Sukhoi Su-35S
Sukhoi Su-35S

Até o final de 2020, as Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS) receberão 20 caças da geração 4++ Su-35S, disse o vice-ministro da Defesa, Alexei Krivoruchko, durante uma visita a uma fábrica de aviões em Komsomolsk-on-Amur (KnAAZ) da empresa Sukhoi.

“A empresa está cumprindo todas as suas obrigações no prazo, este ano receberemos vários aviões adiantados. De acordo com os termos do contrato atual, esperamos receber mais 20 caças Su-35S durante este e no próximo ano”, disse ele (citado pela agência TASS).

Segundo o vice-ministro, a empresa está trabalhando na modernização da aeronave, inclusive levando em conta a experiência na Síria. Os próximos Su-35S poderão usar todos os tipos de mísseis ar-ar e ar-superfície.

Além disso, a KnAAZ está totalmente pronta para o início da produção em massa do caça de quinta geração Su-57. A primeira aeronave entrará em operação com a VKS no final de 2019, disse Krivoruchko.

Em meados de maio, o presidente Vladimir Putin, durante uma reunião sobre questões de defesa em Sochi, anunciou que até 2028 pelo menos três regimentos de aviação das Forças Aeroespaciais Russas deverão ser reequipadas com caças de quinta geração Su-57 (76 aeronaves).

VÍDEO: Montagem do primeiro Su-57 de série

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

90 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ednardo curisco

É um avião bonito.

Mas gostei do geração 4++! 🙂

lá para 2040 os russos relançarão este avião como geração 4++++LGI

Thiago Telles

E vai continuar sendo um perigo. Máquina.

jagderband#44

Agora vai.

DOUGLAS TARGINO

Os aviões mais lindos que existem, na realidade, a maioria dos armamentos mais bonitos que acho, são os Russos… O design deles sempre aparentam ser mais fortes e melhores. Ou seja, se fosse comprar apenas por aparência, sempre compraria os russos kkkkkkk

Maurício.

Douglas, os caças da família Su-27 são lindos mesmo, acho mais bonito que o F-15, dos americanos o F-22 e F-18 na minha opinião são os mais bonitos, gosto muito do Mirage-2000 também, já o Mig-23 é o caça mais feio na minha opinião.

Nilton L Junior

Faltou o F-14.

Willber Rodrigues

Concordo.
Deixando de lado a discussão se ele é melhor ou não que os caças ocidentais, é simplesmente inegável que o bixo é bonito e imponente pra caramba.
Aliás, acho o design do SU-57 com mais cara de caça do futuro´´ do que o F-35.
Mas isso, é claro, é só opinião sobre a estéticas desses caças.

Carlos Campos

Que são bonitos é inegável, mas quando encontram os ocidentais aí vem a decepção.

Mirade

Nem sempre vide F-4 e MiG-21 no Vietnã ou o MiG-17 vs F-4. Ocorre que se for contado pelos americanos eles exageram nas vitórias e não reconhecem as derrotas dizendo que foram abatidos por SAMs ou Artilharia.

Magno Braz Barbosa

Onde isso aconteceu?

Rui Chapéu

Produção em massa = 76 unidades. (uns 8 a 12 por ano)

Brunow Basillio

Não deixe de enganar pela tradução…
“Massa” para nós pode ser milhões, mas em russo pode significar apenas “entrar em série”…

Mirade

Produzir avião ainda é artesanal com muitos rebites, não como fazer um carro que um robô solda outro pinta e esta pronto.

Heinz Guderian

Uma das mais belas aeronaves da atualidade, sem dúvidas a espinha dorsal da força aérea russa.

GEN Escobar

Pena que o “pós venda” do material Russo somado às modificações e alterações não são lá essas coisas mas seria interessante contar com uns 12 desses + 48 Gripens + 12 NG Naval (descomissionando os A-4 e A-1) seria uma FA mais uma FA naval bem forte para a nossa região! Não precisaríamos mais do que isso e não seria necessário um segundo lote! Sonhar não custa nada.

Matheus Augusto

Honestamente, se é para viajar alguns F-15 da ultima versão cairiam bem melhor que esses Su-35

Cristiano de Aquino Campos

Pós venda tem relação a escala de compra, logistica do comprador e por trás disso tudo, dinheiro.

Augusto L

Se já temos o Gripen que é um caça de 4,5° geração, o equivalente a um russo de 4++, não precisamos de outros caças de mesma geração.
Se for pra fazer um Hi-low mix que seja com algum avião de 5° geração

Antunes 1980

A guerra na Síria foi um laboratório e tanto para os russos.
Todos as notícias de novos equipamentos, ou atualizações são sempre referenciando a experiência na Síria.
Gostaria de entender como a oposição apoiada pelo ocidente, em 5 anos de guerra ainda não conseguiu abater nenhum vetor russo.
Eles não tem acesso a nenhum sistema antiaéreo?
Penso que ao invés de ficarem gritando a toda hora “Allahu Akbar ”, deveriam se concentrar mais em realizar ataques anti aéreos contra as aeronaves russas.

Vinicius Momesso

Imagina se um vetor russo e abatido por um sistema AAA? Quem forceneu esse sistema aos rebeldes? EUA, Israel, Turquia??? Nem queira imaginar o desfecho?

Brunow Basillio

Su-25 foi abatido por um MANPADS…

Antunes 1980

Pelo que havia lido na época, em um site que cobre este front, o MANPADS foi capturado dos Curdos e utilizado logo na sequência (poucos meses depois).

Carlos Campos

não se abatem pq eles fazem uma guerra de comadre, eles avisam onde vão estar, a hora e etc, as vezes se interceptam e só

Pedro

Abateram um Su-25 com um SA-16 fornecido provavelmente pela Ucrânia. Na região de Aleppo, os terroristas tinham tanto um SA-8 como um SA-9 capturado, onde umas das primeiras missões do Su-34 foi liquidar esses sistemas. Saliento que os terroristas com esses sistemas e usando alguns Shilka e ZU-23 e ZU-14 conseguiram abater L-39, Mig-21 e até um Su-22. Detalhe eh que diversas vezes aviões como o Su-25 e Su-24 tiveram que se evadir de varios disparos de misseis portáteis durante suas missões nesses anos.

Antoniokings

Esse é o caça na acepção da palavra.
Um monstro.
The best.

Merlin

A tempos procuro Bots que tenham este nível cômico.
Deve existir só na Russia mesmo.

Antoniokings

Cômico é querer fazer graça escrevendo errado, né?!?!

P.S. Aposto um tostão furado que vc não encontrará o seu próprio erro.

Leandro Costa

Cômico mesmo é ver o comentador com maior parcialidade favorável à Rússia e maior e contumaz crítico dos EUA, seus equipamentos e cultura, terminar um post com ‘The Best’ ao invés de algo em Russo. Só para demonstrar o quanto a cultura americana consegue se enraizar mesmo em seus maiores críticos hehehehe

Antoniokings

É porque american fanboys costumam decorar algumas palavras e expressões em inglês.
Caso contrário, não entendem o sentido da postagem.

Leandro Costa

É a pior desculpa esfarrapada de todos os tempos, mas tudo bem. Normal hehehehe

Carlos Campos

bem esfarrapada kkkkkkkkkkkk

Theo Gatos

Sensacional Leandro… Tudo de iphone no fim do dia… hahahahahahahahah

smichtt

“A tempos” = Há tempos. Por outro lado, escrever “vc” também não é correto. 1×1, sigam com o jogo.

Flanker

Grande? Sim.
Bonito? Na minha opinião, sim. Gosto de toda a família Flanker, no quesito beleza de linhas e imponência…..basta ver meu nick.
Um monstro? Em que sentido? Pode ser para o bem ou para O mal….
The best? Humm…..não, não é! Torcida é torcida, fatos são fatos!

Jack

Alguém saberia dizer como ficou a questão do motor desse caça?

Jack

Refiro-me ao Su-57 de série

Brunow Basillio

Segundo fontes Russas as primeiras unidades virão com o motor de primeiro estágio AL-41F1, e possivelmente lá pelos anos de 2022/23 o motor de segundo estágio “Tipo 30”, que está passando por testes desde 2017…

Leandro Costa

Na minha opinião, a Rússia deveria focar seus esforços na aquisição de mais Su-35 e MiG-35 do que no Su-57, que afinal de contas foi um tiro que saiu pela culatra.

Antunes 1980

Os 76 caças SU-57 que a Rússia irá adquirir são um fiasco?

Leandro Costa

Para a Rússia, é sim. A aeronave não é stealth e não faz nada que o Su-35 não faça, exige maquinário e peças de reposição únicas, com poucos componentes comuns à família Sukhoi já estabelecida, que mesmo que tenham componentes únicos, ainda prezam pelo fato de que parte expressiva de seus componentes facilita logística e manutenção. Por mais que a aeronave em si possa ser promissora, eles ainda não conseguiram convencer ninguém mais disso. Ela não traz absolutamente nada de novo à mesa, nenhuma capacidade adicional que alguma outra aeronave Russa já não faça. Dizer que uma diminuição de assinatura… Read more »

Leo Neves

Além do RCS bem menor , a assinatura IR também é menor , a consciência situacional maior devido aos 6 radares , melhor sistema de guerra eletrônica , super cruise.
O Su-57 é um caça bem superior.

Brunow Basillio

“Ele não traz absolutamente nada de de novo”
Não leu sobre o Su-57 ainda…..

Leandro Costa

O problema é que eu li sobre o Su-57… e entendi… Teu problema é ler sobre o Su-57 e ver qual a característica que teu coleguinha de super trunfo não vai ter na cartinha dele 😛

Brunow Basillio

Pelo jeito vc só leu, e não entendeu nada mesmo, afinal como a maioria dos brasileiros o forte aqui na nação tupiniquim é o “tipo papagaio”…. Só repete o que alguém fala…
Se vc tivesse entendido verá que alguns dos recursos do Su-57 foi prometido para o F-22 mas devido a custos não foi colocado neste, além de seu radar ser AESA uma inovação para os Russos que usa PESA na maioria de seus caças etc…

JSilva

Leandro, você acha que o RCS do Su-57 em relação ao Su-35 deve ser irrisória a ponto de estarem no mesmo degrau? O Su-35 em situação de combate, ou seja, armado, que é o que vale, deve ter um RCS muito maior que um Su-57, que embora não seja um stealth tem baixa assinatura radar, e ainda carrega armas internamente reduzindo drasticamente o RCS em situação real. Isso provavelmente dará vantagem em quem detecta primeiro e atira primeiro. E com baias internas se reduz o arrasto e melhora o desempenho (autonomia e combate BVR) aumentando sua persistência em combate. Some… Read more »

LEONARDO CORREIA BASTOS

Chutometria opinomática virtual pura!! Melhor ficar calado….

Lucianno

O problema da Russia é que ela está cercada de inimigos poderosos, tem um orçamento militar de apenas U$ 63 bilhões/ano e com uma economia falida. Somente os USA gastam U$ 650 bilhões/ano com armamento. Não é uma questão de vender caças, mas sim da própria sobrevivência da Rússia como nação poderosa (militarmente) e fora da dependência dos USA. Por isso eles vão continuar tentando desenvolver o Su-57.

Alex

Se for pensar assim, entao o F-22 tambem foi fiasco. assim como o F-117 e outros….

Alias, voce tem os dados de quanto a Russia investiu no Su-57? Eu nao tenho, mas gostaria de saber. O que eu sei e que foi muito menos que o F-35, ou ate mesmo o F-22. E pelo que eu saiba, a intencao nunca foi fazer o aviao invisivel ao radar, so menos detectavel, e eles conseguiram fazer isso. Portanto, atingiram seus objetivos.

Evgeniy (RF).

Portanto, ninguém diz que a produção do SU-35S, SU-34, SU-30 será concluída para o sistema russo de videoconferência. Como o MiG-35.
Em junho haverá o fórum Army-2019, e em agosto o show aéreo MAKS-2019. É provável que haja contratos adicionais para o SU-35 e, possivelmente, para o novo SU-30. A produção dessas aeronaves ainda não acabou.

Leandro Costa

Os Su-35 (e a família da qual deriva) são aeronaves confiáveis, robustas e maduras. Não tenho dúvidas de que, junto com o MiG-35, são as maiores chances que os Russos tem para oferecerem boas aeronaves de exportação, ainda mais para aqueles que já tem histórico de operação de aeronaves Russas, fazendo qualquer transição bem mais suave, e ao mesmo tempo são com essas aeronaves que eles podem disputar mercados ora supridos por outros fornecedores ou por diferentes fornecedores.

Duvido que a produção de Su-30/35 termine à qualquer momento.

Evgeniy (RF).

A exportação do SU-57 não pode ser iniciada antes da saturação da Força Aérea Russa por este modelo. E isso é pelo menos o ano de 2030. Todos falam do contrário, é apenas especulação. O SU-57 é radicalmente diferente do SU-35S. Como a colocação do radar, cruzeiro supersônico, o arranjo interno de armas e baixa visibilidade. Aeronaves experientes, apenas parcialmente cobertas com revestimento de absorção de rádio, que deve minimizar os RKS da aeronave. Totalmente coberto com o SU-57 será um pouco diferente do F-35 e F-22. Naturalmente, no momento, as principais aeronaves de exportação são o SU-30 \ 35… Read more »

Leandro Costa

Evgeniy, pois é, o Su-57 é radicalmente diferente do Su-35. Tem assinatura radar pequena (o que o difere de todas as aeronaves de combate Russas desde o MiG-21/Su-7), mas não é Stealth o suficiente. Pelo menos não é stealth o suficiente de acordo com a India, que pulou fora do programa, por exemplo. Arranjo interno de radar? AESA do Su-57 versus PESA do Su-35? Aposto que daqui a alguns anos vão oferecer versões modernizadas do Su-35 com o radar AESA do Su-57 hehehe Aparentemente o Su-35 também é capaz de algum supercruise e assinatura IR de ambos atualmente é praticamente… Read more »

Manuel Souza

Não é stealth o suficiente pra quem kra pálida? Pra comentaristas de blogs e suas classificações genéricas de 4G e 5G? O Su-57 é superior ao Su-35. Fato. Isso por si só já é o bastante para os russos. A aeronave foi pensada para uma doutrina operacional e em todo canto canto que leio os russos estão satisfeitos. É melhor que o F-22? É tão stealth quanto o F-22? Não precisa ser. Acredito que em vários cenários pode até ser superior. Os americanos usam uma doutrina totalmente diferente da dos russos. É uma outra concepção. Um jeito totalmente diferente de… Read more »

Evgeniy (RF).

Leandro Costa. A Índia abandonou o programa FGFA por um motivo diferente. Na Índia, agora há um verdadeiro caos com ordens de armas e especialmente para aviões, o que se traduz em uma continuação interminável de disputas separadas. Além disso, as intrigas de vários departamentos, que lobilirovat diferentes projetos de aeronaves, como o SU-57 ou Rafale. Isto é, na realidade, o programa FGFA nunca funcionou. A Índia é simplesmente incapaz de reproduzir o nível do SU-57, mesmo em sua forma mais simples. Isso é com todo o respeito à Índia. O SU-57 totalmente preparado não foi demonstrado para os hindus,… Read more »

Evgeniy (RF).

Eu fui selada lá. O SU-35S, sem vôo supersônico de cruzeiro.

Leandro Costa

Evgeniy, eu respondi, mas o comentário deve estar preso por algum motivo. Su-35 (e família) e MiG-35 são as melhores chances de exportação da Rússia. Não acredito que a linha de produção da família Su-30/34/35 deva parar tão cedo.

Antoniokings

Ôxe!!!
A gente lê de tudo, mesmo.
Defensor de F-35 falando de tiro pela culatra.

Leandro Costa

Para um tiro na culatra, o F-35 está indo muito bem. Programa complexo, estupidamente caro, mas que pelo visto vai levar à algum lugar e acrescentar capacidades de consciência situacional do campo de batalha como um todo sem precedentes. Está longe de ser uma aeronave perfeita, mas aparentemente é um sucesso de vendas e que já foram fabricadas quase 400 unidades, sendo que encontra clientes mundo a fora, apesar de toda a controvérsia e publicidade negativa. Parece até que as forças aéreas desses países sabem de coisas que não sabemos… hmmmm… interessante isso. Mas enfim… o Su-57, aquele que até… Read more »

Sérgio Luís

Estou tentando me lembrar mas esse “gigantesco sinal no radar” já provou algo em algum teatro!?!
“Os méritos são baseados em fatos!”
Outra coisa!
Beleza não põe a mesa!

Sérgio Luís

Uai se eu estiver enganado é só citar onde e quando!
Estou aguardando!
Até porque essa aeronave é onipresente no planeta!

Coutinho

Tudo leva a crer que não veremos o SU-35 em algum confronto tão cedo. No máximo, os encontros com aviões de escuta eletrônica. Combate mesmo, acredito ser improvavel a curto e medio prazo.

Victor Filipe

O problema do Su-57 é quantidade. nessa melhor concepção de encomendas ele não vai ser suficiente. Ele pode não ser “furtivo o suficiente” (as melhores estimativas é de de que ele tenha um RCS inferior a um pequeno caça de 4,5G desarmado devido a qualidade do acabamento que em fotos mostra muitas rebarbas que contribuem para aumentar o RCS) para padrões ocidentais mas é uma boa aeronave para operar em um conjunto defesas em camadas. com certeza ele teria um desempenho muito melhor que o Su-35. Mas como eu digo. o problema é números. Se esperarmos que a Russia do… Read more »

Pedro

Acho melhor vc observar os outros jatos a qual a URSS e depois a Russia adquiriu. Ela nunca faz pedidos volumosos de arremate, pois assim que finalizam as primeiras entregas, o modelo eh atualizado e segue ai novas encomendas desta nova versão. Um exemplo eh o Mig-23 que teve milhares produzidos mas cada versão tinha no máximo 200 a 300 unidades produzidas (o que nao era muito para um jato leve e de linha de frente). O próprio Mig-29 teve sua versão inicial poucas unidades produzidas para em seguida, uma melhor versão ser produzida em maior quantidade. Pode ser que… Read more »

GFC_RJ

Fotos simplesmente espetaculares!!!

Nilton L Junior

Puts é uma aeronave com atributos de uma beleza que mata.

Rustam knows how many SU-35s will be manufactured.

Nilton L Junior

Ai vc quer briga … depois o mimimi come solto.

André

Também, frente a enorme quantidade de aviões americanos abatidos pelos soviético su27 e seus derivados, as incríveis 0 vitórias, os americanos só poderiam se borrar de medo mesmo.

Uma máquina dessas, testada exaustivamente em combates e com tamanhos resultados é verdadeiramente impressionante.

Maurício.

André, creio que o Roberto se referiu ao tal engasgo quando os americanos viram o Su-27 pela primeira vez, lá atrás quando o caça ainda era um protótipo.

Leandro Costa

Foi um P-3, salvo engano.

Antunes 1980

Só estou esperando o F-22 dar um susto no SU-57, assim como ele fez no SU-35 lá na Síria.
Logo logo chega a vez do novo “stealth” russo, passar vergonha globalmente.

Nilton L Junior

Não delira loco … mostra ai o susto.

Vinicius Momesso

Ate ágora a unica prova conhecia e a foto do F-22 travado na mira do Su-35. Enquanto não ver algo que prove o contrário, fico com esta imagem.

Alfa BR

Tem foto do Su-35 pego pela retaguarda por F-16.

Paulo Costa

Nunca gostei desse caça pescoçudo SU-35, melhor seria a Russia comprar mais caçaa Mig-35 para seu inventario.

Felipe Silva
Ten Murphy

Li o link. Dúvida de leigo: ele diz que “É importante lembrar que o alcance operacional útil de um míssil BVR é aproximadamente metade do alcance máximo. A zona sem escapatória (NEZ – no escape zone) é ainda menor, possui 1/3 a 1/4 do alcance máximo. Assim o R-77-1 e AIM-120C-7 possuem alcance operacional útil de aproximadamente 55km e NEZ de 35km”. Sendo assim, se o SU-35 só detecta o F-35 a cerca de 40 km, e o F-35 detecta muito antes, a limitação dos mísseis só permite engajar a cerca de 35 km. Logo, qual a vantagem de ser… Read more »

Carlos Campos

Eu não sei bem se a questão NEZ é correta, mas fica evidente que os F35 poderiam cegar o SU, e se aproximar e disparar seus mísseis sem serem “vistos” pelo radar do SU, já que viram a ameaça bem de longe, podendo assim começar logo a fazer um ataque eletrônico

Victor Filipe

Os misseis podem ser disparados até no seu alcance máximo, e isso acontece muito o primeiro disparo serve para deixar o oponente na defensiva, já que ele terá que manobrar para desviar do míssil consequentemente perdendo momento e energia se tornando um alvo mais fácil para um míssil no seu alcance útil por isso que é geralmente dito que para se derrubar uma aeronave é preciso no minimo 2 misseis. um para “amaciar o alvo” e o outro para abater, a vantagem da furtividade da a aeronave de 5 geração escolher onde e como engajar o inimigo pois ela vai… Read more »

Augusto L

A NEZ do AIM-120c-7 é 35 km, mas voce pode lanca-lo a 50-60km com alta probabilidade de sucesso usando uma salva de 2 misseis. No texto é dito.
Se for o AIM-120d ai sobre pra 80km essa distancia, sendo a NEZ 45km.
Mas você tem que contar que é provavel que um SU-35 só consiga detectar um F-35 a 40km, se um radar de baixa frequência para alerta antecipado, o famoso Ground Controle Interception (GCI), estiver o vetorando, do contrário só a distâncias inferiores à 20km.

smichtt

Acho que o Schwalbe também se enquadra aí.

RENAN

Queria muito que o Brasil tivesse a capacidade de encomendar caças como a Rússia tem. 20 caça em 2 anos é bastante poder bélico. Ainda mas se tratando de um 4++ Acredito que a Rússia deva focar no SU35 para ter centenas dele e garantir a defesa de seu território. Não menos de 500 unidades O SU 57 alguma coisa me diz que não está terminado que em caso de combate, somente contra um oponente muito grande, o caça será revestido completamente com material furtivo. Imagino que o próximo caça russo será muito superior ao Su57 pois ele é apenas… Read more »

Ten Murphy

Dúvida de leigo: postaram um link do combate entre SU-35 e F-35, com ampla vantagem ao americano. Mas fiquei confuso em um trecho que diz: “É importante lembrar que o alcance operacional útil de um míssil BVR é aproximadamente metade do alcance máximo. A zona sem escapatória (NEZ – no escape zone) é ainda menor, possui 1/3 a 1/4 do alcance máximo. Assim o R-77-1 e AIM-120C-7 possuem alcance operacional útil de aproximadamente 55km e NEZ de 35km”. Sendo assim, se o SU-35 só detecta o F-35 a cerca de 40 km, e o F-35 detecta muito antes, a limitação… Read more »

Brunow Basillio

Talvez isso não responda sua pergunta, mas tem comparações entre alguns caças …
https://aviatia.net

Augusto L

O engajamento não se limita a NEZ do míssil, o texto diz isso.

Andrigo

Se “avião bonito voa bem”, este é na minha opinião o avião que melhor voa no mundo! Su-27 e seus derivados são caças com cara de caça, imponentes mesmo parados no chao!

Ivanmc

“Um avião deve ser bonito se não tem beleza, voa mal.”
A frase de Marcel Dassault.

Fabio

Rússia em dificuldades$$ consegue manter um ritmo desses tantos em aviões, submarinos carros de combate e mísseis o Brasil não consegue pagar 2 gripens por ano?haja pensões de filha do amigo do meu pai.

Ivanmc

É um dos caças mais letais que existe. Na dúvida não o confronte. Diplomacia ostensiva, numa boa.

Carlos Campos

ou seja o AIM 120 C7 poderia abater o SU aos 55km de distância, em 35 km o SU não teria escapatória.

Tomcat4.0

O Su-57 é lindo, imponente e creio que cumprirá a missão a ele incumbida dentro de sua concepção, motivo de sua existência conforme os requisitos da mãe Rússia . Na boa, montagem e tal de um caça é coisa demorada mesmo viu, vendo este vídeo ,assim como outros(do Gripen tbm) ,várias pessoas ao mesmo tempo por aeronave ,ali bem calma e compenetradamente mexendo no seu ponto, coisa muito criteriosa, fiações e equipamentos pacas.;-)