Faleceu ontem (28) o escritor, fotógrafo e jornalista especializado em aviação Mário Bertoldo Vinagre faleceu no dia 28 de janeiro, aos 70 anos. Seu corpo será cremado hoje no Cemitério Parque das Flores, em São José dos Campos.

Aficionado por aviação desde criança, fez suas primeiras incursões no jornalismo aeronáutico em 1970.

Mário Vinagre atuou na Embraer por 15 anos no atendimento à imprensa nacional e internacional especializada em aviação, inicialmente na Assessoria de Comunicação Social e, posteriormente, na Divisão de Marketing, onde ocupou o cargo de Assessor de Imprensa.

Depois de deixar a Embraer, em julho de 1995, passou a atuar como free-lancer, produzindo textos e fotos para diversas publicações nacionais e internacionais do segmento de aviação, tendo também feito a cobertura de feiras e exposições aeronáuticas na Europa, Estados Unidos e América do Sul, e visitado fabricantes de aeronaves e motores no Chile, Canadá, Estados Unidos e França.

Entre seus inúmeros trabalhos, publicou as biografias do engenheiro aeronáutico Guido Pessotti e do piloto de provas Cel-Av Ref Luiz Fernando Cabral.

Era um dos maiores conhecedores do tema aviação no Brasil e um grande amigo.

Colaborou diversas vezes com fotos e informações para o site Poder Aéreo e para nossa revista impressa Forças de Defesa.

Mário Vinagre deixará saudades e fará muita falta à imprensa brasileira especializada em Defesa e Aviação.

Livro do Guido Pessoti, escrito por Mario Vinagre
Entrega do último Xavante da FAB AT-26 4627 – Foto: Mário Vinagre
EMB-121 Xingu – Coleção Mário Vinagre
Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hercules de Araujo

Queria enviar meus pêsames a família do querido amigo Mario Vinagre. Fiquei chocado já falei com esse meu amigo tem menos de um mês quando eu combinaria uma visita a sua casa para batermos papo e falarmos principalmente sobre os velhos tempos da aviação e o quanto ele colaborou comigo nos tempos de EMBRAER, lá pelo longínquo ano de 1980 quando eu era um moleque aficionado por aviação. Lamento muito… é uma grande perda para o jornalismo e para a aviação.

André Sávio Craveiro Bueno

Nome bastante presente nas minhas parcas leituras das revistas aeronáuticas existentes no final doas anos 70 e anos 80.

Que descanse no céu, rodeado por aeronaves, sentindo o vento e cheiro de querosene de aviação, entre galpões de montagem… do Urupema e Ipanema, passando por Xingu, Bandeirante e Brasília, até AMX, jatos regionais e o C-390.

Valter Sales

Lia as matérias do Mário B Vinagre desde as revistas FLAP Internacional da década de 80….
Gostaria de agradecer sua dedicação a uma paixão minha: a aviação.
Meus sentimentos à família. Que guardem apenas os bons momentos.

Fabio Araujo

Meus sentimentos!!

Cássio Silva

Obrigado Mário! ?

leonidas

Meus sentimentos a família!

LucianoSR71

Fui um dos muitos que foram brindados por seus textos em diversas revistas nos quase 40 anos que me interesso por aviação.
Que Deus o acolha e conforte sua família.
Tem vinhos que viram vinagre, esse Vinagre foi um maravilhoso vinho.

Ozawa

Lamentável perda aos familiares, amigos e ao mundo aeronáutico. Meus sentimentos a todos. Descanse em paz.

Guilherme Poggio

Eu o conheci pessoalmente. Muito triste o fato. Meus sentimentos aos familiares.

Mauro Cambuquira

Meus sentimentos aos familiares e grato pelo legado.

joao luis listi

O que posso dizer do amigo mario bertoldo vinagre eu o conheci quando entrei no serviço publico na P.M.S.CAMPO em dezembro de 1980 ,apaixonado por aviaçao como eu trocavamos muitos assuntos sobre o mesmo assunto cheguei a comprar algumas ediçoes produzidas por ele era uma pequena revistinha chamada ( MANCHE ) concordo com todos que reconheceram suas qualidades e capacidade de expor de maneira muito clara sobre a aviaçao infelizmente perdemos um profundo conhecedor sobre a aviaçao mas os ceus do nosso planeta ganhou um dos seus maiores amante do voo FIQUE EM PAZ AMIGO UM DIA NOSSAS ASAS SE… Read more »