quinta-feira, março 4, 2021

Gripen para o Brasil

Projeto franco-alemão de caças terá contrato de demonstração em janeiro

Destaques

Defesa aérea da Sérvia atingiu outro F-117 durante a Operation Allied Force

A história de como um jato de ataque stealth F-117 Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos foi abatido...

HENSOLDT: Sistemas antidrone e de proteção de áreas críticas e estratégicas

Nos últimos anos, a venda de drones cresceu muito no mundo. Esses objetos voadores, cada vez mais comuns em...

FAB coordena Operação Escudo Antiaéreo

Operação aconteceu de forma conjunta entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira No período...
Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

O contrato para um demonstrador do caça FCAS (Future Combat Air System) franco-alemão-espanhol de nova geração está a caminho da adjudicação em janeiro de 2020, segundo o CEO da Dassault Aviation, e as negociações sobre um contrato separado para seu motor podem ser concluídas este ano

DUBAI — A França e a Alemanha chegaram a um acordo sobre seu programa conjunto de caças e devem adjudicar um contrato para demonstrar a validade da tecnologia planejada até janeiro, disse o executivo-chefe da Dassault Aviation na segunda-feira.

Esperava-se inicialmente que o contrato fosse adjudicado este ano e o atraso fez com que a Dassault e a Airbus, principais parceiros industriais do projeto, pressionassem a França e a Alemanha a fazer progressos.

“No momento, não há mais problemas entre os franceses e os alemães (governos) no que diz respeito ao FCAS (Future Combat Air System)”, disse Eric Trappier, CEO da Dassault, à Reuters no Dubai Airshow.

“Existe um acordo no nível superior e o próximo passo deve ser o primeiro contrato para um demonstrador antes do final de janeiro de 2020”.

Ele também disse que as negociações entre a Safran da França e a MTU Aero Engines da Alemanha, que estão produzindo os motores, estão progredindo e que ele espera que um acordo seja alcançado este ano.

O projeto para construir uma nova geração de aviões de combate tripulados e não tripulados foi anunciado pelos líderes da França e da Alemanha há dois anos e expandido no início deste ano para incluir a Espanha.

FONTE: Reuters

- Advertisement -

54 Comments

Subscribe
Notify of
guest
54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
bit_lascado

Parece uma mistura de F-4 com YF-23

Nilo Rodarte

No fim a França vai para um lado, a Alemanha pra outro e a Europa vai ter que se socorrer de caças americanos de novo.

Antoniokings

Esqueça essa possibilidade.
Ao que parece, os europeus não querem ‘ficar nas mãos’ dos americanos para quando precisarem serem deixados ‘na mão’.

Nilo Rodarte

Querer eles podem até não querer, mas querer não é poder, ainda mais diante da aparente dificuldade deles de entrar em acordo em um projeto. E outra, eles nunca foram deixados na mão pelos americanos, muito pelo contrário, o que, aliás, é um dos motivos de queixa dos americanos ou seja, eles, americanos, têm feito mais pela defesa da Europa do que os nativos. Se esse projeto não for pra frente, os europeus vão de que? Caças americanos ou caças russos/chineses?

Antoniokings

Os europeus estão tomando cada vez mais distancia dos EUA, principalmente após essas estultices do Trump.

jagderband#44

E ai tudólogo, se ano que vem trump não se reeleger?
Os europeus continuarão?
Teus achismos são muito fracos.

Antoniokings

Espero que se reeleja para afundar os EUA de vez.
Na torcida!!!!!

Geraldo M. do Rosário

Economia bombando, pleno emprego….afundar como cara pálida!

rui mendes

Claro que sim, pois isto não têm nada a ver com os USA, mas sim com a Europa.

Cristiano de Aquino Campos

Deixados na mão não, más arroxados e prejudicados comercialmente sim.

rui mendes

E porque não iria para a frente? A Europa não precisará dos usa, pois estão a ser projectados e serão construídos dois aviões da futura geração, o FCAS (Francês, Alemão e Espanhol) e o TEMPEST (Britânico, Italiano e Sueco). A unica ida de cada um para seu lado é estas duas, de três países com o FCAS e outros três com o TEMPEST. Fala-se que a holanda também quer participar em um dos projectos. A exemplo do typhoon, concorde, A380, A400M, aw101 merlin ou nh-90, estes serão também uma realidade. Basta olhar e ver quais são as empresas envolvidas nos… Read more »

Jean Jardino

So falou besteiras.

teropode

Ocorrendo isto pode ter certeza que a razão estará cim is franceses , basta ver o circo que virou o Eurofighter , o Rafale é muito superior , alemaes e espanhóis vai manter apenas o fluxo de caixa , deixando o conceito para os gauleses .

Kemen

A Europa vai nos projetos do FCAS e do TEMPEST, divididos como sempre, qual sera concluido e se os dois forem concluidos, qual sera o melhor?
A Alemanha e a França sairam em busca de um projeto novo, separado da Grã Bretanha que este se divorciando do MCE. Quem seguiu o projeto e finalização do Eurofigther acompanhou outro cenário politico na europa, agora as coisas estão mudando. A surpresa foi a Italia, que por causa da Leonardo
vai de TEMPEST. Mas até 2030 – 2035 muita agua vai rolar.

JT8D

Concordo. E diferente do “copia e cola” do design do F-35 e F-22

Sérgio Luís

Quando começa “feio” assim…

Ricardo Bigliazzi

Também achei… os Russo devem ter visto o desenho e mandaram copiar a parte traseira… unica coisa com “jeitão stealth”

Washington Menezes

Enfim, um caça.

Antoniokings

Trump não curtiu.
Aliás, deve ter detestado.

Gordo

Dificil saber o que passa na cabeça do Trump, um homem que a uns 20 anos não tem crédito em bancos na América do Norte e Europa graças a maracutaias no setor imobiliário. Para se ter uma ideia Bush declaradamente não votou nele.
No mais esse novo caça Europeu vai consolidando uma independência que já vem sendo costurada desde os anos 70 com projetos politicos de livre comércio e de cooperação tendo Alemanha e França como núcleo. O tempo de amadurecimento que se tem nas relações vai dar aos alemães a paciência necessária para suportar franceses já não tão arrogantes.

Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini

Uma foto melhor do meu “century” preferido, que deve ter servido de inspiração pra esse franco-alemão:

comment image

André Sávio Craveiro Bueno

Muito bom gosto Nunão, belíssima aeronave.

Mr.White

As asas tiveram um “pe” no F-100D
comment image&exph=675&expw=1200&q=f-100d&simid=608054372077537763&selectedIndex=16&ajaxhist=0

Italo Souza

Essa imagem aí ficou parecendo avião cheio de glitter

Ricardo Bigliazzi

Bem legal, Europa a se movimentar… melhor atrasado do que nunca.

rui mendes

Atrasado, em quê?

Mauricio R.

Tem um certo ar de projeto secreto da Luftwaffe, mas aquela da 2ª Guerra Mundial.
Seria assim um Messerschmitt P.1101/92 furtivo????

Gabriel BR

A França de Marine Le Pen vai para um lado e a Alemanha vai para outro…

rui mendes

O que tu queres, é uma coisa bem diferente da realidade.

Antunes 1980

Em 2045 estará disponível….
comment image

Nilton L Junior

Se isso vingar os engenheiros merecem um nobel.

Marcelo

Achava este conceito mais bacana que o atual.

Sérgio Luís

Turbina muito alongada!
Aerodinâmica pontiaguda estilo década de 50 típico dos franceses!
Nada de visão 6 hs!
Esses “teóricos”de furtividade estão acreditando piamente que:
As aeronaves vão entrar onde quiserem! ” defesa antiaérea inoperante”
Ñ vão ter oponentes no ar! ” Vão chegar primeiro,ver primeiro e atirar primeiro”!
A realidade ñ é bem assim!!

Segatto

Mas é o pontiagudo que eles querem mesmo não por tradição, mas para criar ângulos agudos e prender as ondas de radar refletindo-as sobre a estrutura da aeronave até perderem energia, não simplesmente redirecioná-la como a asa trapezoidal do F-22 por exemplo faz. Essa extensão da turbina também tinha no YF-23 que também tinha o mesmo tipo de estabilizador vertical, talvez seja inerente ao design ou para dar maior espaço as baías internas e para colocar revestimento para absorver o calor das turbinas, deixando-o mais stealth. A única furada que eu, engenheiro de sofá, vejo, é não ter visão traseira… Read more »

Nilton L Junior

Bom os engenheiros sabem que furtividade não é invisibilidade, os militares sabem da importância dessa tecnologia já os teóricos, bem esses são só teóricos.

Marcelo

Este nao eh feio, mas eu gostava mais do conceito anterior, com grandes asas delta e totalmente sem cauda, achava mais futurista. O que eu penso eh que o requisito para velocidade de pouso nos porta avioes franceses (atual e futuros) deve ter pesado contra o puro delta. E tambem requisitos para manobrabilidade em combate aproximado, parece que nao querem perder por completo essa capacidade. Enfim eh mais bonito que o conceito Tempest britanico, que tem tradicao em criar aeronaves horriveis.

leonidas

Realmente os ingleses já fizeram uns aviões que são páreo duro para os soviéticos ganhar hein? rs

Ricardo da Silva

“Acho” que o FCAS e o Tempest estão indo pelo mesmo caminho que o “TK-90” e “EF-2000”

MMerlin

Há quarenta anos atrás um processo similar foi criado para desenvolvimento de outro caça.
Questões técnica e disputa de liderança entre Alemanha e França culminaram no rompimento da parceria.
França foi de Rafale e os demais países de Typhoon.
Espero que o filme não seja o mesmo desta vez.

rui mendes

Foi melhor ainda, em vez de um caça, fizeram dois, e para desgosto de muitos anti-europa, dois dos melhores de todos.

MMerlin

Não está em discussão a qualidade das aeronaves (que são fantásticas) muito menos o parque tecnológico de ambos os países.
O que está em discussão é até que ponto a parceria prevalece.
Não torço contra a Europa, berço do desenvolvimento cultural iluminista, sendo países aonde a população é formada em maioria por cidadãos e não por povo.
Qual a diferença?
O cidadão sabe que tem deveres e direitos.
O povo acredita que só tem direitos.

Rodrigo Martins Ferreira

Vem ai o Dogão Prensado Fighter

Sergio

Me parece que o projeto já começa bem com este “contrato de demonstração”….

Sergio

…e tem mais. Do jeito que a lockheed aviation está buscando “remendos” para o seu projeto, parece-me que os europeus vão terminar o produto antes da solução total do F-35….
..isto vai ser um “tapa na cara”….

Mauricio R.

Poderiam também faze-lo mono turbina, seria assim um Foland Gnat revisitado.
Somente na forma, mas não no conceito.

Kemen

Desenhei um mais bonito no meu Laptop. kkkkkkkk

Delfim

O que tem de gente torcendo contra, parece até que são acionistas da LM.
Desde a primeira matéria sobre o FCAS coloquei que não faltava a franceses e alemães expertise e $$$ para tal.

Thiago Aiani

Delfim, realmente a torcida do contra é enorme, pena que desde de quando surgiu a Agência Europeia de Defesa e as demais organizações como a Agência Espacial europeia, a OCCAR …etc o orçamento e a cooperação só foi na direção de aumentar. Foram dezenas os projetos militares e tecnológicos desenvolvidos em conjunto, com certeza aconteceram desentendimentos e erros de avaliação estratégica que repercutiram sobre alguns projetos . Desde o transall c-160, so para citar alguns exemplos, temos o Eurofighter, o Galileo, o A-400, as FREMM, a Airbus , agora a Navaris, proximamente o MBT e mais um caça europeu ….a… Read more »

rui mendes

Mesmo, tudo dito e bem. Boa análise, e verdadeira.

Lucianno

Complementando, o projeto do Tornado também foi liderado pela Inglaterra através do que é hoje a Bae Systens. O ultimo projeto de caça liderado pelos alemães foi na Segunda Guerra Mundial.

groosp

Não gostei do desenho. Deveria ser um delta. Mas para o artista deve estar sobrando espaço para combustível e armamento interno.

Filipe Prestes

Horrível! Parece um tubarão-baleia…tá competindo com o Tempest no quesito feiura

rui mendes

Quanto inveja, se fossem Americanos, eram top, top. Puxa mas é pelos produtos do teu país, que os têm e bons e deixa essa cegueira de torcedor fanático pelos produtos de outro país que não é o teu.

Combates Aéreos

Caça Gripen derrotou o F-16 e F/A-18 em exercícios

Em vários exercícios realizados entre os caças Gripen C suecos e aviões de combate de países europeus, o Gripen...
- Advertisement -
- Advertisement -