A base da Força Aérea dos EUA (USAF) em Utah organizou uma maciça “caminhada de elefantes” que contou com 52 dos jatos de combate F-35.

Os caças F-35A Lightning II faziam parte das alas de caça 388th da ativa e 419th da reserva na Base da Força Aérea de Hill, na parte norte do estado, de acordo com a Air Force Magazine. A base abriga 78 dos caças de quinta geração.

“O exercício de hoje marca a realização de mais de quatro anos de trabalho – há pouco mais de quatro anos, recebemos nosso primeiro F-35”, disse o coronel Michael Ebner, vice-comandante da 388th Wing. “Agora temos todo o nosso conjunto de aeronaves e localmente, transformamos isso em um objetivo de capacidade total de combate”.

Um “elephant walk” refere-se à formação de aeronaves militares no solo antes da decolagem.

A base disse que o exercício está planejado há meses, mas chega em um momento de extrema tensão entre o Irã e os EUA, conforme o presidente Trump ordenou na semana passada a morte de um alto general no Iraque.

A 388th é uma unidade operacional que já enviou um esquadrão de F-35A para o exterior em um desdobramento no Oriente Médio. Desde então, essa unidade retornou e um segundo esquadrão F-35A de Hill está agora desdobrado nessa região.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo LD

Estamos falando de qual montante, em dólares, alinhados nesta pista? É mesmo só pra quem pode, não pra quem quer….Abraço camaradas.

Carlos Campos

mais de 4 bilhões de dólares na pista

Almeida

Cinquenta e duas aeronaves que, ou custarão mais outra fortuna para serem atualizadas para o padrão definitivo operacional, ou irão para o deserto.

É muito desperdício!

Astenovaldo

Sempre criticam o F-35, e no entanto o danado continua voando, operando, e numa frequência cada vez maior! Vai ser difícil ser “do contra” com esse avião…

Almeida

Não estou criticando o avião, estou criticando o programa. É fato que compraram centenas de unidades antes que o bloco final para operação ficasse pronto, com estas aeronaves tendo que passar futuramente por um retrofit caríssimo ou serem usadas apenas para treinamento. Tem várias reportagens à respeito, informe-se.

Se você gosta que o governo torre seu dinheiro sem responsabilidade e não gosta de quem critica isso, bem, sinto lhe informar, mas você é gado.

MARCO ANTONIO GUTIERRES

Pelos próximos 50 anos não haverá um bloco final para o f35, essa aeronave estará sempre em constante evolução e ficará cada vez melhor com o tempo, tal qual o f16, aposto que as últimas versões do f35 lá pra 2060 ou 2070 serão muito diferentes das atuais primeiras versões!!!

Jmgboston

Maroco Aontônio, o IRS desconta de meu salário +/- 350 dollars por semana em impostos e sinceramente esse tipo de desperdício não me incomoda. Ficaria realmente chateado se soubesse que ministros da suprema corte americana gastassem meu dinheiro com vinhos premiados e lagosta. Isso sim tiraria meu sono.

cfsharm

É que o poder destrutivo e dissuasório de vinhos finos e lagosta é muito maior que o do F35 – modo irônico ativado.

Ray

Como eu queria que o Brasil “desperdiçasse” dinheiro com uns F-35 assim e não com portos em Cuba e aeroportos na Angola…

Augusto Mota

Exatamente, Astenovaldo! O apedeuta diz que é desperdício, e o que o Brasil faz então, que não tem NADA? Se isso é desperdício eu queria que o Brasil seguisse o mesmo caminho! F-35 é o Peacemaker do século 21.

Recruta zero

Que coisa linda!!! 52 alvos, 52 caças.;

Willber Rodrigues

Uma foto que tem mais poder de fogo do que 80% das forças aéreas do mundo.

Ricardo Barbosa

Pode aumentar pra 95%.

Salim

Parece ataque de ficção cientifica, bela imagem.

Ferreras

O suficiente para vencer qualquer força aérea do Hemisfério Sul!

α Tau

Para países do Hemisfério Sul o “pixuleco” é o método que mais traz resultados e eficácia…os “elephant walk” são para nações em que artifícios como estes não funcionam….

Aurio

Hemisfério sul somente uma esquadra..

Mauro

Foi o que os generais do Pentágono disseram ao presidente Lyndon Johnson sobre o Vietnã.
Nossa Força Aérea é tão poderosa que em 90 dias ou eles se rendem ou serão totalmente… deu no que deu, amigo..
Treino é treino, jogo é jogo.

luiz antonio

O EUA saíram do Vietnã por questões politicas e não militares. Os bombardeios sobre Hanói pelos B-52 foram interrompidos pelo Sr. Richard Nixon. Se fossem continuados, Hanói viraria uma grande praça plana esburacada e a história seria outra. A historia da guerra do Vietnã ainda não foi contada plenamente.

Paulo

Sua analogia pode não ser aplicável, pois que são tempos históricos e contextos tecnológicos distintos.

Nilo Rodarte

Se os políticos americanos tivessem deixado os militares fazerem o que eles sabiam e queriam fazer, não sei se seria em apenas 90 dias, mas não tinha terminado como terminou.

Carlos Campos

mas ele falou a vdd, qualquer país do hemisfério não tem força para barrar os F35 na quantidade de 52 caças, só a Australia, agora quanto a se render e dominar por completo os F35 teriam que ser milhares voando sem parar, nem os EUA tem dinheiro para isso

Dawyson Gomes

Se colocar APENAS esses 52 caças em formação em direção a Caracas contra os S300 que tem um puuuta alcance, os F35 não vão conseguir disparar um míssel sequer antes de serem abatidos.

Carlos Campos

Dawyson Gomes o F35 deita e rola em cima do S300 kkkkkkkk não se ilude

Wellington Kramer

Quando é que irão se convencer que os EUA não perderam militarmente a guerra do Vietnã? Perderam politicamente, no front interno.

Santiago

01 aeronave para cada alvo no Iran. Parece ser simbólico mas é a realidade.

PauloOsk

Sim.. eh uma referencia aos refens de 79.

Dawyson Gomes

Sim! Reféns estes que foram libertos 444 dias depois, com o Acordo de Argel. Já os 290 civis mortos, dentro do A300 que os EUA abateu em 88, estes não tiveram a mesma sorte. ?

GFC_RJ

Sim… Esse “elephant walk” é a maneira que o Trump arrumou de baixar a cueca e mostrar o tamanho da tromba…

Enfim… Perdão. Não consigo ser tão poético quanto alguns colegas.

GILMAR DE PAULA

Não tenho certeza, mas a força militar dos Boyotolás vai dar vexame se peitar essas máquinas aí. Além desses tem: F-22 Raptor, F-15E Strike Eagles, bombardeiros B-52, B1 Lancer, o avião canhão (A-10 Thunderbolt), Helicópteros AH64 Apache, mísseis Tomahawk, drones MQ-9 Reaper e seus helfires . . . 10 porta aviões nucleares, 72 submarinos com propulsão nuclear, destroyres, corvetas. Seria razoável se as “viúvas” do Soleiman ficássem somente nas lágrimas e nas ameaças.

Tadeu Mendes

Gilmar de Paula,

Nao seja ingrato. Voce esqueceu dos B-2s. Rsrsrsrsrs.

Bardini

Tira os 04 da frente. O resto é o que um Porta Aviões Classe Queen Elizabeth poderia operar. Sim, claro, se fossem todos da versão “B”.

sub urbano

Até que por este angulo nao ficaram tão feiosos.

Flanker

Beleza é algo muito subjetivo, pois depende do gosto de cada um. Pra mim, o F-35, perto do J-20, é a coisa mais linda do mundo. Eita avião mais feio o stealth chinês! Mas, como eu disse, é apenas o meu gosto.

PauloOsk

Tem uma propganda da usaf que tinha uma frase.. “usaf, no one comes close”.

Eles tem razao!!

Tadeu Mendes

Quem vai encarar? Seria mais um recado para o Iran?

A proposito: 6 B-52 foram despachados para a base americana em Diego Garcia no Oceno Indico ontem.

Parece que os movimentos do tabuleiro de xadrez geopolitico esta’ configurando pouco a pouco para um ataque.

luiz antonio

Ninguem ainda falou dos F-117 “aposentados”

Tadeu Mendes

Oops…ja ia me esquecendo, isso ai nao sao mockups.

Prontos para a batalha quando forem convocados.

Sérgio Luís

Sidewinder externo sinônimo de limitação interna!

cwb

isso é uma fração dos 65% disponíveis segundo o fabricante.
só esses 52 operando já dá para assustar qualquer um…
não são invencíveis, mas podem fazer um estrago grande.
abraço a todos!

Tadeu Mendes

comment image

luiz antonio

Enquanto fazem este “passeio” de F-35, tem gente passando espanador nos F-117 (isso se ja não foram desdobrados para alguma base saudita. Segue a fita.

Tico

Isso daí impõe medo e respeito

Sérgio Luís

Infelizmente começou a guerra!

PETERSON MONTEIRO DA SILVA

Agora que o Irã tomou a decisão de atacar ( mordendo a isca pois é isso que os americanos queria). Vai justificar um ataque muito maior vindo do ocidente… Resta saber se a OTAN vai fazer parte desta trama preparada pelos americanos!!!

Sergio

Deste 52 jatos de combate pelo menos uns 5 voam sem dar problemas ?????