Defesa aérea saudita não conseguiu interceptar drones e mísseis de cruzeiro usados contra refinarias

122

Ataques contra refinarias na Arábia Saudita

Imagens divulgadas revelam os danos causados pelo ataque

O ataque às instalações de petróleo na Arábia Saudita no dia 14 de setembro provavelmente envolveu mísseis de cruzeiro e drones de ataque, informou uma autoridade norte-americana familiarizada com a avaliação da inteligência, segundo a CNN.

O funcionário disse que os ataques não se originaram do Iraque, mas não disse se foram do Irã ou do Iêmen. O primeiro-ministro do Iraque emitiu um comunicado segunda-feira dizendo que o secretário de Estado Mike Pompeo havia dito a ele que os ataques não haviam se originado no Iraque.

Os EUA mantêm uma consciência situacional aprimorada do espaço aéreo sobre o Iraque, dadas as operações militares americanas no país como parte da coalizão contra o ISIS.

Enquanto os rebeldes houthis apoiados pelo Irã no Iêmen usaram drones de ataque no passado, esses ataques eram normalmente lançados contra alvos sauditas próximos à fronteira.

Os recentes ataques contra as instalações petrolíferas sauditas representariam uma grande melhoria na capacidade dos houthis de atingir com precisão alvos a uma distância muito maior do que o demonstrado anteriormente.

Os rebeldes houthis do Iêmen assumiram no sábado a responsabilidade pelos ataques, dizendo que 10 drones atingiram as instalações de petróleo da Saudi Aramco em Abqaiq e Khurais, de acordo com a agência de notícias Al-Masirah.

No entanto, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, contestou a alegação dos Houthis, dizendo que o ataque pode ter se originado no sul do Iraque e colocou a culpa no Irã.

O gráfico abaixo mostra as Defesas Aéreas Sauditas em torno das instalações de petróleo de Abqaiq que foram atingidas no início do sábado.

Os drones estavam bem dentro do alcance dos Patriot PAC-2, mas fora do alcance dos Hawk.

É possível que o tamanho reduzido e o material composto dos drones tenham ajudado a evitar a detecção.

Ações abrem em queda após ataques contra refinarias sauditas

As ações dos EUA abriram em baixa na segunda-feira, com os investidores preocupados com o impacto econômico de um ataque à produção de petróleo saudita. As interrupções no fornecimento global de petróleo provocaram um aumento nos preços do petróleo.

Sobre os preços do petróleo: o petróleo dos EUA subiu 9,8%, a mais de US$ 60 por barril, enquanto o Brent, referência internacional de petróleo, subiu 10,4%, a US$ 66,47 por barril.

As ações de energia estão entre as mais fortes, graças ao aumento dos preços do petróleo. Chesapeake Energy saltou mais de 15%. Exxon Mobil e Chevron foram algumas das ações mais fortes da Dow em aberto.

As companhias aéreas foram atingidas pela mesma dinâmica, pois os custos de combustível provavelmente aumentarão. Delta, American Airlines e Untied abriram no vermelho.

Veja no quadro abaixo como os ataques prejudicaram a produção de petróleo (em milhões de barris por dia) em comparação com outros eventos:

Subscribe
Notify of
guest

122 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

Quem pagou pelos drones e mísseis usados no ataque?
Quem financia esses rebeldes houthis?

Renato B.

Uma força desse tipo pode ser chamada de “rebelde”? O ISIS nunca chegou nem perto dessa capacidade.

Fabio Araujo

O que acontece é que o governo era sunita apoiado pelos sauditas e os Houthis são xiitas, houve um golpe de estado em que os Houthis e um outro grupo se uniram contra o governo e o derrubaram, boa parte das forças armadas do Yêmen apoiaram o golpe e quase todo arsenal das forças armadas ficaram na mão dos rebeldes.

Nilton L Junior

A se fosse tão simples assim

João Souza

Supostamente o Irã de acordo com a CIA, Fox e CNN…
Fontes confiáveis e que nunca se propuseram a distorcer fatos para criar narrativas para crises pertinentes aos seus patrões.

Sagaz

Quem é o maior interessado em redução da produção de petróleo no mundo atuando na desestabilização de nações produtoras? Aqui do lado norte do país não há dúvidas quanto ao suporte da Rússia na manutenção da cleptocracia chavista, e lá naquelas bandas, não terá a mão da Rússia/Irã que tanto sofrem sansões?

Arsénio Sapatinha

Fake News

Paulo

tem outro problema, os misseis de defesa Patriot não conseguiram interceptá-los, isso abre uma possibilidade de não serem tão eficientes quanto os americanos apregoam, e os russos e chineses estão desenvolvendo misseis de cruzeiro muito melhores do que os utilizados aí.

Rodrigo v

Uma coisa não tem nada a ver com a outra, o pac 2 não serve para interceptar drones, Não foi desenhado para isso. O iron dome teria mais chances. A indústria dos sistemas anti drones vai se deliciar a partir desses ataques. Mesmos se o pac 2 interceptasse drones, não tem sentido usar mísseis de mais de 1 MM de dólares contra drones de 15 mil dólares.

Junior

Ele não serve para interceptar mísseis de cruzeiro também?

Fernando Mascarello

Não faz sentido?! Olha o prejuízo mundial que um drone de 15 mil dólares causou!!! Acha ainda que não vale?

Francisco Herês

Faltou prevenção contra drones, um perigo cada vez mais real.

Argos

Nesse caso o valor do drone não importa e sim o valor do estrago causado.

Bosco

Paulo,
Sugiro ler o meu comentário acima.

Bosco

Na verdade o comentário está abaixo.

Francisco Herês

Patriot é para abater aeronaves e mísseis balísticos, não foi projetado para abater drones, obuses e morteiros, por exemplo. É como se vc fosse usar uma bazuca para matar um mosquito. A lição que fica é que cada nação deve ter defesas em camadas, do menor para o maior inimigo, para abater drones nem precisa de míssil, existem artefatos usados por apenas 1 homem que podem desorientar e até roubar a pilotagem do drone, fazendo ele pousar num local seguro.

Hélio

A questão é, por que a Arábia Saudita está no Iêmen apoiando ditador, e com o apoio de “uns e outros”.

Bosco

Pelo mesmo motivo que a Rússia tá apoiando o ditador da Síria.

Hélio

Mas quem se diz o promotor da democracia? A Rússia ou “uns e outros”?

Francisco Herês

O inimigo do meu inimigo é meu amigo.

Bosco

E você acreditou????

francisco Farias

Quem está na chuva tem que se molhar. A Arabia Saudita teve o que mereceu, não tinha nada a ver em se meter nos assuntos do Iemen.

Arsénio Sapatinha

Pois, eles que saiam de lá! Certíssimo meu caro..

Joelson

Mais do que nunca, vivemos numa era em que os jogos de interesses são cada vez mais explícitos… suas narrativas e coisa e tal…
Dias atrás, era a Amazônia como área internacional… outro dia ilhas do Pacífico que a China está de olho… agora o petróleo das Arabias..
Tudo muito estranho ou bem claro…

Cristiano de Aquino Campos

Se foi drone e missil se cruzeiro Iranianoe passou pelos patriot e hawk, a tecnologia Iraniana ou esta muito avançada oubos sistemas não são essa coisa toda. O S-300 Russo na siria não esta mais só.

Elton

O defeito principal está no equipamento entre a cadeira e os botões do console .

Cristiano de Aquino Campos

Más eu pensei que esses sistemas fossem automáticos e programados. Ainda mais oa ultra modernos.

Alexandre

Penso que esses sistemas de defesa da Arabia tem modo automático.

Leandro Costa

Já ouviu falar em Mathias Rust? 😛

Antoniokings

E por falar em tecnologia de drone (meio off topic) parece que vem um monte de novidades no desfile militar chinês do dia 19/09.
Inclusive com a provável presença do LiJian, um drone de combate nos moldes do Hunter russo.

André Gomide

Pq negativaram uma simples informação?

Alexandre

O Sistema S 300 da Síria tem enfrentado o melhor da tecnologia Israelense, são bombas tipo spice, misseis de cruzeiro stealth e drones hiper modernos. Sempre disparados em grandes quantidades, causando saturação, e ainda apoiado por aviões de guerra eletrônica numa distância mínima, já que Síria e Israel tem fronteira comum. Com isso tudo, é quase impossível que qualquer sistema de defesa aérea não seja derrotado. Situação bem diferente dos Patriots na Arábia, que estão até certo ponto distantes do agressor, tiveram tempo de reação, e tinha que fazer a defesa contra poucos drones que certamente não tem a tecnologia… Read more »

JPC3

Mas também teve aeronaves russas danificadas por drones dos rebeldes na Síria.

Hélio

Não me consta que o S300 tenha sido utilizado na Síria.

Vinicius Momesso

Putin e Netanyahu tem acordos e enquanto forem respeitados, nada de S-300. Os sírios não tem toda essa autonomia para agir como muitos pensam, só podem se defender, mas não contra atacar. Assad já quis comprar tudo quanto é arma de ataque russa mas Putin, negou e continuará negando até algo diferente acontecer.

JPC3

Não podem contra atacar porque aí Israel vai ter uma justificativa para destruir tudo.

Vinicius Momesso

Postei um comentario parecido com esse em um outro artigo e quase fui “linchado”

Salim

Israel e ainda o ultimo bastião de defesa drone/míssil. Se furar sistema guerra fica inevitável. Pelo andar carruagem os iemenitas serão bola da vez.

Augusto L

Se os mísseis voam rente ao solo a bateria do patriot só o detectaria a uns 40 ou 30 km, considerando que o terreno naquela região é totalmente plano, essa bolha de 160 km mostrada no infográfico não é tão exata assim, se as refinarias estiverem fora do alcance dos 40 km podem ser atacadas por mísseis voando baixo.
Mas ai o erro seria a fatal de uma aeronave AWACS.
O mesmo vale para os S-300/400

Bosco

Nossa! Finalmente alguém com uma ideia de como funciona sistemas de mísseis sup-ar.

francisco Farias

Em 1979 o Irã proclamou sua independência dos USA (com a revolução). 40 anos depois a sua industria de defesa já está anos-luz a frente da industria do Brasil. Inclusive lançando foguetes espaciais. Até 1979 o Irã comprava tudo dos USA e desde aquele ano sofre sanções e boicotes dos norte-americanos e de seus aliados. Conclusão: Quem quiser evoluir tem que manter independência e sair do guarda chuvas norte-americano. É comprovado que os USA não deixam seus aliados terem forças armadas fortes. A Coreia do Sul é um exemplo clássico (apesar de rica não tem capacidade de se defender sozinha… Read more »

Elton

Os Sauditas tem E3 sentry, Patriot e os mais recentes radares de varredura eletrônica ativa para defesa aérea fabricados pelos EUA e seu pessoal não consegue ao menos traçar um azimute da direção do ataque para mandar os F15C e Typoons para interceptar ao menos alguns UAVs,poderiam pelo menos mentir igual em 1991 quando disseram que seus Eangles abateram os Mirages iraquianos em ocasião parecida.

Antoniokings

Esse é um exemplo clássico de expectativa x realidade.
Armas teoricamente moderníssimas, que são isso e aquilo e que foram vazadas por armas simples manuseadas por um grupo de rebeldes descalços.
Que sirva de lição.

Bosco

Antonio,
Seu desconhecimento sobre o funcionamento de sistemas de armas só fica explícito com seu comentário.

Fabio Araujo

O E3 fica 24 horas no ar? Quantos E3 eles tem? Um E3 desligado no chão é um peso de papel! Tá certo que talvez não houvesse motivo para manter o E3 no ar pois deve ser caro, mas agora já devem estar pensando nisso. Os radares terrestres que devem operar sem parar falharam em identificar ou sofreram interferências!

Elton

eles tambem tem radares AESA baseados na area ,sem falar nas centenas de F15 e Typoons operacionais ,drones e misseis cruise não sao tao velozes e podem ser abatidos por caças em alerta

Salim

Israel utilizou helicóptero para abater drone iraniano, foi radar e abate, náo foi usado iron dome conforme reportado epoca.

ednardo curisco

Já sabem de onde veio. Só não sabem ainda o que fazer.

francisco Farias

O Irã avisou que está preparado, mas o Trump já disse que não quer guerra.
Se fosse a pobre Venezuela já estria sendo bombardeada.
Conclusão: só paises indefesos são atacados. O Irã tem milhares de misseis de fabricação própria e está bem perto de construir a sua bomba (conforme previsões), se já não tiver.
Acorda Brasil.

Adriano Madureira

Parabéns aos yemenitas???‼️

Atingiram oque os sauditas amam mais depois de Allah e Maomé…

Todo prejuízo é pouco para esses pilantras da família Al Sauld, espero que o próximo alvo seja o Palácio real Saudita, quem sabe morre algum desses assassinos de crianças.

Maurício.

O sujo (Irã), ajudando a atacar o mal lavado (Arábia Saudita).
De resto, já é difícil para uma defesa aérea abater uma aeronave, imagina abater pequenos drones e mísseis de cruzeiro, o Pantsir sofreu na Síria.
O ataque serviu para mostrar que o Irã não produz só maquete de vergonha alheia como o caça stealth Qaher, pelo menos seus drones e mísseis funcionam.

Cristiano de Aquino Campos

E o povo metendo o pau nos S-300 e pantser. Que não presta, e inferior aos ocidentais, se fosse americano ou israelense nada passava.
Realmente, o tempo e o senhor da verdade.

Maurício.

Cristiano, na minha opinião um ataque aéreo seja por aviões, drones ou mísseis de cruzeiro, sempre terá vantagem contra uma defesa antiaérea, não importa o sistema, pode ser Pantsir, S-300, Patriot, AEGIS ou seja lá qual for, alguma coisa sempre vai passar, são bons sistemas de defesa, mas não são infalíveis como alguns dão a entender.

Observador.

É bom os Iranianos ficarem bem de olho nos seus céus nos próximos dias. Acredito que o placar não vá ficar no 1×0 por muito tempo. Eles tem conflitado interesses com muita gente.

Fabio Araujo

Se o ataque tivesse sido contra Israel eles deveriam se preocupar, mas os sauditas teriam condições de dar um troco contra o Irã? Acho difícil, se os EUA não o fizerem, e devem estar procurando uma boa desculpa para tal pois o Trump precisa dessa desculpa no Congresso, não vai ter troco!

Antoniokings

Sabemos que os iraquianos não gostam dos americanos e a situação por lá está se agravando, mas rebeldes lançarem mísseis de um território teoricamente ainda ocupado pelos EUA seria descontrole demais da situação.

João Souza

Tudo isso é extremamente esquisito. Eu não acredito em nada do que estão falando. ? Arábia Saudita é “agente duplo” nós sabemos.

Carvalho2008

É o que sempre…sempre…sempre digo e reafirmo. A guerra assimétrica de alta tecnologia chegou para ficar e rasgar os manuais. A miniaturização das armas e equipamentos….. A imensa maioria dos sistemas antiaéreos não foi desenhada para isto. Mesmo que mísseis sejam ajustados para esta empreitada, quem haverá mais no espaço e por um custo inversamente proporcional, mísseis ou drones???? Vamos voltar à época da WWII, com dezenas e dezenas de canhões e metralhadoras anti aéreas de baixo calibre. Um Millenium , um Vulcan, um Goalkepper, consegue acertar sem dúvida, mas serão necessárias varias unidades deles para dar conta. Se um… Read more »

WVJ

Estão dadas pistas do que parecer furar as defesas tradicionais.

“É possível que o tamanho reduzido e o material composto dos drones tenham ajudado a evitar a detecção”.

Antoniokings

Perfeito!
Ia comentar sobre isso.

Augusto L

Não, é só usar uma arma de ondas eletromagnéticas, o USMC abateu um UAV iraniano no golfo pérsico assim tem nem 1 mês.
Quanto a drones menos sofisticados o uso de jammers e táticas spoffing ja resolvem.

WVJ

Se a detecção é prejudicada a reação também é.

Space Jockey

Tá mas será que isso funcionaria contra enxames de pequenos drones com razoável espaçamento entre eles ?

Fabio Araujo

Não adianta ter o melhor equipamento se você não sabe tirar tudo o que o equipamento pode dar, o treinamento e a organização das forças armadas sauditas deixam a desejar! Nas Guerras Árabes-Israelenses os árabes em algumas ocasiões tinham equipamentos superiores mas foram derrotados assim mesmo e agora os sauditas estão penando no Yêmen. Existe uma suspeita não comprovada de que parte do ataque poderia ter sido originado no Iraque por milícias pró-Irã ou até mesmo do Irã, eu acho que o Irã não faria um ataque deste do seu território pois daria a desculpa para os seus inimigos se… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Se veio do Iraque e mais uma vergonha para os EUA.

Heitor

Serve de aprendizado de que o bagulho do momento é drone…

Antoniokings

Como venho afirmando.
E com essa nova geração de drones maiores e com alto grau de I.A., a guerra aérea vai mudar totalmente

Heitor

A questão na guerra contemporânea não é mandar aviões enormes cheios de bombas, chamando atenção e causando levas de destruição, mas agora é ser discreto, furtivo e atacar o ponto certo.

Fabio Araujo

Já temos um drone nacional o Cacará que a MB usa, precisamos fazer versões armadas dele e também versões kamicases do mesmo!

Space Jockey

Exato, o Brasil deveria começar a trabalhar nisso.

Alexandre

Depois do Iron Dome ter ser vazado por foguetes de fundo de quintal várias vezes, agora os patriots são desmoralizados por drones de quinta categoria, uma vergonha!

Alexandre

* ter sido

Fernando Turatti

O Iron Dome jamais afirmou ser algo 100%, na verdade o que ele faz, com a eficiência que faz contra foguetes extremamente diminutos é louvável. Aliás, é certeza que o iron dome teria se saído melhor nesse caso aí.

Lucas

Vergonha é vc falar uma besteira dessas e achar que está abafando. O Iron Dome não foi feito para interceptar todos os foguetes lançados contra Israel. Até pq isso é impossível. Nem Patriot, S400 e nenhum outro sistema antiaéreo consegue. O que ele faz muito bem é analisar a rota do foguete/míssil e priorizar o abate dos que tem possibilidade de causar mais danos. Num dos últimos últimos ataques do Hammas eles lançaram quase 500 foguetes Qassam em menos de 24 horas para o território Judeu. É obvio que o Iron Dome não abateu todos. Mas sabe qual o prejuízo?… Read more »

Antonio Palhares

Cabe aos políticos nunca deixarem as coisas ficarem assim. Esticar demais o elástico dá nisso. Em toda crise existem os dois lados. Está havendo falta de capacidade em gerenciar crises.

α Tau

Na guerra a primeira vítima e a verdade…tá com cara de mais um caso de false flag dos eua…Parece mais um realise do pentágono…Os eua é um país onde o governo é um psicopata…É como diz nas Santas Escrituras…O diabo vem pra matar, roubar e destruir…Seria bem bom explicar o que o regime opressivo e absolutista da Arábia Saudita anda fazendo com a população do Iêmem…É um massacre constante…São massacres um atrás do outro…Estarei nos próximos dias estocando gasolina em garrafas pet!..Vem Guerra por ai!…E vai influenciar o mercado global de petróleo…Quem deve estar muito feliz com tudo isso é… Read more »

Andre

Eu fiquei um pouco na dúvida se “tá com cara de mais um caso de false flag dos eua” ou “O ataque do exército iemenita respaldado pelo movimento popular Ansarolá foi devastador!”

Afinal, você acredita que foi false flag ou um ataque iemenita?

Sobre o “só “vendem” em países corruptos controlados por eles”, por acaso o “vendem” é o EUA, e os países corruptos são o Japão, a Austrália, o Canadá, o Reino Unido, a Coreia do Sul….?

Space Jockey

Boa.

Bosco

Meu Deus! Tava demorando o “false flag”.
Afinal, os iemenitas estão de parabéns ou não?

pangloss

Quando se fala em Arábia Saudita, é bom ter em mente que não há ali um bloco monolítico, como o regime teocrático absolutista quer fazer parecer.
Dentro do próprio seio da família real saudita, há muita desavença.
O ataque pode ter origem interna.

Han Sollo

Realmente, uma baita operação levada a cabo pelos inimigos dos sauditas. O triste é saber que muitos dos soldados/mercenários que guardam tais instalações são irmão latinos colombianos, que podem ter sofrido muito nesses ataques

Bardini

A bem da verdade, a defesa de curto alcance/ baixa altitude dos caras é uma bela de uma peneira.
.
Não adianta muito ter F-15, Typhoon, THAAD, E-3, Patriot, e etc… se não se tem nada moderno cobrindo o curto alcance/ baixa altitude.
.
E outro fator, é que aparentemente, ninguém esperava pelo ataque… não houve um alerta da inteligência e afins. Então, qualquer um nessa situação tomaria cabeça, como eles tomaram. Difícil manter uma estrutura 24/7/365 protegida. Os americanos que o digam…

Marcelo

pois eh, ja devem estar encomendando diversas baterias do C-Ram Centurion (Phalanx terrestre). Estavam equipados para se defender de ameacas de alta intensidade e deram mole para as de baixa intensidade. Mas que foi um golpe de mestre da parte dos Houthis/Iranianos isso foi. Agora eh soh acompanhar o preco da gasolina disparar…(e do etanol tambem, porque a procura vai aumentar)

Bardini

Com a grana que os caras tem e devido a importância daquela refinaria, eles poderiam muito bem ter um sistema top de linha da Rheinmetall, como o Mantis ativo por lá…

Sincero Brasileiro da Silva

Grande Irã! País cheio de sansões nas costas mas que consegue se armar e colocar medo nos inimigos… Pentágono está louco sem saber como seu “reino” foi atingido… kkkkk

Willber Rodrigues

É….aparentemente, nada é impossível pra um terrorista/rebelde motivado.
O próxima passo depois disso é o aumento no investimento de armas laser de curto alcance. Só isso pra abater drones pequenos e stealths.
Laser e a volta de artilharia AAA de tubo, como Gepard e Goalpeker.

Space Jockey

laser contra enxames não daria certo.

Fernando Laragnoit de Oliveira Junior

O Maduro deve estar feliz da vida com esse aumento do preço do petróleo.

Hélio

Parece que os detratores do Pantsir queimaram a língua.

Bosco

“Os drones estavam bem dentro do alcance dos Patriot PAC-2, mas fora do alcance dos Hawk.’ Senhores, a Terra é redonda e não é regular. Há acidentes do terreno . Essa informação de alcance de míssil não leva em conta a altitude do alvo e sim o alcance nominal máximo do míssil, que leva em conta ameaças em grande altitude, acima do horizonte radar e em linha direta com o radar de controle de tiro/iluminador do sistema. Um radar só “vê” em linha reta e portanto, para um PAC-2 atingir um alvo na sua capacidade cinética máxima de 160 km… Read more »

Alessandro

Na minha opinião, os rebeldes deram um jeito de atacar de dentro da Arábia Saudita, com isso enganaram as defesas AA deles, agora como eles conseguiram transportar o material bélico para dentro é outra história.

Sobre os sauditas, eles confiaram demais no sistema de médio e longo alcance, sem se preocupar em ter um sistema de curto alcance para essas ocasiões, será que eles aprenderam a lição?

Bosco

Alessandro, Não dá pra ter um sistema de defesa de ponto em cada possível alo de alto valor, tanto civil quanto militar. Assim como não dá pra manter uma rede de AWACS 24/7. E nem uma esquadrilha de caças espalhadas pelo país 24/7. Há situações que simplesmente são de defesa impossível. Por isso os mísseis cruise são tão temidos. Eles voam por rotas imprevistas e podem atacar qualquer alvo e não dá pra defender todos com defesas de ponto. E mesmo que em alguns alvos de alto valor sejam defendidos por defesas de ponto elas podem ser saturadas ou enganadas… Read more »

Space Jockey

Quais são de mais difícil interceptação, balísticos ou cruise ?

Bosco

Space, Ambos são difíceis mas os balísticos táticos são em tese mais fáceis por uma série de motivos: 1- trajetória alta, que permite uma detecção precoce por radar; 2- trajetória relativamente previsível; 3- ameaças balísticas vêm de uma direção determinada. – Já os “cruise” de baixa altitude são difíceis de detectar a partir do solo devido ao relevo (e á curvatura da Terra) e o alcance a partir de um radar aéreo degrada muito tendo em vista o ruído do solo x o RCS diminuto do míssil. Além do mais os mísseis cruise podem vir de qualquer direção e não… Read more »

Munhoz

Outro ponto é que não sabemos o tamanho dos drones e sua assinatura no radar, poderia ser drones grandes com grande autonomia, como pequenos lançados próximo ao alvo e assim com um tempo de reação mínimo, esses alvos são frágeis, meio quilo de C 4 já faz uma ignição para um grande incêndio.

Observador

Eu tenho uma duvida.
Caso espalhassem radares passivos e ativos, em pontos altos, do tipo torres etc, trocando dados entre si e com os sistemas de defesa (Patriot, Halk, etc) não seria uma defesa mais consistente? Além disso os Halks não deveriam estar dispostos ao redor dos Patriots, de forma a cobrir seus raios de alcance?

Bosco

Observador,
Se um sistema de baixa altura cobrisse cerca de 30 km de raio a baixa altura, seriam precisos cerca de 760 radares e lançadores para cobrir todo o território da AS, com mais de 2 milhões de km².

Leo Neves

Bosco
Como esses mísseis iranianos conseguiram tanta precisão? Pelas imagens acertaram em cheio todos os alvos.Eles podem utilizar o GPS ou o Glonnas? Ou talvez um sistema fe imagem na fase terminal ?

Gabriel BR

Para quem duvidava da qualidade dos misseis iranianos e propaga aos 4 cantos que o americano é melhor pq é movido a xixi de fada…

Kemen

Se foram drones, somente sistemas anti-drone podem derruba-los interferindo em suas frequências de comando e disparando depois, mas precisam ter radar que os detecte antes é obvio, o olhimetro pode não dar tempo suficiente. Se foram misseis os Patriot existem para intercepta-los, se foi esse o caso, falta descobrir porque não procederam a interceptação.

Bosco

Kemen, Há drones de todos os tipos e tamanhos, variando de poucas gramas a dezenas de toneladas. Quanto ao Patriot, é um sistema de alta altitude e grande alcance, vocacionado para a defesa anti míssil balístico mas com capacidade antiaérea, mas nessa função ele (assim como o S400) é limitado pela circunferência da Terra e pelos acidentes do terreno. Se os mísseis atacaram em baixa altitude (abaixo de 100 metros) para que sejam “pegos” por um sistema de radar MPQ-53/65 só se passar a uns 30 km de distância, independente do radar ter 300 km de alcance ou do míssil… Read more »

Kemen

Tudo bem Bosco, você de certa forma esta correto em suas observações, entretanto tem uma distancia mais próxima na qual qualquer radar detecta os misseis “sea skimming” ou “land skimming”, isso vale para a terra e para o mar, e isso num mar extremamente patrulhado por navios de varios paises. Outra coisa a observar é que eu acho dificil mas não improvavel o Iran ter esse tipo de misseis “rateiros”. Vou aguardar para observar o que informarão depois de analises mais detalhadas do ataque.

Bosco

Kemen, Um navio pode ter um sistema defensivo com 400 km de alcance mas contra mísseis sea-skimming ele só pode se valer do sistema de defesa de área curta ou de ponto, que estão dentro do horizonte radar, com abrangência menor que 30 km. Por isso navios especializados em defesa aérea são dotados também de defesa de ponto. Navios militares possuem defesas de ponto ativas e passivas mas não podemos dizer o mesmo de alvos potenciais em terra. Não há como colocar um CIWS em cada alvo na AS. Lá, eles têm mais refinarias que bordel no Brasil. E imagine… Read more »

Ricardo

Ao que tudo indica os Patriots não viram nem a cor desses mísseis e drones, o estrago foi imenso. Se os sauditas não reagirem serão fracos e se reagirem podem tomar uma pancada mais forte do Irã. Imenso dilema. Tenho certeza que estão esperando a cobertura da Casa Branca, mas ano que vem tem eleições é uma guerra é sempre complicada. Veremos o que acontece.

Defensor da liberdade

Se eu fosse Trump depois dessa mandava Israel e Arábia Saudita ir se catar, e sentava na mesa com o Irã para renegociar o acordo nuclear. O Irã mostrou ao mundo que suas armas podem fazer muito estrago, mesmo que terceirizando quem as use.

O Brasil deve pôr suas barbas de molho e tirar a defesa antiaérea dos anos 40 e pôr em 2019, com canhões autônomos e remotamente controlados, ou entrar em algum projeto de arma de energia dirigida. Também desenvolver seus drones suicidas, pois eles parecem ser mais eficazes num ataque do que um esquadrão de gripens.

JPC3

Mais eficazes que um esquadrão de Gripens?

Não precisava dessa.

JPC3

Os drones funcionaram bem porque não tinha defesa adequada, pode ver que nas bases russas eles raramente fazem estragos.

Bosco

Bases militares russas no exterior são protegidas. Assim como as bases americanas. Não dá pra proteger todas as refinarias sauditas.

Kemen

O que é de admirar é que as belonaves tem radares e dizem que alcançam 300 / 400 Km para detectar um objeto do tamanho de uma bola de tenis, isso num mar extremamente patrulhado, e não detectaram esses possiveis misseis que atingiram a refinaria, como isso pode acontecer. Me recordo que uma vez até confundiram um avião civil no radar, nessas bandas e o derrubaram. A eficácia dos Patriot foi provada na guerra do Iraque, quando misseis foram disparados contra Israel.

Bosco

Não vieram pelo mar.

Cristiano de Aquino Campos

Na epoca o missil ea o SCUD Russo, um missil balistico que já era ultrapassado na epoca, quase um foguete.

Eduardo

O SCUD era quase uma V1 com pintura soviética ahahha

Bryan

Devido à instabilidade político-militar naquela região, é importante investir em inteligência para evitar esse tipo de desastre. Dito isto, muito me surpreende que os Sauditas não tiveram qualquer chance para impedir o ataque, além da facilidade dos drones de invadir o espaço aéreo e fazer o que fez.

Adriano RA

Skynet, foi você?

Antunes 1980

Que vergonha alheia dos sauditas !comment image

Billy

Perfeito emprego estratégico do poder aéreo, golpeando direto no coração do adversário.

Heli

Muita gente por aqui (e em outros sites da internet) ainda não entenderam que sistemas como o Patriot, THAAD, e S300 e S400 não foram feitos para abater misseis de cruzeiros que voam super baixo, abaixo de 100 metros, e apenas na fase final dão uma subida pra cair meio que verticalmente no alvo.

zampol

Fiquei impressionado com a precisao do ataque documentado pela primeira foto. Se for autentica, ela mostra o impacto de 4 drones/misseis com trajetoria oeste/leste no mesmissimo ponto dos 4 reservatorios.
Quase nao da pra acreditar.

Art

Rebeldes não tem essa coordenação nem precisão de ataque. A defesa saudita tem Hawks e PATRIOTs, ou seja qualquer coisa voando alto e com RCS razoavel seria interceptada, mas na defesa aproximada faltou um míssil Tipo RBS ou canhão. Além de sistemas eletrônicos anti drone. Uma vulnerabilidade exposta. Mas o nível de sofisticação nesse ataque chama a atenção. Indica que foi um ataque planejado inteligência coisa de profissionais que entendem de defesa antiaérea.

fabio

Achei estranho esse ataque, o yemen fica muito longe, quase 900 km e se ataque veio do iran, tem muitos sistemas virados para o mar e nenhum pegou a aproximação ? a arabia saudia já foi atacada com drones esses tempos atras no aeroporto deles e eles não aprenderam

Paulotd

Arabia Saudita vai bater na porta da Rússia para comprar algumas baterias de pantsir. Combinações de mísseis infravemelhos/radio e canhões de 30mm é a arma ideal contra esses drones stealth.

xikinho

se eles precisarem tenho uns estilingues com bolinha de gude aqui. quero ver nao derrubar esses drones. e so deixar uma turma boa de prontidao e umas brejas que els resolvem a parada.