Home Aviação Militar Comandantes da FAB e da FAC se reúnem em Brasília

Comandantes da FAB e da FAC se reúnem em Brasília

2357
10

Encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (19), no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF)

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta quinta-feira (19), em Brasília (DF), o Comandante da Força Aérea da Colômbia, General Ramsés Rueda Rueda. A visita institucional teve como objetivo tratar de temas de interesse entre as duas Instituições.

No encontro, os Comandantes assinaram um acordo envolvendo as Forças Aéreas dos dois países. “O compromisso firmado é extremamente proveitoso no sentido de possibilitar a troca de valiosos conhecimentos operacionais entre nossos pilotos”, destacou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

O Comandante da Força Aérea Colombiana falou sobre o relacionamento com a Força Aérea Brasileira (FAB). “Continuamos interagindo e consolidando nossas atividades em comum”, ressaltou.

A reunião contou, ainda, com a presença do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Chefe da Educação Aeronáutica da Colômbia, Brigadier General Eliot Gerardo Benavides Gonzáles; do Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos; e do Chefe da Seção de Adidos da Segunda Subchefia do EMAER, Coronel Aviador Luiz Francisco Tolosa.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yluss
Yluss
1 ano atrás

O timing pode ser coincidência, mas me aponta para um dos assuntos na pauta ser a situação do teatro de operações aéreas na área dos países com a Venezuela, não? Faz sentido ambos países aumentarem a troca de informações e atuação conjunta, pois quanto mais preparados, maior a dissuasão.

Sds o/

Fernando
Fernando
Reply to  Yluss
1 ano atrás

Acho que é coincidência mesmo.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Fernando
1 ano atrás

Quem é o ilustre naquela foto na parede, bem acima do General Rueda???

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Joao Moita Jr
1 ano atrás

Marechal do Ar Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira. Piloto do primeiro vôo do Correio Aéreo Militar, do Rio para São Paulo; um dos 18 do Forte, como Tenente; Comandante de Regimento de Aviação nos Afonsos, em 1935, durante a Intentona Comunista; candidato a presidente em 1946, se não estou errado.

Fred
Fred
Reply to  Rinaldo Nery
1 ano atrás

Só uma justa correção histórica, caro Nery. Os então Tenentes Casimiro Montenegro Filho, idealizador do CTA e primeiro piloto do CAM, chegando ao posto de Marechal-do-Ar, e Nelson Freire Lavenère-Wanderley, Ministro do MAer do Castelo Branco dentre outras fartas conquistas, foram os pilotos do primeiro voo do Correio Aéreo Nacional.

Particularmente acho uma lástima Casimiro ter pouca ressonância no meio, dada sua história.

Eduardo Gomes também é responsável pelo “negrinho” se tornar o doce que conhecemos como “brigadeiro”. Não foi por decreto, mas simpatizantes na campanha para a presidência, salvo engano, aderiram a imagem do Brigadeiro ao doce.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Fred
1 ano atrás

Correto, Fred. Obrigado.

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  Joao Moita Jr
1 ano atrás

Como é no COMAER, tá me parecendo ser o Patrono da FAB – Marechal do Ar Eduardo Gomes. O segundo é o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira – Alberto Santos-Dumont. E o terceiro que me parece ser o Primeiro Ministro da Aeronáutica – Doutor Joaquim Pedro Salgado Filho.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Joao Moita Jr
1 ano atrás

Parece-me o Brigadeiro Eduardo Gomes e o Santos Dumont

kaleu
kaleu
Reply to  Yluss
1 ano atrás

Concordo caro Yluss, e acrescento uma outra “pimenta” nessa salada: a concorrência de caças para a Colômbia, que já manifestou intenção de compra de 12 KC390, não seria nada mal comprarem Gripens e E-99s tendo como off-set um centro de manutenção avançada de caças, juntamente com a Embraer, como impulsionamento de sua indústria aeroespacial.

Robsonmkt
1 ano atrás

O timming é interessante pelo fato de a FAB estar às portas do início do uso operacional do KC390 e F-39 Gripen. São dois produtos que podem ser de interesse da FAC e conhecê-los no futuro no seu uso dentro da FAB pode ser útil para a exportação destas aeronaves.