Home Bases aéreas Fotos de satélite revelam danos em base aérea do Iraque causados ​​por...

Fotos de satélite revelam danos em base aérea do Iraque causados ​​por ataque iraniano

16410
212

Fotos de satélite tiradas quarta-feira mostram que um ataque com mísseis iranianos causou danos extensos na base aérea de Ain al-Assad, no Iraque, que hospeda tropas dos EUA e da coalizão.

As fotos, tiradas pela empresa comercial Planet e compartilhadas com a NPR pelo Instituto Middlebury de Estudos Internacionais, em Monterey, mostram hangares e edifícios atingidos com força por uma barragem de mísseis iranianos que foram disparados no início desta quarta-feira, horário local.

Pelo menos cinco estruturas foram danificadas no ataque à base na província de Anbar, que aparentemente era suficientemente preciso para atingir edifícios individuais. “Alguns dos locais atingidos parecem mostrar que os mísseis atingiram o ponto central”, diz David Schmerler, analista do Instituto Middlebury.

O ataque do Irã atingiu pelo menos duas bases militares no Iraque. A extensão dos danos à segunda base, em Irbil, não foi revelada.

Schmerler diz que não está claro se os alvos na base foram escolhidos para evitar a perda de vidas. “Os edifícios que estamos avaliando agora parecem ser usados ​​para armazenar aeronaves”, diz ele. “Existem outras estruturas na base aérea que seriam exclusivamente para pessoas, então talvez eles pretendiam atacar locais com equipamentos em vez de pessoas”.

Danos extensos na base aérea de Ain al-Assad (clique na imagem para ampliar)

FONTE: NPR

212
Deixe um comentário

avatar
57 Comment threads
155 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
92 Comment authors
rui mendesGiledimurEduardononato Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Foram bem precisos mesmo.

Fábio Leo
Visitante
Fábio Leo

Verdade não matou ninguém.

Felipe Alberto
Visitante
Felipe Alberto

Claro, estavam todos em alerta

Rene Reis
Visitante
Rene Reis

po cara.
Mais tarde comento melhor

Munhoz
Visitante
Munhoz

Contei 5 pontos de impacto com CEP de no máximo 10 metros, no entanto pelas imagens o CEP deve ser menor ainda, para um míssil balístico isso é o máximo.

Ou seja, se eles quiserem poderiam destruir tudo e nenhum foi interceptado aparentemente!

Imagina numa guerra uma chuva desse tipo de míssil, e são eles que fabricam !

Isso aí não é um Iraque não!

Bosco
Visitante
Bosco

Munhoz,
A base tinha cerca de 40 km quadrados. Como você sabe que os alvos atingidos eram os alvos visados para poder estimar o CEP?
A menos que os mísseis tenham um sistema de orientação terminal por imagem ou um sistema de navegação por satélite tipo GPS e o veículo de reentrada seja do tipo “manobrável” (MaRV) o CEP baseada só numa unidade inercial e num veículo de reentrada balístico é maior que 100 m.

Munhoz
Visitante
Munhoz

Estes na fase final tem um sensor de imagem, observou que não tem nenhum impacto fora de um alvo 🎯

Bosco
Visitante
Bosco

Munhoz,
Não vi isso não. Onde há círculos na maioria da vezes não são locais significativos e sim compatível com impactos aleatórios.
Há apenas um conjunto de estruturas (hangares?) onde houve um impacto significativo (sorte?).
O que salta aos olhos mesmo é o baixo poder de destruição, incompatível com ogivas na faixa de 500 a 1000 kg, que os iranianos alegam ter.

Jota Ká
Visitante
Jota Ká

Bem incompetentes esta força de mísseis da GRI. Acertaram hangares à madrugada (quando normalmente não há pessoas). Mas não acertaram nenhum alojamento, o que seria um banho de sangue espetacular.
Ou será que foi uma retaliação controlada apenas para acalmar a fúria do povo iraniano (como estão dizendo os especialistas em geopolítica ).

Munhoz
Visitante
Munhoz

Os mísseis utilizados são o Fateh-110 (alcance de 200-300 km, carga útil de cerca de 450-650 kg.) ou o Fateh-313 (alcance de 500 km, carga útil de cerca de 500 kg).

A na fase final eles são direcionados por um sensor eletro-óptico, com precisão estimado de 1 metro.

Isto é uma inovação e pode comprometer as defesas de qualquer adversário, tanto é que não se falou de mísseis abatidos, e pelas imagens a precisão é comprovada sim.

Até um grupo de PA próximo pode ficar comprometido!

Munhoz
Visitante
Munhoz

Foram poucos mísseis, falam entre 12 e 22 e as imagens são de apenas uma base, a imagens da outra nem saiu Ainda, se foram 12 mísseis, só nesta base temos um índice de acerto na ordem mínima na pior das hipóteses de 80% !

Falam que não ocorreu baixas, mas acredita mesmo em tudo que se ouve?

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Munhoz… Grupo de Batalha de Porta-Aviões não é alvo fixo, tá?

Munhoz
Visitante
Munhoz

Se o grupo quiser passar pelo estreito de Ormuz por exemplo, vai ficar bem próximo, um drone pode rastrear e o míssil será lançado nas proximidades sendo direcionado apenas na fase terminal por imagem e é isto que vcs não entendem, na fase terminal o próprio míssil pode localizar o alvo e ser direcionado, não percebeu pelas imagens que todos os mísseis atingiram um alvo, um Scud antigo ou qualquer outro não faz isso, os impactos são aleatórios, eles conseguem direcionar com precisão na fase terminal de um míssil balístico, e isto pode quebrar a perna de qualquer adversário, a… Read more »

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Algumas coisas não fazem muito sentido para mim no que você escreveu. Se o grupo quiser passar pelo estreito de Hormuz, vão sim ficar bem próximos. Não precisa nem de drone para rastrear. Um cara com binóculo consegue ver bem o que passa por lá, então uma estação fixa na costa consegue fazer ainda melhor e sem levantar tantas suspeitas, né? Não que eu ache que isso vá influenciar muita coisa. Míssil lançado nas proximidades, você quer dizer ‘na direção geral do grupo de batalha, ou mais ou menos aonde acreditam que ele vai estar baseado no rumo e velocidade,’… Read more »

Munhoz
Visitante
Munhoz

Em primeiro lugar vc deveria analisar o link do G 1 que eu enviei anteriormente https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/01/08/imagens-de-satelite-mostram-destruicao-em-base-militar-no-iraque-atingida-por-misseis-do-ira.ghtml Aí sim vc terá uma visão melhor, foi através destas imagens que tirei minhas conclusões. Em segundo lugar, vc deve entender que a ogiva do míssil não é pré programada com bancos de dados etc, mas sim manobrada por um operador, o sinal é transmitido provavelmente por um drone que serve como ponte e também possivelmente por outro que faz o reconhecimento, ou seja existe toda uma cadeia de comando para orientar a ogiva até o alvo, o que eles estão fazendo é mais… Read more »

Gil
Visitante
Gil

É verdade, não é o iraque não. Dura mais duas semanas em cair, que o Iraque. Por certo, escolheram pra atacar, duas bases norte americanas (porque tambem somos americanos) que são secundarias. Eles realmente são bons em guerra assimetrica, mais sabem que não podem peitar abertamente USA, eles gostam de fazer cadaveres norte americanos em atentados terroristas sem dar a cara, usando as milicias que eles treinam. Segundo USA, numa possivel guerra com Irã eles poderiam perder uma frota contra os caras, mais ainda manteriam as outras 6 que tem, mais os barcos que tambem fazem de PA pra eles.… Read more »

wwolf22
Membro
wwolf22

essa é a diferença, em todos os conflitos que o Irã esta envolvido diretamente ou via Hezbollah eles sempre visam alvos militares ao contrario de israel e eua que visam alvos civis… em 2006 o hezbollah atingiu somente alvos militares e israel visava exclusivamente a população libanesa… simples assim… esse ataque do Irã foi apenas para demonstrar que eles tem a capacidade de atingir apenas alvos militares…

Benjamim
Visitante
Benjamim

? Hezbollah só visa alvos militares?! E quando eles atacam uma cidade inteira com misseis é o que? e quando eles explodem bombas em areas urbanas?

wwolf22
Membro
wwolf22

“O conflito durou 34 dias e resultou na morte de 1.200 pessoas no Líbano, a maioria civis, e 157 israelenses, a maior parte soldados, e destruiu parte importante da infraestrutura libanesa, além de deixar desabrigados perto de 900 000 libaneses (dos quais cerca de 250 000 não haviam retornado após quase um mês de terminado o conflito)”

Benjamim
Visitante
Benjamim

será que é por que o Hesbollah usa civis como escudo humano montando suas estações de lançamento no topo de colégios e hospitais bem no meio da cidade? Quanto as mortes Israelenses todos eram militares por que lá os militares dão a própria vida para proteger os civis.

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

É pelo bombardeio indiscriminado que Israel faz. Quando os sionistas atacam utilizam a mesma tática covarde dos norte-americanos bombardeando a longa distâncias sem se importam a quem atinja. Eles não respeitaram nem o complexo da ONU.

Sobre a guerra de 2006, o Human Rights Watch registra que “aviões de guerra israelenses lançaram cerca de 7.000 bombas e mísseis no território do Líbano.”
Em abril de 1996, Israel atirou contra um complexo da ONU onde civis buscaram abrigo. Ao menos 106 pessoas foram mortas na ocasião.FONTE: https://www.monitordooriente.com/20190712-relembrando-a-guerra-do-libano-de-2006/

João Rodrigues dos Santos
Visitante
João Rodrigues dos Santos

francisco Farias, quando o Hezbollah ataca civis Judeus, com bombas, faca, ou qualquer coisa que eles tenham em mãos, isso é legal e normal para vc? Rapaz, acorda ao menos para tomar água!! Ninguém mais cai em balela de simpatizante de terrorista!!, ok? Se Israel cometeu erros em uma guerra contra terroristas, e em uma guerra existem sim, os efeitos colaterais(s[o vc desconhece isso). Porém muito mais erros, estupidezas e covardia é o Hezbollah e Hamas mandarem uma chuva de misseis em direção a Israel de forma aleatória, apenas visando a destruição do estado de Israel! Não se importando onde… Read more »

Jodreski
Visitante
Jodreski

Na minha humilde opinião, sua indignação está correta, porém vc também deveria se indignar com os ataques israelenses, é inconcebível que uma nação que sofre com os ataques à civis possa devolver na mesma moeda ainda mais com todo aparato tecnológico que eles tem!

nonato
Visitante
nonato

O que você acha de seus amigos soviéticos contra os ucranianos, onde morreram milhões de pessoas? Você defende o comunismo e o islamismo. O resto é argumentos aleatórios preparados pela cúpula da esquerda pra dar credibilidade ao ódio que destilam em suas mentes na tentativa de enganar pessoas sem conhecimento. O comunismo é uma seita. Odeiam os Estados Unidos porque impediram o comunismo de se espalhar pelo mundo. Mas ainda há viúvas tentando reviver essa ideologia ultrapassada. Por isso fazem de tudo para criticar Israel e os Estados Unidos. Já tentaram destruir Israel várias vezes. Se Israel não se controlasse,… Read more »

Francisco
Visitante
Francisco

@wwolf22 isso é igual quando a polícia invade favela e mata alguém, é sempre trabalhador, nunca é traficante

nadison paz
Visitante

acho que ele esta se equivocando na fala dele

Hemerson
Visitante
Hemerson

Quanto civis voce acha que foguetes nao guiados do hezbollah mataram? Os grupos que combatem Israel sao nao regulares. Nao tem uniforme quando morrem , tira-se as armas e se transfotmam em civis.

Roberto Dias
Visitante
Roberto Dias

A tática do Hezbolah é exatamente esta de se esconder em estruturas civis como escolas e hospitais para que os ataques afetem a opinião pública mundial.

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Essa é a desculpa dos sionistas e yankes quando matam civis.

Miguel Thai
Visitante
Miguel Thai

O problema é que os Hezbollah ou terroristas sempre usam escudos civis para não ser atingido, isso é pior de tudo ! Vidas civis para eles é zero.

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Velhas desculpas e justificativas esfarrapadas.

MARCIO MESSIAS SOARES
Visitante
MARCIO MESSIAS SOARES

ratos e baratas tem mais diretos…

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Claro, chega a ser uma obviedade quanto se trata de terroristas.

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

É sério o comentário???

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

A cultura religiosa dos muçulmanos respeita a vida dos civis. Enquanto que os “civilizados do ocidente” sempre foram sanguinários.
Conta a história que os franceses ao tomaram Jeruzalém mataram todos os que la residiam (judeus e muçulmanos):
“O cronista Ibne Alcalanici escreveu que os defensores judeus procuraram refúgio na sua sinagoga, mas os “francos incendiaram-na sobre as suas cabeças”, matando todos os que estavam lá dentro.Os cruzados circundaram o edifício em chamas enquanto cantavam “Cristo, Adoramos-vos!” (in Legacy of Hatred: Why Christians Must Not Forget the Holocaust, David Rausch, Baker Pub Group, 1990 (ISBN 0-8010-7758-3)).

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cerco_de_Jerusalém_(1099)

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Estou vendo como os radicais muçulmanos são respeitosos com a vida humana:

https://video.foxnews.com/v/4030583977001/

https://www.cbsnews.com/video/isis-video-purportedly-shows-execution-of-japanese-hostage-2/

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_attacks_attributed_to_Abu_Nidal

E os exemplos são inúmeros…

Você precisa entender que sendo radicais, vão utilizar religião, geopolítica ou qualquer outra desculpa para seus bárbaros. Isso vale para qualquer religião em qualquer lugar do planeta.

wwolf22
Membro
wwolf22

mais alguns exemplos, os eua lançaram duas bombas nucleares no Japão, usaram e abusaram do agente laranja no Vietnam, familias arabes comemorando casamento com tiros pra cima levaram misseis americanos na cabeça, “confundidos com terrorista”, …

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Ainda bem que jogaram as bombas sobre o Japão. Agente laranja, na época não se sabia os efeitos colaterais e acho que os árabes que estavam no casamento poderia ter um pouco mais de consciência sobre o contexto no qual se encontravam, o que não deixa de ser triste, de certo modo.

SPQR
Visitante
SPQR

“A cultura religiosa dos muçulmanos respeita a vida dos civis“. Hahahaha

Eduardo
Visitante
Eduardo

Essa de dizer que a cultura muçulmana respeita a vida dos civis, é de morrer eheheh.

João Rodrigues dos Santos
Visitante
João Rodrigues dos Santos

francisco Farias,
Quanto ganhas para defender terroristas ou pessoas com claras intenções genocidas?
Quando o HAMAS ou o HEZBOLLAH, instalam seus lançadores de misseis terra, terra, dentro de escolas infantis e até do top de hospitais, eles estão respeitando a vida de civis e até do próprio povo, transformando-os em alvos humanos? Estão respeitando?
Responda, se firulas!!!

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Acho que não. Se for pesquisar no google comece pelas tres palavras “precisão morte Soleimani”

Jorene
Visitante
Jorene

Nooooooosssssa ! Quanta destruição ! kkkkkkkkkk A barraquinha de cachorro quente ficou com a pintura arranhada. kkkkkkk

Raphael
Visitante
Raphael

Eu edito muita imagem com a minha esposa que é fotógrafa profissional, usamos LR, PS e Capture One, acreditem ou não, essa imagem possui alguns sinais de edição/alteração

Eduardo Holanda
Visitante
Eduardo Holanda

Já chegou os conspiracionistas…

DOUGLAS TARGINO
Visitante
DOUGLAS TARGINO

Esse bicho é um raqui mermu

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Acho que as fotos são legítimas, mas não parecem mostrar a extensão da base como um todo.

Bruno w Basíllio
Visitante
Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Não tenho acesso ao facebook. Vou procurar outras fontes.

Heinz Guderian
Visitante
Heinz Guderian

Acho que o pentagóno devia te contratar como analista.

α Tau
Visitante
α Tau

“Raphael

Eu edito muita imagem com a minha esposa que é fotógrafa profissional, usamos LR, PS e Capture One, acreditem ou não, essa imagem possui alguns sinais de edição/alteração”

Com toda certeza fizeram retoques para diminuir a extensão dos danos para assim causar menos impacto a opinião publica…espero que os Russos ou Chineses mostrem as fotos por satélites deles para conhecermos a real extensão da destruição destes ataques…pois as mídias ocidentais em geral são controladas por eles e o mundo infelizmente acredita que todas as informações repassadas são sempre confiáveis e imparciais…

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Na verdade, já me contaram aqui na surdina. Aonde havia a base antes, agora há um deserto cheio de crateras…

Ou não hehehehe

Francisxo
Visitante
Francisxo

Ah tá, a mídia na China e Rússia deve ser muito livre.

Eduardo
Visitante
Eduardo
Junior
Visitante
Junior

Depois do pronunciamento do TRUMP, já podemos afirmar que o Irã não será riscado do mapa como alguns preconizavam. Postei um link do Israel Times a dois dias atrás que os EUA por meio da embaixada Suíça em Teerã disse que se o Irã fosse responder, que respondesse de forma proporcional, não sou fã de teorias da conspiração, mas é muita coincidência o Irã ter atacado do seu próprio território e não ter usado suas milícias, ter avisado o Iraque antes do ataque e nenhum soldado americano ter sequer ficado ferido, capaz do Irã ter dito que atacaria e provavelmente… Read more »

Raphael
Visitante
Raphael

Eu também começo a acreditar nesta hipótese

Junior
Visitante
Junior

Parece loucura o que vou dizer, mas sabe o que parece, o Irã diz que vai retaliar, os EUA dizem OK, mas não mate nenhum cidadão americano, o Irã ataca de forma frontal de dentro do seu território, mas antes recebe a certeza que não vai ser atacado de volta, ataca, causa pequenos prejuízos materiais aos americanos, nenhum cidadão americano morre, Trump canta vitória dizendo que matou o general terrorista e nenhum americano foi morto, no Irã os aiatolás cantam vitória dizendo que deram uma tapa na cara dos americanos

Fabio Araujo
Visitante
Fabio Araujo

Foi bem isso, ficou a ameaça dos americanos de retaliar se houvesse mortes, o Irã falou que tinha terminado e se os EUA respondessem o ataque iria atacar com mais força, mas como não houve mortes o Trump não vai responder e com isso o Irã também não vai voltar a atacar, o risco de guerra caiu, cada um vai cantar vitória e a vida vai seguir adiante. Só as provocações que vão continuar e as bravatas dos dois lados vão continuar, mas isso é normal entre eles.

Jorene
Visitante
Jorene

Os EUA deram um pisão e mataram uma barata , aí o o Irã mandou 12 pulgas picarem os EUA.

João Rodrigues dos Santos
Visitante
João Rodrigues dos Santos

…12 pulgas picarem os EUA. kkkk rsrsrs Foi bem isso mesmo!! Exatamente!

Chuck Norris Do Paraguai
Visitante
Chuck Norris Do Paraguai

Igual aos ataques americanos na Síria contra instalações sirias, sendo a Rússia avisada antes para que seus soldados pudessem ser retirados com antecedência.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Jogo diplomático normal. O Irã sabe que não dá para enfrentar de peito aberto e os EUA também sabem que isso vai causar impacto em comércio internacional, etc. No final das contas, é melhor deixar o Irã esbravejar enquanto baixa a bola. Em uma coisa o Trump estava corretíssimo. O Irã tem a faca e o queijo na mão para ser um forte ator estabilizador na região inteira. Basta mudarem de atitude. Claro que isso não vai acontecer, pelo menos não à curto ou médio prazo.

Diogo de Araujo
Visitante

Cara, com certeza, parece que tudo foi combinado com o Trump, pq o presidente do Irã precisava dar uma resposta à altura dado o que ocorrera, caso contrário seria duramente criticado pela mídia e pelo próprio povo, enfraquecendo o regime. Tem q ser muito leigo para não achar toda essa situação, no mínimo, estranha.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Não é estranho. São Relações Internacionais normais em tempos de crise. Faz parte do jogo.

Luiz Antonio
Visitante
Luiz Antonio

Nada surpreendente e inteligente. Uma negociação que felizmente preserva vidas. Como a Crise dos Mísseis, cujos méritos sào de Kennedy e Kruchev que livraram a humanidade de uma nova Idade da P.edra

cerberosph
Visitante
cerberosph

O problema é que o boca mole disse que se houvesse ataque retaliaria atacando 52 alvos. O Irã lançou 15 mísseis balísticos, algo impensável, mesmo se não matou ninguém foi um ataque. E agora? O boca mole vai cumprir a palavra ou vai ficar desmoralizado??

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

De novo, você está trocando as bolas. Talvez ele ainda esteja esperando o ataque fulminante e vingativo por parte do Irã. Até agora aparentemente nenhum americano foi nem sequer ferido e prejuízo irrisório. O ataque foi ‘para constar’ e não para se vingar. A mensagem foi enviada e entendida por Teerã.

Jorene
Visitante
Jorene

Acho que o Irã confundiu a Ucrânia com os Estados Unidos.

Bruno w Basíllio
Visitante

Mais estranho é o Primeiro ministro Iraquiano dar uma entrevista e dizer que foi avisado pelos Iranianos, para não ter “baixas” foi e avisou os americanos..
Não se fazem guerras como antigamente mais, hoje tudo e no “tapetão”…rsrs

João Rodrigues dos Santos
Visitante
João Rodrigues dos Santos

…Não se fazem guerras como antigamente mais, hoje tudo e no “tapetão”…rsrs
Sim amigo… quase tudo no tapetão, até as guerras… rsrsr
Graças a Deus!!

Aurelio
Visitante
Aurelio

Não está estranho, o próprio governo iraniano disse que avisou o governo iraquiano que faria um ataque em território iraquiano. Em seu pronunciamento o próprio Trump disse que haviam sido avisados (não informou a fonte) sobre o ataque e tiveram tempo de se preparar.
A verdade é que essa resposta iraniana foi mais propagandista afim de dar uma satisfação a seu povo, dura a ponto de fazerem acreditar no governo mas devidamente calculada de maneira a evitar mortes americanas e portanto uma escalada das tensões.

Eduardo
Visitante
Eduardo

Foi tudo combinado, até na GloboNews isso já foi dito , não precisam se esquentar em criar outras teorias.

Chuck Norris Do Paraguai
Visitante
Chuck Norris Do Paraguai

Aparentemente parece que os mísseis estavam sem ogivas, dado os danos não serem tão grandes. Se estivessem armados com ogivas mesmo, bases teriam sido quase que na totalidade destruídas.

Augusto L
Visitante
Augusto L

A os mísseis indicado pelos especialistas não tinham ogivas maiores que 600kg.

dafranca
Visitante
dafranca

Não sou especialista no assunto, mas o estrago feito me parece compatível com bombas de 110 kg. Talvez possa estar com uma warhead de menor poder?

Jorene
Visitante
Jorene

Desconfio que eram ogivas de 200 gramas de TNT, se tanto.

João Rodrigues dos Santos
Visitante
João Rodrigues dos Santos

…Desconfio que eram ogivas de 200 gramas de TNT, se tanto…
kkkkkkk rsrsrs

Augusto L
Visitante
Augusto L

Foram os 313 pela precisão.

Davi
Visitante
Davi

Precisão muito boa.

α Tau
Visitante
α Tau

Os ataques foram bastantes precisos…

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

O que sei e que o povo dizia antes do ataque
O Iran não tem coragem, as armas do Iran são fake, não funcionam, são imprecisas e antiquadas, não são pareo para os patriot, se o Iran ataca os EUA arrasam.
E agora, o que o povo tem a dizer?

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Tenho à dizer que o ataque foi de proporção MUITO menor do que o que o Irã estava alardeando que seria. Sobre a precisão e alcance nós já sabemos desde o ataque às refinarias Sauditas. E aparentemente ainda quatro mísseis falharam…

Andre
Visitante
Andre

Basta ler os comentários. O povo tem a dizer que os scuds iranianos melhoraram em relação aos iraquianos, que nenhum defesa aa é perfeita, e que parece que os ataques foram coordenados com os EUA para que não houvessem baixas dentro da base mas que não ficasse muito feito para o governo iraniano a perda de um oficial de alta patente.

Procure qualquer materia dentro do blog e verá que, sobre os scuds iranianos e as defesas aa, isso sempre foi dito.

Ricardo
Visitante
Ricardo

Ataque foi semelhante ao que os EUA fizeram nas Bases Sírias! Danos mínimos e todo mundo satisfeito

Andre
Visitante
Andre

Os sírios tinham matado um general americano?

Aéreo
Visitante
Aéreo

Alguns pontos que chamam a atenção sobre o ataque. Os alvos foram atingidos de forma especifica. Não foi um ataque de saturação de área típico com lançamento de sub munições ou uma grande ogiva detonando em torno de um ponto qualquer dentro do perímetro de erro circular do míssil como eram os ataques com SCUD´s na guerra do golfo. Isto denota que os misseis balísticos apresentaram direcionamento terminal, eletro-óptica (mais provável) com radar. Estes misseis também permitem aviso de lançamento. Na guerra do Golfo os satélites DPS – Defense Support Program – que foram projetados para detectar lançamentos de ICBM… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

E Trump acabou de anunciar que os EUA não realizarão mais nenhum ataque.

Andre
Visitante
Andre

Os eua mataram o chefe da guarfa revolucionária iraniana, considerado o número 2 do governo iraniano. O Irã destruiu meia duzia de prédios pré fabricados em duas bases que o Iraque já está pedindo de volta.

Prq os EUA gastariam mais meio litro de combustível ?

Os EUA poderiam combinar com o Irã de fazer chover mísseis e bombas nas duas bases no Iraque, então os EUA não teriam o trabalho de destruir as duas ao saírem de la.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Vai sonhando.

Andre
Visitante
Andre

Você sabe que a promeira metade é realidade né? A parte sobre o general iraniano e sobre os ataques iranianos não terem matado ninguém…

João Rodrigues dos Santos
Visitante
João Rodrigues dos Santos

Perfeito seu comentário!! Perfeito!!!

Jota Ká
Visitante
Jota Ká

A escalada atrapalharia sua reeleição. Isso conta.

Maurício.
Visitante
Maurício.

Esse ataque lembra um ataque americano com Tomahawk em uma base aérea Síria.
Na época os pró Síria disseram que os ataques causaram poucos danos, já os pró EUA debochavam da defesa aérea Síria que não interceptou os Tomahawk.
Agora o jogo e as desculpas se invertem, os pró EUA dizem que os danos foram mínimos, e os pró Irã debocham da defesa aérea dos EUA.

Adriano RA
Visitante
Adriano RA

Bem lembrado.

Gilson Elano
Visitante
Gilson Elano

Nesse ataque iraniano, o que me chamou a atenção, foi o silêncio israelense. Será que a inteligência israelense falhou ou os EUA disseram pra eles ficarem quietos?

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

A inteligência Israelense não precisava falar nada também, né? Todo mundo sabia que esse ataque viria 😛

Fabio Araujo
Visitante
Fabio Araujo

O Netanyahu respondeu as ameaças do Irã falando que se Israel fosse atacado a resposta contra o Irã seria retumbante, mas como o Irã não vai atacar vão ficar só nas trocas de ameaças!

Delfim
Visitante
Delfim

Bibi na pipoca com coca no camarote enquanto os goym se enfrentam.
Tanto cristãos quanto muslims perseguiram e mataram judeus, vc acha que Israel vai tomar as dores dos outros ?

Charles Mattioda
Visitante
Charles Mattioda

Presidente Trump disse que iria fazer e acontecer, e agora vai fazer alguma coisa ou vai Blefar ?
Uma coisa ficou clara o Irã não de brincadeira se o Presidente Trump responder vai ser uma escalada para guerra, se não fizer vai sera desmoralizado.
E agora ???

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Acho que você trocou as bolas, bicho…

Jorge
Visitante
Jorge

Trump e EUA desmoralizados… Pq os caras daqui não admitem?
Não me recordo de nenhum país ter coragem na cara limpa de mandar mísseis para dentro de 2 bases dos EUA !

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Sua memória é péssima hehehehe

Émerson Gabriel
Visitante
Émerson Gabriel

Ninguém está desmoralizado, é uma questão geopolítica complexa. Parece que você e alguns aqui desejam uma guerra. Cara isso não é um vídeo game

Fabio Araujo
Visitante
Fabio Araujo

Os ataques casaram danos materiais, mas o aviso do governo do Irã ao governo do Iraque antes dos ataques deu tempo de evitar baixas humanas!

Alessandro
Visitante
Alessandro

Tá bom, deixa o “ZAROIO” do iraniano lá achar que foi um tapa na cara o ataque, fez um estrago até razoável pra eles usarem na propaganda com seus fiéis, o importante é que não morreu ninguém do lado americano, senão a coisa iria ficar muito feia e poderia aumentar a tensão na região.

Que fiquem a partir de agora só no twitter essa briga entre os dois lados, cada um já revidou e destruiu oq queria, vão pra casa dar uma nas suas esposas e sigam suas vidas.

RENATO VARGAS
Visitante
RENATO VARGAS

E o mundo que siga redondo e girando, como sempre.

Alessandro
Visitante
Alessandro

simples assim.

Émerson Gabriel
Visitante
Émerson Gabriel

Exato Renato, redondo e girando, e nada de terraplana rsrsrs

Gabriel
Visitante
Gabriel

rsrs…

A não ser que exista um “fato novo”, esse “ataque” estava “combinado”, para cada lado ter sua “vitoria”.

Só faltou limitar com bandeirolas vermelha onde os mísseis deveriam acertar.

rsrs…

Émerson Gabriel
Visitante
Émerson Gabriel

Políticos, são políticos rs

Billy
Visitante
Billy

Que danos extensos? Muito poucos danos sem maiores consequência. Enquanto isso o soleimani arde no inferno.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

É Trump! Quem tem, tem medo, né?
Recuou de um conflito mais aberto.

Andre
Visitante
Andre

Em resposta a esses ataques o Trump poderia mandar matarem o chefe da guarda revolucionaria iraniana.

Kira
Visitante
Kira

É fácil saber quem venceu ao usarmos o critério de proporcionalidade. Os americanos malvados mataram a segunda pessoa mais importante no Irå, ato continuo esse alvejou bases americanas e pelo visto não haverá retaliação. Imagina se fosse o contrário: os iranianos matassem o vice presidente americano em solo iraquiano e o aiatolá corresse pro twitter e dissesse ” eu mandei”. Os americanos será que iriam ligar pro regime iraniano e avisar que iriam mandar uns mísseis numa base e que boa precisariam se preocupar pois seria um ataque de faz de contas? Na minha modesta opinião que arregou foi o… Read more »

Billy
Visitante
Billy

Para a felicidade dos Civis, bastou Trump acestar um único golpe pra demonstrar que a liderança Americana ia botar o iran em seu devido lugar e os aiatolas ficaram logo…cooperativos..

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Pois trate apertar outros botões, pois a Zona Verde em Bagdá foi bombardeada denovo, agora há pouco.
Se eu fosse da Embaixada Americana lá, estaria muito preocupado.

Andre
Visitante
Andre

Quantos americanos morreram? Matar iraquianos em retaliação ao ataque americano….

Émerson Gabriel
Visitante
Émerson Gabriel

O objetivo do Trump era eliminar o general, pronto. Você quer mesmo ver uma guerra não é? Fica muito fácil quando não é um soldado de um dos lados e pode ver uma guerra em grande escala pela internet sentado no sofá

JuggerbBR
Visitante
JuggerbBR

Primeiro que achar que os misseis iranianos são precisos a esse ponto é muita fé na tecnologia rudimentar deles. Segundo que a narrativa de que o Irã errou de propósito é muita conspiração internacional…

Clayton
Visitante
Clayton

Acredito até que os governos do Irã e Iraque estejam felizes com o desfecho pois um dos objetivos, parece lógico, era obter um meio justificável para mandar os EUA embora do Iraque e isso foi aceito pelo governo de lá, com muito apoio diga-se de passagem. Resta saber se haverá a materialização de tal intento.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

O problema é que Israel e os EUA gostam muito de ficar lançando mísseis de longe.
Quando a situação piora e fica no ‘mano a mano’, tiram o carro fora.
Trump recuou de um conflito mais aberto.
Aliás, nem sabemos o que a Rússia e a China devem ter falado para ele.
Mas, que recuou, ele recuou.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Não há qualquer problema ou vergonha em lançar mísseis de longe. Afinal de contas é para isso que foram desenvolvidos. Quem pode, pode. Quem não pode, tenta dar seu jeito. Não existe esse papo de ‘fugir’ de um mano à mano. Existe utilizar suas vantagens contra as desvantagens do inimigo. Guerra nenhuma é lutada para ser justa, mas sim para ser ganha. Até o momento o Irã simplesmente não entregou o que disse que entregaria, e fico feliz com isso. Significa que Teerã sabe que tem muito à perder (como já perdeu antes) em um conflito direto entre suas forças… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Vc entendeu o que eu quis dizer.
Para o Irã, a situação ficou ótima.
Mostrou que pode reagir, os EUA se recolheram e, muito provavelmente deu início ao que realmente deseja que é expulsar os americanos do Iraque e aumentar sua influência por lá.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Se o Irã mostrou que era capaz de reagir, mostrou que é bem fraco nessas reações. O FATO, é que os EUA mataram o segundo homem mais poderoso e importante do Irã, e ficou por isso mesmo. Os EUA não tiveram nem ao menos um soldado ferido e nem danos milionários. Não importa a conotação que você tente dar ao que o Irã fez. Não foi uma chuva de fogo de Allah sobre os infiéis satânicos, que nem ao menos sofreram um arranhão. Aliás, longe disso. Até a Operação Bodenplatte foi mais bem sucedida do que esse ataque. O que… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Só para acrescentar.
O Clérigo radical Al-Sadr considerou que o Irã saiu vitorioso no conflito e exortou seus seguidores a não atacar os americanos.
Prega também novas eleições nos próximos dias.
Não será difícil imaginar que se os radicais xiitas vencerem a situação será totalmente diferente do que é hoje.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

O Clérigo pode considerar o que bem entender. Como clérigo, o negócio dele é fé, ou pelo menos deveria ser. Eu mesmo posso considerar que o Corinthians tem dois títulos mundiais, mesmo sabendo que o campeonato de 2000 foi esquisito. Já a maioria prefere acreditar que tem apenas um título, e por aí vai…

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Idem.
Os americanos também podem considerar o que quiser.
Até mesmo que não perderam a Guerra do Vietnã, Santos Dumont não foi o Pai da Aviação e que Elvis Presley foi o Rei do Rock.
O fato é que o processo político do OM está em andamento e os EUA não serão convidados para participar.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Sinceramente acho que nada daria mais alívio aos Americanos em geral do que ‘não serem convidados’ à participar do processo político no Oriente Médio. O próprio Trump tem como promessa de campanha tentar se afastar o máximo possível de Iraque e Afeganistão, por exemplo e se envolver cada vez menos em guerras. Mas ainda há Israel, Arábia Saudita, etc., que ainda são aliados e o próprio Iraque que é considerado parceiro. Enquanto esses países estiverem sob a mira de outros países e grupos sustenidos por esses países, os EUA vão se meter. Da mesma forma em que enquanto forem alvos… Read more »

Jorene
Visitante
Jorene

O Irã reage como um pernilongo. Mas pensaram que a Ucrânia estava atacando eles. rsrsrsrs

Andre
Visitante
Andre

Leandro, apenas corrigindo: você deu a entender que Israel ganhou quase todos os conflitos em que eles foram mano a mano. Na verdade Israel deu uma lavada em todos os conflitos que eles entraram mano a mano contra coalizões de diversos países árabes com suporte e apoio total da URSS.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Boa correção, Andre.

JPC3
Visitante
JPC3

Capaz, kings.

Olha quantas guerras os caras tiveram. Duas invasões de 18 anos. Se recou é por causa das consequências e dos milhões de civis que o Irã ameaça.

Alfa BR
Visitante
Alfa BR

A ultima guerra de alta intensidade foi encabeçada pelos EUA e resolvida no chão.

Jorene
Visitante
Jorene

O Irã tem quatro armas secretas: a bravata, míssil com ogiva de 200 gramas, míssil antiBoeing e o Antonio Kings. kkkkkkk

João Rodrigues dos Santos
Visitante
João Rodrigues dos Santos

kkkkkkkk rsrsr

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Como ousa esquecer da maior arma iraniana!?

comment image

😛

sub urbano
Visitante
sub urbano

Bastante precisos. Conseguiram melhorar muito a plataforma “Scud”. Estão pelo menos uns 30 anos a frente do Brasil em tecnologia de mísseis.

Mauro
Visitante
Mauro

MTC-300 faz muito melhor que esses aí, que não passam de cópias ou mesmo, mísseis russos fabricados com ou sem autorização. Diria eu que estamos muito melhor, sem alarde, sem fanfarronismo e sem ameaçar ninguém… Só o Chile estaria hoje fora do alcance do MTC-300 lançado de dentro do Brasil… Brasil sabe enriquecer e sabe como fazer uma ogiva termo nuclear.. não esqueça daquela tese de doutorado de um aluno do IME que causou pânico na Europa e EUA… teve que Nelson Jobim, acho que foi ele ou outro ministro da defesa sair e dizer.. “O fato de sabemos fabricar… Read more »

sub urbano
Visitante
sub urbano

O MT300 é um míssil de cruzeiro de alcance limitado. O Brasil não possui nenhum míssil balístico portanto não dá nem pra comparar.

Bosco
Visitante
Bosco

Mísseis balísticos são bons como vetores de armas de destruição em massa (nucleares ou químicas). Como vetores de ogivas convencionais têm uma péssima relação de custo/benefício. Se compararmos um Tomahawk com um Shahab III temos os seguintes números: Tomahawk Peso de 1500 kg (incluindo o booster) Ogiva de 450 kg velocidade de Mach 0.8 alcance de 1800 km CEP de 5 m combustível líquido propulsor turbofan custo de 1,2 milhões de dólares – Shahab III Peso de 17 t ogiva de 1200 kg velocidade de Mach 8 alcance de 2000 km CEP de 150 m combustível líquido propulsor foguete líquido… Read more »

Mauro
Visitante
Mauro

Sub Nuc e Míssil de Cruzeiro… pergunta a qualquer país da América do Sul se não levantam a sobrancelhas quando ouvem falar nisso…. Os 300 Km faz parte do tratado de mísseis de cruzeiro, ainda que esse tratado seja informal… mas o de uso do Brasil terá alcance muito maior, segundo o responsável pelo projeto, alguns falam em mais de mil km. Roberto Godoy foi um que disse que seu alcance era maior que mil quilômetros… Não tem defesa pra isso, pelo menos por aqui não tem, exceto os S-300 do Maduro, mas o problema é que devem estar 24… Read more »

João Rodrigues dos Santos
Visitante
João Rodrigues dos Santos

Mauro, seu comentário foi perfeito!! Parabéns!!

Leonardo Costa da Fonte
Visitante
Leonardo Costa da Fonte

Caro amigo, por enquanto, o tal MTC-300 “Matador” não passa de um desejo do Exército e da Avibrás, ou seja, “conversa para boi dormir”. Em cerca de 40 anos acompanhado estes assuntos de defesa já vi muitas notícias sobre novos armamentos que nunca se concretizaram em produtos. A Avibrás é uma piada. Infelizmente. Nunca vai passar de uma empresa fogueteira… Em mais de 60 anos nunca conseguiu fazer um míssil (!) por mais simples que seja!!!

rui mendes
Visitante
rui mendes

O MTC-300 está operacional, ou ainda está em desenvolvimento??
Acho que ainda não está operacional, e será míssil de cruzeiro, quando pronto.

Luiz Antonio
Visitante
Luiz Antonio

Independente de qualquer coisa, o mais importante é que a entendo que a “ficha” caiu e ambos EUA e IRÃ, principalmente este último pensaram com a cabeça “de cima”. Para muitos pode ser decepcionante o fato de Trump não revidar, para mim é sinal de inteligência pois quem morreu foi o terrorista e seus companheiros. Até uma “combinação” entre as partes para preservarem seus respectivos status político internamente é valida, pois vidas são poupadas. Nos coloquemos na pele das pessoas que estão lá, crianças, idosos, jovens. É muito fácil querer que o circo pegue fogo, contanto que esteja bem longe… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

O mais interessante de ver foi a cara dos militares americanos atrás do Trump na hora do pronunciamento.
Ao se parar nestes termos, foi uma enorme vitória do Irã.
Sem dúvidas.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Perfeito.

Kira
Visitante
Kira

Acompanho o relator. Completo apenas dizendo que vidas foram preservadas e isso é o q realmente importa.

João Rodrigues dos Santos
Visitante
João Rodrigues dos Santos

Leandro Costa,
Perfeito!! Perfeito!!

Italo Souza
Visitante
Italo Souza

Isso me parece mas que uma simples vingança, parece uma estratégia bem elaborada e que no mínimo estava planejada a muito tempo como uma reação.

Jefferson Ferreira
Visitante
Jefferson Ferreira

O próprio Iran avisou Iraque, Austrália e alguns países europeus sobre o ataque antes de lançar os mísseis!! E o Iraque avisou o EUA!!

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Vai ver o Irã também alertou o Mundo inteiro que o ataque estava por vir também…. Assim… só para constar e tal.

Andre
Visitante
Andre

visto que não acertou nem o porteiro dos prédios, é bem provável que tenha avisado até os EUA.

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Insignificante!
Ogivas com menos de 100 kgs!?!?!
Ataque de compadres!?!?!
Ate parece coquetéis molotov!
Ahaa para com isso!!!

Jorene
Visitante
Jorene

Estalinho de São João. Ridículo o poder de fogo deles.

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Falei que ñ ia dá em nada essa troca de tapas…

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Agora tem um porém!
Em alguns anos o Irã pode substituir esses “coquetéis molotov” por ogivas nucleares!
Aí a conversa muda!

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Tá achando ruim??
Escrevam aí uai a maioria nem sabem interpretar!

Munhoz
Visitante
Munhoz

Estamos diante de uma nova guerra de mísseis, bem diferente do Iraque.

Este país é diferente!

carcara_br
Visitante
carcara_br

Bateram e ainda deram uma lição de moral

Andre
Visitante
Andre

E que lição heim. Na próxima vez que algum país ousar matar o chefe da principal força armada iraniana, considerado n° 2 no governo iraniano, mais duas dúzias de acompanhantes, sabe que perderá meia dúzia de prédios e apenas isso. O Irã bateu tão forte que parece que matou um formigueiro inteiro que estava na base.

carcara_br
Visitante
carcara_br

Tapar o sol com peneira não adianta muita coisa, se tivesse um F-35 ali teriam sido destruídos antes de decolarem.
Vai ficar muito ruim pra quem sustenta o discurso que o Irã é um governo irresponsável que atacaria com armas nuclear se as tivessem, demonstraram bom senso e sensatez, coisa que anda faltando por aqui a muito…

Jorene
Visitante
Jorene

Um governo tão bom e sensato que enforca o primeiro gay que ver pela frente, né ? sensatão !

carcara_br
Visitante
carcara_br

Isto não implica naquilo, logo… jogou pra plateia.

Jorene
Visitante
Jorene

Dois caminhões carregam todo o entulho desse grandioso micro-bombardeio iraniano. rsrsrsrsrs

Ricardo Barbosa
Visitante
Ricardo Barbosa

Morreram 40 pessoas, crianças inclusive, e outros tantos ficaram feridos no funeral do General Suleimani. No avião ucraniano que se suspeita ter sido abatido por engano pelos iranianos morreram mais de 170 pessoas. Na chuva de foguetes balísticos iranianos para a vingar a morte de Suleimani não morreu nem um cachorro.

Jorene
Visitante
Jorene

Mas morreram quatro formigas e duas minhocas, o que para o Irã já é um grande feito !

Wilson França
Visitante
Wilson França

Salvo raras exceções, aqui não tem comentaristas. Só um bando de torcedores.

Raphael
Visitante
Raphael

Perfeito! Chega a ser desanimador tamanha ignorância, retrato total deste país

Jota Ká
Visitante
Jota Ká

Kkk….
As postagens aqui, em sua maioria, são a prova cabal da má qualidade do ensino nacional e da má educação do brasileiro. Não precisa do pisa para se provar.

Matheus
Visitante
Matheus

Pessoal, como comparação: os danos do exocet, que não explodiu, no Sheffield foram extensos.
Parece dano dos foguetes, não dos mísseis balísticos.
Só de energia cinética uma ogiva balística causaria muito estrago.

Marco
Visitante
Marco

A morte do Gal foi uma enorme falha da inteligência russa

Pietro Freire Moreira
Visitante
Pietro Freire Moreira

Minha vingança será terrível, tremei o soberano capetudo americano, se desespere frente ao meu magnânimo poder …… 0 mortes!!!

α Tau
Visitante
α Tau

O curioso e ver pessoas torcendo para países em guerra como se fosse um time de futebol!..Na guerra não existe vencedor e perdedor todos perdem, afinal não há santos…Todos os lados comentem atos horríveis…Exemplo da segunda guerra em que todos falam do bigode alemão, mas esquecem das bombas a alvos civis no Japão e na Alemanha…Guerra é como extremismos de direita e esquerda, todos perdem e fazem direta ou indiretamente o mal ao próximo…

João Bosco
Visitante
João Bosco

Uma forma de dar recados ao Tio Sam?

Kemen
Visitante
Kemen

Explosões de baixo poder, se foi de misseis a carga explosiva não era la essas coisas. Parece que não há nenhuma vitima, apesar do Irã divulgar que morreram 80 militares. Pronto já esta justificado a retaliação perante a opinião pública iraniana. Agora so faltaria uma retaliação norte americana, tornando o conflitinho mais forte…

M65
Visitante
M65

Off topic: Forte chuva (mais de 100 mm) hoje à tarde em Petrópolis – RJ , inundou às instalações da GE Celma. Em um video aparece um local alagado com turbinas.

João Bustos Moreno Neto
Visitante
João Bustos Moreno Neto

Cadê os radares e mísseis de defesa dessa base militar? Estavam desprotegidas.? O que fará os States? Um porta aviões e outros já estão lá no golfo e dois submarinos nucleares estão chegando por lá no sábado. O que poderá acontecer?

Jorene
Visitante
Jorene

Se defender de buscapé ?

Maurício.
Visitante
Maurício.

Aparentemente dois foguetes acertaram a embaixada americana no Iraque.

Jundiaí
Visitante
Jundiaí

Para quem duvida da precisão dos misseis iranianos.

RENAN
Visitante
RENAN

Não dá para acreditar tamanho a precisão
Olha superou as minhas espectativas
Achei que ampliando a foto veria 12 misses atingindo o solo e 5 nos prédios
Mas foi muito preciso.

Marco
Visitante
Marco

Será que os russos sabiam do ataque ao Gal e não avisaram os iranianos?
É que não dá pra confiar em ninguém…

RENAN
Visitante
RENAN

Visto que a Rússia se recusou a vender o s400 ao Irã
Já se tem uma base da confiança mútua

Lion
Visitante
Lion

O exercito de Israel é um dos mais éticos do mundo!

Raduga
Visitante
Raduga

Exércitos “limpinhos” não vencem guerras.

sub urbano
Visitante
sub urbano

No sentido de considerar as baixas do seu lado, sim, sem dúvida alguma. Depois de perderem 70 soldados em Gaza em 2014 nunca mais invadiram o “gueto” palestino. Acho até mesmo ético demais neste sentido já que eram essas invasões que esvaziavam os paióis do Hamas. Porém quanto a baixas civis, a IDF deve ser a que tem a maior quantidade per capta em suas operações. Se não tivessem um backup gigante em Washington seu modus operandi seria considerado genocida. Israel é o único país que pode fazer o que faz hoje, até mesmo pelo stigma do holocausto, eles se… Read more »

sub urbano
Visitante
sub urbano

tenho uma resposta retida

Vini
Visitante
Vini

E a cabeça do Trump ainda tá a prêmio?

Émerson Gabriel
Visitante
Émerson Gabriel

Saiu agora na imprensa internacional que a câmara dos deputados dos EUA vão votar hoje a noite para impedir que Trump ataque o Irã. Se essa lei vai passar não sei, só estou compartilhando a informação. Talvez passe na câmara, mas não acho que passa no senado dos EUA

Santiago
Visitante
Santiago

Acho que o Iran 🇮🇷 só queria dar um susto nos americanos e calar a opinião pública iraniana. Eles não são tão loucos assim de destruir a base inteira.

Nolasco
Visitante
Nolasco

Eu não tenho dúvida que os EUA abateram o avião com caças stealth. O Irã só não vai assumir por que seria uma péssima propaganda. Como um avião entra e abate um voo comercial sem ser detectado? Não seria a primeira vez. Eu também acho que o Irã errou o alvo e os próprios americanos fizeram um teatro. Já que os Iraquianos não vão pagar pelas bases mesmos, eles a destroem.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Bicho, melhor inspecionar a água que você está bebendo.

Bosco
Visitante
Bosco

Leandro,
Pelo sintoma tá mais pra comida estragada mesmo. Esse nível de alucinação é compatível com fungo na lentilha da passagem de ano. Os efeitos duram uns 10 dias. Até domingo ele acorda novinho em folha.

Matheus Santiago
Visitante
Matheus Santiago

kkkkkkk
Bosco, melhor do que seus comentários técnicos, são seus comentários irônicos.

α Tau
Visitante
α Tau

Não duvido que tenha sido orquestrado pelos eua mesmo, para causar choque em alusão ao abate de um avião de passageiros iraniano décadas atrás, feito por ataque de um míssil de um de seus navios de guerra…O Irã não quer entregar as caixas pretas, porque os estadunidenses podem adulterar os dados dessas caixas, para culpar ou colocar a opinião mundial contra o Irã…

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Delírio total. Ucrânia, EUA e Irã podem simplesmente chamarem observadores internacionais para acompanharem todo o processo de investigação se quiserem. E o mais importante é COMO eles teriam abatido aquela aeronave. Simplesmente não é algo que se esconde com facilidade, mesmo se tivessem aquele avião super ultra fictício do filme ‘Stealth,’ ainda restariam vestígios que apontariam a origem do artefato.

Mais fatos, menos viagem, por favor.

Jorene
Visitante
Jorene

Valeu Nolasco, rir é o melhor remédio.

Émerson Gabriel
Visitante
Émerson Gabriel

Nolasco, eu costumo respeitar os comentários mesmo quando não concordo, mas você passou da conta na viagem

Mario
Visitante
Mario

Todo mundo aqui (prós e contra EUA e israel…), esquecem duas simples coisas: 1 – Existem infinitamente mais apoiadores e/ou grupos terroristas árabes, persas e muçulmanos do que de outras etnias e religiões juntas. Então se existe um grupo que promove pesadamente a morte dos inimigos em em nome de Deus são os 3 citados. 2 – Israel é minúsculo e cercada por países onde alguns pregam abertamente seu total extermínio (O Irã é o carro chefe nisso). O que Israel faz é se defender dessa provável aniquilação. E eles devido a situação de todos a sua volta os odiarem,… Read more »

Pedro
Visitante
Pedro

Bom dia. Acompanho o Blog desde da época do programa Fx ou até um pouco antes, o que vejo hoje em dia é muito “enrustido” torcendo por guerras, na verdade, medindo suas palavras, mas no contexto é gritante que sonham com guerra. Antigamente, os enrustidos eram mais contidos.

Não é agora que uma nova guerra vais estourar por lá!

Mauro
Visitante
Mauro

Querem guerra com a intenção nada disfarçada que isso prejudique a economia mundial incluindo o preço do Petróleo, e que claro, isso atinja em cheio o Brasil e a recuperação da economia… entende??
O sonho dos “enrus” é que o Brasil não dê certo… vão ficar só na torcida.

Émerson Gabriel
Visitante
Émerson Gabriel

Pedro, essa é a turma do vídeo game

Jorene
Visitante
Jorene

O tal “tapa na cara” ficou parecendo picada de pium. Sem efetividade nenhuma.