O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, twittou que os Estados Unidos estão “em negação” se acharem que o Iêmen não reagirá aos seus agressores.

“Os EUA estão em negação se pensarem que as vítimas iemenitas de 4 anos e  meio dos piores crimes de guerra não fariam tudo para revidar”, disse ele na terça-feira. “Talvez esteja envergonhado que US$ 100 bilhões de suas armas não tenham interceptado o fogo iemenita. Mas culpar o Irã não vai mudar isso.”

O ministro iraniano das Relações Exteriores notou a dualidade dos critérios aplicados por Washington quando se trata da guerra no Iêmen.

“Os EUA não ficam chateados quando seus aliados bombardearam impiedosamente os bebês no Iêmen por mais de quatro anos – com suas armas e sua assistência militar”, disse ele. “Mas fica muito chateado quando as vítimas reagem da única maneira que podem – contra as refinarias de petróleo do agressor”.

“Acabar com a guerra = única solução para todos”, twittou Zarif.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Tão bonzinho eles. Dá até vontade de dar um abraço nesses iranianos heheheheheh

/Sarcasm

Raul

Não tem bonzinho nessa historia toda.

Evgeniy (RF).

Bem, em breve poderia ser ainda pior.

Ricros

Os iranianos são financiadores do terrorismo, e isso é nojento em si, mas os EUA vendem armas para quem ataca hospitais e crianças, e não tem qualquer apreço pela vida. Um não tem moral para falar do outro, pois ambos são apoiadores do que há de pior nos humanos.

rodrigo

A Arabia Saudita é quem persegue cristaos e financia o terrorismo, justamente o que tem apoio dos EUA e Israel.

Daniel Oliveira

talves se os americanos deichasse o quintal dos outros em paz as coisas seriam deferente

Helio Eduardo

Ninguém é bonzinho, nem iranianos nem norte-americanos.

Chris

Parece que tem gente com medo ! kkkk

Carlos Gallani

Eu olho o Paquistão lá na direita do mapa e sigo para a esquerda olhando todos os países islâmicos até o Marrocos e o que vejo com pntuaia excessões é só confusão, que os EUA fiquem só na retórica mesmo, não vale a pena se meter com esse povo novamente, é um pior que o outro, sem futuro!

Carlos Gallani

Pontuais*

Nacionalista

Um conselho bom seria,fiquem longe daquela regiao do mundo,la ninguem e santo,e todos estao tentando matar ums aos outros,nao se envolva ou estara perdido,parece a europa na idade media e epoca da colonizaçao.

Ricardo Bigliazzi

Esses caras sempre me lembram o Saddan Hussein e o Galtieri. Sacam armas de calibre baixo e querem se fazer de bacanas.

Antunes 1980

Essa turma é 100% inocente!

comment image

Vinicius Momesso

Faltou o Trump e o Macron para fechar o elenco de “Senhores Do Destino”.

Space Jockey

Ninguém é santo, nem esses ditadores aí muito menos o Macron, Trump ou a boneco de ventrílogo Merkel.

nonato

Não sei porque está metendo Trump no meio, o presidente do país que tem conseguido manter o mundo sob relativo controle.

Tadeu Mendes

Os tres patetas.

rodrigo

Os tres lideres que consertaram as cagadas de Israel e EUA, e salvaram a Siria de cair na maos de terroristas.

Tadeu Mendes

Os três o que? Líderes?

Um terrorista,o outro torturador da KGB e o último um ditador populista.

Quantos m…da o pessoal escreve aqui.

Tá parecendo o blog da esquerda.

rodrigo

Israel é unico pais esquerdista do oriente medio, foi criado por socialistas, e tem a maior parada gay do mundo e financia toda agenda progressista. Neocon acha que na ha cristao na Palestina, Iraque e Siria e vibram quando Israel e EUA jogam bombas em cima deles.

Tadeu Mendes

Rodrigo,

Na confunda esquerdismo com Social Democracia.

Os socialistas que criaram Israel, nao eram semelhantes aos comunistas que criaram a esquerda latino americana.

Israel tambem e’ um estado secular, e por isso tem parada gay.

Quando Israel joga bomba em terroristas marmanjos, eu nao estou nem ai.

Who cares?

rodrigo

A Russia também é um Estado secular, mas nao tem parada gay.

PauloR

“Os EUA não ficam chateados quando seus aliados bombardearam impiedosamente os bebês no Iêmen por mais de quatro anos – com suas armas e sua assistência militar”, disse ele. “Mas fica muito chateado quando as vítimas reagem da única maneira que podem – contra as refinarias de petróleo do agressor”. Ele não mentiu com essas afirmações. Até agora não apresentaram provas de que o Irã foi o executor do ataque na Arabia Saudita, mas parece que querem usar o ataque como desculpa para tentar enfraquecer um rival forte como Irã. É mais provável que o Iemen tenha feito o ataque… Read more »

nonato

Se foi o Iêmen, certamente com todo o apoio do financiador da revolução, o Irã, que também está presente no Iraque, Síria e Líbano…
O Irã que está tentando desestabilizar seu principal oponente na região,. Arábia saudita…

Tadeu Mendes

Ate’ parece que voce esta resentido por causa dos bebes yemenitas.

E os bebes na Venezuela, morrendo de fome e falta de medicamentos? Mas o Maduro pode matar milhoes que a esquerda patologica brasileira nao esta’ nem ai.

Nao seja hipocrita.

Rodrigo Martins Ferreira

Quando eu vejo estes iranianos tão confiantes, eu lembro das entrevistas do porta-voz do Saddam Hussein na segunda guerra do Golfo.

Antoniokings

O Mundo mudou muito, desde então.

leonidas

Não o suficiente para garantir a existência das forças Iranianas.
Eles podem causar sim e dar muito prejuízo.
Porem teriam toda sua infra estrutura e forças convencionais reduzidas a pó.
Sobraria mesmo muita infantaria suicida avançando nas fronteiras dos países vizinhos, mas uma boa coalizão manteria a superioridade aérea e a saturação permanente em toda a nação.
Vai custar caro e vai morrer muita gente?
Com certeza, mas em vista do que custará e quantas pessoas morrerão caso o Irã alcance o patamar norte coreano, isso se reduz a dinheiro de troco…

Space Jockey

Longe de eu estar apoiando o regime persa, mas não creio em hipótese alguma de que caso o Iran adquira armas nucleares (e vai acontecer) ele as usaria contra seus vizinhos, não faz sentido seria mais uma moeda de troca e serviria da mesma maneira que serve aos ouros players nucleares, como meio de dissuasão. Mas sei que na região ninguém quer um Irão nuclear.

leonidas

Space, o principio MAD que garantiu a paz no mundo durante a guerra fria só faz sentido quando nações demonstrar sanidade mental para dispor de arsenal nuclear. Qual nação com tal capacidade já declarou oficialmente e de forma reiterada a destruição de outra nação? Isso não aconteceu na guerra fria não, essa declaração reside na politica de estado Iraniana que é essencialmente teocrática. Fora que o Irã mantem e financia grupos como o Hezbollah que parasita o estado Libanês, O Líbano a muito tempo não responde por si mesmo pois o Hezbollah (filial do Irã por lá) mantem o estado… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Respondendo a sua pergunta, alemanha nazista, japão na segunda guerra mundial, india e Paquistão que se odeiam pelos mesmos motivos que Iran e Israel. Obs. India e Paquistão tem armas nucleares.

Tadeu Mendes

Mas somente o Iran tem pretensoes suicidas.

India e Paquistao nao querem morrer.

Cristiano de Aquino Campos

Esse seu argumento perdeu toda a credibilidade quando uma arma inferior, ultrapassada, de mentira e operada por militares incopetentes r malucos destruiu uma refinaria de petroleo protegida por armas infaliveis.

Cristiano de Aquino Campos

Subestimar o inimigo e dar a metade da vitória para ele.

Rodrigo Martins Ferreira

Não tanto quanto você acha que mudou. De lá para cá a vantagem tecnológica dos EUA só aumentou… Que os “iranienses” tenham 200-300 baterias antiaéreas de cada cacareco russo, chinês ou iraniano de cada sistema( o que estão muito longe), mesmo assim elas seriam 100% aniquiladas pela USAF e USN e demais da coalizão antes que o nro de baixas se torne proibitivo. E não espere pelo Putin para salvar o Irã.. Mais uma vez..o que segura o Irã de pé é o mesmo que segura a Venefavela.. Quem colocar no lugar de quem está no comando e a médio… Read more »

Antoniokings

A vantagem tecnológica dos EUA aumentou tanto, mas tanto que eles estão prostrados frente à Coreia do Norte.
Menos…….

Rodrigo Martins Ferreira

Você acha que tem medo disto aqui ?

Duvido que você acredite no que escreve
comment image

Tadeu Mendes

kkkkkkkkkkkkkkkk.

Cristiano de Aquino Campos

Eu acho, só acho que os sauditas tambem acreditavam nisso quando compraram as armas americanas para derrotar de forma rápida e facil as força ienemitas e defender seu terrirório do Iran.

Rodrigo Martins Ferreira

Pode compraro que for: senão treinar, não tiver doutrina e estratégia a casa cai.

PauloR

O mundo não é mais como naquela época colega, vejo caso do Kim Neto que de tão confiante dobrou os americanos.

Rodrigo Martins Ferreira

Os americanos enfrentaram militarmente a Coréia do Norte ?

Aquele monte de velharias deles, com assentos cheios de peles de animais, você acha que durará quanto tempo contra ROKAF ? Não precisa nem da USAF pra isto.

JPC3

Não dobrou os americanos, se informando melhor ele fez a Coréia do Sul de refém apontando artilharia e ameaçando matar milhões em caso de qualquer ataque. A mesma coisa que eles sempre fizeram.

Nacionalista

Rodrigo Mrtins
Pensei a mesma coisa,saddan russein com uma espingarda brandando em cima de um palanque,meses depois foi capturado dentro de um tunel tao barbudo quanto osama bin laden

O que me espanta e que estes caras,saddan,kadafi e outros nunca tem um plano de fuga bem elaborado,o mundo esta caindo e eles continuam na ilusao alimentando seu ego,realmente o ego nao e o melhor conselheiro.

Nilton Reis Jr

O pessoal costuma esquecer que a invasão do Iraque ocorreu us 12 anos depois de pesadíssimas sanções estadunidenses e dos pets de plantão, sem falar em maciços bombardeios estadunidenses, coincidentemente próximos à crises ou eleições nos EUA.
Achar que os EUA, AS ou Israel teriam coragem de invadir uma nação de 80 milhões de pessoas com uma capacidade mínima de defesa é de um fanboyismo inacreditável. Mas meu comentário tem validade de apenas 11 anos e 11 meses.

Rodrigo Martins Ferreira

Não são pessoas normais, quem vê o que Saddam, Kadafi, Idi Amin, Stalin e outros genocidas faziam com as suas populações. O poder absoluto e o terror que impunham as elas, criou nestas pessoas a sensação de serem inatingíveis.

wwolf22

fico aqui pensando qual pais pagara o pato por atacarem o Ira…
o Ira tem centenas e centenas de mísseis de medio e longo alcance… sua linha de drones eh muito eficiente… tem centenas de lanchas rápida e barcos armador com foguetes/misseis/minas…

Antunes 1980

O Irã até consegue contra atacar, mas em menos de 72 horas todas as suas bases militares e infraestrutura seriam totalmente destruídas pelos Estados Unidos.
Guerra do golfo versão 3.0

wwolf22

então, esse contra ataque do Ira levara outros países a serem uma Nova Palestina também…

Cristiano de Aquino Campos

O problema e que foi feito com 12 misseis e drones algo que nem saddan fez em sua gloria.
Agora pense no que o Iran faz com 10x isso.
Vale a pena arriscar? O Trump acha que não pelo visto.

Tadeu Mendes

Antunes 1980,

O tempo para conseguir os eliminar os objetivos e’ fundamental.

Em menos de 72 horas nao. Um ataque punitivo por parte dos EUA, vai aniquilar os Iran em menos de 24 horas.

Bem possivel que durante as primeiras horas do ataque, a infraestrutura militar do Iran poderia ser destruida totalmente, com o uso Tomahawks.

leonidas

A questão colega é que o Irã já esta atacando o Ocidente.
Ou vc acha que a economia mundial pode sobreviver a um estrangulamento do golfo pérsico toda vez que os Iranianos acharem que estão sendo provocados?
Deve-se arrasar toda a infra estrutura Iraniana e manda-los de volta a idade média antes que ele tente fazer isso com todos nós…

Evgeniy (RF).

Arábia Saudita, é o “Ocidente”? Apenas maravilhosas revelações geopolíticas.

Leandro Costa

Acho que ele se referiu aos sequestros de navios petroleiros transitando pelo estreito de Hormuz, e não aos ataques às refinarias Sauditas.

leonidas

Oh meu deus do céu…
Conhece a palavra: E-C-O-N-O-M-I-A ?
Ja ouviu falar disso?
rs

Rodrigo Martins Ferreira

Nem na Guerra do Golfo o petróleo parou de passar…

Os Iranianos não tem este poder absoluto de fechar o Ormuz..

Podem criar problemas, mas fechar em definitivo estão longe disto.

E se o Irã tentar isto, irá perder parte considerável do seu território.

Leandro Costa

Rodrigo, o Irã nunca conseguiu fechar totalmente, mas já tentou. Havia também o episódio da ‘Guerra dos Petroleiros’ com Irã e Iraque atacando petroleiros no Golfo. E sim, a comunidade Mundial se uniu contra essas ações e os EUA deram algumas bofetadas no Irã (leia sobre: Operation Praying Mantis). Só que é capaz de o Irã achar que está na hora de fazer isso de novo, ainda mais se sofrerem retaliações por parte dos Sauditas ou dos EUA. Talvez eles percebam que se fizerem algo assim, novamente a comunidade Mundial se unirá contra eles, então tudo que for feito em… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Correção amigo, o Iran nunca tentou fechar Ormuz e como você mesmo disse a guerra dos petroleiros foi no golfo. E mesma nessa epoca o Iran era tanto ou mais odiado quanto hoje e pelos mesmos países e com as mesmas diferençaa de capacidade politica, militar e tecnológica e o Iran continuou lá.

Rodrigo Martins Ferreira

Entre tentar e conseguir amigão, tem uma baita diferença..

Ainda mais quando você vai estar lidando com uma força muito maior que a sua.

Cristiano de Aquino Campos

Esta dizendo que um país que consegue acertar um alvo estratégico protegido a centenas de quilometros de seu território não consegue acertar um navio petroleiro passando por um estreito da largura de um rio que com um morteiro voce acerta a outra margem?
Ok.

Rodrigo Martins Ferreira

Depois que os iranianos começaram a fazer graça tb nos navios americanos dentro do Golfo, os americanos criaram PAC de escolta aos navios..

Navios americanos não tiveram mais problemas.

Tadeu Mendes

Por essa razao a US Navy e a USAF estao na regiao, para impedir o fechamento do estreito de Ormuz.

Tadeu Mendes

Leonidas,

Quem nao pode sobreviver a um estragulamento do Golfo Persico, seria a China, o Japao e Europa.

carcara_br

Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Boa jogada do Irã.

Almeida

E tá errado? Não tá. Arábia Saudita cometendo crimes contra a humanidade no Iêmen e os EUA apoiando.

Cristiano de Aquino Campos

Se o maduro vender petroleo a um preço barato para os EUA e comprar armas americanas ele podia trucidar o povo na frente das cameras que estava tudo bem.

Nacionalista

O que me espanta e o tamanho da hipocrisia iraniana, tao verdadeiro kkkkkkk

Matheus

Ele não esta totalmente errado, não é segredo nenhum que os Sauditas bombardeiam cidades onde não há quase nenhuma força Houthi apenas para causa terror psicológico nas tropas. Eles são tão sujos quanto os Iranianos.

Agora podem vir dizer os “ah, mas os Iranianos tambem fazem”, adoro ver a desonestidade intelectual de alguns aqui.

Gabriel BR

A grande questão é: Quais os impactos de uma alta radical no preço do petróleo para a UE? Os europeus estão rumando para uma recessão técnica e seus estados estão hiper endividados…

Nilton L Junior

Bem só que faltava algo os Persas afirmarem que sim fomos nós, disparamos de tal lugar no horário tal, míssil tal, ficha técnica tal e por ai vai, mas o recado foi dado se chegou até a aquela refinaria então pode ir a outro lugares.

Cristiano de Aquino Campos

Numa coisa ele tem toda razão com certeza. Não importa quem fez as armas, lançou o ataque ou de onde veio, o importante e que os ate então carissimos e infaliveis sistemas de armas americanos foram inuteis contra os ultrapassados l, inferiores e ate fantasiosos sistemas de armas inimigos.

Nacionalista

Qualquer pais do mundo que fosse acatado desta maneira,uso de drones e misseis de cruzeiro voando a baixa atitude teria as mesmas perda que a arabia saudida Eu estava assistindo episodios sobre guardas na fronteira eua e mexico,uma das taticas dos traficantes hoje em dia e usar uma asa delta motorizada com dezenas de quilos de cocaina e jogar em areas remotas dentro do eua de madrugada,o mesmo pode ser feito usando drones,agora imagine usar o mesmo artificio para atacar as refinarias de petroleo do texas?,o estrago seria muito pior que na arabia saudita porque pessoas poderiam morrer,entao ninguem esta… Read more »