EmbraerX e Elroy Air cooperam no transporte não tripulado de cargas aéreas

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Las Vegas, EUA, 8 de janeiro de 2020 – A EmbraerX, subsidiária para negócios disruptivos da Embraer, anunciou sua entrada no mercado de transporte de cargas aéreas na feira americana CES 2020 – Consumer Electronic Show, por meio de um acordo de cooperação com a Elroy Air. Essa colaboração permitirá que as empresas acelerem o desenvolvimento do mercado não tripulado de cargas aéreas em todo o mundo, combinando os 50 anos de experiência da Embraer na indústria aeronáutica com o desenvolvimento inovador da Elroy Air em sistemas autônomos de aeronaves.

“No intuito de criar soluções que beneficiam a humanidade de forma ampla, acreditamos que o transporte de carga é um dos principais mercados para uma aeronave autônoma”, disse Antonio Campello, presidente e CEO da EmbraerX. “A expansão acelerada do comércio eletrônico está forçando o mercado de cargas a crescer e buscar novas soluções, criando uma clara necessidade por mais flexibilidade. Nossa abordagem holística para acelerar esse mercado incluirá a colaboração com a Elroy Air e seu sistema Chaparral, capaz de entregar entre 110 e 220 kg de carga a distâncias de até 480 km, assim como a nossa atuação em serviços associados e soluções para gerenciamento de tráfego aéreo”.

“A Elroy Air pretende escrever um novo capítulo no mercado de logística com sistemas autônomos para entrega de carga aérea ponto a ponto”, disse Dave Merrill, CEO da Elroy Air. “A aeronave de decolagem e aterrissagem vertical da Elroy Air (VTOL) para entrega de cargas, batizada Chaparral, será capaz de operar sem a necessidade de aeroportos ou de estações de recarga, e seu projeto é otimizado para o transporte de carga, com capacidade de carregamento e descarregamento automáticos. Nossa colaboração com a EmbraerX vai acelerar o caminho para a implantação nos mercados de frete comercial”.

Essa colaboração faz parte da abordagem de multi-projetos da EmbraerX, para desenvolver ainda mais o ecossistema de mobilidade aérea e criar as condições para transportar pessoas e bens do ponto A ao ponto B de uma forma melhor e mais acessível. Além do transporte de carga, a EmbraerX está envolvida em diversos outros projetos, incluindo o desenvolvimento de uma aeronave VTOL de propulsão elétrica (eVTOL) focada em mobilidade aérea urbana, um sistema dedicado ao gerenciamento do tráfego aéreo urbano (UATM) e uma plataforma agnóstica de negócios voltada para frotas de aeronaves, denominada Beacon, com o objetivo de aprimorar os serviços aeronáuticos.

Sobre a EmbraerX

A EmbraerX é uma aceleradora de mercado comprometida com o desenvolvimento de soluções que transformam experiências da vida. Uma subsidiária de inovação disruptiva da Embraer S.A., está localizada na Costa Espacial da Flórida, em Melbourne, nos Estados Unidos. Seus postos avançados no Vale do Silício e em Boston são integrados à equipe de engenharia da Companhia no Brasil, todos colaborando com as comunidades globais de inovação. Com uma mentalidade de startup, a EmbraerX faz parte do Uber Elevate Network, uma rede que está co-criando o futuro do transporte aéreo urbano sob demanda.

A equipe de inovadores, criadores, líderes de pensamento e designers da EmbraerX combina a visão do desenvolvimento centrado no ser humano, com a expertise em negócios e engenharia para enfrentar alguns dos maiores problemas de mobilidade da humanidade. A EmbraerX está envolvida em diversos projetos, incluindo o desenvolvimento de um conceito de veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical (conhecido como eVTOL), um sistema de gerenciamento de tráfego aéreo urbano e a plataforma de negócios Beacon, projetada para conectar e sincronizar recursos da indústria, cadeia de suprimentos pós-venda e profissionais de serviços aeronáuticos. Para mais informações, visite EmbraerX.com

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil com atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre a Elroy Air

A Elroy Air é uma plataforma de logística autônoma que desenvolve sistemas e softwares para aeronaves autônomas para entrega aérea de carga rápida e flexível. Com base na tecnologia de powertrain e na percepção que permite a revolução de veículo híbrido-elétrico/autônomo, seus sistemas de logística aérea de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL) podem operar fora da infraestrutura de aeroportos e transportar de 110 a 220 quilos de carga por mais de 480 quilômetros. Além do transporte de carga comercial por via aérea, a empresa oferece ajuda imediata e socorro em situações de desastre, combate a incêndios e rápido reabastecimento autônomo para tropas no campo.

A Elroy Air foi fundada em 2016 pelo UAS, líder em desenvolvimento de produtos e softwares. A empresa conseguiu financiamento de algumas das principais empresas de venture capital do Vale do Silício e de Los Angeles e atraiu uma equipe diversificada e talentosa, com experiência no setor, e passagens pela Uber, Northrop Grumman, Scaled Composites, Skyryse e Airbus, além de formações acadêmicas que incluem Embry-Riddle, MIT, Georgia Tech e Stanford.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Lucia Mariza Hampshire

Muito avançado mas a respeito de geografia, sempre achei que Melbourne ficasse na Austrália.

Lucia Hampshire

Desconhecia a existencia de uma cidade chamada Melbourne na Florida, Me desculpe pela ignorancia.

Joli le Chat

E tem mais Melbournes pelos EUA. Exemplo: http://www.mymelbournearkansas.com/

MMerlin

Já tinha conhecido a plataforma, no ano passado, em um artigo de um site especializado em logística americana. A visão e o foco da empresa voltado para transporte está criando um produto e arrisco a dizer, um segmento promissor. Por enquanto, existe uma única plataforma, mas a intenção é expandir o tamanho e carga para transporte de até 3 toneladas em distâncias de até 1.500 km. Eu nem consigo imaginar o tamanho do gargalo logístico que um equipamento desse resolveria. A maior parte da frota atual no Brasil é de caminhões que transportam em média, entre 20 e 25 toneladas.… Read more »

Mayuan

Considerando as estradas que temos, os custos crescentes dos combustíveis e os elevados custos de seguro decorrentes dos frequentes roubos de carga, imagino que exista uma boa margem de manobra para garantir a competitividade desse modal.

Imagine você poder entregar cargas de alto valor agregado como celulares ou computadores em cidades com reduzido risco de roubo. Entregar cargas de grande importância como remédios em uma localidade remota. Ressuprir pelotões de fronteira. São muitas possibilidades. Basta pensar em todas as formas de uso de um helicóptero no que diz respeito a cargas só que com um custo bem mais baixo.

MMerlin

Vejo, como risco, apenas a questão de segurança.
Sem o fator humano, o crime organizado vai se preparar para tirar vantagens da modalidade.
Acho difícil ocorrer uma escalada armamentista deste nível tecnológico por grupos e facções mas as FA’s e a PF deverão estar preparados caso ocorra.

Carvalho2008

Nas cidades é sempre complicado

Uma coisa é levar o produto rapidamente outra, é entregar, ter onde pousar ou o consumidor recolher….esta é a parte que tenho mais curiosidade.

João Adaime

Na Amazônia este tipo de transporte terá muito futuro, desde que aumente capacidade de carga e o alcance.

Fernando EMB

Já estive na unidade da Embraer em Melbourne. É muito bacana, bonita, bem organizada e com uma estrutura fantástica, tento na parte fabril, quanto na parte de engenharia.

Rommelqe

Entendo que a EmbrarX não tem nenhum vínculo com a Boeing. Estou certo?

Fernando "Nunão" De Martini

Segundo um “perguntas e respostas” publicado no ano passado no jornal da Embraer, a divisão EmbraerX não faz parte do acordo com a Boeing.

“As áreas de aviação Executiva, Defesa & Segurança, Serviços & Suporte continuarão sendo totalmente controladas pela Embraer, que permanecerá operando como uma empresa independente e listada nas bolsas de valores de São Paulo e Nova York. A EmbraerX também se mantém da Embraer, criando modelos de negócios disruptivos para a mobilidade urbana e desenvolvendo sistemas complexos.”

https://journalofwonder.embraer.com/br/pt/181-a-embraer-foi-vendida-nao-perguntas-e-respostas-para-entender-o-futuro-da-companhia

Rommelqe

Obrigado Nunão. Entendo também que o potencial econômico da Embraer X pode até superar seus 20% de retorno financeiro na JV com com a Boeing

Conan

Também acho, são inumares as possibilidades e isso ainda vai dar muito dinheiro para a Embraer mas não agora e sim a médio e longo prazo.

Rodrigo Martins Ferreira

Para quem jurava de Pé Junto que a EMBRAER morreu..

Taí..

E espero que vá cada vez mais longe e sem ter que depender de um projeto militar por década.

Conan

Pode apostar Rodrigo.