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LAAD 2019: Saab apresenta o progresso do Programa Gripen para o Brasil

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Caça Saab JAS 39E Gripen voa com mísseis Meteor
Caça Saab JAS 39E Gripen voa com mísseis Meteor

A Saab apresentou as mais recentes atualizações do Programa Gripen para o Brasil durante a LAAD International Defence & Security Exhibition, no Rio de Janeiro.

A Saab anunciou várias conquistas no último ano, assim como alguns próximos passos.

“O último ano foi bem sucedido para o Programa Gripen brasileiro. Entre outras ações, instalamos o Wide Area Display (WAD) e o motor no primeiro Gripen E para o Brasil. Este ano, a primeira aeronave brasileira será entregue para iniciar a campanha de ensaios em voo em Linköping, na Suécia” disse Mikael Franzén, vice-presidente e head da unidade de negócios Gripen Brasil na área de negócios Aeronautics na Saab.

Em 2018, a Força Aérea Sueca aceitou a proposta da Saab para equipar seus caças com o WAD, o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), desenvolvidos pela empresa brasileira AEL Sistemas.

“Os caças Gripen terão agora a mesma configuração para os displays, harmonizando os programas sueco e brasileiro. Isso significa uma grande economia na manutenção da aeronave e no futuro desenvolvimento de software. Esse é realmente um bom exemplo da colaboração bem-sucedida entre a Saab e a indústria de defesa brasileira ”, explicou Franzén.

WAD no cockpit do Gripen - AEL Sistemas - Foto: Gilmar Gomes
WAD no cockpit do Gripen – AEL Sistemas

O programa de Transferência de Tecnologia continua avançando. Até o momento, 165 engenheiros brasileiros foram treinados na Suécia e concluíram seus treinamentos. Atualmente, a maioria trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN) no estado de São Paulo. O GDDN foi projetado para servir como centro de desenvolvimento tecnológico do Gripen no Brasil para a Saab, a Embraer e os outros parceiros brasileiros que são beneficiários do Programa.

As equipes envolvidas no desenvolvimento do Gripen E/ F, no GDDN, trabalham no projeto de célula, desenvolvimento de software, instalação e integração de sistemas, aviônica, interface homem-máquina e comunicações. Atualmente, cerca de 120 engenheiros trabalham no local, em uma grande cooperação entre brasileiros e suecos.

GDDN

30 COMMENTS

  1. Parabéns à Saab/Embraer/FAB pelo trabalho. Mas, uma pergunta de leigo: o Míssil Tático de Cruzeiro que está sendo desenvolvido pela Avibras, que, conforme informações e apontamentos do pessoal mais entendido aqui na trilogia terá alcance superior a 300 km, poderia vir a ser integrado com o Gripen? Digo, no sentido de ser transportado e lançado por esta plataforma.
    Ou, seria possível utilizar o KC-390 para tal finalidade (cito o KC pois será a maior aeronave disponível pela FAB e recentemente vi uma foto do avião com tanques externos que lhe dão capacidade REVO e fiquei pensando se poderiam ser substituídos por mísseis/bombas)?
    Aos entendidos agradeço a resposta, caso tenham.
    Abraço.

  2. Prezados editores do Poder Aéreo,

    Seria muito interessante entender quais são os sistemas diferentes entre a aeronave Sueca e a configuração Brasileira. Considerando a adoção do WAD teremos a mesma aeronave?

      • A FAB utilizará a mesma pintura dos Gripen suecos? Pode ser, não vi em nenhum lugar essa info…mas, já que vc diz, tudo bem. Entretanto, usará a mesma pintura “para economizar”? O que tem a ver o tipo de camuflagem com o valor? Se usar dois tons de cinza é mais barato do que usar a pintura padrão, verde/cinza, da FAB? Ou uma pintura tipo a dos M2000? Não entendi a questão da “economia”…..

  3. Olá pessoal, hoje, no final da tarde vi um caça F5 passar pela Zona Norte de São Paulo. É primeira vez que vejo um caça nesta região fora de datas comemorativas ou eventos da Fórmula Indy.
    É comum e eu nunca percebi ou tem alguma comemoração? A sua direção seguia a mesma dos aviões que seguem para pouso em Guarulhos.

    • Bader não é da Akaer. É (ou era) da Novaer. E.está acima dos Tucanos, no nível dos Supertucanos.
      No mais, não me parece que a FAB queira trocar seus Tucanos no momento.

    • Os Tucanos da AFA serão modernizados, eles estão bem conservados em média. Contam com bastante peças de reposição e etc. Não vejo motivo para substitui-lo tão cedo.

    • O cronograma definido no contrato, desde 2015, prevê 1 em 2019, 5 em 2020, 6 em 2021, IOC com essas 12 aeronaves em 2021, 9 em 2022, 8 em 2023 e os últimos 7 em 2024, com a FOC também em 2024.

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