Home Aviação de Ataque Força Aérea dos EUA encomenda super computador para o caça F-15

Força Aérea dos EUA encomenda super computador para o caça F-15

11279
32
F-15X

O Departamento de Defesa dos EUA anunciou a concessão de uma modificação no valor de US$ 91 milhões para um contrato anteriormente concedido à Boeing por um computador de alta velocidade destinado a melhorar a capacidade de guerra eletrônica dos aeronave.

Sob a modificação, anunciada segunda-feira pelo Departamento de Defesa, um dos maiores contratantes de defesa dos EUA, com sede em St. Louis, prevê o exercício de uma opção para a produção e integração dos módulos Advanced Display Core Processor II (ADCPII) à plataforma F-15.

“A Boeing Co., de St. Louis, Missouri, recebeu uma modificação de US$ 91.290.023 (P00002) do contrato anteriormente concedido FA8634-18-C-2698 para a Produção Inicial de Baixa Cadência do Advanced Display Core Processor II (ADCPII)”, disse em um comunicado.

Também sublinhou que o trabalho será realizado em St. Louis, Missouri, e deverá estar concluído em 28 de dezembro de 2021.

De acordo com a Boeing, o ADCPII é o computador de caça a jato mais rápido do mundo, capaz de processar 87 bilhões de instruções por segundo de processamento de dados – traduzindo-se em capacidade de processamento de missão mais rápida e confiável para a tripulação aérea.

O aumento da capacidade de processamento é crítico para novos recursos avançados, como EPAWSS (Eagle Passive/Active Warning Survivability System), IRST (Busca por infravermelho de longo alcance e capacidade de rastreamento), comunicações por radar de alta velocidade e futuras atualizações de software.

O novo super computador de alta velocidade também ajudará a facilitar os sistemas de controle de voo automatizados “fly-by-wire” do F-15.

O cockpit dos novos F-15 terá também telas panorâmicas (Large Area Display) como as propostas para o F-15SE Silent Eagle da foto

FONTE: Defence Blog

32 COMMENTS

  1. Vida longa ao F-15, o “cara” na superioridade aérea e ataque tático !!!
    Ainda o veremos, ou nossos netos, abatendo naves Rapinas Klingons e cruzadores imperiais do Império Galático!!!rs

  2. O avanço da tecnologia e incrível. O F15 ao entrar em produção contava com um computador de… 74kb…os nossos smartphones são mais moderno do que o processador do F15 ao entrar em produção.

  3. Caraca, avião bem projetado, construído e mantido, sem mimimi, vai dar muito trabalho aos oponentes ainda e pode pegar chuva!! Olha lá o WAD, esse é o futuro senhores, o F-39 já vem com ele!!

    • Claudio, seria ótimo mas muito caro para manter e superdimensionado para nosso TO. ficaria mais nos hangares ou só voaria nos desfiles de 7 de setembro. Deixa quieto, vamos continuar só vendo mas sem tocar! Logo teremos um exemplar no estado da arte para brincar!!

      • Boa Noite,Marcelo Andrade eu já pulotei um F15 num jogo que eu tinha no meu celular, é um caça supermanobravel e de uma superioridade aérea incrível

  4. Fantástico! E em breve a USAF estará contando com o Skyborg em seus caças. Esse papo de força bruta prevalecer sobre alta tecnologia só na imaginação fantasiosa dos russofilos.

  5. Efeito colateral Mig-21…?rs
    Logo, logo …com AI, assim que o radar travar no alvo já vai “sentar o dedo” … piloto só atrapalha…

    • Duvido muito que qualquer equipamento de combate tenha essa capacidade. Não em médio prazo – sendo bastante generoso nessa projeção. Não acho que ninguém está ansioso para entregar a decisão de atirar a uma inteligência artificial. Então mesmo que a capacidade exista, acredito que por um bom tempo, ainda será preciso que um ser humano aperte o gatilho – mesmo que o piloto/operador o faça remotamente.

  6. Apenas para efeito de comparação, qual seria a capacidade de processamento dos computadores do nossos futuros Gripens?

  7. A Boeing poderia dar o grau nesse avião.
    Tentar reduzir o RCS, colocar motores mais econômicos, estabilizadores verticais mais inclinados, tanques conformais, quem sabe duas baias, uma pintura RAM de fácil manutenção, sistema de guerra eletrônica estilo growler para todos os caças…
    Seria uma Fortaleza voadora.
    Quem sabe algum laser.

    • Você sabe que ele já tem tanques conformais, né? Os F-15 ganharam isso na versão “Strike Eagle”. O Silent Eagle os perderia, ganhando compartimentos para o transporte interno de mísseis em seu lugar – se ele tivesse conseguido alguma venda.

  8. Minha nossa!
    Tá parecendo uma metralhadora de mísseis!
    A pergunta é!
    Vc preferiria ir enfrentar uma onda de caças assim como neste glorioso F-15 X ou ir de F-35 “Deus Vivo” Limitado com 4 misseiszinhos escondidos nas minúsculas baias ???

    • Eu sou apaixonado pelo Eagle mas não dá, em condições de igualdade são décadas de avanço tecnológico e refinamento, vai dar f-35 mas sem nenhuma desonra ao monstro que é o f-15!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here