Home Aviação de Ataque Caça TF-X da Turquia estreia no Paris Air Show

Caça TF-X da Turquia estreia no Paris Air Show

7412
100

O mockup do primeiro jato nacional de combate da Turquia – o TF-X, desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI) – estreou no Paris Air Show, o maior evento do setor aeroespacial do mundo.

Com o TF-X, a Turquia pretende atender às necessidades operacionais das Forças Armadas Turcas (TFA) no médio prazo.

O diretor geral da TAI, Temel Kotil, disse à Agência Anadolu que esta foi a primeira vez que a aeronave nacional de combate de quinta geração foi mostrada.

“Será o melhor avião de caça da Europa”, disse ele, acrescentando que o TF-X teria características semelhantes aos caças F-35 produzidos pela Lockheed Martin, com sede nos EUA, e o epicentro de uma disputa entre os dois países, Turquia e os EUA, nos últimos meses.

As tensões entre os EUA e a Turquia provocaram a compra do sistema de defesa antimísseis russo S-400 por Ancara.

Washington alega que a compra colocará em risco o papel da Turquia no programa de caça a jato F-35 e ameaçou com sanções.

A Turquia disse que não há conflito entre a S-400 e a F-35 e pediu um grupo de trabalho para esclarecer a questão.

Kotil acrescentou que o voo inaugural do TF-X foi planejado para ser realizado em 2025.

Sistemas e equipamentos subcontratados do TAI TF-X
Sistemas e equipamentos subcontratados do TAI TF-X em uma apresentação na feira
Características do TF-X

FOTOS: anews.com.tr

Subscribe
Notify of
guest
100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
11 meses atrás

Como eu disse na matéria anterior:

Mock-up por mock-up, pelo menos o dos turcos é muito mais crível do que aquela bizarrice iraniana do Qaher.
Aliás, esse parece um cruzamento de F-22 com Super Hornet.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Alexandre Galante
11 meses atrás

Aliás, entre o Tempest britânico e esse TF-X turco, qual você considera mais promissor?

Stanaka
Stanaka
Reply to  Alexandre Galante
11 meses atrás

Galante, você acha que a Turquia vai ter capital suficiente para desenvolver esse projeto? Há algum parceiro internacional que esteja ajudando a financiá-lo?

nonato
nonato
Reply to  Stanaka
11 meses atrás

Capital para quê?
Vão comprar alguma coisa de fora?
Ou têm conhecimento ou não têm.
A partir do conhecimento existente, o que é necessário para desenvolver um caça?

Stanaka
Stanaka
Reply to  nonato
11 meses atrás

A partir do conhecimento existente o que é necessário para desenvolver um caça? Dinheiro, muito dinheiro! Veja o custo do programa JSF, veja o Japão com dificuldades para financiar o seu programa de caça de quinta geração.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Stanaka
11 meses atrás

O problema do Japão não foi dinheiro, mas sim lobby americano.

Adriano RA
Adriano RA
Reply to  Alexandre Galante
11 meses atrás

Sinto por discordar, mas creio que a Turquia não tem tecnologia e nem dinheiro para isso. Se está difícil para o Japão, imagine para a Turquia.

fgp sistemas de segurança
Reply to  Adriano RA
11 meses atrás

Um dos objetivos de apresentar um conceito de projeto numa exposição como esta é conseguir parceiros para o desenvolvimento.

Thiago Telles
Thiago Telles
Reply to  Adriano RA
11 meses atrás

Leu minha mente. Japão nao engata, imagine Turquia. Nao desmerecendo mas é difícil acreditar q saia algo em escala e com tecnologia pau a pau com qq outro caça europeu.

Kennedy
Kennedy
Reply to  Thiago Telles
11 meses atrás

Pra isso vc tem que comparar o percentual da dívida pública/PIB do Japão com a da Turquia!

Kennedy
Kennedy
Reply to  Kennedy
11 meses atrás

Vejam só esse site! Dinheiro não vai ser problema pra Turquia caso eles não precisem comprar nada de fora!
https://pt.tradingeconomics.com/turkey/government-debt-to-gdp

JPC3
JPC3
Reply to  Alexandre Galante
11 meses atrás

Know-How de fazer “”5%”” do F-35?

Quando isso ficar pronto o F-35 será um caça de 20 anos atrás ou 30.

nonato
nonato
Reply to  JPC3
11 meses atrás

Exato. isso significa que qualquer empresa que participou na fabricação do avião estaria apta a desenvolver um caça stealth?

Rprosa
Rprosa
Reply to  JPC3
11 meses atrás

Será que “quando isso ficar pronto” todos os problemas do F-35 terão sido solucionados ou ainda estara-se-á dando a desculpa de que por se tratar de um caça avançado tecnologicamemente problemas são normais

JPC3
JPC3
Reply to  Rprosa
11 meses atrás

Não sei, amigo. Não entendi muito o que tem a ver os problemas do F-35.

O que eu quis dizer é que a participação da Turquia é muito pequena para eles terem condições de fazer o próprio caça com o Know-How obtido.

JPC3
JPC3
Reply to  Rprosa
11 meses atrás

“”“quando isso ficar pronto”””

Talvez a minha expressão tenha parecido um pouco depreciativa, mas não foi essa a intenção. Não estava tentando dizer que o caça será ruim.

LBacelar
LBacelar
Reply to  Willber Rodrigues
11 meses atrás

Eu já acho mais crível até que o SU-57 kkk

Munhoz
Munhoz
Reply to  Willber Rodrigues
11 meses atrás

Isto é apenas uma mensagem para os EUA!

Na verdade a intenção caso o F 35 seja realmente bloqueado seria uma parceria com a Rússia no Su 57.

Gustavo
Gustavo
11 meses atrás

parece o Northrop YF-23

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gustavo
11 meses atrás

Pra mim é u meio termo do YF23 e YF22, ficou bem bonito, o YF23 é tão estranho que chega a ser bonito.

Gustavo
Gustavo
Reply to  Gustavo
11 meses atrás

Significado de Parece
Parecer
Parece
3ª pess. sing. pres. ind. de 2ª pess. sing. imp. de parecer

1 – Maneira de pensar ou de ver.
2 – Opinião baseada em argumentos.
3 – A fisionomia e disposição do corpo; presença; aspecto.
4 – ao parecer: segundo as aparências, aparentemente.
5 – parecer bem: ser agradável à vista; ser conveniente ou decente.
6 – parecer mal: ser desagradável à vista; não ser conveniente ou não ser decente.
7 – tomar parecer: receber ou pedir conselho.
8 – Dar mostras ou sinais; assemelhar-se.
9 – Afigurar-se.
10 – Levar a crer.
11 – Assemelhar-se, ser conforme.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Gustavo
11 meses atrás

Legal, mas pra mim a unica semelhança entre esse Mock-up e o YF-23 é que ambos tem asas.

Tonolucro
Tonolucro
Reply to  Gustavo
11 meses atrás

Falou besteira, tentou consertar a besteira, falou mais besteira ainda….
Humildade sub zero…

Carlos Campos
Carlos Campos
11 meses atrás

EUA – F117, F22, F35… Rus -su57 …… CHN -J20-J31…………CS-IND- KFX ….JAP- ATD-X, PELO que sei são esses os caças de quinta geração prontos ou em projetos sérios pelo mundo, pelo visto esse negócio de que STEALTH não vale nada é torcida de russófilo-sinofilo. até russia e china investe nessas tecnologias.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
11 meses atrás

Se Erdogan continuar namorando os russos, esse avião não decola nunca.

EUA não vai liberar motor, aviônicos, chips, e outras coisas pra esse ai caso ele continue querendo os S-400.

E duvido a Rússia ou a China entrarem de sócia nesse projeto.

Carlos Mendes
Carlos Mendes
Reply to  Rui Chapéu
11 meses atrás

Caro Rui, sou sempre pro ocidente mas nesse caso especifico, motor pode ser um Snecma(Safran) ou Volvo, avionica Israelence, chip Chinês, Armas Europeias… Pode eu disse pode, ser viavel.

fewoz
fewoz
Reply to  Carlos Mendes
11 meses atrás

Até onde sei, os motores Volvo são feitos sob licença da GE, portanto, também são sujeitos a embargos. Deixo que os mais entendidos confirmem…

fewoz
fewoz
Reply to  Carlos Mendes
11 meses atrás

Neste caso específico, ser um produto europeu não fará diferença, pois estarão sujeitos do mesmo modo que produtos americanos (A Europa não tem muito a ganhar ao se aproximar de um aliado duvidoso como a Turquia, ajudar um concorrente e prejudicar sua relação duradoura com os EUA).

ROGÉRIO LOUREIRO
ROGÉRIO LOUREIRO
11 meses atrás

Bonito. pássaro bonito.

Maurício.
Maurício.
11 meses atrás

Posso estar falando bobagem, mas achei estranha as asas desse caça, parecem um pouco “recuadas” (não sei o termo técnico) demais.
Acho que no máximo chegará em um protótipo, acho que a Turquia ainda não tem capacidade para fazer um 5° geração sozinha.

Junior
Junior
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

Ela não esta fazendo sozinha, ela esta fazendo em parceria com a BAE Systems

Maurício.
Maurício.
Reply to  Junior
11 meses atrás

Júnior, nesse caso, com a ajuda da BAE esse projeto tem mais futuro, mas acho que não vai ir pra frente do mesmo jeito, no máximo um protótipo, mas claro, posso estar enganado.

Ricardo
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

Você está correto. As asas estão demais para trás. O ideal é que as asas ofereçam um “ponto de equilíbrio” para a massa total (metade para a frente, metade para trás), quando sustentando em vôo. Nesse caso a porção anterior vai ter maior massa, e vai puxar a frente para baixo, exigindo maior compensação das superfícies de controle de arfagem, aumentando arrasto, limitando resposta e diminuindo o desempenho. Para 5gen já começou atravessado. Vai ser como segurar uma vassoura horizontalmente pela extremidade do cabo 😀

Maurício.
Maurício.
Reply to  Ricardo
11 meses atrás

Ricardo, repare que ele tem os estabilizadores horizontais mais afastados também, tipo o F-15 e F-22, só que esses aviões tem um formato de asa maior e o espaço na frente das entradas de ar não é tão grande.
Já no TF-X as asas parecem ser pequenas, e o espaço na frente da entrada de ar é grande, um LERX grande ou um canard tipo o do J-20 talvez não deixariam o caça tão desbalanceado como nas ilustrações, mas talvez seja só impressão nossa mesmo.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

Cometi um erro, o espaço que eu acho grande é o espaço da raiz da asa do caça até a entrada de ar e não o espaço na frente da entrada de ar como eu disse antes rsrsrs.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo
11 meses atrás

Recomendo pesquisar o conceito de “instabilidade controlada”. Os americanos dominam esse conceito a pelo menos 50 anos. A forma e a distribuição de pesos de uma aeronave ganharam uma infinidade de possibilidades depois que esse conhecimento/técnologia começou a ser estudado e empregado na construção de aeronaves (deve haver uma série de matérias sobre isso relativas ao F-16).

Ramon Grigio
Ramon Grigio
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

Maurício, veja com carinho algumas fotos (em vários ângulos) do Su-27. Veja onde está o piloto e onde estão as asas. Vai achar interessante.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Ramon Grigio
11 meses atrás

Ramon, repare que as asas do Su-27 estão perto dos estalibizadores horizontais, as asas desse TF-X poderiam ser maiores quase se “juntando” com os estabilizadores tipo o F-22, no Su-27 as asas são afastadas mas tem o LERX, que é aquela extensão da asa que vai até a frente do canopy do caça.comment image

Victor Filipe
Victor Filipe
11 meses atrás

está visível que a LM deixou a Turquia usar a imagem do F-22… porem de Mock-up para protótipo é um verdadeiro mundo de diferença Mock-up qualquer pais faz. Se os 3 grandes (EUA, Russia e China) tem trabalho para lidar com tecnologia de quinta geração e países tecnologicamente bem mais avançados que a turquia e que já sofrem com problemas de Falta de recursos/expertise. (Japão e Coreia do Sul por exemplo) não conseguem mesmo com auxilio, eu não vejo como a turquia conseguir por ela mesma ou mesmo com ajuda produzir e entregar em status operacional uma aeronave de quinta… Read more »

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
11 meses atrás

Se ele for desse tamanho, tem que ser pilotado por anão.

LEONARDO CORREIA BASTOS
LEONARDO CORREIA BASTOS
11 meses atrás

Nunca fez nem de 4ª geração…!! Difícil sair antes do final da próxima década…

JPC3
JPC3
11 meses atrás

Se EUA e Rússia tem dificuldade imaginem a Turquia. Caça stealth, pesado, bimotor….

Nem a França, com toda a tecnologia, experiência e tradição dela, garante poder fazer isso sozinha.

Maurício.
Maurício.
Reply to  JPC3
11 meses atrás

Mas no caso francês eu acho que o único empecilho é o financeiro, capacidade técnica os franceses tem, diferente dos turcos.

JPC3
JPC3
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

Sim, para os turcos será mais difícil ainda.

Robsonmkt
11 meses atrás

Atrás dele, se vê o KC-390.

Jorge Augusto
Jorge Augusto
Reply to  Robsonmkt
11 meses atrás

Da pra ver daqui da minha casa com essa cauda em T do tamanho de um arranha céu.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
11 meses atrás

A recusa americana em fornecer o F-35 só irá fortalecer esse programa dentro do governo turco. Por outro lado, os americanos podem ter usado a aquisição dos mísseis russos como desculpa, para cortar o fornecimento de tecnologia para os turcos usarem nessa aeronave. Especulação minha.

Estranho o tamanho da aeronave, mais comprido que o F-22, mas com motores de caça (5G) de porte médio, com “apenas” 12T de empuxo cada, contra os 15,5 do F-22 e 14,5 dos motores temporários do Su-57.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Clésio Luiz
11 meses atrás

sao os motores que estao disponiveis para os turcos. Eles estavam querendo usar os F-414 antes do problema com o S-400, agora devem ir com alguma versao do EJ200.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Marcelo
11 meses atrás

Tem uma empresa turca que está preparando um motor para essa aeronave. Resta saber se será financiado.

Ricardo
Ricardo
11 meses atrás

Infinitamente mais realista que a versão iraniana. Agora é sair do isopor, madeira e plástico e virar realidade.

Kemen
Kemen
11 meses atrás

Não acredito que o desenvolvimento chegue ao fim. Estar pronto em 2025 é mais incrivel ainda, produzir partes da carcaça do F-35 não garante conhecimento para desenvolver um projeto próprio, além dos componentes e turbinas que provavelmente teriam que ser norte americanos. Não duvido que o mockup seja muito bonito por fora, mas para ser um caça tem que ter outras coisinhas…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 meses atrás

Os Iranianos devem estar morrendo de raiva. Esse mock-up é umas 40 vezes mais bonito do que as traquitanas iranianas. Gostei muito desse mock-up, teoricamente é capaz de aceitar todos os teóricos sistemas jamais produzidos, nem falo dos misseis que serão projetados bem como dos segredos que não podem ser divulgados e ainda serão desenvolvidos. Achei fantástico, nem ia falar da motorização desse monstro, o motor que ainda será projetado é pelo menos 70% mais eficiente do que os motores hoje produzidos pelos americanos. A Turquia dá uma lição de como assombrar o mundo com a demonstração desse mock-up que… Read more »

Coutinho
Coutinho
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 meses atrás

Não entendí o porquê dos deslikes, já que o amigo Ricardo está apenas sendo irônico. Ou será que foi por isso?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Coutinho
11 meses atrás

Coutinho, relaxa, por isso que costumo legendar os comentários. A bem da verdade não menosprezo a inteligencia do BLOG, os deslikes são apenas os apupos da “torcida adversária”. Fico muito, muito mesmo, por que não dizer extremamente preocupado com isso, mas a preocupação passa em alguns segundos. Valeu pela força!! Como diz o velho ditado: “A caravana passa e os cães ladram” Legendando: “Um sábio ditado árabe diz que apesar de os cães ladrarem, a caravana segue o seu caminho, ou seja, nada irá impedir que a caravana siga o seu rumo. A expressão significa que se devem ignorar as… Read more »

Coutinho
Coutinho
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 meses atrás

Ok 🙂

Nilton L Junior
Nilton L Junior
11 meses atrás

Bom espero que os Turcos não tenha os mesmos problemas daquele famoso caça ultima geração americana.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nilton L Junior
11 meses atrás

Sai pra lá, “urubu’.
Jogando praga????
kkkkk

Mas que o bichão ficou bonito, isso ficou.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Antoniokings
11 meses atrás

Kings não é praga é um projeto ainda em desenvolvimento kkkkk

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Nilton L Junior
11 meses atrás

Relaxa, segundos os críticos especializados é o melhor mock-up produzido no Mundo.

Gabriel BR
Gabriel BR
11 meses atrás

Capacidade eu sei que a BAE e os turcos têm , o problema é o orçamento!

TJLopes
TJLopes
11 meses atrás

É verdade esse bilete.

Antunes 1980
Antunes 1980
11 meses atrás

Prefiro este !

comment image

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antunes 1980
11 meses atrás

esse mete medo nos EUA e Israel kkkkkkkkkk

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Antunes 1980
11 meses atrás

Isso sim é avião!!!

FERNANDO
FERNANDO
11 meses atrás

Meus Deus, a Túrquia construindo todo tipo de tecnologia e o Brasil……………
Este país, sinceridade, não vai para frente.
Somos uma terra de degregados que aqui chegaram em 1530.

Jhon
Jhon
11 meses atrás

Não deve ser do tamanho real, porque está pequeno d+, falta espaço para componentes eletrônicos e combustível. Se o projeto for adiante vai sofrer mudanças drásticas, deve passar por túnel de vento .

J-20
J-20
Reply to  Jhon
11 meses atrás

21 metros de comprimento. Vai ser maior que o J-29

J-20
J-20
Reply to  J-20
11 meses atrás

J-20*

Mauro Gardusi
Mauro Gardusi
11 meses atrás

Já eu, achei feio que dói. Essa cinturinha afinada… Tudo bem que a regra de área ainda vale, mas os fabricantes já não fazem esses aviões com cintura de vesta desde… sei lá, desde o F-5.

Miguel Correia
Miguel Correia
11 meses atrás

E lá atrás, nas fotos, o glorioso e fodás%&$ KC-390

Chengdu
Chengdu
11 meses atrás

Fica a impressão de que a Turquia entrou no projeto do F35 só para aprender como fazer um caça de sexta geração, e usou a aquisição do S400, como desculpa para sair.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Chengdu
11 meses atrás

Sexta geração?????

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
11 meses atrás

A situação econômica da Turquia é crítica, pesquisem…..

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Carlos Alberto Soares
11 meses atrás

Erdogan faliu a Turquia

J-20
J-20
11 meses atrás

Supercruise sendo que a velocidade máxima é mach1.8. De quanto será esse dito supercruise? Alguém chuta?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  J-20
11 meses atrás

Pelo que sei a condição “supercruise” é atingida quando um avião consegue sustentar velocidades acima das do som sem a necessidade de pós-combustores. Dessa forma, MACH 1.0 sem pós já é um respeitável “supercruise”. “1.8 Mach” é muito bom!

Mais um ponto teórico que esse avião arrasa… “tremei o resto”.

Obs.: Não resisti, no paragrafo acima acabei sendo irônico, só nesse paragrafo.

J-20
J-20
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 meses atrás

Sim, Ricardo. Mas esse será um supercruise bem capenga comparado ao que pretende ser atingido por outros caças da 5ª geração. Mach 1.8 não é ruim. Pelo contrário, é uma velocidade boa, uma margem que caças icônicos como o F-18 e o Rafale atingem, mas é pouco para missões de interceptação. Não sei o que os turcos estão planejando, então é melhor esperar.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  J-20
11 meses atrás

J-20, ser “supercruise” já seria um avanço, colocaria o mock-up num patamar superior. Muitos aviões considerados de “primeira linha” em varias forças aéreas de respeito são incapazes de entregar esse desempenho hoje em dia, e são aviões que voarão ainda por muito tempo. Lembrando sempre que um supercruise sempre dependerá de um motor descente e isso é um negocio que poucos sabem fazer.

Esse mock-up promete ser um dos melhores projetados até hoje…

Anildo Silva
11 meses atrás

O caminho para o Inferno e’ pavimentado com boas intencoes.

Vai faltar know-how e dinheiro se a Turquia nao encontrar algum parceiro de peso.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Anildo Silva
11 meses atrás

A BAE systems é parceira no Projeto

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Gabriel, os Turcos são no mínimo inocentes em ter a Britanica BAE System nesse programa.

As relações Inglaterra X EUA são seculares e invejáveis. Essa parceria é a mesma coisa de dormir todo dia com um estranho, psicopata, que já matou mais de 300 pessoas. É uma relação nada confiável.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 meses atrás

Não acho isso não! Os ingleses serão importante fornecedor na cadeia logística da FAB no que tange o Gripen E , se nós que não estamos na OTAN confiamos nos ingleses qual seria a razão de um membro da OTAN ter desconfiança em relação a eles?

Diogo de Araujo
11 meses atrás

Os EUA e mais uma penca de países (joint strike fighter) não conseguiram até agora com quase 1 trilhão gasto, mas a Turquia consegue sim abiguinho! É fácil sair do mock up para o real, um pulo (para o precipício), já tem até o WAD né?

MSB
MSB
11 meses atrás

Sem desmerecer a capacidade dos TURCOS, se os EUROPEU SCAF (Système de Combat Aérien du Futur) ou FCAS (Future Combat Air System) – sistema de combate aéreo do futuro tem uma estimativa conservadora para entrar em operação em 2040, este TF-X já quer voar em 2025, estão muito otimista eim ?!?!?!

Jagderband#44
Jagderband#44
11 meses atrás

“Caça TF-X da Turquia estreia no Paris Air Show”.
Então… voou?
=D

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Jagderband#44
11 meses atrás

Nas telas 4K do stand pode-se observar uma série de manobras e resumos táticos de uso do mock-up, tudo na mais sofisticada computação gráfica. O pessoal ficou espantado.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
11 meses atrás

Acho engraçado a forma com que alguns desdenham da pretensão turca de desenvolver seu próprio caça stealth, ora é típico da mentalidade brasileira de rir da cara dos que pensam fora da caixa, não fazem nada de útil durante metade das suas vidas achando que Deus manda chuva dos céus, depois se lamentam da forma miserável como vivem. Pelo menos os turcos ainda estão usando os cérebros dentro das faculdades e das empresas para fazer algo útil, e o Brasil está fazendo o quê? Ah já sei, discutindo se a terra é quadrada ou redonda, e fabricando foguetinhos de festa… Read more »

Coutinho
Coutinho
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás
carvalho2008
carvalho2008
11 meses atrás

ao menos no mockup a visão traseira parece ser ruim….ela é baixa e impedida pela fuselagem…..

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  carvalho2008
11 meses atrás

Carvalho, em principio não é um avião para “Dog Fight”. A bem da verdade o mock-up foi projetado para evitar o contato visual e eletrônico com o inimigo.

Roberto
Roberto
11 meses atrás

Alguém saberia informar de que material é feito um mockup desses?

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Roberto
11 meses atrás

Cola, papel alumínio e nas asas, papel sulfite.

André
André
11 meses atrás

Não tem jeito né…

Por mais que os sonhadores adorem falar mal do f35 ele ainda é a referência. O coitado do su57 segue sendo completamente ignorado na Turquia.

De acordo com o diretor geral da TAI, e não com o Zé Mané do André do fórum brasileiro, um avião com algumas características do f35 já é melhor que todos da Europa. Eu imagino se o f35 fosse bom…

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  André
11 meses atrás

É ignorado em função da Turquia ser parte da OTAN e os turcos terão complicações caso adquiram a aeronave, MAS nada impede os turcos de fazer uma prospecção de clientes/parceiros em sua vizinhança e ao redor do mundo e diluir os custos do projeto em uma joint adventure. Os árabes estão com muitos petrodólares e poderiam se interessar…

André
André
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Mesmo fazendo parte da Otan e correndo sério risco de ser excluída do projeto do f35, a Turquia não ignorou o s400 como tem ignorado o su57.

Luis
Luis
11 meses atrás

ficou razoável esse f22, mas pelo menos a maquete dos turcos tem rodinhas ao contrário do fcas.

Augusto L
Augusto L
11 meses atrás

A Turquia pode tentar mais sem parceiros no desenvolvimento esse avião não sai do Mock-up.
Os EUA não vao ajudar, as empresas europeias até podem mas provavelmente sofreriam retaliação de Washington, muito se falou da BAE, mas ele é contractor do DoD americano, o governo americano chega e fala “e ai é nos ou eles” a mesma põe os rabinos entre as pernas.

Jean Jardino
Jean Jardino
11 meses atrás

E turco sabe fazer aviao desde qdo??? risssssssss, isso ai nao vai sair do chao nunca.