Um Su-27 Flanker filmado em voo por uma equipe a bordo de um Skyvan da SKY FORCE, durante o LOTOS Aerobaltic Gdynia 2019 Airshow.

A Ucrânia tem 70 caças Su-27 em seu inventário e em março de 2019, 34 aviões estavam operacionais.

O Sukhoi Su-27 (russo: Сухой Су-27; designação na OTAN: Flanker) é um avião de combate supermanobrável de origem soviética de dois motores, projetado pela Sukhoi. O objetivo do avião era competir diretamente com os grandes caças de quarta geração dos Estados Unidos, como o Grumman F-14 Tomcat e o F-15 Eagle, com alcance de 3.530 quilômetros (1.910 milhas náuticas), grande quantidade de munição, aviônicos sofisticados e alta manobrabilidade.

O Su-27 foi projetado para missões de superioridade aérea e as variantes subseqüentes são capazes de executar quase todas as operações de guerra aérea. Foi projetado com o Mikoyan MiG-29 como complemento.

O Su-27 entrou em serviço com as Forças Aéreas Soviéticas em 1985. O principal papel era a defesa aérea de longo alcance contra os bombardeiros americanos B-1B e B-52G/H, protegendo a costa soviética contra os porta-aviões e fazendo escoltas de caça de longo alcance para os bombardeiros pesados ​​soviéticos como o Tu-95 “Bear”, Tu-22M “Backfire” e Tu-160 “Blackjack”.

Existem vários desenvolvimentos relacionados ao design do Su-27. O Su-30 é um caça biposto e duplo papel para missões de interdição profunda para todos os climas, em missões ar-ar e ar-superfície.

O Su-33 ‘Flanker-D’ é um interceptador de defesa de frota naval para uso em porta-aviões. Outras versões incluem a variante de ataque/caça-bombardeiro Su-34 ‘Fullback’ de dois lugares, e o Su-35 ‘Flanker-E’ melhorado, para a superioridade aérea e o caça multifuncional. O Shenyang J-11 é uma versão chinesa do Su-27, construída sob licença.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Brunow

Se os Bielorrussos não dá uma mão, logo todos os Flankers Ucraniano estarão na aposentadoria..

Evgeniy (RF).

Devido ao “canibalismo”, o Su-27 que não voa, disponível ainda pode voar por um longo tempo.
Além disso, a Ucrânia tem muitos (para o país pós-soviético, exceto a Rússia) voando com o MiG-29. Também não se deve excluir suprimentos da Polônia.
Ou seja, a Força Aérea da Ucrânia, como a defesa aérea, não é tão infeliz no momento quanto muitos, especialmente na Rússia, representará. De fato, essas são as forças aéreas mais poderosas da Europa Oriental.

Fabio Jeffer

Não entendi nada

Evgeniy (RF).

Isso acontece
A aviação ucraniana pode existir sem o contrabando da Bielorrússia por um longo tempo. E não é pequeno como pode parecer.

Rustam

Польши ? )) Ага у них такого качества зап части что 29 ый упал а пилот погиб из за не оригинальных запчастей в кресле , что ашш пришлось 29 поставить на покой

Evgeniy (RF).

На зло Москве, могут нагадить, передав на запчасти плюс летающие. Что скорее всего и будет.


Para o mal, Moscou pode se transferir em placers. E aqueles que ainda voarão.

Observador

Com todo respeito, qual o sentido de vir em site/fórum brasileiro, e colocar esse monte de letras em cirílico?? Usa o português, porra.

Luiz Trindade

Rapaz… A China esta logo ao lado… Aprende a fazer engenharia reversa que tudo se resolve…

Antunes 1980

A Ucrânia é um país totalmente dependente militarmente e culturalmente da Rússia.
Sua força área vive das migalhas soviéticas.
A única solução seria adquirir vetores ocidentais o quanto antes !
Outro ponto que merece atenção, é que 1/3 da população ucraniana gostaria de voltar para a era da USSR.
Vide a guerra separatista, onde o leste do país é totalmente pró Russia.
Por isso a Ucrânia não consegue entrar na OTAN.

nonato

Os russos que a Rússia implantou na Ucrânia.

XFF

Ucrânia é uma ameaça para Rússia se entrar na OTAN, pois OTAN vai usar Ucrânia como bucha de canhão para provocar a Rússia, além estacionar tropas na fronteira da Rússia.
Se a Ucrânia entrar para OTAN, perde todo o leste do país definitivamente.

Jhenison Fernandez

uma agressão contra um membro da OTAN equivale a uma agressão a todos os membros da OTAN, caso a Ucrânia entre na organização eu acredito que os separatista vão passar por maus bocados, ja que havera todo o aparato da Otan disponivel para os ucranianos

XFF

Esse negócio de uma agressão a todos só existe no papel.

Antoniokings

Exato.
Como dito antes: ‘A OTAN teve morte cerebral’.

Nilton L Junior

Há um debate entre França e Alemanha para criar uma força européia para substituir a NATO, se vai vingar é outra coisa.

Augusto L

Ai se cai num paradoxo, a Otan só colocaria tropas na Ucrânia se a Russia os ameaça-se, ou seja, a Russia cria sua própria ameaça, se deixa-se a Ucrânia em paz, mesmo sabendo que a mesma possa fazer parte da Otan, ninguém à ameaçaria. Por exemplo você não vê os países bálticos sendo usados como “bucha de canhão”, as recentes forças da Otan estacionadas la só foram enviadas após ameaças russas após muitos pedidos dos mesmos. Seria mais honesto da sua parte dizer que a Russia usa da força militar para manter sua influência já que não consegue com outros… Read more »

XFF

Ucrânia só sonha. Rússia nunca vai deixar entrar Ucrânia entrar para. OTAN.

Fabio Jeffer

Augusto L
A Ucrânia teria que resolver sua situação no leste do país para poder ingressar na Otan e todos sabem que a situação naquela região está longe de ser resolvida e é justamente aí que os Russos podem jogar seus peões na mesa em busca de uma situação que lhes é favorável

Luiz Trindade

Discordo de você Augusto L. A OTAN vivi provocando de forma velada a Rússia como se ela fosse o inimigo a ser derrotado. Para muitos a Guerra Fria EUA x URSS ainda não acabou. Tanto de um lado como de outro. Se a Ucrânia entrar para OTAN vai ser um passo para guerra, pois a Rússia vai ver isso como forma de intimidação e vai colocar suas tropas na fronteira com países nórdicos e começar fazer mais incursões do que já faz… Ae já viu neh? Uma faísca num ambiente explosivo…

Augusto L

O ocidente não tem culpa se os russos acham que sua influência tem que ser intocada e exclusiva.
O ocidente pode muito bem expandir sua influência pra onde quiser Sem dar explicações pra ninguém assim como os russos podem mas quem faz isso no leste europeu através de ameaças e intimidações são os russos e não a OTAN/UE e os EUA.

Luiz Trindade

Assim o fazem porque é a maneira que lhe deixam de opção ou você já esqueceu que o país que vc defende (EUA) meteu-lhe um embargo? Engraçado que nós latino-americanos temos sídrome de cachorro de madame. Latimos para quem esta fora do portão do quintal mas quando chega na hora de entrar na casa da madame ficamos na casa de cachorro comendo restos que sobram da mesa principal.

Ricardo Bigliazzi

2/3 querem distancia dos Russos, até nos mais longínquos rincões do Universo conhecido isso se chama maioria absoluta.

Carlos Campos

Pra mim a Ucrânia não devia entrar na OTAN mas entrar na UE, devia comprar equipamento de outros países, e desenvolver os seus, afinal eles ainda tem bastante tecnologia. assim a Rússia ia ficar mas calma quanto a OTAN na su fronteira

Luiz Trindade

Tae… Não havia pensado isso… A Ucrânia ganharia muito mais entrando na UE do que entrando na OTAN. Provavelmente a Rússia lhe deixaria em paz…

Augusto L

Não não a deixaria, tanto que a mesma a invadiu após o governo pro-russo cair, que caiu por não ter entrado na UE, a pauta era a entrada na União Europeia não a Otan.
Povo tem memória curta e se confunde com os fatos.
Inclusive a guerra no leste ucraniano criada pela Rússia impede a Ucrânia de se juntar a UE.

sub urbano

O que aconteceu com a Ucrania foi uma tristeza, nos ultimos anos. Eram fornecedores da industria russa, tanto aeroespacial como automobilística e de transformação (industria pesada). Fora as exportações agrícolas para onde a Ucrania era a maior atrás do Kazaquistão.

Formiga

O problema da Ucrânia era que o principal cliente era a Russia, que passou a ser inimigo (desde os anos 2000). Com isso ela não conseguiu direcionar a sua produção para outros países, e a Russia passou cada vez mais a substituir as peças ucranianas pelas suas próprias. Na época da URSS a Ucrânia era a república mais desenvolvida (maior PIB). Após a queda da URSS todos os países tiveram grandes quedas do PIB, mas a Russia conseguiu uma grande melhora a partir da chegada do Putin (no final tudo é econômia!!! se ela vai bem vc fica no poder),… Read more »

Jacinto

Preço de commodities e o que explica a diferença entre
a economia economia russa e a ucraniana

Fabio Jeffer

Formiga
Vc deveria se informar melhor, a Ucrânia era uma das mais importantes e desenvolvidas da URSS, mas dizer que tinha o maior PIB é total falta de conhecimento sobre o assunto e era a segunda mais desenvolvida atrás da Rússia

Clésio Luiz

Olha, não consegui deixar de fixar meu olhar para os painéis de papel na fuselagem traseira. Que trapizonga, fazendo jus da típica qualidade de fabricação britânica da época da British Leyland (Sim, é um Short Brothers Skyvan, sem relação com a Leyland…).

Quanto ao Su-27 irrequieto atrás do Skyvan, é dito que os mais antigos tem um certo lag (atraso) nos comandos, com muito movimento do manche para mantê-lo voando na ala de quem for, daí você nunca ver ele voando firme como um F-16 (Thunderbirs) ou F-18 (Blue Angels) da vida.

Clésio Luiz

Um exemplo do que eu estava falando:

https://www.youtube.com/watch?v=c7Atp3SLZnA

Rinaldo Nery

É grande esse SU-27. Mto belo também. Grande também as dimensões das pistas e dos pátios. A extinta URSS se preparou para muitos aviões desdobrados numa base.

Carlos Campos

Flanker seu Gostoso

Valdez Oliveira de Araujo

OFF TOPIC: preciso remover uma paranoia da minha cabeça.
Gênio como Niemeyer foi, o Eixo Central de Brasilia é na verdade um imenso aeroporto militar? Pronto para receber aeronaves para evacuar os lideres de estado em situaçao critica?
Por isso é proibido construir prédios altos que dificultaria a aproximaçao numa emergência?

Essa analise tem me perseguido, e queria me livrar dela ou aceitar.

Dr. Mundico

Acho que existe um certo, digamos, “exagero” nessa interpretação do plano-piloto de Brasília. Claro que lembra um campo de pouso mas também lembra um pássaro de asas abertas. Enfim, não tem nada a ver com isso, sendo mais uma estilização artística de um conceito de vastidão e grandeza, valores mais condizentes com a topografia do local, totalmente plano. A proibição de prédio altos está mais relacionada ao desejo de não permitir exageros urbanísticos, como arranhas-céus e outros monstrengos, pelo menos próximo as obras Niemeyer, que são destacadas na paisagem e não são “contaminadas” por aberrações do gênero. Niemeyer quis destacar… Read more »

Renato B.

O controle do gabarito é uma forma de controlar o adensamento populacional, que transforma certas cidades num inferno. As pessoas moram nos apartamentos, mas andam nas ruas e dirigem nas estradas. Os problemas mentais dos habitantes de grandes cidades já levou ao surgimento do neuro-urbanismo, como forma de considerar e mitigar o impacto das cidades na saúde mental.

Victor F.

Antes de pousar qualquer aeronave, acho que seria preciso dar uma desbastada nos obstáculos: árvores e semáforos, especialmente. Acho que seria meio difícil fazer um pouso numa pista como essa:
comment image

Rodrigo Maçolla

A sensação ao ver o video é que o o Su-27 estava voando quase que no seu limite de velocidade minima , mais lento um pouco poderia perder a sustentação….

No mais lindas imagens , imagina a sensação dos “cara” filmando e fotografando de tão perto esse “bichão” de tão perto

nflopes

Repararam a “lataria” do avião dos fotógrafos vibrando?

frapal

Um dos belos caças da família Sukhoi…..

Carlos Eduardo

Um belíssimo vetor, que em mãos hábeis, é extremamente letal….. Agora sobre a situação na Ucrânia. A OTAN sempre soube que o território Ucraniano é considerado vital pela Rússia para sua soberania. Desta forma, ao tentar aproximar ou simplesmente cogitar a entrada da mesma na OTAN, ela está sim provocando a Rússia. Por mais que acreditemos em princípios democráticos e tal, o contexto geopolítico obriga sim a Europa a deixar a Ucrânia quieta. Se tentar aceitar a mesma, será arrastada para uma guerra catastrófica para o continente inteiro, arruinando a UE. Então, em troca de uma estabilidade, é sim necessário… Read more »

Augusto L

É importante pra Russia e dai ? O Ocidente tem que sentar e aceitar ? É uma retórica absurda que relembra as políticas do Sec XIX. O Ocidente não tem que aceitar a Russia ou seus desejos e não é obrigado a isso. É bem desonesto falar em provocação, é como se um comerciante não pudesse vender seus produtos em outra cidade porque estaria desrespeitando os comerciantes da outra cidade, é uma retórica completamente absurda. Se é pra ser assim a América latina deveria ser entregada aos americanos, a Asia a China, a Africa do Norte aos Europeus e o… Read more »

Daniel

Alguém sabe o que ocorreu com os pilotos do Su-27 que caiu sobre a multidão em 2002?
Parece que foram julgados e considerados culpados pelas mortes de mais de 100 pessoas, mas continuam presos?

ScudB

O piloto levou 14 anos e saiu la por volta de 2013. Os outros (entre eles o segundo piloto ) levaram de 4 a 8 anos e tb cumpriram as penas. A metade dos acusados pela procuradoria (os generais) foram absolvidos , infelizmente..
Um grande abraço!

Luiz Trindade

Agora verdade seja dita… É um caça impressionante… A estabilidade que o mesmo tem voando em baixa velocidade é impressionante! Poucos caças no mundo tem essa capacidade! Muito bom esse vídeo.