Home Acidente Aéreo Brasil oferece aviões P-3 e SC-105 ao Chile para ajudar nas buscas...

Brasil oferece aviões P-3 e SC-105 ao Chile para ajudar nas buscas ao C-130 desaparecido

5226
49
P-3AM Orion
P-3AM Orion da FAB

O presidente Jair Bolsonaro informou que disponibilizou aeronaves brasileiras ao governo chileno para ajudar na operação de busca do avião desaparecido da Força Aérea Chilena.

Na entrada do Palácio do Alvorada, onde parou para cumprimentar um grupo de eleitores, Bolsonaro disse que entrou em contato nesta terça-feira (10) com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, e ofereceu ajuda.

Um Hércules C-130, com destino à base aérea Presidente Eduardo Frei Montalva, na Antártida, perdeu contato com o sistema de radares nesta segunda (9). A aeronave fazia o deslocamento com 38 pessoas a bordo.

Segundo o Ministério da Defesa, foram disponibilizados um SC-105 e um P-3. Os dois são utilizados em operações de salvamento porque são dotados de sensores infravermelhos e equipados com tecnologia de varredura eletrônica.

O governo chileno ainda avalia se aceitará a ajuda. O presidente brasileiro afirmou que o desaparecimento “choca” e que torce para que nada tenha acontecido aos tripulantes da aeronave militar.

SC-105

FONTE: Folhapress

49
Deixe um comentário

avatar
23 Comment threads
26 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
32 Comment authors
Fernando "Nunão" De MartiniMarcos HolandaFRITZ PILSENRinaldo NeryFlanker Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Vilha
Visitante
Vilha

Fica a torcida pra que todos estejam bem, e que sejam encontrados rapidamente!

DOUGLAS TARGINO
Visitante
DOUGLAS TARGINO

Avalia? Eu sendo o presidente aceitaria tudo sem piscar os olhos!

nonato
Visitante
nonato

Concordo.
Cada minuto é precioso.
Claro que tem de ver se, por um acaso, já tiverem, digamos, seis aviões, dez navios.
Em algumas situações, gente demais atrapalha.
Mas se é de precisar, é ir logo.
Eu já teria mandado pra lá ficar a disposição…
E já começar a voar.
Ou fazer busca sem pedido nem autorização.
Acho que não é território chileno…

Marcos R.
Visitante
Marcos R.

Consta que o NPo Almirante Maximiano estava em missão na Antártida e já está em deslocamento à região das buscas, provavelmente chegando ao TO amanhã pela manhã.

Glasquis7
Visitante

Não há, nessa região, bases capazes de dar abastecimento a uma quantidade tão grande de aeronaves, além disso, tem alguns aspectos que devem ser mantidos sob sigilo. Normal o governo chileno avaliar se tanta ajuda vai melhorar ou piorar a situação.

Glasquis7
Visitante

Enviar uma aeronave de forma independente, interferindo em missões de resgate e sem ter certeza de conseguir onde pousar é, no mínimo, uma atitude irresponsável. Os governos são entidades sérias, não agem por achismos.

MMerlin
Visitante
MMerlin

Assustadora a declaração. Principalmente para a família dos desaparecidos.
Antes da publicação da matéria, os aviões já deveria estar efetuando as buscas.
Se foi já sobre águas internacionais, nem permissão o país deveria esperar.

Joe Leite
Visitante
Joe Leite

Esses 2 vetores são o que de melhor existe na região para busca e salvamento.
Surpreende as circunstâncias desse acidente, os C -130 São aeronaves muito robustas e confiáveis, verdadeiros cavalos de batalha dos céus, e a Fach tem um reconhecido padrão de excelência. Com o passar das horas a perspectiva vai ficando muito ruim, só nos resta torcer, aguardar e enviar todo o nósso respeito e solidariedade ao povo chileno.

Mario SAE
Visitante
Mario SAE

Muitos fatores podem contribuir para um acidente aéreo, entre eles condições climáticas extremamente desfavoráveis, ou uma simples falha mecânica. Um C130 é realmente um excepcional aparelho, mas não está imune a falhas que possam levar seus pilotos a perderem contato com o continente, se desorientarem saindo da rota, ou mesmo até uma pane elétrica ou hidráulica. São muitos os motivos que podem causar uma tragédia, por hora o que podemos fazer é oferecer ajuda e torcer para que o por não tenha acontecido.

Glasquis7
Visitante

Tem também os P3 da ARCh que são similares.

Flanker
Visitante
Flanker

A ARCh tem 3 P-3 Orion, sendo que 1 deles está estocado. Dos outros 2, 1 foi entregue ao Chile, modernizado por empresa do Canadá, em padrão similar aos brasileiros, na semana passada. O outro permanece no Canada, passando por modernização, devndo ser entregue ncan que vem. Portanto, só há 1, esse que foi entregue há menos de 1 semana….entao, nao sei se já conta com teipulações treinadas nos novos sistemas, para já estar operando. Em todo caso, o Chile tem os C-295 MPA, que são também bastante aptos à essa missão.

Silvano
Visitante
Silvano

Alguns sites e nas redes sociais já começam a falar em sabotagem.

ednardo curisco
Visitante
ednardo curisco

cabra tem 110 anos de idade, fuma a vida inteira, morre e o pessoal ainda diz que é assassinato.

Sincero
Visitante
Sincero

Eu sou ignorante neste negócio mas entendo que ao mesmo tempo que os aviões eram oferecidos eles já deveriam estar a caminho de alguma base no sul. Quem faz treinamento periódico de Salvatagem, Sea Survivel, HUET ou similares, sabe a importância do tempo de reação. Também não entendo a resposta do Chile em avaliar se aceita a oferta. A temperatura, correntes marítimas e as condições de mar naquela região não vão esperar.

Rodrigo Maçolla
Visitante
Rodrigo Maçolla

P-3AM Orion é mais adequado não ? para essa missão tem mais alcance e pode permanecer mais tempo em patrulha que o SC-105 ??

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Sim.

Marco
Visitante
Marco

Trata-se de uma nação amiga e que prestou inestimável ajuda quando do incêndio da Base Comandante Ferraz. Também não se pode esquecer dos laços que unem as duas forças aéreas que, em 1980, perderam dois comandantes de unidades de caça (Ten Cel. Fleury e Cel. Guevara) e atuaram juntas em uma grande operação de busca e salvamento. Minhas orações para que sejam rapidamente localizados e estejam bem!

Eduardo
Visitante
Eduardo

Exatamente Marcos, o Chile é uma nação amiga e merecedora de nosso suporte, como você bem lembrou nos prestou impagável apoio no caso do incêndio da nossa base antártica e também no caso do nosso Hércules acidentado, várias missões de ajuda recíprocas. Lembro do sismo de 2010 quando houve mais de 700 mortos e nos fizemos representar em missão de auxílio, houve o caso da estátua do escoteiro entregue a nós pelas crianças do Chile em gratidão a dedicação de militares e voluntários brasileiros que auxiliaram o povo Chileno em um terremoto de 8.2 de magnitude em 1922. O Chile… Read more »

FRITZ PILSEN
Visitante
FRITZ PILSEN

Existe alguma nação que não seja amiga do Brasil ou digna da nossa solidariedade ou apoio?

Seja Chile, seja Cuba, seja Venezuela, seja EUA, seja China; etc… graças à Deus; todos estes países são amigos do Brasil.

Marco
Visitante
Marco

Não quis desmerecer nenhuma nação, mas sim enaltecer a amizade reinante entre Brasil e Chile, sobretudo entre suas forças armadas.

ednardo curisco
Visitante
ednardo curisco

Desta vez terei de discordar do mestre.

Tem um sem número de pesquisas científicas importantes na região. De todo tipo.

Até entenderia isso lá no início do século XX quando homens de um tipo que só nascem uns 100 a cada geração foram até lá só para serem os primeiros.

como diria um dos últimos aventureiros da era romântica, o Mallory, tem que ir porque está lá.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

A Antartida e o penultimo recurso natural da terra, o ultilo e o fundo do mar. O que e mais facil, mandar uma escavadeira extrair minerios na Antartida ou a milhares de metros de profundidade?

MMerlin
Visitante
MMerlin

Roberto. Entendo sua linha de pensamento em relação a Antártida. Já entrei em discussão com alguns amigos que atuam na área de tecnologia, associados com projetos nestes continente. Discordo de algumas linhas suas de pensamento, mas concordo com outras. Uma das que concordo é referente a questão do reaproveitamento da matéria-prima descartada, a “famosa” reciclagem. Também participei de alguns projetos relacionados com objetivo na redução de custo da reciclagem, na área de melhoria de processos e automatização. Mesmo com alto investimento, o processo é quase inviável. Existem empresas que prestam este serviço, mas praticamente todas são subsidiadas, ou pelo governo,… Read more »

ednardo curisco
Visitante
ednardo curisco

já era para estar em curso!

Mas nunca há ‘atraso’ neste tipo de operação. Mesmo que na pior hiótese não haja sobreviventes, deve-se mandar dias e dias de busca para achar restos e vítimas, tanto quanto se puder.

uma peça pequena que seja pode explicar um acidente.

Obs.: sim, pode-se levar muitas horas porque o avião tem que ser todo ajustado, tripulação recrutada, logística lá no Chile, cartas de vôo, briefings…

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Mas Roberto, é por causa de pensamentos como esse que a China só está se tornando potência agora, ao invés de muito antes de qualquer nação Europeia, por exemplo. Não fosse pelo espírito desbravador do ser humano simplesmente não teríamos nem aviação. Lembra-se de como tratavam aeronaves no início da Primeira Guerra Mundial? Brinquedos que nunca realmente vão ter o poder para fazer qualquer efeito no combate. Ao fim da guerra, graças à visionários que foram extremamente criticados, as opiniões, em parte, mudaram. Céticos existem para tudo quanto é lado, mas será que teríamos linhas aéreas não fosse os desbravadores… Read more »

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Roberto,

Nações totalitárias não estimulam a intelectualidade individual. Aonde não pode existe a liberdade para a troca idéias, e a consequente sinergia de conhecimentos, o desenvolvimento científico é limitado e estancado.

A Rússia e a China são exemplos disso.

MMerlin
Visitante
MMerlin

Não podemos confundir conhecimento com intelecto.
E sem dúvida, um país que suprime a liberdade de seus cidadãos, não apenas educando, mas controlando seu comportamento, limita tanto a evolução intelectual quanto espiritual.
A longo prazo, o custo é alto. Mas permite dar os passos de gigante que vemos hoje na China.

Charles Dickens
Visitante
Charles Dickens

A Terra não é esférica nem plana. É cúbica.

Mario SAE
Visitante
Mario SAE

E eu achando que eramos manipulados pelo MATRIX
rsrsrs

Flanker
Visitante
Flanker

Vou entender como brincadeira….
É obvio que a terra não é uma esfera perfeita…mas, o foramro mais próximo ao formato real é uma esfera ou ainda o formato que lembra, levemente, uma pêra…a terra não é nem cúbica, nem plana, nem triangular…..
Será que quem faz essas colocações, acredita que todas as imagens da terra, feitas do espaço, são mentira???

Flanker
Visitante
Flanker

Hehehe…é bem isso, Roberto!

Flanker
Visitante
Flanker

Kkkk….boa, Roberto!

Anderson Rodrigues
Visitante
Anderson Rodrigues

Muito bom saber que o Brasil pode ajudar o Chile, ficamos na torcida para que todos estejam bem.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Roberto Santana,

Querer insinuar que o homen não foi a Lua, equivale ao mesmo que dizer que aTerra é plana. Totalmente obtuso.

Se um troglodita disser isso, eu até posso levar em consideração e dar um desconto, por causa da ignorância do sujeito, mas para um cara que sabe lêr e escrevêr, e que ainda por cima saber usar a internet, sua declaração beira ao obscurantismo medieval.

Flanker
Visitante
Flanker

Tadeu, ele estava sendo irônico, estava brincando…..

Billy
Visitante
Billy

Controlamos nem nossas águas….

Renato B.
Visitante
Renato B.

Os EUA também não conseguem segurar todos os traficantes e imigrantes em sua fronteira sul, são incompetentes? Afora a DMZ na Coréia e outras poucas exceções toda a fronteira tem furo.

Mario SAE
Visitante
Mario SAE

Não vale um boa resposta

Romulo Brarreira
Visitante
Romulo Brarreira

O Chile já ajudou várias vezes. O Brasil na Antártica. E o mínimo que possamos ajudar Parabéns Bosonaro.

JPC3
Visitante
JPC3

Quantos avanços vieram das explorações impossíveis?

Lembraria que dar a volta ao mundo em um barco um dia também foi considerado loucura e desperdício de tempo, a exploração do espaço a mesma coisa.

Eduardo
Visitante
Eduardo

Espero que travamos boa sorte para nossos irmãos Chilenos

https://veja.abril.com.br/mundo/marinha-brasileira-ajuda-nas-buscas-por-aviao-chileno/amp/

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

As pesquisas cientificas na antardida tem 2 objetivos estipulados em tratado internacional que tem praso.
1- levantamento de todos os recursos do continente.
2-pesquisas na area climática.
Quem estiver lá ate o fim do prazo, tem o direito de reivindicar uma porção do continente para si.
Ele não vai ser explorado agora, más no futuro, e um cofre de reserva de emergência. Lembrando que o artico e só gelo preso a algumas poicas ilhas, que tem petroleo e gás.
A antartida tem tudo o que um continente tem.

Gustavo
Visitante
Gustavo

São nesses ambientes que tecnologias que tem potencial para nossa salvação, como espécie, que estão sendo desenvolvidas.
Comentário infeliz desta vez.

ALEXANDRE
Visitante
ALEXANDRE

Quem disse que nao é explorada?o povão que nao sabe

Marcelo Machado
Visitante
Marcelo Machado
Claudio Moreno
Visitante
Claudio Moreno
Flanker
Visitante
Flanker

No ano que vem*

Marcos Holanda
Visitante
Marcos Holanda

Navio brasileiro encontra destroços de avião chileno.
As partes da aeronave estavam a 518 km de Ushuaia, na Argentina.
O Ministério da Defesa informou hoje (11) que o navio polar Almirante Maximiano, da Marinha do Brasil, recolheu, por volta das 15h45 (horário de Brasília), itens pessoais e destroços compatíveis com a aeronave Hércules C-130, da Força Aérea do Chile, desaparecida desde a noite de segunda-feira (9).
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-12/navio-brasileiro-encontra-destrocos-de-aviao-chileno

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Marcos, obrigado, mas a informação já está em nota ao final da notícia mais recente aqui do Poder Aéreo, e também em matéria no Poder Naval.
https://www.naval.com.br/blog/2019/12/11/navio-polar-almirante-maximiano-encontra-destrocos-compativeis-com-a-aeronave-hercules-c-130/