O ARCHANGE empregará aeronaves Falcon 8X com sistema de interceptação de emissões de rádio e radar

No comitê de investimento ministerial de 18 de novembro de 2019, a ministra das Forças Armadas, Florence Parly, decidiu lançar a produção do programa ARCHANGE*, que equipará aeronaves de inteligência estratégica com uma capacidade de guerra eletrônica universal (CUGE em francês).

Liderada pela Direção Geral de Armamento (DGA), o ARCHANGE visa fortalecer as capacidades de inteligência eletromagnética, incluindo a interceptação de emissões de rádio e radar.

A lei de programação militar 2019-2025 (LPM) prevê a entrega à Força Aérea Francesa do primeiro sistema ARCHANGE a partir de 2025.

Como resultado de uma década de estudos sobre tecnologias avançadas, o conjunto de sensores que compõe a carga útil da missão será desenvolvido pela Thales. Com base em tecnologias inovadoras, como antenas multipolarização e inteligência artificial para melhorar o processamento automático, este pacote de missões detectará e analisará sinais de radar e comunicação com sensores integrados instalados em um avião comercial Falcon 8X construído pela Dassault Aviation.

Esses Falcon 8Xs modificados com seu sistema de missão a bordo e em terra serão chamados ARCHANGE. De acordo com a lei do programa militar 2019-2025, três aeronaves substituirão os dois Transall C-160 Gabriel agora usados ​​para missões semelhantes. Uma plataforma de treinamento em terra planejada para implantação na base aérea de Evreux completará o sistema.

Os sistemas ARCHANGE aumentarão significativamente as capacidades da inteligência eletromagnética aérea francesa e contribuirão para o esforço particular na função estratégica de “conhecimento e antecipação”, que garante a autonomia da França na tomada de decisões e sua superioridade na operação.

O programa ARCHANGE contribuirá, assim, para a recuperação das capacidades militares solicitadas pelo Presidente da República.

*ARCHANGE é o acrônimo de “Avions de Renseignement à CHArge utile de Nouvelle GEnération”, ou Aeronaves de Inteligência com Carga Útil de Nova Geração.

FONTE: Ministério das Forças Armadas da França

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alberto fishemberg de couto e Silva

Uns 3 desses cairiam bem na defesa da Guiana

Luiz Trindade

É meu caro… A França passa se comportar como sempre quis se comportar com uma nação que impõe capacidades de dar as cartas na mesa. Foi se a época que ela coadjuvante junto as outras nações.

Rinaldo Nery

É só um avião SIGINT. Tem centenas no mundo.

Jean Jardino

Meu caro oque existe hoje, esta ultrapassado amanha, entao, a Franca faz muito bem em desenvolver um novo pacote, e o melhor, com sistemas a base de inteligencia artificial.

Mauricio R.

Substituto do C-160G “Gabriel”.