A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, nesta quarta-feira (04/09), na Ala 2, em Anápolis (GO), a primeira aeronave multimissão KC-390. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a solenidade, acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Participaram, ainda, da cerimônia Ministros de Estado, Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, autoridades civis e militares, e executivos da Embraer.

A Esquadrilha de Honras Militares Santos-Dumont, proveniente da Ala 1, em Brasília (DF), adotou o dispositivo de um Gládio Alado, símbolo da FAB, em homenagem ao recebimento do novo avião. A tropa foi composta, também, por militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) e pelo efetivo da Ala 2. O 1º GTT será o Esquadrão operador do KC-390.

O avião, resultado da parceira entre FAB e Embraer, firma-se como um novo padrão de aeronave para o emprego militar no cenário mundial. O Presidente da Embraer, Jackson Schneider, realizou o ato formal de entrega da aeronave à FAB. O executivo destacou os resultados positivos da cooperação entre as duas instituições, que perdura há mais de 50 anos. “Uma interação longa e profícua. Estamos orgulhosos pela Embraer, pela Força Aérea e, acima de tudo, estamos orgulhosos pelo Brasil”, afirmou.

Durante o evento, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, enalteceu as capacidades operacionais do novo multimissão. “Incorpora-se, hoje, à FAB o maior avião militar produzido no Brasil, o KC-390. Ele representa um marco na excelência de processos da FAB e, certamente, impulsionará a Base Industrial de Defesa no Brasil”, ressaltou.

A entrega da nova aeronave aconteceu com o tradicional batismo, que contou com a participação do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. “Sinto orgulho, não apenas como Ministro, mas também com cidadão brasileiro, de participar deste momento”, disse o Ministro.

O Presidente Bolsonaro destacou a importância da materialização do KC-390, um projeto brasileiro. “É uma aeronave que chegou para somar ao país e colaborar no cumprimento da missão da Força Aérea”, declarou.

O codinome Zeus na bolacha do KC-390 à esquerda

Capacidade Operacional

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, o KC-390 tem capacidade de realizar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras.

O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil. As primeiras unidades da nova aeronave multimissão ficarão sediadas na Ala 2, em Anápolis (GO). De acordo com o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, o recebimento do novo vetor será um divisor de águas na FAB. “Este momento é um marco histórico para a Força Aérea. O KC-390 nos dará maior velocidade, maior capacidade de carga e maior alcance”, disse.

O Comandante do 1° GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, destaca o orgulho que é estar à frente do Esquadrão que vai operar a aeronave. “É um misto de orgulho e responsabilidade. É a realização de um sonho e não tem como não se emocionar”, disse o Tenente-Coronel Ferraz.

FONTE: Força Aérea Brasileira / FOTOS: Samuel Barros Pysklyvicz

NOTA DO EDITOR: Modificamos com o título original da matéria da FAB para chamar a atenção para o nome Zeus usado em uma das bolachas do piloto do KC-390. Zeus é o pai dos deuses, que exercia a autoridade sobre os deuses olímpicos na antiga religião grega. É o deus dos céus, raios, relâmpago que mantêm a ordem e justiça na mitologia grega. Zeus teve descendentes divinos e heroicos, um deles é Héracles ou Hércules, na mitologia romana.

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Sabem como vai ser a entrega do resto e prazos?

José Airton

Ao que pude ler, será uma média de 4/ano

Gabriel

Eu no site do MD ou foi da FAB que até 2024 todas as unidades serão entregues a FAB.

Pecatoribus

Seria um bom nome se adotado oficial e comercialmente. A grafia é a mesma em português e inglês.

Chris

Eu adorei !

Imagino o mundo todo tendo essa ideia… Mas sem coragem de usa-la (Afinal… Pai dos Deuses) ! E vai a FAB… E dá o show ! Adorei !

Edison Castro Durval

Concordo, com você.
Mas o nome que eu usaria e Atlas, o Titan que carrega o mundo nas costas.

Fernando "Nunão" De Martini

Atlas já tem dono, o A400M.

Edison Castro Durval

Nunão, obrigado por me corrigir, a idade está me fazendo esquecer as coisas kkkkk, que seja Zeus então!!!

Fernando EMB

Só lembrando que não existe um nome oficial dado pelo fabricante. Para a Embraer é KC390 e pronto! A ver se será adotado algum nome.
É comum a força aérea dar seus próprios nomes ou apelidos… Como “Gordo” para o C-130.

Guilherme Poggio

Perfeitamente, Fernando EMB. Lembrar que muitas vezes certos nomes informais acabam se tornando mais conhecidos do que o nome oficial. Os F-16 ficaram mundialmente conhecidos como “Viper” e não como “Fighting Falcon”. O A-10 é chamado pelos seus pilotos de “Warthog” e não de “Thunderbolt II”. E por aí vai.

bbc

Sem querer ser chato (mas já sendo), na verdade o nome oficial dele na Embraer não seria EMB390-KC ? Me recordo de ter visto fotos do painel onde havia um placard na coluna do para brisas escrito “EMB390-KC”.
Isto deve ser porque no futuro podemos ter uma versão civil puramente “EMB-390”.

Fernando EMB

Na Embraer existem várias designações…. Vamos citar dias delas:
Existe a designação de certificação (daí no certificado de tipo) e está é EMB-390.
Existe a nomenclatura comercial… Que aquela usada no marketing, e em todas as publicações para o mercado… E esta é KC-390.

Jcsleao

Exatamente! Daí no meu comentário ter dito “seria interessante se adotado oficial ou comercialmente”. Abraço.

TeoB

Muito boa a escolha do nome.
gostaria de ver de perto o Zeus hehe

Joao Argolo

Não. O título enganou mesmo. Ainda não tem nome oficial.

Rafael Cordeiro

Tive o prazer de ver de perto no evento Portões Abertos do PAMA-SP do ano passado, infelizmente devido ao tempo fechado não foi realizado o sobrevoo que estava programado, mesmo assim a galera vibrava quando algum piloto comandava a aceleração dos motores. Posso dizer que é uma aeronave muito mais bonita pessoalmente, impõe respeito. Algumas soluções aplicadas pela EMBRAER também chamam a atenção, a carenagem do trem de pouso central é uma delas, serve para conter os detritos provenientes de pistas não preparadas quando os pneus tocam o solo, evitando a ingestão de corpos estranhos pelos motores.

Gonçalo Jr

Zeus é um nome digno para o avião. Eu pelo menos, gostei.

Saldanha da Gama

Aproveitem enquanto ainda ninguém reivindicou este nome! Será uma cartada de “ases” a bolacha já deu o pontapé inicial, não percam esta oportunidade. Orgulho enchendo o peito, mas que isso, quando partimos para o nosso caça geração V.

Halley

E o custo de voo em comparação com o C-130? Ele cumpriu a missão de reabastecer helicópteros?

Mauricio R.

Por aqui neste blog, já foi dito que é mais caro de operar que nossos P-3.
Qnto a abastecer helicóptero em voo, ninguém sabe, ninguém ainda viu.
E não depende somente da FAB, que já o fez usando o KC-130H, mas também da vontade e interesse da Airbus em participar da empreitada.

Fernando "Nunão" De Martini

Lembrando que, nessa genealogia mitológica, também tem o “Atlas”, nome oficial do A400M.

Ednardo Sombra

Atlas é o problemático da família…

Pedro

Atlas não era Deus e sim um titã! Foram derrotados justamente por……Zeus!

Demétrius

Atlas era um titã, não um Deus na mitologia helênica…por isto…embora nada oficial divulgado, por enquanto…

Batalhão do Aço

Bom dia a todos …Mas , mudando um pouco do assunto ….Já começou a montagem do 2º Gripen NG da Fab ??? Na Suécia ???

Fernando "Nunão" De Martini

Em breve você vai saber.

Dr. Telêmaco

Não gostei desse nome. Muito presunçoso e clichê.
Mas já é melhor que outros mais antigos do tipo “bicudo”, “gordo”, “sapão” e etc.

Marcos

Nada vai superar o bom e velho KC-TÃO 390

Fabio

Ainda acho que o nome devia ser Carcará!

MMerlin

O carcará é uma ave de rapina com característica predatória.
Foge bem aos objetivos do KC-390.
Mesmo gostando muito da espécie, principalmente porque vem dominando os céus de Curitiba e região Metropolitana, a associação ao nome não combina.

Renato B.

Eu pensei em “Tonelero” uma homenagem aos fuzileiros navais e me soa um nome adequado para um cargueiro.

Camargoer

Zeus do céu!!!!!

Vitor

Foi divulgado algo quanto ao cronograma de Entrega e cronograma de testes com REVO e Helicópteros e operação em pistas não preparadas como Antártica/Região Amazônica?

Pablo

Não tenho nenhuma dúvida quanto a operacionalidade e tecnologia desse avião, esse assunto já foi debatido milhares de vezes, só tenho uma dúvida em relação a missão de combate a incêndio.
O C-130 utiliza um equipamento com capacidade de 12 mil litros de água (se não estiver enganado). O KC vai utilizar esse mesmo equipamento ou outro que possa levar mais água? já que o KC pode transportar mais carga.

PS: Parabéns mais uma vez a nossa indústria, como sempre digo, é um tapa na cara dos críticos “especialistas” de internet que puxam saco dos gringos!!

Mauricio R.

Lamento lhe informar mas esse pretenso “tapa na cara dos críticos “especialistas” de internet que puxam saco dos gringos!!”, exceto pelo Tucano, nunca deixou de fabricar sob licença sobre a tecnologia que a União lhe comprava e ainda compra e nós os contribuintes pagamos; desde o Xavante. O inútil do avião que lhe causas esses arroubos de admiração é o fim do ciclo iniciado lá atrás antes da privatização, com a compra da tecnologia do AMX. Daí vieram o 145, os E-1, esse “+ um” e os E-2. Houve o constrangedor “baile funk” do upgrade do F-5, qndo se não… Read more »

Marcelo

bicho…voce precisa se tratar…

carcara_br

Ninguém vai acusar de ser um projeto da época do Brasil “putência”? Que costurou acordos com Irã a ponto de incomodar o governo de israel levando-os a proferirem disparates. E de ter ambições geopolíticas de liderança nos antigos países da esfera de influência do império português?
Em fim, o nome é bastante provocativo no melhor estilo!

Zeca

Bom mesmo é saber a diferença entre Estado e governo, isso ajudaria muito o Brasil.

carcara_br

Eu sei e por isso mesmo estou esfregando na cara a diferença, o discurso demagogo politico não se sustenta nem por um segundo. Não estou defendendo partidos nem governos, mas demonstrando o quão irresponsável é atacar o estado e seus interesses por motivos eleitoreiros…

Renato B.

Tem gente que pensa em país, tem quem só pense em eleição.

MMerlin

Existe um conceito muito pregado lá fora no âmbito empresarial que se chama “senso de dono”, que se reflete em comprometimento e não em autoridade. No Brasil predomina o senso individual em vez do senso coletivo.
Por isto, existe a classificação informal diferenciando o povo do cidadão.

hipolito brandao nina

existem governos que prezam pela dignidade do estado estabelecendo politicas em prol dos seus cidadaos, e existem oportunistas travestidos de governo que somente o utilizam em beneficio propio.

Edson Medeiros De Almeida

Temos que prestigiar e enaltecer as tecnologias nacionais, e bem como apoiar politicamente e financeiramente. Temos vários exemplos de boa capacidade nacional e temos também exemplo do que acontece quando não existe esses apoios. O maior exemplo fica por conta da ENGESA ,gostaria de ressaltar que o Osório apesar de tecnologia nacional,mas mostrou a capacidade de integração entre as tecnologias entre si. Se tivesse mesmo vigado o MBT (blindado) seria hoje uns dos Top 10 .

FERNANDO

Gostei das bolachas.
Onde compro??
Como posso adquirir??
Quanto vai custar?
Esqueça o preço pago R$ 1000,00 por cada um

Kommander

Avião lindo que nem essa pintura horrível da FAB consegue estragar.

Flavio Passos

O bichão é bonito mesmo.

Renato B.

Então vocês vão gostar mais da cor de Portugal, onde ele deve ser todo cinza.

kaleu

Orgulho !!!!!!

Willber Rodrigues

Sempre dizem que Deus é brasileiro.
Agora podemos falar que Zeus tambem é BR.

Black Typhoon

Comparação ridícula e idiota, pois os Hercules/Super Hercules não são aviões a jato como é o Embraer EMB-390/C/KC (velocidade e raios de ação diferentes). Este último só pode ser confrontado com jatos da mesma categoria produzidos por outros fabricantes

Cinturão de Orion

Caro BT. Smj, não existe hoje, no mercado, cargueiros “a jato” na mesma categoria do KC. Ele ocupa exatamente o nicho entre os Hércules e o Kawasaki C2.

Black Typhoon

Existem o Antonov An-178, que o Peru encomendou, e o chinês Xi’an Y-20, mas este último é quadrimotor a jato

Fabio Araujo

Bela tirada do editor, bem que a Embraer poderia adotar o nome Zeus para o KC-390! Quanto à aeronave ficou muito bela! Este primeiro já vem com capacidade de fazer REVO?

Fernando EMB

Todos têm capacidade de fazer REVO. Basta instalar o kit composto pelos pods e pelos tanques internos.

Fabio Araujo

Sei, mas os kits já estão disponíveis? Este já veio com os kits? Eles também vão ter kits de combate à incêndios e estes kits ainda não estão prontos!

Fernando EMB

Pergunte para quem fabrica os kits…. E para FAB se já os adquiriu…. Kkk

Juliano Rogério Rodrigues de Lisboa

No 1º GTT usam Zeus pros oficiais e Égide pro praças, como no 2/6, Guardião pros oficiais e Argus pros praças.

Antunes 1980

Disparado o melhor vetor de sua categoria !
Só ficou faltando uma versão AEW&C.

Diego.

Uma pintura dele com barba branca e raios do lado, com a foto tirada num céu azul o nome pega.

Junior P.

Então dá pra colar um adesivo no parabrisa com a frase “Zeus é fiel”.

Cinturão de Orion

Sempre registrei, aqui no PA, o apelido de “Orca” para o KC 390. Fui vencido, e muito bem vencido. O nome “Zeus” superou todas as minhas expectativas.

Enes

Cinturão de Orion, Orca ficaria bem para os Scorpênes BR.

Cinturão de Orion

Bem pensado, Enes.

Marcelo

Orquinha já tem dono…o F-35 !

juscelino

Zeus, nome bonito e apropriado para a aeronave. Lembrar que aeronaves como o AMX não tiveram nome de batismo. Espero que o míssil naval MANSUP (TRITON, sugestão) também seja batizado.
*Triton na mitologia grega, é um deus marinho, filho de Poseidon e Anfitrite (Salácia), geralmente representado com cabeça e tronco humanos e cauda de peixe. Ele é representação masculina de uma sereia. Ele é conhecido como o Rei dos Mares.
O programa de um míssil com o mesmo nome, foi iniciado na Alemanha, sendo posteriormente cancelado e substituído pelo IDAS.

Fernando EMB

Interessante ver que já estão adorando como certeza o aviso ter sido batizado de Zeus… Pergunta onde isso está escrito?
Muita calma nessa hora.

Dudu

Nome invocado,bacana …

Foxtrot

Que venha a versão AC-390 OGUM.
Imaginem a capacidade de deslocar rapidamente artilharia pesada a qualquer região do Brasil, e se precisar do mundo devido a capacidade auto Revo dos 390.
Essa aeronave poderá prestar apoio às SOF,s nacionais em missões de resgate de nacionais em regiões de conflitos, operações conjuntas internacionais, defesa nacional, restrição de desembarque em cabeça de praia, ataque a coluna blindada, eliminação de remanescente de defesas inimigas após missões SEAD realizadas pelos A-1M, Gripen etc.
PS: pelo amor de Zeus , mudem essa pintura nacional kkkkkkk.
Coisa horrível!

MMerlin

Foxtrox.
Também gostaria de ver um Gunship nacional. Mas apenas para comercialização. Não vejo necessidade local.
Vamos lembrar que o cenário para o qual foi criado é outro, muito mais intenso.
E não menos importante, o custo hora voo do C-130 Spooky que chega a US$ 46 mil.

Foxtrot

Caro MMerlin a hora voo do KC-390 já foi informado ser menor que a do C-130 e isso vale para qualquer versão. Não importa se a versão é SAR, MEDVAC GUNSHIP. Uma vez projetada para consumir certa litragem de QAV a aeronave consumirá essa quantidade. Quanto ao Gunship ser criado para certa função, não impede que evolua para novos set ups de operações, algumas das quais descritas por mim acima. E em um país tão carente de modais logísticos como o Brasil, o maior trunfo em caso de uma “internacionalização da Amazônia” seria a capacidade de levar rapida e eficazmente… Read more »

MMerlin

O custo padrão de hora voo do C-130 é de um pouco abaixo de US$ 10 mil. Este custo não reflete apenas combustível Foxtrot, existem outras variáveis no calculo. Relembrando que o C-130u Spooky custa US$ 46 mil a hora voo.
Não adianta produzirmos 5 KC-390 versão Gunship para defender a amazônia se não tivermos meios de garantirmos sua segurança.
Avise a FAB e especialistas da área (aonde este assunto já foi amplamente discutido) que eles não aprenderam a lição, uma vez que também discordam de sua opinião em adquirir uma versão Gunship do KC-390.

Fernando EMB

Para que um gunship na FAB????

Foxtrot

Para países que tem visão estratégica uma aeronave dessas é indispensável.
Levando em conta que o Brasil é um país continental, possui defesa Sabe insuficiente para não dizer mínima e ridícula, a capacidade de deslocar rapidamente artilharia pesada a qualquer rincões desse país seria de suma importância para um país com meios de defesa tão limitados.
Mas essa é uma visão estratégica de longo prazo, independente de pressões alheias.
Coisa que não acontece com o Brasil caro Fernando EMB.
Além disso temos mais set ups de operações acima.

Fernando EMB

Para mim um gunship é inútil para o Brasil. Aeronave dedicada, caríssima, e para nós inútil.

Space Jockey

Pra ser derrubado pela antiaérea de ombro do inimigo ? Ou por seus caças ?

Foxtrot

Existe artilharia anti aérea de ombro que atinge aeronaves a 10 mil pés?
Que eu saiba mesmo os Singer que eram usados para abater helicópteros e aeronaves em percurso afinal de pouso.

Space Jockey

me pergunto-me o mesmo..

FighterBR

Sonhe menos.

Foxtrot

Acabo de ver um vídeo de míssil anti bunker.
Infelizmente esse atraso cultural e social do Brasil percebido aqui no fórum nos manterá sempre a anos luz atrás do mundo desenvolvido.
Santos Dumont quando inventou o avião teve que ir para França.
Mais uma prova do atraso cultural desse país.
Triste!

MMerlin

A nível administrativo concordo que a FAB está atrasada.
Mas a nível de conhecimento técnico e estratégico, duvido muito. Este requisito não existe e já foi discutido amplamente por quem conhece o assunto.
Se acha que o seu ponto de vista é mais válido que de ambos, escreva um estudo e peça para o Galante publicá-lo aqui no PA.

Delfim

Pode ser, também.

JCuritiba

Ufanistas de todo Brasil, uni-vos!!!!

Flavio C

Só uma duvida, vai ter hangar para eles ??

Tomcat4.0

Tomara que , a despeito de Hércules e Atlas(dei uma pesquisada aqui nos fortões mitológicos e ,em matéria de força num tem pra ninguém não viu ), este nome vingue, KC-390 Zeus mas creio haverem nomes melhores correlatos à função do bichão !!!

Tomcat4.0

Tem uma bolacha comemorativa dos pilotos da EMB se não me engano onde tem a ilustração de uma baleia Orca formando o KC-390, ficou bem legal e por ele ser gordinho seria um bom codinome já que a Orca é forte e feroz!!!

Fulcrum

Acho que Hércules era mais simpatico e tinha um lado humano.

Maurício Veiga

Quanto ao nome eu prefiro Godzilla, impõe mais respeito e o mundo todo também conhece!!! KKK…

Rodrigo Martins Ferreira

O dia que a FAB comprar uma avião maior como será o nome ? Acima de Zeus, só Chuck Norris.

Bardini

É só chamar de Júpiter, rsrsrs…

Solskhaer

Acabou de sobrevoar pela Esplanada aqui em Brasília. Ensaio para o 7 de setembro. os “Bicudos” também!

FighterBR

Daqui a pouco os americanos criam uma nova aeronave de carga com o nome “Kratos”

daniel

Do jeito que as FAs são no aqui no Brasil, Zeus nunca vai ser colocado. Apostem em um nome mais abrasileirado ou algo da cultura indígena…nessa linha

Space Jockey

Sei que não é oficial o nome, mas que não vingue, é ridículo. E não há necessidade, basta KC-390.

BrunoFN

”Zeus” acho q n fica bom … fosse pra indicar ou sugerir um nome pro batismo,pra mim seria ”Orion”
_KC-390 ”Orion”_

Coutinho

Orion já tem dono. Lockheed P-3 Orion

J. Assis

Apesar de gostar do nome eu preferia uma coisa mais brasileira, sugeriria Tupã, o deus do céu para os indígenas brasileiros.

Marcelo Machado

A lockheed martin fez centenas de aeronaves, e eu entendo que use nomes estrangeiros como Hercules. Mas nós tínhamos que adotar nomes brasileiros, como fizemos com o Tucano, Bandeirante, Brasilia, Xingu, Ipanema… Minha sugestão seria adotar o nome Tapir (Anta), o maior mamífero da América do Sul.

PS. Pena que “anta’ tenha essa injusta conotação negativa. Harpia seria legal também, mas já tem o VANT né?

PS2. Uma coisa é certa, o dia que desenvolverem uma aeronave de guerra eletrônica e não colocarem o nome de CARAMURU, será motivo legítimo para a desobediência civil/militar.

Wanderson

Mudando um pouco o rumo da conversa e não mudando ao mesmo tempo, eu acho que deveriamos ter um governo de verdade que investisse em nossas fabricas de defesa, ressuscitando algumas (engesa e outras), e trabalhar com engenharia reversa, para aprendermos a fabricar componentes e não sermos dependentes de outros países evitando assim sermos boicotados.
É caro, eu sei, é demorado, sei também, mas no fim seremos independentes …um grande exemplo é a China, devíamos seguir o exemplo, ou então buscar contratar engenheiros que estão desempregados em alguns países especialistas nestas gamas, dinheiro tem, basta pararem com a roubalheira.