Primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira - Foto: Saab

Primeiro caça Gripen brasileiro em voo de teste

Evento ocorreu nesta terça-feira (10), em Linköping, na Suécia

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, participaram, nesta terça-feira (10), em Linköping, na Suécia, da apresentação do primeiro F-39 Gripen brasileiro, marcando o início da fase de ensaios em voo da plataforma. Inicialmente, os voos de teste serão feitos na Suécia e, em seguida, a campanha prosseguirá no Brasil. A entrada em operação da nova aeronave de caça, na Força Aérea Brasileira (FAB), está programada para ocorrer em 2021.

A cerimônia também contou com a presença do Embaixador do Brasil na Suécia, Nelson Antonio Tabajara de Oliveira; do Ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist; do Comandante da Força Aérea Sueca; Major General Mats Helgesson; e do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira.

O Comandante da Aeronáutica comentou sobre a importância do momento. “O F-39 Gripen representa, na FAB, um significativo salto tecnológico para a aviação de caça, bem como um exemplo exitoso de desenvolvimento colaborativo, baseado na transferência de tecnologia e fomento à Base Industrial de Defesa”, disse.

“A Força Aérea terá um novo vetor multimissão para o cumprimento de suas ações de Controlar, Defender e Integrar o território nacional. Sinto-me muito feliz por fazer parte deste marco histórico”, completou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

O Ministro da Defesa brasileiro também destacou a importância do compartilhamento de experiências advindo da cooperação entre Brasil e Suécia. “O Gripen aumenta a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira e impulsiona uma parceria que fomenta a pesquisa e o desenvolvimento industrial dos dois países”, declarou Fernando Azevedo e Silva.

O projeto

As atividades conjuntas se iniciaram em 2014 com a assinatura do contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos. As plataformas são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência tecnológica e visa proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil. O avião brasileiro se baseia no design de versões anteriores, porém com as particularidades solicitadas pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

Atualmente, cinco países operam o Gripen: Suécia, África do Sul, República Tcheca, Hungria e Tailândia, e, em breve, o Brasi fará parte desse grupo.

FONTE: Força Aérea Brasileira / FOTOS: Saab

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo

É isso aí! Uma pena o Brasil não ter condições nesse momento, mas que venha o segundo lote!

Régis Athayde

Tomara que venha mesmo Gustavo, pois parece que virão novos bloqueios nas verbas dos militares. Os governos anteriores fizeram um baita estrago na economia brasileira.

JESUAN

Demorou mas veio..estou muito feliz em saber que a nação agr terá poder de desenvolver o proprio caça. Quem sabe poderá acontecer uma nova parceria com a Saab para um caça de 5ª geração. Não custa nada sonhar !

Rodrigo Maçolla

A que se agradecer ao Ex-comandante da FAB Tenente-Brigadeiro Juniti Saito

Clebotic

O padrão de camuflagem pixelizado ficou muito bom, mas pra ser chato, não deveria ser simetricamente espelhado e sim mais orgânico onde dificultaria o imageamento pelos processadores digitais.

GFC_RJ

Essa vista de cima… que imagem du garaiii!!!

Vigné

Senti falta do IRST… Alguém sabe dizer?

Fernando "Nunão" De Martini

Parabéns, você foi o nosso milésimo cliente a fazer essa pergunta!
????
Retire seu brinde no Posto Ipiranga.

Rafael M. F.

Hue!

Leandro Costa

comment image

😀

Vigné

E por isso não pode ser respondido ou direcionado pelo site?? Deselegância gratuita e incompatível com um editor…

Fernando "Nunão" De Martini

Não sou mais editor há uns 3 anos, Vigné.

Ainda assim, respondi a uns 999 que perguntaram antes e resolvi brincar com o último. Acabei escolhendo, por ironia do destino, o único que não tem senso de humor.

Seu brinde não está mais disponível no Posto Ipiranga, mas você pode, enquanto não aparece a sua resposta em forma de matéria nova do site, dar uma olhada nas matérias que já saíram nos últimos dias. Sua resposta está no meio das centenas de comentários. Boa leitura!

Cuca Beludo

kkkkkkkkkkkkkkkk boa

Fernando "Nunão" De Martini

Cuca, seja bem-vindo ao Poder Aéreo.
Solicitamos apenas que nos poupe de um avatar que combine com seu já famoso nome completo.