TAI TF-X

O mockup do primeiro jato nacional de combate da Turquia – o TF-X, desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI) – estreou no Paris Air Show, o maior evento do setor aeroespacial do mundo.

Com o TF-X, a Turquia pretende atender às necessidades operacionais das Forças Armadas Turcas (TFA) no médio prazo.

O diretor geral da TAI, Temel Kotil, disse à Agência Anadolu que esta foi a primeira vez que a aeronave nacional de combate de quinta geração foi mostrada.

“Será o melhor avião de caça da Europa”, disse ele, acrescentando que o TF-X teria características semelhantes aos caças F-35 produzidos pela Lockheed Martin, com sede nos EUA, e o epicentro de uma disputa entre os dois países, Turquia e os EUA, nos últimos meses.

As tensões entre os EUA e a Turquia provocaram a compra do sistema de defesa antimísseis russo S-400 por Ancara.

Washington alega que a compra colocará em risco o papel da Turquia no programa de caça a jato F-35 e ameaçou com sanções.

A Turquia disse que não há conflito entre a S-400 e a F-35 e pediu um grupo de trabalho para esclarecer a questão.

Kotil acrescentou que o voo inaugural do TF-X foi planejado para ser realizado em 2025.

Sistemas e equipamentos subcontratados do TAI TF-X
Sistemas e equipamentos subcontratados do TAI TF-X em uma apresentação na feira
Características do TF-X

FOTOS: anews.com.tr

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Willber Rodrigues

Como eu disse na matéria anterior:

Mock-up por mock-up, pelo menos o dos turcos é muito mais crível do que aquela bizarrice iraniana do Qaher.
Aliás, esse parece um cruzamento de F-22 com Super Hornet.

Willber Rodrigues

Aliás, entre o Tempest britânico e esse TF-X turco, qual você considera mais promissor?

Stanaka

Galante, você acha que a Turquia vai ter capital suficiente para desenvolver esse projeto? Há algum parceiro internacional que esteja ajudando a financiá-lo?

nonato

Capital para quê?
Vão comprar alguma coisa de fora?
Ou têm conhecimento ou não têm.
A partir do conhecimento existente, o que é necessário para desenvolver um caça?

Stanaka

A partir do conhecimento existente o que é necessário para desenvolver um caça? Dinheiro, muito dinheiro! Veja o custo do programa JSF, veja o Japão com dificuldades para financiar o seu programa de caça de quinta geração.

Gabriel BR

O problema do Japão não foi dinheiro, mas sim lobby americano.

Adriano RA

Sinto por discordar, mas creio que a Turquia não tem tecnologia e nem dinheiro para isso. Se está difícil para o Japão, imagine para a Turquia.

fgp sistemas de segurança

Um dos objetivos de apresentar um conceito de projeto numa exposição como esta é conseguir parceiros para o desenvolvimento.

Thiago Telles

Leu minha mente. Japão nao engata, imagine Turquia. Nao desmerecendo mas é difícil acreditar q saia algo em escala e com tecnologia pau a pau com qq outro caça europeu.

Kennedy

Pra isso vc tem que comparar o percentual da dívida pública/PIB do Japão com a da Turquia!

Kennedy

Vejam só esse site! Dinheiro não vai ser problema pra Turquia caso eles não precisem comprar nada de fora!
https://pt.tradingeconomics.com/turkey/government-debt-to-gdp

JPC3

Know-How de fazer “”5%”” do F-35?

Quando isso ficar pronto o F-35 será um caça de 20 anos atrás ou 30.

nonato

Exato. isso significa que qualquer empresa que participou na fabricação do avião estaria apta a desenvolver um caça stealth?

Rprosa

Será que “quando isso ficar pronto” todos os problemas do F-35 terão sido solucionados ou ainda estara-se-á dando a desculpa de que por se tratar de um caça avançado tecnologicamemente problemas são normais

JPC3

Não sei, amigo. Não entendi muito o que tem a ver os problemas do F-35.

O que eu quis dizer é que a participação da Turquia é muito pequena para eles terem condições de fazer o próprio caça com o Know-How obtido.

JPC3

“”“quando isso ficar pronto”””

Talvez a minha expressão tenha parecido um pouco depreciativa, mas não foi essa a intenção. Não estava tentando dizer que o caça será ruim.

LBacelar

Eu já acho mais crível até que o SU-57 kkk

Munhoz

Isto é apenas uma mensagem para os EUA!

Na verdade a intenção caso o F 35 seja realmente bloqueado seria uma parceria com a Rússia no Su 57.

Gustavo

parece o Northrop YF-23

Carlos Campos

Pra mim é u meio termo do YF23 e YF22, ficou bem bonito, o YF23 é tão estranho que chega a ser bonito.

Gustavo

Significado de Parece Parecer Parece 3ª pess. sing. pres. ind. de 2ª pess. sing. imp. de parecer 1 – Maneira de pensar ou de ver. 2 – Opinião baseada em argumentos. 3 – A fisionomia e disposição do corpo; presença; aspecto. 4 – ao parecer: segundo as aparências, aparentemente. 5 – parecer bem: ser agradável à vista; ser conveniente ou decente. 6 – parecer mal: ser desagradável à vista; não ser conveniente ou não ser decente. 7 – tomar parecer: receber ou pedir conselho. 8 – Dar mostras ou sinais; assemelhar-se. 9 – Afigurar-se. 10 – Levar a crer. 11… Read more »

Victor Filipe

Legal, mas pra mim a unica semelhança entre esse Mock-up e o YF-23 é que ambos tem asas.

Tonolucro

Falou besteira, tentou consertar a besteira, falou mais besteira ainda….
Humildade sub zero…

Carlos Campos

EUA – F117, F22, F35… Rus -su57 …… CHN -J20-J31…………CS-IND- KFX ….JAP- ATD-X, PELO que sei são esses os caças de quinta geração prontos ou em projetos sérios pelo mundo, pelo visto esse negócio de que STEALTH não vale nada é torcida de russófilo-sinofilo. até russia e china investe nessas tecnologias.

Rui Chapéu

Se Erdogan continuar namorando os russos, esse avião não decola nunca.

EUA não vai liberar motor, aviônicos, chips, e outras coisas pra esse ai caso ele continue querendo os S-400.

E duvido a Rússia ou a China entrarem de sócia nesse projeto.

Carlos Mendes

Caro Rui, sou sempre pro ocidente mas nesse caso especifico, motor pode ser um Snecma(Safran) ou Volvo, avionica Israelence, chip Chinês, Armas Europeias… Pode eu disse pode, ser viavel.

fewoz

Até onde sei, os motores Volvo são feitos sob licença da GE, portanto, também são sujeitos a embargos. Deixo que os mais entendidos confirmem…

fewoz

Neste caso específico, ser um produto europeu não fará diferença, pois estarão sujeitos do mesmo modo que produtos americanos (A Europa não tem muito a ganhar ao se aproximar de um aliado duvidoso como a Turquia, ajudar um concorrente e prejudicar sua relação duradoura com os EUA).

ROGÉRIO LOUREIRO

Bonito. pássaro bonito.

Maurício.

Posso estar falando bobagem, mas achei estranha as asas desse caça, parecem um pouco “recuadas” (não sei o termo técnico) demais.
Acho que no máximo chegará em um protótipo, acho que a Turquia ainda não tem capacidade para fazer um 5° geração sozinha.

Junior

Ela não esta fazendo sozinha, ela esta fazendo em parceria com a BAE Systems

Maurício.

Júnior, nesse caso, com a ajuda da BAE esse projeto tem mais futuro, mas acho que não vai ir pra frente do mesmo jeito, no máximo um protótipo, mas claro, posso estar enganado.

Ricardo

Você está correto. As asas estão demais para trás. O ideal é que as asas ofereçam um “ponto de equilíbrio” para a massa total (metade para a frente, metade para trás), quando sustentando em vôo. Nesse caso a porção anterior vai ter maior massa, e vai puxar a frente para baixo, exigindo maior compensação das superfícies de controle de arfagem, aumentando arrasto, limitando resposta e diminuindo o desempenho. Para 5gen já começou atravessado. Vai ser como segurar uma vassoura horizontalmente pela extremidade do cabo 😀

Maurício.

Ricardo, repare que ele tem os estabilizadores horizontais mais afastados também, tipo o F-15 e F-22, só que esses aviões tem um formato de asa maior e o espaço na frente das entradas de ar não é tão grande.
Já no TF-X as asas parecem ser pequenas, e o espaço na frente da entrada de ar é grande, um LERX grande ou um canard tipo o do J-20 talvez não deixariam o caça tão desbalanceado como nas ilustrações, mas talvez seja só impressão nossa mesmo.

Maurício.

Cometi um erro, o espaço que eu acho grande é o espaço da raiz da asa do caça até a entrada de ar e não o espaço na frente da entrada de ar como eu disse antes rsrsrs.

Ricardo Bigliazzi

Recomendo pesquisar o conceito de “instabilidade controlada”. Os americanos dominam esse conceito a pelo menos 50 anos. A forma e a distribuição de pesos de uma aeronave ganharam uma infinidade de possibilidades depois que esse conhecimento/técnologia começou a ser estudado e empregado na construção de aeronaves (deve haver uma série de matérias sobre isso relativas ao F-16).

Ramon Grigio

Maurício, veja com carinho algumas fotos (em vários ângulos) do Su-27. Veja onde está o piloto e onde estão as asas. Vai achar interessante.

Maurício.

Ramon, repare que as asas do Su-27 estão perto dos estalibizadores horizontais, as asas desse TF-X poderiam ser maiores quase se “juntando” com os estabilizadores tipo o F-22, no Su-27 as asas são afastadas mas tem o LERX, que é aquela extensão da asa que vai até a frente do canopy do caça.comment image

Victor Filipe

está visível que a LM deixou a Turquia usar a imagem do F-22… porem de Mock-up para protótipo é um verdadeiro mundo de diferença Mock-up qualquer pais faz. Se os 3 grandes (EUA, Russia e China) tem trabalho para lidar com tecnologia de quinta geração e países tecnologicamente bem mais avançados que a turquia e que já sofrem com problemas de Falta de recursos/expertise. (Japão e Coreia do Sul por exemplo) não conseguem mesmo com auxilio, eu não vejo como a turquia conseguir por ela mesma ou mesmo com ajuda produzir e entregar em status operacional uma aeronave de quinta… Read more »

DOUGLAS TARGINO

Se ele for desse tamanho, tem que ser pilotado por anão.

LEONARDO CORREIA BASTOS

Nunca fez nem de 4ª geração…!! Difícil sair antes do final da próxima década…

JPC3

Se EUA e Rússia tem dificuldade imaginem a Turquia. Caça stealth, pesado, bimotor….

Nem a França, com toda a tecnologia, experiência e tradição dela, garante poder fazer isso sozinha.

Maurício.

Mas no caso francês eu acho que o único empecilho é o financeiro, capacidade técnica os franceses tem, diferente dos turcos.

JPC3

Sim, para os turcos será mais difícil ainda.

Robsonmkt

Atrás dele, se vê o KC-390.

Jorge Augusto

Da pra ver daqui da minha casa com essa cauda em T do tamanho de um arranha céu.

Clésio Luiz

A recusa americana em fornecer o F-35 só irá fortalecer esse programa dentro do governo turco. Por outro lado, os americanos podem ter usado a aquisição dos mísseis russos como desculpa, para cortar o fornecimento de tecnologia para os turcos usarem nessa aeronave. Especulação minha.

Estranho o tamanho da aeronave, mais comprido que o F-22, mas com motores de caça (5G) de porte médio, com “apenas” 12T de empuxo cada, contra os 15,5 do F-22 e 14,5 dos motores temporários do Su-57.

Marcelo

sao os motores que estao disponiveis para os turcos. Eles estavam querendo usar os F-414 antes do problema com o S-400, agora devem ir com alguma versao do EJ200.

Clésio Luiz

Tem uma empresa turca que está preparando um motor para essa aeronave. Resta saber se será financiado.

Ricardo

Infinitamente mais realista que a versão iraniana. Agora é sair do isopor, madeira e plástico e virar realidade.

Kemen

Não acredito que o desenvolvimento chegue ao fim. Estar pronto em 2025 é mais incrivel ainda, produzir partes da carcaça do F-35 não garante conhecimento para desenvolver um projeto próprio, além dos componentes e turbinas que provavelmente teriam que ser norte americanos. Não duvido que o mockup seja muito bonito por fora, mas para ser um caça tem que ter outras coisinhas…

Ricardo Bigliazzi

Os Iranianos devem estar morrendo de raiva. Esse mock-up é umas 40 vezes mais bonito do que as traquitanas iranianas. Gostei muito desse mock-up, teoricamente é capaz de aceitar todos os teóricos sistemas jamais produzidos, nem falo dos misseis que serão projetados bem como dos segredos que não podem ser divulgados e ainda serão desenvolvidos. Achei fantástico, nem ia falar da motorização desse monstro, o motor que ainda será projetado é pelo menos 70% mais eficiente do que os motores hoje produzidos pelos americanos. A Turquia dá uma lição de como assombrar o mundo com a demonstração desse mock-up que… Read more »

Coutinho

Não entendí o porquê dos deslikes, já que o amigo Ricardo está apenas sendo irônico. Ou será que foi por isso?

Ricardo Bigliazzi

Coutinho, relaxa, por isso que costumo legendar os comentários. A bem da verdade não menosprezo a inteligencia do BLOG, os deslikes são apenas os apupos da “torcida adversária”. Fico muito, muito mesmo, por que não dizer extremamente preocupado com isso, mas a preocupação passa em alguns segundos. Valeu pela força!! Como diz o velho ditado: “A caravana passa e os cães ladram” Legendando: “Um sábio ditado árabe diz que apesar de os cães ladrarem, a caravana segue o seu caminho, ou seja, nada irá impedir que a caravana siga o seu rumo. A expressão significa que se devem ignorar as… Read more »

Coutinho

Ok 🙂

Nilton L Junior

Bom espero que os Turcos não tenha os mesmos problemas daquele famoso caça ultima geração americana.

Antoniokings

Sai pra lá, “urubu’.
Jogando praga????
kkkkk

Mas que o bichão ficou bonito, isso ficou.

Nilton L Junior

Kings não é praga é um projeto ainda em desenvolvimento kkkkk

Ricardo Bigliazzi

Relaxa, segundos os críticos especializados é o melhor mock-up produzido no Mundo.

Gabriel BR

Capacidade eu sei que a BAE e os turcos têm , o problema é o orçamento!

TJLopes

É verdade esse bilete.

Antunes 1980

Prefiro este !

comment image

Carlos Campos

esse mete medo nos EUA e Israel kkkkkkkkkk

Ricardo Bigliazzi

Isso sim é avião!!!

FERNANDO

Meus Deus, a Túrquia construindo todo tipo de tecnologia e o Brasil……………
Este país, sinceridade, não vai para frente.
Somos uma terra de degregados que aqui chegaram em 1530.

Jhon

Não deve ser do tamanho real, porque está pequeno d+, falta espaço para componentes eletrônicos e combustível. Se o projeto for adiante vai sofrer mudanças drásticas, deve passar por túnel de vento .

J-20

21 metros de comprimento. Vai ser maior que o J-29

J-20

J-20*

Mauro Gardusi

Já eu, achei feio que dói. Essa cinturinha afinada… Tudo bem que a regra de área ainda vale, mas os fabricantes já não fazem esses aviões com cintura de vesta desde… sei lá, desde o F-5.

Miguel Correia

E lá atrás, nas fotos, o glorioso e fodás%&$ KC-390

Chengdu

Fica a impressão de que a Turquia entrou no projeto do F35 só para aprender como fazer um caça de sexta geração, e usou a aquisição do S400, como desculpa para sair.

Ricardo Bigliazzi

Sexta geração?????

Carlos Alberto Soares

A situação econômica da Turquia é crítica, pesquisem…..

Gabriel BR

Erdogan faliu a Turquia

J-20

Supercruise sendo que a velocidade máxima é mach1.8. De quanto será esse dito supercruise? Alguém chuta?

Ricardo Bigliazzi

Pelo que sei a condição “supercruise” é atingida quando um avião consegue sustentar velocidades acima das do som sem a necessidade de pós-combustores. Dessa forma, MACH 1.0 sem pós já é um respeitável “supercruise”. “1.8 Mach” é muito bom!

Mais um ponto teórico que esse avião arrasa… “tremei o resto”.

Obs.: Não resisti, no paragrafo acima acabei sendo irônico, só nesse paragrafo.

J-20

Sim, Ricardo. Mas esse será um supercruise bem capenga comparado ao que pretende ser atingido por outros caças da 5ª geração. Mach 1.8 não é ruim. Pelo contrário, é uma velocidade boa, uma margem que caças icônicos como o F-18 e o Rafale atingem, mas é pouco para missões de interceptação. Não sei o que os turcos estão planejando, então é melhor esperar.

Ricardo Bigliazzi

J-20, ser “supercruise” já seria um avanço, colocaria o mock-up num patamar superior. Muitos aviões considerados de “primeira linha” em varias forças aéreas de respeito são incapazes de entregar esse desempenho hoje em dia, e são aviões que voarão ainda por muito tempo. Lembrando sempre que um supercruise sempre dependerá de um motor descente e isso é um negocio que poucos sabem fazer.

Esse mock-up promete ser um dos melhores projetados até hoje…

Anildo Silva

O caminho para o Inferno e’ pavimentado com boas intencoes.

Vai faltar know-how e dinheiro se a Turquia nao encontrar algum parceiro de peso.

Gabriel BR

A BAE systems é parceira no Projeto

Ricardo Bigliazzi

Gabriel, os Turcos são no mínimo inocentes em ter a Britanica BAE System nesse programa.

As relações Inglaterra X EUA são seculares e invejáveis. Essa parceria é a mesma coisa de dormir todo dia com um estranho, psicopata, que já matou mais de 300 pessoas. É uma relação nada confiável.

Gabriel BR

Não acho isso não! Os ingleses serão importante fornecedor na cadeia logística da FAB no que tange o Gripen E , se nós que não estamos na OTAN confiamos nos ingleses qual seria a razão de um membro da OTAN ter desconfiança em relação a eles?

Diogo de Araujo

Os EUA e mais uma penca de países (joint strike fighter) não conseguiram até agora com quase 1 trilhão gasto, mas a Turquia consegue sim abiguinho! É fácil sair do mock up para o real, um pulo (para o precipício), já tem até o WAD né?

MSB

Sem desmerecer a capacidade dos TURCOS, se os EUROPEU SCAF (Système de Combat Aérien du Futur) ou FCAS (Future Combat Air System) – sistema de combate aéreo do futuro tem uma estimativa conservadora para entrar em operação em 2040, este TF-X já quer voar em 2025, estão muito otimista eim ?!?!?!

Jagderband#44

“Caça TF-X da Turquia estreia no Paris Air Show”.
Então… voou?
=D

Ricardo Bigliazzi

Nas telas 4K do stand pode-se observar uma série de manobras e resumos táticos de uso do mock-up, tudo na mais sofisticada computação gráfica. O pessoal ficou espantado.

Defensor da liberdade

Acho engraçado a forma com que alguns desdenham da pretensão turca de desenvolver seu próprio caça stealth, ora é típico da mentalidade brasileira de rir da cara dos que pensam fora da caixa, não fazem nada de útil durante metade das suas vidas achando que Deus manda chuva dos céus, depois se lamentam da forma miserável como vivem. Pelo menos os turcos ainda estão usando os cérebros dentro das faculdades e das empresas para fazer algo útil, e o Brasil está fazendo o quê? Ah já sei, discutindo se a terra é quadrada ou redonda, e fabricando foguetinhos de festa… Read more »

Coutinho
carvalho2008

ao menos no mockup a visão traseira parece ser ruim….ela é baixa e impedida pela fuselagem…..

Ricardo Bigliazzi

Carvalho, em principio não é um avião para “Dog Fight”. A bem da verdade o mock-up foi projetado para evitar o contato visual e eletrônico com o inimigo.

Roberto

Alguém saberia informar de que material é feito um mockup desses?

Antunes 1980

Cola, papel alumínio e nas asas, papel sulfite.

André

Não tem jeito né…

Por mais que os sonhadores adorem falar mal do f35 ele ainda é a referência. O coitado do su57 segue sendo completamente ignorado na Turquia.

De acordo com o diretor geral da TAI, e não com o Zé Mané do André do fórum brasileiro, um avião com algumas características do f35 já é melhor que todos da Europa. Eu imagino se o f35 fosse bom…

Gabriel BR

É ignorado em função da Turquia ser parte da OTAN e os turcos terão complicações caso adquiram a aeronave, MAS nada impede os turcos de fazer uma prospecção de clientes/parceiros em sua vizinhança e ao redor do mundo e diluir os custos do projeto em uma joint adventure. Os árabes estão com muitos petrodólares e poderiam se interessar…

André

Mesmo fazendo parte da Otan e correndo sério risco de ser excluída do projeto do f35, a Turquia não ignorou o s400 como tem ignorado o su57.

Luis

ficou razoável esse f22, mas pelo menos a maquete dos turcos tem rodinhas ao contrário do fcas.

Augusto L

A Turquia pode tentar mais sem parceiros no desenvolvimento esse avião não sai do Mock-up.
Os EUA não vao ajudar, as empresas europeias até podem mas provavelmente sofreriam retaliação de Washington, muito se falou da BAE, mas ele é contractor do DoD americano, o governo americano chega e fala “e ai é nos ou eles” a mesma põe os rabinos entre as pernas.

Jean Jardino

E turco sabe fazer aviao desde qdo??? risssssssss, isso ai nao vai sair do chao nunca.