Home Aviação de Caça Conheça o SwAFHF – Swedish Air Force Historic Flight

Conheça o SwAFHF – Swedish Air Force Historic Flight

5230
37

O Swedish Air Force Historic Flight (abreviado em sueco como SwAFHF) é uma associação que voa ex-aeronaves da Força Aérea Sueca e as mantém em condições de aeronavegabilidade.

O SwAFHF está ativo desde 1998 e está alojado nas instalações da Ala da Força Aérea de Skaraborg (F7).

O SwAFHF é autorizado pela Administração Sueca de Aviação Civil e as aeronaves possuem registro civil.

As aeronaves operadas pelo SwAFHF são:

  • Sk 16 Noorduyn Harvard
  • J 28 de Havilland Vampire
  • J 29 Saab 29 Tunnan
  • J 34 Hawker Hunter
  • SK 35C Saab 35 Draken
  • AJS 37 Saab 37 Viggen
  • Sk 50 Saab 91 Safir
  • Sk 60 Saab 105
  • Sk 61 Scottish Aviation Bulldog

Subscribe
Notify of
guest
37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade
Luiz Trindade
10 meses atrás

O mais bonito de todos o Saab 37 Viggen.

Denis
Denis
10 meses atrás

Se eu acho o Typhoon o delta-canard mais feio já construído, o Viggen, por outro lado, é o mais fodasticamente lindo.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Denis
10 meses atrás

Não eu também , principalmente no chão.

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
Reply to  Denis
10 meses atrás

Concordo. Parece brinquedo de camelô “xing-ling”.

Carlos Eduardo Broglio Gasperin
Carlos Eduardo Broglio Gasperin
10 meses atrás

Que fotos bacanas. Esse Viggen é muito bonito. Nunca teve batismo de fogo? E em exercícios contra outras aeronaves, como se saia?

RENAN
RENAN
10 meses atrás

Lindo
Parabéns a está associação, um exemplo de aeronaves lindas. Imagina a dificuldade de manter operacional estas aeronaves.
E o prazer do piloto em voar com tantos modelos.
Resumindo

Lindo

João Bosco
João Bosco
10 meses atrás

Para mim, o mais bonito é o Draken… aquela asa em duplo delta é demais!!!

Denis
Denis
Reply to  João Bosco
10 meses atrás

Também é muito bonito. Pessoalmente, prefiro o Viggen, mas o Draken é o segundo da minha lista de deltas. Foram designs inovadores; pouco se fala desse pioneirismo da Saab, acho que o destaque que se dá a isso está aquém do merecido.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Denis
10 meses atrás

concordo com você mas aquele gordinho aff

Denis
Denis
Reply to  Rene Dos Reis
10 meses atrás

Nem sempre acertamos o alvo. 😀

Pangloss
Pangloss
Reply to  João Bosco
10 meses atrás

Eu acho o Draken muito bonito, mas lamento as entradas de ar, sem qualquer harmonia estética com o restante da aeronave.

Nilton
Nilton
Reply to  João Bosco
10 meses atrás

Também acho o Draken absurdamente lindo, verdadeira nave espacial! Os suecos sabem fazer aviões bonitos e efetivos!

ednardo curisco
ednardo curisco
10 meses atrás

Como é bonito ver um avião concebido uns 50 anos atrás ainda voando!

Tipo nossos F-orever! 🙂

Que eles tenham sua merecida aposentadoria e bem vindos os Gripen!

anderson
anderson
10 meses atrás

Como eu queria houvesse o mesmo aqui no Brasil!

ednardo curisco
ednardo curisco
Reply to  anderson
10 meses atrás

mas tem! todos os dias! 🙂 olha nossa frota de F5! 🙂

Alex Silva Mendonça
Alex Silva Mendonça
Reply to  Alexandre Galante
10 meses atrás

Seria magnífico, um sonho que poderia se tornar realidade…

Rico Zoho
Rico Zoho
Reply to  Alexandre Galante
10 meses atrás

Mais F-5, B-25, A-1.

GUPPY
GUPPY
Reply to  Rico Zoho
10 meses atrás

B-26 também

Bille
Bille
Reply to  Alexandre Galante
10 meses atrás

O MUSAL poderia ter essas máquinas…

Bequer
Bequer
Reply to  Bille
10 meses atrás

Bille, o Musal tem todos os aparelhos descritos. Agora no Musal vira e mexe tem evento, e nesses eventos somente alguns hangares ficam disponiveis. Vá em um dia qualquer e voce poderá apreciar a visita tranquilamente. Inclusive tem um belo F-103 Starfighter da Força Aérea Italiana. Abraços!

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
Reply to  Bequer
10 meses atrás

Bequer, permita-me uma correção: o Strarfight é F-104. F-103 é o nosso Mirage III E.
E realmente, é um exemplar muito bonito e conservado. Só não sei se está em condição de voo.

Kemen
Kemen
Reply to  Alexandre Galante
10 meses atrás

O Mirage 2000 já foi retirado, hoje seria histórico, os outros ainda estão operando. Vale a pena lembrar os aviões de treinamento utilizados para formar esses pilotos, em especial o T-37C apesar da FAB utiliza-los para treinamento por ter cabine dupla (lado a lado), o modêlo comprado podia ser armado caso fosse necessario.

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
Reply to  Alexandre Galante
10 meses atrás

Há uma foto histórica, tirada no dia 22 de abril de 1973/74, em que há um T-33, F-80, F-103E e… um F-8 camuflado.
Nos anos 90, o MUSAL deixou um P-47 em condição de voo, a FAB enviou um piloto para voar o tipo nos Estados Unidos, mas quando chegou a hora… Uma autoridade vetou a decolagem. Teria sido uma imagem muito bonita, ver novamente no ar um P-47 (D-4, B-6, ou 1), com a insígnia do GAvCa, liderando uma formação de A-1, F-5E/F, AT-26, T-33, F-80 e F-8.

Bequer
Bequer
Reply to  Alexandre Galante
10 meses atrás

Seria demais ver os P-47 do MUSAL voando, junto com os demais que você disse. Acompanho o site sempre, abraços.

Rico Zoho
Rico Zoho
10 meses atrás

Não tem o Saab 32 Lansen, ou ele é o Hawker Hunter? São caças muito parecidos, para mim. Por isto eu fico sempre com esta dúvida. O Lansen é um caça sueco, ou é o Hunter construído pela Saab sobre licença.

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Rico Zoho
10 meses atrás

Na verdade há uma divergência: na 1ª foto a aeronave mais abaixo é um Lansen ( projeto e fabricação Saab ), no texto não consta seu nome e sim do Hunter ( que também foi operado pela Suécia ), pois ele não pertence a SwAFHF e sim o Hunter.
Para não restar dúvidas basta ver que as entradas de ar são diferentes, no Lansen é uma reentrância escavada na fuselagem, já no Hunter é triangular e fica na junção asa/fuselagem.

Tomcat
Tomcat
Reply to  Rico Zoho
10 meses atrás

O Lansen é o último caça da fila, na primeira foto. Lansen e Hunter, apesar de levemente parecidos, são dois aviões de projetos distintos

teropode
10 meses atrás

O Gripen NG será o último caça sueco genuíno.

JT8D
JT8D
Reply to  teropode
10 meses atrás

Agora passa os números da megasena

teropode
Reply to  teropode
10 meses atrás

Não é uma adivinhação e sim uma dedução baseada no que ocorre na atualidade , o próximo caça europeu não será um puro sangue francês ou inglês, redução de custos é a prioridade, a Suécia nem existirá mais como a conhecemos hoje ,

Marco
Marco
10 meses atrás

Essa foto do Draken está linda. Virou meu papel de parede.

Kemen
Kemen
10 meses atrás

A experiência faz a excelência.

EduardoSP
EduardoSP
10 meses atrás

Esse Draken verde escuro está demais.

Marcos10
Marcos10
10 meses atrás

Gosto do J29 Tunnan (Barril)
É de se notar sua inspiração no Messerschmidt P-1101, cujo projeto os suecos tiveram acesso. E o nome Barril, por óbvio, é de sua forma, cujo projeto previa o uso de motores ingleses, eficientes, mas necessitando mais espaço.

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
10 meses atrás

O SAAB 35 parece ter saído de filme sci-fi. É lindo.
Desculpem-me os experts, mas o DRAKEN, com motor mais moderno, eficiente e potente; uma aviônica do F-39E… Seria um excelente interceptador.
Mas isto é pitaco de entusiasta.

Mauricio R.
9 meses atrás

O vizinho espaçoso manda lembranças!!!!

Mikoyan-Guverich (MiG), 80 anos:

(https://www.youtube.com/watch?v=hraQjPAKOD0)