Home Ataque aéreo Ministro das Relações Exteriores do Irã diz que ‘os EUA estão em...

Ministro das Relações Exteriores do Irã diz que ‘os EUA estão em negação’

2049
72

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, twittou que os Estados Unidos estão “em negação” se acharem que o Iêmen não reagirá aos seus agressores.

“Os EUA estão em negação se pensarem que as vítimas iemenitas de 4 anos e  meio dos piores crimes de guerra não fariam tudo para revidar”, disse ele na terça-feira. “Talvez esteja envergonhado que US$ 100 bilhões de suas armas não tenham interceptado o fogo iemenita. Mas culpar o Irã não vai mudar isso.”

O ministro iraniano das Relações Exteriores notou a dualidade dos critérios aplicados por Washington quando se trata da guerra no Iêmen.

“Os EUA não ficam chateados quando seus aliados bombardearam impiedosamente os bebês no Iêmen por mais de quatro anos – com suas armas e sua assistência militar”, disse ele. “Mas fica muito chateado quando as vítimas reagem da única maneira que podem – contra as refinarias de petróleo do agressor”.

“Acabar com a guerra = única solução para todos”, twittou Zarif.

FONTE: CNN

72 COMMENTS

  1. Eu olho o Paquistão lá na direita do mapa e sigo para a esquerda olhando todos os países islâmicos até o Marrocos e o que vejo com pntuaia excessões é só confusão, que os EUA fiquem só na retórica mesmo, não vale a pena se meter com esse povo novamente, é um pior que o outro, sem futuro!

      • Os três o que? Líderes?

        Um terrorista,o outro torturador da KGB e o último um ditador populista.

        Quantos m…da o pessoal escreve aqui.

        Tá parecendo o blog da esquerda.

        • Israel é unico pais esquerdista do oriente medio, foi criado por socialistas, e tem a maior parada gay do mundo e financia toda agenda progressista. Neocon acha que na ha cristao na Palestina, Iraque e Siria e vibram quando Israel e EUA jogam bombas em cima deles.

          • Rodrigo,

            Na confunda esquerdismo com Social Democracia.

            Os socialistas que criaram Israel, nao eram semelhantes aos comunistas que criaram a esquerda latino americana.

            Israel tambem e’ um estado secular, e por isso tem parada gay.

            Quando Israel joga bomba em terroristas marmanjos, eu nao estou nem ai.

            Who cares?

  2. “Os EUA não ficam chateados quando seus aliados bombardearam impiedosamente os bebês no Iêmen por mais de quatro anos – com suas armas e sua assistência militar”, disse ele. “Mas fica muito chateado quando as vítimas reagem da única maneira que podem – contra as refinarias de petróleo do agressor”.

    Ele não mentiu com essas afirmações. Até agora não apresentaram provas de que o Irã foi o executor do ataque na Arabia Saudita, mas parece que querem usar o ataque como desculpa para tentar enfraquecer um rival forte como Irã.

    É mais provável que o Iemen tenha feito o ataque porque a meses atrás eles já tinham lançados ataques contra o Aeroporto e a instalações sauditas.

    • Se foi o Iêmen, certamente com todo o apoio do financiador da revolução, o Irã, que também está presente no Iraque, Síria e Líbano…
      O Irã que está tentando desestabilizar seu principal oponente na região,. Arábia saudita…

    • Ate’ parece que voce esta resentido por causa dos bebes yemenitas.

      E os bebes na Venezuela, morrendo de fome e falta de medicamentos? Mas o Maduro pode matar milhoes que a esquerda patologica brasileira nao esta’ nem ai.

      Nao seja hipocrita.

  3. Quando eu vejo estes iranianos tão confiantes, eu lembro das entrevistas do porta-voz do Saddam Hussein na segunda guerra do Golfo.

      • Não o suficiente para garantir a existência das forças Iranianas.
        Eles podem causar sim e dar muito prejuízo.
        Porem teriam toda sua infra estrutura e forças convencionais reduzidas a pó.
        Sobraria mesmo muita infantaria suicida avançando nas fronteiras dos países vizinhos, mas uma boa coalizão manteria a superioridade aérea e a saturação permanente em toda a nação.
        Vai custar caro e vai morrer muita gente?
        Com certeza, mas em vista do que custará e quantas pessoas morrerão caso o Irã alcance o patamar norte coreano, isso se reduz a dinheiro de troco…

        • Longe de eu estar apoiando o regime persa, mas não creio em hipótese alguma de que caso o Iran adquira armas nucleares (e vai acontecer) ele as usaria contra seus vizinhos, não faz sentido seria mais uma moeda de troca e serviria da mesma maneira que serve aos ouros players nucleares, como meio de dissuasão. Mas sei que na região ninguém quer um Irão nuclear.

          • Space, o principio MAD que garantiu a paz no mundo durante a guerra fria só faz sentido quando nações demonstrar sanidade mental para dispor de arsenal nuclear.
            Qual nação com tal capacidade já declarou oficialmente e de forma reiterada a destruição de outra nação?
            Isso não aconteceu na guerra fria não, essa declaração reside na politica de estado Iraniana que é essencialmente teocrática.
            Fora que o Irã mantem e financia grupos como o Hezbollah que parasita o estado Libanês, O Líbano a muito tempo não responde por si mesmo pois o Hezbollah (filial do Irã por lá) mantem o estado libanês na condição de um refém dos seus atos tresloucados e teocráticos.
            Não há paralelo no mundo de nações com arsenais nucleares ao que se vê no Irã.
            Então o Irã é uma ameaça não só para Israel e seus vizinhos e uma ameaça ao mundo todo via as constantes chantagens (isso s/ dispor de arsenal nuclear ainda) em cima do transporte petrolífero no golfo pérsico.
            Insisto o Irã é uma especie parecida com o nascimento da Alemanha nacional socialista, e deve ser impedido enquanto ainda é possível…

          • Respondendo a sua pergunta, alemanha nazista, japão na segunda guerra mundial, india e Paquistão que se odeiam pelos mesmos motivos que Iran e Israel. Obs. India e Paquistão tem armas nucleares.

        • Esse seu argumento perdeu toda a credibilidade quando uma arma inferior, ultrapassada, de mentira e operada por militares incopetentes r malucos destruiu uma refinaria de petroleo protegida por armas infaliveis.

      • Não tanto quanto você acha que mudou.

        De lá para cá a vantagem tecnológica dos EUA só aumentou…

        Que os “iranienses” tenham 200-300 baterias antiaéreas de cada cacareco russo, chinês ou iraniano de cada sistema( o que estão muito longe), mesmo assim elas seriam 100% aniquiladas pela USAF e USN e demais da coalizão antes que o nro de baixas se torne proibitivo.

        E não espere pelo Putin para salvar o Irã..

        Mais uma vez..o que segura o Irã de pé é o mesmo que segura a Venefavela..

        Quem colocar no lugar de quem está no comando e a médio longo prazo n sair coisa pior.

      • Os americanos enfrentaram militarmente a Coréia do Norte ?

        Aquele monte de velharias deles, com assentos cheios de peles de animais, você acha que durará quanto tempo contra ROKAF ? Não precisa nem da USAF pra isto.

      • Não dobrou os americanos, se informando melhor ele fez a Coréia do Sul de refém apontando artilharia e ameaçando matar milhões em caso de qualquer ataque. A mesma coisa que eles sempre fizeram.

    • Rodrigo Mrtins
      Pensei a mesma coisa,saddan russein com uma espingarda brandando em cima de um palanque,meses depois foi capturado dentro de um tunel tao barbudo quanto osama bin laden

      O que me espanta e que estes caras,saddan,kadafi e outros nunca tem um plano de fuga bem elaborado,o mundo esta caindo e eles continuam na ilusao alimentando seu ego,realmente o ego nao e o melhor conselheiro.

      • O pessoal costuma esquecer que a invasão do Iraque ocorreu us 12 anos depois de pesadíssimas sanções estadunidenses e dos pets de plantão, sem falar em maciços bombardeios estadunidenses, coincidentemente próximos à crises ou eleições nos EUA.
        Achar que os EUA, AS ou Israel teriam coragem de invadir uma nação de 80 milhões de pessoas com uma capacidade mínima de defesa é de um fanboyismo inacreditável. Mas meu comentário tem validade de apenas 11 anos e 11 meses.

      • Não são pessoas normais, quem vê o que Saddam, Kadafi, Idi Amin, Stalin e outros genocidas faziam com as suas populações. O poder absoluto e o terror que impunham as elas, criou nestas pessoas a sensação de serem inatingíveis.

  4. fico aqui pensando qual pais pagara o pato por atacarem o Ira…
    o Ira tem centenas e centenas de mísseis de medio e longo alcance… sua linha de drones eh muito eficiente… tem centenas de lanchas rápida e barcos armador com foguetes/misseis/minas…

    • O Irã até consegue contra atacar, mas em menos de 72 horas todas as suas bases militares e infraestrutura seriam totalmente destruídas pelos Estados Unidos.
      Guerra do golfo versão 3.0

      • O problema e que foi feito com 12 misseis e drones algo que nem saddan fez em sua gloria.
        Agora pense no que o Iran faz com 10x isso.
        Vale a pena arriscar? O Trump acha que não pelo visto.

      • Antunes 1980,

        O tempo para conseguir os eliminar os objetivos e’ fundamental.

        Em menos de 72 horas nao. Um ataque punitivo por parte dos EUA, vai aniquilar os Iran em menos de 24 horas.

        Bem possivel que durante as primeiras horas do ataque, a infraestrutura militar do Iran poderia ser destruida totalmente, com o uso Tomahawks.

    • A questão colega é que o Irã já esta atacando o Ocidente.
      Ou vc acha que a economia mundial pode sobreviver a um estrangulamento do golfo pérsico toda vez que os Iranianos acharem que estão sendo provocados?
      Deve-se arrasar toda a infra estrutura Iraniana e manda-los de volta a idade média antes que ele tente fazer isso com todos nós…

      • Nem na Guerra do Golfo o petróleo parou de passar…

        Os Iranianos não tem este poder absoluto de fechar o Ormuz..

        Podem criar problemas, mas fechar em definitivo estão longe disto.

        E se o Irã tentar isto, irá perder parte considerável do seu território.

        • Rodrigo, o Irã nunca conseguiu fechar totalmente, mas já tentou. Havia também o episódio da ‘Guerra dos Petroleiros’ com Irã e Iraque atacando petroleiros no Golfo.

          E sim, a comunidade Mundial se uniu contra essas ações e os EUA deram algumas bofetadas no Irã (leia sobre: Operation Praying Mantis).

          Só que é capaz de o Irã achar que está na hora de fazer isso de novo, ainda mais se sofrerem retaliações por parte dos Sauditas ou dos EUA. Talvez eles percebam que se fizerem algo assim, novamente a comunidade Mundial se unirá contra eles, então tudo que for feito em relação à rechaçar qualquer tipo de incursão iraniana no Golfo, pode se tornar automaticamente válido.

          Seja como for, acho que viveremos para crer, mas o FATO é que o Irã está colocando asinhas demais para fora. Não vai faltar gente para querer cortá-las. Inclusive que tenham capacidade para cortá-las.

          • Correção amigo, o Iran nunca tentou fechar Ormuz e como você mesmo disse a guerra dos petroleiros foi no golfo. E mesma nessa epoca o Iran era tanto ou mais odiado quanto hoje e pelos mesmos países e com as mesmas diferençaa de capacidade politica, militar e tecnológica e o Iran continuou lá.

          • Entre tentar e conseguir amigão, tem uma baita diferença..

            Ainda mais quando você vai estar lidando com uma força muito maior que a sua.

        • Esta dizendo que um país que consegue acertar um alvo estratégico protegido a centenas de quilometros de seu território não consegue acertar um navio petroleiro passando por um estreito da largura de um rio que com um morteiro voce acerta a outra margem?
          Ok.

          • Depois que os iranianos começaram a fazer graça tb nos navios americanos dentro do Golfo, os americanos criaram PAC de escolta aos navios..

            Navios americanos não tiveram mais problemas.

    • Se o maduro vender petroleo a um preço barato para os EUA e comprar armas americanas ele podia trucidar o povo na frente das cameras que estava tudo bem.

  5. Ele não esta totalmente errado, não é segredo nenhum que os Sauditas bombardeiam cidades onde não há quase nenhuma força Houthi apenas para causa terror psicológico nas tropas. Eles são tão sujos quanto os Iranianos.

    Agora podem vir dizer os “ah, mas os Iranianos tambem fazem”, adoro ver a desonestidade intelectual de alguns aqui.

  6. A grande questão é: Quais os impactos de uma alta radical no preço do petróleo para a UE? Os europeus estão rumando para uma recessão técnica e seus estados estão hiper endividados…

  7. Bem só que faltava algo os Persas afirmarem que sim fomos nós, disparamos de tal lugar no horário tal, míssil tal, ficha técnica tal e por ai vai, mas o recado foi dado se chegou até a aquela refinaria então pode ir a outro lugares.

  8. Numa coisa ele tem toda razão com certeza. Não importa quem fez as armas, lançou o ataque ou de onde veio, o importante e que os ate então carissimos e infaliveis sistemas de armas americanos foram inuteis contra os ultrapassados l, inferiores e ate fantasiosos sistemas de armas inimigos.

  9. Qualquer pais do mundo que fosse acatado desta maneira,uso de drones e misseis de cruzeiro voando a baixa atitude teria as mesmas perda que a arabia saudida
    Eu estava assistindo episodios sobre guardas na fronteira eua e mexico,uma das taticas dos traficantes hoje em dia e usar uma asa delta motorizada com dezenas de quilos de cocaina e jogar em areas remotas dentro do eua de madrugada,o mesmo pode ser feito usando drones,agora imagine usar o mesmo artificio para atacar as refinarias de petroleo do texas?,o estrago seria muito pior que na arabia saudita porque pessoas poderiam morrer,entao ninguem esta a salvo deste tipo de ataque.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here