Home Ataque aéreo Arábia Saudita apresenta destroços de drones e mísseis como ‘prova’ de que...

Arábia Saudita apresenta destroços de drones e mísseis como ‘prova’ de que o Irã está por trás dos ataques à indústria de petróleo

6694
110

O Irã está “inegavelmente” por trás de um ataque aos campos de petróleo e usinas da Arábia Saudita, afirmou o reino do Oriente Médio.

Em uma coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério da Defesa saudita, coronel Turki Al-Maliki, apontou o dedo firmemente para Teerã e chamou os ataques de “uma afronta ao direito internacional”.

Ele estava falando diante de uma série de destroços que, segundo ele, haviam sido coletados dos vários pontos focais dos ataques.

Ele disse que identificaram restos de UAVs iranianos – drones – e mísseis de cruzeiro.

O porta-voz rejeitou as alegações de que o ataque foi realizado por rebeldes sediados no Iêmen.

O ataque às instalações de petróleo veio do norte e foi “inquestionavelmente patrocinado pelo Irã”, disse ele.

Os sauditas produziram evidência de que o Irã está por trás dos ataques

A correspondente da ITV News Emma Murphy, que esteve na coletiva de imprensa em Riad, relata que, segundo o coronel, os “detritos provam que este foi um ataque patrocinado pelo Irã à Arábia Saudita”.

Três mísseis de cruzeiro não atingiram seus objetivos – a fábrica de processamento de petróleo de Abqaiq, a maior do mundo, e o campo de petróleo de Khurais. Dois mísseis foram recuperados e um ainda está sendo analisado em segurança.

As informações dos mísseis que falharam ​​serão cruciais para atribuir a culpa, disse ele.

As tensões crescentes na região foram ainda mais intensificadas no início do dia em que o Irã alertou os EUA de que qualquer ação contra ele após um ataque às instalações de petróleo sauditas será “imediatamente” recebida com uma resposta de Teerã, informou sua agência de notícias estatal.

O presidente e o ministro das Relações Exteriores do Irã também podem deixar de comparecer às reuniões de alto nível da próxima semana nas Nações Unidas, já que os EUA ainda não emitiram vistos, informou a agência IRNA.

O Irã enviou uma nota através de diplomatas suíços na segunda-feira, reiterando que Teerã nega estar envolvido no ataque saudita, informou a agência.

“Se alguma ação ocorrer contra o Irã, a ação será enfrentada pela resposta do Irã imediatamente”, afirmou a nota.

FONTE: ITV News

Subscribe
Notify of
guest
110 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa
Leandro Costa
1 ano atrás

Vão minar o golfo pérsico e atacar petroleiros de novo?

Nacionalista
Nacionalista
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

O Iran prendeu outro petroleio anteontem,sim,estes ataques vao continuar,tanto no golfo persico quando na arabia saudita e outros paises da regiao,talvez o iran envie mais drones para a fronteira de israel apenas para testar suas defesas e vontade,eu imagino que dentro de duas ou tres semanas veremos mais ataques desse tipo.
Esta merda nao vai parar,e um grande vespeiro.

andre
andre
1 ano atrás

Com todo o respeito….mas desde as armas de destruição em massa que diziam o Iraque possuir, qualquer tipo de acusação dessas perdeu totalmente o valor. Independentemente de quem as faça…se Ocidente ou Oriente.

RockShooter
RockShooter
Reply to  andre
1 ano atrás

Você não entendeu a questão! Além dos pedaços dos mísseis que destruíram a refinaria, encontraram outros TRÊS mísseis iranianos caídos ao lado da refinaria… não são acusações infundadas, os mísseis estão lá… inteiros!! Contra fatos não há argumentos!! Pela sua lógica, uma pessoa que mentiu nunca poderá apontar uma verdade, porém estamos falando de Estados soberanos, aqui não cabem paixões pessoais nem “achismos”. Suponhamos que você deu queixa de um ato de violência, porém descobriram ser mentira. Tempos depois, você realmente sofre uma violência. Pela sua lógica, você não poderá dar queixa na polícia, pois está registrada uma mentira sua…… Read more »

andre
andre
Reply to  RockShooter
1 ano atrás

A questão é credibilidade…quanto mais mentiras vc conta, menos vc vai ser levado a sério quando falar a verdade.

Nações mentem o tempo todo, é do jogo. Mas achar que tudo que fazem deve ser levado como verdade absoluta é que me parece TORCIDA.

nonato
nonato
Reply to  andre
1 ano atrás

Exatamente.
Imagine se o Irã faria algo desse tipo.
Certamente nem o Irã disparou nem deu assistência alguma.
Os terroristas usaram sua rede de satélites e fábricas de mísseis para atacar.
O Irã desaprovação essa conduta.

andre
andre
Reply to  nonato
1 ano atrás

Vc teve problema com a interpretação de texto?

Se quer usar de ironia, ao menos seja honesto no diálogo.

Eu mesmo escrevi que não confio em nenhum dos dois lados!!!!!!

João Augusto
João Augusto
Reply to  RockShooter
1 ano atrás

Olha… não estou dizendo que foi A ou B mas plantar partes de armas numa cena de destruição não é um desafio insuperável pra um estado nacional do tamanho do dos envolvidos.

nonato
nonato
Reply to  João Augusto
1 ano atrás

Ou seja, como isso é possível, não devemos jamais acreditar nos sauditas..
Inclusive a derrubada do drone, a invasão a um navio britânico, o ataque a vários navios no Golfo… É tudo mentiras da Arábia saudita e dos Estados unidos…
O Irã é um país pacífico e não mantém milícias no Iêmen, nem no Iraque, nem na Síria nem no Líbano…

wilhelm
wilhelm
Reply to  RockShooter
1 ano atrás

“Pela sua lógica, uma pessoa que mentiu nunca poderá apontar uma verdade, porém estamos falando de Estados soberanos, aqui não cabem paixões pessoais nem “achismos”.” A menos que vc acredite na teoria de que as elites que comandam os estados são alienígenas tramando para envenenar a humanidade e tomar conta dos recursos naturais do nosso planeta, é fato que todas as estruturas que fazem parte de um estado moderno são formadas por pessoas de carne e osso. E pessoas normais, até onde eu sei, possuem sim interesses próprios que não raro (quase sempre, eu diria) transcendem o conceito de honestidade.… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  andre
1 ano atrás

não são acusações são afirmações…os misseis e drones tem até numero de serie e escrito made in iran…o q ainda falta ?

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  horatio nelson
1 ano atrás

Onde esta escrito made in iran que ninguém viu? O colega esta certo, depois das armas de destruição em massa do Sadam, das “ tropas iranianas” prendendo explosivos no casco do navio quase acenando pra câmera, não pra acreditar em ninguém.

andre
andre
Reply to  horatio nelson
1 ano atrás

Nossa…então tb temos um problema. Pq os astros que vendemos tb já foram usados por lá. Então somos cúmplices???(contém ironia) Ou apenas se tirarem fotos do número de série dos chassis?

andre
andre
Reply to  horatio nelson
1 ano atrás

Em 27 de outubro de 2015, durante a Guerra Civil Iemenita, pelo menos quatro pessoas foram feridas e várias submunições permaneceram não detonadas em um ataque das forças da Arábia Saudita à Ahma, em Saada, usando foguetes de fragmentação (cluster) disparados pelo Astros II.[13][15][16] O objetivo militar conhecido mais próximo, no entanto, estaria a 10 km dali. Foram encontradas três submunições não detonadas, estando uma próxima de uma fazenda, uma próxima de um jardim e a outra perto de uma mesquita.[16] Em 6 de dezembro de 2016, as forças sauditas lançaram um ataque ao bairro de al-Dhubat, também na cidade… Read more »

ghutoz
ghutoz
Reply to  horatio nelson
1 ano atrás

só pq tá “made in iran” não significa que foi o irã, poderia estar made in russia, made in china….

Paulo César
Paulo César
Reply to  ghutoz
1 ano atrás

Vcs estão se atendo somente as provas materiais.

” O ataque às instalações de petróleo veio do NORTE e foi “inquestionavelmente patrocinado pelo Irã” “

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  horatio nelson
1 ano atrás

o alcance dos misseis são 700 km o q torna impossivel devido a distancia do iemen até os locais do ocorrido,a trajetoria dos misseis mostram q vieram do ira,os piores cegos são os q não querem ver…

Chris
Chris
Reply to  andre
1 ano atrás

Caro Andre… Se vc não reparou… Há provas !

E pra mim é o contrário… Com essas atitudes do Irã… Só mostra que os EUA possuem razão em não confiar neles !

Agora sim, não duvido que estejam mesmo tentando desenvolver armas nucleares ! Já que até mentiram….

andre
andre
Reply to  Chris
1 ano atrás

Amigo….provas apresentadas pelo estado absolutista que negou ASSASSINAR um jornalista na sua embaixada e na época forjou provas para negar?

É por isso que não acredito neles, nos iranianos, americanos, russos, chineses, etc. Todos mentem quando convém.

Bosco
Bosco
Reply to  andre
1 ano atrás

Com todo o respeito… mas não dá pra pautar tudo agora pelo episódio da invasão do Iraque em 2003 pelo Bush filho. Não sei a sua idade, mas quem já era adulto em 1991 sabe muito bem que a invasão do Iraque pelos EUA para depor o Saddan iria ocorrer mais cedo ou mais tarde e isso ficou mais evidente depois do 11/09. O Bush foi infeliz em apostar nessa possibilidade (de que agentes químicos seriam encontrados após a invasão do Iraque) mas isso não foi fator decisivo para a invasão do Iraque pelos EUA. Fosse eu teria simplesmente dito… Read more »

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Tipo o USS Maddox no Vietnã? Falsa bandeira não é ação pontual, é tática. Não dá pra levar a sério essas “investigações “ de 24h.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  andre
1 ano atrás

O Iraque as possuia, mas eles tivearm tempo de contrabandear-las para a Siria, muito antes da invasao americana.

C. Silva
C. Silva
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

Por favor…
Devem ter levado no trenó do Papai Noel.

Bosco
Bosco
Reply to  C. Silva
1 ano atrás

C.Silva,
É mesmo! Os iraquianos nunca tiveram e nunca usaram agentes químicos letais. Tudo invenção da CIA.

C. Silva
C. Silva
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco
Eu entendi que o Tadeu tinha dito que as armas foram contrabandeadas na iminência da guerra, o que seria uma fantasia. Mas ele escreveu “muito antes da guerra”.
Como esta plataforma não me permite edição, fica a retratação.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

Como esse buldogão fala asneira nesse blog. Meu deus do ceu

Jorge F
Jorge F
Reply to  andre
1 ano atrás

Acho que não entendeste que ao contrário do caso do IRAQUE, as provas já estão lá. Podemos até especular se o ataque não foi feito por outra nação, mas como disse diante das provas apresentadas, isso seria apenas uma especulação. Ademais os iranianos já são conhecidos pelo uso de drones… usaram a Síria como laboratório.

Jorge F
Jorge F
Reply to  andre
1 ano atrás

Ademais, guiar drones e mísseis de cruzeiro além de seu território exige tecnologia específica que poucos países têm domínio total. O Irã já demonstrou no passado ser detentor desse tipo de tecnologia.

MMerlin
MMerlin
Reply to  andre
1 ano atrás

E o que você faria se seu país fosse atacado com armas fabricadas no país vizinho?
Se recusaria a acreditar e daria a outra face?

Joelson
Joelson
1 ano atrás

Alguém sabe a hora que o Trump fará o pronunciamento?

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Joelson
1 ano atrás

Logo após a sessão de bronzeamento artificial.

Kemen
Kemen
Reply to  Joelson
1 ano atrás

Depois que comprar a Groenlandia da Dinamarca para um empreendimento imobiliário das suas empresas. KKKKKKKK

Horna
Horna
1 ano atrás

“Os sauditas produziram evidência”

Risos

andre
andre
Reply to  Horna
1 ano atrás

Talvez sejam as mesmas evidencias que diziam ter que inocentava eles no caso do jornalista ASSASSINADO dentro da embaixada.

Bosco
Bosco
Reply to  andre
1 ano atrás

Andre,
Por que você não funda uma ONG “Não Matem Jornalistas, o Resto Pode”…
Aqui no Brasil ia fazer sucesso porque o povo anda querendo estrangular alguns “jornalistas” com as próprias mãos.

Luís Henrique
Luís Henrique
1 ano atrás

Os sauditas querem um conflito? Eu acho que não.
O Irã não é um país pequeno. A Arábia Saudita tem muito a perder em uma guerra. Muito dinheiro e muitas vidas.
Qual o motivo de inventarem que os destroços são de mísseis e drones iranianos? Isso pode escalar para uma guerra.

Mesmo com a ajuda americana e da Otan, a Arábia Saudita poderá sofrer muitos danos por estar próxima do Irã.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Quem disse que inventaram ? Ta na cara que foi o Irã, só não ver quem não quer.
Acho que o Irã é que deveria ter medo de atacar seus vizinhos até pq a guerra o também destruiria.

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Motivo:justificar um ataque dos USA/Israel ao Irã. Israel está morrendo de medo que o Irão se torne uma potência atômica, pois assim, acabaria todo o poderio dos sionistas.Deste modo eles vão botar lenha na fogueira até que haja uma guerra contra o pais Persa.

Fawcett
Fawcett
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

A Arábia Saudita quer que os americanos façam o serviço sujo de riscar o Irã da face da terra. Eles sabem que sozinhos são incapazes de derrotar o Irã porque estão levando um surra de um bando de rebeldes usando havianas.

Bosco
Bosco
Reply to  Fawcett
1 ano atrás

Bruno,
Perfeitas considerações.

Diegolatm
Diegolatm
1 ano atrás

A cada dia o irã se transforma em um país terrorista, não quero levantar discussões em relação em quem está certo ou errado ou se o EUA seriam piores que o irã, até porque diante de fatos não há argumentos principalmente com as ultimas escaladas na região do golfo por causa do irã. Friso também que logo logo teremos retaliação por parte da Arábia Saudita e se não bem dizer dos Americanos. Uma coisa é evidente, depois da derrubada do UAV americano e depois desse ataque covarde a maior refinaria de petróleo do mundo, TRUMP vai sofrer pressão para ajudar… Read more »

Brunow Basillio
Reply to  Diegolatm
1 ano atrás

Bolton saiu exatamente por que queria guerra, por ele o Irã já tinha sido atacado no primeiro dia que entrou..

Diegolatm
Diegolatm
Reply to  Brunow Basillio
1 ano atrás

É exatamente por isso que o dedo de Trump irá esquentar

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Brunow Basillio
1 ano atrás

Eu me alinho perfeitamente com o pensamento geopolitico do Bolton.

Eu penso que o Trump tambem se alinha com o Bolton, mas parece que se trata de uma manobra da Casa Branca.

Eu comentei aqui ja alguns meses atras, que Trump estava dando corda para o Iran se enforcar.

Quanto mais audaciosos os iranianos executam seus ataques, mais eles acreditam que os EUA nao irao reagir.

Essa estrategia funciona muito bem, porque o Iran vai sentir tentado a desfechar algo bem mais catastrofico, para atrair a entrada americana no cenario.

Nacionalista
Nacionalista
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

Tadeu mendes,e exatamente o contrario,o iran esta jogando com a realidade,e a realidade e que eles podem causar muitos problemas aos eua,Ja trump e um egolatra que acha que sua personalidade ira influenciar em alguma aspecto politico o governo do iran,o iran nao tem medo dos eua porque sabe que trump nao quer esta guerra,o iran continuara a cometer estes ataques ate os eua mudar em relaçao ao JCPOA ou retirar as sançoes sobre o iran. Bolton e um imbecil que nao pensa nas consequencias futuras das guerras,nao e um estrategista militar,mais um homem que apenas anceia por mais uma… Read more »

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Diegolatm
1 ano atrás

“Ataque covarde”? e o que Israel faz constantemente com a Síria, Palestina e outros países árabes, não seria também “ataques covardes”?
Israel diz que bombardear seus vizinhos é “legitima defesa”

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

Francisco Israel ataca o Egito? a é o Egito reconhece Israel e parou de atacar o mesmo e vivem em paz, a Jordânia é atacada? a Jordônia reconhece israel e não brigam mais, vc fala como se Israel atacasse por atacar os outros, eles são santinhos que não fazem nada e Israel ataca eles.

Diegolatm
Diegolatm
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Fiz questão de deixar bem claro no meu comentário que não estou julgando valor em favor de ninguém mas que o irã evidentemente está virando um Estado Terrorista.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Diegolatm
1 ano atrás

Virando estado terrorista?

Desde a revolucao de Khomeine em 1977, o Iran virou um estado terrorista.

O Hezbolah e’ o proxy do regime iraniano.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

O que Israel faz e’ muito diferente. Ataques e guerras pre-emptivas vem sendo usadas por Israel desde 1967.

Israel Defense Forces, significa isso mesmo: defesa. Se preciso atacar para se defender, fazem isso sem pensar duas vezes.

Quanto aos palestinos, a culpa e’ deles (Hamas), por colocarem criancas e mulheres inocentes, na zona de conflito, e depois culpar Israel de atrocidades.

Que maldade dessa gente. Contanto que Israel seja prejudicado no panorama internacional, eles sacrificam os mais vulneraveis.

Roberto Dias
Roberto Dias
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

Francisco Farias, veja a história do estado de Israel que você entenderá porque eles atacam constantemente seus vizinhos. Israel foi atacada diversas vezes com números absurdamente superiores de seus inimigos no intuito de extermínio, e ganharam todas elas, após isto eles criaram este “estado de defesa covarde”, como os árabes sabem que foram os provocadores na época, agora podem apenas se manifestar porque o que Israel faz é consequência do que sofreu.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Diegolatm
1 ano atrás

Irã não é Venezuela, que aliás também ficou só na bravata do Trump em atacar… Com o Irã o buraco é muito mais embaixo! EUA sempre teve medo do Irã porque se não tivesse já teria atacado a 40 anos atrás.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
1 ano atrás

é uma briga desnecessária que só ia ter perdedores, não vale o sangue e o dinheiro americano, já viu algo sobre operação Louva Deus?

Fawcett
Fawcett
Reply to  Diegolatm
1 ano atrás

Esta não foi uma ação terrorista. A Arábia Saudita está em guerra contra o os rebeldes no Iêmen e receberam uma retaliação a altura. Se eles não estivessem se metido na questão iemenita isto não teria acontecido.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Que o Irã está por trás disto, nem que seja somente suprindo de material não tem dúvida..

Mas acho difícil aqueles mortos de fome conseguirem operar equipamento mais completo sem ajuda dos iranianos.

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Se suprir outro pais de material bélico transforma o vendedor de armas em culpado, então todo ataque terrorista no mundo são culpa dos USA e da Russia.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

Francisco, quando você vende equipamento militar para um país, existe uma chance de ‘accountability.’ Ou seja, tem alguém com quem o Mundo possa reclamar caso esse armamento for utilizado contra normas e convenções internacionais, que por mais que sejam papéis que muitos ignorem, respalda algum tipo de ação contra esses países. Quando você supre armamento e expertise para um grupo não-governamental, você simplesmente joga ao vento qualquer chance disso. EUA aprenderam à lição ao armarem os Afegãos contra os Soviéticos, por exemplo. E não estou dizendo que EUA, Rússia, China ou qualquer um sejam inocentes nisso aí, porque essa de… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

vender é uma coisa..operar junto para atingir um alvo em outro país é outra…

WVJ
WVJ
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

O Irã ter capacidade de acertar alvos distantes furtivamente e com precisão não condiz com o pensamento da maioria dos comentadores da Triologia.

Desde a captura do RQ-160 americano há uns 8 anos atrás, passando pela recente destruição do MQ-4C, parece que alguém anda ajudando eles em troca de petróleo.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  WVJ
1 ano atrás

WJV,

Perfeito comentario.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 ano atrás

Que os meios usados eram de origem iraniana não havia muitas dúvidas, agora tem como provar que o ataque veio do norte? Se veio do norte veio do Irã ou do Iraque? Qual o alcance dos drones e mísseis usados? O Irã vem jogando há muito tempo este xadrez que é a política na região e seria uma jogada muito arriscada fazer um ataque de seu território, já que ele tem meios de fazer estes ataques por procuração através dos Houthis e/ou de milícias iraquianas! A bronca é que um ataque tão longe do Yêmen mostra a incompetência dos sauditas… Read more »

Diegolatm
Diegolatm
Reply to  Fabio Araujo
1 ano atrás

Sem dúvidas, não são possuem defesa AA que possa cobrir todo o espaço territorial.

Alias, acredito que seja um dos motivos que não haverá retaliação de imediato por tal fator.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Diegolatm
1 ano atrás

Eu creio nenhum país tenha defesa AA que cubram todo o espaço territorial, mas se você esta num conflito perto de seu território e o seu território já sofreu alguns ataques vindo da região do conflito e você não coloca defesas AA para proteger suas principais plantas industriais que respondem por boa parte de sua economia é muita irresponsabilidade, agora que o ladrão entrou devem ter fechado a porta!

Paulo
Paulo
Reply to  Fabio Araujo
1 ano atrás

Se recuperaram misseis intactos como fala a noticia, basta decodificar o programa de controle. Aí vai saber de onde partiu. Para tudo tem que ter um motivo, por que o Irã iria atacar os sauditas se não iam ganhar nada com isso? Eles não ganham com a alta do petróleo pois não fornecem para esse mercado, se tornam alvos e ainda iam deixar os sauditas acusados de um monte de barbaridades de bonzinhos nessa história.

Fawcett
Fawcett
Reply to  Fabio Araujo
1 ano atrás

O ataque pode ter partido do próprio território saudita. As fronteiras com o Iêmen o Iraque e suas águas litorâneas são muito porosas, sem contar que há muitos xiitas na Arábia Saudita que odeiam a casa dos Saudis pois são perseguidos pelo próprio governo por questões religiosas.

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás

É “claro” que as evidencias foram forjadas para incriminar o Irã (em um claro conluio entre Israel e Arábia Saudita). É uma “obviedade” que os ataques foram planejados e realizados por rebeldes sediados no Iêmen. Esta mais que “provado” que os rebeldes tem conhecimento e capacidade industrial bélica para planejar e executar ataques precisos desta envergadura. Inclusive, como prova, junto dos destroços dos mísseis e drones, foi encontrada uma “tira de borracha”, de sandália tipicamente e costumeiramente usada pelas tropas regulares do Iêmen. Ainda bem que não usam sandálias “tipo havaianas” (que não soltam as tiras) ou seria quase impossível… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

Gabriel, desculpe, mas isso é uma das maiores falácias dos tempos modernos. Esse mito, que foi propositalmente criado pela mídia precisa ser de uma vez por todas desmascarado.

Eu sinceramente fico bastante apreensivo em ver um leitor/comentarista aqui da Triologia propagando essas falsidades como verdades absolutas.

TODAS as havaianas que tive soltaram suas tiras. TODAS. Hoje em dia uso Riders, que são bem mais confortáveis e duráveis.

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

A utilização de armas fabricadas por um pais, em um ataque a um terceiro pais, não transforma o vendedor/fabricante em agressor.
Se assim fosse, Russia e USA seriam os responsáveis por 90% das agressôes e guerras no mundo.
Recentemente a mídia Russa Sputinik tentou culpar o Brasil por um ataque em que supostamente a Arabia Saudita teria utilizado o Astros II (de fabricação brasileira). Esse tipo de atitude provindo de Russia e USA são de um cinismo sem limites, na medida em que esses dois países são os maiores exportadores de armas do mundo..

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

O Iran e’ o estado terrorista mais desestabilizador do mundo.

Antoniokings
Antoniokings
1 ano atrás

Eles não têm provas. Só convicções.

Luis Fernando Curvo
Luis Fernando Curvo
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

Antonio você leu o título da matéria? Você leu a matéria? Acho que você não leu que os Sauditas tenham partes dos crimes e dos mísseis que atacaram o território, acho também que você não leu que eles têm dois mísseis que não explodiram por errar o alvo, que os iranianos não tenham apertado o gatilho pode ser uma possibilidade, mas a mentira intelectual não há como negar, ninguém fornece armas a uma guerrilha com a condição de que não as usem, inocência demais, né !!!!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Luis Fernando Curvo
1 ano atrás

Continuam tendo apenas convicções que o Irã está por trás disso.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

É Kings vc não leu a matéria, quer mais o que? que a AS mostre os misseis que NÃO explodiram, que mostre em power points as evidências da trajetória dos misseis que acertaram a refinaria com o numero de serie da fabrica Persa made Iram que não foi dado pra seus proxys Iemitas, assim não da né Kings.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Luis Fernando Curvo
1 ano atrás

O melhor que devemos fazer aqui no blog, e’ ignorar os comentarios incendiarios e maquiavelicos do Antoniokings.

O cara carece de afeto e vive disso, ou seja, chamar a atencao.

Vamos dar um gelo nesse complexado que assim ele desaparece e volta para a turma dele.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Antoniokings
1 ano atrás

CP Art. 155. O juiz formará sua CONVICÇÃO pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

A pressão interna para o MBS atacar o Irã deve estar enorme…a retaliação está quase obrigatória.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

ele deve tá cercado por guaradas leias, o Reino não é pacífico, e os principes que elegem o próximo Rei, vai que ele morrer ou é preso em um hotel 5 estrelas, igual eles fez com outros príncipes

Fawcett
Fawcett
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

A Arábia Saudita não irá retaliar pois sofreria um contra ataque muito pior partido do Irã. O que os sauditas querem é que os americanos façam este trabalho sujo.

Brunow Basillio
1 ano atrás

Quanto mais os sauditas mexem nisso, maior é a vergonha que eles passam, estão tentando comover a opinião pública ( em especial dos países europeus) para joga los contra o Irã; nunca foi novidade para ninguém o apoio direto do Irã aos Houthis, outro detalhe, o Irã é um país Sancionado a dezenas de anos e mais sanções é bem provável que não vai mudar muita coisa..
Se eles realmente tem condições e quer resolver o problema, faz como Israel, vai lá e ataca alvos Iranianos também..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Brunow Basillio
1 ano atrás

Foi o que os americanos fizeram.
Mais sanções anunciadas hoje.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Brunow Basillio
1 ano atrás

Israel já teria atacado, mas também não admitiria o ataque.

Ale
Ale
1 ano atrás

A acusação feita pela Arábia Saudita é hipócrita, pois seria o mesmo que acusar os EUA, que fornecem os armamentos para a Arábia Saudita, de ser o responsável pelos bombardeios de civis no Iemen.

Bardini
Bardini
1 ano atrás

Negócio é aumentar a carteira de PETR… Pq o pau vai comer, rsrssr.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Falei isso ontem para a minha mulher hehehehehe

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Bardini
1 ano atrás

compra opções, risco menor e retorno maior.

Munhoz
1 ano atrás

É provável que a qualquer custo os EUA não vão deixar o Irã ter armas nucleares, se ocorrer um ataque podem ter certeza que o alvo principal vai ser as instalações de pesquisa.

Não sei até que ponto tudo isso que está ocorrendo poderia beneficiar o Irã?

Da ficar um pouco com a pulga atrás da orelha

andre
andre
1 ano atrás

Outra duvida que me ocorreu: afinal….os iranianos tem ou não capacidade de minimamente retaliar um ataque ao seu país? Pergunto isso, pq durante mais de 5 anos aqui no blog diversas pessoas debochavam deles e de seus drones e mísseis. Lembro que havia zoação da possibilidade deles capturarem drones de outras nações. Mas para acusar eles, então as pessoas devem rever suas opiniões sobre a incapacidade deles?Botar só na conta dos saudistas a incompetência é mole. A banca deve pagar, e receber. Deixo claro que não é uma provocação infantil ou de torcedor de internet. Para mim, toda guerra é… Read more »

Kira
Kira
Reply to  andre
1 ano atrás

A resposta é SIM. O Irã tem capacidade de retaliar um possível ataque, porém os danos provocados ao eventual agressor dependerá do alvo. ( Israel, Arábia saudita, Egito, EUA). Mas se chegar a esse ponto…não estaremos mais no ponto de ataques pontuais x retaliação pontual. Estaremos no ponto de guerra declarada!

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  andre
1 ano atrás

Rapaz a galera aqui zoava a china ate pouco tempo ignorando os fatos e ainda comparam o Irã com o Iraque com aqueles velhos Scuds , o Irã ja atingiu sim um nível de dissuasão mais ou menos igual o da Korea do Norte , sem armas nucleares . Os americanos apos rasgarem aquele acordo não tem mais opção , ou entram la com as botas no solo ou teremos um Irã nuclear.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rene Dos Reis
1 ano atrás

Rene, tem um quadro dos mísseis iranianos postados abaixo pelo Antunes.

Quase todos aqueles mísseis são baseados no Scud. Eu entendi sua argumentação e concordo, em parte, com ela. Para os iranianos não basta ter uma precisão milimétrica nesse tipo de míssil. Basta ter poder destrutivo suficiente para alarmar. Discordo que se necessite de botas no solo por enquanto. Acho que vai ser mais um caso de esperar para ver o que o Irã vai fazer, porque eu não acho que a próxima ação, qualquer que seja, vai ficar impune.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Pois e de tanto esperarem no caso da Korea do Norte deu no que deu, o Kin já foi ate chamado de grande líder pelo Trump e pasmem ate o visitou no seu pais ,penso que o Irã esta jogando bem, usando a AS como peça nesse xadrez, todos preocupados com o Estreito de Ormuz e eles “olha ai oque podemos fazer”

Alexandre Santos
Alexandre Santos
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Bom dia, vc viu as imagens de 03 tanques atingidos na mesma posição?
Por que ninguém comenta a precisão desses drones/misseis?

Heitor
Heitor
1 ano atrás

Os mísseis podem ser iranianos, mas é de conhecimento de todos que eles exportam para os Houthis e, aliás, devem até treiná-los. Mas é menos feio dizer que foi o Irã… já pensou se admitissem que foi a tribo?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Heitor
1 ano atrás

Acompanho o voto do relator, e emendo, os Persas deram um recado tem capacidade de ataque a 1700 km ou mais.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Infelizmente os sauditas e os seus aliados como O Catar e os Emirados Árabes estão ferrados !

comment image

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Nenhum ICBM??? Estranho!

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Esse Soumar Não seria de cruzeiro? e com um baita alcance por sinal.

Moisés
Moisés
1 ano atrás

É apenas irmãos muçulmanos resolvendo suas diferenças! É mais um Brasil e Argentina só isso.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Moisés
1 ano atrás

Está cheio de Muçulmanos nos EUA, essa briguinha é mais Persa X Árabe. Israel dá risada

Tutu
Reply to  Moisés
1 ano atrás

: !

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
1 ano atrás

A cada dia que passa suspeito mais e mais desse ataque. Essa ultima foto é muito intrigante, como é que esse reservatório não explodiu??

O pessoal da Arabia Saudita ainda vai lucrar muito com esse ataque. Como é que um punhado de drones são capazes de derrubar a produção da Arabia Saudita em 50%??? Devem ser drones alienigenas ou uma estoria muito mal contada.

Nacionalista
Nacionalista
Reply to  Ricardo Bigliazzi
1 ano atrás

Ricardo,um pouco de imaginaçao ajuda
Este tanque estava vazio
Imagina que os houtis ataquem e destruam uma linha de pipelines que leva grandes quantidades de petroleo para um grande porto saudita,100% do petroleo enviado seria comprometido
O mesmo vale para esta refinaria que e a maior do mundo,se qualquer parte da refinaria for comprometida como aconteceu neste ataques,impedem que a refinaria produza metade do petroleo que seria produzido se nao tivessem sido atacada,simples assim.

Mortadela Fail
Mortadela Fail
1 ano atrás

Deveriam usar a mesma estratégia para atacar o Irã…
Aí fica tudo legal…

Kemen
Kemen
1 ano atrás

Que interesse teria o Iran em ser atacado? Eles abastecem e apoiam os rebeldes do Yemen, sim e por isso lhes fornecem armas e são inimigos da Arábia Saudita. Afinal quando o Afganistão estava “sendo pacificado” ou “invadido” pela Rusia, os E.E.U.U. forneciam armas aos rebeldes que agora atacam a atual coalisão, o que tem de estranho? Não estou apoiando de forma alguma o ataque às refinarias, inclusive pagaremos mais caro os combustíveis, estou querendo entender a lógica da coisa. Quase todos os terroristas do mundo usam as Kalashnikov sejam de origem russa, indias ou ucranianas, seria justificativa atacar esses… Read more »

João Bustos Moreno Neto
João Bustos Moreno Neto
1 ano atrás

Sem saida pro Iran e os rebeldes do Oriente Medio. Será guerra. E não fria.

Marcos
Marcos
1 ano atrás

O que mais impressiona é a precisão desse míssil “frankestein”, enquanto nosso AV-MTC tem um raio de “precisão” de 30 METROS….

Billy
Billy
1 ano atrás

Drones cada vez mais capazes revolucionam o campo de batalha.

Nacionalista
Nacionalista
1 ano atrás

IMFORMAÇAO DE UTILIDADE PUBLICA Se voce quer saber mais sobre os militares do iran,seu governo,inteligencia e o pessoal da guarda revolucionaria voce deve pesquisar milhares de info que o grupo Lab Dookhtegan envia diariamente no telegram Lab Dookhtegan Telegram do grupo:https://t.me/lab_dookhtegan Neste grupo eles expoem muitas informaçoes interessantes sobre a inteligencia do iran e suas ramificaçoes dentro e fora do iran,nunca tive tempo de pesquisar a fundo porque eu trabalho,la tem milhares de documentos,fotos e informaçoes pessoais e privadas deste caras que comandam o Iran. Entao se voce e militar,entusiasta de inteligencia cybernetica e quer saber mais sobre os segredos… Read more »

Luiz Trindade
Luiz Trindade
1 ano atrás

Enfim… Ali é uma área repleta de interesses mundiais… Se tiver que atacar o Irã, terão de faze-lo de modo invisível com ninguém assumindo. Só assim poderá conter Irã sem inflamar mais a situação.

Dr. Telêmaco
Dr. Telêmaco
1 ano atrás

Em 11.09.2001 atacaram as torres gêmeas com um Boeing 757 e um Boeing 767. Ambos fabricados nos EUA.
Logo, os próprios EUA são culpados pelo ataque.
Entendi.