Embraer Praetor 500, com certificação tríplice, se torna o melhor jato executivo médio do mercado

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Praetor 500

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Praetor 500
Praetor 500

Novo avião recebe aprovação da EASA e da FAA

Melbourne, Estados Unidos, 30 de setembro de 2019 – A Embraer anuncia que seu mais novo jato executivo, o Praetor 500, da categoria de jatos médios, recebeu certificação das agências regulatórias da Europa (European Union Aviation Safety Agency – EASA) e dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration – FAA). O Praetor 500 recebeu certificação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em agosto, menos de um ano após seu lançamento em outubro de 2018, durante a NBAA-BACE (National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition).

O Praetor 500 ultrapassou suas metas de certificação com um alcance intercontinental de 3.340 milhas náuticas (6.186 km, com quatro passageiros e reservas NBAA IFR), uma alta velocidade de cruzeiro de 466 nós, uma capacidade de carga de 726 kg com tanques cheios, comprimento de pista para decolagem de apenas 1.287 metros (4.222 pés), e um comprimento de pista para pouso de 636 metros (2.086 pés). Para um voo de 1.000 milhas náuticas (1.852 km) o comprimento de pista para decolagem é de somente 867 metros (2.842 pés).

O Praetor 500 supera o desempenho da sua categoria se tornando o melhor jato médio já projetado e o único da sua classe com conectividade via banda Ka. Com a melhor pressurização da cabine, o Praetor 500 é o único jato médio com tecnologia Full Fly-by-Wire, que complementa a experiência superior do Design DNA da Embraer na cabine com redução de turbulência, tornando cada voo não apenas o mais suave, mas também o mais eficiente possível.

“A certificação tríplice pela ANAC, EASA e FAA valida o projeto do Praetor 500 como o jato médio mais avançado tecnologicamente e o melhor de sua categoria”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Proprietários do Praetor 500 agora vão apreciar uma experiência superior na classe de jatos médios, com o mais alto nível de desempenho, tecnologia e conforto”.

O Praetor 500 passa a ser o jato médio mais veloz e com o maior alcance, capaz de realizar voos sem escalas na América do Norte, de Miami a Seattle ou de Los Angeles a Nova York, assim como de Nova York a Londres, de Londres a Dubai e de Jacarta a Tóquio. O Praetor 500 também conecta a costa oeste da América do Norte à Europa e à América do Sul, de Los Angeles a Londres ou a São Paulo, com uma só parada. Além de conectar Porto Alegre a Nova York ou São Paulo a Paris com uma só parada, o Praetor 500 tem desempenho superior e permite operação segura em aeroportos de acesso limitado, como Angra dos Reis e Jacarepaguá.

O Embraer DNA Design da cabine explora cada dimensão do único jato super médio que possui uma cabine de piso plano com 1,83 metro de altura, piso de pedra e toalete a vácuo, tudo na mesma aeronave. A redução de turbulência exclusiva da classe e a altitude de cabine de 5.800 pés, complementada por uma cabine silenciosa, estabeleceram o mais alto padrão de experiência do cliente na categoria de jatos médios. O Praetor 500 tem capacidade para até nove passageiros com um divã opcional de dois lugares. Das seis poltronas totalmente reclináveis, quatro podem ser transformadas em duas camas. O maior bagageiro da sua classe é complementado por um guarda-roupa espaçoso e um lavabo completo ao fundo da aeronave.

A tecnologia avançada também é uma característica do Embraer DNA Design, começando com o Upper Tech Panel, exclusivo da indústria, que exibe informações de voo e oferece recursos de gerenciamento de cabine também disponíveis em dispositivos pessoais por meio do Honeywell Ovation Select. Conectividade de alta capacidade e de alta velocidade para todos a bordo está disponível por meio de banda Ka da Viasat, com velocidades de até 16Mbps e IPTV, outro recurso exclusivo entre os jatos executivos de médio porte.

O Praetor 500 apresenta a mais nova versão do avançado painel de aviônicos Pro Line Fusion da Collins Aerospace. Algumas das opções são exclusivas como o exclusivo recurso de exibição vertical de meteorologia, alerta situacional similar ao de controle de tráfego aéreo com ADSB-IN e a capacidade preditiva do radar de identificação antecipada de cisalhamento de vento, além de opções como o E2VS (do inglês Embraer Enhanced Vision System) com HUD (do inglês, Head-up Display) e EVS (do inglês, Enhanced Vision System), Sistema de Referência Inercial (do inglês, Inertial Reference System) e Sistema de Orientação de Visão Sintética (do inglês, Synthetic Vision Guidance System).

Cockpit do Praetor 500 e 600
Cockpit do Praetor 500 e 600
Interior do Praetor 500

Sobre a Embraer Aviação Executiva

A Embraer é uma das maiores fabricantes de jatos executivos do mundo, tendo entrado neste segmento de mercado a partir de 2000, com o lançamento do jato Legacy. A Embraer Aviação Executiva foi constituída em 2005. Seu portfólio, entre os mais amplos da indústria, é formado pelos jatos Phenom 100EV, Phenom 300E, Legacy 450, Legacy 500, Praetor 500, Praetor 600, Legacy 650E e Lineage 1000E. A frota da Embraer Aviação Executiva excede a marca de 1.300 jatos, que estão em operação em mais de 70 países. Os clientes são apoiados por uma rede global de 70 centros de serviços entre próprios e autorizados, complementados por um Contact Center 24/7.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Observador.

Já sei que brinquedo vou comprar quando eu ganhar alguns milhões. Sou muito fã dessa pintura. Parabéns a Embraer pela competência e bom gosto.

Marcelo Andrade

Po bicho, faz isso não! Se eu tivesse dinheiro só fretaria, pois manter um jato desses é caro!! rsrsrs, brincadeira, o bicho é lindo!!!

João Moro

Mais um marco para a capacidade Brasileira de produzir e projetar boas aeronaves.

Hélio

Brasileira onde? A Embraer mesmo diz que não é uma empresa brasileira.

MMerlin

Sinto muito lhe decepcionar Hélio, mas a classe de jatos executivos é exclusivamente da Embraer. Não fez parte da negociação que envolveu a Boeing.

Marcelo Bardo

O Brasil que dá certo. Show de bola!

Gustavo

Um pu*% avião! Que bom!

Mauricio_Silva

Olá.
Não dá para negar a qualidade nem os atributos do aparelho. Obviamente, é papel do fabricante “enaltecer” as (boas) características do seu produto.
O material da EMBRAER Aviação Executiva tem como objetivo principal fazer propaganda do produto (aeronave) e, como tal (material de propaganda) deve ser encarado.
Uma opinião mais “imparcial” seria bem vinda. Uma análise mais objetiva, sem a preocupação de promover a aeronave, permitindo avaliações comparativas com os modelos concorrentes, mostrando prós e contras das aeronaves. Ai sim poderia ser escrito (se de fato for…) que o Praetor é a melhor aeronave executiva do seu segmento.
SDS.

FernandoEMB

Ela é a melhor aeronave de seu segmento…. Principalmente o Praetor 600. Esse modelo está conseguindo boas vendas e tem impressionado o mercado. Quanto a análises comparativas, é só pesquisar. Mas análises baseadas na operação podem ainda demorar um pouco pois a aeronave acabou de ser lançada. E não adianta muito também fazer análise com base nas informações “de catálogo” dos fabricantes, pois estas podem conter (normalmente contém) informações “manipuladas” para a aeronave parecer ter um desempenho melhor do que o real. Isso não é prática comum da Embraer, mas tem fabricante que faz isso na cada dura!!! Sem demérito… Read more »

LucianoSR71

Sei bem essa questão de informações manipuladas. No meu ramo de trabalho tem um grande fabricante estrangeiro que diz que seu instrumento de calibração gera uma temperatura negativa de 25ºC, dando a entender que chega fácil a -25ºC, só que ele na realidade faz cair a temperatura em 25ºC a partir da temperatura ambiente, quer dizer que se vc estiver c/ esta a +25ºC, ele só chegará a 0ºC, ou seja basta utilizá-lo dentro de um freezer em um frigorífico ( capaz de manter 0ºC e c/ espaço p/ trabalhar lá dentro ) e tudo estará bem, vc chegará a… Read more »

Mauricio_Silva

Olá. Prezado FernandoEMB, não é minha intensão ficar fazendo pesquisa comparativa do modelo. Meu comentário se deve ao fato do texto dizer que o Praetor 500 ser “o melhor jato médio já projetado”. Isto é publicidade pura e simples, o que está ok, considerando que o texto é da EMBRAER com o objetivo de promover a aeronave. Até ai, tudo bem. Mas como você mesmo destacou “Dificilmente uma aeronave é melhor em tudo…”, porque o que pode ser um fator relevante para um cliente, para outro não tem tanta importância assim. Em outras palavras, não se pode acreditar somente no… Read more »

Mauricio Pacheco

Fui rolando os comentários,só pra ver o primeiro que iria falar que a EMBRAER não é mais brasileira. Ora bolas, povo chato, a VW, a FORD, a FIAT, nunca foram brasileiras mas produzem aqui e geram empregos aqui.

Joao Moita Jr

Estou procurando por todas as partes um kit justamente desse aí para montar, mas não acho. Alguma dica???

Kemen

O tópico do desfile militar chines fechou? Galante o meu comentario é apolitico e foca o que ocorre nesse mundo e também no blog. O humano é os ser mais conflitante na da terra. Se perguntarmos a um muçulmano radical ou a um católico radical ou a um ateu o que entendem por liberdade, veremos conceitos totalmente conflitantes. Se perguntarmos a um sobrevivente indio e a um nova yorkino o que entendem por liberdade, veremos conceitos completamente divergentes. Se perguntarmos a um vegano ou a um gaúcho o que entendem por se alimentar bem, veremos um conflito total de opiniões.… Read more »

Carlos Alberto Soares

Show….