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O notável crescimento e jornada dos Gripen da Hungria

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Saab Gripen da Força Aérea Húngara no Policiamento Aéreo do Báltico

O primeiro contrato de aluguel dos Gripens da Hungria foi assinado entre a Administração de Materiais de Defesa da Suécia (FMV) e o Ministério da Defesa da Hungria em fevereiro de 2003 para o fornecimento de 14 caças Gripen C/D (12 aeronaves monopostos e 2 bipostos). Para a Hungria, o acordo do Saab Gripen foi uma combinação favorável de fatores como faixa de preço, desempenho e longevidade.

Com recursos e capacidades como sonda de reabastecimento ar-ar (AAR), bombas guiadas a laser (LGBs) e sistema de geração de oxigênio a bordo (OBOGS), os Gripen húngaros ficaram totalmente prontos para operações internacionais e para realizar operações aéreas conjuntas e com forças terrestres. O primeiro desdobramento  internacional dos Gripens da Força Aérea Húngara (HunAF) ocorreu em maio de 2007, quando voaram para a Itália para participar do Exercício Spring Flag 07.

Com o Gripen, a HunAF efetivamente passou para a ser uma Força Aérea da OTAN. Nas últimas décadas, os caças Gripen húngaros participaram de vários exercícios e missões da OTAN. Eles voaram sua primeira missão no espaço aéreo do Báltico (Estônia, Letônia e Lituânia) no ano de 2015 e depois lideraram novamente a missão no ano passado, em abril.

O contrato de arrendamento entre a FMV e o Ministério da Defesa húngaro foi renovado em 2012. Com o contrato estendido de 10 anos, a Força Aérea Húngara operará o Gripen até 2026. A extensão também exigia que a FMV atualizasse os Gripens da HunAF para a versão MS20, conforme qual a Força Aérea recebe mais horas de voo (de 16.000 a 20.000) agora.

O aprimoramento da capacidade MS20 da série C do Gripen envolve atualizações de hardware e software, oferecendo uma série de melhorias e novas funcionalidades, tanto em termos da própria aeronave quanto dos sistemas auxiliares e de treinamento. O MS20 foi introduzido pela primeira vez com a Força Aérea Sueca em 2016.

A nova versão atualizada do Gripen húngaro inclui o míssil ar-ar MBDA Meteor e pequenas bombas GBU-39 SDB. Ele também oferece um sistema aprimorado de transmissão de dados Link 16 e um canal adicional que permite a comunicação com soldados de controle de aéreo avançado (JTAC/FAC) durante missões de apoio aéreo aproximado (CAS). Além do reconhecimento noturno, existe também a mira no capacete, aprimoramento dos níveis de defesa ABC (atômico, biológico, químico) e os processos de manutenção logística foram simplificados. O MS20, a longo prazo, tornará mais fácil para os caças da HunAF a integração de novas atualizações e capacidades no futuro.

No ano passado, durante um treinamento de duas semanas na Base Aérea de Vidsel, na Suécia, os caças húngaros Gripen foram submetidos a vários exercícios de treinamento para testar os novos recursos que acompanham a atualização MS20.

FONTE: Saab Gripen Blog

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Fabio Araujo
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Fabio Araujo

No próximo contrato de arrendamento será que vão passar para os Gripens E/F? Se na renovação passaram para a versão mais recente creio que seja bem provável que passem para a nova versão! Essa modalidade bem que poderia ser estendida para países de outras regiões como a América do Sul, seria uma boa atender um demanda deste tipo com os Gripens Made in Brazil.

Adriano Madureira
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Adriano Madureira

Nesse caso seríamos beneficiados somente na venda do Gripen-E biplace…

Marcelo Bardo
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Marcelo Bardo

Gripen F, no caso.

Rommelqe
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Rommelqe

Nao e bem assim por que muitos itens dos monopostos Gripen E seriam potencialmente fornecidos por brasileiros tais como WADs, partes da fuselagem, entre outros.

Adriano Madureira
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Adriano Madureira

Trilogia, já li muitos comentários falando sobre o Gripen-E , alguns dizem que ele seria superior ao F-16 Viper outros dizem que não, e alguns dizem que seriam equivalentes.
Há alguma matéria sobre o o F-16 Viper aqui?

É quanto uma opinião técnica, qual é a realidade entre as duas aeronaves e seus atributos🤔❓

Fabio Araujo
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Fabio Araujo
Fabio Araujo
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Fabio Araujo
Guilherme Poggio
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Famed Member

Adriano Madureira, há diversas matérias aqui. Só digitar “Viper” no campo de buscas.

DSC
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DSC

O Gripen E/F é um caça que está na mesma categoria, e é rival, dos F-16E/F Block 60 e F-16V Block 70/72.
E com base em toda a informação hoje disponível, ambos os caças são equivalentes sim, e nenhum é decisivamente melhor que o outro na minha opinião.

Cristiano de Aquino Campos
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Cristiano de Aquino Campos

Acho que no quesito velocidade máxima os gripen sai melhor.

DSC
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DSC

Não.

Segundo a Saab a velocidade máxima do Gripen E/F é Mach 2:
https://saab.com/air/gripen-fighter-system/gripen/gripen-ef/

https://saab.com/globalassets/commercial/air/gripen-fighter-system/pdf-files-download-section/facts/gripen-e-fact-sheet–en.pdf

E segundo a Lockheed Martin e a USAF a velocidade máxima do F-16 é de “1,500 mph (Mach 2+)”:
https://www.lockheedmartin.com/en-us/products/f-16.html

https://www.af.mil/About-Us/Fact-Sheets/Display/Article/104505/f-16-fighting-falcon/


Velocidade máxima é irrelevante e não se deve dar muita atenção a ela…
Com uma típica carga e configuração de combate, ambos os caças só seriam capazes de atingir c. Mach 1.4 no máximo…
E mesmo voando limpos, o tempo que se demora e o combustível que se gasta até finalmente atingirem as suas velocidades máximas é elevado.
Bastante ineficiente e inútil…

Brummbär
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“Velocidade máxima é irrelevante e não se deve dar muita atenção a ela…”
Um Gripen voando alto e rápido pode lançar um Meteor com mais velocidade / energia e, assim, aumentar o alcance do míssil.

dom.vitto
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dom.vitto

Empatam em velocidade máxima, mas o Gripen ganha por voar em supercruise sem usar o pós combustor

DSC
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DSC

A velocidade máxima de supercruise do Gripen E/F é de Mach 1.2.
Mas isso também só foi provado/demonstrado uma vez em 2009 com o Gripen Demo (um Gripen D modificado que foi usado para testar componentes/partes e sistemas do Gripen E/F), e o caça voava LIMPO.
Pelo menos quando voando com uma configuração e carga típica de combate, é certo e óbvio que a capacidade supercruise do Gripen E/F deixa de existir.

E além disso, supercruise a velocidades transonicas?
Bad Idea! (para o consumo de combustível e persistência)

Tomcat4.0
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Tomcat4.0

Se não me engano a eletrônica embarcada do Gripen E é bem superior o tornando quase que uma aeronave de guerra eletrônica. Já houveram debates sobre essa briga Gripen E/Viper e creio que no fim o Gripen E levou a melhor.

DSC
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DSC

“Se não me engano a eletrônica embarcada do Gripen E é bem superior…” Excluindo os radares e sensores IRST, e comparando só as suites EW em si, sim, acredito, e estou de acordo, por duas grandes razões apenas: – a suite EW (MFS-EW) do Gripen E/F possui jammers AESA GaN e a do F-16V Block 70/72 (AN/ALQ-211A(V)4 AIDEWS) não. Pelo menos, não há nada que mostre e prove isso.* – a suite EW do Gripen E/F inclui sensores MAWS, mas o F-16V Block 70/72 não possui nada equivalente (mas os F-16E/F Block 60 tem; desconheço se os “F-21” propostos para… Read more »

DSC
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DSC

“…o tornando quase que uma aeronave de guerra eletrônica.” Isso me parece um pouco exagerado. Defina “quase” e defina “aeronave de guerra eletrônica”… O Gripen E/F é “quase que uma aeronave de guerra eletrônica” tanto como o Rafale por exemplo… Assim como MFS-EW do Gripen E/F, o SPECTRA do Rafale tem RWR, LWR, MAWS…, e também jammers AESA. Tudo com cobertura 360º. O SPECTRA é considerado por muitos como o melhor sistema EW de todos os caças de 4.5 geração. Vc considera o Rafale quase que uma aeronave de guerra eletrônica? No que toca a ECM, o MFS-EW do Gripen… Read more »

Mauro
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Mauro

Que imagem linda cara, uma porção de Gripen alinhados… nove deles.. imagina a FAB com o Gripen E, tudo em forma… poder aéreo no estado da arte..

Willber Rodrigues
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Willber Rodrigues

Sobre esse negócio de “aluguel” de caças e navios…
Alguem saberia qual o valor desse empréstimo?
Isso não seria interessante pra países com FA’s fracas e relativamente pouco PIB, como Uruguai ou Paraguai, por exemplo?

nonato
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nonato

Brasil também…

João Moro
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João Moro

Poderia ser interessante, mas o maior problema seria a capacidade financeira. Aviões com o nível do GRIPEN E são muito caros. Versões anteriores do gripen (tipo o C) poderiam ser interessantes e viáveis financeiramente.

Rommelqe
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Rommelqe

Quanto a questao do leasing, fico imaginando como seriam as clausulas contratuais para casos em que as aeronaves tenham que entrar em combate real. Complexo …

Teropode
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Vamos torcer para não reduzirem o numero de grifos da Fab , 36 ja é muito pouco .

2Hard4U
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2Hard4U

De onde vc tirou isso???

Augusto L
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Augusto L

Acredito que na década passada a FAB perdeu uma oportunidade de um contrato de leasing assim com um jato moderno como o Gripen.

Poderíamos muito bem ter arrendado uns 12-18 caças Gripen com um offset da SAAB em investir na infraestrutura de manutenção do caça aqui, principalmente com a Celma podendo fazer as revisões no motor, seria um tremendo custo-benefício para FAB e de quebra ainda geraríamos empregos qualificados no Brasil de maneira mais realista do que a procura incansável pelo ToT.

Juarez
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Juarez

Que aeronave e que fotos bonitas. Acredito que foi uma decisão acertada esta compra. Vai nos levar a outro patamar.