Sukhoi Su-35
Sukhoi Su-35

Em 10 de agosto de 2019, o jornal pró-governo turco Yeni Şafak informou que a Subsecretaria Turca para Indústrias de Defesa (SSM – Savunma Sanayii Mustesarligi) solicitou ao Millî Savunma Bakanlığı (MSB – Ministério de Defesa da Turquia) a analisar formalmente a possível compra de caças tussos Sukhoi Su-35 Flanker. Ele iniciará negociações oficiais com a agência estatal russa Rosoboronexport se os militares aprovarem a proposta.

Este pedido obviamente segue a remoção da Turquia do programa F-35 no mês passado, quando a Turquia recebeu as primeiras entregas dos sistemas de mísseis de defesa aérea S-400 de Moscou.

No mês passado, o vice-premiê russo Yuri Borisov anunciou que a Rússia estava pronta para vender aviões de combate a Ancara, enquanto Sergey Chemezov, chefe do conglomerado estatal russo Rostec, disse que o país está pronto para abastecer a Turquia e sua Türk Hava Kuvvetleri (THK, Força Aérea Turca) com Su-35s.

Segundo Yeni Şafak, se o MSB aprovar, a Turquia iniciará negociações oficiais com a Rússia para passar do F-35 para o Su-35. Se a abordagem russa não produzir os resultados apropriados, caças produzidos pela China e/ou pelo Paquistão também serão levados em consideração.

FONTE: Scramble

Subscribe
Notify of
guest

150 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Claro, só resta ele para Turquia no momento! Dai quando a Turquia informar que comprou 100 SU-35, os EUA vão esquecer tudo que embargaram e vão dizer: relaxe, nós vende os F-35! kkkkkkk

DOUGLAS TARGINO

A Russia lucrou em dobro nessa!

Rafael Coimbra

Com certeza, mas quem perdeu foi a Turquia, ia comprar um caça 5° geração, paz com a OTAN, equipamento equivalente ao de Israel… e acabou ficando com uma caça 4°…. briga com OTAN… e só Israel tem F-35 na área…. Parabéns Turquia hehehe Russos e Israelenses estão muito felizes com suas decisões!

Antoniokings

Dentro em breve eles estarão com o SU-57 também.
Uma Força Aérea com centenas de SU-35 e SU-57 e praticamente imbatível.
Material de primeiríssima qualidade.

Jack

Com todo o respeito, mas…Esse Antonovisk é uma figura, um fanfarão!

Anildo Silva

“Com todo respeito…”

Chris

Deve ser o campeão de deslikes da internet e não se toca. Heheh

Mas… As coisas são fáceis qdo se esconde atras de um nick.

Bueno

Antônio king deslikes… kkk
deixa ele… humor faz bem pra saúde.

pampapoker

Se tiver dinheiro…leva.

Ironcop

Porque você não deixa a ideologia de lado e discute o real ? o palpável ?

Nilton L Junior

O SU-35 provável o 56 improvável não esqueça da tecnologia embarcada assim como F-35, ou o futuramente quem sabe MIG-41.
Quem sabe os Turcos estejam fazendo jogo para ver onde rende mais.

Munhoz

Pode ser mais provável o Mig 35

É a última novidade dos russos, um caça que entrega quase o mesmo desempenho de um Su 35, mas promete um custo operacional bem menor, é provável que este custo operacional baixo atraía muitos clientes.

Luís Henrique

O MiG-35 está em testes até 2021. Portanto é uma opção que demoraria mais que os Su-35.
Além de ser de categoria diferente, com menos alcance, carga de armas e sensores menos capazes.

Jagderband#44

Exato.
Estarão quebrados muito antes de perceberem.
É a velha máxima do liberalismo econômico: onde o comércio/liberdade falham, os soldados triunfam.
E isso nunca é bom.

Kemen

A Turquia não faz parte da União Européia, ela pleiteou seu ingresso em 2016 mas ainda não foi aceita porque teria que efetuar modificações em sua economia. Por outro lado a Grã Bretanha esta saindo da UE, sera que os britanicos também não terão dinheiro para comprar alimentos?

Ricardo Barbosa

Comparar a capacidade de sobrevivência econômica do Reino Unido com a da Turquia é de “cair os butiás do bolso” 🙂

francisco Farias

Toda a zona do euro está em crise. Inclusive a Alemanha (maior economia da Europa) que registra recessão.

Kennedy

Não faz pergunta difícil que a maioria ficam perdidos!

francisco Farias

União Européia? Inglaterra saindo, Alemanha que é a maior economia da Europa está em recessão (https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/14/economia/1565766110_515448.html).
Toda zona do euro está sob ameaça de recessão conforme o euronews divulgou (https://pt.euronews.com/2019/01/11/zona-euro-sob-ameaca-de-recessao)

Então a Turquia está correta em se aproximar de outros paises fora da UE.

Delgénito Esmildo Macupe

Nenhum desses que disseste são páreos ao F-35. Super manobrabilidade é um facto. Mas furtividade é a pior, nem o SU-57. No radar parecem mamutes. No dogfighting até que dão pro gasto, mas nesses dias quem está aí pra isso? So na guerra do Vietnam.

Brunow Basillio

O F-35 Turco não seria equivalente ao Israelense , inclusive isso foi um dos motivos de aborrecimento dos Turcos..
Ele viria com um Software inferior aos F-35i de Israel, isso devido a pressão Israelense..

Tadeu Mendes

Mas Israel implementa o software do F-35 à sua própria maneira.

Ou seja; os F-35 de Israel são especialmente adaptados às necessidades táticas e operacionais da IDF.

Em resumo: Os F-35 de Israel sempre seriam superiores aos adquiridos pela Turquia.

Kommander

Geralmente não concordo com suas opiniões, mas dessa vez tenho que concordar. Os softwares israelenses embarcados nos F-35 são poderosíssimos.

Tadeu Mendes

Obrigado pela sua opniao imparcial.

Mirade

Israel e Turquia se relacionam e não são inimigos. Acho que vc confundiu o continente, a Turquia não é do Oriente médio apesar de ser de maioria Muçulmana ela mantém relações com Israel.

Brunow

Mirade
“Acho que vc confundiu o continente”
Não, não confundir, sei bem aonde a Turquia fica… Você que está desatualizado mesmo..
Além de Israel pressionar para o F-35 Turco ser inferior, também pressionou para a mesma ser expulsa do programa (timesofisrael)..

ttps://militarywatchmagazine.com/article/downgraded-version-for-turkey-israel-and-u-s-hold-talks-on-withholding-vital-f-35-software-from- ankara

Régis Athayde

Mirade, Israel e Turquia não são inimigos porém já não se relacionam tão bem assim, e o maior culpado por isso chama-se Erdogam. Desde que assumiu o poder ele deseja tornar-se o líder principal da região, além de fazer a Turquia tão grandiosa quanto o Império Otomano. Se estas atitudes continuarem a melhor solução que o Sr. Trump tem a fazer é exonerar os turcos da OTAN, como muitos comentaristas em outros sites militares desejam.

Rui Soares

O Trump não é o dono da OTAN além que não interessa muito a OTAN ver passar para o outro lado um país como a Turquia que quer se queira ou não é um dos mais poderosos da organização.

paddy mayne

É, mas e a base de Incirlik?

Defensor da liberdade

Israel só tem F-35 por que ganha de presente dos EUA, do contrário nem isso teria.

Ricardo Barbosa

Israel estaria usando o Lavi no lugar dos F-16, e certamente já estaria com seu próprio 5G se não tivesse recebendo F-35 dos EUA. Israel possui tecnologia e cérebros para produzir qualquer armamento no estado da arte, inclusive nucleares, principalmente depois que quase uma terça parte dos cientistas e engenheiros militares russos e ucranianos se mudassem para o país na década de 90. Só faltaria dinheiro, mas dinheiro não falta para quem controla o dinheiro do mundo.

Tiger 777

Estive em Israel em julho ( sou judeu), e tem muitos judeus brasileiros do ITA, trabalhando nas indústrias de defesa de Israel. Então não subestime os nossos judeus, eles são mais criativos que os outros.
PS. Israel ama os brasileiros, quando estava bebendo um suco de romã, no shuk de Tel Aviv, e disse que sou brasileiro, nem precisei pagar. Eles gostam muito do Brasil.

Kemen

Não acredito que Israel esteja contente, os F-35 teriam o contrôle de uso pelos USA seria uma garantia a mais, já no que se refere aos F-35 não acredito em contrôle de uso, entretanto Turquia e Israel tem embaixadas e relações econômicas a bastante tempo, além disso é um membro da OTAN.

Marcelo

A Rússia caiu na armadilha, isso sim.

Tiger 777

Acordem !!!!
a Rússia quer é ter o controle de Dardanelos, e se possível conquistar Istambul. Os sonhos dos Czares continua. Besta é a Turquia de sair do guarda-chuva dos EUA.

Chris

Os EUA negaram só o F-35… Poderiam comprar o F-15, se quisessem, por exemplo !

Maaaaass…. O que a Turquia realmente quer… É transferência de tecnologia (Por isso até levaram o S-400)… Quem oferecer… Leva !

Brunow Basillio

Se a Rússia não transferiu tecnologia nem para Índia ou China que os acordos foram quase o dobro, vai transferir para a Turquia, que foi a metade do valor, vai sonhado…
Única coisa que sei é que Rússia só irá dar 1 ano e meio de garantia para o sistema Turco…

Chris

Pelo que li por ai… Aceitaram sim, e colocaram os turcos ate no projeto do S-500 !

Juliano

Nada ! Não e bem assim, a Turquia queria um sistema anti aéreo patriot , os EUA se negaram a vender e criaram muitas burocracia para outros equipamentos que parecem que queriam vender produtos de modelo inferior , o que irritou os turcos , estes avisaram os EUA que se eles o negassem a venda procuraria o produto russo , daí criou este imbróglio , está putaria ianke de criar impecilio , uma hora acha um que o vai peitar , sem falar o problema com o erdogan

Jacinto

Juliano, a Turquia queria TOT do Patriot, não uma venda de prateleira.

Entusiasta Militar

Ta doido Douglas !!!

E a turquia errou de novo, esse ganso com cara de pato é muito inferior ao Poderoso MIG-35, esse sim com certeza faria um trabalho melhor, mas no fim, a Russia saiu ganhando em dobro kkk

Agradeço muito o Fato da FAB ter escolhido o Gripen no lugar dessa coisa desengonçada e esquisita

Evgeniy (RF).

Agente Donald sabe o seu trabalho.

JPC3

Se fosse agente os russos não estariam reclamando de escudo antimísseis no Japão nem de retirada dos tratados.

Evgeniy (RF).

E quem disse que mesmo tais ações não são benéficas para a Rússia?
Quero dizer, as ações da diplomacia americana são tão irracionais que você nem mesmo precisa conduzir qualquer contra-ataque separado contra elas.

Cristiano de Aquino Campos

O pior e que os Turcos sabem muitos detalhes do F-35 e agora vai saber de S-400 e Su-35, talvez ate do SU-57. Talvez ninguem melhor que os Turcos para dizer o que presta ou não e como usar o que onde e quando.

Chris

Se os americanos estão negando… Obviamente eles não sabem tanto assim. Provavelmente só detalhes das peças que produzem !

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Acho lindo esse caça…, o F-14 dos russos…, camuflagem legal também…

Poderia ser a carcaça (carroceria russa), e eletrônica embarcada ocidental…

Wagner

Cara, imaginou esse bicho com motor P&W e recheio israeli? Ia ser complicado encarar.

Fernando Turatti

Acho que não existe razão alguma pra substituir os motores russos da 4,5 geração. São potentes, confiáveis e nesse caso ainda tem vetoração de empuxo 3D. O recheio israelense tem nos Su-30 indianos.

Wagner

Fernando, já desde 2011 que vejo a IAF reclamando dos motores da aeronave, assim como do assustador custo de manutenção. Tanto que não querem mais saber desse avião! Segue o link:
https://theaviationgeekclub.com/indian-air-force-not-keen-on-getting-an-extra-40-su-30mki-fighters/

Lewandowski

Será que Trump está realmente errado? Os EUA estão descofiando da Turquia a troco de nada? Pois existem outras opções no mercado, como Rafale e Typhoon, mas estao considerando os russos de novo… qual o motivo? Somente birra não pode ser…
.
Sds

Observador.

A Turquia parece agir como um agente duplo infiltrado, colhendo informações e obtendo vantagens dos dois lados. Onde isso vai parar???

Observador.

Tem ainda a possibilidade de tudo ser um teatro, para a Otan em posse dos equipamentos, estudar contra medidas. Há relatos de que algumas fontes de satélites, detectaram um sistema S-300 em território americano a pouco tempo, por exemplo…

Nilton L Junior

É uma boa tese.

Kemen

Não acredito, mas se fizerem no futuro exercicios conjuntos tipo “RED FLAG” até acho possivel. Nos exercicios conjuntos, inclusive a Unitas quem pode detectar a “figura de ruido” de cada submarino que participa dos exercicios trata de gravar para no futuro inserir no software do sistema de detecção dos seus submarinos.

Thiago Aiani

“A questão toda gira em torno do novo Curdistão , a Turquia tem motivos pra ficar cabrera ”
Concordk , não acredito seja a única questão, mas com certeza influi muito sobre esse reposicionamento da Turquia.

Thiago Aiani

Porém não vejo porque optar por uma caça de 4° geração quando poderiam requerer o Su 57. Por ainda não estar pronto ou por não favorecer um concorrente do próprio programa de 5°?

Brunow Basillio

” A Rússia só quer vender, ou vendem ou passam fome novamente”
Passar fome ?

Observador.

Tudo bem, para os turcos tem a questão do Curdistão, mas o que me surpreende são os membros da Otan, relevarem tão facilmente essas atitudes turcas, deixando eles permanecerem na aliança. Não havia muitas opções de sistema de defesa ante-aérea, que os atendessem no mercado. Mas caça 4ª geração? Não seria considerado demonstração de alinhamento?

Kemen

Varios paises que entraram para a OTAN tinham e ainda tem equipamentos militares russos. Na minha opinião a Turquia se situa numa posição estratégica, acho dificil sair da OTAN só porque comprou “algumas coisinhas” da Russia, seria mais provavel sair por outros motivos…

francisco Farias

Diz o ditado “quem foi rei jamais perde a majestade”. A Turquia foi um dos mais longos impérios da história, tendo durado de 1299 a 1923 e abrangia partes do Leste e do Sul da Europa, o Norte da África, o Oriente Médio e parte do Sudeste Asiático. Portanto, não se contentará em ser um mero pais vassalo dos USA.
Eles estão corretíssimo em seu ponto de vista.

gordo

Sr Lewandowski. Trump está herdando (e provavelmente engrossando ainda mais o caldo de bobagens) os frutos da politica externa dos EUA para com o Oriente Médio e Norte da Africa desde o 11 de setembro de 2001. Não é por coincidência que Erdoğan ascende ao poder na Turquia em 2002 graças ao um discurso mais fundamentalista e nacionalista, e com as guerras na vizinha Síria e Iraque Ele se consolida(conseguiu evitar um golpe militar pró EUA) a partir de questões como o novo Curdistão já dito por colegas nos comentários. Aparentemente a Rússia tem sido apenas uma válvula de alivio… Read more »

nonato

Os refugiados islâmicos que entram na Europa não são um problema mas uma ferramenta de Endorgan na tentativa de reimplantação do império otomano.

XFF

Lewandowski ^^^, Rafale da França e Typhoon da União Européia = produtos do Tio Sam. A França e UE são marionetes na mão dos EUA. OS EUA podem proibir esses países de fornecer esses caças para Turquia, além de embargar peças. Já com a Rússia, a Turquia não corre esse risco, por isso optaram por caça Russo. Lembrou que os Estados Unidos obrigaram a França a não vender navio para a Rússia? A Rússia já tinha pago pelo navio e os EUA pressionaram a França a cancelar o contrato e a França acabou não fornecendo o navio para a Rússia… Read more »

EduardoSP

A relação da França com os EUA não é simplista assim. Eles tem mais autonomia do que vc crê.

Lewandowski

É um bom ponto de vista, XFF, mas o problema do F-35 para os turcos é que poderia ser utilizado com o S400 para esse coletar dados daquele. Em outras palavras, os turcos poderiam (iriam?) Estudar a fundo como o S400 poderia detectar o F-35 podendo até repassar aos russos, e isso o tio sam captou desde o começo. Essa premissa já não tem valia para os eurocanards… Em um conflito, teoricamente quem levará os primeiros pianos serão os F-35 da OTAN…
.
Sds

Daniel Souza

Creio que o F-35 viria para substituir os F-4 ainda em operação (cerca de 50), será vão encomendar a mesma quantidade de SU-35S?
E os 240 F-16 operados por eles, será que pretendem trocar o fornecedor?
Sera que vão adotar a cara, não prática, porém relativamente segura opção indiana de múltiplos fornecedores (locais, russos, europeus e americanos)?
Aguardemos os próximos capítulos.

Jacinto

Acho que a Turquia não tem bala ($$$) para fazer como a Índia e ter múltiplos fornecedores. O PIB da Índia é o triplo da Turquia.

nonato

Nenhum outro país do mundo tinha se disposto a comprar 100 F 35.
Não sei de onde Endorgan tira tanto dinheiro…

Jacinto

Ai que está. O F-35 tinha uma engenharia financeira pela qual a Turquia iria comprar estes aviões quase sem ter de gastar. Os 100 F-35 custariam uns US$ 10 bilhões; contudo, a indústria turca iria fornecer mais de 800 componente para a construção de todos os F-35 (tanto os turcos quanto os dos EUA, UK, Japão, etc..) e para isso receberia algo em torno de US$ 10 ou 9 bilhões. Então a Turquia pagaria US$ 10 bilhões, mas receberia US$ 10 ou 9 bilhões, o que significa, na prática, que os caças iriam baratinho para eles.

Rodrigo Moraes

Esta sim seria uma ótima oportunidade para o J-20. Não duvido que o governo chinês já tenha encaminhado diretivas à Chengdu, de modo a criar uma oferta que possa despertar o interesse de Ancara. Seria uma opção uma geração acima do Su-35S.

Capixaba

Se não me engano o J20 é exclusivo da China, o J31 que é para exportação.

nonato

Exatamente o que pensei.
Esse J 31 seria o equivalente ao F 35…
O J 20 “equivale” ao F 22.

Tadeu Mendes

Essa porcaria chinesa não serve nem para a exportação.

MSB

Como Chefe da “Millî Savunma Bakanlığı (MSB – Ministério de Defesa da Turquia)” prefiro o F-35 kkkk

Jmgboston

Quem não tem tigre caça com gato. Melhor que nada.

Tadeu Mendes

Caça com gatinho…..kkkkkk

Eduardo Lima

Pisou na bola e feio. Tem uma frota de F-16, e muito outros equipamentos EUA. A questão é ia agora Edrogan! Mudar toda a estrutura, equipamentos, peças de reposição etc. Vai dar muita dor de cabeça além de ser muito oneroso.

DOUGLAS TARGINO

Creio que não, os EUA também não vão muito longe assim, alias, $$$ é tudo!

Willber Rodrigues

Será que os F-16 turcos terão a manutenção embargada pelo USA em breve?
Imagine se a Alemanha resolve fazer o mesmo com os Leopard turco?

Antoniokings

Se a Turquia tiver bala na agulha, é só trocar por S-35S, SU-57 e Armata (quando estiver disponível para exportação).
Será um grande upgrade para os turcos.

Jagderband#44

E vão fabricar dinheiro para ter a tal bala na agulha?
Cai na real Kamarada, não existe isso.

francisco Farias

Dados sobre a Turquia:

Produto Interno Bruto: 851,1 bilhões USD (2017) Banco Mundial

Salário mínimo: 422,26 EUR por Mês (jan de 2019) = 1.700,00 reais Eurostat

PIB per capita: 10.540,62 USD (2017) Banco Mundial

Renda bruta nacional per capita em dólares PPC: 27.550 PPP dollars (2017) Banco Mundial

Willber Rodrigues

Sem ofensa, mas da maneira como você fala, parece que trocar todos os caças e blindados, além de suas linhas logísticas e manutenção, fosse a coisa mais simples e barata do mundo.
A Turquia tem plantação de Lira Turca, e eu não tô sabendo?

Antoniokings

Não é simples, é lógico.
Mas, se a Turquia não tiver outra alternativa, será isso.
O fato é que seria interessantíssimo a Turquia, um País grande que é a maior potência da Regão, operar esse material.

Theo Gatos

A maior potência da região é DE LONGE Israel… Atualmente os turcos não têm como encarar os Israelenses se quisessem ou precisassem…
.
Sds

EduardoSP

Devem ter plantação de dólares, pois é essa a moeda que os russos querem que seja utilizada para pagar suas exportações de armamentos.

paddy mayne

Esquece, o AK gosta de falar essas coisas para aparecer.

paddy mayne

Pelas andanças da economia eles estão com bala de hortelã e agulha de crochê. Mas sempre priorizaram gastos militares, então não duvido que coloquem outras prioridades de seu povo em segundo lugar.

Tadeu Mendes

Não ten bala e nem agulha.

André Sávio Craveiro Bueno

Acredito que não. É um bom negócio para os americanos e não quebram totalmente os laços.

Brunow

Os F-16 turcos se não me engano foram fabricados na própria Turquia, não será tão difícil manter los…

Tadeu Mendes

Nenhum F-16 foo fabricado fora dos Estados Unidos.

O Lavi (similar aos F-16) foi fabricado em Israel.

Brunow Basillio

Tadeu Mendes “Nenhum F-16 foi fabricado fora dos Estados Unidos” Bom Tadeu Mendes vc esta começando a passar vergonha igual o Antônio… Resuminho: “Em 1984, a Turkish Aerospace Industries (TAI) foi estabelecida e a Turquia começou a produzir aviões de combate localmente sob licença, incluindo um total de 232 aeronaves F-16 Fighting Falcon (Block 30/40/50) para a Força Aérea. A força aérea já havia recebido 8 F-16s que foram comprados diretamente dos Estados Unidos, elevando para 240 o número total de F-16 recebidos pela força aérea. TAI está atualmente construindo 30 novos F-16 Block 50+ aeronaves para o TuAF [32]… Read more »

Jacinto

Os turcos estão produzindo o próprio tanque (Altay). Já estão contratados 250 unidades, por US$ 2.5 bi, salvo engano meu. Esperam por em operação daqui poucos anos.

André Sávio Craveiro Bueno

A questão é de alinhamento. A Rússia é uma possível inimiga da OTAN e não é possível um país membro desta aliança possuir e utilizar aeronaves russas, em nome da Aliança, contra os próprios russos. Não falo de ética, mas como poderão sustentar um período de combates? E a questão de códigos, frequências etc? Imaginem russos trabalhando em conjunto com os turcos nos S-400 e rastreando F-35. Não é sustentável do ponto de vista ideológico, político, tecnológico, industrial e militar.

Quatzy

Rússia não é inimigo da Europa. Essa inimizade foi inventada e instigada para vender armas.

Júlio Duarte

Rússia não e inimigo da Europa? Voçes não tem conhecimento de causa! Sonho de Putin e subjugar toda a Europa! Russo e muito falso e propagandista!

Observador.

Off topic
A Turquia não está para brincadeira não hem…
https://olhardigital.com.br/noticia/turquia-usa-arma-laser-para-derrubar-drone-chines/89100

Rosenvald

Cerramente erDOGan iria vender os segredos do F-35 para o Irã e para a Russia, que tentariam entender os ataques de Israel e como neutralizar eles.
Israel agradece Trump pela dureza e erDOGan por ter feito birra e ter optado pelo avião russo e o sistema antiaéreo russo que impossibilitou a venda dos F-35.

Tadeu Mendes

A Turquia nao possui experiencia em combate, e tanto faz ter os F-35 quanto os SU-35S, daria tudo na mesma, porque ela sofreria perdas catastroficas se tentasse combater Israel no ar.

Com a IAF nao se brinca.

Comprar os SU-35S so se for por despeito porque os EUA chutaram a Turquia do programa do F-35.

MGNVS

Tadeu Mendes
A Turkya é o segundo maior exercito da OTAN.
Vc acha que Israel iria cometer a tolice de atacar a Turkya?
Vc acha que a Turkya é o Líbano ou Hezbolah que sao incapazes de responder com efetividade um ataque de Israel?
Israel pode ter forças armadas excelentes mas a Turkya nao fica atras.
Israel so ganha uma guerra contra Turkya se tiver apoio dos EUA ou usar armas nucleares.

Tadeu Mendes

MGNVUS,

Aonde está a experiência em combate da Turquia?

A Turquia poderia ser até mesmo o maior exército da OTAN, mas não possui o que chamamos combat hardned troops.

Eu penso que até mesmo as Divisões blindadas da IDF causariam um estrago bastante grande no exército turco.

Você sabe quantas divisões de Infantaria, e milhares de blindados, Israel combateu durante a guerra do Yom Kippur?

francisco Farias

OS turcos são um povo guerreiro e sempre estiveram envolvidos em guerras (pesquise). Foi um império que mais durou (de 1299 até 1923). Portanto, eles não são nenhum bobinhos como alguns pensam.

Tadeu Mendes

Assim como os árabes que tambem são guerreiros.

E olha no que deu ao tentarem invadir Israel duas vezes.

Pesquisa melhor voce.

MGNVS

Tadeu Mendes Sei que vc é um apoiador incondicional dos EUA e de Israel e eu nao questiono a sua preferencia e nem quero entrar em ideologias mas nessa questao especifica a situacao é bem mais complexa. Israel é um país minusculo e nao tem suporte logistico e nem capacidade expedicionaria igual EUA ou Russia. Israel nao conseguiria “invadir” a Turkya igual fez com Golan, Cisjordania ou Sinai pois teria que passar pelo Libano e Siria antes e mesmo que tentasse uma invasao pelo mar eles tbm nao teriam sucesso. Eu sei que Israel tem forças armadas poderosas e muito… Read more »

Carlos Eduardo

A grande questão nesse caso não é se Israel tem ou ão bala na agulha para bater a Turquia, pois isso jamais teremos confirmação real, mas sim a questão OTAN. A Turquia é membro dessa organização, e se por acaso houver qualquer litigio entre ambos, a OTAN deverá apoiar a Turquia, pois isso é oque consta na diretriz da Organização (defesa mutua). Ou seja, não é a Turquia que lutaria sozinha, mas sim quase toda a Europa contra Israel, e Erdoğan sabe e conta com isso e fara oque tenha de fazer, mas não atacará primeiro. O mesmo agirá nas… Read more »

Tadeu Mendes

E você acha que os EUA permitiriam a OTAN atacar Israel?

Mais fácil os EUA saírem da OTAN; o que causaria o colapso da aliança, do que não defender Israel militarmente se for necessário.

Carlos Eduardo

Por isso eu falei, que o grande X da questão é a OTAN. Se não apoiar, acaba com a organização, se apoiar, pode correr o mesmo risco.

E para os EUA, a Europa é muito mais importante que ISRAEL. Tanto militar como economicamente. Se abandonar a OTAN, os EUA se veriam militarmente isolados, acendendo por toda Europa o ressentimento contra este. E isso irá com certeza enveredar pelo viés econômico. Abandonar a OTAN tem um custo muito mais caro que abandonar ISRAEL.

Ou seja, a Turquia tem a posse da bola.

Rosenvald

Como leigo gostaria que me ajudassem a entender se este avião soviético tem algum registro de missões relevantes como os F-35 de israel que já destruiram alvos militares estratégicos na Siria e no Iraque, dando recado ao Irã que tem a capacidade de atingir eles. Talvez Israel já tenha fabricado bombas de perfuração de profundidade, iguais ou melhores do que as que os americanos possuem, caso a ordem para o ataque seja feita. Não entendo tambem porque o Irã esta tendo centenas de seus conselheiros militares e subordinados mortos pelos F-35 de Israel na Siria, e não esta fazendo absolutamente… Read more »

Brunow

O Su-35, apesar de ser um desenvolvimento em cima do Su-27, ele vôo a primeira vez em 2008 e a União Soviética acabou em 1991, então não teria como ele ser um “avião soviético”..
As missões tanto do F-35 e Su-35 até agora são as mesmas, os Russos combatendo militantes anti-Assad e os Israelenses combatendo militantes anti-Israel força Quds do Irã e Hezbollah…

Defensor da liberdade

E olhe que Obama liberou mais de 50 bilhões para Israel, imagine se ele fosse um bom presidente para Israel, teria liberado 1/3 da economia americana para Israel, e matar 1/4 da população americana de fome…

Tadeu Mendes

A população brasileira morreria de fome primeiro que a Americana.

Rosenvald

Defensor. Não sei quanta ajuda o congresso americano liberou, não Obama. O que sei é que Obama pressionou Israel diversas vezes a liberartar terroristas com sangue nas mãos entre outros que participaram de atos terroristas como gestos de boa vontade sem receber nada em troca dos palestinos. Forçou Israel a vir a ceder territorios estrategicos para uma paz inviavel a nivel de segurança que jamais seria aceita por Israel. Queria ganhar o premio nobel as custas da segurança de Israel. Portanto Obama foi um lixo para Israel. Só liberou a venda de poucos armamentos perto do final do mandato, para… Read more »

Rosenvald

População americana morrer de fome !!!!!!!!
Não morreu com os gastos da segunda guerra, com Vietnā, com guerra na coréia,Afeganistāo, Iraque, cujas guerras custaram infinitivamente mais que qualquer valor em relação a Israel.
Preste atenção ao que escreve, pois uma mentira repetida mil vezes se torna uma verdade.

Defensor da liberdade

Nossa senhora, a galera leva mesmo zoeira a sério. Não pode falar mal do povo escolhido, ou dos americanos que a galera fica pistola. Agora pergunte a um israelense sobre esses fulanos que fazem defesa cega, nem sabem que existem kkkkkkkkkk

Tadeu Mendes

Você não irá falar baboseiras gratuitamente. Isso aqui não é o grêmio estudantil.

Vai ter que dialogar com gente que tem conhecimentos e argumentos.

Você é que não existe. Você nunca foi a Israel. Não faz parte de nenhuma organização sionista, e nunca conversou com algum general israelense.

Seu mundo é muito diferente do meu.

JPC3

Pois é, uns comentários mala de haters que não agregam um centavo ao blog e pelos quais ninguém se interessa.

Quem aqui está interessado em zoeira ideológica justificada com informações erradas ainda?

Defensor da liberdade

Embora eu tenha condições para isso nunca fui a Israel, nunca conversei com um israelense, e nem me interesso nisso. Mas conversaria numa boa com eles, mesmo eles sendo “concorrentes” do nosso mercado de frutas. Concorrentes entre aspas, por que a qualidade deles está longe da nossa, uns dois degraus abaixo. Já vocês da torcida são capazes de vomitar se falarem com um russo, chinês, ou iraniano kkkkkkk.

Tadeu Mendes

Não tem histórico de missões relevantes nenhum.

Mas fazer acrobacia aérea é bom.

Defensor da liberdade

Como se jogar bomba em barbudinho de chinelo e ak-47 fosse uma grande missão kkkkkkkkk.

Tadeu Mendes

Barbudo de chinelo armado com Pantsir e S-300. Nao fala besteira cara.

Defensor da liberdade

Não sabia que os guerrilheiros do Irã na Síria tinham pantsir, como eles conseguiram comprar? Será que eu consigo um também? ?

Tadeu Mendes

Certos estoques de contrabando de armas do Irã para o Hezbollah, as vezes estão “protegidos” pelo exército sírio.

Já vimos esse filme aqui no blog. Pantsir sendo destruído por F-35 da IAF.

Rosenvald

Como os barbudinhos hutys do yemem estão bem armados.
E estes de fato usam sandalias.
Se não tivessem tanto armamento de primeira linha vindo do Irã não estariam dando um pau nos sauditas.
Hezboola,hamas,hutys,talibãs,jihadistas salafistas do Sinai,e guerrilheiros na Siria, todos eles tem misseis de ombro antiaereos.
E os que tem fronteiras com o mar tem misseis antinavio.
Isto sem contar com o famoso míssel antitanque kornet, e outros bem eficazes.

Tadeu Mendes

Estuda como foram os combates durante a Guerra dos Seis Dias e a do Yom Kippur, antes de vir aqui falar coisas sem conhecimento dos fatos.

Francisco Evilano da Silva

Tussos ? Russos

JT8D

O que seriam caças “tussos”? Será que é uma mistura de turco com russo?

Kemen

Acho que a Turquia partiu para o que resolvia o problema do bloqueio de venda dos F-35, tentara comprar os SU-35 de 4.5 geração, e continuara no desenvolvimento do seu Stealth de 5. geração. Acho que a Turquia adotou o melhor caminho possivel, não tinha outro. A dúvida é se o SU-35 modêlo exportação viria muito inferior ao original. Se o negócio for fechado, certamente comprarão armas compativeis junto.

Luís Henrique

O dinheiro reservado para os 100 F-35 que agora foram negados, da para adquirir 100 Su-35S e sobra troco. Talvez seja só pressão para ver se os EUA voltam atrás e autorizam as entregas dos F-35. Se os turcos aceitarem esperar um pouquinho, eles talvez consigam autorização para adquirir Su-57 russos. Não sei se a Rússia está disposta a vender o Su-57 para um país que pertence à Otan e que em alguns anos pode estar sob o governo de outro presidente e ver segredos de seu caça de 5a geração serem repassados para os EUA. Pelo mesmo motivo, duvido… Read more »

Jacinto

Mas o dinheiro que a a Turquia iria pagar pelos F35 seria contrabalanceado pelo fornecimento de componentes ao projeto quase no mesmo valor. Ou seja, pagaria X dolares por 100 F35 mas receberia quase os mesmos X dolares pelo fornecimento de mais de 800 componentes para os outros milhares de F35s. Era uma engenharia financeira projetada para empatar o valor entre o que seria gasto e o que seria recebido.

Luís Henrique

Sim é verdade. Por isso eles devem estar fazendo pressão com caças russos para ver se revertem a situação.
Ainda assim, eles são uma potência militar que reserva uma boa parte do orçamento para aquisições. Eles podem conseguir um negócio parecido com a Rússia ou com a França no Rafale.
Talvez não chegue no mesmo nível que tinha no F-35 em termos de valor, mas pode ser que consigam mais TOT com a Rússia ou outro país.

Jacinto

Luis,
Pense o seguinte. Os indianos são clientes dos russos desde, praticamente, sua independência na década de 40. Quando comprou os Su-30MKI, a Índia exigiu TOT, fabricação local, etc., tudo para facilitar a construção do Tejas. Contudo, depois de alguns anos da aquisição do Su-30MKI, o Tejas continua a mesma porcaria enquanto a Índia lançou um novo edital, igualmente com TOT – e que acabou vencido pelo Rafale.
Não lhe parece estranho que, após fazer um contrato com TOT russo, os indianos façam outro, mas desta vem com TOT francês?

Carlos Eduardo

Nesse caso, a questão financeira irá pesar mais para o lado do F-35, pois o fabricante terá de buscar e desenvolver novos fornecedores para as peças que viriam da Turquia, oque irá impactar na qualidade e nos custos atuais. Outra questão será o ressarcimento dos valores Turcos empenhados no projeto, pois os mesmos deverão por questão contratual ser devolvidos, com juros e multa, uma vez que a quebra contratual partiu dos EUA. Ou seja, com o dinheiro que deverá ser ressarcido, mais os valores que ao invés de ir para um vetor irão para o outro (e mais barato, permitindo… Read more »

Jacinto

Carlos,
O custo do programa F-35 está na casa dos trilhões de dólares. Neste universo, os US$ 9 bilhões que seriam destinados à Turquia não corresponde nem a 1,0% do programa.

Wagner

Taí… Queria ver esse aparelho nas mãos de pessoal com treinamento OTAN…

Observador

O problema é operar isso nos padrões Otan. Ouvi dizer que para a FAB, integrar os helicópteros Ah-2 Sabre, foi um parto. Muita discussão com os Russos, para entregarem eles proximos do padrão ocidental.

Wagner

Caramba, deve ser um pesadelo operacional! Valeu, Observador!

100nick-Elã

Treinamento OTAN ? aquele que levou coro na guerra da Geórgia de 2008? kkkk

Antunes 1980

Não entendi por que a Turquia não compra o fake stealth SU-57?
Alguém tem uma opinião sobre o tema?

Tadeu Mendes

Porquê é fake stealth mesmo.

Tadeu Mendes

Como ten torcedores dos chineses pot aqui.

Wishful thinking.

Torcida sózinha, não ganha jôgo.

Luiz Trindade

Não sei o que se passa na cabeça do Edorgan mas para substituir a contento o F-35 teria de ser o SU-57 e não o SU-35. Será que falta especialista para lhe falar isso?

Luís Henrique

A Rússia ainda não ofereceu o Su-57. Pelo menos não vi notícia sobre oferecerem o Su-57.
Eles não vão comprar o Su-35, vão analisar. No final podem declinar ou comprar.
O objetivo do Erdogan é produzir o seu próprio caça. Mas sabe que vai demorar para conseguir isso e talvez queira adquirir mais caças enquanto isso e com isso conseguir acesso à algumas tecnologias.

João Bustos Moreno Neto

A Turquia tem dinheiro? Ela estava falida. Precisou o FMI AJUDAR MACIÇAMENTE. Tem olho de cobra por aí.

André

A Rússia já ofereceu o su57 no passado recente, mas ninguém quer isso:

https://www.aereo.jor.br/2019/05/06/turquia-pode-comprar-caca-su-57-e-sistema-s-500-de-defesa-aerea-da-russia/

Pelo menos o su35 tem a origem na URSS, quando ainda sabiam fazer aviões naqueles lados.

Luiz.

Será uma ótima aquisição. Parabéns aos turcos.

Rosenvald

Porque a Turquia precisa de um avião destes ?
Vai fazer ataques de longa distancia, como faz Israel que tem varios inimigos ?
A Turquia tem algum pais que possa entrar em guerra ?
Se é para exterminar os curdos que estão a curta distancia da Turquia, já não basta os F-15 e F-16 que já possuem?
Compras milionarias de aviões de guerra e outros armamentos milionarios, geram propinas inimagináveis.
Talvez isto seja o porque da compra deste aviso russo.

Delfim

O tópico é sobre Turquia ou Israel ? Vcs messinjas são muito surtados.

groosp

A Itália tá jogando pesado com o Typhoon. A vantagem do caça europeu é a compatibilidade dos armamentos Made in Turkey que seguem o padrão OTAN.