Home Aviação de Ataque IA-63 Pampa: Guatemala se torna o primeiro cliente de exportação

IA-63 Pampa: Guatemala se torna o primeiro cliente de exportação

8802
120

Nas próximas 48 horas, os ministros da Defesa da Argentina e da Guatemala assinarão a compra de dois jatos IA-63 Pampa Série III. Este treinador a jato avançado de dois assentos, com um único motor, fornece uma cabine de comando full glass cockpit  em conformidade com a especificação do NVG com uma suíte de navegação e ataque. É a terceira geração do treinador IA-63 Pampa, projetado no final de 1970 por uma joint venture entre a FMA e a Dornier.

Esta é a primeira exportação do IA-63 Pampa e a primeira da FAdeA (então FMA ou Fabrica Militar de Aviones) em mais de 25 anos. O Ministério da Defesa da Argentina também relatou conversações com a Bolívia, Costa Rica, México e Paraguai.

De acordo com o publicado pelo jornal Clarín, o acordo de US$ 28 milhões é composto por duas aeronaves, com opção de mais três, treinamento para pilotos, técnicos e equipamentos de apoio relacionados. O pessoal guatemalteco deve começar a treinar no final de julho/início de agosto. Fontes argentinas indicam que a Guatemala está muito interessada em exercer a opção quando o orçamento de defesa estiver disponível.

A mídia guatemalteca indica que o IA-63 Série III estava competindo com o L-39NG da Aero por este contrato, no total, o L-39NG é um redesenho do L-39 Albatros com uma nova asa incluindo tanques de combustível, pontos duros secos/molhados, um novo motor Williams International FJ-44 e um conjunto CockpitNG fornecidos pela Israel Aircraft Industries. Mas a aeronave da Aero não está completamente pronta, pois ainda está em estágio de protótipo e atualmente está testando tanto a aviônica quanto a integração de armas. Esta última etapa aconteceu com outro concorrente prospectado, Leonardo M-345HET, também em desenvolvimento e testes.

Um detalhe interessante é a participação de Israel em pelo menos dois dos competidores, em 2016, quando a Força Aérea Argentina estava negociando a compra de 14 caças-bombardeiros Kfir C10/12, funcionários do Ministério da Defesa pretendiam propor um acordo de marketing para o IA-63 com a IAI (do qual é uma subcontratada), mas não sabiam ou ignoravam o fato de que a IAI já estava concordando com o desenvolvimento da L-39NG com a Aero Vodochody.

Por outro lado, a Bolívia, por proposta do governo argentino para compensar o déficit com o comércio de energia, estava interessada em adquirir o Pampa, mas foi vetada por Israel devido à sua relação conflituosa e às ligações da Bolívia com a Venezuela e o Irã.

FONTE: latamilitary.com

120
Deixe um comentário

avatar
30 Comment threads
90 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
59 Comment authors
Alexandre EstevesCelsoAlexandreDenisRicardo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Tutu
Visitante

Finalmente

Papan
Visitante
Papan

Primeira Cobaia! Kkkkkkk

Alexandre
Visitante
Alexandre

Não se esqueça que o Super Tucano também teve uma “1ª cobaia”.

Nilton L Junior
Visitante
Nilton L Junior

Se atende as necessidades da Força Aérea da Guatemala então parabéns a FAdeA.

Leonel Testa
Visitante
Leonel Testa

Pode ate ser bom mas que aviao feio esse Pampa rsrs

Camargoer
Visitante
Camargoer

Carlo Leonel, (sério) bonito mesmo era o bandeirulha.

Nilton L Junior
Visitante
Nilton L Junior

O Aécio das Neves fez seu avião preferido para sua inspirações

Mattos
Visitante
Mattos

Esse teu simbolo da URSAL ´inapropria do e ridículo.

Camargoer
Visitante
Camargoer

O Nilton está certo. Ridículo foi o candidato a presidência tocar no assunto.

Nilton L Junior
Visitante
Nilton L Junior

É porque ele não conhece o banderulha muito menos viu algum em BAFL, só conheceu o candidato fim de carreira.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

O que é URSAL?

Nilton L Junior
Visitante
Nilton L Junior

Ah meu amigo isso é complicado de resumir, se for como o cabo Daciolo inqueriu o cel Ciru a URSAL é algo como os iluminatti, se for acadêmico seria subjetivamente a melhor tese para debate em buteco, se for no mundo real é um baita meme.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Ou não. Sel lá…tantas coisas.

GFC_RJ
Visitante
GFC_RJ

@Nilton L Junior
Rsrsrs… Excelente! Rs.

Celso
Visitante
Celso

Cabo Daciolo, ri alto aqui…

Camargoer
Visitante
Camargoer

União das repúblicas socialistas da América latina. Coisa de terraplanisra.

João Rodrigues Dos Santos
Visitante
João Rodrigues Dos Santos

Com todo respeito, mas é coisa de gente que conhece a história por dentro! Sabem do que estão falando! E outra coisa, ficam divagando sobre o nome illuminati, como se fosse coisa de gente doida e teoria da conspiração e não é! O nome illuminati, vem da palavra iluminismo!! E quem foram os iluministas?(…) Bom, dai em diante, dá uma busca no google, que se acha!! Aproveita e procurem saber oque são essas siglas: URSAL, CEB’s, CNBB, Foro de São Paulo, MST, MTST, Liga Campesina, e por ai vai…E quais as relações que umas tem com as outras!! Claro, se… Read more »

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro colega. O conceito dos iluministas, que inspiraram a constituição dos EUA e é a base filosófica de toda a democracia ocidental focando na liberdade do indivíduo, que pode ser modernamente compreendida pela carta da ONU é o oposto do que seria um iluminati. Colocar Urasal, CNBB, e MST no mesmo critério de classificação seria no mínimo uma simplificação equivocada.

João Rodrigues Dos Santos
Visitante
João Rodrigues Dos Santos

Amigo, não fiz isso! Onde eu coloco a filosofia iluminista misturada a organizações como a Ursal, CNBB, CEB’s…e etc? Tem um parágrafo e eu inicio em outro assunto! Tem nada a ver uma coisa com a outra! Mas enfim… O que eu quis dizer e, pedi que buscassem no google, foi de forma irônica, o jeito mais fácil que alguém pode encontrar algo para se informar, mesmo que seja de forma superficial! A outra questão, é quanto a derivação do nome iluminismo e iluminati, que eu indiquei como sendo derivados do mesmo conceito, e são! Porem, dado as divisões entre… Read more »

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro João. Concordo que são questões bastante complicadas e que geram mais polêmica do que amizade. Mas acho inapropriado colocar URSAL, CNBB e MST no mesmo conjunto. A URSAL foi uma piada de uma pesquisadora, a CNBB é uma organização ligada á Igreja Católica, e o MST é uma organização que defende a reforma agrária. A outra coisa foi comparar os os filósofos iluministas que deram origem à democracia ocidental com os Iluminate, que era uma organização secreta.

Eduardo
Visitante
Eduardo

O termo URSAL (União da Republicas Socialistas da América Latina) foi um termo criado por uma socióloga como forma de ironia ao Foro de São Paulo.

Mas se popularizou em 2018 através do candidato a presidência Cabo Daciolo. Há varios memes na internet e vídeos no youtube sobre a URSAL e o Cabo Daciolo, muitos bem engraçados.

Para ele é algo real e não apenas uma brincadeira.

Camargoer
Visitante
Camargoer

O Urasal vai te comer…. Arrgggjhhhhh

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Se correr o URSAL pega se ficar o URSAL come.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Te pega daqui, te pega de lá.

João Moro
Visitante
João Moro

Desconfio que é real pois a Vice do Haddad já usou várias vezes uma camisa da URSAL. e a candidata era do Partido Comunista.

Camargoer
Visitante
Camargoer

A descrição da URSAL e um capítulo do mesmo livro que explica que nazismo é de esquerda.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro João. A piada é exatamente essa… No passado, usar uma camisa com CCCP era um ato de protesto contra o sistema. E preciso lembrar da mais fofa camisa da URSAL que tem um ursinho carinhoso abraçando o mapa da América latina.

João Moro
Visitante
João Moro

União das Repúblicas Socialistas da América Latina – URSAL. Um espécie de URSS da América Latina.
obs: Resumi de forma bem simples o que é URSAL. Sugiro que você aprofunde seus estudos para melhor compreendê-la.
Pode começar com esta notícia deste jornal, jornal este que recomendo não levar muito a sério, pois são muito tendenciosos.
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/08/critica-do-pt-sociologa-diz-que-inventou-ursal-em-2001-como-ironia.shtml

TEn Escovinha
Visitante
TEn Escovinha

vc quis dizer, aspirações? kkkk

Camargoer
Visitante
Camargoer

Gostaria de saber a opinião daquele que deu “deslike” no bandeirulha. Outro que gosto demais era o Victor da RAF.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá Colegas. Acho que o pessoal mais novo pos-guerravfria, desconhece coisas lindas como o Victor, o Ninrod ou lightimg da RAF. Sel lá. Acho que é a geração furtiva .

Ek
Visitante
Ek

Bela geração de aviões e desenhos atemporais

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá EK. O Victor e lindo. Tem traços de uma espaçonave do Flash Gordon… As entradas de ar, o estabilizador em V, a forma de gota da fuselagem. Não existe nenhum avião tão belo. A RAF pintava o Victor com aquele amarelo de areia ou rosa. Único.

Coutinho
Visitante
Coutinho

O Victor e o Nimrod eu até concordo. Mas o Lightning, com aquela asa e os motores empilhados, era realmente feio. Apesar disso era um otimo interceptador.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá Coutinho. O que eu gosto foi exatamente a solução inusitada, além do desenho das asas em flecha. Há uma imagem dele com os tanques sobressalentes EM CIMA das asas. Muito legal.Talvez ao invés de excluir o Lighting da minha lista de preferi dos, eu incluiria a dupla Harrier/Sea Harrier.

Ricardo
Visitante
Ricardo

Não esqueça o Vulcan, the neste entre todos os “v bombers”.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Um Bandeirulha protagonizou um dos rasantes mais incríveis que já pude assistir. Posso jurar de pé junto que as pás das hélices estavam a coisa de um metro da pista. Foi maravilhoso. Eu tinha um poster do Bandeirulha, que vinham nas saudosas revistas (que após X edições você encadernava e transformava em livro, como ‘Aviões de Guerra’ etc.) O Victor e o Nimrod acho simpáticos, mas o Vulcan… esse me balança bem. As aeronaves da Geração Furtiva (gostei do termo, Camargoer), são bonitos e tudo mais… mas… não tem a personalidade de um Jaguar, de Crusader ou de um Shackleton… Read more »

Entusiasta Militar
Visitante
Entusiasta Militar

Como assim “era o Bandeirulha” ?
Alias, o xavante, o xingu e o Bandeirulha foram sucessos na Embraer ao lado do Bandeirante e do Brasilia

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Entusiasta. Tinha um poster do Bandeirulha colado na parede ao lado da minha cama quando era moleque. Acho o Bandeirante feinho, mas o radar do Bandeirulha muda tudo. É o avião mais legal da FAB.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Bonito mesmo é o A-29 e ou Mosquito da Akaer né caro Leonel ?

Gabriel BR
Visitante
Gabriel BR

É um bom avião

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Se é bom ou não, é discutível, mas pelo menos foi baseado num design que já foi, no seu tempo, bastante aceitável.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Com a quebradeira em que se encontra a Argentina, qualquer pequena vitória é pra se comemorar.
Desejo boa sorte a eles.

sergio
Visitante
sergio

…renascendo das cinzas a indústria aeronáutica argentina…..

João Rodrigues Dos Santos
Visitante
João Rodrigues Dos Santos

Espero que não seja mais um voo de galinha…Espero!

LUIZ CARLOS / PARÁ DE MINAS
Visitante
LUIZ CARLOS / PARÁ DE MINAS

Faria algum sentido termos alguns desses por aqui ?

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Segundo ex-aviadores e quem manja do assunto por aqui na trilogia, não. O Super Tucano faz muito bem esse papel por aqui.

LUIZ CARLOS / PARÁ DE MINAS
Visitante
LUIZ CARLOS / PARÁ DE MINAS

imaginando … com a chegada dos Gripens… O Pampa ou o M-346…não fariam a ponte ; em termos de treinamento avançado, de forma mais logica? (visto que são jatos ) . ?

Cláudio Severino da Silva
Visitante
Cláudio Severino da Silva

O M-346 faria, sem dúvida! Já o Pampa…

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Cláudio, o Pampa faria quase tão bem como o m346, a questão, para mim, é que o italiano tem uma vertente militar propriamente dita, bem mais visível.
Ou seja, o m346 é uma aeronave de maior potencialidade e versetalidade operacional, mas se estivermos apenas a “ver” a missão de instrução avançada de voo e/ou conversão operacional dos pilotos, aí o Pampa passa também muito bem, mais uma vez e como já referi, tendo em conta a aeronave em que foi inspirada.

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

alguns acreditam que a transição para jatos deveria ser somente por jatos…..

outros acreditam que é dispensavel em face dos simuladores e da gentileza FBW dos caças modernos….são dóceis quando precisa e ariscos quando se precisa, mas sempre tutorados pelo computador….então, varios países, inclusive Brasil, estão neste time que acreditam que a transição de jato treinador para jato Caça seja dispensavel….

O A-29 cobre um range bem grande de missões e tem dado conta.

Entusiasta Militar
Visitante
Entusiasta Militar

Sair do Super tucano e ir direto para o gripen é muita diferença de performasse e com certeza outros países pensam assim porque usam jatos intermediários para fazer essa transição

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

Não.

Já temos os ST

O ST é um CAS/COIN de excelencia, com vocação de treinador…..

O PAmpa é um treinador, com alguma vocação CAS/COIN….

Percebe a diferença?

E temos quase 8 dezenas deles…..

Os treinamentos especificos do F-39 serão virtuais pelas estações de simulador…e de quebra, ainda existirão alguns biplace….

Não existe espaço para o Pampa no Brasil.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Sem contar que:
Ninguem sabe ainda qual a qualidade do pós-venda argentino. Isso só o futuro dirá.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Sério ?

Ricardo
Visitante
Ricardo

Se não melhorarem muito o pós-vendas vai ter o mesmo destino comercial do Pucará.

nonato
Visitante
nonato

E existe ainda esse?
Acho lindo esses nomes dos aviões argentinos… Púcara… Pampa…

FERNANDO
Visitante
FERNANDO

É o avião ideal para a Guatemala, alias, para todos os países pequenos da América Central.

Vitor Hugo
Visitante

Parabens à FAA e ao governo argentino pela venda, conseguida atraves de muito esforço de ambos. Espero que muitas outras possam ser concretizadas.

Call Raddi
Visitante
Call Raddi

O Tucano, já experiente, não seria mais interessante, ou será que nossos amigos da América Latina não querem saber dos aviões brasileiros ?

Jefferson Ferreira
Visitante
Jefferson Ferreira

São bem diferentes um é turbo hélice outro é jato, fora outras diferenças que foram postadas acima!

Tiger 777
Visitante
Tiger 777

Mas o Supertucano foi provado em combate, lá na Colômbia, Afeganistão, etc. Fizeram um estrago tão grande nas FARC que elas foram pra mesa de negociação.

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

O problema é o preço.
O ST é muito bom, mas é caro pros padrões da América Latina. Com o preço de um ST, dá pra comprar 2 ou 3 Pampas.
Embora, obviamente, a qualidade do ST compense.

CESAR ANTONIO FERREIRA
Visitante
CESAR ANTONIO FERREIRA

Apostou-se tanto na Bolívia, mas quem comprou foi a Guatemala…
Parabéns para FAdeA

Fabio Mayer
Visitante
Fabio Mayer

A informação é de que a Bolívia não adquiriu, porque há um embargo de Israel, já que existem partes do avião, que são tecnologia israelense.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Ué? Israel está sancionando a Bolívia? Porquê?
Essa eu não sabia.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Moita, está no texto, mas a Bolívia apóia o Irã, entre outros países na lista negra Israelense…. daí nada de brinquedos para os Bolivianos.

JS666
Visitante
JS666

Se for pra compensar balança comercial é até aceitável pegar uns desses. Melhor do que repassar submarino sobre esse pretexto.

Entusiasta Militar
Visitante
Entusiasta Militar

Nao sou Piloto, mas na minha opinião, depois que a FAB aposentou o Xavante, não tivemos um outro avião que assumisse 100% suas funções porque o AT-29 apesar de ser muito avançado tecnologicamente não tem o mesmo desempenho.
Por isso, acredito que uma versão melhorada desse IA-63 Pampa III construída sob medida para a FAB preencheria a lacuna entre o turbo-hélice AT-29 e o jato AMX-A1 e pode fazer o treinamento avançado e ataque.

Carlito
Visitante
Carlito

Se algum dia a FAB realmente precisar de um jato de treinamento, há muitas opções melhores.

MMerlin
Visitante
MMerlin

Por U$ 14 milhões cada, dispensamos.
Acrescentando mais U$ 6 milhões e levamos para casa umas da opções: M-346, T-50A ou T-X.
Nesta escolha, ficaria com o T-X, que é desenvolvido pela SAAB (fornecedora do Gripen) e pela Boeing. Vejo possibilidade de ótimos frutos, inclusive incluindo a SAM em alguma parte da linha de produção e fornecimento de estruturas.
Poderia ser utilizado também como Low-Cost, em relação ao Gripen, pela FAB.

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Com certeza, o Saab-Boeing T/X seria uma boa opção para a FAB, caso eles fossem as compras atrás de um treinador…

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

A FAB utilizou, e utiliza, o A-29 como transição para o Mirage III, Mirage 2000 e , hoje, o F-5EM e o A-1. E nunca deu problemas. Servi 7 anos em Anápolis e vi isso. Pra ter certeza, é melhor perguntar para algum instrutor desses Esquadrões de primeira linha e saber se há ou houve problemas. O resto é achismo de leigo de Flight Simulator. Pros que perguntei, todos disseram que o A-29 cumpre a missão. Quando quero saber algo de navio ou submarino pergunto pra alguém da MB. Quando quero saber sobre obuseiros ou carros de combate pergunto pra… Read more »

LUIZ CARLOS / PARÁ DE MINAS
Visitante
LUIZ CARLOS / PARÁ DE MINAS

Os hermanos compraram 10 FA 50 golden Eagle. Vai os pampas, vem os Eagle . 6 por meia duzia.

LUIZ CARLOS / PARÁ DE MINAS
Visitante
LUIZ CARLOS / PARÁ DE MINAS

Fica também a pergunta :Os hermanos de FA 50 Golden Eagle, vão chamar ¨na seta ¨ os TYPHOONS da rainha ? hehe. …. porque a moral vai subir a cabeça, vão querer executar alguns ¨low pass¨ lá no polemico arquipélago .

Fabio Mayer
Visitante
Fabio Mayer

A informação que circulou ontem foi de que a Argentina adquiriu 10 FA-50 que substituirão TODA a frota de A-4 Skyhawks ainda em operação.

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

É um bom avião.

Kemen
Visitante
Kemen

Não entendi por que a Guatemala quer treinadores IA-63 se tem na sua força aérea 3 A-37 e 1 PC-7 ? Vai desativar os 4 T-35 de treinamento?
Bom, eles la devem saber!

Fabio Mayer
Visitante
Fabio Mayer

Os A-37 estão saindo de operação ou já estão inoperantes…

Kemen
Visitante
Kemen

Mas Fabio, a versão dos IA-63 é para treinamento e os A-37 ainda que muito limitados portam armas, por isso não entendi, abdicaram de ter aviões armados?

Fabio Mayer
Visitante
Fabio Mayer

Um país pobre, sem recursos, se vira como dá…

Wagner Figueiredo
Visitante
Wagner Figueiredo

Ouvi por aí que a Argentina comprou 10 Golden 50 da Coreia do sul!! Será verdade??

Ney Jorge
Visitante
Ney Jorge

Estou aguardando essa materia

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Ainda acho que uma participação conjunta entre Argentina e Brasil e África do Sul com empresas 100% nacionais nesse projeto argentino. Desenvolvendo uma variante mais potente e com maior capacidade bélica do Pampa III seria mais que viável. O mesmo poderia ser o “A-10” dos Bric,s. Deixando o Gripen (Quando o mesmo voar aqui no Brasil) para alvos de maior valor agregado. O Pampa Killer Tank tri nacional ficaria encarregado de limpar a área após ataques cirúrgicos dos Gripens, somados aos A-29 em missões LAS. O mesmo poderia dispor de sistemas de armas como MAR-01, MT-300 Ar/Solo, SMKB, FPG-82, Mokapha,… Read more »

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá Fox. Era o que eu sempre defendi… Daí apareceu a Boeing….

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Olá Camargoer .
Pois é, infelizmente!

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Fox. No caso do setor aeroespacial, acabou (e a FAB que conduzia a estratégia virou cliente menor). A única coisa que sobrou é o setor nuclear, mas corre um risco enorme (a prisão do Alm. Othon não é coincidência).

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Pois é caro Camargoer. Mas caso entre pessoas realmente comprometidas com a soberania nacional, tanto no governo como na administração das FAA,s. Ainda há inúmeras empresas aeronáuticas nacionais que não estão nos holofotes dos brigadeiros e que possuem excelentes qualidade. Empresas como Desaer, Novaer craft, Acrux tecnologias, Avibrás, Ximago, Aeromot, Aviônics Brasil, Flight tecnologias etc.. O Brasil é um país extremamente rico nessa área, o grande problema e que só buscam financiar as “figurinhas” marcadas do mercado, tornando inviável para as demais trabalharem. O mesmo vale para área naval, temos inúmeras fabricantes de Iates de reconhecidas qualidades e requinte mundo… Read more »

MMerlin
Visitante
MMerlin

Graças a Deus.
Associar nossas poucas empresas estabelecidas com empresas de países que estão enfrentando recessões bem maiores que a nossa é uma tremenda falha estratégia.
Se e a Embraer fizer a lição de casa, podem colher ótimos frutos tanto da venda quanto da parceria.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro, se Deus fosse brasileiro, teria “groundeado” o 737 antes da venda da finada.

MMerlin
Visitante
MMerlin

Olha Camargo, me solidarizo com as famílias das vítimas. Torço para isso não aconteça com nenhuma outra companhia também.
Mas querer comparar o potencial de uma associação com a Boeing (mesmo tendo uma proporção 80/20) não dá.
Com as empresas da África do Sul, faz mais sentido uma vez que esta área é bem desenvolvida por lá.
Mas com a Argentina só teríamos a perder.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Merlim. Eu também solidarizo com as famílias daqueles das vítimas dos acidentes. Eu mencionei “groundeamento” que poderia ter sido feito antes dos acidentes, já que o problema parecia conhecido dos pilotos e engenheiros. Eu não faria qualquer sarcasmo com as vítimas. A “finada” é obviamente a Embraer que foi vendida e mudou de nome. Não existe mais Embraer. Peço desculpas se deixei essa impressão e agradeço a você pelo alerta. Obrigado mesmo. Eu deveria ter escrito que “Deus “groundearia” o 737 antes dos acidentes e da venda da “Embraer”.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

E quem falou em associar nossa poucas (ou quase nenhuma mais) empresas a outros países. O que propomos aqui é cooperação no desenvolvimento de novo equipamento baseado em projeto próprio de certo país. Prática mais que provada e testada no mundo moderno. Absurdo é o que está acontecendo hoje em dia. Comprar projeto internacional, montar localmente por ex empresa nacional que foi adquirida pela proprietária do projeto e ainda acreditar que terá “transferência” de algum conhecimento nesse processo. Coisa de Brasil mesmo. O brasileiro é o único povo do mundo que tenta uma coisa, não consegue e continua investindo na… Read more »

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Ainda acho que uma versão tri nacional (Argentina, África do Sul, Brasil) de uma evolução do Pampa III com maior capacidade de carga bélica, maior autonomia etc, ainda seria bem válida.
Uma versão Tank Killer tri nacional , algo como um A-10 nos seria muito útil.
Deixando os Gripens para funções mais ” nobres” por assim dizer.
Após destruição da defesa inimiga o Pampa III-MK2 mais os A-29 fariam a varredura do que sobrou e missões LAS, EW etc.
Soma-se a isso versões navais dessa aeronave.
Sem falar na oportunidade de capacitar empresas nacionais nessa área, gerando uma alternativa a Embraer.

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

Uma versão bimotora, com naceles dorsais como o A-10 dariam algumas qualidades importantes para avões nesta categoria de treinadores dupla função.

Aumento absurdo de espaço interno para combustivel interno.

Aumento da carga externa liquida e exclusiva para armamentos. Os cabides ficam praticamente exclusivos para armas.

Aumento de alcance e tempo de persistencia.

É o que fizeram no projeto de atualização do T-33 para o Boeing Skyfox

https://www.youtube.com/watch?v=_LbSlHWwRGA

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Pois é caro Carvalho.
Soma-se a isso um re arranjo nos profundores para cobrir os motores externos, dando mais um obstáculo a danos ao mesmo, uma “banheira” de titânio (como no A-10) para maior possibilidade de sobrevida ao piloto, asas maores para melhorar o planeio, redução do “enflexamento” das asas etc..
Afinal de contas será um avião dedicado a ataques ao solo, não necessitando de super velocidade, mas se conseguirem mesmo com essas modificações todas uma velocidade superior ou igual a 900 km/h já estaria de ótimo tamanho !
Cordial Abraço.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Falta integrar o Python V, dará um ótimo plus.

L39NG homologado será excelente, muito superior.

Tutu
Visitante

O pampa III não opera nem
AIM-9

Roberto F. Santana
Visitante
Roberto F. Santana

Off topic.

Prezados.
Hoje estive no The Tank Museum, é magnífico.
Para minha surpresa, há um Stuart doado ao museu pelo Exército Brasileiro e entregue pela Força Aérea Brasileira.
Aqui, algumas fotos:

https://www.flickr.com/photos/robertofsantana/

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Bacana!

MadMax666
Visitante
MadMax666

Po quem que vai negativar isso? So se for inveja! Mto legal

colombelli
Visitante
colombelli

este stuart foi preparado no parque da 3 região e foi o hoje cap da reserva Paiva e equipe que trabalharam nele.

Roberto F. Santana
Visitante
Roberto F. Santana

Eles fizeram um trabalho muito bom, sem dúvida

Welt
Visitante
Welt

Faça um compêndio depois por favor.
Acompanho os videos deles no YT e tenho muita curiosidade e vontade de conhecer.
No YT tem vídeo desse Stuart.

ABS

Roberto F. Santana
Visitante
Roberto F. Santana

No futuro, talvez, farei uma edição com os nomes dos tanques.
O lugar é bem escondido no sul da Inglaterra, em uma unidade do exército britânico. Nas estradas existem placas de trânsito com desenhos de tanques alertando para o cruzamento desses veículos. Você pode dar de cara com um Challenger numa curva!
Fiquei impressionado com os tanques ingleses da Primeira Guerra Mundial e os tanques alemães da Segunda Guerra – Tiger Collection – é um espetáculo à parte.
Vale a visita.

José Luiz
Visitante
José Luiz

Antes que venham os críticos de tudo, esclareço que é apenas a minha opinião: Penso que o Pampa tem tantas dificuldades porque ficou em uma espécie de limbo. Explico ele foi concebido para ser um jato de treinamento de baixo custo operacional, assim foi concebido para ser leve, com uma turbina econômica. No entanto quando surgiu chegaram no mercado mundial aeronaves como o Super Tucano e outros turbo hélices menores, mas também mais “bombados” que os anteriores como T 27 Tucano. Aeronaves estas de menor custo de aquisição e de operação e que faziam muito bem o papel de aeronaves… Read more »

CESAR ANTONIO FERREIRA
Visitante
CESAR ANTONIO FERREIRA

Estão a anunciar por aí que a Argentina adquiriu, via financiamento sul-coreano, 10 caças FA-50 “Golden Eagle”. Apenas 10 caças e um financiamento longo…
Mesmo que se confirme, um sinal preocupante, dado o numero escasso da encomenda.

Douglas Rodrigues
Visitante
Douglas Rodrigues

Para a situação que a Força Aérea Argentina está, qualquer compra que eles possam fazer, é excelente. Aos poucos eles devem se reerguer.

CESAR ANTONIO FERREIRA
Visitante
CESAR ANTONIO FERREIRA

10 é pouco, muito pouco para as necessidades da FAA…
Não é possível que a Argentina não seja capaz de adquirir mais de 10 FA-50…
Todavia, primeiro devemos esperar a confirmação, podemos estar a comentar sobre o nada.

Fabio Mayer
Visitante
Fabio Mayer

A FAA tem deficiências em todas as áreas: combate, transporte, helis, vigilância, etc… 10 FA-50 seriam apenas um paliativo, uma forma de começar a corrigir os problemas.

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Tipo o Fiat 147 dos céus.

Gil
Visitante
Gil

Só vou acreditar quando ver os 2 aviões na Quatemala, noticias falsas desse genero envolvendo o Pampa já saiu aos montes, de todas formas o Pampa já saiu defasado tecnologicamente em 2 décadas no seu momento e isso era pelos idos dos 90, um avião que nem radar tinha e que por muito que agora leve um (a saber…), segue sendo muito ruim e feito de maneira artesanal. A noticia esta bem, pelo Macri, que mesmo sendo um presidente mediocre é imensamente superior a ladrona da Kretina. (como todo cachorr@ marxista que só sabe repartir miseria)

Tio Velho Comuna
Visitante
Tio Velho Comuna

Como dizia o saudoso Barão de Itareré: Quando pobre come frango é por que um dos dois está doente…

Bryan
Visitante
Bryan

É uma discussão antiga se esse tipo de aeronave importa ou não a FAB. Alguns dizem que sim e outros que não, mas essa discussão em especial não importa aqui. Apesar disso, sempre vi que seria uma parceria muito importante entre a FAdeA e a Embraer para, talvez, numa geração mais avançada e oferecê-la ao mercado internacional. Embora alguns dizem que não há mercado, tenho acompanhado na imprensa uma procura bastante acentuada nesse tipo de modelo, seja para treinamento, seja para desempenhar funções de ataque.

Denis
Visitante
Denis

Está aí um mercado que o Brasil nunca soube explorar. Esses países da AL que não precisam de tanto poderio béiico. Bastaria vender os produtos que já foram desenvolvidos por aqui, mas que não custam tanto.

Fabio Mayer
Visitante
Fabio Mayer

Ah! O Brasil soube (e sabe) explorar sim!

Os tucanos voam no Paraguai, Argentina, Venezuela, Honduras, Peru e Colombia;

O super tucano está no Equador, Colombia, Chile e Rep.Dominicana;

O urutu opera na Bolivia, Chile, Equador, Paraguai e Venezuela;

O cascavel na Bolivia,m Equador, Colombia, Paraguai, Uruguai e Chile.

São somente alguns exemplos. É fato que a industria bélica nacional diminuiu, por vários fatores, pars o Brasil explora estes mercados.

Bryan
Visitante
Bryan

As suas ponderações são relevantes, sem dúvida. O AT-29 é uma bela aeronave, inclusive eu critiquei bastante a sua existência na FAB. Sim, estava errado. Por outro lado, creio que o Pampa Argentino é um equipamento interessante que, talvez, poderíamos pensar numa parceria. Muitos países com Forças Aéreas de respeito investiram, e investem, pesado. A exemplo disso é a Coréia do Sul. Recentemente veio à tona a notícia de que os EUA estão projetando uma aeronave nesse porte. Veja que muitos países já não se manifestaram interessados pelo AT-29, mesmo utilizando o antecessor AT-27. É claro que o AT-29 na… Read more »

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Não existe AT-29. É A-29 (A, mono, ou B, biplace).

Bryan
Visitante
Bryan

A Embraer os denomina assim, pelo menos era assim que eles chamavam no site deles. Rssss! Valeu!

Alexandre Esteves
Visitante
Alexandre Esteves

O Pampa III poderia então ser uma alternativa ao T-27 Tucano na AFA? Não precisa carregar armamento, é leve, e na ausência de uma aeronave a jato como transição ao F-39, os jovens aviadores teriam uma prévia experiência em voar jato.
Mas o emprego de armazenamento far-se-ia com os A-29 em Natal.