Embraer KC-390

Embraer KC-390

Empresa brasileira exigia dezenas de milhões de euros adicionais face aos 827 milhões constantes da proposta de Lei de Programação Militar, parada no Parlamento

A Embraer aceitou a condição do governo português em pagar apenas 827 milhões de euros pela compra de cinco aeronaves de transporte militar KC-390, soube o Diário de Notícias junto de fontes do setor.

O acordo culmina semanas de divergências entre o Ministério da Defesa – apoiado pelo Parlamento – e o construtor aeronáutico brasileiro, que estava a exigir algumas dezenas de milhões de euros acima dos 827 milhões inscritos na proposta de Lei de Programação Militar (LPM) aprovada, em novembro passado, pelo Conselho de Ministros.

O braço-de-ferro veio a público em meados de janeiro, durante uma audição parlamentar do então chefe do Estado-Maior da Força Aérea sobre a nova LPM. O ministro da Defesa reforçou, dias depois, que Lisboa desistiria dos KC-390 se a Embraer mantivesse as exigências financeiras adicionais, optando por outro modelo para substituir os Hércules C-130 da Força Aérea.

Segundo fontes ligadas à equipa de negociação criada em 2017 para adquirir os KC-390, o acordo com o fabricante brasileiro abrange o fornecimento de cinco aeronaves de transporte tático-estratégico, um simulador de voo e a manutenção durante o ciclo de vida útil dos aparelhos.

Fontes do Ministério da Defesa limitaram-se a dizer que as negociações com a Embraer “mantêm-se em curso e estão em fase avançada”.

Em rigor, o acordo não existe até ser formalizado – o que, segundo várias fontes, só deverá ocorrer depois de o Parlamento aprovar a LPM. Porquê? Enquanto o diploma estiver pendente, frisou uma das fontes, “não há dinheiro” para a aquisição dos KC-390 (exceto em sede de Orçamento do Estado, o que afetaria as contas do défice e por isso está fora de questão).

A questão seria necessariamente levantada pelo Tribunal de Contas, entidade responsável por analisar e autorizar o contrato.

Por isso, admitiram algumas fontes, estará também afastada a assinatura de um contrato promessa – porque normalmente incluem penalizações financeiras se for ultrapassado o prazo acordado para assinar o documento definitivo. É usual essas penalizações serem da ordem “dos 3%” do valor global do contrato, precisou uma das fontes já envolvidas em processos dessa natureza.

Ora como a discussão da LPM na especialidade está parada, já que os partidos com assento na Comissão parlamentar de Defesa ainda não reuniram para agendar o debate sobre um diploma que se esperava já estar aprovado há semanas, a incerteza sobre a data de aprovação da lei desaconselha a celebração de um contrato promessa, acrescentaram as fontes.

Note-se que as novas exigências financeiras – ou atualizações de preços – feitas pela Embraer poderão explicar-se por ter terminado algum prazo a que as duas partes se tivessem comprometido em 2018.

Outra justificação possível será a entrada da Boeing na Embraer, acrescentou a mesma fonte conhecedora dos meandros empresariais.

Vista em corte do KC-390. Clique na imagem para ampliar
Vista em corte do KC-390. Clique na imagem para ampliar

FONTE: Diário de Notícias

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Mathrus

Finalmente saiu essa venda.
Jajá começa a encheção de saco sobre o negócio com a Boeing.

Peter nine nine

Mathrus, o negócio “da Boeing” é mau para o Brasil e parceiros. Pode ser bom para acionistas e para a Embraer, mas não é para os brasileiros e parceiros externos. Isto a meu ver, não vou nem dar detalhes do porquê, até porque já o fiz no passado em comentários de outras matérias.
Quanto a venda do Kc390 para Portugal, aparentemente é desta que vai para a frente, se bem que a LPM ainda está parada no parlamento português para aprovação, devido ao “braço de ferro” relativamente ao kc390 e não só.

FICO SO OBSERVANDO

São cinco aeronaves e TODA a manutenção pelo período de vida útil das aeronaves leia o contrato!!!!!!!!!!!!!!!!

Peter nine nine

“fico”, essa resposta era para mim? Não percebi o contexto.

Leonardo Gama

O Peter estava se referindo ao negócio entre a Boeing e a Embraer e não à venda dos KC-390 a Portugal.

Peter nine nine

Bem as mais de 70 reações negativas ao meu comentário, indicam me que o brasileiro “não está nem aí” para o facto de que a Embraer era, acima de tudo, uma empresa de aviação civil, área da qual dependia. Tão pouco se interessa pela possibilidade de a Boeing poder estar apenas a “usar” o “passe” da Embraer para a Europa, por meio da confiança que comessava a ser construída, a custa total do mérito brasileiro, junto de Portugal e outros países da região. Não sei, honestamente, de que vai a Embraer alimentar se depois do negócio com a Boeing… Se… Read more »

Chris

Amigo… Todo mundo pensa igual q vc, ate o nosso presidente ! Acha mesmo que alguém quer que a Embraer, um orgulho pra nós, seja vendida?

Se estão fazendo essa venda, eh pq a sobrevivência da Embraer depende dela !

E considerando que os antigos C-series ja realmente começaram a decolar nas vendas nas mãos da Airbus…

Vitor Silva

Meu cara não existe braço de ferro por causa do KC -390, porque partes dele são feitos em Évora e nas OGMA, logo é bem aceite pelo povo. Mas sim porque não se encontra afeta verbas para a modernização fragatas VG , F -16 para além da polemica com o NPL. Fica tranquilo a LPM será aprovada com 2/3 dos deputados dentro de 3 a 4 meses no máximo.

Peter nine nine

“cara”… Em Portugal todo o tocante a dinheiro é um braço de ferro. E sim, houve um (braço de ferro) quanto ao KC, porque como se refere, o acordo esperado e só mais tarde aceite era este de 830 milhões, não o de mil milhões que a Embraer (diria que por influência da Boeing) queria. Ao meu conhecimento, Évora não faz peças para o KC, mas é possível que sim, no entanto estas instalações passarão para a Boeing de qualquer maneira. De facto tanto as OGMA (luso brasileiras) como outras empresas portuguesas, participam em certas áreas do projecto, isso é… Read more »

Carlos Alberto Soares

Não leu o texto ?

Peter nine nine

Carlos, quem?

Carlos Alberto Soares

Matrus

Afirma:

“Finalmente saiu a venda”.

Onde está essa afirmação no texto ?

Ele nao leu o texto….

Ou ……

João Souza

A venda não saiu. Só o valor ficou acertado. Tem que assinar o contrato ainda.

Vitor Silva

Sim não deixa de ser verdade, de qualquer modo existem boas noticias. A Boeing reuniu-se esta terça-feira com o Ministro de Defesa de Portugal e foram dadas garantias em como Aliança entre ambas não vai prejudicar a Fabrica de Évora bem como o desenvolvimento do cluster aeronautico Português. Mas informo que dia 23 Abril, vai reunir-se a comissão parlamentar de Defesa afim de concluir a LPM e concerteza que a LPM vai ter os votos favoráveis dos Partidos PSD/CDS depois de terem negociado com o partido do governo. Na minha sincera opinião, vai haver mais verbas afetadas para ciberdefesa, talvez… Read more »

Renato

827 milhões de EUROS por 5 aeronaves?
Não está muito caro?
Qto custa o Hercules?

vilela

Não é preço de prateleira, o texto diz que tem simulador e o mais importante, Manutenção por todo o Ciclo de Vida da aeronave.

Marcelo Andrade

Também achei estranho pois mesmo com esse pacote todo está dando mais de 165 milhões de Euros por avião!!

vilela

Parece realmente muito caro, mas costumamos comparar com vendas e manutenções por cerca de 5 anos. TODO o ciclo de vida deve dar algo como 30 anos, salvo melhor juízo…

Gustavo

Quando vc vai na Wikipedia da vida e procura pelo preço de um caça, ali sim vc está vendo um custo ESTIMADO de um único caça, mas sabe quem paga aquele preço? NINGUÉM. Nenhuma aeronave é vendida sem o pacote de serviços, treinamentos, simuladores e sobressalentes… Veja: “abrange o fornecimento de cinco aeronaves de transporte tático-estratégico, um simulador de voo e a manutenção durante o ciclo de vida útil dos aparelhos.” Isso daria 165,4 milhões de euros por aeronave. Mas no fim das contas é um pacote muito bom, pois a manutenção é pelo ciclo de vida útil da aeronave.… Read more »

FICO SO OBSERVANDO

São cinco aeronaves e TODA a manutenção pelo período de vida útil das aeronaves leia o contrato!!!!!!!!!!!!!!!!

Eddie

Pelo contrário. Barato demais!

Cristiano de Aquino Campos

Tem que dividir pelo tempo de uso da aeronave, se e para fazer conta de padaria.

Valdomiro Santos

O mercado aeronáutico é extremamente competitivo, quem não se firmar com os contratos de vendas, perde espaço para os concorrentes.

Marcio

Mr. Obvious, parabéns!

Willber Rodrigues

1- Quanto Portugal pagaria ao todo, pelo preço proposto originalmente pela Embraer?
2- Foi um preço….digamos…”justo?”
3- A Embraer não ganharia mais ao longo prazo, por causa das futuras manutenções e modernizações do KC?

Tiago

Manutenção já está inclusa no valor

claudio soares

ou aceita ou não vende. de que adianta desenvolver tecnologia se não tem como financiar a venda? vendas militares são sinônimos de FMS, o que não temos. infelizmente.

Leonardo M.

O kc-390 tem sim através do BNDES
Agora resta o país que compra aceitar financiar pelo BNDES ou qualquer outro banco que deseja

Tomcat4.0

Enfim, a primeira(e importantíssima) venda para a Europa. A máquina vai fazer a turma da Otan babar e os pedidos vão começar.

Peter nine nine

Esperemos quem sim! Sou português e gosto muito do avião. Se bem que a meu ver, dou mais preferência ao sucesso da Embraer que da Boeing, ainda não se sabe bem onde a americana se vai enfiar. Motivo de desconfiança portuguesa e não só. Um off-topic que sei que vai agradar a muitos fãs do 390EMBRAER: Portugal requesitou meios, em apoio a Moçambique, ao Ministério da Defesa Espanhol, o país vizinho manda um A400M que já para lá estava destinado/fretado, aproveitou se assim espaço vazio com mantimentos e material procedente de Portugal a somar ao espanhol, com destino a Moçambique.… Read more »

Saldanha da Gama

Deus te ouça, meu caro, Deus te ouça…! abraços

Saldanha da Gama

Deus te ouça meu caro, Deus te ouça…! abraços

Ronaldo Rangel Pires

É isso aí Tomcat, o resto não interessa.

Vitor Silva

Calma calma, ainda há um longo caminho a percorrer : diplomacia económica, agressividade comercial e bom senso no sentido de fazerem um bom preço que não deve ser superior a 5% em relação ao C-130j.
Depois a aliança com a Boeing, não foi bem compreendida na Europa, depois este produto possivelmente só será vendido a Países com algo poder financeiro, cada unidade custa pelo menos €100 milhões . Não podemos esquecer que €800 milhões é dinheiro (dava para fazer 3 bons Hospitais centrais) e era quanto custava a modernização do Porta-avião São Paulo.

Delfim

Os 20% de costela judia da população portuguesa – bem sei – jogaram duro na hora da negociação.
.
Agora é esperar Portugal desfilar seus KC-390 na cara do resto da OTAN.
.
Embora, com o atual surto de “euronacionalismo”, a participação da Boeing não seja bem-vista.
.
Uma sugestão : usar os KC-390 nos voos para Moçambique. Além do gesto humanitário, é uma boa propaganda, e gratuita.

jose luiz esposito

Conheces o percentual Árabe na população portuguesa ? Precisas conhecer !

Peter nine nine

Diga José?

Vitor Silva

Já estou a ver que o Delfim, não conhece caldeirada genética e única na Europa dos Portugueses, fizemos cruzamentos com Finicios,Celtas, mouros do norte Africa e Arabes ( pq procuravão terras ferteis quando as suas terras ficaram com corrosão no solo), Romanos e Africanos ( pq suportam bem o calor e vieram trabalhar nas seares de arroz junto ao estuário do Sado em Setubal ainda à 200 anos. Temos Ucrânios, Brasileiros, dos PALOPs e também chineses e reformados Ingleses e Franceses . Quanto aos Judeus o valor é residual , muito menos do que a cumunidade cigana ( foi perseguida… Read more »

Larri Gonçalves

Portugal vai ter no futuro uma aeronave multiuso, Transporte pessoal e carga de média capacidade (23 t. espaçada, 26 t. concentrada), reabastecimento aéreo, combate a incêndio que é algo muito importante em Portugal, tendo em vista os incêndios na mata nos últimos anos o preço é adequado, pois o suporte e assistência é para todo ciclo de vida da aeronave, parabéns a EMBRAER e claro a Portugal.

Satyricon

Reabastecimento aéreo não. Portugal opera F-16, cujo sistema de reabastecimento por lança é incompatível com o Kc-390, que só opera por probe and drogue.

Fabio

No início do projeto se falava que cada KC390 custaria entre $50 e $70 milhões de dólares , muito estranho hoje se falar de + de €100 milhões de euros, hoje cada kC390 custará três x o esperado, vai ser difícil vender com esse preço !

ALEX TIAGO

Bom dia Fábio. Observar o contrato, é bem mais abrangente do que apenas comprar a aeronave, tem a manutenção durante todo o ciclo de vida incluso no pacote. Note que não divulgaram configuração das aeronaves, e nada sobre opcionais, penso eu que o valor de partida será mais alto do que o previsto inicialmente, mas eu acredito que o preço divulgado no início seria o 1.0 o mais básico.

Leitor Sincero

Burro.

Camargoer

Olá Colegas. Como disse o Mathrus, parabéns à “Boeing”. né?

Delfim

Oi Camargoer. Como coloquei acima, uma associação com a Boeing pode ter efeito negativo, frente a uma onda de “euronacionalismo” independente dos EUA.
E afinal, esta venda já estava sendo negociada antes da joint-venture.

Wellington Rossi Kramer

Euronacionalismo de quem? França e Alemanha? A Luftwaffe a a Armée de l’Air compraram Hercules J.

Peter nine nine

Wellington, c130 é americano, mas da Lockheed… O “euro nacionalismo” nao vê com maus olhos o americano, o sentimento euronacional vê sim com maus olhos o americano que afecta o que é europeu, nesse sentido, a Boeing. Todo o cidadão europeu que seja a favor da UE e que esteja dentro do assunto, vê com maus olhos a Boeing, não necessariamente os americanos. Isto não quer dizer que não se compre, eventualmente, o produto da Boeing, apenas significa que haverá sempre um obstáculo extra, bem mais do que se for da Lockheed, como o C130 é. Os europeus, naturalmente, estão… Read more »

Alisson Mariano

Peter, suas intervenções são muito boas. Nos faz ver as questões debatidas pela perspectiva Portuguesa/europeia.

Abraço.

Saldanha da Gama

Onde assino

Peter nine nine

Obrigado Alisson.

Abraço.

André Sávio Craveiro Bueno

Também concordo, Peter, parabéns.

Pedro

É curioso, suspeita e repentino saber que há 12 anos (antes da Embraer estragar a OGMA empresa portuguesa de manutenção aeronáutica com mais de 100 anos) a proposta da Lockheed ter sido superior. Há investigação levantada mas como há luvas brancas em cargos políticos, nunca mais se ouviu falar. O kc 390 começou mal, a ogma faz parte da estrutura, onde já tive a infelicidade de trabalhar, todas as peças maquinadas para retardar a manutenção, mas quando algo se partir… Vai tudo ao chão. Ninguém quer saber de nada, roubam ideias à kawasaki, que tem um avião igual, vergonha… Estrutura… Read more »

Vitor Silva

A Alemanha e a França compraram alguns C-130j porque existiram atrasos e problemas na entrega dos A400, e o poder politico tem que tomar decisões , mesmo que esta não sejam perfeitas, é preferível a uma não decisão. Não quer dizer que tenham desistido do A400…

Pedro

Compraram se calhar pq a frota deles de há uns 20 e tal anos (ou mais) para cá são C130 q nunca deram problemas… Quero ver o kc390 a aterrar em lama e pedregulhos como o C130 sempre fez…

ADLER MEDRADO

Euronacionalismo até começarem a se matar de novo e acabarem precisando da ajuda dos americanos ‘de novo’.

jose luiz esposito

Americanos submetem os europeus , incutindo o medo da Rússia . Quando os europeus se derem conta do engodo em que estão submetidos, a Europa viverá pensando mais em desenvolvimento; a Rússia interessa mais a aproximação econômica com a Europa ocidental . .

Leonardo Gama Souza

A Rússia tem se tornado cada vez mais autoritária e beligerante. Eu teria medo…

Pedro

Leia a história, 1a grande guerra, chegaram 1 semana antes dos ingleses, franceses, irlandeses, australianos, portugueses terem derrotado a Alemanha. 2a grande guerra, chegaram em 2 lugar na captura de Hitler (e qdo lá chegaram já estava morto). Brasileiros na guerra? Onde? Não sabe n fala. Obrigado

Mathrus

Poxa Camargoer, de todos eu esperava que ao menos voce tivesse lido o contrato do negócio antes de falar essas coisas.
Todo mundo aqui sabe que o negócio foi a divisão comercial.

Camargoer

Olá Mathrus. Minha crítica é sobre o Brasil perder a única grife de alta tecnologia internacionalmente reconhecida. Considerando que a Embraer(a) já representou quase 10% do superávit da balança comercial, temo que não será possível adquirir no futuro iphones vendendo minério de ferro e soja. Para comparação, uma tonelada de aço vale US$ 100 enquanto a do iphone custa US$ 7 milhões (o valor médio de um avião comercial da Embraer custa cerca de US$ 1,6 milhões por tonelada).

FernandoEMB

Com a criação da nova empresa com a Boeing, somada a Embraer que fica, esse percentual de 10% do superávit poderá ser novamente alcançado e até ultrapassado. Afinal de contas, vc já sabe o que estão pretendendo?
E se trouxerem produção para cá… se alavancarem as vendas do E2? Então, isso não é motivo para se ter uma certeza.

Camargoer

Olá Fernando. A remessa de lucros e dividendos das multinacionais instaladas no Brasil para suas sedes no exterior foi de mais de US$ 10 bilhões em 2017. Nesse ano, o superávit da balança comercial foi de US$ 67 bilhões, mas a balança de pagamentos (serviços) registou déficit de US$ 13 bilhões. Portanto, o fato de uma empresa exportadora contribuir para o superávit comercial pode ser anulado caso ela tenha o compromisso de enviar lucros e dividendos para sua sede no exterior.

Fernando EMB

Palavras-chave: “pode ser”, “caso tenha”… Ou seja… Sabe que nada sabe… Sei que nada sei. O futuro dirá.

Camargoer

Caro Fernando. “Pode ser” que você colida o seu carro ao cruzar um farol vermelho. “Caso tenha” deixado uma criança no banco da frente sem cinto de segurança, seria uma dupla imprudência. É provável que nada ocorra, mas o sensato é preservar a criança e aguardar o sinal verde (e levar a criança no banco de trás com o cinto afivelado). A despeito da incerteza inerente do futuro, experiências passadas podem ser usadas para prever consequências. O fato de “não saber” o futuro não justifica ações imprudentes.

Rafael Oliveira

A Embraer distribui bem poucos dividendos, muito menos do que o saldo da balança comercial (basta pensar que o saldo tem a ver com o faturamento, que é muito maior que o lucro e que nem todo lucro vira dividendo).

Isma

Ou seja 70000 ton de ferro, penso que não conseguem

ALEXANDRE

Povo so lê manchete e quer dar palpite…ta osso.

Baschera

Não dêem parabéns à Boeing….ainda !
“Max”, é melhor esperar….

Sds.

Pedro

Kc390 também caiu 2 vezes… Ninguém fala n?

João Adaime

Precisamos saber mais detalhes do que seria esta “manutenção”. Se apenas a mão de obra ou incluiria peças, para usar um linguajar da indústria automobilística.

Fernando EMB

Questionam o preço…. Mas:

1) quantos sistemas de reabastecimento em voo estão levando? E quantos em combate a incêndios?

2) quais serão os opcionais que pediram?

3) e os itens desenvolvidos exclusivamente para os portugueses? Serão amortizados em apenas 5 aeronaves…

4) Tem motor sobressalente no pacote?

5) E quais seriam os outros itens que compõe o pacote? Paraquedas de extração? Interior medevac? Equipamentos para busca e salvamento (porta com janela de busca, FLIR, …).

então fica difícil avaliar.

Matheus

Você sabe se os da FAB são “completos”?

Carlos Alberto Soares

Perfeito.

Fernando, aí para cima continuam confundindo a Boeing com a Embraer D&S….

Realmente….

Guilherme Poggio

Estão aí os questionamentos de quem entende realmente do riscado. Ótimos apontamentos, Fernando. Ajuda a abrir a cabeça do pessoal e pensar fora da “caixa”.

Miguel Carvalho

Não estou a ver o parlamento tuga, com maioria de esquerda a libertar a verba de 830 milhões. Com a função pública a exigir mais dinheiro, descongelar carreiras profissionais, se gastassem esse dinheiro, a polícia fazia greve, os professores faziam greve, os médicos faziam greve, enfim o país parava. Não estou a ver o partido Comunista que sustenta o governo aceitar uma coisa dessas. É que político aqui como aí, pensa primeiro na sua barriga, no que é melhor para o país. Ah e é verdade, pode não parecer, mas não temos dinheiro. Pode parecer que a crise já lá… Read more »

Carlos Alberto Soares

Com essa gentalha que está no poder …… Normal.

Lembrando que são financiamentos de longo prazo.

Peter nine nine

Tem lá calma oh Miguel.
Assustas os brasileiros de tanto pessimismo.

Miguel Carvalho

Achas que estou a ser pessimista? Mais realista não posso ser. Gostava de ter os KC na FAP, mas se a função pública em Portugal souber que há 830 milhões para comprar aviões, e não para os bolsos deles, param o país 1 mês. ?

Salim

Portugal e parceira no avião, portanto qto mais vender, mais Portugal ganha em pedidos de partes e empregos.Portugal será vitrine para Otan. Hércules e A400 e só gasto, para Portugal KC390 e investimento, dependendo do sucesso de vendas estes aviões se pagam .

Vitor Silva

Sim é verdade a lei de programação militar está parada no Parlamento Português: por questões de agenda politica ( vem ai eleições europeias ) mas também por esta precisa, da aprovação de 2/3 dos deputados e então existem questões polémicas que as chefias militares e a Defesa não conseguiram explicar como a não modernização das fragatas Vasco da Gama, a não regeneração das F -16 afim de se tornaram interoperacionais com os caças da 5º geração e também os elevados custo com Navio polivalente logístico ( Almirantado já aceita um em 2º mão, porque novo custa €300 milhões), quanto ao… Read more »

Filipe Prestes

Até que enfim saiu mas sempre levei fé em Portugal, diferentemente de Argentina e Rep. Checa que não coçaram os bolsos ainda.

DOUGLAS TARGINO

Argentina? Esqueça ela! Mas aqui na América do Sul, acredito mais no Chile, embora eles prefiram comprar dos EUA por livre e espontânea pressão.

Filipe Prestes

Livre e espontanea pressão kkkk Pois é, nossos vizinhos que seriam potenciais compradores, Chile e Colômbia, estão por demais atrelados à pressão lupina de Washington. E convenhamos, fica difícil concorrer com FMS, apesar que a Embraer conta com a credibilidade de ambos já que são primeiro e segundo operadores internacionais do Super Tucano (portanto bons clientes) Made in Gavião Peixoto. Nessa conta não considerei os Made in Jacksonville pq aí o Afeganistão passa a ser primeiro, Colômbia e Chile segundo e terceiro respectivamente. Enfim, tomara que a confiança que tem na Embraer possa superar esse paradigma da pressão americana.

Rafael Oliveira

Afeganistão virou usuário do SuperTucano bem depois de Colômbia, Chile e alguns outros países.

Filipe Prestes

Justamente, mas nem entrei no mérito de quem veio antes.

Fernando EMB

Chile e Colômbia não usam Super Tucanos montados nos EUA. Os montados lá são os do Afeganistão, Líbano e Nigéria.

Filipe Prestes

Foi isso o que eu escrevi, Fernando

Marcello Magnelli

A tendência será dos KC´s serem finalizados nos EUA exatamente para aproveitar do FMS, tal como já é feito para os Tucanos.
Então Colômbia e Chile poderão estar no páreo sim.

Filipe Prestes

Apesar de concordar, espero sinceramente que não pois assim a Embraer fica com a menor fatia do lucro da venda. Espero que mantenham os KC’s em São Paulo e Évora

Pedro

Évora? Fazem lá o que do kc? Ogma… Está sim, faz os pilons, laterais esq e dir, teto, chão, compositos etc… Évora? Lol… Fábrica rebites

Vitor Silva

Sim , possivelmente os KC-390 serão fabricados nos Estados Unidos. Embora os salários nos EUA sejam mais elevados, estes trabalhadores são mais produtivos e mais organizados, logo compensa e será possível baixar o preço, por haver maior produtividade, como também os custos do projeto de desenvolvimento vão sendo amortizados, o valor por unidade ficará muito semelhante ao C-130j.

Leonardo M.

La na argentina eles estão comemorando que estão moderniza do um KC-130 que foi usado na guerra das Malvinas, imagina comprar o kc-390?

Filipe Prestes

Kkkk Jura, Leonardo? Dessa eu não sabia! Os 5 SEM jurássicos já estão à caminho de BAires

AntonioCV

A EADS ampliou o leque de vendas do C-295 com versões SAR, ASW, ASuW, AEW, Elint, gunship etc.

Tem alguma previsão de algo semelhante acontecer com o KC-390?

Guilherme Poggio

Só depende de um cliente aparecer e exigir/pagar por estas outras versões. De outra forma a Embraer teria que bancar os custos sozinha.

AntonioCV

Já que o Brasil bancou o desenvolvimento do KC-390 para a FAB, poderia igualmente bancar o desenvolvimento de outras versões não só para uso em aqui, mas também visando o mercado externo.

Rafael Oliveira

Claro, Antonio, até porque está sobrando bastante dinheiro nos cofres públicos brasileiros.
Só a FAB tem várias prioridades antes do desenvolvimento dessas versões.

Filipe Prestes

Poggio, eu apostaria mais pela versão civil que espero que saia um dia tb.

Santana

Portugal traiu a Embraer, parece um preço absurdo, mas se esquecem que partes do kc sao feitos la,a embraer matem uma fabrica modernissima em Evora,claro que tem os incentivos fiscais e tudo mais…eles tinham que pensar nisso, nao se trata so de uma simples compra..é a manutençao de empregos

Peter nine nine

Santana, as fábricas de Évora serão de controlo da Boeing.

Mauro

Vai ser fechada. A produção segue apenas no Brasil.

Peter nine nine

Mauro, incorrecto, as empresas portuguesas e a OGMA continuarão envolvidas no projecto, quanto às instalações de Évora, estas ao que sei eram parte do sector de aviação comercial, não militar, são da Boeing portanto.
A produção em si sempre foi no Brasil, com a montagem final das aeronaves a ser feita sempre aí, nunca houve nada nesse sentido para Portugal.

Antonio

A Embraer so la tem uma fabrica por causa dos fundos europeus.

Paulo costa

Na minha opinião a FAB comprou poucas unidades, talvez mais 10 ou 15 KC-390 fossem dar melhor disponibilidade e capacidade operacional as unidades que iram operar.
Lembrando que o Bandeirantes e o brasília vão ser aposentado talvez em 10 ou 15 anos e nenhum substituto foi especulado ate agora

Rafael Oliveira

Não tem como substituir Bandeirante e Brasília por KC-390. Seria trocar caminhonete por caminhão, pistola por fuzil, etc.
Lembro que o Brasil tem um punhado de C-295 e Grand Caravan.
E acredito que a Embraer desenvolverá um turbo hélice para o lugar do Bandeirante ou o Brasil seguirá importando aeronaves menores para substituí-lo.

Marcelo Andrade

Você acha 28 unidades pouco??? Pirei!!!!

Carlos Alberto Soares

Comentário preso.

Jonathan

Acredito que para divulgar a marca e o produto, de início seria interessante vender mesmo com um valor inferior e depois que ficar conhecido ai sim, recalcular os valores para o preço de mercado.
Portugal pode ser um bom começo por estar na união europeia e talvez participar em algum momento de algum exercício da otan.

luiz antonio

Independente de qualquer coisa, o resultado é mérito do pessoal da EMBRAER, da FAB e demais envolvidos no projeto. Espero que a concretizem formalmente a venda, pois ela é fundamental para criar um fluxo de comercialização e assim consolidar o produto no mercado. Quem é do ramo, sabe muito mais do que eu, das implicações e impactos deste ou daquele aspecto técnico nos custos e na formação dos preços de vendas e tenho certeza que ninguém rasga dinheiro neste mercado. É muito comum, vendas priorizando o mercado futuro, visando implementação do produto, operando com margens pequenas de lucro.

Douglas Azevedo

Não entendi, se a unidade tem valor de 85 milhões de dólares, pq esse “desconto” em 5 aeronaves por mais de 800 milhões de euros…

Peter nine nine

E Vítor, ainda sobre projectos que referiu da LPM, acrescento que não ah grandes polémicas a não ser este do KC, derivado do aumento de custo. Passo a explicar, o F16 é a principal arma aérea do país, o orçamento para a operação do mesmo é suficiente e nunca teve em questão, as aeronaves teem sido sempre actualizadas de forma regular e estão ao nível dos restantes parceiros, nenhum partido se opõe a importância desta valência. A única polémica é que a 10 anos do fim de vida dos mesmos, ninguém faz ideia de qual será o substituto. Quanto às… Read more »

Vitor Silva

Os pilotos de elite dos F-16 mostraram alguma apreensão e algum receio de não se tomada uma decisão a curto prazo , afim Portugal não deixar a” liga dos Campeões” constituída pelos EUA, Holanda, Dinamarca, Portugal e Bélgica ( se não estou em erro), sabendo que alguns já escolheram o F-35. Penso que este é muito caro, e sou da opinião da FAP. é preferível modernizar e configurar o F-16 MLU block 50/52 para a versão F-16V (viper) que já se encontra disponível desde 2016 e custa 10 vezes menos ( penso que €16 por unidade) , do que os… Read more »

doni moreno

porque o brasil nao usa esse portugues ai, kkk, correto, “diploma”, aqui e contrato,

Vitor Silva

Porque a Marinha Portuguesa têm apenas 5 Fragatas ( 3 VG e 2 BD), a vida util destas termina entre 2030 e 2035, até lá teem que ser substituidas por outras com deslocamento igual ou um pouco superior, com carateristicas fortuitas, lançamento vertical de misseis, radar de maior alcance 3D e , novos misseís e torpedos e com sistema de lançamento de aeronaves não tripuladas , tendo em vista combater as novas ameaças assimétricas e por fim um novo sistema anti-missil . Não acontecendo a substituição em tempo útil , a sua vida será prolongada, através de uma modernização intermédia… Read more »

Tato Sarraf

A Embraer foi vendida por 4,2 bilhoes e ficou com 80% da nossa Embraer que passa ser da Boeing e podendo adquirir 100% das ações a qualquer momento, a pergunta que fica porque vender para os americanos, nas condições de venda qualquer empresa nacional, estas de fundo de quintal ,poderia comprar a Embraer. Sendo o KC- 390 já estava pronto guardado no Angar esperando a função para ser oferecido, Só a venda anunciada do KC-390 paga toda a transferência de ações, onde fica o bom negócio para nós brasileiros. KC-390 deveria ser a motivação do orgulho da nossa engenharia militar… Read more »