Home Aviação de Ataque VÍDEO: Gripen E pousa na Finlândia para o HX Challenge 2020

VÍDEO: Gripen E pousa na Finlândia para o HX Challenge 2020

4626
80

O caça Saab JAS 39E Gripen, matrícula 39-10, pousou hoje na base de Tampere-Pirkkala na Finlândia a fim de participar dos testes do HX Challenge 2020, que visa substituir os F/A-18C/D Hornet da Força Aérea da Finlândia.

Cada um dos concorrentes será submetido a uma série de testes de voo, de simulação e de laboratório projetados para verificar se eles atendem aos requisitos finlandeses.

O país testará os jatos em baixas temperaturas, pois isso pode afetar o desempenho de sensores eletro-ópticos e outros sistemas ativos e passivos.

A Força Aérea Finlandesa avaliará as capacidades dos candidatos em cinco categorias de operações: combate aéreo, ataque ao solo, ataque marítimo, ataque de longo alcance, inteligência, vigilância e reconhecimento.

80
Deixe um comentário

avatar
30 Comment threads
50 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
43 Comment authors
Leonardo de AraújoDSCAugusto LSergioMarcelo Andrade Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Diogo Luiz Bizatto
Visitante
Diogo Luiz Bizatto

Lindo avião!

Karl Bonfim
Visitante
Karl Bonfim

É o nosso lindinho!
Kkkkkkkk!

Sergio
Visitante
Sergio

Lindo não !!!! ESPETACULAR…
MAGNÂNIMO…
ESTRATOSFÉRICO…..
EXCELENTÍSSIMO……
INACREDITÁVEL….
OVNI…..
D+

Sergio
Visitante
Sergio

Sem excessos né!!!! É bonitinho.
rsrsrsrs

nonato
Visitante
nonato

Curiosidade:
Se o Gripen E não está certificado, eles voarão até o limite do envelope?
Se não voarem, não demonstrarao a capacidade total prevista.
Como fica isso?
Outra coisa: esses sistemas eletrooticos.
Geralmente são fabricados em outros países.
Portanto, o Gripen, fabricado em um país frio, não necessariamente levará vantagem nesse quesito.

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

O envio do 39-10 não é por acaso. O protótipo 39-10 é, justamente, aquele mais representativo do padrão de série.

Adriano RA
Visitante
Adriano RA

Tem site de notícias finlandês dizendo que foram dois Gripens que chegaram hoje. A conferir…

Adriano RA
Visitante
Adriano RA

Sim, foram dois caças.

GEN Escobar
Visitante
GEN Escobar

Esse seria o modelo NG, correto? Ou seja, a Saab está indo com o quem de melhor e mais moderno! Vamos ver o resultado final.

Minuteman
Visitante
Minuteman

Sim, inclusive tem o IRST na frente. Estou ansioso pra saber a pintura dos da FAB…

Ronaldo
Visitante
Ronaldo

Boa Tarde Minuteman,Bom a pintura da FAB deverá ser a pintura padrão da FAB nada a mais que isso!

José Airton
Visitante
José Airton

Boa tarde, nas ultimas matérias pelo que entendi, a pintura será essa mesma, em 2 tons de cinza, padrão superioridade aérea, similar à da Suécia

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Exato José Airton, serão dois padrões de cinza , iguais ao da Suécia.

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

O Gripen 39-10 tem todos os sistemas porque é o protótipo representativo da aeronave de produção em série.

GEN Escobar
Visitante
GEN Escobar

Pois eh…eu ví tb! Achei ótimo! Que venham logo para Anápolis!

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Sim. Este é o Gripen NG para a Saab, JAS39E para a Força Aérea Sueca e F-39E para a FAB.

Joelson
Visitante
Joelson

Top! Parece um Fórmula 1 com aletas pra tudo quanto é lado!! 🙂

Wellington Rossi Kramer
Visitante
Wellington Rossi Kramer

Avião incrível.

TJLopes
Visitante
TJLopes

O Gripen foi pensado desde o início para ser usado nesse clima, em um país pequeno e para se defender da URSS Rússia, logo, não existe nenhum candidato melhor do que ele para a Finlândia. Se perder, vai ser por razões políticas e porque a Finlândia já tem o F/A-18C.

Lucianno
Visitante
Lucianno

O Gripen vai ficar em ultimo porque é o pior dos cinco proponentes. Neste caso razões políticas favorecem a Suécia pela amizade com a vizinha Finlândia, que não é da OTAN e nem aliada dos USA.

Roberto Medeiros
Visitante
Roberto Medeiros

“…Pior dos cinco…”
Cara, então corre lá em Estocolmo e avisa q eles estão indefesos…

GEN Escobar
Visitante
GEN Escobar

hahahahahahah….boa Roberto! Esses vermelhos metidos a conhecedores de tudo fazem cada comentário!
@Lucianno…manda e-mail para sac@governofinlandia.com e manda seus comentários lá! Certamente os generais irão dar atenção à essa ponderação tão profunda que nos brindou!

André Macedo
Visitante
André Macedo

Colocar “vermelho” numa frase sem cabimento algum não te faz muito diferente dele…

Lucianno
Visitante
Lucianno

Escobar,
Engraçado que ninguém quer o Gripen.

Os vizinhos Noruega, Dinamarca e Polônia foram de F-35.

A Índia não quis o Gripen nem pela metade do preço de um Rafale.

Egito, Arabia Saudita, Kwait, Omã, Qatar, somente citanto países que adquiriram caças nos últimos anos, também não quiseram.

Nem vou citar os países da OTAN ou aliados dos USA, porque seria covardia.

Somente o Brasil escolheu o Gripen. E quais foram os critérios da FAB? Preço de aquisição, custo de manutenção e transferência de tecnologia. As exigências quanto ao desempenho eram minimas.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

“Nem vou citar os países da OTAN ou aliados dos USA, porque seria covardia.”

Você citou três deles pelo nome.

Lucianno
Visitante
Lucianno

Sim mas estes entraram “na conta” dos vizinhos.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Na Europa todo mundo é vizinho. O caso é que tanto Finlândia quanto Suécia são ‘não-alinhados’ historicamente e isso precisa ser levado em conta. Finlândia no pós-Guerra já utilizou aeronaves de origem Sueca, Soviética e Americana. Não existe muito como especular exatamente o que irão adquirir.

DSC
Visitante
DSC

Roberto

LOL! 🙄🤦‍♂️

O Lucianno disse a verdade/um fato.
Vcs fan boys do Gripen é que não suportam a verdade. Apenas isso.

E além disso, o fato do Gripen ser o pior dos cinco não significa que é mau caça, e/ou que não serve para as necessidades da Suécia.

Lucianno
Visitante
Lucianno

Roberto, vamos aguardar o resultado da Finlândia. Nos últimos 50 anos a SAAB exportou a eloquente marca de 74 caças, deve ser menor que a produção da LM de um mês.

Top Gun Sea
Visitante
Top Gun Sea

Agora sim! Um novo caça gripen à altura para disputar com a concorrência com qualquer outro da mesma geração 4,5++! Vai lá pequeno notável! Vai ganhar todas.

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Interessante notar que, apesar da mudança da triquilha de duas para uma roda, o auxílio de frenagem via canard (empurrando o nariz para baixo) ainda é usado. Eu imaginava que isso atrapalharia pousos curtos com frenagem máxima.

Rommelqe
Visitante
Rommelqe

Pois é caro Clésio, aparentemente haveria uma perda de eficiencia na frenagem devido a uma eventual necessidade de redução nas down forces por causa da diminuição de duas para uma roda. Mas, como vc certamente sabe, os esforços relativos distribuidos nos tres pontos de apoio do conjunto de trens de pouso pode ter sido alterado. Acredito que houve um deslocamento do CG e uma nova lei de conjugação entre os canard versus velocidade etc… O que vc acha?
Abs

Flanker
Visitante
Flanker

Obviamente esse recálculo e a redistribuição de pesos entre os três pontos foram feitos. Até porque o Gripen E/ F é mais pesado e carrega mais carga que o C/D. Então, se foi reduzida de duas para uma roda no trem dianteiro, é claro que essa única roda e seu trem de pouso foram redimensionado para esses esforços maiores. Se a roda única fosse implicar em perda de alguma caracterisitica desejável, não teria sido adotada e sim, mantidas as duas rodas.

Rommelqe
Visitante
Rommelqe

Craro creuso….rsrsrsr

Flanker
Visitante
Flanker

Tentou ser engraçado ou irônico?

Rommelqe
Visitante
Rommelqe

Complementando um pouco, parece que as forças aplicadas pelos canard à fuselagem são predominantemente horizontais, assim como logo quando a aeronave toca na pista de pouso a sustentação pelas asas principais ainda exercem uma atenuação grande na componente da triquilha…

Flanker
Visitante
Flanker

Horizontais em voo….mas, quanto aplicada a deflexão máxima, no pouso, a força vertical é predominante, basta ver que a aeronave se inclina à frente.

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Perfeitamente plausível.
Outra coisa que me ocorreu foi que o pneu dianteiro agora possui diâmetro bem maior, pode ter sido dada ênfase à operação de pistas não pavimentadas.

Rommelqe
Visitante
Rommelqe

Para variar concordo totalmente com meu amigo Clesio. O pneu de maior diâmetro inclusive confere melhor estabilidade direcional, assim como, concordo novamente, pode melhor se adaptar a pistas não pavimentadas seja devido ate uma possivel pressão recalibrada, como também é menos sensivel a corpos estranhos que pudessem eventualmente ficar entre os dois pneus da versão anterior etc. Mas parece mesmo que o principal fator é que com eventuais irregularidades assimétricas (por exemplo um buraco em que uma roda fique tocando na borda do mesmo e a outra sem contato com o solo ou mesmo com a aeronave pousando inclinada demais)… Read more »

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

E instalaram o IRST no nariz. Para quem perguntava que fim tinha levado, aí está.

Jack
Visitante
Jack

Verdade Clésio…Eu fui um que não parava de perguntar…

Maurício.
Visitante
Maurício.

Clésio, eu ainda acho que estão demorando para instalar o IRST no gripen, o primeiro gripen E para a Suécia levantou vôo com pintura ao estilo Su-35 e nada de IRST instalado.
Minha crítica sempre foi que eles já deveriam levantar vôo com o IRST instalado, mas é só uma opinião.

Flanker
Visitante
Flanker

Por que deveriam “levantar voo com o IRST instalado”? Qiando essas aeronaves forem entregues para unidades/esquadrões, parainiciarem sua vida operacional, estarão equipadas com o IRST.

Maurício.
Visitante
Maurício.

Flanker, o IRST já é um equipamento bastante comum em aeronaves de caça, existe desde a década de 50, na minha opinião é perder tempo instalar o IRST só depois que a aeronave testa outros sistemas, fica parecendo que Gripen não tem espaço para decolar com o IRST instalado enquanto testa outros sistemas.
No mais, é claro que quando e FAB começar a utilizar o caça ele já terá o IRST instalado, a FAB comprou um caça com IRST e terá que receber com IRST, isso é uma obrigação da Saab.

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Isso porque, como expliquei antes, o 39-10 é o protótipo representativo da versão decprodução em série e, junto com o 39-7 (ex-Gripen Demo) está sendo usado para o teste de todos os sistemas, incluindo radar e IRST, enquanto os protótipos 39-8 e 39-9 são usados para outros testes. Por isso essesdois não possuem o IRST instalado.

Oseias
Visitante
Oseias

Bicho lindo.

Tutu
Visitante

OFF

Uma dúvida, o RBS-15F é muito superior quando comparado as versões mais recentes dos exocet e harpoon?

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Eu considero superior a ambos, principalmente considerando o maior alcance e a capacidade de ataque a alvos em terra.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Que máquina, belíssimo aterrizando . SAAB não está pra brincadeira hein, se começou a mandar o Grifo em pessoa na versão E é por que está na chuva pra molhar e levar contratos por onde passar e vai levar, podem não ser todos mais a maioria creio que leva.

Rommelqe
Visitante
Rommelqe

Ja ganhou!

Rommelqe
Visitante
Rommelqe

Pô meo, mas que pelo menos é um video fantástico ninguem pode negar….

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Bela máquina. Agora ,já enviando a versão top Gripen E pra demonstração, a SAAB deve levar algumas concorrências pois a tecnologia e quantidade de sensores aliados ao baixo custo operacional desta máquina são absurdamente convidativos a qualquer força aérea que queira um caça multifunção atual e que possa se contrapor à maioria dos vetores atuais.
Obs. este 39-10 já está equipado com o WAD ???

Adriano RA
Visitante
Adriano RA

Rapaz, esse foi o terceiro protótipo do Gripen E, que voou logo antes do brasileiro. Não estava com o WAD quando realizou seu primeiro vôo. No entanto, pode ser que a SAAB tenha feito a mudança, mas nada foi dito até agora.

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

O 39-10 é representativo do modelo de produção em série. Então…

Adriano RA
Visitante
Adriano RA

Comentário duplicado. Desculpas.

ALEXANDRE
Visitante
ALEXANDRE

Espero que ganhe,mais um país para operar gripen.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Períodos de testes de cada vetor no HX Chelenge;
Eurofighter Typhoon 9–17 de janeiro de 2020
Rafale 20–28 de janeiro de 2020
Gripen 29 de janeiro – 6 de fevereiro de 2020
F-35 7–17 de fevereiro de 2020
F / A-18 Super Hornet 18–26 de fevereiro de 2020

Dia de mídia para cada concorrente;
Eurofighter 10 de janeiro de 2020

Dassault 21 de janeiro de 2020

Saab 30 de janeiro de 2020

Lockheed Martin 10 de fevereiro de 2020

Boeing 19 de fevereiro de 2020
Fonte; site finlandês sobre o HX.

Marcelo
Visitante
Marcelo

o que havera no dia de media?

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Deve ser pros repórteres tirarem fotos e serem apresentados aos aviões por meio do pessoal de marketing de cada empresa.

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Jornalistas pergintando tudo sobre as aeronaves.

nonato
Visitante
nonato

Algum vídeo dos dias de mídia do Typhoon e Rafale?
Ou até mesmo dos testes?

ADRIANO MADUREIRA
Visitante
ADRIANO MADUREIRA

Lindaço ! Essa pintura também cairia bem para os caças da FAB…

Apesar que é um caça tão bonito que ficaria bem com qualquer pintura.

comment image

ADRIANO MADUREIRA
Visitante
ADRIANO MADUREIRA

comment image

ADRIANO MADUREIRA
Visitante
ADRIANO MADUREIRA

comment image

Douglas Rodrigues
Visitante
Douglas Rodrigues

Essa é a minha preferida!

ADRIANO MADUREIRA
Visitante
ADRIANO MADUREIRA

Mas acho que essa ficaria muito bem nos nossos F-39…

comment image

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

Acho quu essa pintura foi somente para o primeiro de série da FAB. É temporária e pode se ver que trata-se de adesivos vinílicos. Como se fosse um.envelopamento.

OSEIAS
Visitante
OSEIAS

Gripen E, avião de combate novinho, baixo custo operacional e hora de voo. Uma luva para a FAB, o nem o F35 é tão novo quanto ao Gripen. Vai depender do lob, mas se der Gripen, isso seria lindo para nós.
Abraços

Pedro
Visitante
Pedro

Vai que é tua tafarel!!!!

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Eu achei bem interessante terem preparado um Gripen E, com direito à IRST para ir até lá participar desse flyout, mas a minha dúvida é realmente em cima do software. A aeronave, teoricamente, ainda não está pronta para IOC, e ainda longe de FOC, e como será avaliada em diversos envelopes de vôo diferentes, para diferentes tarefas, como será que ela se sairá? Será que a SAAB colocou alguma versão adaptada do último software para a versão ‘C’ que poderia ter sido homologada rapidamente para que ele pudesse efetuar as tarefas à serem avaliadas pelos Finlandeses? Afinal de contas, aparentemente… Read more »

Fabio Araujo
Visitante
Fabio Araujo

Como a Suécia faz fronteira com a Finlândia devem ter temperaturas semelhantes, não creio que o Gripen venha a ter problemas com o frio.

Nilson
Visitante
Nilson

Ufa, enfim temos um produto pronto para concorrer no mercado. Foi uma pena não ter podido participar da concorrência da Suíça, foi questão de meses. Agora aguardar o Aéreo publicar os dados obtidos no desafio, passaremos a ter dados reais e parar com as elucubrações da fase de projeto.

Rommelqe
Visitante
Rommelqe

Alguém viu em algum lugar notícias a respeito dos ensaios já terminados do Typhon e do Rafale? Respectivos press day news?

CLAUDIÃO
Visitante

lindo !

fresney
Visitante
fresney

Só espero que a pintura dos da Fab não seja esse verde camuflados dos F-5 que até parece que eles estão escondidos dentro da floresta. Espero que se for a pintura parecida com dos F-2000 ou próximo a dos A-4 serão lindos

Kael Von Waizer
Visitante
Kael Von Waizer

Se a Finlândia procura menor custo (Compra, hora de voo e manutenção) entre os cinco caças que concorrem (Eurofighter Typhoon, F-35 Lightning II, Rafale, F/A-18E/F Super Hornet e JAS 39 Gripen), a meu ver o JAS 39 é a melhor opção. Porem se a intenção é simplesmente eficiência, o Eurofighter é, a meu ver, o que melhor preenche as necessidades da Finlândia. Mas se ela prefere um meio termo entre essas duas possibilidades, o Rafale é a opção mais acertada. Acredito que o F-35 e o F/A-18E/F são as opções que menos se encaixam na proposta (Não estou falando que… Read more »

Augusto L
Visitante
Augusto L

Já não acho.

Eficiência fazer mais com menos, eficácia fazer o que tem q ser feito.

O mais eficiente ai è o Gripen.

Já o caça mais eficaz o F-35.

Por isso a escolha vai ficar entre os 2.

Isso sem contar que o a influência sueca na Finlândia è tão grande quanto o “lobby” americano.

A Suécia tem uma grande influência política no báltico.

marcio
Visitante
marcio

porque ngm fala so supercruise do gripen?

IBIZ
Visitante
IBIZ

O Gripen já tem uma vantagem perante seus concorrentes; foi projetado no país vizinho. Portanto é, comprovadamente, uma aeronave apta a operar no ambiente e clima tipicos da Finlândia! Sem falar claro no baixo custo de operação.

Leonardo de Araújo
Visitante
Leonardo de Araújo

Se não me engano o -10 é o que tem as ultimas atualizações e todo os sensores e equipamentos que serão de produção.
Que a Saab faça um exelente trabalho.