Militar da USAF executa inspeção pré-voo em um F-35

Militar da USAF executa inspeção pré-voo em um F-35

WASHINGTON – O Departamento de Defesa dos EUA não vê uma maneira de reduzir o custo por hora de voo para o jato F-35 de quinta geração no ano fiscal 2025, e projeta que o custo aumentará, disse Robert Daigle, Diretor de Avaliação do Programa e de Análise de Custo do Pentágono, em uma audiência no Congresso na quinta-feira.

“O Departamento não vê um caminho para chegar a US$ 25.000 por hora de voo até o ano fiscal de 2025”, disse Daigle ao Subcomitê da Câmara dos Representantes das Forças Aéreas Táticas e Terrestres.

O escritório do Programa Conjunto F-35, disse Daigle, estima que o custo por hora de voo para a variante F-35A da aeronave em 2024 seria de US$ 34.000. “Nossa estimativa [do Pentágono] é de US$36.000 para o F-35A” – quase a mesma, disse Daigle.

Daigle ressaltou que após o ano fiscal de 2024, as projeções do Departamento de Defesa são que o custo por hora de voo para o F-35 vão nivelar e subir, porque os jatos estão começando a envelhecer e terão que ser trazidos para os parques de manutenção para check-ups e reparos.

O vice-almirante Mathias Winter disse durante a audiência que o custo atual do F-35A por hora de voo é de US$ 44.000.

“Conhecemos os instrumentos e conhecemos as iniciativas em peças sobressalentes no que chamamos de ‘reparo em nível de parque’, a habilidade de consertar essas peças, a capacidade de nossas equipes de realizarem a manutenção na linha de voo, o que reduz os tempos de resposta e a habilidade de dar-lhes as ferramentas e os planos de manutenção para fazer esse trabalho”, disse Winter.

Winter disse que o custo alvo do Pentágono para o F-35A é de US$ 25.000 até 2025.

Militar fazendo manutenção em um painel de F-35
Militar fazendo manutenção em um painel de F-35

FONTE: UrduPoint News

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

Qual seria o custo de hora de voo de um F-16, F-15 e um Gripen?

Só pra iluminar o artigo.

Clésio Luiz

Você mesmo pode verificar. Todo ano sai um PDF novo. Procure por “Fixed Wing and Helicopter Reimbursement Rates (Tabs B and C)”. Não me pergunte qual dentre os valores é o que se procura, mas a resposta está por ali. E é direto da fonte, sem passar por intermediários.

https://comptroller.defense.gov/Financial-Management/Reports/rates2019/

Victor Filipe

Segundo a Popular mechanics o do F-15E é 27 mil Dólares

A Fighterjets diz que a do F-16 é de mais ou menos 8 mil dólares

E já vi umas matérias falando sobre o Gripen custar mais ou menos 5 mil dólares (dizem que é propaganda da SAAB)

PauloSollo

Eis um vídeo interessante:
https://youtu.be/A14il2vw4hA

Flamenguista

Point of no return……….

marcus

Basta diminuir a encomenda em 30% para cada versão.

Clésio Luiz

E o custo nunca vai cair mesmo. Desde o início da era do jato, os custos só tem aumentado com o passar das gerações. Tentou-se frear o crescimento desses custos com aeronaves como o Folland Gnat, Northrop F-5 e finalmente o F-16. Só que esse freio veio em forma de simplificação e redução de capacidades, em relação à aeronaves da mesma época. Como o F-35 de simples não tem nada, não tem como ele custar o mesmo que o F-16, nem com 1.800 unidades, nem com 5.000. Com uma aeronave mais sofisticada, ganha-se em capacidade operacional. Mas isso não sai… Read more »

Denis

Sou formado em Engenharia Mecânica, embora não esteja em exercício. Segundo a opinião dos meus professores, a qual tornou-se a minha, uma tecnologia só pode ser considerada realmente sofisticada, e considerada mesmo “tecnologia” etimologicamente, se a relação custo/benefício for levada em consideração. Como exemplo, certo professor contou a história de uma fábrica embaladora de café, a qual estava com problemas frente aos clientes, que reclamavam que alguns saquinhos de café estavam preenchidos com ar. Num esforço para corrigir o problema, o Controle de Qualidade investiu $4mi num equipamento que detectava a presença do saquinho inflado, e também implementava a solução.… Read more »

Victor Filipe

Se ficar em 44mil dólares a hora de vôo ela já vai ser bem mais barata que a do F-22…

Tomcat4.0

Caaaaaro pra Kauaka a h/voo da máquina!!!

Antoniokings

Com cerca de US$ 45.000 por hora de voo, o contribuinte americano deve chorar quando ouve no noticiário que mais um F-35 vai entrar em operação.

Carlos Alberto Soares

Quanto custam a hora de voo dos:

F 15(EX)
F 22
F16V

RAJADA
TUFÃO Tranche 3

SU 30
SU 35
SU 57

J 10
J 20

Há que se considerar duas variáveis:

1) Sempre as versões mais atuais e

2) Fonte(s) confiável(veis)

lembro que há moeda local tem importância.

Ai sairemos do “se” para o “é” !

Dólar Americano é emitido/impresso somente nos USA.

Mateus Lobo

O F-15EX, F-16V não entraram em operação ainda, mas baseado nas versões antecessoras podemos considerar algo um pouco superior a US$ 27 mil e US$ 8 mil respectivamente; o Typhoon está com um custo astronômico entre entre US$ 60~80 mil (existem planos para aumentar o ciclo de vida das peças entre outras medidas para reduzir esse valor) a do Rafale era aproximadamente US$ 35 mil. Sobre os aviões chineses e russos a informação é escassa, mas é certo que o Flanker é caro de manter da mesma forma que um F-15. Vendo isso como podem falar que a escolha do… Read more »

jagderband#44

Vai viver teu sonho. Seja contribuinte americano.
E larga o F35 de mão!

Antoniokings

O problema é que eles estão loucos para aumentar os lucros deles aqui para pagar o F-35 lá.
Se não fosse isso, queria que se danassem. Ainda mais.

Vitor Silva

Então que aguentem, de preferência sentados. Porque o F-35 não terá nem 1 décimo do sucesso do F-16 por exemplo. E para mais, o F-35 será vendido apenas a Paises de total confiança dos EUA, quer estejam dentro quer fora da NATO. E as encomendam seram em menor número e o tempo de vida util não ultrapassará os 25 anos. Agora que se cuidem, e não cometam os mesmo erros na transição para a 6º geração, sob pena de perderem o comboio tecnológico para sempre, neste competitivo mercado, e não se esqueçam que a sorte nem sempre poderá estar do… Read more »

Carlos Alberto Soares

Os USA bateu o record de empregabilidade dos últimos 50 anos.

O contribuinte dos USA está se lixando.

Republicanos ou Democratas nunca deixaram de investir nas FFAA’s.

O choro é livre e espernear com o prato do outro cheio e gostoso tem nome:

Dor de cotovelo. rs

Antoniokings

O que as publicações econômicas americanas dizem é que a maior parte do crescimento atual é devido a GASTOS GOVERNAMENTAIS.
E outra. É corrente nessas publicações que grande parte desses novos empregos são de baixos salários.
Esses GASTOS GOVERNAMENTAIS excessivos que, junto com o corte de impostos, está criando um rombo fiscal de mais de um U$ 1 trilhão no ano.
As coisas ficarão muitíssimo interessantes por lá.
E não vai demorar muito.

Carlos Gallani

Serão por volta de 4000 unidades pelo mundo, se cada uma voar apenas 10 horas por mês o custo baseado em 34k temos 1.360.000.000,00 por mês ao redor do mundo, hora de comprar ações da LM!!!

Gabriel BR

É uma canoa furada!

Davi

É o preço que se paga pela vanguarda tecnológica e hegemonia militar.
Vale cada centavo!

Antunes 1980

Se o objetivo deste pacote de notícias, é denegrir o projeto F-35, sinto lhes dizer, mas NÃO estão conseguindo!
Vale ressaltar que não temos nenhum dado sobre a hora voo do Su-57 e do J-20.
Por isso é melhor o povo da foice do martelo ir repensando se realmente seus vetores são tão viáveis assim de se operar.
F-35 já vende como água, e cada vez mais veremos ele evoluindo e mostrando pra que veio.

Luiz Cascaldi

Não se trata de denegrir o avião… o avião não tem culpa. Quem tem culpa é: – Governo por aceitar uma modalidade de desenvolvimento do projeto que só gerou rombo – USAF, USN e Marines por não estabelecerem requisitos mais simples ou até aeronaves distintas para não botar todos os ovos na mesma cesta – LM por fazer promessas inviáveis e sustentar elas com lobby O avião é maravilhoso. As únicas coisas que devem ser discutidas são: – Quem aguentar pagar a conta? – Até quando os EUA vão brincar com sua dívida externa? – Como nós podemos evitar o… Read more »

Sérgio Luís

Não uai!!!!
Vamos gastar mais uai!!!
Dólar não falta!!!

GripenBR

Aqui só voaria 15 minutos no 7 de Setembro.

Gustavo

Exato. E digo mais, podemos trazer relatórios da USAF ou MoD… Vai ter fã boy americano xingando e fazendo mimimi com cara feia… hahaha

Delfim

Não acredito em “bom, bonito e barato”. Acredito que destas 3 qualidades, só dá para ter 2.