do brasileiro. Não estava com o WAD quando realizou seu primeiro vôo. No entanto, pode ser que a SAAB tenha feito a mudança, mas nada foi dito até agora.

Alexandre Fontoura

O 39-10 é representativo do modelo de produção em série. Então…

Adriano RA

Comentário duplicado. Desculpas.

ALEXANDRE

Espero que ganhe,mais um país para operar gripen.

Tomcat4.0

Períodos de testes de cada vetor no HX Chelenge;
Eurofighter Typhoon 9–17 de janeiro de 2020
Rafale 20–28 de janeiro de 2020
Gripen 29 de janeiro – 6 de fevereiro de 2020
F-35 7–17 de fevereiro de 2020
F / A-18 Super Hornet 18–26 de fevereiro de 2020

Dia de mídia para cada concorrente;
Eurofighter 10 de janeiro de 2020

Dassault 21 de janeiro de 2020

Saab 30 de janeiro de 2020

Lockheed Martin 10 de fevereiro de 2020

Boeing 19 de fevereiro de 2020
Fonte; site finlandês sobre o HX.

Marcelo

o que havera no dia de media?

Tomcat4.0

Deve ser pros repórteres tirarem fotos e serem apresentados aos aviões por meio do pessoal de marketing de cada empresa.

Alexandre Fontoura

Jornalistas pergintando tudo sobre as aeronaves.

nonato

Algum vídeo dos dias de mídia do Typhoon e Rafale?
Ou até mesmo dos testes?

ADRIANO MADUREIRA

Lindaço ! Essa pintura também cairia bem para os caças da FAB…

Apesar que é um caça tão bonito que ficaria bem com qualquer pintura.

comment image

ADRIANO MADUREIRA

comment image

ADRIANO MADUREIRA

comment image

Douglas Rodrigues

Essa é a minha preferida!

ADRIANO MADUREIRA

Mas acho que essa ficaria muito bem nos nossos F-39…

comment image

Alexandre Fontoura

Acho quu essa pintura foi somente para o primeiro de série da FAB. É temporária e pode se ver que trata-se de adesivos vinílicos. Como se fosse um.envelopamento.

OSEIAS

Gripen E, avião de combate novinho, baixo custo operacional e hora de voo. Uma luva para a FAB, o nem o F35 é tão novo quanto ao Gripen. Vai depender do lob, mas se der Gripen, isso seria lindo para nós.
Abraços

Pedro

Vai que é tua tafarel!!!!

Leandro Costa

Eu achei bem interessante terem preparado um Gripen E, com direito à IRST para ir até lá participar desse flyout, mas a minha dúvida é realmente em cima do software. A aeronave, teoricamente, ainda não está pronta para IOC, e ainda longe de FOC, e como será avaliada em diversos envelopes de vôo diferentes, para diferentes tarefas, como será que ela se sairá? Será que a SAAB colocou alguma versão adaptada do último software para a versão ‘C’ que poderia ter sido homologada rapidamente para que ele pudesse efetuar as tarefas à serem avaliadas pelos Finlandeses? Afinal de contas, aparentemente… Read more »

Fabio Araujo

Como a Suécia faz fronteira com a Finlândia devem ter temperaturas semelhantes, não creio que o Gripen venha a ter problemas com o frio.

Nilson

Ufa, enfim temos um produto pronto para concorrer no mercado. Foi uma pena não ter podido participar da concorrência da Suíça, foi questão de meses. Agora aguardar o Aéreo publicar os dados obtidos no desafio, passaremos a ter dados reais e parar com as elucubrações da fase de projeto.

Rommelqe

Alguém viu em algum lugar notícias a respeito dos ensaios já terminados do Typhon e do Rafale? Respectivos press day news?

CLAUDIÃO

lindo !

fresney

Só espero que a pintura dos da Fab não seja esse verde camuflados dos F-5 que até parece que eles estão escondidos dentro da floresta. Espero que se for a pintura parecida com dos F-2000 ou próximo a dos A-4 serão lindos

Kael Von Waizer

Se a Finlândia procura menor custo (Compra, hora de voo e manutenção) entre os cinco caças que concorrem (Eurofighter Typhoon, F-35 Lightning II, Rafale, F/A-18E/F Super Hornet e JAS 39 Gripen), a meu ver o JAS 39 é a melhor opção. Porem se a intenção é simplesmente eficiência, o Eurofighter é, a meu ver, o que melhor preenche as necessidades da Finlândia. Mas se ela prefere um meio termo entre essas duas possibilidades, o Rafale é a opção mais acertada. Acredito que o F-35 e o F/A-18E/F são as opções que menos se encaixam na proposta (Não estou falando que… Read more »

Augusto L

Já não acho.

Eficiência fazer mais com menos, eficácia fazer o que tem q ser feito.

O mais eficiente ai è o Gripen.

Já o caça mais eficaz o F-35.

Por isso a escolha vai ficar entre os 2.

Isso sem contar que o a influência sueca na Finlândia è tão grande quanto o “lobby” americano.

A Suécia tem uma grande influência política no báltico.

marcio

porque ngm fala so supercruise do gripen?

IBIZ

O Gripen já tem uma vantagem perante seus concorrentes; foi projetado no país vizinho. Portanto é, comprovadamente, uma aeronave apta a operar no ambiente e clima tipicos da Finlândia! Sem falar claro no baixo custo de operação.

Leonardo de Araújo

Se não me engano o -10 é o que tem as ultimas atualizações e todo os sensores e equipamentos que serão de produção.
Que a Saab faça um exelente trabalho.