Home Aviação de Ataque Após troca das asas, A-10 Thunderbolt II vai voar até 2030

Após troca das asas, A-10 Thunderbolt II vai voar até 2030

7799
58
A-10 Thunderbolt II
A-10 Thunderbolt II

No mês passado, a Força Aérea dos EUA completou o programa de extensão de vida útil da frota de jatos A-10, que teve início em 2011.

Durante um período de oito anos, um total de 173 asas foram substituídas. A maior parte do trabalho foi completada pelo 571º Esquadrão de Manutenção de Aeronaves no Centro Logístico da Ogden Air, Hill AFB (UT). Esta unidade substituiu 162 asas. As onze restantes foram substituídas em Osan AB (Coreia do Sul).

O primeiro “Warthog” a receber novas asas foi o 80-0173 em 2011. O último a receber novas asas foi o 80-0252 em julho de 2019.

Durante o processo de substituição, os mantenedores encontraram diferentes desafios. Várias modificações e novas peças tiveram que ser feitas. As peças também foram adquiridas dos A-10 estocados no 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial da Base Aérea de Davis-Monthan, (AZ).

As asas foram construídas pela Boeing em sua fábrica em Macon (GA). As aeronaves devem durar cerca de 10 mil horas de voo. A boa notícia é que essas asas devem permitir que o A-10 continue voando até o final da década de 2030.

Isso é uma grande reviravolta para um avião que quase foi retirado de serviço em diversas ocasiões.

 

FONTE: Scramble

58
Deixe um comentário

avatar
22 Comment threads
36 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
40 Comment authors
EduardoJosé Luiz De MartiniHugo J T CarvalhoJPC3Fabio Mayer Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
DOUGLAS TARGINO
Visitante
DOUGLAS TARGINO

Sou extremamente apaixonado por este avião! Queria tanto em ver pelo menos 12 belezinhas dessas aqui no Brasil!

JOAQUIM ROCHA
Visitante
JOAQUIM ROCHA

Idem, acho ele show de bola

paulop
Visitante
paulop

Com a crescente aprovação dos EUA e Brasil, não custa sonhar em ver uns 12 lá pra Boa Vista ou mesmo Manaus… pra evitar futuros problemas…
Esse avião é quase um tanque voador…
Abraço

Pedro Santos Jr
Visitante
Pedro Santos Jr

Aproveitando a nova amizade com Trump para fazer o que deveria ter sido feito: deixar os Super Tucano apenas como treinadores na AFA e um avião de combate de verdade nos esquadrões do 3º GAV.

DOUGLAS TARGINO
Visitante
DOUGLAS TARGINO

Discordo amigo, o super tucano faz seu trabalho muito bem, este tipo de aeronave seria massa para pegar uns 30 caras dentro de uma mata e levar o chumbo de 30mm!

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Você acha pouco as duas .50 (uma em cada asa do ST) ???
“C” tá doido !!!rs

paddy mayne
Visitante
paddy mayne

Não são armas excludentes. E apesar da admiração pela maquina, não sei se é ideia boa para o Brasil. Esperando o Bosco dar a opinião dele.

MMerlin
Visitante
MMerlin

Para o nosso cenário, o ST é mais apropriado.
Como disse o amigo Tomcat, duas .50 dão mais do que conta do recado.
O custo por hora de vôo do A-10 é de US$ 7 mil.
O do ST US$ 1 mil.
Isto sem levar em consideração o custo da munição.
O A-10 é uma aeronave única e linda, mas não precisamos dela.
Pelo menos, não nesse momento.

JPC3
Visitante
JPC3

Também acho o ST suficiente para nós, mas um disparado de 30 mm vale por 6 ou 7 de .50, talvez até mais.

Eduardo
Visitante
Eduardo

O A10 nasceu como um Tank killer embora possa ser utilizado perfeitamente em missões de COIN e CAS impondo respeito, porém é caro de se manter e utilizá-lo em locais onde não há perigo real de fogo antiaéreo é um desperdício de dinheiro. Os EUA já perceberam isso e estão buscando um avião que cumpra a missão de COIN e CAS em locais onde não há perigo de fogo antiaéreo com custo menor, sendo que muitos militares lá querem o ST para isso. No nosso cenário atual o ST é mais do que suficiente para COIN e CAS, pois nas… Read more »

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Mas… Qual seria a real utilidade dele no Brasil na vossa opinião?

Sergio Prado
Visitante
Sergio Prado

Custo operacional extremamente caro……

paddy mayne
Visitante
paddy mayne

Não sou especialista, mas acredito ter lido o oposto. Era uma das máquinas mais baratas de se operar na USAF. Só precisa ver se o “barato” deles é caro para nós.

Naamã
Visitante
Naamã

Tá maluco?Com tanto equipamento bom nos EUA você gama no ST piorado.

paddy mayne
Visitante
paddy mayne

Avião cheio de ideias interessantes. A posição do profundor protege o motor contra MANPADS. Tem aquele canhão icônico, verdadeiro moedor de carne. A parte traseira é “feita em duplicata”, ou seja, mesmo que perca um motor, um profundor e uma deriva continua voando. Sinistro. Espero que nunca seja usado contra nós…

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Sonhar não custa nada… Essa aeronave daria um caldo bem legal na infantaria inimiga…

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

O Talibãn descurtiu essa notícia…

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Kkkkkkkkkkk

filipe
Visitante
filipe

Depois do F-15 , esse é o cara da USAF…

Harri Wolpert
Visitante
Harri Wolpert

Na guerra do Iraque foi o destruidor de tanques….show

Maurício.
Visitante
Maurício.

Lembro que passou na TV em 2003 um soldado iraquiano atirando em um matagal na margem de um rio onde supostamente um piloto de A-10 abatido havia ejetado, tem até uma imagem na revista tecnologia e defesa da época.
Na verdade o piloto não estava na margem do rio e foi resgatado logo depois da ejeção, dizem que voltou a voar 48 horas depois do incidente.

pampapoker
Visitante
pampapoker

Me falaram que foi um drone derrubado.

Maurício.
Visitante
Maurício.

Pampa, na época lembro de alguma coisa relacionada a um drone também, mas foi um A-10 mesmo, achei uma matéria da época.
http://www.aero-news.net/index.cfm?do=main.textpost&id=34952d2a-1b84-4782-be5c-1b5097729c2b

leonidas
Visitante
leonidas

Nossa 123 caças modernizados em tão pouco tempo.
Se fosse no Brasil a modernização pretendida seria para 20 ou 25 caças, para no fim de intermináveis 10 ou mais anos só conseguirem modernizar 12 unidades por falta de verba…

Aldo Ghisolfi
Visitante

Quais foram os aviões que modernizamos?

Aldo Ghisolfi
Visitante

O que significa negativar uma pergunta? Que ela não poderia ter sido feita?

Nilton L Junior
Visitante
Nilton L Junior

É coisa do carluxo

Kemen
Visitante
Kemen

Significa que tem gente presionando o dedinho a toa sem saber nem o porque. Eu acredito que independentemente da opinião de cada um, o regime atual é democratico isso indica que devemos respeitar as opiniões de quem quer que seja, por mais diferente que sejam das suas “dedinho maluco’.

Aldo Ghisolfi
Visitante

Perfeito… mas negativar uma pergunta?

samuka
Visitante
samuka

os F5M, AMX, os A4 da marinha….

Kemen
Visitante
Kemen

Aviões de combate: F-5 para F-5BR, alguns A-4 Ku (talvez 2), e talvez outros que não me vieram agora a memória.

Fabio Mayer
Visitante
Fabio Mayer

Os A-4 são um caso à parte: fala-se de modernizá-los há 20 anos, e se conseguiram fazer 3 é muito!

Galeão
Visitante
Galeão

A-4 Skyhawk,F5,AMX etc

ELTON R
Visitante
ELTON R

a USAF sabe que o que salva vida dos soldados em campo e um CAS que com poder de destruição,prescisão e rapidez que somente o A10 e capaz de fazer,

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Favor nao esquecer do Apache. Outro matador de tanque como o A-10 e tambem CAS.

Kemen
Visitante
Kemen

O AH-1 Sabre da FAB também pode destruir blindados.

Thiago Telles
Visitante
Thiago Telles

Isso é um tanque com asas. Lindamente feio.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Assim como o Mi-35 (Sabres na FAB) é um tanque com hélices/rotor e tbm lindamente feio pra kauaka. 😉

Thiago Telles
Visitante
Thiago Telles

Concordo. Atw o apache é feio e esquisito. Parece um grilo.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Fantástica máquina. Feliz em saber que sua aposentadoria se reprogramou pra quase vinte anos pra frente. Tem muita gente triste com esta notícia com certeza neste mundão de guerras e conflitos em que o tio Sam vive !!!

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

Duro de Matar

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Long live the warthog
And remember, alwase “call the ugly early”

MBP77
Visitante
MBP77

“… um total de 173 asas foram substituídas”.
*
Estes números correspondem a um conjunto de asas ou são unidades (lado) mesmo?
Se for a 2ª opção (não creio), significaria dizer que alguns aparelhos só precisaram ter uma parte das asas (lado) substituídas.
A não ser que seja uma peça única, o que não parece ser o caso no A-10.
Sds.

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

E o neto do Stuka continua a voar.
Equipamento norte americano é longevo hein..

Bruno Albuquerque
Visitante
Bruno Albuquerque

ta mais pra um IL-2 Sturmovik

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

Um ás de Stuka deu vários pitacos no projeto dele.

Kemen
Visitante
Kemen

Acho muito bom que tenham mantido em operação o destruidor de tanques, o melhor se não um dos melhores, projetado e construido para apoio ao solo. No Iraque fez miserias.

Mr.White
Visitante
Mr.White

Interessante que eles estenderam o programa do Warthog, mas como ficara o programa de atualizacao das aeronaves de ataque leve que o nosso S.T esta participando?
Isso afetara em alguma coisa?

Abracos!

Mauricio R.
Visitante

Não, não afeta nada o que o Warthog faz, o ST somente sonha em fazer.

Eduardo
Visitante
Eduardo

São coisas diferentes, eles querem usar aviões como o ST em missões de COIN e CAS em locais onde o espaço aéreo não é contestado ou de conflitos de baixa intensidade. Locais onde usar um A10 é um desperdício de dinheiro pelo seu custo alto de operação.

Assim, eles vão reservar o A10 para missões mais perigosas em locais onde o ST e similares não podem se meter.

Wagner
Visitante
Wagner

Merece entrar no rol dos imortais.

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Os EUA viram que seria uma estupidez sem tamanho tirar essas aeronaves de serviço agora. Elas são únicas em sua função e não tem nenhuma que substitua ela, pelo menos por enquanto, em sua função de maneira excepcional.

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Um tanque sobre asas! Seu apoio aéreo é tão poderoso que já salvou a pele dos americanos e ingleses no Iraque e Afeganistão.

Régis Athayde
Visitante
Régis Athayde

Pois é, um grande avião de ataque sem dúvidas. Mas toda vez que vejo ele não deixo de lembrar o caça de combate usado pela Organização Cobra, a ameaça mundial enfrentada pelos Gie Joe kkkkk.

Esag
Visitante

Sem dúvida uma bela máquina mais ST brasileiros está concorrendo com grandes chances de ser vencedor para substituir o A 10 em em muitas operação por a hora de vôo do ST custa um quinto do valor do A10

Mauricio R.
Visitante

Esqueçam o IE, o Taliban e a Al-Qaeda, se esqueçam também dos chineses e dos russos, da Merkel e do Macron, esta aeronave é o inimigo número 1; da USAF.
Sobrou pra ti, F-35…

Hugo J T Carvalho
Visitante
Hugo J T Carvalho

O A 10 é um avião magnífico.

José Luiz De Martini
Visitante
José Luiz De Martini

Os A 10 são destinados especificamente contra veículos terrestres. A região de selva não comporta este tipo de inimigo. Aí de fato vale o ST é helicópteros.