Home Aviação de Ataque Guatemala desiste de comprar os dois aviões argentinos Pampa III

Guatemala desiste de comprar os dois aviões argentinos Pampa III

5430
83
Pampa III
Pampa III

O subcontrolador da Qualidade da Despesa, César Elías, anunciou que, se o Ministério da Defesa da Guatemala não cumprisse a recomendação, apresentaria reclamações

O vice-ministro da Defesa, Jorge Ruiz Serovic, confirmou hoje que a aeronave Pampa III não será mais “comprada” da companhia aérea estatal argentina, por recomendação da Controladoria Geral de Contas (CGC). Isso foi anunciado durante sua convocação à Bancada Unida Revolucionária Nacional Guatemalteca (URNG-Maíz) no Congresso.

Fernando Fernandez, delegado da instituição de auditoria, indicou na reunião que era recomendado suspender a negociação porque o acordo que seria usado para a compra da aeronave não é “previsto em lei”.

O subcontrolador da Qualidade da Despesa, César Elías, havia alertado que, se o Exército não cumprisse o aviso de que a compra da aeronave – por meio do acordo modificado – “era inadmissível”, eles apresentariam queixas criminais.

“A análise legal do processo enviado pelo Ministro da Defesa foi concluída, notificamos que os regulamentos que ele invoca para iniciar o procedimento de aquisição são inadmissíveis, e recomendamos que ele desista imediatamente e se submeta ao cumprimento do atual sistema legal”, assegurou Elias ontem.

Em 3 de junho, o presidente Jimmy Morales e o chefe da pasta militar, Luis Miguel Ralda Moreno, viajaram para a Argentina com outras autoridades para organizar a aquisição das duas aeronaves por US$ 28 milhões.

O Gabinete do Procurador Contra a Corrupção investiga o caso das aeronaves. Nilson Castillo, promotor responsável, indicou que “estão realizando todas as análises” e que solicitarão “os documentos necessários”.

FONTE: elperiodico.com.gt

Subscribe
Notify of
guest
83 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guacamole
Guacamole
1 ano atrás

Bem, isso foi rápido…

Chris
Chris
Reply to  Guacamole
1 ano atrás

A gente conhece bem essa novela…

Nos bastidores, está acontecendo até com o GRIPEN, recentemente a policia sueca interrogou o ex-presidente sueco, a pedido da Justiça brasileira…

Mas estamos falando de apenas 2 aeronaves baratas ! Tem lugares bem piores que o Brasil ! heheh

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás

A história parece muito com a do Molusco comprando o Rafale.

Rafael
Rafael
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

E também a da Kombi com caixa MGB bixada.

Camargoer
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

Caro Gabriel. O Rafale, o F18 e o Gripen haviam sido testados pela FAB e todos os três atendiam o que a havia sido especificado. A escolha final coube ao presidente. Há quem diga que o F18 seria escolhido até estourar o escândalo da espionagem e que o Gripen foi escolhido por exclusão. Outros dizem que o Gripen era o preferido da FAB. O fato é que sempre coube ao presidente em exercício a decisão final.

Chris
Chris
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

E ele tinha escolhido o avião do “amiguinho”… Que depois… heheh

Como dito varias vezes… A FAB só preferiu o GRIPEN por questões orçamentarias ! E eles estão certos !

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Na época da escolha do Rafale, a FAB ainda não tinha sequer terminado seu relatório sobre as aeronaves.
Foi uma escolha temerária do então presidente.

Denis
Denis
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Ao presidente? Todas as fontes oficiais afirmam que foi a FAB que escolheu. E este é o procedimento lógico.

Fernando Vieira
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Ainda ontem estava conversando com um amigo sobre isso. Acho que a melhor escolha da FAB sem dúvida foi o Gripen. Excluindo qualquer variável que tenha sido determinante como vocês vivem levantando aí, desde Edward Snowden, passando por favorecimentos ilícitos até as mais estapafúrdias como Iluminatis, acabou saindo a melhor opção.

O F-18 é pé de burro, faria o serviço, mas já é uma aeronave relativamente obsoleta, precisamos olhar pra frente porque caças zero quilômetro pra FAB agora só nossos netos que vão ver. Então, que se consiga o que há de melhor no momento.

Dalton
Dalton
Reply to  Fernando Vieira
1 ano atrás

O “Super Hornet Block III” está a caminho e deverá manter à aeronave
relevante por 20 anos ou mais, então, não diria ainda que é relativamente obsoleta.

Fernando Vieira
Reply to  Dalton
1 ano atrás

Mas será que seria essa versão a vendida para o Brasil?

Aliás, vai ter versão naval desse novo Super Hornet ou a Marinha Americana vai apostar todas as fichas no F-35?

Dalton
Dalton
Reply to  Fernando Vieira
1 ano atrás

Não digo que seria o ideal para o Brasil Fernando e sim que eles continuarão relevantes por pelo menos duas décadas e a versão Block III já está sendo produzida.
.
O F-35C não se destina a substituir o “Super Hornet” eles serão complementares e inicialmente se terá um esquadrão de Block III e um esquadrão de F-35C em cada ala aérea
para mais perto do final da próxima década se ter 2 esquadrões de cada aeronave em cada ala aérea.
abs

Fernando Vieira
Reply to  Dalton
1 ano atrás

Desculpe, acho que me expressei mal. Minha pergunta é se o F-18 tivesse saído vitorioso do FX-2, a versão ofertada era a Block III? Se fosse tudo bem, mas acho que ele teria sido derrotado no critério de transferência de tecnologia e custos de operação manutenção.

Com relação a operação das alas aéreas da Marinha dos EUA, muito obrigado pela explicação.

Dalton
Dalton
Reply to  Fernando Vieira
1 ano atrás

No caso de você revisitar esse comentário Fernando, não existia o “Block III” então, só que o “Block II” que foi ofertado, pode/poderia ser convertido em “Block III”, tanto que a US Navy terá além de novos “Block III”, muitos “Block II” mais recentes que serão convertidos.
.
De qualquer forma o “Block III” é uma forma de manter à
aeronave relevante na parceria com o F-35C na US Navy,
e mesmo um “Block II” já atenderia às necessidades da FAB,
mas penso que o “Gripen” no geral, foi a melhor escolha.
.
abs

Ricardo
Ricardo
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Lula até anunciou a compra dos Rafales na segunda fase de processo de escolha dos caças.

https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-confirma-a-compra-de-36-cacas-franceses-e-faz-acordos-de-r-37-5-bi,430976

Mattos
Mattos
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Um presidente que não sabe NADA, vai saber de caça a jato??? Me poupe. A fakaram um monte de abobrinha e ele foi na onda do Rafale( houve promessa ).

Peter nine nine
Peter nine nine
1 ano atrás

That was… Fast… No?

Bardini
Bardini
1 ano atrás

AHhahahahahah…

Eduardo
Eduardo
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Meu comentário seria exatamente esse seu Bardini. hahahahaha.
Ou, como diz o ditado: alegria de pobre dura pouco.

MBP77
MBP77
1 ano atrás

Foi literalmente um negócio junino:
“Olha a venda!
Ahhh!
É mentira!”
Sds.

Marcos
Marcos
1 ano atrás

Estou rindo, mas com respeito.

Seria uma ironia do destino se a Guatemala comprasse 2 Super Tucanos, que aliás, são melhores para combater o narcotráfico.

Alfredo RCS
Alfredo RCS
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Desde quando “governos revolucionarios” desejam combater o narcotrafico???

kaleu
kaleu
Reply to  Alfredo RCS
1 ano atrás

Essa é a questão !

Quando li “Bancada Unida Revolucionária Nacional Guatemalteca (URNG-Maíz)” falei comigo mesmo ichhhh melou a venda argentina …

É a típica quedinha de braço entre os políticos “revolucionários” e os militares …

Aqui, graças a Deus, estamos calando nossos revolucionários, que permaneçam calados pelas próximas 3 décadas pelo menos …

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Tirando o fato que o pampa é um avião bem fraquinho, o fato é que o coitado não tem sorte, nasceu para ter “meia dúzia” de aeronaves produzidas, a Bolívia atravessou o mundo para comprar treinadores chineses mesmo tendo o pampa aqui do lado.

Sandro
Sandro
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Isso a se falar que na época dessa compra o governo na argentina era de esquerda e nem assim o pampa foi vendido.

Wellington Góes
Wellington Góes
1 ano atrás

Dev ter uma imensa cabeça burro, debaixo piso da FADEA. Putz!!!

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Wellington Góes
1 ano atrás

PQP eu tive que rir dessa! Kkkk

nonato
nonato
Reply to  Wellington Góes
1 ano atrás

Não entendi. Não captei.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  nonato
1 ano atrás

Cabeça de burro enterrada é uma macumba forte que prejudica o terreno onde está enterrada.

Julio
Julio
Reply to  Wellington Góes
1 ano atrás

Acho que é bem mais incompetência, ingerência política e total falta de foco. Vide Embraer, que estava mal das pernas nas mãos do Estado. A grande diferença da empresa brasileira, é que esta optou já nos primeiros momentos em fazer aviões civis, que não enfrentam restrições geopolíticas e a concorrência, apesar de brutal, é bem mais mansa. Assim, a Embraer foi aprendendo ali no seu cantinho, quietinha, ao montar sob licença os Piper, sem incomodar a Cessna. Ao mesmo tempo, olhou para dentro do Brasil e desenvolveu o Bandeirane, com um baita mercado garantido, caso não houvesse vendas externas. Devagar… Read more »

Adriano Madureira
Adriano Madureira
1 ano atrás

Santana,se eles estão comprando duas aeronaves argentinas por USD28 milhões(peças e treinamento incluso…) e já há choradeira,fico pensando oque aconteceria se comprasse um A-29 que custa entre USD10-18 milhões de dolares,isso sem contar os sobressalentes…

Guatemala não tem lá uma verba militar gorda,em 2018 foi apenas de USD275 milhões.

Leandro Costa
Leandro Costa
1 ano atrás

Parece ser uma burocracia gigantesca. Imagino qual seria o processo legal de fato para a aquisição de aeronaves para as FFAA Guatemaltecas.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Não sei. De repente é só uma licitação ou que deveria haver previsão orçamentária para o gasto e não tem.
A culpa pode ser do presidente e do MD locais.

Pangloss
Pangloss
1 ano atrás

“O Pampa é muito para nós.” – Nelson Jobim guatemalteco

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Pangloss
1 ano atrás

Eu rí, mas com peso no coração.
Pobres coitados…

Pangloss
Pangloss
1 ano atrás

Só para registro do poderio militar guatemalteco: na década de 80, quando a Guatemala insinuou alguma pretensão sobre Belize, o UK desdobrou quatro Harriers para lá, e isso bastou para o chihuahua guatemalteco voltar para sua casinha.

LucianoSR71
LucianoSR71
1 ano atrás

Desculpe, mas não dá fugir da cena:

Estou comprando 2 aviões Pampa.

Assinado Presidente da Guatemala.

– É verdade esse bilete –

Delfim
Delfim
1 ano atrás

Cucarachas comprando de milongueiros. Esperavam o quê ?

JT8D
JT8D
Reply to  Delfim
1 ano atrás

Que coisa triste …

Delfim
Delfim
Reply to  JT8D
1 ano atrás

Triste é ser chamado de “macaquito”.

Luiz
Luiz
Reply to  Delfim
1 ano atrás

De maricons então, nem se fala!

Delfim
Delfim
Reply to  Luiz
1 ano atrás

Cabron, huevon…

Peter nine nine
Peter nine nine
1 ano atrás

Eu tenho pena, eu gosto do avião, apesar do vosso ódio geral por ele. ^^

JT8D
JT8D
Reply to  Peter nine nine
1 ano atrás

É um bom avião. Foi projetado pelos alemães da Dornier. Uma pena que os argentinos não souberam vendê-lo (nem eles mesmos compraram uma quantidade razoável)

JT8D
JT8D
Reply to  JT8D
1 ano atrás

Compraram uma meia duzia, só para não fechar a fábrica. Como eu disse, muito triste

Jorge Augusto
Jorge Augusto
Reply to  JT8D
1 ano atrás

Cara, eu acompanho um canal chamado Panzer Argentino. É um cara muito pé no chão, que NUNCA cria falsas esperanças sobre a Argentina em termos militares.

Mas até ele caiu nessa. Agora dá até tristeza ver as pessoas comemorando a venda nos comentários sabendo que tudo foi pro ralo.

Ele até falou ” Estamos falando do governo argentino, só comemore quando o avião estiver voando para ser entregue.

nonato
nonato
Reply to  Jorge Augusto
1 ano atrás

Isso se aplica a muitos negócios militares.
Até mesmo nas grandes economias quantas encomendas não foram canceladas por motivos diversos?

smichtt
smichtt
Reply to  Jorge Augusto
1 ano atrás

O último vídeo do canal intitula-se ” De Guatemala e Guatepeor”…

smichtt
smichtt
Reply to  smichtt
1 ano atrás

…a Guatepeor”

Jorge Augusto
Jorge Augusto
1 ano atrás

Isso é espetacular… Tudo da errado pros hermanos.

Em se tratando de noticias militares argentinas, nem que a noticia seja verdadeira, tu tem que ficar de olho pra ver se n da algo totalmente errado depois.

Régis Athayde
Régis Athayde
1 ano atrás

Mas que fase passa a Argentina, hein? Nem dois Pampinhas consegue emplacar.

PST27
PST27
1 ano atrás

Maduro encomendou 7.

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
1 ano atrás

Ouso dizer: o futuro do Pampa III será o de tentar ser o sucessor o T-27 na Academia da Força Aérea de seu “hermano” do norte, ou seja “nossotros”.
Pelo menos, emplacados uma venda externa de vulto e manteria FAdeA com produção.

Alexandre Esteves
Alexandre Esteves
Reply to  Alexandre Esteves
1 ano atrás

“emplacariam”.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Alexandre Esteves
1 ano atrás

Não teria lógica usar o Pampa na AFA e depois o A-29 que tem desempenho inferior em Natal.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
1 ano atrás

Alegria de pobre dura pouco..

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Heinz Guderian
1 ano atrás

pensei nisso. Entra na loja, olha, olha, pergunta, prova, e no final diz “na volta au compro…”. Na volta de Cristo, rs.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  paddy mayne
1 ano atrás

Exatamente amigo kkkkkkkk

Augusto
Augusto
1 ano atrás

Moiô.

Denis
Denis
1 ano atrás

Hoje não! Hoje não! Hoje não! Hoje siiim!!! 🙁

Vitor Silva
Vitor Silva
1 ano atrás

Este negócio é de fazer rir para não chorar, agora é que viram que não podia levar canhões….

Denis
Denis
1 ano atrás

Ai, caramba! Guatemala nem precisa de FFAA! O espaço aéreo do Tio Sam estende-se até aqui! 😉

Gil
Gil
1 ano atrás

Quando saiu a noticia da venda eu falei que só acreditava primeiro vendo os aviões na Guatemala já que duvidava da noticia por ser de una fonte argentina (jornais sem credibilidade) e anhadi que o Pampa já era uma bosta tecnologica 20 anos atras quando foi criado (imagina agora), GANHEI MUITOS DISLIKES, agora sucedeu o esperado que era Fake news, que falem agora os “ISPICIALISTAS”!!

Coutinho
Coutinho
Reply to  Gil
1 ano atrás

Não era fake news. Leia atentamente o texto. O processo de compra não foi feito de maneira legal e teve que ser cancelado.

Gil
Gil
Reply to  Coutinho
1 ano atrás

Foi fake news o de anunciar a venda de algo, que sequer tinha um contrato de venda feito e menos ainda assinado, o correto seria anunciar que havia apenas o interesse (por questões politicas) pelo citado objeto. Interprete atentamente a noticia.

Jeff
Jeff
1 ano atrás

Quebrou o saltinho no meio do tango, foi?

Delfim
Delfim
1 ano atrás

Compraram no Mercado Livre, “La garantia soy yo” ! :))

Antonio Palhares
Antonio Palhares
1 ano atrás

Alegria de pobre dura pouco. O pão do pobre sempre cai com o lado da manteiga para baixo.

ADLER MEDRADO
1 ano atrás

A impressão que dá é que na Guatemala os políticos e burocratas em geral tem receio de colocar qualquer arma nas mãos de seus militares

João Moro
João Moro
1 ano atrás

Está muito estranho essa notícia. Falta mais informações como: qual é o procedimento correto, quais são os regulamentos que o MD Guatmalteco invocou para a aquisição do PAMPA III, etc.

FERNANDO
FERNANDO
1 ano atrás

Pois é, os tentáculos do norte ainda são fortes na América Central.
E são apenas duas unidades, imagina se fosse 30??

Fabio Mayer
Fabio Mayer
Reply to  FERNANDO
1 ano atrás

E vc acha mesmo que os EUA teriam receio de um poderoso esquadrão de 2 IA-63 Pampa? Ou de um de 30?

Daglian
Daglian
Reply to  FERNANDO
1 ano atrás

Numa venda de aeronaves argentinas para a Guatemala o cara consegue ver influência norte americana! É muita neurose! O que não é culpa dos norte americanos?

Coutinho
Coutinho
Reply to  Daglian
1 ano atrás

Pois é. Nem vou mencionar o fato de que a Argentina possui o status de aliada dos E.U.A.

Fabio Mayer
Fabio Mayer
1 ano atrás

É um país pobre, conta os trocados para qualquer coisa.

Mas ninguém bate o Brasil no quesito BUROCRACIA, vale lembrar que o FX já está completando uns 25 anos, e ainda não chegou NENHUMA aeronave!

Delfim
Delfim
1 ano atrás
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Delfim
1 ano atrás

Duvido muito.
Mesmo que os Espanhóis deem esses caças de graça pros colombianos, eles rapidamente veriam o quão caro é manter voado e MANTER a manutenção em dia desse caça.
Vai ser Forévis-16 pra eles. Seja novo ou via FMS de segunda mão.

Entusiasta Militar
Entusiasta Militar
1 ano atrás

Na verdade, pelo que li sobre o assunto, nao se trata de problemas com a aeronave e sim de problemas de burocracia da Guatemala que nao foram seguidas a risca pelo presidente e pelo MD de la, que quiseram “acelerar” essa compra, mas nao deu e talvez no futuro se tudo for resolvido pode ser que essa compra se concretize . Por outro lado, Eu sempre gostei do Pampa III, acho super bonito, barato e bom para o que se propõem fazer que é treinamento e ataque leve. E dito isso, penso que seria Ótimo a nossa FAB compra-se uns… Read more »

Entusiasta Militar
Entusiasta Militar
Reply to  Entusiasta Militar
1 ano atrás

Mas, nao saiu a outra parte do meu comentário em que digo que acho mais provável que se a FAB for operar um LIFT com certeza seria o M-346 Master por ja estar em uso em mais de um operador, ser melhor em todos os quesitos, ter uma aviônica avançada e ate ser capaz de lançar misseis BVR, bombas inteligentes, etc …

rocha
rocha
1 ano atrás

Melhor seria os sulamericanos ajudar-se mutuamente. Argentinos .bolivianos.paraguaios brasileiros,etc. comprar Pampa III, Guarani, Tucano, Tam, PC-peruano, corveta Barroso,Gripem, etc. Tudo o que puder ser comprado daqui do sul,apesar da interferencia estrangeira.substituindo peças sempre que possivel para facilitar vendas.Mas como tudo que fabricamos”Latinos” tem pecinha dos gringos, fica dificil mesmo.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Que fase vive a indústria portenha, mesmo assim o governo da Argentina deveria contratar mais dessas aeronaves para dar horas de voo para seus pilotos.

Bryan
Bryan
1 ano atrás

Existe uma reportagem no Youtube sobre o Pampa e o Super Tucano a qual eles comparam as aeronaves. Os “especialistas” (entre aspas, pois não os conheço) afirmaram que o Super Tucano é sem dúvida a melhor opção, além de baixo custo operacional, confiabilidade e rápido pós-venda. No entanto, eles afirmaram uma coisa que não consegui achar na internet sobre o potencial da aeronave. Explico. Eles afirmaram que o Pampa possui um desempenho similar ao Super Tucano para interceptar aeronaves de pequeno porte, por exemplo, Cessna 172, o que não seria um impeditivo, além de instalar sistema de radar. A dúvida… Read more »

kaleu
kaleu
1 ano atrás

Se aqui fosse Dilma e lá Christina, a FAB já estaria voando Pampas até as tampas rsrsrs