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Problemas intratáveis ​​do F-35 continuam

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Por Sean Kennedy

Não deve ser surpresa saber que o programa F-35 Joint Strike Fighter (JSF) continua lutando para fornecer aeronaves confiáveis.

Em uma audiência de 13 de novembro de 2019 diante do Comitê de Serviços Armados da Câmara, o diretor de testes e avaliações operacionais do Departamento de Defesa (DOD) Robert Behler afirmou que nenhuma das três variantes do F-35 atende às cinco principais métricas de confiabilidade ou manutenção do Pentágono. De acordo com o diretor Behler, “a adequação operacional da frota do F-35 permanece em um nível abaixo das expectativas de serviço … para todas as variantes, as aeronaves estão quebrando mais frequentemente do que o planejado e demorando mais para serem consertadas”.

O Government Accountability Office (GAO) também encontrou falhas de confiabilidade no programa F-35. De acordo com um relatório do GAO de 13 de novembro de 2019, a frota do JSF foi aterrada cerca de 30% do tempo entre maio e novembro de 2018 devido a peças de reposição insuficientes. Em novembro de 2018, “havia um estoque de cerca de 4.300 peças de reposição aguardando reparo em depósitos ou fabricantes”.

O programa JSF há muito tempo serviu de poster para as aquisições de defesa. Em desenvolvimento há quase 18 anos e oito anos em atraso, os custos totais de aquisição agora ultrapassam US$ 428 bilhões, quase o dobro da estimativa inicial de US$ 233 bilhões. Um artigo da Bloomberg em 22 de abril de 2019 observou que os custos de operação e manutenção ao longo da vida do sistema de armas mais caro da história totalizarão aproximadamente US$ 1,2 trilhão, ou 20% a mais que o US$ 1 trilhão relatado em abril de 2015 pelo GAO.

Muitas das dificuldades com o programa F-35 podem ser atribuídas à decisão de desenvolver e adquirir a aeronave simultaneamente. Sempre que problemas foram identificados, os contratados precisavam voltar e fazer alterações nos aviões que já estavam montados, aumentando os custos gerais. Falando no Fórum de Segurança de Aspen em 24 de julho de 2015, a então secretária da Força Aérea Deborah Lee James afirmou: “A maior lição que aprendi com o F-35 é nunca mais voarmos uma aeronave ao mesmo tempo em que a construímos.”

Infelizmente, o Pentágono repetiu esse erro ad nauseam. Em 28 de outubro de 2019, o DOD anunciou um contrato de US$ 34 bilhões com a Lockheed Martin, a principal fabricante, para adquirir 478 JSFs. É altamente provável que mais dinheiro seja necessário para modernizar essas aeronaves, pois um relatório do GAO de 5 de junho de 2018 constatou que ainda existem grandes deficiências tecnológicas no JSF.

De acordo com o GAO, em sua “corrida para cruzar a linha de chegada, o programa tomou algumas decisões que provavelmente afetarão o desempenho da aeronave, a confiabilidade e a capacidade de manutenção nos próximos anos”. Isso inclui a opção de solucionar as falhas existentes após o início da produção em cadência total. O relatório identificou 966 “deficiências em aberto” no programa JSF, incluindo 111 problemas que “precisam ser corrigidos”.

Parece que o desastre de compras do JSF deve continuar no futuro. Dado seu histórico, é improvável que os contribuintes obtenham trégua em breve.

FONTE: Citizens Against Government Waste (Cidadãos Contra o Desperdício do Governo)

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Wagnertadeu54SergioPetardofrancisco Farias Recent comment authors
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Antunes 1980
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Antunes 1980

Por isso a Alemanha fugiu desta bomba relógio comedora de dinheiro.
O pragmatismo germânico fez o Thyphoon ser a escolha mais do que acertada.
Até o F-18 SuperHornet e o F-16 Viper são mais mais “confiáveis” que o Stealth norte-americano.
Mas não podemos negar que o F-35 já emplacou muitas vendas por aí, já o SU-57 ainda engatinha no mercado internacional.

MMerlin
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MMerlin

O que me lembra um documentário sobre o A-380, aonde explicaram os motivos de atraso do projeto. Muito bom por sinal.
Basicamente, os mesmos que expus sobre o F-35 ali embaixo: novas tecnologias, novos materiais e linha de produção.
O aumento nos custos e no prazo também foram enormes.

Sergio
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Sergio

…e olha no que deu o projeto do A-380…..
Demorou tanto a estar disponibilizado que o mercado “mudou a visão” de negócio…..
Jatos menores e modernos compensam mais que um “maracanã” voador muito custoso…..

MMerlin
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MMerlin

O cancelamento da produção do A-380 não foi ocasionada pela demora e sim, pela percepção de que o maior não é o melhor.
O projeto tinha a ideia de redução de custos com a diluição pelo maior número de passareiros transportados, o que não se confirmou pós lançamento.
No fim das contas, os anos de atraso trouxeram um alívio para a companhias. Uma vez que 80 compras da aeronave foram desfeitas, o prejuízo ficou apenas para a Airbus.
Fora o cancelamento, ficaram as inúmeras patentes registradas durante o desenvolvimento.

Wagner
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Wagner

Espera um pouco… Você diz que o cancelamento não se deu em função da demora, mas disse que os anos de atraso desfizeram 80 compras deixando a Airbus no prejuízo por causa do cancelamento ??? Pode isso, Arnaldo?

Coutinho
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Coutinho

Ainda acho muito cedo para aparecerem encomendas de SU-57. Talvez depois que os aparelhos da Russia estiverem voando em seus esquadrões surja interesse internacional.

Willber Rodrigues
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Willber Rodrigues

De acordo com um relatório do GAO de 13 de novembro de 2019, a frota do JSF foi aterrada cerca de 30% do tempo entre maio e novembro de 2018 (…)´´ Vendo pelo lado um copo meio cheio ou meio vazio´´, independente de qual a causa da frota ter sido aterrada, isso significa que em 70% do tempo ela esteve disponível, não? Qual seria a média de disponibilidades de aeronaves de uma força aérea em tempos de paz? Muitas das dificuldades com o programa F-35 podem ser atribuídas à decisão de desenvolver e adquirir a aeronave simultaneamente.´´ A fonte de… Read more »

MMerlin
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MMerlin

A complexibilidade deste projeto foi muito alta desde o princípio.
Novas tecnologias, novos materiais, rede de produção e distribuição diversificada…
Claro que traz seus benefícios, mas aumenta muito os riscos de atraso do projeto.
E a matéria deixa claro: peças de reposição. Com fabricas distribuídas em várias partes do globo, fica difícil garantir a logística.
Possivelmente as fábricas não estão conseguindo repor o estoque mínimo tão rápido quanto produzem.

Kemen
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Kemen

MM- fabricas distribuidas em diversas partes do globo não é exclusivo dos F-35. O Eurofigther e varios outros tiveram essa forma de produção, o nosso KC-390 também. Os aviões com maior verticalização de produção em relação ao pais, são os chineses, os russos, franceses e os norte americanos, justamente pela capacidade e interesse de produzirem tudo ou muita coisa localmente no que se refere a aviação.

MMerlin
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MMerlin

A diferença de países envolvidos na produção entre estes dois projetos e o F-35 é razoável. São 9 países (F-35) contra 4 (Typhoon) e 1 (KC-390). Veja bem, estou falando em parceria de produção e não compra de equipamentos estrangeiros. É necessário levar em consideração também o expertise de produção da composição dos países. O Typhoon conta, excluindo a França, com os 4 maiores países da Europa. A complexibilidade da logística é bem diferente. E estamos analisando apenas a questão de reposição de peças, o que com certeza afeta a manutenção das aeronaves. O projeto do F-35 tem sim inúmeros… Read more »

Petardo
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Petardo

Apenas uma correção: o KC-390 tem três países envolvidos na produção. Brasil, Portugal e Argentina.

Wagner
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Wagner

Olha a logística da Boeing e da Airbus no mercado civil e depois me diz se é possível um monte de empresas, construindo peças de alta tecnologia e espalhadas por vários países, manter a disponibilidade de milhares de aeronaves por todo o mundo. Esse esquema F-35 é um ralo de dinheiro usado para deixar pouca gente muito rica e talvez uma fonte polpuda para orçamento off records (black budget). Não percebo justificativa plausível para essa logística e engenharia porca.

Willber Rodrigues
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Willber Rodrigues

Ok, realmente e um programa extremamente ambicioso e que usaria muitas tecnologias não maduras e não testadas. Realmente, atrasos e estouro de custos seria o normal.
Mas o fato de adquirir as aeronaves ao mesmo tempo em que as falhas do projeto ainda eram corrigidas e o caça ainda era testado foi de um erro titânico.

Rprosa
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Rprosa

Me desculpem aqueles que colcoam a cuklpa pelos inúmeros problemas do F-35 na tão propalada inovação, as sejamos racionais, o F-35 foi idealizado amais de 20 anos, entrou em linha de produção a 13 anos, e mesmo assim nãos e conseguiu resolver todos os problemas de desenvolvimento, o F-35 está atrasado 8 anos, e mesmo com uma gestação tão duradora, não possui capacidade de combate, e isso tudo e culpa da inovação, que inovação e esta vez que muitos sensores do F-35 já estão sendo upgradeados, que inovação e esta que causa tantos problemas do software de combate, que inovação… Read more »

MMerlin
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MMerlin

O F-15 está desde a década de 70 até hoje em atividade.
São mais 40 anos de serviços prestados.

Sérgio Luís
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Sérgio Luís

Quando surgir uma notícia boa desse “Deus Vivo” ele estará obsoleto!

Pathfinder
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Pathfinder

Tem notícias boas! Mas aqui você não vai encontrar.kkk
*coloque no google algo como ” F-35: Taxa de missão aumenta para todas as variantes”

Sérgio Luís
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Sérgio Luís

Uai mas ele nem consegue alcançar um obsoleto tupolev da guerra fria!?!
Do conta ñ parceiro!

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Vai encontrar sim, postei outro dia mesmo um comentário com uma dezena de links de notícias boas sobre o F-35, dos últimos dois meses, pra outro comentarista que disse a mesma coisa. Mas quem se surpreende com a avalanche de notícias ruins sobre o caça, nessa última semana, pelo jeito não reparou em alguns detalhes das notícias, como esse: “ Em uma audiência de 13 de novembro de 2019 diante do Comitê de Serviços Armados da Câmara, o diretor de…” Nos últimos dias está havendo audiências no Legislativo dos EUA, onde divulgam e questionam muitas informações com pessoal ligado ao… Read more »

Sérgio Luís
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Sérgio Luís

Nunao O problema é o seguinte! Essa aeronave está sendo “propósitalmente” preservada, poupada por demais! Isso ñ é por acaso, nas atuais condições dos teatros de operações seria um erro expor o F-35 e com o advento dos S-300 e S-400 isso será postergado ainda mais.O “prejuízo” seria incalculável ” talvez o fim do programa “se ele for abatido. Ele ñ é furtivo o suficiente para entrar “ileso”na Síria e nunca será pois a furtividade tem que contar com fatores que ñ existem Síria. É óbvio que o governo americano ñ “vai liberar” a atuação do F-35 contundente antes dos… Read more »

Kemen
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Kemen

Já estaremos mortos, pois mesmo depois de obsoleto ou retirado de serviço, não deve ter noticia boa. A não ser alguma operação com sucesso de bombardeio terrestre a terroristas ou insurgentes num pais em desenvolvimento ou do terceiro mundo.

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Kemen
É isso aí !

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

F-35: a……..

Tu-160: “come poeira aí otário…”

Contribuinte americano: “Eu sou uma piada para você?”

Lockheed Martin: “Stonks!”

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Rapaz tirando as picapes americanas, o resto da engenharia americana é deprimente…

Gabriel Galdino
Visitante

Esse sabe o que fala, deve entender tanto de engenharia quanto o zé da padaria.

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

Só pelo “rapaz” no início da frase, já dá para saber de onde você é.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Aposto que pensou que eu sou baiano kkkk. Não sou baiano, mas a Bahêa fica a 1 km da minha casa. Dá para atravessar a nado. 😅

Maurício.
Visitante
Maurício.

Até hoje eu não entendo como esse caça desperta tanto amor e ódio ao mesmo tempo, e isso vindo de brasileiros, se ao menos ele fosse o próximo caça da FAB tudo bem, mas nem isso. Quem tem que se preocupar com os gastos da aeronave são os americanos e seus parceiros de projetado/futuros operadores. Acho que a questão ideológica é que coloca esse caça como o “salvador do mundo ocidental” ou como “um total desastre”. Para mim ele não fede e nem cheira, ele será um bom caça quando estiver full operacional mas nunca será um F-22, até porque… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Como dito antes, é um abacaxi caro demais para abandonar agora.
O jeito é ir levando.

Claudio Moreno
Visitante
Claudio Moreno

Tejas – americano. Não dá mais pra voltar atrás…

CM

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Estas cédulas de dólar me faz lembrar da lava jato!

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

A fonte é “ótima”… recomendo a leitura (sempre é bom checar a fonte).

O site é daquele que usam o famoso ditado espanhol: “Si hay gobierno, soy contra”

Segue o jogo:

https://www.cagw.org/reporting/2019-prime-cuts

Obs.: Enquanto clamamos por subsidios para um monte de setores de nossa economia, quando não pela estatização de tudo este “ótimo” site americano é o mais capitalista do universo.

Guilherme Poggio
Editor
Famed Member

Ricardo Bigliazzi, você pode concordar ou discordar do autor (direito seu), mas o que ele fez foi resumir o relatório do GAO, um órgão público, apartidário e associado ao Congresso americano.

Sugiro entrar diretamente no site do GAO e ler o documento mais recente deles sobre o F-35.

JuggerBR
Visitante
JuggerBR

Pra mim são dois os erros do JSF: – Querer que um único avião faça varias funções, algumas incompatíveis, tornando o desenvolvimento caro porque é inédita o grau de complexidade envolvido, melhor seria três ou mais aviões especializados como foi nos F-Teens, com desenvolvimento muito mais simples. – Um único avião significa um único fabricante, ainda por cima com um contrato que estrangula o comprador e não o contrário, qualquer despesa é por conta de quem compra e não de quem quer vender, vários aviões diferentes seriam feitos por vários fabricantes, até mesmo a Saab podia entrar nessa. Os problemas… Read more »

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

Boa tarde. Hoje é dia 19/11, é eu estava esperando alguma notícia negativa envolvendo F35, uma vez que ontem o blog não publicou nada de ruim a respeito.

Blayke
Visitante
Blayke

Como assim cara….. quais as boas notícias do F 35 não publicadas aqui ???

Culpe os americanos por estarem divididos com s aeronave. Metade quer mais e outra não. Vira algo parecido com campanha política, onde em vez de propostas só é feita acusação um contra o outro.

Ao MEU ver uma parte quer outro projeto (como o centuri) pois cansou dos gastos do F 35, aí fica nisso de publicar relatórios negativos com tanta frequência e mais

Fico vendo pessoas achar que a culpa é do P.A.

Guilherme Poggio
Editor
Famed Member

Fui no relatório original e retirei parte do resumo executivo. Veja como bate com o texto do autor acima.
comment image

Blayke
Visitante
Blayke

Opa. Parece que o meu comentário passou o sentido errado.

Não quis dizer que essa matéria é boa notícia.

Quis dizer que o P.A. não vem sendo parcial com as postagem a respeito do F 35 mostrando só más notícias.

Att.

leonidas
Visitante
leonidas

Ainda acho que com todos os problemas que são inerentes a um caça inovador a US Navy, como a USAF e USMC não poderiam prescindir de ter um caça furtivo da categoria do F 35. E apesar de todos os defeitos, a US Navy poderá dispor de um caça furtivo operacional em seus Naes coisa que a China ainda esta correndo para obter e não há como saber o estado e a eficiência dos caças furtivos Chineses. O J 20 Chines não tem a exposição que o F 35 ou o F 22 tiveram imaginem como anda o projeto do… Read more »

Wardog
Visitante
Wardog

É isso q da fazer projeto convergente

Nao e o 1ro aviao p todos q tentam empurrar, nao sera o último

Como nos ensinam jack trout e al ries: ideias ruins nunca morrem

Vinicius Momesso
Visitante
Vinicius Momesso

Os EUA deveriam ter tocado esse projeto sozinho e em sigilo como faz com o B21.

Ozawa
Visitante
Ozawa

“A maior lição que aprendi com o F-35 é nunca mais voarmos uma aeronave ao mesmo tempo em que a construímos …” Mas isso precisava ser aprendido??!! Não seria óbvio??!! Ao menos em dias de “paz”. É certo que durante a Segunda Guerra Mundial, com todo o contexto imperativo daquele momento que dispensa maiores comentários, os Estados Unidos, no avanço acelerado e necessário do seu bombardeamento estratégico de longo alcance na frente do Pacífico Central, produziu inicialmente, por exemplo, 100 aeronaves B-29 das quais apenas 10 funcionavam nos parâmetros mínimos aceitáveis. E do tipo em desenvolvimento sairiam as únicas aeronaves… Read more »

JT8D
Visitante
JT8D

Não há mais palavras para descrever esse desastre. Esse programa é uma b…O avião em sí é bom, mas a administração do projeto foi o maior fiasco da engenharia de todos os tempos. Tem que ser muito baba ovo pra achar que todas essas cag… se devem à inovação. Inovador era o Concorde, e nem por isso ele teve um décimo dos problemas desse tatu voador. E olha que naquela época praticamente nem tinha computador. Se o programa espacial americano tivesse sido tão mal administrado, eles estariam tentando chegar à lua até hoje

Dudu
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Dudu

Ah beleza agora são só 111 problemas…

Manock
Visitante
Manock

Já pode voar quando tá relampeando?

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

Os norte-americanos são muito bons na arte da propaganda. Até hoje insistem na mentida dos irmãos Wright. Aqueles dois caipiras colocaram asas em uma bicicleta e falharam em todas as tentativas de voar a partir do solo, mas afirmaram, sem terem nenhuma prova que tinham inventado o avião. Essa mentira é repetida até hoje pelos seus compatriotas. Eles sabem que não é verdade, mas insistem em querer enganar as pessoas que acreditam neles. Da mesma forma estão fazendo com esse tal de F-35. São falhas de todos os tipos, mas a propaganda em torno dele é imensa. Se fosse no… Read more »

Sergio
Visitante
Sergio

NÃO É POSSÍVEL.
Esta continuidade de vendas do F-35 só pode ter um nome. “CORRUPÇÃO”…..
Não entra na minha cabeça um projeto que não atende nem os requisitos básicos de segurança ainda continuar na prateleira da Lockheed aviation, e ainda receber “incentivos” ($$$) para a continuidade do projeto !!!!!

tadeu54
Visitante

Continuo defendendo minha lei !
É, a Lei do F-35:
” Não importa quando, o F-35 vai sempre precisar de mais 5 anos e 500 bilhões de dólares para ficar pronto ! ”
P.S. : É um plágio descarado da piada dos físicos nucleares sobre os reatores a fusão !