Home Aviação de Caça Typhoons da RAF interceptam bombardeiros russos

Typhoons da RAF interceptam bombardeiros russos

6416
106

Dois caças Eurofighter Typhoon da Força Aérea Real e um avião-tanque Voyager foram acionados em 12 de agosto de 2019.

Desta vez, os caças foram lançados da base RAF Lossiemouth para interceptar dois Tupolev Tu-142 Bear que foram detectados no radar enquanto se aproximavam do espaço aéreo do Reino Unido. Os Bear foram interceptados escoltados no espaço aéreo internacional pelos Typhoon e foram apoiados por um Voyager da base RAF Brize Norton.

Enquanto isso, dois Typhoon da RAF desdobrados na base aérea de Amari (Estônia), como parte do Policiamento Aéreo do Báltico, foram acionados no mesmo dia para interceptar um Bear e dois Su-27 no Mar Báltico.

FOTOS: RAF

106
Deixe um comentário

avatar
19 Comment threads
87 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
54 Comment authors
Luiz TrindadeArthurDodNilton L JuniorCarlos Alberto de Oliveira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Por que a RAF não envia seus F-35 para estas missões de interceptação?
Com certeza essa lata velha da era soviética não saberia de onde chegaram os caças furtivos.

nonato
Visitante
nonato

Mas o objetivo da interceptação é ser visto.
Quanto a velocidade do F 35 não sei se é relevante, uma vez que esses bombardeiros são lentos.
Então, se os caças de 5@ geração não podem ser usados para interceptação, não há uma lacuna?

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Se a velocidade ñ é importante então sugiro enviar tucanos pra interceptar!
Pelo amor de Deus!
Leiam mais!

JPC3
Visitante
JPC3

Sérgio, quase todas as interceptações são com tanques externos como essa da foto. Olha os raptors no Alasca.

Só olhar a foto.

Pode ter certeza que nessa configuração ele não voa a mach 1.6.

Talvez nem supersônico seja. Isso se aprende lendo…

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

No que diz respeito à interceptações ñ existe talvez!
Tipo assim:
“Vai lá interceptar o alvo e talvez vc topa com ele !”

JPC3
Visitante
JPC3

Se você ler vai descobrir que maioria dos pilotos de caça jamais voou a mach 2 ou até acima de mach 1.5. Principalmente com um tanque externo embaixo de cada asa.

Siga o seu conselho e leia mais….

JPC3
Visitante
Dod
Visitante
Dod

Muito obrigado pelo o link.Então o Brasil ta bem servido com os AMX na minha opinião.Falando é claro aqui na america do sul.

Entusiasta Militar
Visitante
Entusiasta Militar

Voce tem razão no tocante a importância da velocidade na interpretação de uma aeronave invasora, mas a questão dessa interpretação precisa ser melhor explicada/analisada porque muitas vezes entra na equação a proximidade da base, a composição do esquadrão que estava em alerta e a missão em si de cada aeronave … Alem disso, pra que usar hoje, o caça F-35 pra interceptar Tu-160, se os typhoons ja fazem muito bem esse trabalho ??? Aqui no Brasil enviamos aeronaves de treinamento/ataque como os tucanos (agora os Super tucanos) para patrulhar e ate interceptar aeronaves de baixa performance, ao invés de enviar… Read more »

Kemen
Visitante
Kemen

Exato nonato, muito certo, o objetivo de uma interceptação em tempo de paz é ser detectado ou ser visto, mostrando que estão alertas.

Renato
Visitante

O F-35 é um caça bombardeiro. Sua finalidade principal é penetrar nas defesas inimigas sem ser visto e em alta velocidade. 1.6 Mach está ótimo para sua função. No caso aqui o interceptador é o mais correto. Fora que não temos certeza se a velocidade final dos Lightning é mesmo Mach 1.6.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Tem sim, por isso criaram o F-22. O F-35 foi criado para bombardeios e o F-22 interceptação.

Marcos R.
Visitante
Marcos R.

Para que fornecer biblioteca de radar do F35 se os Typhoon já são overrated para a missão?

horatio nelson
Visitante
horatio nelson

e tbm tem o custo da hora de voo q é alto.

Italo Souza
Visitante
Italo Souza

As características dele o deixa melhor em papel de um caça de apoio/bombardeiro e muito longe das características de um caça de interceptação.

Papan
Visitante
Papan

Antunes seria aconselhável você ler E estudar mais sobre a história da aviação de caça, olhe sobe as características e um caça chamado MIG 31, compare velocidade e altitude Máxima de operação, verá que as coisas não são tão óbvias como você imagina. Ok

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Que diga-se de passagem, foi desenvolvidovpara cumprir apenas e tão somente uma missão, interceptar o Lockheed SR-71 Blackbird. Hoje, virou lançador de missesi balisticos e hipersônicos.

Papan
Visitante
Papan

Esse Bombardeiro Russo não é o Black Jack TU 160, leia também sobre esse avião.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Essa lata velha tem a mesma idade do B-52 americano e ambos de velho só tem o projeto e a fuselagem. O recheio e a carga que interessa, e sofisticado.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Aliás o recheio e um dos motivos que eu não mandaria um caça f-35 para isso pois os bombardeiros tem radar e flir e devem fazer inteligencia eletronica a rodo.

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Vamos resumir no seguinte: Custo pra que você vai mandar um F-35 que tem uma hora de voo mais cara fazer um trabalho que o Typhoon com a mão amarrada nas costas? a FAB não fica usando F-5 pra interceptar monomotor (quando tem escolha) Segundo, eles vão mandar a unidade mais próxima. eles não vão mandar os F-35 atravessar toda a Inglaterra só pra tirarem uma foto legal. (não estou dizendo que teriam que fazer isso, estou dizendo da possibilidade) Terceiro. esse papo de “ele não é útil pra interceptar um bombardeiro que não chega a Mach 0.9” O F-35… Read more »

Mateus Lobo
Visitante
Mateus Lobo

Porque o F-35 além de ser lento, não pode sequer manter velocidades supersônicas muito tempo sem danificar o revestimento stealth.

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

Eles possuem somente 17 F-35B e mais de 100 Eurofighter. E os F-35B estão atingindo capacidade inicial de combate.
Também o Eurofighter é um caça mais dedicado à superioridade aérea e o F-35 ao ataque, mas não é por isso. Talvez também não queiram mostrar aos russos a RCS do F-35B.
Mach 2 ou Mach 1.6 (que aliás na altitude atingida pelo F-35 é 1.930 km/h o que não é nada mal visto que o Rafale atinge 1.915 km/h).
Mas em velocidade máxima o Eurofighter acaba com o combustível em menos de 10 minutos. Não da para interceptar quase nada nesse tempo.

wilsonfradefilho
Visitante
wilsonfradefilho

A lata velha é o único avião turbo hélice supersônico que já existiu. Por ser turbo-helice é super econômico e pode lançar mísseis hipersonicos de longo alcance.ninguem tem nada semelhante. Já os bombardeiros supersônicos à jato, superam os americanos em armamento, altitude, velocidade e autonomia.

Carlos Alberto de Oliveira
Visitante
Carlos Alberto de Oliveira

Mandar um tijolo voador interceptar,um outro avião seria cômico.

Arthur
Visitante
Arthur

Lata velha são os caças ocidentais de cinco décadas atrás que escoltavam esse bombardeiro que voa ate hoje

Julio Buzoli
Visitante
Julio Buzoli

Isso já está tão comum que os caras já estão até levando equipamento fotográfico pra fazer umas fotos melhores

João Moro
Visitante
João Moro

tirando a parte do humor, acho preocupante a frequência de tentativas de invasão.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Esta bem abaixo da epoca da guerra fria ainda

João Moro
Visitante
João Moro

Mas é maior do que depois da queda da URSS. Ademais, não dá para usar dados da Guerra Fria para comparar pois são mundos diferentes, situações político-social-cultural-tecnológico bem diferentes.

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Tem imagens do Lighting e Phantom fazendo a mesma coisa, para vocês verem como isso é antigo e como o Bear é uma aeronave em que 2 ou 3 gerações da mesma família podem ter a oportunidade de ter voado… Estranho lançarem um reabastecedor junto com os Typhoon. Eu tinha a impressão que os tanques de 1.000 litros eram suficientes (devido ao alcance de traslado superior a 3.000 km com estes), mas parece a falta de modelos maiores (acho que falavam em 1.500/2.000L) foi um erro do consórcio Eurofighter. Afinal, mandar toda vez um Airbus A330 pro ar para uma… Read more »

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante
Bruno Vinícius Campestrini

Seria interessante se desenvolvessem tanques conformais para o Typhoon, iria dar um aumento necessário para o alcance de interceptação dele.

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Foram mostrados modelos tanto do tanque ejetável quanto dos CFT, mas nada foi financiado. Aqui uma rara imagem de um modelo do tanque proposto de 1.800L. Imagens do Typhoon com CFT são fáceis de encontrar.

comment image

marcus
Visitante
marcus

Se não me engano, Reino Unido e Suécia já estão encaminhando projetos de caças de 6º geração.
Projetar tanques conformais para os Typhoons não seria um despedicio?

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

O tal Tempest é coisa para depois de 2030. Em termos de custos, eu diria que tanques maiores que os de 1.000L atuais são a solução mais simples e barata de desenvolver e colocar em operação. CFTs costumam bloquear painéis de manutenção na fuselagem, motivo pelo qual você não os vê nos F-16 da USAF.

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante
Bruno Vinícius Campestrini

Clésio, interessante esse tanque de 1800 litros, não sabia que eles já haviam procurado soluções para o problema de alcance.

marcus
Visitante
marcus

Se não me engano, Reino Unido e Suécia já estão encaminhando projetos de caças de 6º geração.
Projetar tanques conformais para os Typhoons não seria um despedicio?

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante
Bruno Vinícius Campestrini

Esses caças levarão décadas para terem seu desenvolvimento concluído e pelo menos uma década mais, após o início da produção, para substituírem o Typhoon. Isso, aliado ao fato de que, acredito, o desenvolvimento de tanques conformais não seria um projeto tão custoso, fazem com que seja uma ideia a ser discutida.

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues
Visitante
Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

Podiam instalar tanques de GNV, que é mais barato que o querosene de aviação!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Interceptação de bombardeiros russos.
Mais normal do que andar pra frente. Segue o jogo.

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Esses encontros nem sempre são agressivos. Uma patrulha dessas num Bear pode levar mais de uma dezena de horas e a tripulação sabe que não pode fazer mais do que o ordenado. Existem muitos causos interessantes sobre os encontros, como: – Os artilheiros de cauda, que geralmente mantêm a arma apontada para cima como sinal de não agressão, já foram vistos acenando amigavelmente, mostrando garrafas de Coca-Cola e até mesmo posters centrais de uma famosa revista masculina… – O Tornado F3 logo ficou conhecido por ser canhestro à grande altitude (devido as asas e motores de aeronave de ataque), não… Read more »

Nilton L Junior
Visitante
Nilton L Junior

Realmente seria interessante ver essa manobra de desaceleração em vídeo rsrsrsrs

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

A zombaria foi com o Tornado, mas qualquer caça a reação tem dificuldade em acompanhar aeronaves lentas:

comment image

Fila
Visitante
Fila

Ótimos causos, Clésio!

Thiago Aiani
Visitante
Thiago Aiani

Muito legais esses relatos Clesio, show de verdade, grato por ter compartilhado connosco. Abraços

TeoB
Visitante
TeoB

me faz de lbrar de Tom Jerry…

TeoB
Visitante
TeoB

digo lembrar* kkk

Solskhaer
Visitante
Solskhaer

Só para viajar mesmo na maionese. Por quê não inventaram ainda balas de metralhadora a lá Paintball? Eu aposto que acertariam na estrela vermelha!

JPC3
Visitante
JPC3

Bala de paintball a 900 metros por segundo faz um estrago.

Nilton L Junior
Visitante
Nilton L Junior

Realmente aqueles canhoes na traseira do Tu-95 iram cagar aqueles escudinho azul do Eurofighter Typhoon

Kemen
Visitante
Kemen

Isso poderia gerar uma contra ação real por engano.

Nilton L Junior
Visitante
Nilton L Junior

O comentário esta na viajem da maionese … e ação real o Tu-95 não estaria ali.

Sargento Pincel
Visitante
Sargento Pincel

Russia pondo medo no RU, mostrando que a guerra pode chegar na ilha.
Recado: Melhor nao tretar com o Irã paceiro, estamos aqui…. rs…

JPC3
Visitante
JPC3

Esses voos sempre aconteceram.

Sargento Pincel
Visitante
Sargento Pincel

Concordo… mas diante do cenário que temos visto no estreito de ormuz.

Nilton L Junior
Visitante
Nilton L Junior

O cenário de Ormuz vai ficar no mesmo até porque os amis e nato sabem que a república Islamica Persa não é o Iraque, por que haveria uma crise economica mundial porque é mais barato ficar nas sanções.

Kemen
Visitante
Kemen

No mar Báltico quase todo dia temos interceptações “amigaveis”, ontem um SU-30 se interpos entre um F-18 e um transporte que levava um ministro da Russia.

Fabio Mayer
Visitante
Fabio Mayer

A Rússia quer mais que o Irã entre em guerra, para tomar seus mercados de petroleo e gás…

Nilton L Junior
Visitante
Nilton L Junior

Bem quais são os mercados que a Russia iria tomar

Kemen
Visitante
Kemen

A moda “Bush” & “Trump” ?

Joao Argolo
Visitante
Joao Argolo
Ricardo
Visitante
Ricardo

Esqueceu a parte mais interessante, o video em questão. https://www.youtube.com/watch?v=-HAkqvTiwr8

Joao Argolo
Visitante
Joao Argolo

Uou. Não tinha visto. Quente.

luiz antonio
Visitante
luiz antonio

Essas interceptações sejam de que lado forem existem há muito, muito tempo e chegam até à cortesias de lado a lado, com algumas exceções. O problema são as exceções de “engraçadinhos” que para se auto afirmarem elevam o nível de tensão, que podem em algum incidente isolado evoluir para uma tragédia. Meu palpite é que as gerações anteriores de tripulações dessas aeronaves eram bem mais responsáveis do que que esses jogadores de video-games que tripulam muitos vetores de combate. Torçamos para que nada ultrapassem o limite do bom senso.

Pathfinder
Visitante
Pathfinder

O Eurofighter Typhoon estava armado com os Meteors nessa operação!

Mercenário
Visitante
Mercenário

Pathfinder,

Faz algum tempo que os caças em missão de QRA na RAF vêm sendo armados com o Meteor.

Salvo engano, teve início em dezembro do ano passado.

https://www.janes.com/article/85102/raf-flies-meteor-bvraam-on-typhoon-for-first-time

Pathfinder
Visitante
Pathfinder

Mercenário… obrigado!
linda essa configuração de armas
comment image

Otavio
Visitante
Otavio

É uma caça de gato e rato, eles estão testando-se, querem ver ver o limite de cada um. Benditas armas atômicas que evitam um confronto inútil.

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues
Visitante
Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

Disse tudo. Podem realizar interceptações para lá ou para cá. Com o perdão do trocadilho (péssimo aliás) estas são apenas para inglês ver. O que resolve (ou na realidade f0d&) tudo são os mísseis nucleares.

Diogo
Visitante
Diogo

Essas interceptações são corriqueiras e sempre geram belíssimas imagens….

Eliton
Visitante
Eliton

Pergunta de quem não intende nada. A arma na cauda do Tupolev teria alguma utilidade hoje em dia?

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Depois de ler que o F-35, a uma velocidade de 1.975,68 km/h (mach 1.6) é incapaz de interceptar bombardeios russos.
Fico pensando em que mundo este povo vive.

JPC3
Visitante
JPC3

A realidade é que, com algumas exceções, como o Mig-31 talvez o Su-35 e F-22, caças normais não voam acima de mach 1.5 no mundo real. Somente em emergências ou situações extremas, a maioria dos pilotos faz isso poucas vezes na vida.

No caso de caças leves com pouco combustível voar a mach 2 é impraticável em combate mesmo com carga mínima.

Bispo
Visitante
Bispo

Depois dessa discussão. Velocidade máxima vs interceptação…uma dúvida.
Um caça depois que atinge sua velocidade máxima precisa ir para uma revisão total?
Fico imaginando se caças com uma certa idade tem uma tolerância menor face a fadiga estrutural.

Argos
Visitante
Argos

Também tenho essa dúvida… E os motores?

Kemen
Visitante
Kemen

Um dos melhores caças de interceptação foi o Mirage F1, verdadeira flecha voadora. Teve a sua época, houvi muitos elogios de velhos saudosistas sobre ele.

Thiago Aiani
Visitante
Thiago Aiani

Ambas belíssimas máquinas, dá pra fazer um lindo pôster . O bichão soviética nem demonstra sua idade.

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Enfim… Após discussões acaloradas tanto para quem defende o Reino Unido (eu me incluo nessa fatia) como para quem defende a Rússia, o fato é que a Rússia ainda continua testando a pronta resposta de seus supostos adversários. A mesma tem sido bastante convincente para que eles, os russos, não se engracem com o Reino Unido.