O Gripen E é um dos concorrentes pelo contrato do Canadá

O Gripen E é um dos concorrentes pelo contrato de 88 caças para o Canadá

OTTAWA — Dias após a retirada da Airbus Defense and Space da corrida de C$ 19 bilhões para substituir os caças antigos do Canadá, a única empresa europeia ainda qualificada para competir diz que ainda não decidiu se o fará.

O presidente da Saab Canada, Simon Carroll, diz que a empresa sueca está interessada em entrar com o seu jato Gripen contra seus dois concorrentes restantes, sendo ambos dos Estados Unidos: o Super Hornet da Boeing e o F-35 da Lockheed Martin.

No entanto, Carroll disse à imprensa canadense na terça-feira que sua empresa ainda está analisando os detalhes da competição – incluindo um requisito de segurança que forçou a saída dos outros dois fabricantes de jatos europeus.

Todos os licitantes devem explicar até 20 de setembro como planejam garantir que seus aviões possam se integrar à rede secreta de inteligência Canadá-EUA conhecida como “Two Eyes”, que é usada para coordenar a defesa da América do Norte.

Mas, ao anunciar sua retirada da competição na sexta-feira, a Airbus disse que cumprir o requisito colocaria “um custo muito significativo” em aeronaves não americanas. A empresa francesa Dassault citou o mesmo requisito ao retirar seu jato Rafale em novembro.

“Ainda estamos analisando o lado da avaliação de segurança da perspectiva do Two Eyes”, disse Carroll.

FONTE: The Canadian Press

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Eu pulava fora…é muito dinheiro investido numa competição de araque

Entusiasta Militar

Entenda,

E não é uma competição de araque, é um competição desde o começo, entre 02 caças americanos, o Super Hornet da Boeing e o F-35 da Lockheed Martin, devido a forte aliança EUA-Canada.

Alias no mundo dos negócios e deem licitações internacionais de milhões ou bilhoes de dólares, ninguém é bobinho ou ingenuo de entrar sem saber suas chances e/ou oportunidades reais, a Saab, a Airbus e outros participaram para marcar presença internacional e divulgar novidades em seus aparelhos visando atingir mercados diferentes ou nações de 3 mundo, ou seja:

É tudo business … É tudo marketing …

Gabriel BR

Bobagem…o nome disso é no mínimo falta de profissionalismo e descaso com dinheiro do contribuinte canadense. O Estado Canadense está sendo profundamente desonesto nesse processo.

Adriano Madureira

Para quê continuar num jogo de cartas marcadas???⁉️

Fernando Turatti

Participar disso é jogar dinheiro fora. Não existe chance alguma porque foi feito para ser assim.

LUCAS HILARIAO PADOVEZE

Uma pergunta quem sairia melhor gripen ou f35?

Hugo Vigneron

Como muitos leitores aqui já disseram , vai dar F-35 nessa historia.

Guizmo

Concorrência fajuta

Observador.

A SAAB se gaba de ter uma das melhores, se não as melhores tecnologias, em datalink, integração de sistemas, além de o Gripen ser de arquitetura de sistemas aberto. Não creio que seria semi impossivel para eles cumprir este requisito.
Mas tudo tem um preço, a SAAB poderia como a matéria diz “explicar como faria” mas exigir uma contra partida financeira para exemplificar na prática. Basta saber se os canadenses pagariam por isso…

Leandro Costa

Se esse link integrar inclusive as aeronaves de treinamento, também vale lembrar que o novo treinador, escolhido para substituir os T-38, tem DNA da SAAB e isso pode aumentar a facilidade de integração e, quem sabe, ainda deixar o preço competitivo. O que seria, no caso de cartas marcadas, algo bastante embaraçoso para Ottawa.

Minuteman

Isso tem haver com a eleição em Outubro. Trudeau vai perder para o Conservador Andrew Scheer segundo as pesquisas.

Trudeau é contra o F-35
Scheer é a favor

Helder Lopes

Minuteman, nas sondagens Liberais e Conservadores estão praticamente empatados, mas a probabilidade dos Liberais ganharem a eleição é neste momento de 64%.

https://newsinteractives.cbc.ca/elections/poll-tracker/canada/

Leandro Costa

A política no Canadá é um tanto… hmmm… digamos que é um tanto peculiar. Acredito que os liberais vão levar essa de novo.

Alfredo RCS

As nações fazem parte de organismos internacionais de controle de comercio, apesar de provavelmente a Saab não levar a melhor, existem mecanismos, caso se deseje constestar o vencedor, de salvaguardas comerciais. A Embraer meteu muita bala na antiga concorrente Bombardier e levou a melhor, obrigando a Bombardier a engolir diversas derrotas.

Willber Rodrigues

Tá ficando feio isso pro Canadá….
O Brasil pode ter vários problemas, mas nenhum fabricante internacional pode questionar a transparência e a competência como o FX-2 e o PROSUPER foram feitos.

Fernando Turatti

LOL
o Brasil chegou a anunciar a vitória do Rafale
antes disso simplesmente cancelamos o F-X e compramos 12 caças em fim de carreira…
A diferença é que lá eu tenho certeza que irão comprar algo

Willber Rodrigues

Nenhum desses problemas que você apontou foi por culpa do processo de licitação do FX-2 em sí, que foi bem transparente. Isso foi culpa de sucessivos governos que empurraram a decisão com a barriga, e um certo ex-presidente passando por cima do processo da FAB pra tentar agradar um certo presidente francês.

“A diferença é que lá eu tenho certeza que irão comprar algo”

Ué, e o Brasil tambem não comprou?

Fernando Turatti

o Brasil com nosso orçamento comprou, de fato… 36 aviões.

Willber Rodrigues

Em relação a quantidade inicial de 36 caças:
Aí tú reclama com o GF e com as FA’s, que preferem gastar com salário e pensão do que em comprar equipamentos novos.

Allysson Silva

Se com o salário e benefícios que tem hoje, já existe uma evasão de pilotos para a iniciativa privada, imagina se piorar salário e aposentadoria…

Se quer diminuir quanto ganha os militares, lembre-se que isso também diminui o interesse na carreira.

Nenhuma vocação aguenta altíssima exigência de treinamento e qualificação com baixa remuneração.

Fabio Araujo

Tem que pular fora, pois a chance dos canadenses escolherem um caça europeu é praticamente zero!

Gustavo

Pula fora, como todos os outros sensatos fizeram.

Observador.

Ai é que está, pensando por outro lado, as chances também podem ter aumentado. O que era muito difícil para os outros, pode não ser para a SAAB, que é mais independente e não tem tantos receios em compartilhar tecnologia.

Willber Rodrigues

Discordo.
Pro Gripen ou qualquer outra caça europeu ganhar nisso, só se o governo passar por cima do parecer técnico da Força Aérea, igual uns certos 2 ex-presidentes quase fizeram com o FX-2…

Observador.

Sou só um curioso opinando, com as informações que leio em reportagens. Mas eu fico impressionado, com a quantidade de informações que vocês devem ter, pela certeza com que falam. Até dos bastidores da força aérea e do governo canadênce, vocês sabem. Devem trabalhar na ABIN, só pôde. Que eu saiba, a SAAB e a Boeing ainda não deixaram a competição, por ainda não ter vencedores. A competição do FX-2 é um claro exemplo, que o inesperado pode acontecer, se a SAAB tivesse agido com complexo de vira-latas aqui, não teriam fechado o contrato. Sobre a escolha do FX-2 ter… Read more »

A C

Devido a participacao canadense no projeto F-35, o desejo de aquisicao do mesmo nunca foi segredo tanto que os Tories jah haviam batido o martelo pelo F-35 anos atras. Portanto os Liberals tiveram como promessa de campanha rever o processo e abrir uma competicao internacional, o que tem atrasado a substituicao dos cansados F-18 legacy. A RCAF recentemente adquiriu um pequeno lote de F-18 legacy da Australia para manter a capacidade operacional satisfatoria enquanto o seu substituto nao chega.

Evandro

Essa licitação foi feita pela Lockheed, a Saab tem que pular fora.

rommelqe

Sempre se pode tirar lições interessantes por participar de uma competição. Ja vi alguem perdendo contratos que estavam sendo considerados no forecast e vice versa, alguem ganhar contratos que a princípio estavam totalmente perdidos. Á SAAB me parece que resta um recurso muito interessante : apresenta uma proposta base contemplando todos os requisitos e uma proposta alternativa…há uma chance não nula de que isso faça com que haja uma necessidade de homogeneizar as propostas e com isso estar com uma proposta competitiva. Por outro lado, participar de uma determinada concorrência mesmo sabendo que já esteja a princípio considerado eliminado, pode… Read more »

João Moro

Seria interessante o Canadá utilizar o Gripen, mas parece que essa concorrência está bem desleal, senão direcionada.

Antunes 1980

O Gripen NG é a plataforma ideal para o Canadá.
Alta tecnologia embarcada, sistemas de comunicação e armas, além de um datalink extremamente avançado.
Mas o mais importante é o custo de operação bem reduzido em relação aos caças norte-americanos. Podendo aumentar significativamente a quantidade de caças operando ao mesmo tempo.
Outro fator importante é a “segurança” que eles já possuem por estar sob o guarda-chuva dos Estados Unidos.

Kemen

A SAAB já devia ter saido, acho que a especificação se dirige para aviões stealth ou as contrapartidas são complicadas, se o Super Hornet continua é porque a Boeing vislumbra alguma posibilidade ou, mas talvez depois queira entrar com recurso, quem sabe ?

Giacometti

Isso não pode prejudicar o negócio do Canadá, fazendo os americanos aumentarem o preço de seus caças? Pois aparentemente é um jogo de cartas marcadas.

ANGELO

O gripen tem um custo unitário bem abaixo do f18 e custo de hora vôo bem abaixo do f35 portanto se ficar um pouco mais caro ainda ficará competitivo .

Delfim

Considerando que os futuros caças canadenses terão como missão interceptar bombardeiros russos, não vejo ventagem em serem stealth, e sim em possuírem desempenho bruto e grande capacidade de armas.

Super Tucano

Torcendo para Saab continuar. Vai ser difícil ganhar, mas se … é uma boa nós!
Temos que torcer sempre pelo Gripen.