Sérgio Santana*

Quando, após um voo de pouco mais de 21 horas proveniente da China, com escala na Espanha, o Boeing 747- 400 BDSF (um dos cinco modelos do seu tipo operados pela companhia chinesa Yangtze River Airlines, uma associada da Suparna Airlines para o transporte de carga aérea, as duas companhias integrando o grupo HNA, Hainan Airlines) matrículas B-2435 aterrissou no começo da tarde do último dia 29 de março no Aeroporto Internacional Simón Bolívar no Estado venezuelano de Maiquetia, continha uma carga e pelo menos dois significados.

Foi divulgado que aquele voo trouxe 75 toneladas de produtos médicos diversos para a rede hospitalar venezuelana. Assim como também foi divulgada uma imagem na qual aparecem oficiais chineses com uniformes das três forças armadas daquele país ao lado de um oficial venezuelano.

Há que lembre da recusa, tempos atrás, do governo de Nicolás Maduro em receber ajuda do mesmo tipo, também envolvendo militares de outros países. Mas esta doação do governo chinês traz uma mensagem não tão subliminar: em caso de necessidade, militares chineses podem chegar à Venezuela em voos civis, assim como ocorreu com a chegada de seus pares russos, comentada aqui. Afinal, antes que a tensão escale para um conflito aberto e seja declarada uma possível zona de exclusão aérea (sem que lembremos as dificuldades para tal) qual a desculpa a ser usada para que uma aeronave comercial seja interceptada e abatida?

Assim, o voo humanitário oriundo da China prova que é possível o transporte não apenas de soldados, mas também, caso a necessidade surja, de armamento, que pode ser acondicionado em até, na hipótese de o B747-400 BDSF (uma conversão realizada pela empresa israelense Bedek) ser utilizado, em 34 containers por voos que, a depender do peso transportado, podem transpor distâncias superiores a 14.000km.

Portanto, o que estamos testemunhando é a movimentação típica dos momentos mais quentes da Guerra Fria, quando lados antagônicos demonstravam do que eram capazes para defender seus interesses.

E o que pode ser mais interessante, tanto para os Estados Unidos quanto para os parceiros China/Rússia, que o acesso às maiores reservas de petróleo, muitas das quais ainda não foram suficientemente exploradas?


*Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL). Pesquisador do Núcleo de Estudos Sociedade, Segurança e Cidadania (NESC-UNISUL). Pós-graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG). Autor de livros sobre aeronaves de Inteligência/Vigilância/Reconhecimento. Único colaborador brasileiro regular da Shephard Media, referência em Inteligência de Defesa.

Subscribe
Notify of
guest

245 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jeff

Normal, ditaduras estabelecidas apoiando ditaduras que estão afundando.
Assim como o Brasil fez na era PT, jogando bilhões de dólares no colo de ditadores mundo afora.
Nada de novo.

Antoniokings

Moçambique está esperando a ajuda americana até agora.
E dos bombeiros israelenses também.
Os nossos heróis de Minas Gerais já estão lá.

HMS TIRELESS

Não! eles estão esperando pela ajuda humanitária chinesa. Só que a despeito da China ter rapinado Moçambique desde a independência não mandou nada até agora.

Brunow Basillio

China enviou ajuda a Moçambique também,só dar uma googleada ai ira ver…

HMS TIRELESS

Errou de novo! os EUA já distribuíram 125 toneladas de ajuda humanitária em Moçambique
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/estados-unidos-distribuiram-125-toneladas-de-ajuda-humanitaria-em-mocambique

E a China, que rapina Moçambique desde 1975, nada……

Antoniokings

Então, só estão faltando os socorristas israelenses.
Agora, devidamente ‘medalhados’.

HMS TIRELESS

Nada posso fazer se seus regimes autoritários e fascistas de estimação nada podem oferecer de humanitário.

Antoniokings

Afinal, o que eles vieram fazer aqui no Brasil?!?!?!.
Ficaram quatro dias, não regataram ninguém e ainda recebem medalhas do ‘Governo’ brasileiro.
Enquanto isso, os bombeiros mineiros, os verdadeiros heróis, não receberam visita de ninguém e muito menos medalhas.
E para piorar, estão com seus salários parcelados pelo atual Governo estadual.

João

so estão com os salários parcelados por causa do antigo governo d Minas…

Antoniokings

O tal do Zema vendeu sua rede de postos de gasolinas por R$ 500 milhões.
Pede para ele dar uma ajudinha ‘aeh’, ‘taokey’?!?!

HMS TIRELESS

E por que motivo o Zema deveria consertar as besteiras do “cúmpanhêro” Pimentel com dinheiro próprio? O ex-governador que responda com os processos de improbidade administrativa que tiver de responder….

MGNVS

Tireless Negativo. Isso é mentira sua. Eu sou de MG. Quem quebrou o estado de MG foi o PSDB com 8 anos de governo Aecio e 8 anos de governo Anastasia. Antes tbm tivemos aqui o Azeredo e Newton Cardoso. O Pimentel governou 4 anos e pegou MG dilapidada e agora o ZEMA com uma gestao empresarial esta tentando arrumar a bagunça. E eu votei no ZEMA. O Pimentel nem para o 2 turno passou e o ZEMA ganhou do Anastasia de lavada. Foi o Governo PSDB que arrebentou com MG. TIRELESS Baita conversinha fiada sua e eu digo isso… Read more »

HMS TIRELESS

Certamente se eu estivesse falando de gestões ruinosas no RS você diria que é gaúcho certo!?

MGNVS

Caro TIRELESS Nao… eu nao do RS… eu sou de MG e quem derrubou o Aecio aqui na eleicao para presidente foi a Policia Militar e os servidores da Educaçao. O Aecio disse que nao precisava dos votos da PM e nem dos servidores da SEE… se lascou… perdeu feio aqui em MG e como consequencia perdeu a campanha nacional tbm. TIRELESS Assuma o seu erro no lugar de desconversar. O P T é um partido moralmente falido mas quem quebrou o estado de MG foi o PSDB e ponto. Entao dxa essa conversinha fiada pra la e assuma que… Read more »

Antoniokings

É isso aí, MGNVS.
Um choque de realidade nessa gente que nunca saiu de seus apartamentos para ver a realidade do País.

Renato Cunha

Acharam 17 corpos e a localização exata do restaurante da empresa onda havia muitos corpos….

Nilton L Junior

Antonio não só Moçambique, a questão para alguns aqui se resume reproduzir a narrativa estaduniense versos a controvérsia legitimidade do desgoverno do bigodon, aliás porque o tal presidente patrióta cheio de boas intenções não convoca eleições.
Porque a UE não envia ajuda humanitária, bem simples o paspalho americano não concorda.

Antoniokings

Concordo em convocar novas eleições.
Mas, só depois de suspender o embargo e normalizar a vida do País.
Porque, assim. é fácil. Provocar dificuldades para a oposição ganhar.
Aí, eu quero ver as chances desse Guaidó.
Esse enredo já é nosso conhecido.

HMS TIRELESS

Quem criou as dificuldades foi o Maduro e não a oposição! Antes mesmo dos EUA embargarem a Venezuela a situação já estava desesperadora.

Não adianta querer esconder a verdade meu caro….

Cinturão de Orion

“… normalizar a vida do País.” riquíssimo que o seu Socialismo destruiu e condenou à miséria?

“… normalizar a vida …” de filhos que tiveram seus país e mães assassinados pelos “Coletivos” (grupos de extermínio “à luz do dia” formados por dezenas de motoqueiros) do Maduro?

“… normalizar a vida …” das famílias que estão comendo do lixo, morrendo esquálidas e tomando água do esgoto?

“… normalizar a vida …” de milhares de pessoas que estão sobrevivendo às escuras sem luz todas as noites?

Porque você não vai morar na Venezuela “maravilhosa” que você tanto fala?

Wilson Marcos Santos

Realmente meu amigo, o Maduro é muito honesto com seu povo. Ele não esconde oxigênio dos doentes, e nem remédios para depois distribuir nas vésperas das eleições.
E isto não foi revelado por Médicos (Escravos) Cubanos que abandonaram a profissão por terem que (apesar do juramento de hipócrates) conviver com as mentiras que eram obrigados a contar.
Você está totalmente certo.
SQN:
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/the-new-york-times/2019/03/17/oxigenio-em-troca-de-votos-maduro-coagiu-medicos-cubanos-a-influenciarem-a-eleicao.htm?fbclid=IwAR34e7bmU13NjnwiACw-YM9JniZP5V4MSRL5YRS3858wbCXwFFOPoHpVgAg

Léo

Pelo que saiba a eleição por lá Venezuela, teve auditoria internacional e foi aprovado pelos inspetores, porque novas eleições?
A discussão não tem nada haver com ditaduras e nem direita e esquerda, tem haver com controle Geopolítico, petróleo e outras questões.
Ficar acusando direita e esquerda é mudar o foco da questão.
Agora um país soberano decide quais são seus aliados e quais não são.
Porque fomentar uma guerra se podemos pelo caminho diplomático resolver o problema.

HMS TIRELESS

Não houve “auditoria” alguma nas eleições da Venezuela.

O próximo!

Marcos Andrey

Cara! Tu é doente, só pode!

André

Nem os Russos e Chineses

nisof

Ué, Moçambique é um “paraíso socialista” e precisa ajuda? Ele deve ajudar os seus vizinhos na pobreza capitalista!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nilton Reis Jr

Sim. Eu também sinto saudade.

João Augusto

Tão normal quanto ‘democracias’ levando ‘democracias’ a embargos e bala, a países com reservas de petróleo e/ou com posicionamento territorial estratégico.
Segue o jogo dos tubarões com mais e mais pregos no caixão da verdade.

HMS TIRELESS

Bom mesmo é se reeleger com fraude tal como fez o ditador Maduro e nessa condição ilegítima e sem ouvir o legislativo como manda a própria constituição venezuelana aceitar a presença de forças estrangeiras no país…..

Ah o desprezo das esquerdas pela democracia e pelo Direito!

Ricardo Ramos

Tireless, concordo em parte contigo, pois a Rússia não é de esquerda nem a pau. O ditador de lá pode ser qualquer coisa, mas de esquerda ele não é.

Ricardo Bigliazzi

“Por dezesseis anos, Putin foi oficial do KGB, o serviço secreto da União Soviética, chegando à patente de tenente-coronel. Ele se aposentaria das atividades militares para ingressar na política, em sua cidade, São Petersburgo, em 1991. Mudou-se para Moscou em 1996, para que fizesse parte da administração do então presidente Boris Iéltsin, na qual cresceu rapidamente, tornando-se presidente interino em 31 de dezembro de 1999, quando o presidente Iéltsin renunciou ao cargo inesperadamente.”

Um Democrata neo-liberal…

Brunow Basillio

Antes da KGB Putim era do exército vermelho, se não me engano da artilharia…

Canarinho

Tireless voce consegue garantir com 100 % de certeza que houve fraude? Voce coloca o seu na reta por essa afirmação? O problema nao eh acusar, o problema eh provar a acusação…
A gente tem que ser prudente ao tomar partido nessa historia, porque a primeira vitima num conflito de interesses eh a verdade. Longe de mim, que eu ache Maduro alguem realmente decente, mas creio que nessa historia nao tem ninguem bonzinho

sagaz

“Os americanus” acabaram com a Venezuela socialista enquanto a China e a Russia socialistas são os bonzinhos arco-íris tentando salvar.”

Traduzindo: É tão bom o sistema socialista/comunista/cleptonista que se não tiver parceria ou autorização dos “americanus” quebra.

Leandro Costa

A pergunta é séria?

sagaz

Esse deve estar habituado a ir em fóruns russos e chineses tecer comentários contrários a estes países, assim como faz aqui onde há total liberdade.

Antoniokings

Desenvolva também.

HMS TIRELESS

Mais assertivo que o colega foi impossível! Quanto à sua contribuição nesse espaço, há controvérsias…..

Fred

Controverso para quem vive num mundo de Super Trunfo e tem a leitura limitada a biscas bom Google. (Risos) Genial.

Sai pra lá. Você é engraçado, mas em certa medida.

Direito define ditadura… por Deus. Este país está fadado ao caos…

HMS TIRELESS

Espernear não ajuda, tampouco negar a realidade……

Sinto muito!

Cinturão de Orion

Estratégia “típica” do pessoal de Esquerda para “cansar o Outro”: “desenvolva”, “argumente”, “vamos conversar”, blá, blá, blá.

Antoniokings

E qual a estratégia da direita? Dizer que o nazismo era de esquerda?
Agora, conta outra.

Cinturão de Orion

Você nunca viu as Medalhas e os Bottons do Partido Nazista com a Foice e o Martelo estampados? Nãããão? Você é uma FARSA.

HMS TIRELESS

Como diria Cazuza, as suas ideias não correspondem aos fatos….

Passar bem!

HMS TIRELESS

“China e Rússia são ditaduras? Desenvolva.” O conceito de democracia vai muito além da existência de eleições. Aliás defender que a mera realização de eleições torna um regime democrático viola qualquer tratado de Direito Constitucional afinal até em Cuba e na Coréia do Norte existem eleições. Pessoalmente eu denomino esse raciocínio de Constitucionalismo Bolivariano tal o seu absurdo. Na verdade a democracia vai muito além de simples realização de eleições. Passa também pela separação dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), que além de independentes entre si devem fiscalizar-se e limitar-se mutuamente ( O famoso sistema de Check and balance).… Read more »

Ronaldo Rangel Pires

Excelente, Tireless.

Edmilson Sanches

Então você afirma que tivemos uma ditadura no Brasil.

HMS TIRELESS

Sim! Uma não, na verdade duas pois antes da ditadura militar que existiu de 1964 a 1985 tivemos a ditadura do Estado Novo, que foi de 1937 a 1946.

HMS TIRELESS

A sua resposta rasa e repleta de adjetivos diz não apenas que acertei nos conceitos como tampouco você sabe diferenciar democracia de ditadura, tanto que não consegue enxergar que as oligarquias podem sem erigir, manter ou ajudar a manter uma ditadura. E cumpre lembrar que o que explica os conceitos de democracia e ditadura é o Direito, e apenas ele, e não divagações de intelectuais frustrados em mesa de bar ou as diatribes de jornalista decadentes e chorosos do capilé estatal que perderam. Ou se observa o direito ou corre-se o risco de cometer erros grosseiros tais como afirmar que… Read more »

Leitor Sincero

Fatality do “TIRELESS” sobre o “FRED”… kkkk
Ficou sem ação e sem resposta… o homem das respostas profundas… kkkkk

rocha

Os nossos três poderes fazem o que? tem certeza?o nosso judiciário é uma trinhceira do povo?deixa ver , povo salario 900 contos de réis pra passar um mês. Judiciario valor obiceno se comparado ao cidadão comum.Poder Estatal? Ummmm. È vç deve ser um dos que estão no topo da nossa pirâmide asteca.

TITAN

A china pro incriável que pareça e sim, porem só no meio militar.

colombelli

tem imprensa livre la nas duas? ou será que jornalista pode receber uma dose de ricina, polônio ou ir pra fuzilamento? responde isso que tu responde tua pergunta.

Ricardo Bigliazzi

Não precisamos desenvolver nada, Você mesmo pode comprovar a pujante liberdade chinesa.

Vá na Praça da Paz Celestial em Pequim e comece a fazer um movimento de protesto para a criação de mais partidos políticos, talvez você tenha alguns problemas.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/06/massacre-na-praca-da-paz-celestial-marcou-historia-chinesa.html

800 chineses não respiram mais sobre a face desse planeta para poder contar
o que se passou…

Sabe como é que é coisas da Democracia…

Ricardo Bigliazzi

Fred, continuo apenas a recomendar uma visita a China e que faça o que lhe pedi.

Fará bem ao mundo, e como Você mesmo disse, é realmente uma lastima a perda de 800 vidas mas Eu não deveria me preocupar com a morte deles.

Se é para não me preocupar com 800 vidas… faça o que lhe pedi que passarei a não me preocupar com 801 vidas perdidas.

100nick-Elã

Esses 800 chineses que perderam a vida na verdade não passavam de instrumentos de manipulação do Ocidente, mais uma tal “revolução colorida”. Perderam a vida, para defender os interesses da OTAN, a troco de nada.

HMS TIRELESS

Os mortos na praça da paz celestial o foram por estar exercendo o mais básico dos direitos, a liberdade de expressão….

O próximo…

Flanker

Humm….entendi! Então, matar em nome da preservação do sistema e do poder implantado está liberado? O governo chinês estava certo ao reprimir, com morte, as manifestações da praça da paz celestial? É isso?

HMS TIRELESS

Da mesma forma que temos aqueles que passam temporadas dos EUA e voltam “americanos” ou “americanizados” e falando mal de tudo e de todos no Brasil pelo visto agora temos alguém que fez o mesmo na China e voltou “Chinês” ou “achinezado” praticando o mesmo esporte ou seja, depreciando o Brasil.

Ocorre que enquanto o “americanizado” pelo menos aprende o valor da democracia o “chinezado”volta convicto que só uma ditadura resolve os problemas do Brasil. Isso quando não tenta inutilmente é verdade negar que a China é uma ditadura totalitária….

Iwata

Não vamos polarizar a discussão com PT,ao meu ver o jogo é muito mais complexo,envolve por parte da Rússia e acredito que tb da China,um certo troco nos E.U.A por se meter em seus quintais,como na questão da Ucrânia e por parte da China em Taiwan,mas em menor escala.

francisco

Os norte-americanos tem que entender que essa estorinha de “quintal dos USA” já acabou. Alguns países da América do Sul são soberanos e determinam o que bem entenderem dentro de seus territórios (Soberania é isso).
Trump governa os USA e Maduro governa na Venezuela, até o dia em que eles sejam derrotados em eleições nos respectivos países.

Roberto Dias

Soberania as custas do sacrifício do povo…affff

Hélio

É exatamente assim que funciona, quando os EUA enfrentaram sua guerra de independência eles não construíram sua soberania as custas do povo? Quando os europeus do leste e do oeste enfrentaram o nazismo eles não construíram suas soberanias as custas do povo? Quando os cruzados marcharam para Jerusalém o cristianismo não construiu sua soberania as custas do povo? A questão aqui é que tem gente que é contra a soberania, se dizem contra o globalismo ao mesmo tempo que defendem a hegemonia americana e sua política belicosa que impor pautas aos outros povos. Israel tomar Jerusalém completamente é uma questão… Read more »

Tomcat4.0

Tenho que concordar contigo. Soberania é soberania. Interesses são interesses . Agora, deixar o povo se lascar e ser exterminado em plena luz do dia sem ter como se defender, pra mim, é pura maldade e de uma covardia tremenda por parte das nações que podem agir de alguma forma. Aplicar sanções já é uma forma de suprimir um governo e bem eficaz mas tem hora que, infelizmente, as armas são o único(e o último) recurso. Pena que a ONU já não é a mesma á décadas e basicamente apoia(veladamente) ditaduras e afins e só age,assim como as nações, por… Read more »

100nick-Elã

Então por que os EUA não param de aplicar sanções à Venezuela? Por que não param de estrangular a Venezuela?

nonato

Para que o ditador que há anos vem matando o povo de fome saia.

Edison Castro Durval

Tomcat, mais e se as sanções forem parte do fator que gera a desgraça do povo Venezuelano, como fazer sanções sem atingir o povo??
Eu entendo que os USA tem direito de comercializar com quem quiser, agora impedir que outras nações o façam congelando ativos da Venezuela ou impondo sanções a outras nações eu acho que é errado.

Flávio Henrique

As sanções podem e devem ser concentrado em pessoas, tanto jurídicas como físicas, e não contra o estado.

Nilton Reis Jr

Sanções são realmente muito eficazes *cofCubacofcofcof*
Que história é essa de extermínio na Venezuela? Quiçá seja o primeiro país nazista de esquerda da história?
A Venezuela é apenas um estado absolutamente incompetente, com uma oposição risível, e no foco estadunidense, três condições para a tragédia.

HMS TIRELESS

Tem razão afinal Cuba é “Putênfia” econômica igual ao Irã né!?…SQN!

A propósito 25% da população do país está abaixo da linha da miséria e mais de 3 milhões de pessoas já fugiram do país enquanto você defende a permanência do ditador e usurpador (já que se reelegeu com fraude) Maduro e o saque do ouro venezuelano por China e Rússia….

Cristiano de Aquino Campos

O problema e que qualquer ação militar para salvar o povo do massacre o faz massacrando o povo. Infelizmente a guerra não e como um lazer que só corta onde e apontado, a guerra e uma bomba que espalha destruição para todos os lados

Victor

Tomcat4.0 quem sempre se lascou foi o povo, veja a Venezuela, como não tem a mesma capacidade bélica, os EUA podem lhe morder, quem se lasca é a Venezuela. Agora porque eles não fazem nada com a Russia ou China? Pensa que não têm interesses nas riquezas que esses países possuem? O problema é que eles vão pegar dentada também, e não vai ficar por ali, basicamente seria o fim dos EUA. Não podemos esquecer que a maioria do Planeta está de quatro para eles para não sofrerem as mesmas consequências que Cuba, Afeganistão, Chile, Iraque e agora mais recentemente… Read more »

Kommander

Hélio e Tomcat, belos argumentos. Até que enfim vi uma discussão que não seja acusando ou xingando o outro de isso ou aquilo. Se for sempre assim, vocês tem muito o que contribuir ao fórum do site.

Bitencourt

Contextos históricos totalmente diferentes, mas em comum tem o fato de que na história humana sempre tivemos uma superpotência criando quintais. Assírios, Hititas, Chineses, Egípcios, Persas, Gregos, Cartagineses,Romanos, Turcos, Espanhóis, Ingleses, URSS e Norte-Americanos. Dentro desse contexto uns foram menos severos e mais liberais, e outros mais duros com os seus satélites. Mas sempre foram conduzidos pela vontade popular, pela sujeição aos mandatários do poder, através do aceite tácito ao sistema de governo, seja ele uma monarquia, republica, totalitária ou democrática. A guerra de independência norte-americana veio da vontade popular canalizada através de seus lideres, Os europeus com ajuda norte-americana… Read more »

HMS TIRELESS

Israel tomar Jerusalém completamente é violação ao Direito Internacional visto que a ONU determina que a cidade deve ser dividida. E Maduro permanecer no poder é uma violação à constituição venezuelana visto que ele se reelegeu com fraude. Assim, sendo Maduro ilegítimo e portanto usurpador do cargo de chefe do executivo não tem autoridade para deliberar ou autorizar a presença de militares russos e chineses no país. Ou seja, a presença de militares desses dois regimes autoritários no país é ilegal.

Quem é desonesto mesmo?

Heitor

Você está de brincadeira, né?

patriotaRBC

Tipo a China faz com águas territoriais de países asiáticos né ?

Ricardo Bigliazzi

A China irá confirmar que a Austrália tem direito a 200 milhas de oceano como águas territoriais Australianas, o resto a partir desse limite passa a ser “Mar da China” sendo consequentemente águas territoriais Chinesas…

HMS TIRELESS

“Trump governa os USA e Maduro governa na Venezuela, até o dia em que eles sejam derrotados em eleições nos respectivos países.”

Você fala da eleição que Maduro ganhou com fraude? Ou já esqueceu que ele está usurpando o cargo de chefe do executivo venezuelano?

Paulo Roberto

Mas o Trump também não se elegeu com fraude? Pelo menos os Democratas afirmam isso com muita certeza.

pangloss

Maduro não governa nada. É um boneco de ventríloquo de Cuba. Você não tem nada contra a ingerência de Cuba, Rússia e China na Venezuela? Seletividade moral é isso aí…

Arcoseno

Que belo sonho

Cinturão de Orion

Maduro derrotado em eleições “que ele próprio FRAUDA”? Discurso de digressão.

Wilson Marcos Santos

Sim, em eleições honestas e sérias. Sem influência e maracutaias, e sem coletivos armados com AK 47, não é???
Leia abaixo e dê um comentário. Depois, vamos conversar a respeito de eleições livres na Venefavela, tá. Onde a oposição ganha e o Ditador PODRE usa a força para se manter no Poder.
Em tempo:
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/the-new-york-times/2019/03/17/oxigenio-em-troca-de-votos-maduro-coagiu-medicos-cubanos-a-influenciarem-a-eleicao.htm?fbclid=IwAR34e7bmU13NjnwiACw-YM9JniZP5V4MSRL5YRS3858wbCXwFFOPoHpVgAg

Ricardo Bigliazzi

Sejam derrotados em eleições nos respectivos países sob a mira de um fuzil e na sombra de uma baioneta… simples assim.

Munhoz

Pensando neste assunto, também podemos concluir que em um eventual conflito marítimo, os navios não podem sair por ai abatendo um avião de patrulha pois não teriam certeza que se trata de um avião militar, um EMB 190 ou um P 3, ou P 8 poderiam ficar vigiando um grupo de navios, se estes não contarem com um porta aviões é claro !

Valdomiro Santos

Tudo que não precisamos é de uma guerra aqui nas Américas e com fronteira com o Brasil, mas a direção aponta para um confronto inevitável.

Tiago

Acho que um confronto no curto/médio prazo não tem possibilidades de ocorrer.

Ricardo Bigliazzi

O Brasil não tem absolutamente nada contra o povo Venezuelano, não há hipótese de conflito.

Hélio

Como se as outras “ajudas humanitárias” também não tivessem duplo sentido. Os mesmos que cobram a entrava de “ajuda humanitária”, que nada mais é que um corredor para a entrada de armas na Venezuela, são os que são contra a ajuda humanitária em Gaza pelo mesmo motivo. Tem gente que pensa que os outros são bobos.

Sérgio Santana

Hélio, Venezuela nada tem a ver com Gaza (que nem país é…) e vice-versa. Estamos vivendo num tempo em que nada passa despercebido. Uma lástima ver Maduro mandando incendiar comida por pura maldade enquanto o povo cata comida em caminhões de lixo…

Mabeco

Sérgio, creio que os próprios “oposicionistas” incendiaram os caminhões. https://www.nytimes.com/es/2019/03/10/venezuela-ayuda-incendiada/

HMS TIRELESS

Isso não teria acontecido se o tirano e usurpador do cargo Maduro não houvesse impedido a entrada dos caminhões no país. Aliás, na qualidade de ilegítimo visto que se reelegeu com fraude ele não podia ter impedido…

Hélio

Oposicionistas queimam o caminhão e a culpa é do Maduro?
E digo mais, quem defende os bombardeios aos túneis de Gaza não tem moral alguma para fala em em caminhão incendiado.
Mas para uns e outro por aí, uma população pode morrer de fome e outra não, afinal, existem os “ocidentais” e os outros, os outros valem menos que os “ocidentais”.

HMS TIRELESS

O caminhão foi incendiado por acidente por um oposicionista que lançou um coquetel molotov para se defender das balas dos estafetas do ditador, e os túneis em Gaza são utilizados para contrabandear armas e explosivos para serem utilizados em ataques contra Israel.

A respeito da população de Gaza, foi condenada ao bloqueio pelo Hamas que insiste em não reconhecer a existência de Israel lembrando que também o Egito fechou a fronteira com o território. E não custa lembrar que esse grupo terrorista também usa os civis de Gaza como escudos humanos.

O próximo….

Sérgio Santana

1-O link do NYT fala em possibilidades. Duvido que Maduro não tenha um dedo nisso…
2-Enquanto uns defendem bombardeio aos túneis de Gaza por onde vão os foguetes que atacam indiscriminadamente outros defendem a destruição de Israel. Esperem sentados pelo próximo meteoro…

Luiz Mendes

Tem mais é que bombardear aqueles túneis de terroristas em Gaza.

Hélio

Vale lembrar também do barco turco que levava ajuda humanitária para Gaza e Israel atacou em águas internacionais e executou todos seus ocupantes.

Sérgio Santana

Levava ajuda humanitária ? O bom do nosso tempo é que podemos ir atrás de tudo, incluindo da documentação do episódio. Essa gracinha levou a Turquia a buscar equipamentos nacionais pros seus Boeing 737AEW…Israel não pode se dar ao luxo de esperar a ameaça chegar…

Hélio

AAAAAAAAAAAAAAA então o barco turco não levava ajuda internacional? Israel mesmo não assumiu que o barco não tinha nada além de ajuda humanitária? Viu como a coisa muda de figura dependendo de quem faz? Pode-se matar inocentes que a atitude sempre será justificada, mas se for do outro lado, não pode nem soltar gases que já é crime contra a humanidade. Veja só, não estou aqui atacando Israel por combater o tráfico de armas para o Hamas, eu estou mostrando como esses corredores humanitários são sim usados para o tráfico de armas, coisa que os EUA fazem a mais de… Read more »

Luiz Mendes

Ajuda? Que ajuda? Traficando armas. Bem feito, porque entraram no porrete israelense.

Mabeco

Particularmente, desconheço a fraude mencionada. Caso refira-se à mudança constitucional, então seria razoável acreditar que tenha havido uma fraude no Brasil, aprovando-se a PEC da Bengala, que impediu a Dilma de indicar dois novos ministros do STF e ajudou a selar seu destino político. Até onde sei, Nicolas Maduro foi eleito pela maioria do povo venezuelano. Diferentemente de G. W. Bush, que recebeu uma ajudinha da Suprema Corte nortemericana, por exemplo. Ou mesmo de Trump e seus métodos pouco ortodoxos. Nem menciono a questão nacional. Vale ressaltar que o Dep. de Estado não teve qualquer constrangimento em apoiar o “democrata”… Read more »

HMS TIRELESS

Meu caro, você está equivocado senão vejamos: – Maduro se reelegeu com fraude, bem conhecida por sinal, quando retirou o principal candidato oposicionista, Henrique Caprilles, do pleito em um processo forjado aliás o mesmo expediente que está sendo utilizado para tentar prender Guaidó e quando no dia do pleito os famigerados “colectivos” chavistas (qualquer semelhança com os Basijs iranianos e os camisas negras de Mussolini não é mera coincidência) espalharam medo e terror nos redutos oposicionistas. Logicamente você vai querer comparar o processo de Caprilles com o do Lula mas a comparação não prospera visto que o ex-presidente teve todos… Read more »

Brunow Basillio

E como Maduro esta no centro das atenções melhor colocar a culpa nele do que nos oposicionistas…. Mas independente quem seja certo ou errado a verdade é uma luz que não a como esconder…..

Hélio

Não tem nada a ver por quê? Por que uma politica é apoiada pelos EUA e a outra não? Você é inocente a esse ponto?

Sérgio Santana

Hélio, sou inocente. Nasci ontem…Comparar uma ditadura que está submetendo sua população à miséria com um grupelho terrorista que brinca de mandar num pedaço de chão que nem país é. E ainda assim acha que pode com uma das Forças Armadas mais poderosas da Terra…Taí uma clara demonstração de maturidade…??

Hélio

AAAAAAAAAAAAAA claro, tem tudo a ver, então uma população presa numa porção de terra, sem comida, sem remédios, e sendo bombardeada todo santo dia por uma potência militar é totalmente OK, afinal, todas aquelas mulheres e crianças famintas e destroçadas por bombas de 50 mil dólares merecem tudo aquilo, já os venezuelanos, coitadinhos, estão sendo oprimidos por um governo que eles mesmo apoiaram duas vinte anos e estão clamando pela oposição, que é tão corrupta quanto o governo e que não tem apoio nenhum, nenhum mesmo, da população. É como eu disse, existe o ocidental e os outros, a diferença… Read more »

Leandro Costa

Então as pessoas contidas naquela porção de terra não tem comida, nem remédios e estão sendo bombardeados todos os dias? Hmmmm… incrível. Imaginei que estivessem recebendo milhões e milhões de dólares, de diversas fontes (inclusive EUA e Israel) ao longo dos anos, para que tivessem condições de não apenas melhorarem suas condições de vida, mas darem um pontapé na direção da autossuficiência mas parece até que os líderes dessas pessoas se apossam do dinheiro todo para financiarem uma agenda própria de terror e destruição às custas do bem estar do próprio povo… céus! Quem diria!?

Wagner

Tu és um fanfarrão.

Paulo Roberto B. Luiz

Tão poderosa que foi humilhada pelo Hizbollah…

Munhoz

Sérgio, o que ocorre é que desde Hugo Chaves esse grupo que controla o pais inventa que os EUA e o Ocidente são maus etc Invoca o socialismo etc No entanto o que eles querem é o poder e o $$$, nada mais do isto ! Porem os EUA também não são santos, e querem ter sua área de interesse na mão, mas ai também entra a Russia e a China, e neste caso vou mais alem ! Em meu ponto de vista a China e a Russia não tem muito interesse na Venezuela pois a Russia é um exportador… Read more »

EBS75

Show… bacana…. li em algum lugar que a Bolivia tbm está recebendo ajuda desse povo… Continuem defendendo o regime do bigodudo e logo estaremos literalmente cercados aqui na america do sul. Pra quem achava ou ainda acha que o Brasil é um país pacifico, que não precisa investir em armas, é melhor começar a colocar as barbas de molho. A batata pode assar daqui não muito tempo.

TITAN

É, no meu ponto de vista, inacreditável como a esquerda no geral se preocupa mais com o poder do que qualquer outra coisa, excelente comentário, a esquerda vai fazer de tudo para entrar no poder ou se manter (como no caso da Venezuela). Temos que agir!

Rui Chapéu

Ué?
Pq a Venezuela precisa de ajuda chinesa e russa se está tudo tão bom lá?

Maduro rei do povo, seguidor do grande líder Chávez está deixando os Yankees com inveja de tanta qualidade de vida que a população lá tem.

Aqueles vídeos de venezuelanos comendo lixo e cachorro é tudo da CIA armando um golpe lá.

——-

No mais, nada mais, nada menos que a Rússia e a China defendendo o petróleo ao qual foi garantia dos empréstimos a Venezuela.

E ainda reclamam do FMI.

Edmilson Sanches

Posso te mandar um monte de fotos e vídeos de brasileiros revirando lixo atrás de comida também.A vida nas periferias das grandes cidades brasileiras,não é menos miserável e perigosa que na Venezuela.E isso vem bem antes de 2002.

PauloSollo

Que comparação absurdamente descabida! Certamente que existem mendigos no Brasil, mas a verdade é que a maioria absoluta da população brasileira tem a possibilidade de se alimentar dignamente, inclusive a maioria que mora nas periferias. Comparar a situação do nosso país como o estado de total desabastecimento e miséria extrema que atinge a quase totalidade do povo venezuelano é pura má fé e falta de argumentos plausíveis para defender um regime tirano e incompetente.

Sagaz

Cidadão, lá está revirando o lixo quem trabalha, produz, é qualificado, está com dinheiro no bolso.

Carlos Campos

Sagaz da ultima vez que eu fui na Venezuela não era assim, não, a maior parte da população passa fome sim, enquanto no Brasil a população tá ficando obesa na Venezuela a desnutrição infantil tá matando tanto quanto nos países pobres da Africa, quando se vai para Venezuela tem que levar comida, pois até se chegar em certas cidades vc não encontra nada para comprar e comer…. vc fala de uma realidade que nunca viu, e eu vi e desde que eu fui só piorou.

Leandro Costa

Carlos, o que eu acho que o Sagaz disse foi justamente que as pessoas que estão revirando o lixo não são mendigos. São pessoas que trabalham e produzem, e que estão com dinheiro no bolso, mas o dinheiro que tem não vale absolutamente nada, e por isso estão tentando se virar como podem, inclusive catando lixo.

Nilton Reis Jr

Argumento do crioulo doido. Comido pela própria ironia. Triste.
PS: o que o fucking FMI tem a ver com a história? Hahahahaahahahahaha

Brunow Basillio

Me desculpem os Chineses, mas que uniforme de camuflagem feia hein….
A Venezuela é rica em petróleo, mas este dá muita dor de cabeça para quem os refinam, o petróleo da Venezuela recebe uma mistura de gasolina (se não me engano) para que seja possível refinar…No final do ano passado extraia pouco mais de 1,5 milhões B/d , hoje isso caiu para 952 mil B/d…

Rui Chapéu

Eu gosto dessa camuflagem, pra mim tá no top 5 das camuflagens!

Maurício Siqueira

O pior é ver a esquerda não considerar que Rússia e China estão segurando sua colônia de exploração na AL, segundo eles estão lá para ajudar, mas os EUA só querem tirar o petróleo. Não existe bonzinhos nessa história, estão todos tentando dominar somente os peões são diferentes.

Carlos Campos

ser cadelinh@ da Rússia e da China é soberania, vc tem que entender isso, ser aliado dos americanos é vassalagem.

ricardo

Curioso de tudo isso é que para o PC chinês e Putin, tanto faz a ideologia do partido, não estão nem ai para isso, desde que o país tenha interesse de fazer negócios eles fazem. Até com inimigos históricos os chineses negociam. Para que resumir tudo a esquerda e direita é um pensamento do Ocidental ou talvez do Brasil atual.

Eduardo

Curioso mesmo é que o Putin nem é de esquerda, mas de direita, é uma disputa que mais tem haver com disputas imperialistas ( de ambos os lados) do que uma questão ideológica.

O pior que parece que o Brasil quer entrar de gaiato nessa disputa, em troca de praticamente nenhuma vantagem ( diferente de quando o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial), e com a possibilidade de entrar em uma guerra que não é nossa.

FRITZ PILSEN

Quando a ditadura é de direita; ninguém dá um piu. Vide Arábia Saudita. Ao contrário; esses dias, o Bolsonaro elogiou as ditaduras do Paraguai (Strossener) e do Chile (Pinochet). Essa política externa do Bolsonaro é ridícula. Parece um moleque. Eu imaginava que o nível dos oficiais do Exército Brasileiro; ao sair da Academia Militar das Agulhas Negras fosse melhor. Bolsonaro mostrou que o nível dos formados pela AMAN é baixo; é que seu “viés ideológico” tem 55 anos de atraso. Ele ainda vive em 1964.

Rui Chapéu

Só uma curiosidade a respeito de Stroessner:

O Presidente eleito agora Marito é filho do braço direito do Stroessner.

Se o povo paraguaio achasse ruim o Stroessner ele não teria sido eleito.

Hélio

E o Maduro também não foi eleito? A questão aqui é que o discurso de “democracia” é falso, só existe para tentar deslegitimar o outro. Oras, desde quando o Bolsonaro é democrata? A democracia só se torna algo inquestionável quando existe interesse partidário envolvido. Não existe mal algum em um país ser uma ditadura, se esse é o caminho político que aquele povo escolheu, nenhum agente externo tem que se meter, se tem gente internamente que discorda, que tente fazer sua política internamente e não tente buscar apoio externo para a imposição de suas ideias. Cada povo deve escolher seu… Read more »

HMS TIRELESS

Bolsonaro pode até não ser um democrata e de fato não é! Mas é fato inquestionável que foi eleito democraticamente assim como pela via democrática, o respeito à instituições, a ex-presidente Dilma sofreu o impeachment. Ou seja, o Brasil é uma democracia e isso é um fato. Já Maduro foi reeleito com fraude visto que não apenas o principal candidato oposicionista foi impedido de concorrer em um processo forjado (ao contrário do nosso ex-presidente, que teve o seu direito ao contraditório e à ampla defesa respeitado) como no dia da eleição os “colectivos” chavistas semearam o terror nos bairros e… Read more »

Rinaldo Nery

E o viés da esquerda tá em 68… ¨O ano que não terminou¨. Leu esse livro?

Wagner

Coronel, acredito que só leem o que o paritdo manda…

Carlos Campos

Talvez pq na árabia saudita 90% da população não estejam enfrentando a fome e a miséria, talvez não falem mal do Chile e do Pinochet pq eles chegaram ao Patamar perto de ser país de primeiro mundo e por aí vai….

Marcio Cosentino

Um grande problema é que a extrema direita e a extrema esquerda do Brasil ainda pensam que estão em plena guerra fria, em plena década de 60.
O mundo mudou.

Maus

Com certeza, deveríamos dar mais dinheiro pra Cuba e Angola enquanto a população brasileira não tem nem saneamento básico.

Antoniokings

E assim que se faz. Entrega a ajuda sem muito alarde.
não foi aquele teatro grotesco que os EUA fizeram com aquela pequena ajuda que não servia para nada.

HMS TIRELESS

Os EUA mandaram bem mais que a meia dúzia de analgésicos e seringas descartáveis mandadas pela ditadura totalitária chinesa em troca do ouro venezuelano. Não adianta meu caro, seu teatrinho em troca de uma tigela de arroz com grilo não convence mais ninguém…..

Hélio

Sério? Aqueles três caminhõezinhos não pareciam levar muita. É óbvio que a intenção dos EUA era criar uma crise para enfraquecer aquele governo, se isso é certo ou errado, é do seu julgamento, mas aquele teatro não tinha a intenção de ajuda humanitária.

HMS TIRELESS

Se informe melhor! Os EUA mandaram mais de 3 aviões C-17 com ajuda humanitária. Um C-17 pode levar até 77 toneladas de carga, então faça as contas.

E não sei se você consegue enxergar mas a crise já existe e sequer se pode falar em “governo enfraquecido”do tirano ditador pois como é sabido por todos ele está ilegitimamente no cargo por ter fraudado as eleições.

Nilton Reis Jr

Convenhamos que ao escolher entre um 747 ou dois caminhões (sendo que um foi queimado pelos próprios beneficiados), o aviãozinho é bem mais útil.

Maus

Por que eles precisam de ajuda? Pensei que a população morrendo de fome fosse invenção do USA.

Rustam

Now you will fight with China and Russia at the same time? )

Agora você vai lutar com a China e a Rússia ao mesmo tempo? )

Mercenário

Russia does not have expeditionary capability. This problem is not solved only with planes.

Evgeniy (RF).

Com licença, como você avalia as capacidades expedicionárias da Rússia?

Mercenário

Você, que parece ser cidadão da Federação Russa, seguramente pode expor as capacidades expedicionárias das forças armadas russas.

Não que seja necessário no caso específico da Venezuela, mas explique como a Rússia teria capacidade, por exemplo, de realizar um desembarque anfíbio na América do Sul para retomar, hipoteticamente, parte do território venezuelano.

Antoniokings

A capacidade expedicionária dos EUA se referem a Granada, Panamá ou Iraque.
Se pegar algo do tamanho da Coreia do Norte já não aguenta mais.

Brunow Basillio

Gente olha para trás, para o passado…..Todo país que os Americanos invadiram e chineses ou Russos se envolveram teve que haver uma retirada ou recuo americano… Vide Vietnam, tiveram que sair, e a Coréia tiveram que parar no meio do caminho, já a Síria tiveram que aceitar Assad no poder,( só lembrando que em declarações de Trump,Mattis,e outras autoridades americanas a saída de Assad era uma obrigação). Na Venezuela o último dia de Maduro dito por muitos seria 23/02, mas Rússia e China entrou na cena, e hoje só vejo silêncio por parte dos Eua… Por outro lado no Iraque,Líbia… Read more »

JPC3

Mas Vietnam e Coréia são próximos da China e da Rússia.

Como eles vão dar suporte militar para Venezuela na América do Sul se todos os países que fazem fronteira não apoiam o governo de Maduro?

Não vai ter bases aéreas nem portos para os Russos ou chineses descarregarem material caso os americanos ataquem.

Brunow Basillio

JPC3
Não precisam de base , pega 5 oficiais Russos ou Chineses de alta patente e coloca em determinado lugar para ver se a ataque, a mesma coisa vale ao contrário se tiver oficiais americanos, Russos e Chineses não vão fazer nada, ninguém vai correr um risco de uma guerra nuclear por causa de um país que nem papel higiênico tem…(Com todo respeito aos Venezuelanos).

JPC3

Não defendo invasão, mas por enquanto o discurso americano não mudou em nada.

Leandro Costa

Algumas observações: O terreno na Guerra da Coréia facilita guerra de atrito. Quando a China invadiu a Coréia, com a guerra já vencida pela coalizão da ONU, ela basicamente fechou a península com a massa de tropas à disposição deles. Mesmo em um conflito puramente convencional, os Chineses não conseguiam avançar mais, e nem os aliados conseguiam avançar mais. Seria uma guerra de atrito eterna, e a China detém a vantagem de números. E usar de armamento nuclear não seria do interesse de ninguém, né? No Vietnã, as tropas americanas foram ordenadas à sair. Não é porque militarmente tiveram que… Read more »

Leandro Costa

Ah… outra coisa. Você cita Coréia, Vietnã, Síria… esqueceu do Dia-D e toda a Campanha do Pacífico na Segunda Guerra Mundial. Também esqueceu que os Russos desembarcaram no fim da Segunda Guerra Mundial para conquistarem ilhas japonesas, bem nos dias finais da Guerra, e foram massacrados pelos Japoneses, voltando apenas com a guerra mais do que terminada. E a China… bem… a China não conseguiu até hoje invadir Taiwan, que consideram como a província rebelde. Estão se preparando para isso, mas duvido que vão testar suas armas novas em algum lugar tão longíncuo quanto a Venezuela. Simplesmente não há. Não… Read more »

Brunow basillio

Eu citei fatos, depois que China e Rússia virou potência nuclear todas as guerras que eles entraram houve recuo americano, e está na história isso, é fato…. Não adianta citar acontecimentos lá trás durante a segunda guerra, pois naquela época (já no final) a única nação nuclear era os EUA… Pede para Japão ou qualquer outro país para declarar guerra a Rússia hoje, com certeza não vai achar… E sobre Taiwan hoje não preciso nem dizer nada, afinal qual a chance de eles declarar guerra a China hoje? Por final vc não soube interpretar meu comentário, mas vou resumir em… Read more »

JPC3

Amigo, acho que o recuo foi mais por desgaste das forças e opinião pública americana. Não exatamente pela presença de russos e chineses.

Mais por causa de um eterno suprimentos de armas, algo que não aconteceria na Venezuela.

Evgeniy (RF).

É claro que conheço as capacidades aproximadas da Rússia neste assunto. Só estou me perguntando como essas oportunidades no Brasil são entendidas.
Naturalmente “aterrissando em Normanidia”, exclui-se. Ambos puramente por razões técnicas e por razões políticas.
Se falamos sobre a situação atual. Aquele avião da Rússia voa silenciosamente para a Venezuela. Transferir alguns dos especialistas militares em aviões não é difícil. Deve-se ter em mente que os especialistas civis russos estão trabalhando na Venezuela e, em caso de agravamento da situação interna, precisarão de proteção, inclusive de possíveis provocações por parte da oposição.

Evgeniy (RF).

Se falamos de suprimentos adicionais de equipamentos para a Venezuela. Que tais entregas são tão fáceis de transportar por via aérea ou marítima, com a ajuda de grandes RO-RO.
O exército da Venezuela pelos padrões da América Latina está bem armado e assim. A única coisa que a Venezuela não tem em quantidades suficientes são os complexos de defesa aérea de drones de curto alcance e tático.
Pelo que entendi, há também conselheiros militares e militantes cubanos na Venezuela.
A única coisa que é desconhecida é o nível real de treinamento do exército venezuelano e sua estabilidade moral.

Mercenário

Evgeniy (RF), Agradeço o retorno. Estava me referindo às capacidades expedicionárias das forças armadas russas em situação de conflito, logicamente. Entregar suprimentos em tempos de paz via RO-RO é uma coisa, aportar material bélico em situação de beligerância, em uma zona tão distante, é outra bem diferente. Transferir alguns especialistas militares pela via aérea, em tempos de paz, também não é um problema. Mas em caso de escalada para um conflito, o transporte aéreo, por si só, não é suficiente. A marinha russa, salvo melhor juízo, não tem meios para promover um desembarque anfíbio na América do Sul, por exemplo.… Read more »

Evgeniy (RF).

Tudo depende do que você considera um conflito. Se houver uma intervenção americana, então naturalmente a Marinha Russa não entrará na Venezuela com uma briga. E os chineses não, apesar da presença de uma frota muito maior do que a frota russa. Assim, as tropas russas não. Mas mais provavelmente “conflito híbrido”, como é chamado agora. Onde as armas da oposição armada operam do território da Colômbia. É aqui que a frota russa pode muito bem estar envolvida na entrega de mercadorias por mar, sob a tampa de dois BOD pr 1155. A Rússia, afinal, não reconhece os golpistas e… Read more »

Evgeniy (RF).

A aparência da frota chinesa na zona de conflito também é bem possível. Para Pequim, esta é uma ótima oportunidade para demonstrar as capacidades da sua frota.

Mercenário

Evgeniy (RF),

Obrigado pela contribuição.

Claro que em um conflito híbrido (ou indireto), Rússia e China podem ajudar a Venezuela com material e até recursos humanos.

Da mesma forma, também acredito que não haverá qualquer conflito.

Estava respondendo à provocação de Rustam e, assim, pensando na hipótese (improvável) de conflito direto envolvendo uma coligação americana (US, Colômbia, Brasil, por exemplo) intervindo na Venezuela.

Carlos Campos

dou tiro de 7,62 no Russo e transfixa e pega no Chinês, só alinhar os 2 pronto

Brunow Basillio

Carlos Campos
” dou tiro de 7,62 no Russo e transfixa e pega no Chinês, só alinhar os 2 pronto”
Longe da guerra todos são heróis, mas como aquele ditado “o tolo morre enforcado na suas palavras” , não precisa dar tiro em russo ou em chinês se é tão corajoso comece aqui mesmo dando tiro no PCC/Cv…..

JPC3 Cuba não era ao lado da URSS , era apenas a poucos kilometros dos EUA, e mesmo assim os americano tiveram que aturar um país comunista do seu lado, devida as alianças que Cuba tinha…

Defensor da liberdade

Kkkkkkkk esse aí não atira nem no PCC, quanto mais em russos e chineses.

Carlos Campos

Tenho nada contra os traficantes, sou a favor de liberar as drogas, melhor ir matar russos e chineses, mas se bem que estou de conversa com uma chinesa, muito bonita, meu comentário foi resposta a provocação do Rustam.

Maus

Financiador de ditaduras.

TJLopes

Outro importante significado que passou desapercebido é o fato de que a China usa um avião americano modificado por israelenses para exercer sua política externa.

PauloSollo

Xi Jinping usa em suas viagens internacionais um imponente Boeing 747-8, o maior símbolo de status que um presidente pode exibir em se tratando de aeronaves.
-Hey Trump, i’m looks like a big boss too, i love the american way of life!!!

Antoniokings

A China gosta tanto do ‘american way of life’ que está tomando o lugar dos EUA como maior potência do Mundo.

Carlos Campos

A China tá se ocidentalizando xings, só vc não tá vendo, os EUA definiram um padrão, os Chineses estão só seguindo, vai ser difícil os ocidentais se afetados pela cultura chinesa como como a cultura ocidental por meio dos EUA foi levada ao oriente.

Antoniokings

E……
Pouco importa isso.
O fato é que a China deslanchou e ninguém mais segura.

HMS TIRELESS

É mesmo!? Quero ver tudo isso com uma dívida de US$ 34 Trilhões https://www.bloomberg.com/quicktake/chinas-debt-bomb

Carlos Campos

a China deslanchou e vai ficar fortinha e mais nada, o mundo vai ser multipolar, a cultura Chinesa não vai impermeabilizar na cultura ocidental, a China não será nem metade do que os EUA foram no século XX.

Walfrido Strobel

A China não converte mais em Israel, desde 2008 a Boeing instalou uma planta de conversão na China e agora frchou a conversão de 747 nos EUA e só a China e Israel convertem 747 de passageiros em cargo.
O governo chinês optou por usar um avião de uma empresa comercial, deve ser por questão política, se quisessem poderiam fazer o transporte com seus Y-20.
. https://boeing.mediaroom.com/2008-11-04-Air-China-Cargo-Orders-747-400-Boeing-Converted-Freighters

Stene Pires

Enquanto Hitler se armava, França e Inglaterra se calavam. Foram deixando, deixando… Hitler tocando o terror lá dentro, cooptando o povo através do terrorismo, e França foi deixando, a Inglaterra foi deixando… De repente, invadiu a Polônia! Ferrou com tudo. O grande problema é esse, os países civilizados irem “deixando”. O povo da Venezuela agora convivendo com racionamento. Mas e daí, né? Vamos deixando, deixando… O velho “não é problema meu”.

Simioni

Concordo em partes, mais infelizmente nao temos dinheiro, muito menos recurso pra querer intervir. não á muito a se fazer, ah nao ser cuidar de nossas fronteiras e manter uma politica externa pacifica.

Maus

Venezuela só vai se tornar uma nova CN, incapaz de invadir outro país, mas muito bem defendida.

Ricardo

Mas, França e Inglaterra deixaram Hitler ser armar não foi de atoa. Queria que os nazistas colocassem um freio na URSS.

Wagner

Stene, tem um livro que sugiro pra você: “O grande culpado”, de Viktor Sovorov. Vale a pena para ter uma luz maior nos fatores que levaram à SGM.

ScudB

Tal Suvorov (sobrenome correto) ou Rezun – um grande palhaço e charlatão. Ler este tipo de lixo so faz perder tempo pois a base das “invenções” dele são fantasias e uma imensa vontade de criar(!) sensação barata. O cara é tão inútil que mesmo pego na mentira escreve outro livro (com fontes “secretas” dele) sustentando esta mentira e inventando as novas. Ele erra nas quantidades , nas datas , nos modelos e tipos de equipamento militar.. E mesmo assim escreve em seguida novos livros com loucuras e insanidades de tamanho desproporcional! Tenho meia dúzia de livros dele (incluindo “Quebra-gelo”) –… Read more »

Marcos

Eu só acho que antes deles serem venezuelanos são todos nosso irmãos
somos filhos do mesmo pai.

Antunes 1980

Alguém sabe exatamente quais são os negócios da China na Venezuela?
Nenhuma nação ajuda a outra sem segundas intenções.
Segundo o site southfront a Rússia possui em território venezuelano mais de 200 soldados de forças especiais atuando principalmente nas suas fronteiras.
A ajuda russa se baseia principalmente na venda de armamentos e controle sobre as reservas de petróleo e ouro da Venezuela.

Maus

A China emprestou muito para a Venezuela e quer mostrar que também pode influenciar outros países.

Wagner
DOUGLAS TARGINO

EXTRA: Mig-29 cai no Peru.

Brunow Basillio

Outro ou o mesmo da semana passada?

DOUGLAS TARGINO

Apois eu estou atrasado, porque vim ver a notícia hoje… kkkkk

BILL27

que barrigada hein kkk

Maurício.

Toda a “ajuda humanitária” disponibilizada pelas potências tem seu duplo sentido, se não tivesse, não precisaria de militares saindo nas fotos, na verdade, nem precisaria do envolvimento dos militares.
Estou esperando a China ajudar a Coreia do Norte, o Iêmen, e os vários países africanos que precisam de ajuda…

Luiz Trindade

Enfim… O mundo esta se tornando bipolar de novo. Agora com os EUA e mundo ocidental e China/Rússia do outro lado. Agora o que esta em jogo não é o sistema político e sim áreas de influência para negócios, no caso da Venezuela, seu petróleo. Meu Deus… Até quando nós vamos como seres humanos vamos persistir nos erros do passado…

SmokingSnake ?

Já passou da hora do Brasil ter míssil que alcance a China e bomba nuclear, caso contrário vão querer crescer cada vez mais pela América do sul.

100nick-Elã

Sonha, o seu Deus chamado Estados Unidos nunca vai deixar.

SmokingSnake ?

Se deixam a Turquia, é só o Brasil entrar na OTAN.

DOUGLAS TARGINO

Discordo. Prefiro pensar em sistema de mísseis Terra-ar e Terra-Terra de média e longa distância. Arma nuclear é só para quem pode, e não podemos!

Maurício.

Douglas, um país só é respeitado militarmente falando se tiver alguns artefatos nucleares, o Brasil pode sim, e tem recursos financeiros para tal, pena que nossos governantes só pensam nos seus próprios bolsos, malas, cuecas e por aí vai…

Carlos Campos

pra quê isso a China não nos ameaça diretamente, muito provavelmente não nos ameaçará. o Brasil em Breve terá uma arma capaz de fazer ataque a partir de dentro do brasil para qualquer ponto da america do sul, o Brasil poderia atacar a china se precisasse por meio do SubNuc, talvez até com uma bomba suja em quase de vingança contra o fim do Brasil.

100nick-Elã

Mas o Maduro ainda não caiu? E o Assad?

https://www.youtube.com/watch?v=byS0ht_AxzQ

JPC3

Cara, olha fonte absurda e mentirosa que você postou!!!

Quer ser o analista militar mas só da bola fora….

Qual é seu problema?

Quatzy

A verdade dói!

JPC3

Deve ser, o cara nega a opinião de todos os analistas do mundo e usa um mentiroso dos mais incompetentes como fonte.

Fonte mentirosa, o Brasil nunca pretendeu atacar a Venezuela a mando dos americanos.

JPC3

Com mínimo de conhecimento saberiam que o Brasil não tem condições de invadir outro país e muito menos o presidente tem poder para decidir isso sozinho.

JPC3

Esse “jornalista” é tão honesto que chegou a dizer que o Brasil deu base de Alcântara aos americanos para servir como base para os EUA atacarem a Venezuela…

Quatzy

É a realidade que alguns não querem enxergar.

JPC3

Não, não é. É mentira mesmo.

Ricardo

A Rússia está claramente na Venezuela para irritar os EUA. Eles dizem que se os EUA estão no meu quinta, Ucrânia; nos podemos ficar no seu Venezuela. Ucrânia que também não está muito melhor que os venezuelanos do ponto de vista economico. País também é um caos. Agora a China é meio que uma incognita, talvez seja por questões financeiras, mas não creio que os chineses queiram irritar os EUA. A China é muito paciente e sabe que ano que vem o Trump pode cair fora e um governo democrata tende a ser mais favoravel aos chines. Para os russos,… Read more »

João

Evidente que havia todo tipo de equipamento elétrico para reparar o que foi sabotado. Evidente que não serão consertados sem medidas posteriores de segurança (aí a necessidade de militares). O governo venezuelano é soberano e faz negócios com quem ele quiser. não esqueçam q os EUA compravam 600 mil barris/dia de petróleo há menos de 3 meses. Quem ferrou o negócio foi quem: os EUA. A Venezuela só comprava equipamentos militares dos EUA. Sabe quem ferrou o negócio? Os EUA. é simples: quer fazer negócio na Venezuela? Converse com Maduro. O Guaidó está inelegível e vai para a prisão se… Read more »

Carlos Campos

A Venezuela é fez tudo, fez da PDVSA um cabide de emprego, gastou mais do que podia, gerando o descontrole das contas públicas, desarrumando a economia, gerando uma crise financeira que tá destruindo o país, o presidente fechou jornais, aparelhou o judiciário fez deles carimbadores das decisões do governo, comprou o legislativo, o governo ao ver a insatisfação da população mete a porrada neles, os EUA pedem que a Venezuela retome a normalidade institucional, a democracia, a liberdade civil e direito de expressão, aplica sanções para fazer isso, enquanto 10 por cento da população deixou o país para fugir da… Read more »

Flanker

Mais um doutrinador que acha que os apagões da Venezuela são fruto de sabotagem?! Meus Deus!! Bem, sabotado foi mesmo, só que pela incompetência, inépcia e total descaso do governo do bigodudo, que dialoga com passarinhos….
Absurda essa capacidade que a esquerda mundial têm de atribuir aos outros as culpas por sua total incapacidade….

Leonardo

Brasil tivesse política externa independente ,atual presidente é vassalo dos estados unidos .

HMS TIRELESS

Pode até ser mas ele está certíssimo em isolar Maduro.

Marcos Andrey

E os 13 anos que passamos sendo vassalos de cuba! vc não conta??

Gê

Tomara que Brasil meta o nariz onde não é chamado só pra ver o que a Rússia e China podem fazer por aqui.

Carlos Campos

vão fazer nada, não vale a pena

α Tau

“HMS TIRELESS Errou de novo! os EUA já distribuíram 125 toneladas de ajuda humanitária em Moçambique.E a China, que rapina Moçambique desde 1975, nada. Hélio Como se as outras “ajudas humanitárias” também não tivessem duplo sentido. Os mesmos que cobram a entrava de “ajuda humanitária”, que nada mais é que um corredor para a entrada de armas na Venezuela, são os que são contra a ajuda humanitária em Gaza pelo mesmo motivo. Tem gente que pensa que os outros são bobos.” A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional(United States Agency for International Development), mais conhecida por seu acrônimo… Read more »

HMS TIRELESS

Como dizem “A claque que dá bom dia com o chapéu dos outros completa o picadeiro….”

Alessandro

Até agora a única coisa boa para nós dessa ditadura na Venezuela, foi o Maduro ter fechado a fronteira com o Brasil, na qual eu torço que fique por um longo tempo.

Alessandro

Nos 13 anos de petê o Brasil não foi vassalo, mas sim uma verdadeira concubina de Cuba, e quem conhece um pouco a história dos ideólogos e ditadores canhotos, sabe muito bem que eles dividiam tudo com seus camaradas, até suas companheiras, então não é espanto algum para mim ver a mili-tância canhota achar perfeitamente “normal” a submissão e promiscuidade na relação Brasil-Cuba, e criticar qualquer coisa que venha dos EUA.

colombelli

chineses e venezuelanos juntos. Impossível juntar mais trairagem por metro quadrado

737-800RJ

Adicione os russos a isso.
Cada vez fico mais satisfeito com a aproximação do Brasil com Estados Unidos e Israel.
Não tem jeito: estamos vivendo a continuação da Guerra Fria e temos que escolher um lado. Que bom que escolhemos o certo: o do mundo ocidental, das democracias e do capitalismo.

Paulo costa

Usar aviões civis para transportar tropas não é nenhuma novidade mas ficaria tão caro que duvido a china transportar um numero que fizesse alguma diferença numa intervenção. Além disso, o Trump levanta sanções e ela vai despencar de vez como quase aconteceu na poucas semanas e ate serviu de alerta vermelho no partido. Um pais que depende tanto do inimigo esta fadado e a sempre ser doMinado a china e esse país.que precisa dos EUA e seus aliados. Podem falar contra o Brasil mas pelo menos temos vários compradores nossos produtos, china, eu a, Rússia, OM, Ásia, Europa e ate… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Segue o jogo, um Boeing 747 (ironia ser um avião americano) a ajudar mais de 40.000.000 de necessitados… fez muita diferença, melhor… resolveu todos os problemas do Pais.

Esse Maduro é um idiota.

Mattos

Russos e chineses farão o que quiserem na américa do sul, E os americanos ficarão com cara de bobos. Nós a ver navios.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Quando a França fretava aviões comerciais para levar legionários para o Chad não havia “duplo sentido”…

HMS TIRELESS

Não havia pois ali o governo francês deslocou tropas para combater guerrilhas armadas e financiadas pelo “cachorro louco” Kadafi.

α Tau

Teve uma guerra que foi por conta de um balde(Guerra do Balde) https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Balde Teve uma guerra que quase aconteceu por causa de lagostas(Guerra da Lagosta) https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Lagosta Teve guerra que já aconteceu por causa de futebol(Guerra do Futebol) https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Futebol Teve uma guerra por culpa de uma mulher que quis outro(Guerra de Troia, não foi só uma odisseia fantasiosa acharam onde foi Troia) https://pt.wikipedia.org/wiki/Troia Teve uma guerra por culpa que um soldado queria pegar seu cachorro de volta(Guerra do Cachorro Fugido) https://pt.wikipedia.org/wiki/Incidente_de_Petrich Como diria George Carlin, os estadunidenses não se preocupam com ninguém…quando eles entraram na segunda guerra mundial não foi para… Read more »

Toni Cavalcante

Vendo a foto desses dois aviões na Venezuela, só imagino uma cadela no cio, ou abutres rodeando uma carniça.

VSB30

Bom dia senhores, esta é a primeira vez que escrevo neste espaço.
Sou leitor assíduo deste site assim como o FT e PN, acho o material que é publicado aqui muito bom mas ultimamente os comentários, infelizmente, não são relacionados ao assunto e fica um debate político sem necessidade.
Acho que seria muito mais interessante o debate ser feito em cima do assunto publicado.
Está muito chato este mimimi político.

Henrique de Freitas

Logo.. logo… os moderadores precisarão criar o PoderAereoPoliticoeSocial…alias mais dois sites, um para uma turma e outro para a outra turma.
Assim não teremos mais brigas e provocações; assuntos militares e tecnologias voltarão a ser debatidos com um espirito colaborativo e informativo.

Abraços

PEDRO HENRIQUE PEREIRA SOARES

Muitos são simplistas ao analisar a situação apenas pelo prisma, capitalismo vs socialismo. Já não existe capitalismo e socialismo como na década de 60, mas esse é assunto para outro tropico. Kkk Rússia e China estão mostrando ao mundo que podem atrapalhar os planos dos EUA em várias frentes, estão mostrando tbm um aumento na determinação em proteger seus interesses. Esse desafio seria impensável há apenas 10 anos atrás. A situação da China é mais simples, prioritariamente, ela quer proteger seu poder econômico e obter lucro, algo bem mais fácil para os EUA e a oposição venezuelana saciarem. A Rússia… Read more »

HMS TIRELESS

Ops, “Podem sim”

100nick-Elã

Eu vi a “democracia” que os EUA levaram para a Líbia (pais com melhor qualidade de vida da África, antes da invasão e hoje é um caos), Iraque, Síria, Ucrânia e que agora querem levar para a Venezuela.

Mauro Oliveira

OU………. pode ser um “troco” pelos F-16V que os EUA vão vender a Taiwan, que aliás está mencionado embaixo nos “Related articles”

Mauro Oliveira

Ou….. Pode ser um “troco” pela venda de F-16V a Taiwan

Gonçalo Jr.

A Venezuela enterrou o seu futuro usando como cartão de crédito o seu petróleo com a China. Com a queda da produção da PDVSA devido à incompetência, corrupção, falta de manutenção e investimentos em equipamentos, o tal cartão de crédito da Venezuela e o principal produto de exportação do país além de diminuir em valores em dólares diminuiu o seu valor em saldo e em produção. Essa é só uma das causas da ruína da Venezuela e consequente queda do PIB. Resultado: devem todo mundo incluindo aí o Brasil. Mesmo assim a Venezuela é importante na geopolítica da Russia e… Read more »

paulo sergio

tamus tranquilo. temos os astros 2020 para nos defender.

MGNVS

Engracado os foristas do blog. Todo mundo falando das ditaduras na Venezuela, Russia e China, mas da ditadura que ocorreu no Brasil ninguem fala? Tirando os guerrilheiros comunistas fracassados que nunca conseguiriam que o Brasil aderisse a URSS, a Ditadura no Brasil matou muita gente que sequer sabia o que era comunismo. Se um vizinho nao ia com cara do outro entao ele informava numa delegacia que o “sujeito” era subversivo e pronto… o cidadao ia preso para “averiguacoes”. Se um “coronel” dono de latifundios queria as terras de um vizinho por causa da agua e pastagens e o outro… Read more »

HMS TIRELESS

Antes você disse que era de MG, agora que além de ser de MG é de família de militares. Çei…..

Ademais eu falei mais acima tanto da ditadura militar como da ditadura do estado novo portanto sua retórica é vazia. E não custa lembrar que nosso país se redemocratizou

MGNVS

TIRELESS Ja te respondi no outro comentario. Mas vou repetir aqui… sou de MG e tbm sou de familia de militares com tios e primos que atuam na Marinha e tbm com parentes na PMMG. Eu mesmo tenho formacao em administracao e segurança privada e ja trabalhei no administrativo da SEE e da PCMG. Tbm atuei no estado na epoca dos governos PSDB, entao eu sei sim do que estou falando. Isso vc e nem ngm aqui pode refutar simplesmente pq nem vc e nem outros tem conhecimento de causa para isso. A unica coisa q vc pode fazer é… Read more »

Tomcat4.0

Aconteceu e daí, nenhum governo neste mundo foi perfeito e aqui houve regime militar e não ditadura como os “canhotos” insistem em falar. Os acertos e ganhos do Brasil foram e são ainda enormes mas a esquerda que se apossou da nação logo após fez ainda faz questão de ofuscar tudo de bom e útil ao desenvolvimento da nação que adveio do período do regime por conta de seus erros de percurso e ou no percurso. Trágica realidade !!!

MGNVS

Tomcat4.0 Nem vem com essa de Regime Militar que isso nao cola. Foi Ditadura Militar mesmo e nós viamos o que acontecia dentro dos quarteis ate mesmo com militares que nada tinham a ver com “comunistas” e que tbm sofreram coercoes por nao cumprirem ordens de superiores torturadores. Nem todos os militares da epoca apoiavam a Ditadura, e por isso mesmo tbm foram execrados pelo comando e ate onde eu sei esses militares nao tinham nada de comunistas. Entao essa conversinha fiada de “nao houve ditadura houve regime militar” nao cola. Larga essa cegueira ideologica e analise a realidade dos… Read more »

Marcio hernanes

Melhor jair se costumando, ja ja USA vao comer poeira da China. Mundo ta se libertando desses sugadores de petróleo alheio.

Sidney

Ao Brasil de maior e primeiro interesse é a Venezuela pagar os R$ 1,6 Bilhão de reais que estão atrasados. Se o governo Maduro não pagar, quem vai pagar são os contribuintes Brasileiros.

André Braga

Senhor editor se bem estou informado referido aeroporto situa-se no Estado “Vargas”, onde está a localidade de Maiquetia e não como citado na matéria:”Estado venezuelano de Maiquetia”.
Wikipédia define assim:
Maiquetía é uma cidade da Venezuela localizada no estado de Vargas e no município de Vargas.
Maiquetía é a capital da paróquia de Maiquetía.
Maiquetía sedia o principal aeroporto do país, que serve Caracas, o Aeroporto Internacional Simón Bolívar.

Chris

Eu não sei porque usam tanto essa desculpa de petróleo….

Os EUA já são os maiores produtores mundiais e importam pouquinho hoje em dia !

E o preço é tabelado mundialmente !