F-35A da Força Aérea de Autodefesa do Japão

F-35A da Força Aérea de Autodefesa do Japão

F-35A da Força Aérea de Autodefesa do Japão
F-35A da Força Aérea de Autodefesa do Japão

O Ministério da Defesa do Japão recuperou parte do gravador de dados de voo de um caça furtivo F-35A que desapareceu no mês passado, mas o equipamento foi danificado e não incluiu um dispositivo de armazenamento para gravar dados de velocidade e altitude, disse o ministro da Defesa, Takeshi Iwaya.

Portanto, é improvável que a descoberta no fundo do mar, cuja localização exata foi suprimida por razões de segurança, ajude a determinar a causa do acidente.

O que parecia ser uma parte do caça furtivo – que custou mais de 10 bilhões de ienes – também foi vista no fundo do mar, a cerca de 1.500 metros abaixo da superfície. O Ministério da Defesa planeja salvá-la, disse um oficial de relações públicas da Força Aérea de Autodefesa (JASDF) em Tóquio.

O caça furtivo F-35A desapareceu em 9 de abril, a cerca de 135 quilômetros a leste da Base Aérea de Misawa, na província de Aomori, durante um exercício de combate em conjunto com outros três F-35A.

O piloto, major Akinori Hosomi, ainda não foi encontrado.

FONTE: The Japan Times

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Telles

Poxa pessoal…. Eu tento… Sempre afirmei q eua esta a frente anos dos demais países em tecnologia militar. Coisa q nem pensamos ainda já eatao operacionais, bla, bla, bla…
Mas o f35 nao ajuda! Nem a caixa preta funciona?! Aí nao dá! Assim nao pode!

Pampapoker

Em quais condições esse avião caiu, a gente não sabe, dependendo das condições, vai dar problema sim, nada é indestrutível.

Chris

O gravador deles estava sem fita ! Heheh

Tão absurdo ou dificil de acreditar… Que ganha bastante força a hipótese que o acidente tenha sido erro operacional… E agora não queiram divulgar !

Chris

O gravador estava sem fita ?? Serio ???

Depois de 16 anos morando nesse país… Posso afirmar. Se japonês tem um problema… É esconder os seus podres ! Orgulho !

Nas escolas japonesas não ensinam nada sobre as invasões e guerras que o país promoveu no passado !

Divulgaram imagens de uma Kobe/Osaka reconstruída, depois do terremoto de 95, onde muita gente morreu, por negarem a ajuda europeia com caes farejadores.. Mas nos arredores, havia centenas morando em barracas ainda !

Ou seja… Pode até ser que eles tenham detectado algum erro operacional… E não queiram divulgar !

Flamenguista

Concordo com vc…. Acho também que se eles não recuperarem logo o que sobrou, logo,logo vai ter robo submarino da Russia ou China por lá!!

Bosco

Qual a parte do : “o equipamento foi danificado e não incluiu um dispositivo de armazenamento para gravar dados de velocidade e altitude” que você não entendeu?
Pelo que dá a entender o informe a “caixa preta” não funciona a contendo porque foi “DANIFICADA” e a “parte” responsável pela gravação de velocidade e altitude não foi encontrado ou não funciona por estar “danificado”.
Qualquer interpretação diferente é por sua conta.

marcus

Contendo? Contendo o que?

IRACIR SIDNEI DE JESUS

Você acredita no Coelho da páscoa também?

Renato

O caça de tão furtivo sr escondeu de seus companheiros a 1.500m no fundo mar.
Kkkkkkkkk
Se fosse um caça brssileiro tavam caindo de pau em cima.

Antoniokings

Daqui a pouco vem um fanboy defender: ‘É o preço da tecnologia revolucionária.’

Oiseau de Proie

Cuidado com aquele que USA propaganda enganosa..!!!..

Chris

O preço é que numa democracia, as notícias são reveladas !

E em países vermelhinhos… Sao escondidas ou distorcidas !

Ou acha mesmo que avião russo ou chinês não da problema e não cai ?

marcus

Esses países vermelhinhos são todos de Marte?

paddy mayne

Não Chris, os aviões russos e chineses são perfeitos, veja: 1-São tão stealths que outro dia o piloto levou 2 horas para achar o avião dentro do hangar. 2-Motores maravilhosos (e bem escondidos na fuselagem…) que funcionam até com bagaço de cana. 3-Relação empuxo peso do avião de 5:1 e do motor de 25:1 4-São tão manobráveis que fazem uma curva completa em 25 metros em mach 2 e voam de marcha-ré. 5- Tem sensor de ré, o que facilita muito para estacionar. 6- Têm 35 radares, até nos trens de pouso. 5-Estão sendo fabricados aos milhares, e logo passarão… Read more »

Jagderband#44

Daqui a pouco vem um china/rússia fan encher o saco, por que o f35 é isso e aquilo e blá blá bla com Su57 Su 55 e por ai vai.
aff

MFB

Revolução mesmo será quando seus mestres da Rússia aprenderem a soldar metais das aeronaves com a qualidade dos países ocidentais. E o SU 57, já tem motor ou Vai ficar para aeromodelo mesmo?

paddy mayne

vai ser planador.

Oiseau de Proie

A propaganda faz a diferença, mas não a qualidade…

Heinz Guderian

Provavelmente não encontrarão o corpo do piloto, aquela região ali é infestada de tubarões…. Sinto pela família desse militar, que deus os ajude.

Andre

O Japão já recebeu mais F35 que a Russia recebeu de Su57…..mas o fiasco é o F35.

Washington Menezes

Andre sem ser desrespeitoso mas não é a quantidade de aeronaves que faz ela ser um fiasco ou não, principalmente em se tratando de F35 que tem um índice alto de problemas. E outra coisa que se erra muito aqui nos comentários é que o fato do SU57 ser ou não uma bosta, Isto não faz do F35 uma aeronave melhor. Eu diria que 50 por cento dos problemas do F35 são técnicos e o restante é politico.

Chris

O que eu sei é que a mãe do F-35 é a empresa mais capacidade do mundo para fabricar caças.

Fico imaginando como seria nas outras empresas.

Thiago

Só para adicionar : a mãe do F-35 É também uma das empresas mais corruptas do mundo

J-20

R.I.P. major Hosomi.

marcus

Hosomi, sumiu mesmo.

J-20

Mais respeito aos mortos, por favor?

Walfrido Strobel

Ele pode vir puxar seu pé a noite….

Luís Henrique

O F-35 é subestimado por muitos brasileiros. Eu acredito que pelo fato de ter pouco mais de 15 m de comprimento, ser monomotor e possuir velocidade máxima de 1,6 Mach muitas pessoas o consideram um caça leve para médio e de capacidade eletrônica equivalente aos demais caças leves e médios de 4a geração como o Gripen, Super Hornet e Rafale, para citar alguns. Porém com a vantagem de furtividade. Sendo detectado, acabou a vantagem de ser Furtivo e só tem desvantagens em alcance, carga de armas, manobrabilidade, etc. Essa visão está longe da realidade. Mesmo se não fosse furtivo o… Read more »

Oiseau de Proie

A propaganda é a única coisa que não tem defeitos, apenas qualidades…

Bruno Raamos

O F-35 é subestimado pelos brasileiros em função da grande quantidade de defeitos que são noticiados. Tais defeitos ou características muitas das vezes soam como pura implicância de quem torce para ver o projeto dar errado, já outros realmente merecem ser criticados e avaliados.

Luís Henrique

Caro Bruno. Qando se faz mais do mesmo os riscos envolvidos são baixos e os problemas encontrados menores. Quando se está no limiar da tecnologia, tentando fazer o que ainda não foi feito, os riscos aumentam e os problemas são maiores. Porém muitos dos problemas relatados Já foram resolvidos. O F-35 está operacional e participando de exercícios e até ações reais. O Brasil deveria aproveitar o status Atual de parceiro militar prioritário dos EUA e adquirir um lote de F-35A para a FAB. Se eu fosse o Bolsonaro ligaria para o Trump e diria que aceitamos ficar com os 100… Read more »

Bruno Ramos

Ta falando sério? kkkkk Por isso que eu digo que discussões em torno do F-35 sempre acabam em merd*** F-35 no Brasil? Em 2019? 100 unidades? Só por Deus..
F-35 é no momento e será ainda por muito um tempo, investimento de países ricos, ou que tem real necessidade de desbravar tais tecnologias novas que o avião vem trazendo.

Andre Vedoze

Brasileiros subestimam americanos, venezuelanos, turcis, chineses, russos, franceses, ingleses , argentinos, chilenos.Subestimar a capacidade dos outros é o que fazemos melhor, por isso somos essa potência mundial.

Victor Filipe

Agora vão botar culpa do mau funcionamento das caixas pretas no F-35… Caixa preta é resistente mas não indestrutível. não existe material magico como nos filmes da Marvel não seria a primeira vez que em um acidente aéreo a caixa preta fica parcial/totalmente destruída.

agora sobre isso aqui “não incluiu um dispositivo de armazenamento para gravar dados de velocidade e altitude” eu não consigo pensar em um motivo para isso.

Bosco

Mas o F-35 precisa de caixa preta? Ele não é todo chipado? Ele não envia dados via satélite tempo integral full the time em alta velocidade datalinkédica para o construtor e para a CIA?
É só perguntar pro construtor o que foi que houve.

GFC_RJ

Essa é que é a questão…

Sou especialista não, mas confesso que fiquei curioso.
Toda uma suíte de fusão de dados revolucionária, coisa e tal, e as informações de monitoramento e telemetria da aeronave guardadas em um local físico que foi parar a 1.500 metros de profundidade. Faz o menor sentido para mim.

Alguém que conheça esses sistemas de sistemas poderia esclarecer.

Fernando Turatti

Redundância. Mesmo com fusão de dados e o escambau, a aeronave sempre pode operar em silêncio de todas as frequências, elas podem falhar. Custa menos meter uma caixa preta que não colocar.

marcus

Acho que o problema foi na suíte de ConFusão de dados.

sergio

Tudo nesta plataforma é “BI”….
Tem que trocar o fusível da seta. 2 BI.
Tem que trocar a lâmpada da placa. 1,5 BI.
Tem que trocar a manopla do câmbio. 5 BI….
…ou seja. É um projeto que está fadado a durar pouco pois será ultrapassado por outras tecnologias muito, mas muiiitto mais baratas.

sergio

Até um “teco-teco” pulverizador de defensivos agrícolas tem uma caixa preta descente!!!!!!

paddy mayne

Não, não tem caixa preta “decente”

Walfrido Strobel

As “caixas pretas” dos aviões militares são compactas e não tem a capacidade e resistencia das usadas nos aviões comerciais que são bem maiores e resistem a fogo e impacto.

marcus

A caixa preta na cor laranja.

Walfrido Strobel

Sim, e são bem grandinhas, ninguem quer dois monstrengos desses em um caça.
Uma curiosidade, se caiu na agua tem que se guardar na agua para se retardar a corrosão .
.comment image

Walfrido Strobel

Essa é a “caixa preta” de um caça, no caso russo.
.comment image

Alfredo Araujo

Como q posta foto assim ? rsrs

Masa

Qualquer sistema que opera em rede possui uma área da memória (flash memory) que automaticamente salva um LOG com todas as principais informações processadas pelo computador central, ou seja, é possível saber o que aconteceu mesmo sem o caixa preta do avião. Se recuperarem o caça e a memória RAM não estiver danificado, é perfeitamente possível recuperar os dados armazenados no LOG. Se o software do computador do caça travou, é possível que o sistema tenha se reinicializado e o piloto sem saber, na escuridão, tenha colidido o avião no mar. Oras, basta imaginar a situação do piloto caso o… Read more »

Gilmar Torres

Uma coisa e certa, essas nações com suas tecnologias sempre falhando com coisas simples. Ex: esse último caça f 35 japonês que desaparecido até agora nada, cadê a tecnologia de ponta. Ex o submarino argentino, todas nações de primeiro mundo. O fim trágico, não encontraram de imediato. Por fim, o vôo misterioso da Malásia. Cadê radares, satélites espiões? Vejo muita propaganda e marketing.

Cássio Silva

Só eu que não sabia que aeronaves de combate possuíam caixa preta?

Walfrido Strobel

Alguns tem, essa é a do avião abatido na Síria.
. https://www.bbc.com/news/world-europe-35154651

Walfrido Strobel

Essa é a do Mig-25, não sei o prazer de quem compraria uma caixa preta de Mig-25 por 200 dólares no E-bay para ter em casa, cada um com suas maluquices.
.comment image

Heitor

Bem… podemos imaginar que a queda foi violenta, para a caixa preta ter sido danificada, outro problema é eventuais peças do caça irem para as praias erradas, o mar vai levando, pode aparecer em qualquer lugar.