Boeing 737 MAX

Boeing 737 MAX

CHICAGO – Os problemas legais da Boeing aumentaram na terça-feira, quando um novo processo acusa a empresa de fraudar os acionistas, ocultando as deficiências de segurança em seus aviões 737 MAX antes que dois acidentes fatais levassem ao sei aterramento mundial.

A ação coletiva proposta no tribunal federal de Chicago pede indenização por supostas violações de fraude de valores mobiliários, depois que o valor de mercado da Boeing caiu US$ 34 bilhões em duas semanas após o acidente de 10 de março de um avião 737 MAX da Ethiopian Airlines.

O diretor executivo Dennis Muilenburg e o diretor financeiro Gregory Smith também foram indicados como réus.

O porta-voz da Boeing, Charles Bickers, não fez nenhum comentário imediato.

De acordo com a reclamação, a Boeing “efetivamente colocou lucratividade e crescimento à frente da segurança e honestidade do avião” ao levar o 737 MAX ao mercado para competir com a Airbus SE, deixando de fora recursos “extras” ou “opcionais” projetados para impedir os acidentes da Ethiopian Airlines e da Lion Air.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Turatti

Leia-se: a turma que exige lucro acima de qualquer outra coisa(acionistas) agora processa a empresa que botou lucro acima da segurança por te colocado lucro acima da segurança.
O maravilhoso mundo do capital aberto

Willber Rodrigues

É aquilo, né…
Tava dando certo e dando lucro? Beleza….
Não deu certo e deu prejuízo? Processo em busca de lucro.
Enfim, quero ver quando os parentes das vítimas começarem a enxurrada de processos tambem…

Antoniokings

Fui crucificado quando, há um certo tempo, levantei a possibilidade de que essas certificações fossem utilizadas como cláusulas de barreira para acesso ao mercado, coisa muito comum entre Países.
A vista grossa das autoridades americanas com relação à Boeing parece se encaixar nesse procedimento criminoso.
Quero só ver como será a certificação de aparelhos chineses e russos concorrentes se for solicitada aos EUA.
Aguardemos.

Chris

Nao creio que houve erro de certificação assim…

Por mais que digam !

Havia inúmeros aviões destes no ar ja ha algum tempo, e só 2 caíram !

Seria difícil deles detectarem o problema.

Cavalo-do-Cão

Senta Que Lá Vem história ✈? 😀 😉

Ocorreram semelhanças claras nos dois acidentes!…Avião é muito raro de cair e dai cai 2 aviões do mesmo modelo!…Com situações muito semelhantes….A atitude da Boing tornou o avião inseguro ao negligenciar o problema relatado pelos pilotos….

JOSE DE PADUA VIEIRA

Quando isso acontecer os acionistas já estarão com os bolsos mais cheios.
O choro é livre, não sei se na commom law existe o jus sperniandi, é o direito pedir, levar já é outra historia…

nonato

Mas há grandes chances.

nonato

Mas foram os acionistas que ajuizaram a ação. Igual fizeram com a Petrobrás devido as falcatruas descobertas na lava jato.

Diogo

Não vai nem fazer cócegas, mas nada, nadinha, nem de leve… É só pesquisar o valor de mercado da Boeing e sua renda líquida e verá que “milhões” é dinheiro pra cachaça

Ricardo Ramos

Não é com m, é com b, são bilhões em prejuízo. Tem a imagem, tem os custos operacionais. É claro que não estamos falando da quebra da empresa, mas de uma redução do share no mercado. Isso realmente é motivo para mudanças administrativas robustas.

Rui chapéu

Quanta baboseira. Os acionistas estão processando a Boeing justamente pq os funcionários dela não deram a segurança exigida ao produto. É mais lucro a Boeing fabricar aviões seguros ou vender sem segurança nenhuma os aviões? Os acionistas foram enganados pelos CEOs pois eles tem a obrigação de fazer um avião que funcione sem ter que exigir “adicional” de segurança. Ele deve sair de fábrica já com níveis de segurança exigido pelas agências reguladoras. Enfim, os funcionários da Boeing falharam e agora vão pagar pelo prejuízo. E lembrando, em país de primeiro mundo (EUA) os acionistas tem direitos quando uma empresa… Read more »

Sagaz

O capitalismo é a aplicação da natureza ao mercado, qual seria a alternativa?

A moral, a honra, a ética são valores que podem estar distorcidos ou respeitados seja dentro de uma igreja ou em um bordel.

A situação do projeto deste avião agora entra no mérito da negligência ou imprudência, ambos os casos não tiram a culpa, vide as barragens da Vale, o alojamento dos meninos do Flamengo, Minas na China, usina nuclear no Japão, …

Carlito

O 737 Max tem potencial para se tornar um imenso problema para a Boeing. É óbvio que a aeronave tem problemas de projeto, mas não se sabe quão graves ainda. A coisa pode ficar muito feia se as empresas aéreas começarem a cancelar pedidos. A concorrência certamente irá explorar este fato a seu favor. Muita gente que conheço não quer mais viajar de Gol, mesmo os aviões da série Max estando sem voar. Vamos ver como a Boeing vai desatar este nó.

Chris

Eu li por ai que a adaptação de motores maiores no 737 exigiu que eles fossem colocados mais a frente…. E isso transferiu o centro de gravidade do avião para a parte frontal, causando um certo desequilíbrio. Esse sistema que deu problema foi incorporado pra evitar qquer problema que isso causasse…

Em outras palavras…. Uma gambiarra !

Carlito

Isso realmente pode virar um pepino se proporções gigantescas!

Leandro Costa

Leia-se: Hora certa para se comprar ações da Boeing!

Junior

ações da Boeing

24 de dezembro de 2018 ——–> 294,16 dólares por ação

10 de abril de 2019—————-> 364,94 dólares por ação

Não, elas ainda estão absurdamente caras, aliás não faz nem sentindo, antes de descobrirem os problemas no carro chefe da empresa as ações eram inferiores a 300 dólares, agora depois de dois acidentes fatais e a descoberta dos problemas no MAX as ações continuam BEM superiores a 300 dólares

Wellington Góes

Ainda não, deixa cair mais um pouco.

Vinicius Momesso

Até na Boeing esses comunas, travestidos de aconistas, insistem em querer destruir.

João Augusto

Não pode ser…

Ricardo Ramos

Quanta baboseira! Todos ali são investidores e querem retorno do “Capital”, com riscos adequados ao prêmio oferecido, agora se os executivos aumentaram o risco sem informar previamente aos acionistas, e em desacordo com a Legislação e Normativos, isso é fraude.

Augusto L

O Lito explicou no canal dele, a FAA não fiscalizou direito, a Boeing aproveitou e colocou a duplicidade do sensor de altitude como opcional, o que devia ser “standard”, não tem problema nenhum de software.
Simplesmente gente querendo lucrar a custas de vidas !

Oiseau de Proie

Sim…este avião é seguro…No chão…!!!…Saíram do chão e caíram dois em pouco tempo de uso e em condições parecidas!…

Delfim

Se o valor da Boeing continuar caindo, quem sabe a EMBRAER não compra ?

Antoniokings

Eu já havia falado há mais de um ano que o futuro da Boeing não seria de céu de Brigadeiro.
E nem estava considerando essa situação limite que está acontecendo.
Considerava apenas o aumento da concorrência na aviação civil e o seu alijamento do mercado militar com relação a novos projetos de ponta na aviação de asa fixa.
Espero acertar na mosca.

peter nine nine

Adorei!!!! ^^ eheheh

Brunow Basillio

Governo Americano não iria aprovar a aquisição…

Antoniokings

America first!

nonato

Se todos nós unissemos e comprassemos ações da Embraer ou Boeing…

Antoniokings

A situação da Boeing está bastante complicada.
Diminuição de produção. cancelamento de pedidos, queda das ações, proibição de voo em alguns países.
E ainda, a OMC está acusando Governo americano de dar subsídios à empresa.
E só para piorar, China e Airbus firmaram um contrato de incremento de vendas, sob os auspícios de Jinping e Macron.
Estou preocupado com a situação da empresa.
SQN.

Rene Dos Reis

Esses acidentes podem ficar mais caro do que a própria EMBRAER.

Carlito

Creio que o acidente pode custar caro à Boeing. Já a Embraer, foi uma verdadeira pechincha.

Wellington Góes

Nada, Carlito, na Embraer foi pago um preço justo. Aonde já se viu?! #SQN

Foxtrot

Que hora para darem a Embraer a Boeing kkkkk !
Será que os gênios de plantão só menos analisaram outros possíveis “parceiros” ?
Ratyon, Rússia, Índia, China, França, Inglaterra etc …

Chris

Chega a ser irônico… A Boeing é exatamente uma empresa que evita muita automação nos seus avioes, que ainda possuem manches tradicionais (Sao fly-by-wire, mas mantem o sistema de cabos como backup).

O problema é simples… Mas ficou estratosférico, pela quantidade e importancia do 737 no mercado.

A conta vai sair cara para a Boeing ! Mas é uma boa hora pra comprar ações da empresa…

Junior

Apesar de toda essa confusão, as ações da Boeing continuam muito caras, basta ver que apesar de tudo isso que tá acontecendo elas estão cotadas a 364,94 dólares por ação, para você ter uma ideia, em 24 de dezembro do ano passado, aonde esses problemas do MAX não tinham vindo a público as ações estavam cotadas a 294,16 dólares

100nick-Elâ

Soltou pecinha, foi?

João Augusto

Os caras agora querem investir na bolsa com toda a segurança do mundo. Põe na poupança o $$$ então.

Ricardo Ramos

João, a bolsa é a poupança dos americanos, bem como a previdência para garantir a aposentadoria. Em geral eles investem em fundos que buscam as empresas mais seguras e rentáveis para sua segurança financeira. Você acreditar que o mercado de capitais é somente para especuladores é um erro comum no Brasil, onde poucos tem o hábito de investir na bolsa, principalmente porque nossas empresas não são transparentes e a prática de lesar os minoritários é frequente. Espero que um dia possamos ter orgulho de nossas empresas públicas, como os americanos tem das suas. P.S.: No EUA a Boing é considerada… Read more »

João Augusto

Ricardo Ramos, fundo de investimento é completamente diferente de bolsa de valores. A lógica é completamente diferente: naquele você coloca seu dinheiro para ser administrado por pessoas que te pagarão uma taxa por isso e o aplicarão na bolsa, recebendo como lucro a diferença entre a taxa proposta e os lucros da especulação acionária, nessa, você mesmo faz seus investimentos sem intermediários que te prometem uma renda previamente estipulada, podendo ganhar mais ou mesmo perder, de forma compatível com os riscos do negócio. Agora, a realidade é que o capital especulativo capturou o judiciário de tal forma que o rentismo… Read more »

D.Soares

Neste caso, não há nada de absurdo. Existe uma diferença entre ter tido prejuízo por questões referentes ao negocio e prejuizo por negligencia e/ou falhas graves como estas. Quer dizer, vc investe em uma empresa, a direção comete falhas absurdas, os mecanismos de compliance falham miseravelmente, e não ha nada de errado nisso?

Marcio

Salvo engano, a Boeing já acumula uma perda de valor de mercado de 32 bilhões de dólares

Wellington Góes

Há muito eu vinha escrevendo sobre os problemas técnicos e de engenharia que a Boeing estava sofrendo já algum tempo, bem como do excessivo esticamento de um projeto antigo, de que era uma oportunidade à Embraer apresentar um concorrente a este mercado.

Felizmente a razão aparece para dar uma lambada no corro de quem ignora o óbvio.

Mas brasileiro é muito “ixperto”.

Antoniokings

É evidente que o projeto da Airbus é melhor.
E isso se reflete na substancial diferença de encomendas entre as empresas.
Agora, com essa situação, nem sei qual será a ‘ratio’ entre elas.
Antes estava cerca de 50% a mais para a Airbus.

Gonçalo Jr.

A beleza do capitalismo é quando as leis funcionam. Uma gigante aeroespacial sendo responsabilizada pelos seus próprios acionistas por falhas em seus produtos que custaram vidas. É assim que deve funcionar e num país sério, funciona. A perda será financeira, de imagem e institucional. Nada disso vale vidas perdidas, sabemos mas a empresa terá que se posicionar sobre essa tragédia e dar satisfações aos clientes, acionistas e indenizar os entes que perderam pessoas queridas nessa tragédia.

Marcelo Andrade

Estranho, estão retendo meus comentários. Avisei em off-topic que a FAB cancelou o Míssil MAR-1.

Cavalo-do-Cão

Deus me livre de me aventurar em mais um “flyer” destes…o projeto desta porcaria deve ter sido inspirado nos flyers daqueles vigaristas irmãos wright!!!…esta foi a tradição passada pelos “pioneiros” da aviação deles para consagrar toda esta indústria picareta que eles tem hoje…rs…A autoridade de aviação estadunidense reconheceu a similaridade dos dois acidentes envolvendo este modelo de avião…os próprios piloto relataram que teve caso do avião sair do controle deles e não só no momento da descolagem…mas durante o voo de cruzeiro(vejam jornais italiano)… Um avião onde o MCAS(software) interfere no MODO MANUAL DE VÔO…NÃO!!!…NÃO É SEGURO!!!…e além disso ainda… Read more »

Ricardo da Silva

Será que a Boeing vai fazer um “Acordo preventivo” como a Petrobras(x) fez?