YAT-29

Protótipo do Super Tucano, designado YAT-29

Aeronave de caça é operada pelos Esquadrões Joker (2°/5° GAV), Escorpião (1º/3º GAV), Grifo (2º/3º GAV) e Flecha (3º/3º GAV), além do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), também conhecido como Esquadrilha da Fumaça

Em outubro de 2004, três aeronaves A-29 Super Tucano pousavam na então Base Aérea de Natal, atual Ala 10, e chegavam ao Esquadrão Joker (2°/5° GAV) para o início de uma nova era na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB). À época, o Coronel Fábio Alvarez Lannes era o Comandante do 2°/5° GAV.

Ele contou que a chegada da nova aeronave permitiu uma mudança significativa no processo de instrução dos novos pilotos de caça, uma vez que a análise de dados, antes e após o voo, passou a ser uma aliada dos alunos e instrutores. “A facilidade de planejar as missões de navegação e ataque permitiram atingir níveis cada vez mais altos de precisão. Após o voo, as estações de debriefing detalhavam e registravam os erros e acertos em cada manobra, auxiliando o piloto no seu desenvolvimento”, analisa.

O A-29 Super Tucano é uma aeronave monomotor, turboélice, que conta com uma interface homem-máquina avançada, aliando precisão na navegação e ataque a um baixo custo de operação. Possui iluminação de cabine plenamente compatível com padrões NVG (sigla em inglês para Óculos de Visão Noturna) e sensores de imageamento infravermelho, essenciais nas missões de Apoio Aéreo Aproximado, Controle Aéreo Avançado e Reconhecimento Visual. Além do Joker, os Esquadrões Escorpião (1º/3º GAV), Grifo (2º/3º GAV) e Flecha (3º/3º GAV), sediados, respectivamente, em Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS), também operam o A-29.

A-29 Super Tucano da FAB

O atual Comandante do 2°/5° GAV, Tenente-Coronel Aviador Leandro Barbosa Ferreira Pinto, destacou que a chegada da nova aeronave permitiu uma atualização doutrinária no Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça (CEO-CA) e uma preparação mais robusta dos novos pilotos de caça. “Com isso, nas Unidades Aéreas do Terceiro Grupo de Aviação, os alunos terão acesso aos equipamentos especiais da aeronave, como os óculos de visão noturna e sensor de visão infravermelho, podendo explorar as capacidades da aeronave em cenários mais próximos dos conflitos atuais”, ressalta.

Nesses 15 anos de operação na FAB, o A-29 se fez presente em diversas operações de defesa do espaço aéreo, como nos grandes eventos ocorridos no Brasil, entre eles a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Além disso, participa da defesa aérea das fronteiras brasileiras e da interceptação de aeronaves ilícitas na região Amazônica.

“O A-29 reflete a alta qualidade da indústria aeronáutica brasileira e o compromisso da Força Aérea com o desenvolvimento da nossa Base Industrial de Defesa”, destaca o Chefe da Divisão de Preparo Operacional da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo, Coronel Aviador Ricardo Guerra Rezende, um dos integrantes do Grupo Alfa, que participou dos estudos de implantação da aeronave, em 2004.

Super Tucano visto em corte (clique na imagem para ampliar)
Super Tucano visto em corte (clique na imagem para ampliar)
Cockpit do A-29
Cockpit do A-29

Demonstração aérea

Em julho de 2015, o A-29 passou a ser a aeronave operada pela Esquadrilha da Fumaça em suas demonstrações, após dois anos de implantação operacional e logística do avião. Passados mais de quatro anos, já são 214 demonstrações, com execução de manobras e acrobacias em todas as regiões do país e no exterior.

“As cores da Bandeira Nacional em nossos Super Tucanos permitiram ao Esquadrão de Demonstração Aérea divulgar as capacidades da indústria nacional. O avião nos permitiu encher de orgulho os brasileiros ao verem uma aeronave nacional realizar voos precisos, dispondo da robustez necessária para a defesa aérea do nosso país”, destaca o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Oliveira da Silva.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

168 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo

deram uns sustos nesses 15 anos, mas foi a melhor decisão possível da FAB naquele momento.
Que avião! Que venham muito mais anos de voo, céus de brigadeiro e presença para o A-29.

Chris

Não duvido que o A-29 é o melhor na sua proposta.

Mas pelos comentários na matéria… Da impressao que estão falando do F-22 ! Heheh

Fiquei até com vergonha ! Acredito que nossa indústria pode produzir coisas bem mais avançadas.

Pablo

O Super Tucano é o melhor avião para o tipo de missão que foi projetado! Portando a Embraer ainda produz o avião mais avançado da sua categoria!!!
O que é vergonhoso é não conhecer um produto nacional de excelente qualidade e essa qualidade já é comprovada em combate em diferentes lugares do mundo!!

Chris

Exatamente o que quis dizer… Com o “dentro da sua categoria”.

No mais.. Até o KC-390 é um avião tecnicamente bem mais complexo e evoluído.

Só não concordo em sugerir que um “Onix” é o melhor que o Brasil tem.. Eqto ha até Ferraris aí, pelo mundo. E até mesmo no Brasil !

Um Onix seria o melhor qdo o assunto é custos e ir no supermercado, apenas isso.

Fernando EMB

Chris, seu comentário continua não fazendo sentido algum…

Pablo

o KC tu deve comparar com um concorrente direto, assim como o A-29 deve ser comparado com o AT-6, F-22 com um SU 57 e assim por diante. Como tu quer com quer comparar uma ferrari com onix?
Super Tucano é o melhor que tem, assim como o KC provavelmente será o melhor para o fim que ele foi fabricado. Não misture as coisas, tem outras armas complexas de excelente qualidade que nossa indústria fabrica, então fale bobagem!

Hugo Vigneron

Por que é tão dificil ver fotos dos caças da FAB com armamento ?
Ainda Mais se for fotos recentes.

Diego

Pq não temos grana para desgastar equipamento sensível, no caso do A29, essa foto certamente era de algum ensaio pois tem até um artigo mostrando que o uso de misseis é caro e ineficiente para o tipo de missão da aeronave.

Antunes 1980

A turminha da foice e do martelo com certeza prefere este aqui…

comment image

A6MZero

Polikarpov I-16 ? ou é algum modelo diferente ?

Fernando "Nunão" De Martini

É um modelo COIN: COmmunist INternational

A6MZero

ahuahuahua sensacional!

Tomcat4.0

E a sua nota é 10 pelo comentário !!!hauhauhauhauhau

Marcus Pedrinha Pádua

Mas esse também era um senhor equipamento na época em que surgiu (se não me engano, o primeiro caça com trem de pouso retrátil a servir em grandes números em qualquer força aérea). Entretanto, por ter aparecido em uma fase de transição, seu desempenho foi rapidamente superado por modelos mais avançados que surgiam em diversos países.

Delfim

Chegou a ser o melhor caça do mundo, durante a Guerra Civil Espanhola, até aparecer o Me-109.
Fez parte daquela maracutaia na qual Stálin cobrou, em ouro, o apoio aos republicanos espanhóis: 475 I-16 foram fornecidos.

Delfim

Aliás esta pintura da foto é espanhola.

Kemen

Cobrou? Não, roubou todo o ouro da reserva republicana numa operação de pirataria e nunca devolveram! Devido a isso e a ingerencia da URSS na guerra civil, os espanhois enviaram um contingente permanente de 50.000 soldados (morrem 1.000 manda mais 1.000) para o louco alemão reforçar suas tropas na URSS.

nonato

Mas os russos não são bonzinhos?

Kemen

Russos? Esta se referindo ao povo russo? Colega sinceramente não entendi. Não sou partidário de análises de seleção de ascendentes por DNA, e tenho suficiente cultura para distinguir entre pessoas normais ou dirigentes criminosos e asassinos que tentaram destruir o mundo em que vivemos. Na nossa constituição consta algo sobre raça, credo ou côr, se lembra.

Émerson Gabriel

Não podemos confundir “Governo de um país” com “Povo de um país”

marcus

Já foi à Russia? Fiquei 10 dias em Moscow e 8 dias em São Petersburgo. Os “comunistas”, desgraçados estão melhores que nós. Lojas lotadas, obras para todo lado, gasolina a R$ 2,50, ruas limpas, asfalto um verdadeiro tapete até nas periferias. Muitos veículos novos, um percentual baixíssimo de pedintes e moradores de rua, posso falar que é quase zero. E não é só no centro não, nas periferias também não se vê pedintes e moradores de rua. O rio Moscou que deu origem ao nome da cidade e o Rio Neba de São Petersburgo, são limpos. É possível caminhar em… Read more »

Kemen

marcus, tudo bem acredito, e também atualmente a Russia não é mais comunista, não é mais URSS, mas tem gente que acredita que ainda são comunistas. Não tenho tendência politica nenhuma, os extremos são preocupantes, principalmente quando se chocam, admiro os povos pela sua cultura, pelo respeito que tem pelos outros povos e principalmente quando recebem bem os estrangeiros.

Tadeu Mendes

A Russia, depois de 300 anos de monarquia, e quase 90 anos de tirania, já não é comunista no sentido marxista da definição.

Virou uma nação capitalista e burgêsa, de pois de tanta tragédia.

A única nação autenticamente leninista é a China.

Um Estado completamente worelliano. A China é o país mais paranóico do mundo atual.

Marcos Cooper

Dai vem uma criatura que negativa seu comentário Kemen. Pqp!

Kemen

Deixa disso colega, não posso manifestar minha opinião? Estamos numa democracia, não leve a mal tá, nem sei que comentario pode ser esse… de “Marcos Cooper”

Flanker

Aqui temos uma discussão semcsentidp, por culpa de falta decailas de português. Um, não escreve com vírgulas, tornando a interpretação do que escreve uma missão complicada e o outro nao6sabe interpretar texto.
Kemen, o Marcos Cooper disse que alguém negativou o comemtario6que você fez mais acima.
Marcos Cooper deveria ter escrito assim:
“Daí, vem uma criatura que negativa seu comentário, Kemen.”
Kemen deveria ter lido com mais atenção e sabido interpretar o texto do Cooper.

Rodrigo Martins Ferreira

Ai vc fala que o governo é uma m…. e vai pra cadeia

Rafael M. F.

Primeiro caça com trem de pouso retrátil a entrar em serviço em uma força aérea. Mesmo na época da invasão alemã à CCCP, ainda era um adversário formidável, apesar de já obsoleto. E segurou o rojão dos primeiros dias da Barbarossa. Inclusive formando ases, como Boris Safonov, com 14 vitórias individuais e seis compartilhadas, voando com um I-16. Era bem armado, mesmo comparado com caças mais modernos. Comparando: as oito .50 do P-47 disparavam 9 kg de chumbo em uma rajada de 3 segundos. O I-16 Typ. 24 disparava 14 kg, com duas ShKAS de 7,7 mm e dois ShVAK… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Rafael,
Bem lembrado o fato de que algumas versões do caça tinham canhões de 20mm, mas é importante frisar que elas representaram apenas cerca de 10% dos mais de 7000 I-16 produzidos. Na época da invasão alemã, a grande maioria dos I-16 só tinha quatro metralhadoras de 7,62mm.

Rafael M. F.

Metralhadoras essas que disparavam com o dobro da cadência das equivalentes ocidentais. As ShKAS russas chegavam a impressionantes 1.800 rpm, o dobro das suas contrapartes européias.

O problema do I-16 era sua baixa persistência, já que carregava metade da munição que um Me-109 transportava.

Fernando "Nunão" De Martini

Esse detalhe da quantidade de munição eu não lembrava. Nesse caso, essa persistência não era só baixa, era baixíssima. Pois se as metralhadoras têm o dobro da cadência mas a aeronave leva metade da munição de sua adversária, então o tempo total disponível para disparos é 1/4 do que o inimigo dispõe.

Sérgio Melo

É bom lembrar que independente de ideologias, a União Soviética só conseguiu suas vitórias com o apoio do ocidente. Estavam em colapso, logo depois da traição nazista, que renunciou ao pacto Molotov-Ribentropp. Sob constante ataque nazista, não tinham linhas de suprimento. Antes mesmo do ataque japonês, os americanos já enviavam ajuda material aos ingleses, que repassavam parte para a URSS. Após a entrada dos EUA na guerra, isso se intensificou, e foram dadas as condições da virada. Desconhecer isso, melhor, negar isso, é esquisito.

Kemen

S M, é verdade, e o povo russo, com o pais em pleno regime comunista teve uma perda estimada de 22 milhões de pessoas na Segunda Guerra mundial, maior que a atual população do Chile. Vimos em reportagens a invasão da França, os bombardeios sobre Londres, os outros paises que foram invadidos, mas o maior impacto foi na guerra entre os dois paises que tinham suas politicas internas completamente opostas.

Rafael M. F.

Sérgio, o maior programa de construção de caças da história foi da CCCP, que até o fim da guerra construiu 37.000 caças Yak-1/3/7/9. Sem contar os La-5/7, os MiG e os LaGG.

Só de T-34 foram construídos 85.000 tanques.

Não nego que a ajuda material aliada nos primeiros dias da invasão alemã foi essencial para os russos poderem reorganizar sua máquina de guerra que tinha sido toda evacuada para leste. Mas dizer que só conseguiram suas vitórias graças a isso é desconsiderar o gigantesco esforço de guerra empreendido pelos russos.

Guilherme santos

Coloca um su-27 ai, que até os capitalistas sem capital pagam pau.

João Moro

Já inventaram outra frase comunista? “os capitalistas sem capital”? que chato de galocha pra não dizer outra coisa!!

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores, façam amor, não façam a guerra.

Tadeu Mendes

Que é isso Nunão? Virou hippie? Testes. Peace and love brother.

Fernando "Nunão" De Martini

O comentário foi para alguns sujeitos mais pra cima que já estavam querendo partir pra briga. Apenas recomendei que se amassem mais, porém, acho que alguns sujeitos mais belicosos confundiram meu comentário com pacifismo estilo hippie alienado e soltaram o dedo na negativação.

Tá difícil pra se fazer entender nesses tempos de odes à inteligência íctica.

Kemen

Nunão, o problema no seu comentario é que aqui não tem garotas! kkkkkkkk

MGNVS

Nunao…
kkkkkkkk…. inteligencia ictica foi a melhor.
Para bom entendedor meia palavra basta.

Alexandre Pessoa

Essa frase quem cunhou foi o comunista Delfim Netto sobre o comunistériomo governo brasileiro nos anos 1970: “O Brasil é o único país capitalista sem capital”.

Kemen

Aqui embaixo alguns aviões usados pela Força Aérea do governo republicano, na guerra de 1936 a 1939.
https://www.youtube.com/watch?v=-FWDNsCM3YA

ADRIANO LUCHIARI

O A-29 é um dos melhores projetos da Embraer, atendeu às especificações da FAB em todos os requisitos propostos. Aeronave que cumpre bem sua missão, deveria ter um novo lote encomendado com sistemas atualizados, para posterior elevação das aeronaves em operação ao novo padrão. Penso assim porque se a frota de F-39 se limitar aos 36 encomendados, sobrarão apenas os A-29 para “substituir” os A-1A/B, que mesmo com poucos modernizados, em alguns anos terão que ser desativados.

ivo

Adriano, o grippen substituira os amx também, pois é um caça multi função.

nonato

Quem sabe um super supertucano.
Melhorar o desempenho, se é que é possível ou necessário.
De repente um Tucano Jet…

nonato

A Embraer poderia fabricar uns AMX NG sob licença…

Flanker

?????

Carlito

Sob licença…?

nonato

O projeto não é da aeromacchi, atual Leonardo?

Fernando "Nunão" De Martini

O projeto era uma parceria internacional de três empresas, duas italianas, Aermacchi e Alenia, e uma brasileira, Embraer.

Cada empresa fabricava partes diferentes da aeronave e elas eram enviadas para montagem final em linhas da Italia e do Brasil. Nem a Itália fabricava o todas as partes do avião nem o Brasil.

Então o seu comentário de fabricar AMX NG “sob licença” não faz sentido., está fora do contexto da aeronave.

Para um AMX NG ser fabricado hoje, vésperas de 2020, praticamente 20 anos depois que os últimos exemplares deixaram as linhas de montagem e mais tempo ainda depois que as fábricas de componentes entregaram suas peças para as linhas, seria preciso recuperar projetos (provavelmente parte em papel, parte em sistemas de computador não mais usados) ferramental, pessoal com conhecimento de detalhes sobre a aeronave etc.

Poderia ser viável fazer isso uns 15 anos atrás, quando a Embraer ainda tentava um cliente internacional para o avião. Hoje isso teria que ser um novo projeto.

Flanker

Nonato, o AMX foi um projeto de 3 empresas: Embraer, Aeritalia e Aermacchi, essas duas hoje são Leonardo. Cada uma das 3 fazia sua parte….o que a Embraer fazia, as outras duas não faziam e vice-versa. Não há lógica em criar um “novo” AMX…..o substituto dos atuais AMX na FAB é o F-39. Não há também muita lógica em desenvolver uma aeronave dessas para exportação. Caças subsônicos estão entre os turboélices de alto desempenho, como o A-29 e os caças supersônicos, como o F-39. Custam caro para entregar pouca coisa mais que um A-29 e não entregam o que um… Read more »

Marcos Cooper

Sob licença dr quem? Dela mesma?

GFC_RJ

Esse bichinho é um MONSTRO!!!
Segundo os Colombianos… “A Morte Silenciosa!”

Luiz Trindade

Uma história de sucesso apoiada pelo esforços de pilotos de esquadrões que operavam então AT-27 Tucano. Muito das doutrinas e táticas vislumbraram a necessidade do A-29 que orgulhosamente completa 15 anos de operação.

Ricardo Bigliazzi

15 anos… passou rápido demais! Que venham mais 15, só que um pouco mais lentos.

Mazzeo

Excelente aeronave surgida da realização das necessidades da força pela Embraer.
Mas ao invés de dormirmos sobre os louros, e hora de iniciar estudos sobre um MLU. Acredito que a FAB já tenha algum grupo pensando nisso, afinal, um dos trabalhos dos militares é pensar nas contingências futuras.

Bardini

Falando em Super Tucano, FAB e consequentemente números, eu acredito fortemente que parte do número de 28 KC-390 poderá ser cortada após incorporação na força, e estes ou vão acabar sendo vendidos ou repassados em forma de Leasing para outro ou outros países, já que não vai ter espaço para essas aeronaves em uma Esquadrilha da Fumaça…
.
No mais, modernizar esses Super Tucanos é mais uma conta que vem pela frente.

Camargoer

Oi Bardini. Acho que não entendi seu comentário. Fiquei confuso. A29, KC390 e EDA?

Bardini

A FAB não manteve em operação todos os Super Tucanos que comprou, tanto que foi daí que surgiram os Super Tucanos para o EDA.
.
O EDA poderá até receber um KC-390 para apoiar a movimentação logística nas suas apresentações.

Fernando "Nunão" De Martini

Acho muito improvável a sua teoria do EDA um dia operar um KC-390 dedicado a apoiar o esquadrão, Bardini. Não faria sentido algum dentro das diretrizes de mobilidade e concentração de meios.

Bardini

Era o que se falava em 2013/2014, que o EDA receberia uma aeronave de transporte para fazer o apoio logístico…
.
A parte de ser KC-390 é minha teoria, já que também serviria como propaganda e etc.

Fernando "Nunão" De Martini

Escalar um KC-390 operado por esquadrão de transporte para apoiar deslocamentos específicos do esquadrão seria algo normal, mas não a operação de um jato de transporte pelo EDA, baseado na AFA.

Flanker

O EDA é apoiado pelos C-105 dos esquadrões Onça e Arara. Não faz o menor sentido manter uma aeronave de transporte cativa ao EDA….O cargueiro é requisitado quando necessário e , terminada a missão do EDA, volta para sua Unidade de origem e vai cumprir suas missões de rotina.

Tadeu Mendes

A-29, o verdugo das FARC na Colômbia.

Adriano RA

Também dos Talibãs no Afeganistão.

Super Tucano

O melhor de todos!

Tomcat

Seria interessante se daqui uns 5 anos começassem uma modernização que permitissem levar A-Darter e SDBs. Com pouquíssimos Gripen, e o A-29 levando esses armamentos, seria uma boa ajuda em eventual conflito e um fator plus para exportações.

Wilson França

Fico pensando: pq não colocar uns a-darter nuns Ipanemas por aí tbm, pra aumentar nosso poder de dissuasão? Num eventual conflito eles param de pulverizar e vão dar uma ajuda pros tucanos.

Carvalho2008

Um BVR não parece fazer sentido, mas as SDB sim, pois ajuda o avião aumentar as quantidades de bombas embarcadas. Nisto sim, aposto que se os EUA encomendarem o ST, logo veremos este tipo de equipamento pendurado nele.

Colombelli

So sinto falta de um esquadrào em São Gabriel da Cachoeira, local, alias, também pra um esquadrão de helicopteros quando a FAB completar a dotaçào desejada do black hawk.

Bille

Eu acredito que, pela características da FAB, bastariam unidades de alerta e regime de revezamento, e não levar a estrutura toda para lá. A FAB já tem uma base de desdobramento, basta enviar as unidades, mas precisa de din din… e nisso o país todo ainda não anda bem. Talvez com os aumentos de caixa, sobre um pouco mais para lá.

Teria também que comprar mias H60 e A-29 para lá, tudo acaba no din din…

Poderia ser uma base compartilhada tb, mas aí a pergunta que fica é como fica a fatura…

colombelli

Bille, serve esta solução pros Tucanos. Mas no caso dos helicopteros, penso na questão dos vários PEF que atuam lá e por ser a fronteira quente da cabeça do cachorro.

Fernando XO

Quando servi na Amazônia, a temperatura era alta em Villa Bittencourt (Rio Japurá) e no Rio Javari…

Marcelo Andrade

Colombelli, SGC já é uma Base de Desdobramento! Em caso da “chapa esquentar” as unidades de combate vão pra lá!

Caio pr

Helicópteros são urgentes para o exército, chega de ver a gozação da légiao extrangeira em Oiapoque.

Alexandre Pessoa

A-29 em São Gabriel da Cachoeira é tão útil quanto um Leopard em Manaus.

Fernando "Nunão" De Martini

Sério, Alexandre?

Então por que a FAB investiu nesse aeródromo e faz desdobramentos de A-29 nele durante operações como a Ágata?

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/15019/destaquese054.html?ajax_load=1

colombelli

Errado Alexandre. Ali ele tem a mesma necessidade que em RO ou MS. É rota de tráfico e área com interesses nacionais. Olhe o mapa e veja o vazio entre Boa Vista e Rondônia.

Rinaldo Nery

Explique, Douhet tupiniquim. Queremos entender.

Adriano Luchiari

Certamente, poderia ser o 4º/3º GAv. Também pensando nisso, em comentário acima sugeri a encomenda de um novo lote deles.

Charles

Alguém dos frequentadores assíduos do PA sabe dizer qual a vida útil do A-29, desconsiderando eventual modernização? e se modernizado?

ednardo curisco

“Aeronave de caça…” ????

Ataque.

A melhor em seu setor e de grande potencial de crescimento em tempos de orçamentos curtos, projetos de preços astronômicos e tantos conflitos assimétricos.

Um F35 custa uns 90.000.000 (lotes atuais, que já abateram custos enormes de desenvolvimento) e tem hora de vôo por volta de 40.000 doletas

Um A29 custa uns 12 milhões e hora de vôo por cerca de 1.500 dólares.

Se for para marretar alvos de menor valor estratégico e em área menos contestada, vai um tucaninho.

Marcelo Machado

Ou um VANT, que está deixando o A29 obsoleto.

Denis

What?!

Fernando "Nunão" De Martini

São complementares, Marcelo, cada um com seu espaço. A USAF, por exemplo, opera VANTs armados de vários tipos faz bastante tempo e ainda assim tem um programa para adquirir turboélices de ataque como o AT-6 e o A-29.

Se esses turboélices tripulados não fossem considerados úteis ou estivessem ficando irremediavelmente obsoletos, não estariam sequer sendo cogitados pela USAF, que tem VANT a dar com pau.

Marcelo Machado

Fernando e Galante, obrigado pelas respostas. Muitas das notícias que falam do programa da USAF para a seleção da aeronave COIN falam das diferentes opiniões de parceiros, uns achando que os VANTs bastam, outros querendo um mix, outros optando por assas rotativas. https://www.defensenews.com/newsletters/2019/01/30/the-air-forces-light-attack-experiment-could-be-expanded-to-feature-drones-helicopters-and-more-aircraft/ Mas me corrija se estou errado, você ressaltar as vantagens no “apoio aéreo aproximado” significa concordar que, em outras missões, os VANTs podem superar as aeronaves COIN, principalmente aquelas que exigem ampla autonomia sobre os alvos. As melhorias nos VANTs e a evolução nos sistemas poderia, sim, deixar o A29 obsoleto em médio prazo, não?

carvalho2008

Não

Daniel

Poderíamos considerar o A-29 como o melhor turbo hélice leve do mundo?

Antunes Neto

Seria o momento de realizar estudos para sua substituição?

Sabendo que o A-29 é uma avião vencedor em sua atuação, 15 anos de uso seria um momento oportuno de investir em uma plataforma que pudesse ser mais avançada, estruturalmente, mais barata e potencialmente mais flexível?
.
Ou ao menos levantar as possibilidades futuras tendo como base esses dados de 15 anos?

Camargoer

Olá Antunes. Qual empresa faria esses estudos? Produzir onde?

Fernando "Nunão" De Martini

Não sou Antunes mas as duas respostas são óbvias.

EDS.
Gavião Peixoto.

Se a empresa fará isso, por conta própria ou solicitada por operadores da atual aeronave, só o futuro vai dizer. Mas esse é o nome da empresa e esse é o local de seu principal complexo industrial dedicado a esse mercado.

Fernando EMB

Exatamente Nunão!

Leonel Testa

Poderia ser um A29 PLUS um pouco mais robusto com um radar e podendo levar armas mais sofisticadas

Leonel Testa

principalmente pra equipar os esquadroes da amazonia

Space Jockey

Um VANT/UAV armado, nisso é que tem de ser investido, o Irã tá pra provar isso, executam vários serviços sem o temor da perda de vidas. temos que olhar pro futuro.

Daniel Santos

Ninguém está preocupado com vidas, a preocupação é com custos. Um piloto custa quase o valor do caça. Simples assim!

Rinaldo Nery

Quase? O avião vale mais que o piloto?

Daniel Santos

Melhor se informar: treinamento, salário, equipamento, custos como 15.000,00 US por hora de vôo (A-29) um piloto pode custar 20.000,000,00 em 10 anos.

Bardini

Seria “Mega Tucano”, “Advanced Tucano” ou “Hiper Tucano”?
.
Daqui 15 anos vamos estar voando essas mesma aeronaves e pensando como serão os próximos 15 anos delas em operação…

SardaukaR

Podiam chama-lo de Carcará, para continuar na linha de aves nativas brasileiras.

Aliás, seria legal ler relatos de pilotos que tiveram a oportunidade de voar essa belíssima máquina, sobre como ela se comporta vis-a-vis outros turbohélices, etc. Se alguém tiver links para compartilhar, agradeço!

Colombelli

Harpia. Ave mais imponente. A águia brasileira.

carvalho2008

Mestre Antunes, É muito dificil projetar uma aeronave melhor que o Super Tucano. Aparentemente, ela tem um equilibrio de custos X requisitos dificil de mexer. O CAS COIN demanda que o avião tenha velocidade baixa. Como ele não é um interceptador, este requisito dispensa o Transonico ou subsonico alto. Poderia se pensar em melhorar seu cruzeiro ou velocidade final para o transito e a rapida chegada na area de operação, mas isto envolveria ou um motor bem mais potente que o PT6A ou um bimotor….o que elevará o custo de operação e uma motorização que talvez não seja tão disponivel… Read more »

carvalho2008

Sem esquecer que alem das capacidades de combate, o avião é um treinador tambem….

GFC_RJ

Caro Carvalho, O ponto que eu vejo de um Super-Tucano mais veloz, é que ele hoje é limitado à interceptação de aeronaves não identificadas mais lentas. Caso essa aeronave seja a motor a reação, como jatinhos, o A-29 não pega e você tem de lançar mão dos caças, hoje F-5 e depois o F-39. A Colômbia utiliza o A-29 para interceptação de aeronaves de traficantes de drogas. Tem ajuda de AWACS americanos para ajudar no controle e identificação. Mas quando a aeronave ilegal é mais veloz, eles tem de utilizar Dragonflys (projeto antigo e aeronaves muito rodadas). Tem uma matéria… Read more »

carvalho2008

Ok, entendo….mas interceptação para o A-29 era secundario….

Para aumentar a velocidade afim de fazer frente a um jatinho…so sendo outro jatinho…mas ai a hora voo aumenta, o custo de motorização aumenta…autonomia tende a diminuir….

Então super Tucano mais veloz é inviavel….

Teria de ser outro avião

GFC_RJ

“interceptação para o A-29 era secundario…” Não sei. Era? Quando ele foi projetado no projeto SIVAM, fazia parte de suas funções interceptar aeronaves ilegais de pequeno porte, além da função de destruir pistas clandestinas. Eu vejo a função de treinador como secundária… Mas tem especialistas aqui que podem pontuar bem melhor que eu sobre essa parte. “Para aumentar a velocidade afim de fazer frente a um jatinho…so sendo outro jatinho…” e “Teria de ser outro avião”. Sem sombra de dúvida. Esquece A-29 M+BR Turbo… Tem de ser outra aeronave como um desses Lift adaptados para caças pequenos, estilo KAI FA-50… Read more »

Carvalho2008

Sim você tem razão O problema de um novo jato é que apesar de conseguir algumas vantagens, se perderá em outras ou no máximo empataria com aquelas que o super tucano já resolvem é muito bem. Se ele não existisse ok, mas implementar algo novo para ganhar em duas ou três características detonam a viabilidade do projeto. É o caso do Pampa, ele ganha na velocidade, mas perde feio na persistência de voo e alcance. Todo caso, fosse um jato o novo projeto, eu não teria dúvidas de adotar um conceito de motores externos ao estilo do A10, para que… Read more »

carvalho2008

comment image

carvalho2008

O projeto usava Kits para recondicionar e alterar a fuselagem dos antigos T33. As melhorias de voo foram fenomenais.

O avião resultante permitia quase 60% a mais de potencia, 7 horas de voo, carga de combate de 2,4 ton…e uma quantidade enorme de combustivel interno onde antes ficava o motor do T-33…
comment image

Antunes Neto

Carvalho, partindo desse pressuposto, essa aeronave poderia usar os motores de outra aeronave dentro do inventario da FAB, como os Phenons.
.
Essa aeronave poderia substituir os banderullhas tb?

carvalho2008

Não é simples

Veja quantos requisitos estamos falando:

CAS, COIN, treinador, e ainda deseja_-se Stol, patrulha aew e ISR, é muita coisa.

carvalho2008

Quando vc separa as funções e se a demanda é por pouca qtde, você pode conseguir em separado, produtos bem eficientes e baratos

Você perguntou sobre atuar como os Por é para tanto, existe por exemplo a solução do Tecnan P2006T quase ultraleve de 1200 kg mas que é equipado com o excelente radar seasprey 5000, 4 tripulantes, opera na faixa de vigilância da ZEE entre 50 a 200 milhas e tem 6 horas de autonomia. Encaixa perfeitamente com os distritos navais sendo simples e econômico com dois motores de 100hps cada

http://coastalsurveillance.biz/wp-content/uploads/2018/03/P2006T-MRI-low.jpg

carvalho2008

Então Sobre A Pergunta: – O skyfox poderia realizar treinamento, cas, coin, patrulha inclusive naval??? Sim, poderia e bem até os dias de hoje! !! Mas apesar de suas virtudes, não vingou e apenas Portugal havia encomendado e o projeto cancelado. Ele não era charmoso como o Hawk que estava surgindo, havia muitos Dragonfly usados, e o aermachi 326 faia a festa, todos já consolidados há algum tempo e um projeto novo em meio a isto requisitada na realidade caças supersônicos de alto desempenho. Não se demandava nas mentes daquela época um faz tudo como nos tempos de hoje. A… Read more »

carvalho2008

ops, digo “voce mencionou sobre operar como os P-95…”….

carvalho2008

comment image

carvalho2008

Existe nesta mesma categoria, alem do Tecnan tambem o Diamond MPP. Motor a Pistão de 180 HP a diesel. Excelentes para patrulha de ZEE a custos baixissimos, tem um alemão que voou da California ao Hawai 2 mil milhas nele direto sem escalas….apenas os coloco aqui, para se ter em mente que quando se pensa em uma habilidade apenas no projeto, surgem de mercado que podem suplantar facilmente os atrativos pretendidos e encalhar a empreitada. Inglaterra, Chile e outros ja usam pequenos aviões assim a custos muito baixos que deixam ate um A-29, dependendo da missão, parecendo um F-22 de… Read more »

carvalho2008

Mas é plenamente possível e de baixa complexidade instalar um radar pod para vigilância em um Super Tucano. A vantagem deste tipo de solução é que o avião conserva suas capacidades já conhecidascomment image

carvalho2008

Uma configuração de avião que talvez pudesse reunir as características do A-29, velocidade 750-800 km/hora, persistência de 6 horas, carga >1,5 ton, alcance, alem de tudo isto implementar a mais:

a) Capacidade STOL ou EXSTOL ( extreme short take of landing)

b) Carga de transporte, COD, pessoal

Ou seja aumentar as caracteristicas da MULA para atrair e continuar atraindo um mercado civil e militar para os proximos 30 anos…

Talvez resgatar uma configuração de aeronave parecida com o XF5U….era feio e esquisito….mas sensacional em varias dimensões de avaliação.

Carvalho2008

Um vídeo com o idealizador e piloto de teste do Skyfox

https://youtu.be/mq-l13sj8Sw

Rinaldo Nery

A interceptação era missão secundária sim. E pra interceptar jato, teremos uma aeronave chamada F-39. É pra isso que ela foi adquirida.

Rinaldo Nery

O A-29 não foi ¨projetado no Projeto SIVAM¨. Houve uma coincidência temporal, e utilizamos o SIVAM como mais um forte argumento para a aquisição do avião. Os ROP não foram baseados no SIVAM.

Antunes Neto

São exatamente essa linha de considerações que quis levantar, mesmo sem saber de todas. . Mudança de materiais podem ser um caminho na relação peso/capacidade/raio de ação. . Uma possível necessidade da marinha relacionada a futura substituição dos A4 poderia ser um para um passo ao STOL da linhagem do Tucano, mas certamente não baratearia a aeronave. Ainda que um P29 possa ser um caminho (Carcará é uma ave de rapina que dá seus pulos nos Recifes pernambucanos – imagino que em outras praias tb). . Um UAV/VANT nacional é um outro caminho interessante, com radar ar/ar e ar/terra/mar, ainda… Read more »

Rinaldo Nery

Não precisa de outro motor. Precisa de outra asa. À época, a EMBRAER não fez porque não tinha dinheiro (1992).

Carvalho2008

Mestre Rinaldo Nery,

Você já abordou esta questão das asas antes. Por favor de uma palhinha sobre qual seria a expectativa com o desenho próprio que deveriam construir. Quais as características poderíamos esperar?

nonato

Com velocidade de cruzeiro de uns 900 km/h…

Adriano Luchiari

Turbohélice monomotor????

carvalho2008

Mestre Nonato, no turbohelice eu não creio que nem se fosse bimotor Push Pull como o alemão DO-335…

Mas se fosse para imaginar….

carvalho2008
carvalho2008

comment image

carvalho2008

Mesmo que fosse bimotor, não chegaria a velocidade de 900 km/h…..

esta é a velocidade maxima de um SU-25…que é outro avião….para outras coisas e requisitos….apesar de ser um CAS….

Ricardo

Uma dúvida, quantos A-29 foram construídos para o Brasil e quantos para o exterior?

Fernando "Nunão" De Martini

Segundo a EDS, mais de 220 Super Tucanos foram entregues.

https://defense.embraer.com/br/pt/super-tucano

A FAB recebeu 99, então são cerca de 120 vendas ao exterior, caso os números estejam corretos.

Maurício.

comment image
Lembro dessa imagem do primeiro ST da FAB em uma RFA da época, o tempo passa rápido mesmo.

Rinaldo Nery

Isso foi na cerimônia do roll out, em 2000. Eu estava lá.

Rafael

Pergunta inútil…O “A/T-28” existiu como protótipo? Nunca entendi a razão de “pularem” a ordem numérica.

Fernando "Nunão" De Martini

Imagino que usar T-28, AT-28 ou coisa do gênero poderia gerar confusão com outro treinador razoavelmente famoso, que a Marinha adquiriu nos anos 60 e depois teve que repassar à FAB.

http://www.naval.com.br/anb/ANB-aeronaves/NA_T-28/NA_T28_Trojan.html

Clésio Luiz

A FAB segue, por linhas tortuosas, as designações da USAF. “F” é caça, “A” ataque, etc. O Mirage III virou F-103, que não foi utilizado na USAF. Mirage 2000, F-2000. JAS-39, F-39. O AMX virou A-1, mas o Skyraider já tinha saído de operação.

Já o A/T-29 acabou sendo honrado pela USN/USAF, que adotaram A-29 como designação.

Joli le Chat

Uma curiosidade: o Brasil pode adquirir A-29 sem permissão dos EUA?

Fernando "Nunão" De Martini

Essa pergunta é séria?
Ou você está se referindo a algum componente específico da aeronave?

Joli le Chat

Sim, é séria. Como o avião tem equipamentos dos EUA, não precisaria de autorização deles para venda?
A Nigéria não precisou recentemente de uma autorização dos EUA para poder comprar os Supertucanos?

Fernando "Nunão" De Martini

Para um fabricante americano de algum componente específico (que esteja numa lista de componentes considerados sensíveis pelo governo dos EUA) vender esse componente para uma fábrica de aeronaves de outro país, é sempre preciso que a empresa americana fornecedora desse componente seja autorizada a vender. Mas a aeronave em si não é de uma empresa americana, é de uma empresa brasileira, então não compete ao governo americano autorizar ou não que o governo brasileiro compre essa aeronave da empresa brasileira. O máximo que o governo dos EUA pode fazer é impedir a venda de algum componente da lista de itens… Read more »

Joli le Chat

Obrigado!

Daniel

Como aconteceu no embargo do canhão rotativo do A-1 para a FAB. Autorizaram somente para os A-1s da Itália.

Carlos Alberto Soares

O melhor em treinamento avançado, o melhor em COIN.

GFC_RJ

“O melhor treinador avançado”, há controvérsias. Mas é uma ótima solução para nós.
Já “o melhor em COIN”… Não tenho a menor dúvida! Além da efetividade e alta capacidade, esse monstrinho é de um custo-benefício excelente!

Projetaço!

willhorv

Talvez eu tenha a impressão que muitos aqui tem. Um excelente avião para cumprir todas as missões em um cenário de baixa intensidade.
Só penso que, deveríamos ter uns 7 gavs destes…
Um mais no oeste do Amazonas, outro nos limites do Acre com o Amazonas, um em Cuiabá e por fim, um último no Paraná.
Seria o ideal para prover defesa e patrulhamento aéreo de fronteira seca. Poderia até agregar em cada base, uns vants.
Seria top!

Adriano Luchiari

Concordo, Cuiabá pode ser questionável pois a área já é coberta pelos esquadrões de Porto Velho e Campo Grande, mas um esquadrão em São Gabriel da Cachoeira/AM, um em Cascavel/PR e um em Santa Maria/RS, além do existente em Boa Vista/RR dariam cobertura aérea a toda faixa de fronteira seca.

GFC_RJ

Já vi uma entrevista na revista Força Aérea com o Comandante da Aeronáutica anterior, que tem-se em mente a construção de uma base na região de Cuiabá (MT). Segundo ele: “Centro geodésico da América do Sul”. Bem como na região de Palmas (TO), “Centro geodésico do Brasil”. Ele não disse para que esquadrões e para quais funções elas serviriam.

Marcos Cooper

O que me incomoda é chamarem o Tucano de caça!

Sincero Brasileiro da Silva

Lembra do: “Quem não tem cão caça com gato”? kkkkk

Plinio Jr

Seria bom a FAB começar a pensar em algumas melhoras no quesito sensores e principalmente novos armamentos…

Kemen

P J – Eu até iria mais longe… porque não pensar em um Super Tucano sem piloto, já estão desenvolvendo aviões sem piloto, ou controlados por outros aviões ou mesmo com parte do operação por programação pré inserida, é coisa do futuro, mas talvez não tão distante assim.

Hermes

Acho preferível projetarem um drone raiz, já todo feito para ser drone, creio que um Super Tucano sem piloto nem para alvo teria uso, pelo preço e performance.Se não me engano numa das matérias recendes sobre o Gripen foi perguntado sobre um Gripen sem piloto e a Saab falou que é melhor um drone feito desde o início.

Plinio Jr

Kemen, o vetor do jeito que está deve operar por pelo menos mais uns 20 anos pelo histórico da FAB, um UAV seria interessante partir do zero ou as opções disponíveis no mercado, conforme o orçamento permitir…Quanto ao ST, seria interessante melhorar a sua capacidade de sobrevivência, comunicação e aquisição de alvos…e novos armamentos…deixa-lo apto para as ameaças atuais e futuras…

Farroupilha

Repetindo resumidamente algo que já falei anos atrás…
No caso de uma WW3 catastrófica os ST serão o que muitos países vão se lamentar de não terem adquirido.
O grau de sofisticação dos caças à jato modernos será fatal para a reposição dos destruídos e avariados em combate.
Por incrível q possa parecer os aviões, mais simples de colocar no ar, serão decisivos.
O ST especializado será rei.

Os americanos precavidos que não pisem na bola ao não realizarem uma boa encomenda do Super Tucano.

carvalho2008

depende… Para voar e executar sua missão, o ST precisa que o espaço aereo não possua caças a reação do inimigo voando livremente…. entao seria um cenario em que o dominio aereo ja foi estabelecido…ai eu concordo…. mas para estabelecer o plenamente dominio aereo, caças como F-35 e F-22 são necessarios…. então seria algo como possuir uma massa critica de caças de 5a geração focada exclusivamente a eliminar a força aerea adversaria e alvos de grande complexidade…depois,viriam os super Tucano fazendo a limpeza de larga escala e nas posições de media e baixa complexidade…e que são sempre a maioria… Os… Read more »

Farroupilha

Olá Carvalho, Verdade, E é justamente para quando não mais houver jatos que o ST vai poder imperar. Repare que até a WWII os tornos mecânicos, escondidos em casas pelo Japão, iam mantendo a máquina de guerra japonesa produzindo armas e peças de reposiçao. Este foi inclusive um dos motivos dos terriveis bombardeios incendiários nas cidades daquele país. Porém muitas das peças de hoje precisam de máquinas super sofisticadas, como as que produzem peças eletrônicas, cabeamentos opticos e de variadas capas, inclusive os plásticos precisam de enormes refinarias para serem produzidos. Assim, no momento que essas fábricas e suas máquinas… Read more »

Hermes

Sei não, o nosso S.TUCAno é um avião moderno, seu motor turbohélice não se equivale em nada aos motores a pistão da II Guerra, deve ter Fadec e um monte de auxílios eletrônicos, sua turbina pode até ser relativamente simples, mas duvido que se construam pás e outras peças para ela em tornos de fundo de quintal, deve empregar materiais compósitos na estrutura e sua cabine é glass cockpit cheia de telas eletrônicas. Caças como o F-35 e o Rafale devem ter proteção contra PEM por serem projetados para lançarem armas atômicas e operarem em ambiente nuclear, já o Super… Read more »

Carvalho2008

Mesmo um ST necessita de uma grande cadeia de suprimento Mas sua descrição remete muito ao conceito que chamaria de asymmetric technological warfare Isto é: Você possuir uma massa de equipamentos de baixo custo porém com tecnologia suficiente é perfeitamente adaptado a guerra assimétrica afim de dissuadir ou inviabilizar uma invasão. Neste quesito, você foca na defesa de desgaste do adversário quando a batalha de primeira linha foi perdida e agora o adversário passa da fase de destruir suas forças para ocupar você Existem equipamentos que são consagrados e recusam se a morrer como o canhão sem recuo. Drones tem… Read more »

Kemen

O A-29 é um marco na nossa aviação militar, pena que algumas das operações COIN no futuro, podem vir a ser substituidas por Drones armados, espero que passe um bom tempo até que essa nova modalidade operacional se consolide.

Carvalho2008

Ainda vai um tempo….pergunte a qualquer piloto, a visão ocular humana é 3D é imbatível para consciência situacional no CAS

Você perde muita visão e sentimento espacial geográfico atrás do console

Eduardo de Assis

Apesar de ser uma excelente aeronave, está na hora de se pensar em um substituto, ou até mesmo em uma atualização radical. Já há competidores no mercado internacional se aproximando do A-29 e é questão de tempo para aparecer um competidor mais forte.