Home Noticiário Internacional Congresso dos EUA aprova a venda de jatos F-35 à Polônia

Congresso dos EUA aprova a venda de jatos F-35 à Polônia

4990
192
F-35A da USAF

VARSÓVIA – O Congresso dos EUA deu seu consentimento para fornecer caças F-35 de quinta geração dos EUA à Polônia, disse o ministro polonês da Defesa Nacional Mariusz Blaszczak via Twitter na sexta-feira.

“O Congresso dos EUA concordou em exportar 32 jatos F-35 modernos para a Polônia. Este é um dos últimos passos antes de assinar o contrato, mas isso não significa que nosso trabalho esteja concluído. Faremos todo o possível para obter o melhor preço possível”, escreveu ele.

Em 11 de setembro, a Agência de Cooperação em Segurança e Defesa do Departamento de Estado dos EUA, responsável pelo fornecimento de equipamentos militares no exterior, informou que o governo dos EUA havia decidido fornecer 32 jatos e 33 turbofans F-135 com pós-queimador da Pratt & Whitney, além de equipamentos adicionais para a Polônia.

O contrato vale US$ 6,5 bilhões. No entanto, as autoridades polonesas anunciaram que era o preço inicial e procurariam reduzi-lo nas negociações.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest
192 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
10 meses atrás

Vão deixar de pilotar fuscas e pilotar ferrari.

Fabio Mayer
Fabio Mayer
Reply to  DOUGLAS TARGINO
10 meses atrás

Salvo engano, eles já operam F-16, a escolha foi natural…

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Fabio Mayer
10 meses atrás

A minha opinião é a de que, quem poder aguentar mais uns dez anos sem comprar novos caças, que o faça
O futuro da arma aérea carece de previsibilidade, por um lado temos a 5 Gen a entrar em operação, por outro temos diferentes conceitos para 6 Gen a surgirem…. Decisões que implicam gastos de milhares de milhões precisam de planeamento sólido, com um futuro previsível em mente.
À Polónia não lhe falta aeronaves susceptíveis de modernização para mais elevados padrões, porque não o fazer? Custa menos e, mediante os factores que referi, seria talvez uma decisão mais acertada.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Peter nine nine
10 meses atrás

De um exemplo por favor…
F-15, F-16 e F-18 ? As células viáveis de sofrer extensão de vida útil estão sendo aproveitadas pelas próprias forças armadas americanas…
O que resta é bagaço !
A escolha mais barata, e racional, seria a de se adquirir mais F-16 novos de fábrica…

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Alfredo Araujo
10 meses atrás

Alfredo, ainda tem F-16 na Europa passível de modernização e extensão de vida útil, e alguns americanos também, estocados, que ainda podem passar por isso. Nem todos serão reaproveitados para a USAF ou estão sem condições de revitalizar. Portugal, por exemplo, decidiu reduzir sua frota e, recentemente, vendeu 10 de seus 40 F-16 modernizados localmente (e que eram ex-USAF) para a Romênia. E, pelo que sei, adquiriu mais um punhado deles, também nos EUA, para modernizar e vender num segundo contrato com a Romênia. Mas escrevi isso apenas a título de exemplo. No caso em questão, acredito que se a… Read more »

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Alfredo Araujo
10 meses atrás

Amigo, o que não falta por aí são F16 passíveis de voarem durante mais dez anos, não dramatize Alfredo.

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Reply to  DOUGLAS TARGINO
10 meses atrás

F16 C/D Block 50-52 é fusca???!!!

Matheus
Matheus
10 meses atrás

Mas eles podem pagar ou vão ter que fazer eternas parcelas?
Podem pagar a manutenção e operação?

Fabio Mayer
Fabio Mayer
Reply to  Matheus
10 meses atrás

A economia da Polônia é a que mais cresce na Europa.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Fabio Mayer
10 meses atrás

Em termos europeus, é relativamente pequena.
Em PPP seria a metade da Turquia.

Jagderband#44
Jagderband#44
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

Turquia ñ é Europa

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Jagderband#44
10 meses atrás

Para quase todos os efeitos, considera-se como tal.
Inclusive, participa de organismos com forte participação européia como OTAN e até de eventos esportivos exclusivamente europeus, como Copa dos Campeões Europeus e UEFA

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

Boa !

Caio
Caio
Reply to  Jagderband#44
10 meses atrás

É sim.

jonas
jonas
Reply to  Jagderband#44
10 meses atrás

Parte da Turquia está na Europa, por isso faz parte da Europa. Parte da Rússia está na Asia mas é considerada Europa

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Reply to  Jagderband#44
10 meses atrás

Como não?? Parte do território é Europa e outra parte é Ásia, assim como a Rússia.

Thiago Aiani
Thiago Aiani
Reply to  Fabio Mayer
10 meses atrás

A economia polonês é equivalente a da Suécia, só que a Polônia possui uma população de quase 39 milhões de habitantes enquanto a Suécia não chega nem a 10 ( dez) milhões. A Suécia gasta apenas 1% do seu PIB com a defesa enquanto a Polónia o 2%.
Nessa equação vai inserido também o interesse estadunidense de estimular e usar o receio da polonês contra os seus vizinhos…

Art
Art
Reply to  Thiago Aiani
10 meses atrás

Receio Polonês…você foi invadido por nazistas e depois por comunistas a 2 GM pra Polônia só acabou em 1991. Ser independente é a principal motivação polonesa

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Matheus
10 meses atrás

‘Mas eles podem pagar ou vão ter que fazer eternas parcelas?
Podem pagar a manutenção e operação?’

Muitos provavelmente, não.
Deve ser o mesmo relacionamento dos EUA com a Ucrânia.
Uma espécie de chantagem ‘light’.

nonato
nonato
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

A chantagem russa é na bala. Tomaram a Criméia. Financiam separatistas…
Comunista feliz é comunista que foi treinado na Rússia e vive em país democrático disseminando o comunismo.

kemen
kemen
Reply to  nonato
10 meses atrás

Estão defasados, seguem a politica norte americana do século 19 e 20. kkkkkk

Imjustastupidguy
Imjustastupidguy
Reply to  nonato
10 meses atrás

Cara, acorda. Chega desse macartismo caboclo. Se tivessemos sido um país mínimamente socialista, mesmo que hoje tivesse dado errado, seríamos um povo menos alienado e uma sociedade mais organizada. Países ex-comunistas quando recuperam as economias pós colapso sao todos mais organizados que o Brasil.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Imjustastupidguy
10 meses atrás

Pois é… Bálcãs que o diga, né?

Não sou à favor de caça às bruxas, mas bom senso que é bom anda em falta para aonde quer que se olhe.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Leandro Costa
10 meses atrás

Compare a Bósnia, Croácia ou Sérvia com o Brasil.
Passaremos enorme vergonha.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Imjustastupidguy
10 meses atrás

Mais organizados em todos os sentidos, como na saúde, educação, infra-estrutura e etc.

Super Tucano
Super Tucano
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

Compare a Bósnia, Croácia e Servia com Nova Zelândia, Coreia do Sul, …

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Super Tucano
10 meses atrás

Bósnia, Croácia e Sérvia não possuem multinacionais ‘trabalhando em outros países e mandando muito dinheiro para casa.

Super Tucano
Super Tucano
Reply to  Imjustastupidguy
10 meses atrás

Até parece que precisa passar pelo comunismo para se organizar!

Chris
Chris
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

Entao vc sabe mais da economia polonesa, do que eles próprios…. heheh

Billy
Billy
Reply to  Matheus
10 meses atrás

Podem economizar pra passar mais uma temporada gozando da hospitalidade russa… ou alemã.

Thiago Aiani
Thiago Aiani
Reply to  Billy
10 meses atrás

Por agora estão com gozando da generosa e benevolente hospitalidade alemã e da UE , que derramam copiosamente recursos sobre a economia deles todo ano, além de tolerar o dumping fiscal, monetário – os “bobos ”
usam uma moeda desvalorizada em relação ao euro e mesmo assim tem total acesso ao mercado da UNIÃO que é a sua princial partner comercial- custos da mão de obra e leis trabalhistas muito mais permissivas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Billy
10 meses atrás

Su-57 e Okhotnik dupla tipo Pelé e Garrincha.

https://youtu.be/_XaHZGc05A0?t=22

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

Muuito interessante

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

O Pelé da copa de 66 e o Garrincha da fase que mais bebia do que jogava …..
O Su-57 Já comanda e troca dados e infos com o UAV? Não! Voar junto, com um piloto no Su-57 e um piloto comandando o UAV desde o solo não é nada demais….

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

Um com a perna torta e outro falando groselha?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Gallani
10 meses atrás

Mas, o suficiente para dar ‘olé’ em um monte de ‘manés’.

Dudu
Dudu
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

AK:
Sim,um com a saúde debilitada e outro já falecido.

Desculpe,piada meio de mal gosto,mas não resisti…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dudu
10 meses atrás

Pô Dudu!!!

Pense nos áureos tempos em que essa dupla massacrava os adversários.

Dudu
Dudu
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

AK:
Verdade.Mas acho que me deixei “infectar” pelo cinismo de nossos tempos…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dudu
10 meses atrás

Tristes tempos!

Marcos10
Marcos10
Reply to  Matheus
10 meses atrás

Qualquer país um pouco sério pode fazer isso.
O Brasil não faz porque está focado no social.
O rombo previdenciário deve fechar esse ano em em R$ 300 bilhões.

Kemen
Kemen
Reply to  Marcos10
10 meses atrás

Meus pesames à garotada que ira se aposentar, esta cada vez mais distante. Má administração, excesso de funcionarios, contribuições muito baixas, trambiques de funcionarios, falsas aposentadorias, licensas médicas desnecessarias e ficticias, aposentadoria para não contribuintes, desemprego em alta por varios anos, aumento dos trabalhos informais sem contribuição, etc causaram ao longo dos anos essa situação, é lamentavel. E com esses “rombos” nas finanças do Estado seguimos cada vez mais sem ter Forças Armadas a altura de um pais que já chegou a ser a oitava economia mundial, mas inda permanece entre as 10. Poderiamos ter uma F.A. com os melhores… Read more »

Jeff
Jeff
Reply to  Marcos10
10 meses atrás

“O Brasil não faz porque está focado no social.
O rombo previdenciário deve fechar esse ano em em R$ 300 bilhões.”
.
Na verdade, não é o caso de focar no social, mas sim porque o povinho gosta de trabalhar pouco e de de se escorar muito, de todas as formas. E um congresso que historicamente tira vantagens disso completa a nossa situação.

Dinheiro pra copa e estádio temos muito, até hoje estamos pagando os rombos e desvios da copa, concluindo estádios, aeroportos e rodovias, e nem vou falar nos financiamentos do PT aos diversos paisecos amigos do rei.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Matheus
10 meses atrás

Seja como for, são poucos os países que não parcelam o pagamento das suas aquisições militares….

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Reply to  Matheus
10 meses atrás

Parece que vcs é que nem Grippens podem pagar.

Thiago Aiani
Thiago Aiani
Reply to  rui mendesmendes
10 meses atrás

Rui , não sei qual é o teu problema, em boa parte dos seus comentários você adiciona alguma alfinetada direcionada ao Brasil. Lhe informo que o Brasil tem muito bem condições de pagar e operar qualquer sistema de defesa, seja o Gripen ou qualquer outro caça. O nosso empecilho não é econômico e sim político-admnistrativo. Se um país como a Polônia pode imagine o Brasil que na sua enorme benevolência recebeu os imigrantes polonês tanto que hoje possui uma das maiores população de ascendência polonesa no mundo, depois dos Estados Unidos,Alemanha e Reino Unido. Se o Brasil, na sua imensa… Read more »

Natã Amaral
Natã Amaral
10 meses atrás

Depois de sofrer nas mãos alemãs e russas, eles aprenderam a lição.

Agora que vai tomar mais cuidado são os Russos

Washington Menezes
Washington Menezes
Reply to  Natã Amaral
10 meses atrás

É verdade, quem deve estar morrendo de medo dessas 32 aeronaves são os russos.

Naamã
Naamã
Reply to  Washington Menezes
10 meses atrás

Com certeza.Os russos tomam surras de 2:1 dos caças ocidentais da mesma geração,ou seja,esses 32 F-35 vão eliminar 64 Su-57s,3/4 da produção.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Washington Menezes
10 meses atrás

isso é suficiente para acabar com quase toda frota russa de caças de quarta geração, visto os exercícios de 20 para 1, eles derrubariam 640 aviões russos de quarta geração antes de serem abatidos. em 10 anos a rússia nem sequer planeja ter mais que 100 SU 57.

Kemen
Kemen
Reply to  Natã Amaral
10 meses atrás

O que os poloneses passaram ao longo de sua história é pesado, desejo que consigam o que desejam, tornar o pais mais forte militarmente para que não se repita pelo que já pasaram e, não voltem a ser o objeto da divisão de territorios vizinhos entre dois paises. Que comprem os F-35… e outros mais.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Kemen

A única proteção que Polônia deve contar será a solidariedade e ajuda de alguns aliados.
Se tiver.
Trinta e dois aviões não fariam cócegas na Alemanha e muito menos na Rússia.
Contra os russos seriam aniquilados com um sopro.

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

Basta fazer parte da Nato e UE, e além desse 32 f35, têm 40 f16 block 50-52, pois esses f35 é para darem de baixa os mig29.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  rui mendesmendes
10 meses atrás

Dois sopros, então?

Dudu
Dudu
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

AK:
Tem razão.Só que seria o último sopro de vida.
Cadáveres não sentem cócegas.
Muito menos eufemismos minimizam medos.
Mas eu entendo,é duro não contar com aliados confiáveis.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

Eu gosto da sensação é ideia de grandeza superlativa e irreal que você credita à Rússia…..”aniquilados com um sopro”…..Deus, dê-me paciência!!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
10 meses atrás

Gosto mais ainda da sensação de proteção que meia dúzia de aviões daria à Polônia, Japão ou Taiwan frente a superpotências como Rússia e China.

Dudu
Dudu
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

AK:
Eu por minha parte já gosto de ver a Rússia e China reclamando quando seus vizinhos adquirem essas”meia-dúzias”.Sabe,aqueles eufemismos do tipo “isso não colabora com a estabilidade regional” e outras frases rebuscadas até meio difíceis de entender.
Mas gosto é gosto.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dudu
10 meses atrás

Dudu

Talvez seja apenas um motivo para Rússia e China acrescentarem mais algumas centenas de aeronaves a suas Forças Aéreas.

Gabriel BR
Gabriel BR
10 meses atrás

Ai sim!!!

sergio ribamar ferreira
Reply to  Gabriel BR
10 meses atrás

Sr. Gabriel. Relendo meus conceitos, venho lhe pedir desculpas pelas ofensas proferidas em razão de um comentário infeliz. Sei que possui boa intenção e ideal por ser jovem. Isto é bom. O ignorante e boçal sou eu de não ter observado que no fundo o Sr. possui uma boa vontade de todo aquele que deseja o melhor pra o seu país. Espero que aceite minhas desculpas e passar bem Vamos em frente. E serve também para todos os comentaristas e editores. Minhas sinceras desculpas. Esse site é 10.

Eduardo Lima
Eduardo Lima
10 meses atrás

Polônia! Acho que têm um enorme apoio financeiro. Pois o Pais não tem condições para custear esse tipo de aeronave.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Eduardo Lima
10 meses atrás

Qualquer força aérea de primeiro mundo pode.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Augusto L
10 meses atrás

Nosso erro é ficar comparando com o Brasil, o Brasil não é parâmetro superior de aplicação de recursos.
Olhem Paquistão, Egito e outros europeus que fica claro o tamanho do nosso problema.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Eduardo Lima
10 meses atrás

É o pais que mais recebe recursos da UE

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Reply to  Eduardo Lima
10 meses atrás

A Polónia é dos países que mais crescem na UE, além de atrair muito investimento estrangeiro, além que o seu pib cresceu muito.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
10 meses atrás

Quem quer ter força aérea boa tem que gastar, aliás quem quer ter defesa boa tem que investir porque defesa não é custo é investimento.

nonato
nonato
10 meses atrás

Não está caro?
Uns 200 milhões por caça?
Um caça não é 90 milhões?
E achei poucos caças para a Polônia.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  nonato
10 meses atrás

Nonato, o valor total inclui todo um pacote de equipamentos e serviços, não apenas os caças. Você deveria saber disso, não só pelo tempo em que frequenta o site, mas também pelo fato de ter comentado na matéria que informou os itens do pacote: https://www.aereo.jor.br/2019/09/12/comunicado-da-dsca-sobre-venda-de-f-35-a-polonia/ Quanto ao número de caças, é coerente com o tamanho atual da Força Aérea Polonesa (não dá pra ampliar do dia para a noite) e suas necessidades atuais de reequipamento. A aviação de caça polonesa, se eu não estiver enganado, tem 6 esquadrões, metade deles equipada com F-16, que continuarão operando por mais duas décadas… Read more »

MÁRIO FILHO
MÁRIO FILHO
Reply to  nonato
10 meses atrás

NONATO É u$

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  nonato
10 meses atrás

Sempre a mesma maldita discussão, quando se adquire um avião como o referido, não é só a célula em si, milhões têm de ser gastos em infraestrutura, doutrina, pecas, formação, pessoal de manutenção, etc, etc….

Antunes 1980
Antunes 1980
10 meses atrás

Quem acha que a Rússia está perdendo fôlego na corrida pela reconquista das suas ex repúblicas socialistas dá um like !

Matheus
Matheus
Reply to  Antunes 1980
10 meses atrás

Virou youtube aqui agora?
Vá mendigar likes lá.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antunes 1980
10 meses atrás

As ex-Repúblicas Soviéticas que estão puxando o desenvolvimento estão na Ásia.
E é para a Ásia onde a economia mundial está se deslocando.
Não creio que a Polônia (apesar de não ser ex-URSS) seja uma grande preocupação ou um grande entrave para russos e, por conseguinte, para os chineses.

JPC3
JPC3
Reply to  Antoniokings
10 meses atrás

Mas uma parte delas não fica na Europa?

Luís Henrique
Luís Henrique
10 meses atrás

É engraçado ler esses comentários de se tem dinheiro para operar. Engraçado não, é triste. Porque nós brasileiros só pensamos nisso, justamente porque nosso orçamento militar é quase 100% para pagamento de salários e aposentadorias, não sobra quase nada para aquisições e custeio. Mas não se preocupem tanto com isso. Existem muitos países (muitos mesmo) com orçamento militar bem menor que o nosso e operando caças muito mais modernos que os nossos F-5 E também em maiores quantidades. Míseros 32 unidades, até um país de porte médio de 3o mundo consegue operar, desde que tenha um orçamento bem dividido e… Read more »

Luís Henrique
Luís Henrique
10 meses atrás

O Brasil tem orçamento militar de U$ 29 bi em 2018. O Egito de U$ 4,4 bi. (6,59 X menor que o nosso) Eles possuem: + de 200 F-16 Cerca de 90 Mirage 5 / Mirage 2000 Adquiriram 24 Rafale E aprox. 50 MiG-29 Ainda possuem cerca de 50 Apache e adquiriram 50 Ka-52, os dois melhores helicópteros de ataque do mundo. Adquiriram 2 navios classe Mistral. Fragata FREMM, etc. Já com o nosso orçamento 6,5x maior de U$ 29 bi, nós somos provavelmente a nação número 1 em Incompetência. Ridículo comparar o Brasil com países do nosso tamanho e… Read more »

Adriano RA
Adriano RA
Reply to  Luís Henrique
10 meses atrás

Falou tudo.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Luís Henrique
10 meses atrás

O mais estranho e que os nossos militares ainda reclamam de baixo salário. Os praças, soldados tudo bem, agora os oficiais….
Sem falar que, em quanto não mudarmos a nossa organização militar não adianta nada.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Luís Henrique
10 meses atrás

Eu sou o presidente da república e tenho força no congresso, então determino que apartir de hoje 2% do PIB seja investido nas forças armadas Brasileiras. No dia seguinte a isso, os comandantes militares vão pela ordem: 1° aumentar os salários, 2° abrir concurso público para oficiais e sabe como é, para cada um formado deve-se ter tantos soldados para comandar, portanto aumento de contigente. 3° Terceiro, reforma a ampliação de quarteis para todos. No final vamos continuar a gastar 70% com salários e só 30% com custeio, pesquisa e investimento. Detalhe e que o nosso custeio sempre foi o… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
10 meses atrás

4º) Estabelecer pensão integral vitalícia para as netas e bisnetas solteiras.

Billy
Billy
Reply to  Luís Henrique
10 meses atrás

Pois é, por isso que em 67 toda a quantidade foi destruída ainda no chão. ..na hora do café.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Luís Henrique
10 meses atrás

Os Rafale, a FREMM e os Mistral foram financiados pela Arábia Saudita.

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Reply to  EduardoSP
10 meses atrás

Assim como as compras de Marrocos foram financiadas pela Arábia Saudita.

Flanker
Flanker
Reply to  Luís Henrique
10 meses atrás

Concordo com a má administração e a falta de prioridades…concordo com o excesso de pessoal e escassez de equipamentos….tudo isso no Brasil é verdade….. Já no que se refere ao orçamento de defesa do Egito, tem alguma coisa bem errada aí….no mínimo, o gasto com pessoal não está incluído nesse valor de 4,4 bi de dólares….além disso, com esse valor apenas, ninguém consegue comprar os equipamentos citados por você. Os 4,4 bi de dólares não cobrem ne o contrato dos 24 Rafale….e mesmo que eles tenham parcelado todos esses equipamentos no carnê das casas Bahia, a perder de vista, como… Read more »

Wagner
Wagner
Reply to  Luís Henrique
10 meses atrás

Alguém dê uma medalha à esse soldado e linka o Bolsonaro aqui pra ver se toma vergonha

Nilton L Junior
Nilton L Junior
10 meses atrás

Bem tem que ter o F-35 porque do outro lado da fronteira tem isso

https://www.youtube.com/watch?v=fquWMUBO6Ag

Kemen
Kemen
Reply to  Nilton L Junior
10 meses atrás

Pode ser que a Força Aérea da Russia (Voyenno Vozdushnye Sily Rossiivenha) venha a ter, mas ainda não tem operacionais que eu saiba.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Então só quem tem essa informação são eles e não seria muito inteligente avisar né.

nonato
nonato
10 meses atrás

No Brasil, nós sabemos das decisões do congresso pela tv Senado.
Nesse caso aí, o presidente do outro país é informado primeiro?

Kemen
Kemen
10 meses atrás

Compram o F-35 pela sua furtividade, porque de resto deixa a desejar, se analisarmos desenvolvimentos que foram idealizados em alguns AESA e pequenas alternativas que melhoram bastante a capacidades de alguns caças não furtivos, mas como o F-35 foi projetado para ser mais economico que o F-22, também sua performance geral não é das melhores, mas muitas Forças Aéreas devem ter por base que a furtividade fala mais alto. Sera mesmo?

Doug385
Doug385
Reply to  Kemen
10 meses atrás

De resto deixa a desejar? Essa aeronave leva a fusão de dados a um nível totalmente novo, não há paralelo.

Kemen
Kemen
Reply to  Doug385
10 meses atrás

DADOS… “a um nivel totalmente novo” para um 5. geração, o nosso de 4,5 melhor! Só acresce furtividade.

https://postimg.cc/Fd7q28B2

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Não é só furtividade a mais, amigo. F-35 tem ECM no Radar, tem o dobro da potência, 150% mais combustível interno, O DAS. Sem contar um monte de coisas desconhecidas do público.

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Sobre o radar, ECCM e ESM no radar AESA é implemento da 4. geração, seria espantoso se por ser de 5. geração não tivesse, e o seu radar (antena) não tem reposicionamento de cobertura, cobre apenas 60 Graus contra por exemplo 100 Graus do Gripen E, também não tem visão lateral. O sistema ótico é inferior em cobertura por exemplo ao do Gripen E, o mais importante no radar não é detectar algo… é identificar o que é. O que pesa mesmo não é a potencia das turbinas é a relação peso / potencia. O IFF do F-35 não esta… Read more »

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

1-Relação peso potência do Gripen é inferior se comparar o avião vazio., ou com os tanques parcialmente cheios.

F-35A: Peso 13.250kg Potência 19.500 kg kg de empuxo

Gripen: 8.000+ kg Potência 9.800 kg de empuxo

2-O sistema ótico não é inferior e o Gripen não tem nada como DAS.

3-E tem um compartimento para o Towed decoy na fuselagem.

4-Raio de combate do F-35 é 50% maior no combustível interno.

Avião menor com metade da potência faz menos, amigo.

Acho um pouco otimista acreditar que vai ter a mesma coisa gastando dez vezes menos.

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Eu já tinha comentado antes, o que vale no F-35 é apenas a furtividade, o resto ou é igual ou inferior a muitos de geração anterior e acrescento, porque na realidade até hoje não entendi bem como é e como funciona mas corre por ai na rede que o Gripen E “pode espelhar” a sua posição para enganar misseis, vou aguardar para ver se é verdade. Outro detalhe que o colega pode observar em qualquer avaliação na rede, o F-35 perde para caças de geração anterior em dogfigth, dai em manobra também fica a dever. Se colocar mais que 4… Read more »

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Sobre a performance pode estar certo, até porque é um avião feito para carregar mais combustível e voar longe. Não entendi porque o amigo conclui que é inferior ou igual aos outros, porque respondi sobre a relação peso potência, sobre o as capacidades AR-AR dos sensores EOTS com 360 graus de cobertura, sobre o Towed decoy (que ele tem espaço para instalação), sobre o DAS, sobre capacidade de guerra eletrônica do radar(que nenhum outro alega ter) e sobre o alcance. E a carga interna de mísseis está subindo para 6 unidades. Além disso, 90% das capacidades do F-35 são secretas.… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Nenhum caça de 4,5 geração tem a capacidade de rede de um de 5, esta falando bobagens.

https://tecnomilitar.wordpress.com/2019/01/12/fusao-de-sensores-rafale-vs-f-35/

https://tecnomilitar.wordpress.com/2018/12/22/fusao-de-sensores-e-o-dominio-da-informacao/

O sistema de guerra eletrônica do F-35 é o mais avançado do mundo, não tem equivalentes.

https://tecnomilitar.wordpress.com/2018/08/28/dominando-a-guerra-eletronica-com-o-f-35/

A maioria dos radares AESA não tem capacidade alem dos 60 graus, isso pq um antena giratória trás mais problemas, inclusive isso foi umas das coisas que fez o radar AESA ser mais confiável do os mecânicos.

https://tecnomilitar.wordpress.com/2019/04/11/radares-de-varredura-eletronica/

Kemen
Kemen
Reply to  Augusto L
10 meses atrás

Colega Augusto, repare que o primeiro artigo que vc colocou, compara o F-35 com o Rafale, a grande vantagem do Gripen é fusão de IRST+RADAR de todos os caçãs da missão, do AEWC e radares terrestres simultâneamente. Com isso a detecção de um furtivo ocorre antes do que se fosse 1 caça só sem mais nada. Muita propaganda e Marketing do produto da Lockheed, a seguir vc pode ver a SAAB falando, coisa concreta e séria. E o que isso do artigo tem a ver com o que o F-35 não tem e esta marcado em vermelho na figura enviada… Read more »

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Pois é amigo, esperemos que no FUTURO a carga interna suba para 6 misseis de tamanho menor, e vamos ver também qual sera o desempenho desses misseis menores.
Mas vai ver que tudo é secreto no F-35, o único superior que ele apresenta é furtividade. No Gripen E o alcance aumenta mais ainda se no lugar de 6 misseis levasse 2 tanques de combustivel em vez de 1 só, já reparou nisso?

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Não amigo, a carga será de 6 AIM-120 AMRAAM, com mísseis menores poderá ser 12.

Ta cansativo, suas informações estão erradas na maioria.

O Alcance do F-35 com 6 mísseis será próximo de 1.400km sem tanques externos, enquanto o do Gripen é semelhante porém precisa de 3 tanques.

Ao invés de procurar se informar sobre o avião prefere acreditar que tudo é propaganda e justifica isso com informações incorretas.

Tudo que estou dizendo está disponível na internet.

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Não se aferre a distancia de combate amigo, alcance de 1400 Km do F-35 é pura ilusão e ainda nem existe esse mini missil especial para o F-35 que ira ser desenvolvido, o Gripen chega a 1300 Km só com o tanque central, se puser dois tanques e 6 misseis vai até mais longe, a distancia máxima com seu supercruzeiro a mach 1.3 chega aos 4.000 Km contra 2.500 do F-35. Esse asunto é antigo e todo mundo conhece colega.

Augusto L
Augusto L
Reply to  JPC3
10 meses atrás

“ Ao invés de procurar se informar sobre o avião prefere acreditar que tudo é propaganda e justifica isso com informações incorretas”
Não adianta JPC3 ele não quer aceitar os fatos.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Seus dados estão completamente errados, todos os aviões de 4,5 geração podem fundir dados de outras plataformas basta de larguras de bandas em seus data-links, o SH por exemplo esta recebendo á atualização que o permite operar o intra-link da marinha, inclusive o F-35 é o caça com mais largura de banda. Quanto fusão de dados, você novamente esta falando bobagens, não entende que a fusão de um caça de 5 geração é completa (fechada), enquanto um de 4 geração não (aberta), os 2 tem fusões de alto nível mas a do Gripen é aberta, a do F-35 fechada, ou… Read more »

Kemen
Kemen
Reply to  Augusto L
10 meses atrás

Largura de banda mais larga de que amigo, não sabe o que escreve pois o datalink segue padrão OTAN (NATO). Não existe nada de fusão de dados aberta ou fechada, nem de informação liquida colega, facil interpretação só depende do software que se utiliza, do nivel da linguagem de software cuja compilação resulta na eficiência do sistema. Quando o colega escreve que o barramento do F-35 é mais rápido, se refere a diferentes tempos de clock, me diga qual é o barramento do F-35, o seu clock, e o seu computador. O Gripen ao contrario, não tem UM barramento nem… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Essa matéria do aéreo so fala bobagens, inclusive há pessoas com conhecimento que nos comentários que á refutam.
Se você leu só oq interessava, sinto muito, está errado.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Kemen
10 meses atrás

E o radar do Gripen é giratória sim, gira para os lados com intuito de ter cobrir outros ângulos como gira dm torno do próprio eixo para aumentar o alcance.

Kemen
Kemen
Reply to  Augusto L
10 meses atrás

Colega, girar é de radar naval, o radar do Gripen AESA da SELEX se desloca alguns graus a direita e também a esquerda, pois essa é a grande vantagem para se ter uma maior cobertura radarica e que o F-35 não tem.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Toda radar mecânico gira e alguns PESA e AESA (o do Gripen incluso, gira ou “desloca”, a mudança da palavra não muda o conceito, para os lados e em torno do eixo para aumentar o alcance) também mas tem um trade off ai, radares fixos tem uma confiabilidade maior.
Você mostra mais uma vez que não entende do assunto.

Kemen
Kemen
Reply to  Augusto L
10 meses atrás

Colega, não existe radar chamado “mecânico” em avões, todo radar tem partes metálicas, mas são eletrônicos, tem componentes eletrônicos, e você se refere a uma antena que varre 90 graus, diferente dos caças que tem de se deslocar para fazer uma maior varredura, sua antena varre um angulo maior, é vantagem. O F-35 tem que se deslocar e com isso também gasta mais combustivel.

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Colega, o EOTS do F-35 é antiquado e inferior ao Skyguard G do Gripen e considerado hoje melhor que o Pirate!

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Sim pode ser inferior, porém está lá e será modernizado no futuro. Além disso serve como FLIR interno, coisa que o Gripen

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Caramba colega tudo no F-35 sera no futuro, EOTS sera modernizado, misil menor sera desenvolvido, já que vamos pelo futuro… sera que o Gripen também não tera melhorias com o tempo?

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Amigo, eu não discordo que gripen seja um caça excelente, não discordo que seja ideal para nós, também não discordo que o ele tenha vantagens sobre o F-35. Não discordo de nada disso. O que eu estou discordando é de o F-35 seja apenas furtividade e no resto seja igual ou inferior aos outros. As coisas não são assim, podem ter gasto 20 bilhões de dólares só na eletrônica dessa caça, lógico que vai ter qualidades que os outros não possuem. Não dá para achar que a USAF ( mais 13 países) é ingênua e deixou a lockheed martin roubar… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Sera substituído por uma versão avançada do pod Sniper.

Kemen
Kemen
Reply to  Augusto L
10 meses atrás

Claro colega, no futuro certamente, vão instalar um POD Sniper, que interesante…

Augusto L
Augusto L
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Sera padrão do block 4 a versão de de produção em massa.
Nao sei pq o desdém e a aliás esse seu comentário ”Não existe nada de fusão de dados aberta ou fechada, nem de informação liquida colega, facil interpretação só depende do software que se utiliza, do nivel da linguagem de software cuja compilação resulta na eficiência do sistema.“
Só demonstra que de fusão de dados você não entende de nada.
https://tecnomilitar.wordpress.com/2018/12/22/fusao-de-sensores-e-o-dominio-da-informacao/
Da uma lida antes de vir falar bobagens.

Kemen
Kemen
Reply to  Augusto L
10 meses atrás

Colega de novo com esse wordpress norte americano? Olhe criaram ou traduziram errado: você escreve, algo assim ” F-35 entrega informação mais liquida” não existe isso, dados que não são aproveitados e não servem, vindos de seus detetores ou do radar, são desprezados pelo software que existe na aeronave, se alguém afirmar, aonde quer que seja, que o software (programas compilados) de um caça é melhor que outro, é mentira, os softwares são fechados, ninguém conhece o de ninguém. Portanto para dizer que o software do F-35 depura melhor os dados dos periféricos que tenha ou do radar, precisa conhecer… Read more »

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Amigo, repetindo o que eu escrevi. Seu item 1- Relação Thrust to weight (Impulso / Peso) com máximo de combustivel e armas. -F-35=0,87 / Gripen E=1,06 / Eurofigther=1,07 / Rafale =0,99 / F-18 S.H.=0,93 (Veja figura que enviei) Avião vazio não serve para combate. O RCS do F-35 com armas externas deve aumentar bastante. ——————————————————————– Seu item 2- F-35/EOTS ——-GRIPEN E/Skyguard G-LDP DAS? (DASH) até o F-5M BR tem! O Gripen tem DASH com HMD acoplado. O F-35 não tem NCW. ——————————————————————- Seu item 3- O F-35 não tem Towed Decoy ATIVO ele esta inserido no compartimento e seu estado… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Você esta errado oF-35 tem sim Decoys RF e seu capacete é de uma versão superior ao do Gripen e o alcance do mesmo é compatível com o do F-35 e não inferior a muitos como diz.

https://tecnomilitar.wordpress.com/2018/08/28/dominando-a-guerra-eletronica-com-o-f-35/.

https://tecnomilitar.wordpress.com/2019/02/04/mira-display-montado-no-capacete-hms-hmd/

Kemen
Kemen
Reply to  Augusto L
10 meses atrás

Colega Augusto, o WordPress é um site de contrôle de norte americanos, preciso esclarecer mais… A America do Norte tem exelentes produtos e equipamentos, tudo feito ali é o melhor do mundo, como sempre se encontra nesse site, aqui por enquanto trocamos idéias sobre vantagens e desvantagens no F-35 x Outros, não perder o foco é importante. Abaixo o video e tem uma tabela no fim que já coloquei no blog mostra deficiências no F-35, note que é informação séria da SAAB. RF Decoys não tem nada a ver com o capacete. https://www.youtube.com/watch?v=Dd_pSteLHr8 Incrivel ter o sistema de defesa RF-Decoy… Read more »

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

F-5 Br tem algo parecido com a DAS? Não, não possui. Na boa,Você está com um monte de informações equivocadas. Inclusive a sua tabela esta errada como já expliquei acima Alcance o raio de combate do gripen é 1.300km com três tanques externos, enquanto o raio de combate do F-35 na configuração ar-ar é de 1.400 km( pois ele nem possui tanques externos). Até na wikipedia você encontra essa informação. O alcance máximo de 2.500km é um número incorreto colocado por alguém na internet. O F-35 é caça que tem a melhor relação peso combustível no ocidente e supera qualquer… Read more »

kemen
kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Colega sobre o F-5M BR mencionei DASH, e vc entendeu!
As tabelas coladas não são minhas, uma delas é da SAAB, derrubando muitos “mitos” que envolvem atualmente o F-35.
A posição deles foi clara: oferecem um caças 4++ de baixo preço RCS aceitavel e excelente rendimento, algo dificil de conseguir.

JPC3
JPC3
Reply to  kemen
10 meses atrás

Se eu falei DAS porque respondeu DASH??
Você mesmo substituiu DAS por DASH porque não sabia o que era.

A Tabela está errada e já coloquei o link com um teste que demonstra isso. Tá certo?

A tabela é feita pelo concorrente que não consegue vender seu avião.

Augusto L
Augusto L
Reply to  JPC3
10 meses atrás
Kemen
Kemen
Reply to  Augusto L
10 meses atrás

Amigo, até ai nada de peso nas grandes diferenças dos DASH, e isso se a FAB não pedir para a SAAB instalar o DASH do fabricante norte americano.

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Imaginei que o colega digitou sem “H” como já aconteceu com outras palavras a mim, e outros diversas vezes aqui no blog como pode ser observado.
A pressão dos dedos no teclado se escreve depressa falha as vezes.

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás
Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Colega, sugira que se instrua um pouco mais sobre o Gripen, sua integração total de dados e, sobre a proteção adicional que pode levar para misseis numa espécie de “espelhamento” de sua posição, o BriteCloud.

https://www.aereo.jor.br/2019/02/10/saab-gripen-e-sistemas-de-guerra-eletronica-e-sensores/

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Sugiro que leia com atenção e veja que não estou criticando o Gripen, e sim contrariando as informações equivocadas sobre o F-35 que você coloca.

Você está certo quando fala do Gripen, mas sobre o F-35 quase tudo o que diz está incorreto.

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Amigo, sempre adicionei fonte de informação ou figura ou fonte e figura, não tenho por objetivo enganar ninguém, cada um acredita naquilo que acha correto e na fonte de informação que acha mais correta. A do fabricante geralmente é mais correta, pois se falsear pode ter consequências além da perda da confiança na empresa.

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Colega obrigado, bonito e legal, como o F-35 é um avião de combate, gostaria de saber o que isso agrega a mais no F-35 num conflito armado, desde já agradeço.
-aéreo contra stealth e não stealth
-terrestre e defendido

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Aqui um link mostrando que existem falhas na tabela,

https://defensemaven.io/warriormaven/air/f-35-air-to-air-missiles-can-now-hit-2-drones-at-once-changes-air-combat-rZ_vD6yeDEivRmOxHMfbjA/

“””Last year, an F-35 pilot fired two Advanced Medium-Range Air-to-Air Missiles at maneuvering drones in the air, bringing synchronized attack to a new level for the aircraft, using an integrated targeting sensor, called the Electro-Optical Targeting System (EOTS).”””

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Ele tem um decoy que não é ativado? Não deu para entender isso.

Quem sabe ele é ativado somente na hora que precisa para não atrapalhar a furtividade e aerodinâmica do caça?

https://www.thedrive.com/the-war-zone/27185/f-35s-most-sinister-capability-are-towed-decoys-that-unreel-from-inside-its-stealthy-skin

Augusto L
Augusto L
Reply to  JPC3
10 meses atrás

É ativado quando há ameaças, decoys não ficam a operação toda ativada, em nenhum caça, são ativados quando o sistema de guerra eletrônica detecta uma ameaça, uma emissão de radar, um missil e etc…
voce que não entende como funciona um decoy

Kemen
Kemen
Reply to  Augusto L
10 meses atrás

Colega, na maioria dos os caças o RF Decoy fica ativado sim, nunca escondido para viabilizar baixo RCS! É uma temeridade confiar que a furtividade vai impedir qualquer detecção e consequente disparo contra você!
Agora vamos ficar tudo no sim e no não, sem comprovação concreta nenhuma?

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Ninguém voa com decoy para fora. Só é usado quando surge ameaça.

Por que o F-35 vai usar quando não precisa? Não tem sentido essas coisas que você diz. Se precisar é só usar, simples.

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Colega a sua afirmação esta incorreta. É isso, a confiança no F-35 foi tanta que deixam desligado e guardado para não afetar seu RCS que teve a máxima importancia do projeto, não aceitam a hipótese que disparem um missil em sua direção sem que ele saiba antecipadamente e haja tempo para abrir a portinhola sair e ligar… interesante um delay pequeno mas que pode se tornar importante dependendo da velocidade do missil e que pode vir de qualquer direção.

Kemen
Kemen
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Correção do que escrevi abaixo: “com 4 misseis e tanque externo o F-35 fica bem menos furtivo”, e com armas externas seu RCS aumenta mais ainda.

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

O F-35 não tem tanques externos porque foi projetado para levar dentro o que os outros levam do lado de fora, assim não poder a furtividade.

Gripen Br peso: 8.000 kg combustível interno 3.400kg
F-35A Peso: 13.250kg combustível interno 8.380kg

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Ele não tem tanques externos porque foi feito para levar dentro o que os outros levam do lado de fora, por isso a relação peso potência é pior quando carregado.

https://www.quora.com/Why-would-they-choose-Alaska-to-put-the-F-35-as-they-only-have-a-range-of-680-miles

https://en.wikipedia.org/wiki/Lockheed_Martin_F-35_Lightning_II

“””Combat range: 669 nmi (770 mi, 1,239 km) – Combat radius[554]
760 nmi (870 mi; 1,410 km) – Combat radius (interdiction mission on internal fuel, for internal air to air configuration”””

Amigo, você acredita mesmo que gastaram quase 60 bilhões dólares para fazer um caça stealth que é pior que os outros em tudo?

Isso faria algum sentido?

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Colega JPC3, tem um tanque externo sim, e aumenta o RCS!
Embaixo à diteira. E veja também a tabela que coloquei antes.
comment image

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Coloca um foto dele com tanque externo aí, por favor.

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Esse tanque não é utilizado e nem se sabe se é operacional.

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Não é utilizado porque nem um cliente pediu devido ao aumento do RCS, esta disponivel para o cliente que quiser.
Israel pensa em adaptar muita coisa nos seus F-35 tentando melhora-lo as suas necesidades.
Utilizar o F-35 em missões longinquas pede REVO devido ao seu curto alcance, em caso de zona de guerra um avião de REVO se detecta e se identifica a uma distancia enorme. Se até o Iran consegue detectar e derrubar um Predator, quem dira paises mais desenvolvidos!
Os F-35 em missões reais e perigosas tem de voar com escolta de outro caça, não tem saida.

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Sistema ótico fica em um casulo transparente com 360 graus de visão, mais o DAS que também possui 360 graus de visão em dois eixos, vertical e horizontal.

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Colega, o velho EOTS? Vc deve estar de brincadeira, ele foi inicialmente concebido para ar-terra e depois adaptado para ar-ar, puro “remendo”

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Remendo? Não leu sobre os acertos com dois AMRAAMs? Botei o link.

Já começa a faltar argumentos.

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Acertar dois objetivos em teste so mostra que funciona, mas e os parâmetros do teste e seus limites… Colega por que vc não coloca? De preferencia um link norte americano. Não tem outra o F-35 é deficitario em combate próximo ou dogfight, quanto mais distante melhor para o F-35, devido a sua furtividade mas baixa manobrabilidade. O Gripen também tem IRST frontal para detecção a longa distancia de caças stealth voando em grande altitude. O que o F-35 tem de especifico para detectar baixo RCS ou Stealth a longa distancia em grande altitude? “F-35 comes with a chin mounted EOTS.… Read more »

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Diferente do que a tabela diz o EOTS possui capacidade ar-ar, inclusive já derrubou dois alvos em testes usando apenas o sensor IRST para guiar AMRAAMs sem o uso do radar.

kemen
kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Colega, vc não entendeu o que a tabela mostra, sugiro ler abaixo a respeito do obsoleto EOTS do F-35 e sobre o avançado Skyguard G do Gripen E.
https://defenseissues.net/2015/06/16/airborne-irst-properties-and-performance/

JPC3
JPC3
Reply to  kemen
10 meses atrás

Você quem não entendeu, a tabela diz que não tem e coloquei o link provando que tem.

Agora coloca um link comparando o F-35 em missão de ataque com o Gripen em missão de caça?

Kemen
Kemen
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Colega JPC3 a tabela da SAAB não diz que não tem EOTS, diz que não existe a função IRST AIR-2-AIR Enhanced exclusiva, só a associada IRST AIR-2-AIR, AIR-2-Ground, como eu escrevi antes, foi uma adaptação feita no EOTS que era originalmente IRST AIR-2-GROUND, ou seja não atua dedicado a uma função ar-ar nem a uma função ar-terra, isso provoca menor eficiencia do sistema.

Kemen
Kemen
Reply to  Doug385
10 meses atrás

comment image

MMerlin
MMerlin
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Tentei ler mas acho que estou ficando velho…

Kemen
Kemen
Reply to  MMerlin
10 meses atrás

Colega MMerlin não esta velho não, não tem como inserir maior aqui, sugiro baixar no seu computador, abrir com um editor de .jpg e ampliar se for de seu interesse. Tenho mais análises de desempenho que mal cabem ai, mas irei tentar.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Tentei Kemen, mas como está pequeno, perde a qualidade ao ampliar a imagem.

Kemen
Kemen
Reply to  MMerlin
10 meses atrás

Vou tentar mandar maior, se o site permitir…comment image

Thiago Aiani
Thiago Aiani
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Kemen , se poder repassar o link e dos graficos talvez seja melhor, é difícil ler devido a baixa resolução da imagem.

Kemen
Kemen
Reply to  Thiago Aiani
10 meses atrás

No segundo desenho enviado, clicar duas vezes encima, ele expande um pouco, espero que ajude.
Abaixo um link do blog com a tabela, o outro não tenho o link só a figura.
https://gripen4canada.blogspot.com/p/how-the.html

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Kemen
10 meses atrás

envia a fonte se for possível, eu tentei ler mas não consegui, até baixando

JPC3
JPC3
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Não deixa deseja em sensores, fusão de dados, armas e alcance. Na verdade, a preocupação dos russos com as capacidades do caça é até maior do que com a furtividade.

JPC3
JPC3
Reply to  JPC3
10 meses atrás

E guerra eletrônica.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  JPC3
10 meses atrás

A produção de energia dele é brutal!

Thiago Aiani
Thiago Aiani
Reply to  JPC3
10 meses atrás

Os F-35 italianos da AMI, em mais de uma ocasião e no contexto de operações simuladas, voou com Typhoon, Amx, G550 e M346, mas apresentou deficiências no que deveria seu ponto de forte e multiplicador de forças, o software avançado de comunicação de dados (datalink) Madl. De fato, a aeronave não pode usar o mesmo “idioma” das outras aeronave e deve confiar em outros sistemas, como o Link 16 e o ​​Vms (Variable Message Format), um fator que limita sua capacidade exclusiva de executar o papel de “junção” e multiplicador de informações coletadas no campo de batalha.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Fala isso para Israel, que adora “transitar” pelas capitais dos países daquela região. Estes países só descobrem a incursão clandestina depois que vem a própria capital fotografada com um F-35 israelense no foco.

ANGELO
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Um grande diferencial do F35 é o DAS que segundo um vídeo da fabricante é melhor que seu próprio radar. Acho que seria muito bom para o gripen e nem precisa do capacete caro para ver através da fuselagem pois só de ter visão de longo alcance quase 360 graus ( o quadrante traseiro é coberto por outro f35 que voe ao lado ) e sem denunciar sua posição já é maravilhoso. Não a toa os europeus já estão desenvolvendo o EURODASS que acredito que tenha essa função e também acho que se deveria aproveitar que o NG está entrando… Read more »

Thiago Aiani
Thiago Aiani
Reply to  ANGELO
10 meses atrás

minha mãe dizia que eu sou lindo, mais lindo que Tom Cruise e Brad Pitt juntos… Será que vocês concordam? Outro problema do F-35 é o software Alis- Autonomic Logistic Information System – o software que gerencia, entre outras coisas, todas as informações coletadas pelo F-35 durante uma missão e é a base do gerenciamento altamente informatizado do sistema de suporte logístico da aeronave. Um dos dos problemas é que todos os “usuários” estão conectados através da Alis ao central em Fort Worth (Texas), onde são coletados os dados pelos F-35 . Isso implica um claro problema de segurança, pois… Read more »

Tupolev
Tupolev
10 meses atrás
JPC3
JPC3
Reply to  Tupolev
10 meses atrás

A questão é que um drone do tamanho de um caça com as capacidades de um caça vai custar realmente caro, não se sabe quantos eles poderão comprar.

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
10 meses atrás

Olha, não há um consenso se o F35 tem a capacidade de ser tudo aquilo que se espera dele. Mas pela falta de um concorrente, não há dúvidas de que está se tornando um grande sucesso comercial.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Daniel Ricardo Alves
10 meses atrás

Como vende, eu bato na tecla de que vai chegar em 4 mil unidades!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Daniel Ricardo Alves
10 meses atrás

Imagina qdo começa as próximas versões, estou curioso qdo Israel começa fazer suas atualizações no seus F35…Os EUA ainda estão uns 20 anos na frente em materia de tecnologia de aeronave, quando os caças de 5 geração da Russia e da China estiverem totalmente operacionais, os EUa já estara lançando o da 6 geração..

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Rodrigo
10 meses atrás

Sim, e parece que quanto mais se critica mais se vende!

Kemen
Kemen
10 meses atrás

F-35 comparado com outros.comment image

ANGELO
Reply to  Kemen
10 meses atrás

Suas tabelas parecem muito boas mas um pouco difícil de ler nesses links , a segunda até dá mas a primeira valeu porque abriu um monte de russa lindas.

Luiz Floriano Alves
Reply to  ANGELO
10 meses atrás

A Polônia está na mira do Urso do Putin. Apenas caças de 5ª geração interessam. E prontos para entrar em produção. Essa história de desenvolver o produto só serve de desculpa para esticar os prazos e comer verbas.

bjj
bjj
Reply to  Luiz Floriano Alves
10 meses atrás

Isso me faz acreditar que a Suécia confia muito mesmo nas capacidades do Gripen E, afinal, mesmo não sendo um caça de 5 geração, seria ele o principal responsável por segurar ou tentar segurar as pontas com o SU-57 no caso de um conflito no futuro próximo.

Halley
Halley
10 meses atrás

O Brasilsilsil comprou 36 gripens por US$ 5,4 bilhões com a suposta transferência de tecnologia. A Polônia agora leva 32 F-35, top de linha, com escala por anos a fio, por US$ 6,5 bilhões. Quem fez bom negócio aqui ein?

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Halley
10 meses atrás

Halley,

A transferência de tecnologia não é “suposta”, ela está acontecendo, e já faz alguns anos, pois pudemos constatar isso em várias matérias feitas junto às empresas e profissionais envolvidos. E boa parte dessa transferência foi pensada para gerar vantagens na manutenção e operação local do caça ao longo de sua vida útil, entre outros aspectos, que não apenas o desenvolvimento e a produção do lote comprado.

Tem um monte de matérias aqui no site detalhando isso. Se a absorção de tecnologia vai atingir todos os objetivos planejados eu não sei, mas que está acontecendo, está.

ANGELO
Reply to  Halley
10 meses atrás

O que pega nem é tanto o custo de aquisição mas o de hora vôo $8000 contra $25000 e 32 na polônia cobre bem mas para o Brasil seria pouco e também não acho que seja necessário uma frota 100% 5G pros EUA por exemplo 80%5G completando com o F15 atualizado ficaria show e Brasil uns 108 gripens mais uns 35 5G ( f35 , tempest ou outro )acho que ficaria muito bom.
Pro CHILE acho que 60% gripen ng treinamento e patrulha e 40% F35A poder dissuasório ficaria show.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  ANGELO
10 meses atrás

Angelo, só um adendo: Mesmo a Polônia não terá uma frota 100% de 5ª geração. Pelo que sei os Poloneses têm 6 esquadrões de caça no total, atualmente equipados com F-16 (praticamente novos, com mais de 2/3 da vida útil pela frente), MiG-29 e Su-22 (velhos, parte destes últimos passaram por uma revitalização nesta década). Esses 32 F-35 são o suficiente para reequipar dois esquadrões (não sei se serão os dois equipados com MiG-29 ou se entrará na conta a unidade que voa o Su-22) com 16 aviões cada um. Eles já têm 48 F-16 divididos em três esquadrões. Assim,… Read more »

ANGELO
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

Obrigado pelas correções afinal só expressei um ponto de vista não fiz pesquisas.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  ANGELO
10 meses atrás

Tranquilo, Angelo. Como escrevi, foi um adendo, não uma correção no sentido estrito.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Halley
10 meses atrás

Entendo onde o senhor quer chegar e concordo, eu acredito que um F-35 bem utilizado tem vantagem em superioridade aérea e depois o resto é consequência, claro que existem muitos contextos e nem tenho por objetivo discutir todos. E sincero, essa transferência de tecnologia não me comove tanto, a longo prazo não fizemos um bom negócio não minha opinião!

Colombelli
Colombelli
Reply to  Halley
10 meses atrás

Sera que a gente conseguiria manter voando? Rafale e Hornet com horas bem mais baratas que o F35 foram descartados em grande parte pelo custo de manutenção e operação. Temos que pensar num ciclo de vida de 30 anos e nos seus custos. Dá uma enorme diferença. Fora isso a imprevisibilidade e cortes orçamentarios frequentes. Ademais nada impede que depois de um segundo lote de gripens se adquira uma pequena quantidade de F35 ou outro de 5 geracão pra ser a ponta da lança. Julgarmos o negocio com dados poucos e sem detalhes comparados com outros de que igualmente não… Read more »

JPC3
JPC3
10 meses atrás

https://defensemaven.io/warriormaven/air/f-35-air-to-air-missiles-hit-2-drones-at-once-in-test-fighter-enters-new-era-PSLRTbMkUEmlfzUEtD15sQ/

“””An F-35 pilot fired two Advanced Medium-Range Air-to-Air Missiles at maneuvering drones in the air, bringing synchronized attack to a new level for the aircraft, using an integrated targeting sensor, called the Electro-Optical Targeting System (EOTS).

“Two AMRAAMs had multiple targets – to shoot two airborne targets simultaneously. It was a complex set up that happened over the Pacific. They were shooting at drones,” Lt. Col. Tucker Hamilton, F-35 Test Director, Edwards AFB, told reporters””

Dudu
Dudu
10 meses atrás

Boa!
OBS:Só esperando começar a choradeira Russa…

Augusto L
Augusto L
10 meses atrás

Para os que acham que o F-35 é só furtividade.
https://tecnomilitar.wordpress.com/2018/06/24/o-poder-disrruptivo-do-f-35-2/

Vinicius Correia Benjamim
Vinicius Correia Benjamim
9 meses atrás

O problema não é a aquisição e sim toda a infraestrutura que irá envolver a operação de uma aeronave avançada como essa,será que os poloneses terão dinheiro
para isso?