Polícia italiana apreende míssil ar-ar com extremistas europeus

39

A polícia italiana apreendeu um míssil ar-ar MATRA Super 530F de fabricação francesa que estava em um hangar no aeroporto de Forli (norte da Itália). A apreensão ocorreu durante uma operação policial para prender vários indivíduos supostamente ligados a grupos extremistas de extrema-direita que fornecem ajuda a grupos que lutam contra separatistas apoiados pela Rússia na Ucrânia.

As autoridades italianas também descobriram um grande depósito de rifles automáticos, metralhadoras e outras armas pequenas, bem como uma parafernália nazista, durante uma das prisões envolvendo um indivíduo ligado ao partido político neofascista Forza Nuova, da Itália.

Fabio Del Bergiolo, um dos três indivíduos presos pelas autoridades italianas, era um ex-funcionário da alfândega e concorreu a um assento no Senado italiano como membro da Forza Nuova em 2001. Alessandro Monti, suíço, dirige a empresa proprietária do hangar onde o míssil foi encontrado. Não parece haver detalhes adicionais sobre Fabio Bernardi, o terceiro indivíduo detido na operação.

O míssil MATRA Super 530F é um míssil ar-ar (utilizado por um caça para abater outra aeronave em voo) de médio alcance, de busca por radar semi-ativo. O míssil foi uma evolução do R.530, que entrou pela primeira vez em operação em 1962.

Há informações de que o míssil foi originalmente vendido para a Força Aérea do Catar como parte de um contrato assinado em 1980. Não está claro quando o míssil foi efetivamente fabricado nem como e onde os indivíduos presos o adquiriram.


O Qatar comprou 14 caças Dassault Mirage F1 em 1980. O míssil supostamente permanece no inventário do Qatar, junto com a versão Super 530D, embora os jatos mais recentes do país, o Mirage 2000, obtidos na década de 1990, operem com mísseis MICA do consórcio de mísseis europeu MBDA.

Não há indicação de como os indivíduos presos pretendiam usar o míssil. O periódico La Repubblica informou que a polícia havia sido avisada da arma após interceptar as chamadas de e para Del Bergiolo sobre vendê-la. O grupo supostamente estava oferecendo por 470.000 euros – pouco mais de US $ 529.100 – e que um dos compradores incluía “um funcionário de governo estrangeiro”.

Não está claro qual entidade governamental poderia se interessar por um único míssil ar-ar cuja compatibilidade é restrita a apenas um número limitado de aeronaves.

Um possível cliente para o míssil seria o Governo de Acordo Nacional da Líbia (GNA), o governo reconhecido internacionalmente naquele país. A Líbia possui um número muito pequeno de caças Mirage F1.

Com informações do The Drive

Colaborou: Clésio Luiz

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo RCS

Segundo reportagem do Caiafa no Tecnologia e Defesa, grupo pro-Russia.

wwolf22

fico aqui imaginando o que aconteceria se i míssil fosse de origem iraniana ou russa….
mas como eh de origem francesa, adquirido pelo Catar, ambos amiguinhos dos EUA, nada vai acontecer, ninguém será punido ou responsabilizado…

wwolf22

sim Paggio, mas se o missil fosse de fabricacao russa ou iraniana o mundo todo diria que que ambos os países estão financiando o terrorismo… mas como o míssil eh francês e foi adquirido pelo Catar, esses três presos serão os responsáveis… simples assim…

wwolf22

Poggio…

Bosco

Pelo tamanho e desempenho desse míssil fica patente a evolução dos mísseis ao longo do tempo.
Hoje, um AIM-120D com meno de 160 kg tem alcance de 160/180 km enquanto este com 245 kg tem alcance de 30 km.
Avanços na propulsão, na microeletrônica, no autopiloto , na tecnologia dos materiais e na aerodinâmica possibilitam esses números.

Willber Rodrigues

Pensei a mesma coisa na primeira vez em que ví a foto desse míssil.
Pelo tamanho, parece mais um míssil anti-navio.

RockShooter

Esse míssil é a prova de que esses extremistas são bem burros…. O míssil é ar-ar, portanto só pode ser lançado de uma aeronave, contra outra aeronave… não dá pra lançar da terra nem de helicóptero. Este míssil não é do tipo “dispare e esqueça”, ele necessita que a aeronave lançadora ilumine o alvo com seu radar, o tempo todo. A conclusão óbvia é que esse míssil não era uma ameaça nas mãos de quem não possui um caça com capacidade de lançá-lo. Eu não estranharia se alguém tiver conduzido esses trouxas a comprar esse míssil antiquado pra depois enquadrá-los… Read more »

FRANCISCO CHAO DE LA TORRE

RockShooter, Creio que os compradores (clandestinos) desse míssil não pretendiam lançá-lo, pois não possuem os meios técnicos para isso, mas sim, muito provavelmente, extrair sua ogiva (supondo que o míssil contivesse uma ogiva ativa) e usar o seu explosivo para produzir uma pequena bomba (ou bombas). Explosivos, em geral, são artigos cuja venda é controlada pelas forças policiais no mundo todo, e que, em regra, sofrem severa fiscalização (quer sobre quem os fabrica e armazena, quer sobre quem os compra para utilização lícita, como, por exemplo, explosivistas industriais). Por exemplo, no Rio de Janeiro, não raro, a Polícia apreende em… Read more »

Willber Rodrigues

Sem contar que:
É um míssil obsoleto que só pode ser usado por um caça em vias de obsoletismo ( Mirage )

Antoniokings

Direita e extrema-direita aprontando das suas.
São ousados, atrevidos.
E sempre capazes de cometer atos violentos, mesmo causando a morte de inocentes.

Rui Chapéu

Pró-rússia!

Sua casta!

“linked to far-right extremist groups who had provided aid to groups fighting Russian-backed separatists in Ukraine”

Antoniokings

Rui Chapéu.

Se são ligados a grupos pro-Russia, talvez nunca saibamos.
Mas, o que podemos saber é que em determinados momentos da História ocorreram alianças entre grupos opostos para combater um inimigo comum.
O exemplo mais claro foi a aliança entre EUA e URSS para combater os nazistas.
Lembre-se do adágio: ‘O inimigo do meu inimigo é meu amigo’.

Maurício

Acredito que tudo q seja Extrema, não é muito inteligente, seja esquerda ou direita. Mas seus comentários devem ser simplesmente ignorados, nada alem disso.

Maurício.

Maurício, eu tenho que concordar com você que tudo que seja extremo não é bom, só não concordo que os comentários do Antoniokings devam ser ignorados, eu acho ele um sujeito inteligente, se ele utiliza sua inteligência aí já é outro assunto, sempre podemos tirar algo proveitoso, seja do kings ou de seus rivais.
É que temos o mesmo nome, aí ficou parecendo que seu comentário na verdade foi meu, eu só queria esclarecer que eu sempre coloco um ponto no final do meu nome.

Antoniokings

Mauricio. (com ponto)
Tento ser o mais hiperbólico possível para trazer algumas pessoas à realidade do Mundo.
Seria isso.
SDS

Victor Filipe

extrema esquerda nunca fez isso né senhor cavaleiro dos oprimidos. Khmer Vermelho foi um mar de Rosas (e estou usando só um exemplo de VÁRIOS)

Vinicius Momesso

Ele citou ambas! Leia novamente.

JT8D

“Direita e extrema-direita” foi o que ele escreveu. Leia novamente você!

Antoniokings

Lembremo-nos que os dois fatos mais graves da História da Humanidade, as duas Guerras Mundiais, foram provocadas pela direita/extrema direita.
Sem medir limites ou consequências.
Ok?

Clésio Luiz

Esqueceu do avião civil abatido pelos seus cumpanheiros, nesse mesmo conflito na Ucrânia filho? Deixe-me refrescar a sua memória:

https://en.wikipedia.org/wiki/Malaysia_Airlines_Flight_17

Nilton Reis Jr

Pera pera pera aeeeee, vamos sanear a conversa: há pessoas que OUSAM insinuar que a Rússia seria a antítese de uma extrema direita? A burrice, não contente com o fundo do poço, já o está cavando! Hahahahaahahahahaha
Eu, orgulhosamente um (((vermelhinho))), seria o primeiro a gulaguear o Putin, por mais que o admire, geopoticamente falando.

Camargoer

Caro Nilton. Excelente comentário. Podemos colocar como alguns exemplos de extrema esquerda a União Soviética de Stalin, a China de Mao, o Khmer Vermelho de Pol Pot… mas a Rússia de Putin se parece mais com um regime de direita que de esquerda (continua sendo uma oposição ao imperialismo dos EUA, mas não é uma oposição ao capitalismo dos EUA). A antítese da extrema-direita é o Estado de Direito Democrático (que inclui a garantia e proteção dos direitos civis e dos direitos humanos). Talvez seja adequado caracterizar como extrema-esquerda os regimes que estariam à esquerda das países social-democratas escandinavos. Acho… Read more »

Luciano

Camargoer, isso mesmo!

Camargoer

Olá Colega. Se tiver chance, dê uma olhadinha em um livro chamado “usos e abusos da história”. Um grande abraço.

Vinicius Momesso

Chega a ser engraçado tanto Direita quanto Esquerda cupando uma a outra pelos problemas do mundo. Lembre-se a bola e a mesma e ambas brigam por ela, e o objetivo é o mesmo: marcar o gol.

Camargoer

Caro Vinícius. Acho que você fez uma simplificação do problema. É preciso separar a disputa ideológica-econômica da guerra fria entre “Capitalismo” e “Socialismo” durante o pós-guerra até a dissolução da URSS. A disputa pela hegemonia econômica entre os EUA e China é outra coisa. Existe também uma disputa interna ao capitalismo em todo o mundo pela riqueza entre o 1% e o 99%. Existe também uma disputa ideológica entre a social-democracia (centro-esquerda e centro-direita jumtas) e a extrema-direita, na qual a extrema-esquerda foi excluída nos países que adotaram a democracia liberal. Também existe uma disputa democrática entre a centro-direita e… Read more »

Jokerjp

Após a desativação dos nossos M-2000, alguém sabe oque aconteceu com os mísseis adquiridos no lote francês?

Salim

Míssil aeronáutico tem que ser estocado em ambiente com controle temperatura e umidade, alem do que o combustível/ carga belica se deteriora com tempo. A reportagem fala que provavelmente foi fabricado década 80. Acredito que o mesmo náo esta 100% operacional, porem pode ser usado em ataque terrorista que só visa criar morte e medo. Embora obsoleto, poderia ser usado para engenharia reversa também.

Chris

De acordo com os dados do missil… Acho que está mais fácil ele ter sido adquirido para enfeitar a sala de alguém !

Clésio Luiz

Saíram mais informações a respeito desse caso: – O Catar afirma que o míssil foi revendido para a Espanha, junto com todas as unidades restantes que eles tinham do Mirage F1; – A Espanha afirma que desmilitarizou e vendeu para o mercado civil algumas unidades do míssil em leilão, como peças decorativas. Consta até que um cidadão suíço possui 3 unidades, perfeitamente legais, em sua garagem; – A polícia italiana aparentemente afirmou que o míssil apreendido estava sem cabeça de guerra; – Não se sabe se o míssil em posse dos italianos ainda possui o motor e se tinha a… Read more »

Carta Branca

Ou seja, fake news

Sérgio Luís

Uma relíquia do século passado…

Camargoer

Caro Sergio. A pólvora é uma relíquia de 2000 anos.

JT8D

Esse não tinha nem pólvora. Era um objeto de decoração. Ópera bufa italiana …

Sérgio Luís

Uai se for assim então é uma opção pro nosso gripen! Quem tem uma pólvora dessa ñ precisa de Meteor!

Fulcrum

Não acredito nesses espantalhos fakes de nazismo e extrema direita blabla. Tudo fabricado.

Mgtow

Os extremistas de direita não brincam em serviço hein. O atirador da Nova Zelandia que o diga