Saab Gripen da Força Aérea Húngara no Policiamento Aéreo do Báltico

Saab Gripen da Força Aérea Húngara no Policiamento Aéreo do Báltico

O primeiro contrato de aluguel dos Gripens da Hungria foi assinado entre a Administração de Materiais de Defesa da Suécia (FMV) e o Ministério da Defesa da Hungria em fevereiro de 2003 para o fornecimento de 14 caças Gripen C/D (12 aeronaves monopostos e 2 bipostos). Para a Hungria, o acordo do Saab Gripen foi uma combinação favorável de fatores como faixa de preço, desempenho e longevidade.

Com recursos e capacidades como sonda de reabastecimento ar-ar (AAR), bombas guiadas a laser (LGBs) e sistema de geração de oxigênio a bordo (OBOGS), os Gripen húngaros ficaram totalmente prontos para operações internacionais e para realizar operações aéreas conjuntas e com forças terrestres. O primeiro desdobramento  internacional dos Gripens da Força Aérea Húngara (HunAF) ocorreu em maio de 2007, quando voaram para a Itália para participar do Exercício Spring Flag 07.

Com o Gripen, a HunAF efetivamente passou para a ser uma Força Aérea da OTAN. Nas últimas décadas, os caças Gripen húngaros participaram de vários exercícios e missões da OTAN. Eles voaram sua primeira missão no espaço aéreo do Báltico (Estônia, Letônia e Lituânia) no ano de 2015 e depois lideraram novamente a missão no ano passado, em abril.

O contrato de arrendamento entre a FMV e o Ministério da Defesa húngaro foi renovado em 2012. Com o contrato estendido de 10 anos, a Força Aérea Húngara operará o Gripen até 2026. A extensão também exigia que a FMV atualizasse os Gripens da HunAF para a versão MS20, conforme qual a Força Aérea recebe mais horas de voo (de 16.000 a 20.000) agora.

O aprimoramento da capacidade MS20 da série C do Gripen envolve atualizações de hardware e software, oferecendo uma série de melhorias e novas funcionalidades, tanto em termos da própria aeronave quanto dos sistemas auxiliares e de treinamento. O MS20 foi introduzido pela primeira vez com a Força Aérea Sueca em 2016.

A nova versão atualizada do Gripen húngaro inclui o míssil ar-ar MBDA Meteor e pequenas bombas GBU-39 SDB. Ele também oferece um sistema aprimorado de transmissão de dados Link 16 e um canal adicional que permite a comunicação com soldados de controle de aéreo avançado (JTAC/FAC) durante missões de apoio aéreo aproximado (CAS). Além do reconhecimento noturno, existe também a mira no capacete, aprimoramento dos níveis de defesa ABC (atômico, biológico, químico) e os processos de manutenção logística foram simplificados. O MS20, a longo prazo, tornará mais fácil para os caças da HunAF a integração de novas atualizações e capacidades no futuro.

No ano passado, durante um treinamento de duas semanas na Base Aérea de Vidsel, na Suécia, os caças húngaros Gripen foram submetidos a vários exercícios de treinamento para testar os novos recursos que acompanham a atualização MS20.

FONTE: Saab Gripen Blog

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

No próximo contrato de arrendamento será que vão passar para os Gripens E/F? Se na renovação passaram para a versão mais recente creio que seja bem provável que passem para a nova versão! Essa modalidade bem que poderia ser estendida para países de outras regiões como a América do Sul, seria uma boa atender um demanda deste tipo com os Gripens Made in Brazil.

Adriano Madureira

Nesse caso seríamos beneficiados somente na venda do Gripen-E biplace…

Marcelo Bardo

Gripen F, no caso.

Rommelqe

Nao e bem assim por que muitos itens dos monopostos Gripen E seriam potencialmente fornecidos por brasileiros tais como WADs, partes da fuselagem, entre outros.

Adriano Madureira

Trilogia, já li muitos comentários falando sobre o Gripen-E , alguns dizem que ele seria superior ao F-16 Viper outros dizem que não, e alguns dizem que seriam equivalentes.
Há alguma matéria sobre o o F-16 Viper aqui?

É quanto uma opinião técnica, qual é a realidade entre as duas aeronaves e seus atributos?❓

Fabio Araujo
Guilherme Poggio

Adriano Madureira, há diversas matérias aqui. Só digitar “Viper” no campo de buscas.

Cristiano de Aquino Campos

Acho que no quesito velocidade máxima os gripen sai melhor.

Brummbär

“Velocidade máxima é irrelevante e não se deve dar muita atenção a ela…”
Um Gripen voando alto e rápido pode lançar um Meteor com mais velocidade / energia e, assim, aumentar o alcance do míssil.

dom.vitto

Empatam em velocidade máxima, mas o Gripen ganha por voar em supercruise sem usar o pós combustor

Tomcat4.0

Se não me engano a eletrônica embarcada do Gripen E é bem superior o tornando quase que uma aeronave de guerra eletrônica. Já houveram debates sobre essa briga Gripen E/Viper e creio que no fim o Gripen E levou a melhor.

Mauro

Que imagem linda cara, uma porção de Gripen alinhados… nove deles.. imagina a FAB com o Gripen E, tudo em forma… poder aéreo no estado da arte..

Willber Rodrigues

Sobre esse negócio de “aluguel” de caças e navios…
Alguem saberia qual o valor desse empréstimo?
Isso não seria interessante pra países com FA’s fracas e relativamente pouco PIB, como Uruguai ou Paraguai, por exemplo?

nonato

Brasil também…

João Moro

Poderia ser interessante, mas o maior problema seria a capacidade financeira. Aviões com o nível do GRIPEN E são muito caros. Versões anteriores do gripen (tipo o C) poderiam ser interessantes e viáveis financeiramente.

Rommelqe

Quanto a questao do leasing, fico imaginando como seriam as clausulas contratuais para casos em que as aeronaves tenham que entrar em combate real. Complexo …

Augusto L

Acredito que na década passada a FAB perdeu uma oportunidade de um contrato de leasing assim com um jato moderno como o Gripen.

Poderíamos muito bem ter arrendado uns 12-18 caças Gripen com um offset da SAAB em investir na infraestrutura de manutenção do caça aqui, principalmente com a Celma podendo fazer as revisões no motor, seria um tremendo custo-benefício para FAB e de quebra ainda geraríamos empregos qualificados no Brasil de maneira mais realista do que a procura incansável pelo ToT.

2Hard4U

De onde vc tirou isso???

Juarez

Que aeronave e que fotos bonitas. Acredito que foi uma decisão acertada esta compra. Vai nos levar a outro patamar.