F-35A da Noruega

F-35 da Noruega

A decisão de Oslo de atualizar sua frota aérea com aviões de combate F-35 foi anunciada como a maior aquisição de defesa na história norueguesa, mas se deparou com um problema após o outro.

A admissão do ministro da Defesa norueguês, Frank Bakke-Jensen, de que o custo do projeto de aquisição dos 52 caças F-35s poderia ser compartilhado com agências fora do orçamento de defesa provocou temores de que isso possa comprometer o welfare (bem-estar social) e as aposentadorias, informou o jornal norueguês Klassekampen.

Como publicado anteriormente pelo jornal Bergens Tidende, o custo total da nova frota de F-35 da Noruega pode exceder os cálculos iniciais em até 16 bilhões de coroas norueguesas (US$ 1,8 bilhão). Este montante inclui os custos associados, incluindo armas e instalações nas bases aéreas em Ørland e Evenes.

Apesar de ter reduzido drasticamente o número de bases, a Força Aérea da Noruega fez investimentos maciços na aquisição de novas aeronaves. Com 52 caças F-35, a Noruega deve se tornar uma das principais usuárias da Europa do jato de combate fabricado nos Estados Unidos, apesar das falhas bem documentadas e dos custos exorbitantes do projeto.

Até agora, a Noruega recebeu doze aeronaves de combate F-35, com um preço médio de NOK 1,375 bilhão (aproximadamente US$ 160 milhões) por unidade.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Eu tinha comentado anteriormente aqui no blog que a Noruega estava estudando diminuir as encomendas de F-35.
Aguardemos o desenrolar dos fatos.

nonato

Se estão sem dinheiro, diminuir pode ser uma boa solução.
36, 40…

Jagderband#44

Cara, você nunca segurou um estilingue na mão.
Vai entender da política de defesa da Noruega?

Nilton L Junior

Choque de realidade econômica.

Chris

Esses países que andaram cancelando compras…

Foram por motivos internos… Não por dúvidas da capacidade do avião, ok ?

Alison Lene

Falou o assessor da UE…

Rui Chapéu

” e a construção de bases aéreas em Ørland e Evenes.”

“Apesar de ter reduzido drasticamente o número de bases,”

Pq eles precisam construir mais 2 bases e colocar o custo disso no F-35?

Essas bases só servem pro F-35 e nenhuma outra base serve pra eles? Pq desativaram as outras então?

Franz A. Neeracher

O texto foi mal traduzido….a Noruega não vai construir base alguma.

O certo é que as bases de Ørland e Evenes, já existem a décadas….elas apenas farão algumas modificações por causa da chegada dos novos F-35…tudo bem normal.

É rotina em qualquer país, ter que fazer algumas mudanças por causa da chegada de um aparelho completamente novo.

Rui Chapéu

Agora sim ficou claro!

Obrigado.

sergio

…depois da mancada dos noruegueses descobrirem que os sistemas do F-35 enviavam informações digamos “sigilosas” das operações norueguesas à fabricante…..
Toma-lhe fumo….

Antoniokings

‘Nada vai impedir que esse caça seja o sucessor do F-86, F-104 e F-16 na Europa.
Chegou para ficar, não importa o preço.’

Para alegria de russos e chineses.

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

Esses vermelhos não cansam de passar vergonha …
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Antoniokings

Depende do tipo de incerteza, né?
Tem torcedor do Vasco achando que o time vai ser campeão, e outro achando que vai ser rebaixado.
Taí uma incerteza.

Antoniokings

Vc não entendeu.
Para os torcedores que não são vascaínos, a alegria é certa.
É o tipo da incerteza boa!!!!!!

Delfim

160 milhões de doletas ? Mas seu defensores não estavam alardeando que custaria a metade ?

Victor Filipe

Preço medio. isso deva ta somado mais equipamentos peças sobressalentes e etc…

o caça puro é por metade mesmo.

Delfim

E que país compra um caça puro ?

Victor Filipe

Aquele que ja tem as bases de manutenção e peças para esse mesmo caça

Kemen

Vai custar a metade para a U.S.A. Air Force.

kaleu

O “problema”, se é que há algum problema com o F-35 está longe de ser o preço do equipamento, está no custo do ciclo de vida da aeronave, HV, excesso de horas de manutenção e todas as consequências desse alto custo, como por exemplo comprometimento no desenvolvimento de doutrina e real treinamento dos pilotos para o efetivo combate. Pagar US$30 – 40 mil por cada hora de treinamento inviabiliza o projeto e avião no chão não treina ninguém e jamais atingirão o potencial máximo do equipamento que estão adquirindo, ou seja, serão abatidos pelos custos, vide F-22, naufragado mesmo na… Read more »

Kemen

Compraram F-35, agora que aguentem os preços e os custos operacionais. Para um pais que não tem grana para repor uma fragata afundada por pura negligencia, não consigo entender a escolha do F-35…

Antoniokings

Mistura de pressão política com obrigação de cumprir acordo.
Tudo regado a boas doses de arrependimento.

Bavarian Lion

A mensagem é clara. Não se preocupem, o FCAS vem aí.

Bavarian Lion

Roberto

Acredito que o FCAS vem com força, até porque a própria USAF vem afirmando que ele não é um caça.

Antunes 1980

Segundo a mídia Sputinice, o custo operacional do SU-57 e do J-20 não é metade disso?

Sérgio Luís

Particularmente acho barato ter um “Deus Vivo” por esse valor!

Cícero Pavei

Esses países vassalos de Americanos são proibidos comprar caças de outros fabricantes mundiais pelos Estados Unidos então aguenta cambada, se qualquer país no mundo comprar um caça Russo os EUA cai de pau em cima dos Russos

Delfim

O PIB da Noruega é de “apenas” US$ 400 bilhões. Só é bacana pq tem uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes. Mas para bancar despesas militares elevadas ou se tem um PIB trilionário ou se escolhe entre manteiga ou canhões.

EDSON KOLLING

Faltou disser qual era o custo estimado para o período. 1,8 bi de dólares a mais em um orçamento inicial de quanto?

Celso Faria

Então se um avião custa 160M us$ como 52 custam 1.5 mil milhões de us$ ahahah estes jornalistas façam lá bem as contas 8.3 mil milhões de us$ enfim areia para os olhos