Acordo de Salvaguardas Tecnológicas possibilita destravar uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara

117

Brasília, 19/03/2019 – Os acordos de salvaguardas tecnológicas são firmados entre países com o propósito de estabelecer compromisso mútuo de proteger tecnologias e patentes das partes contra o uso ou a cópia não autorizados nos lançamentos comerciais.

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado por representantes do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA), no fim da tarde da segunda-feira (18), segue essa prática internacional. O objetivo é permitir que veículos lançadores e cargas úteis comerciais de qualquer nacionalidade, que contenham equipamentos ou tecnologias norte-americanas, sejam lançadas a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Um aspecto importante, que torna esse acordo único, é que muitos equipamentos utilizados nas operações espaciais em todo o mundo, seja nos veículos lançadores ou mesmo nos veículos ou cargas úteis neles embarcados, contém tecnologias norte-americanas controladas, sendo esses componentes sujeitos a autorizações específicas para exportação pelo governo dos EUA.

Nesse sentido, o AST é condição imprescindível para que seja possível realizar lançamentos espaciais envolvendo tecnologia espacial desenvolvida pelos Estados Unidos, em qualquer centro de lançamento.

A assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas representa oportunidade de viabilizar, em curto e médio prazos, a entrada do CLA no bilionário e crescente mercado espacial internacional. Essa nova atividade econômica trará benefícios significativos para o Centro de Lançamento. Ao atender o mercado internacional de lançamentos privados, o CLA será importante indutor de desenvolvimento para o município de Alcântara (MA) e para o País.

O documento possibilita destravar o uso comercial do CLA e, com isso, atrair investimentos, desenvolver uma cadeia produtiva de alto valor agregado com inúmeros postos de trabalho no Brasil, desenvolver o Programa Espacial Brasileiro e incrementar a arrecadação de impostos na região a ser beneficiada.

O AST também será assinado pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo, na próxima semana, por ocasião de visita oficial que fará ao secretário de Defesa dos EUA, Patrick Shanahan.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

117 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ferreras

1. Teremos acesso para lançarmos os nossos ou de outros países?

2. A utilização é por tempo? Eles podem utilizar x dias no ano?

3. Qual valor será pago? Como poderemos usar essa verba?

FERNANDO

Resposta:
1. Haverá tantos lançamentos que não teremos mais a primazia da base.
2. Não sei.
3. Poderemos utilizar no Programa Espacial, mas, não no VLS.

francisco

Programa espacial sem o VLS não existe. É nada.

Nilton L Junior

Depende muito do que nossa capacidade tecnólogica conseguir desenvolver.

Trathanius

Antes de falar de valores e condições é preciso que tenha alguma empresa interessada, o que no momento não existe. SpaceX e Blue Origem com seus lançadores reutilizáveis já manifestaram não ter interesse. Talvez a única que possa ter interesse seja a Northrop Grumman que está desenvolvendo o veículo descartável OmegA que não é ecompetitivo frente aos reutilizáveis e teria algum ganho de performace lançado a partir de Alcântara.

Gustavo

Sobre a questão 3, disseram 140 milhões de Dólares por ano, o que é muito pouco. Cada lançamento da SpaceX por exemplo, custa entra 90 a 150 milhões de Dólares ao ano, já os lançamentos da ULA, por exemplo, na base dos 250 a 350 milhões de dólares. Então, 140 milhões por ano pelo “aluguel” da base é preço de banana quando se fala no setor espacial. E o pior, alem de pouco, não poderemos usa-lo em foguetes ou tecnologia de foguetes e etc. Nem no custeio de cientistas. Aqui é Brasil, essa grana vai pro bolso dos políticos cedo… Read more »

Renato B.

É pouco? Talvez, mas ainda é bem melhor que nada. Se no futuro o lugar fizer sucesso sobe o preço para outros interessados. O contrato não deve ser eterno então pode ser renegociado no futuro.

Lucas Senna

Sim, a base é enorme e podemos lançar o que quisermos quando quisermos. Não se trata de um aluguel da base inteira e sim somente de uma área. A ideia é desenvolver um condomínio espacial o que passa por atrair empresas do mundo inteiro. Haverão áreas dedicadas a empresa/agência com infraestruturas que elas necessitem, essas obviamente ficam sob administração da entidade em questão o tempo inteiro. Já as áreas de lançamento são comuns, pagando eles podem usar quando e quanto quiserem. Ouvi alguns valores diferentes sendo jogados então não vou arriscar isso, acho que só com o acordo em mãos… Read more »

Joao

Esses 140milhões e so a parte da van segundo o governo disse poderemos arrecadar 3bilhõesde dólares por ano

Carta Branca

Vou responder de memória do outro tópico.
1-100% de acesso em nossos lançamentos e acesso restrito a pessoal credenciado em comum acordo para lançamentos de outros países

FERNANDO

Teremos acesso para lançarmos os nossos ou de outros países?

2. A utilização é por tempo? Eles podem utilizar x dias no ano?

3. Qual valor será pago? Como poderemos usar essa verba?

4. Nossos técnicos poderão participar, quando um lançamento for de um país estrangeiro?

ednardo curisco

Tem gente reclamando de soberania e os EUA roubarem nossos segredos e nos impedirem de operar a base… Quanto ao roubo de tecnologia: OS EUA estão literalmente 120 anos na nossa frente em corrida espacial. o que fizemos nos últimos 40 anos eles fizeram em uns 10. E isto mais de 60 anos atrás. Quanto ao uso da base: mais que natural que eles vão pedir algum tipo de sigilo e tal no tráfego de algumas cargas. Mas se a gente pelo menos conseguir sentar e olhar já vai aprender demais. E estamos parecendo aquele pessoal que tem um lotezinho… Read more »

Hélio

Oras, então você defenderia um acordo de exclusividade com o russos nos moldes do que foi feito com os americanos? Pura lorota, ninguém nunca falou em tecnologia, e mesmo que tivesse falando, de onde você tirou que os EUA estão 120 anos a nossa frente? 120 anos atrás não existia nem avião. Você sabe a historia do nosso programa espacial? Ele era um dos mais avançados do mundo até o governo FHC, que por pressão, castrou nossas capacidades e o Lula acabou de enterrar. O acordo é ruim porque ele visa unicamente tolher nosso desenvolvimento tecnológico, esse mesmo acordo, antes,… Read more »

Norton

Cara, nós não desenvolvemos absolutamente nada, tudo que a gente tentou fazer foi um fracasso a base esta atirada as moscas! Não conseguimos nem jogar uma maldita ervilha a 50Km do chão! Não sei de onde as pessoas tiram estas ideias de que vamos deixar de soberanos! Temos, literalmente, um satélite geoestacionário e não temos software e nem antenas para operar o bicho. Vamos cair na real. Gastamos alguns bilhões com um acordo xexelento com a Ucrânia e tomamos um baita calote! Talvez, talvez com o Marcos Pontes e cia, possamos ver a ciência no nosso pais de forma mais… Read more »

ednardo curisco

no ritmo que estamos, levaríamos 120 anos para talvez chegar onde os gringos estão hoje. e olhe que estou otimista. em uns 100 alcançamos onde os russos já estão.

Nosso programa espacial pode ser um dos 20 mais avançados do mundo, mas não faz nem cócegas perto dos top 10.

Claro que quero investimentos. Mas precisamos sim de parcerias e de grana. e volto ao exemplo do lote vazio: é o que Alcântara é a décadas.

Vejo pouca política estratégica nacional e muito ufanismo e patriotada.

Antonio Palhares

Hélio.
Falou e disse. Interessante ver quantos de complexo de vira-latas apoiam esta operação lesiva ao país. Até dizer como usar o dinheiro eles dizem. Todo negócio tem uma reflação custo beneficio. Se é muito importante para mim eu pago o que razoavelmente bom para o outro lado. O que não esta acontecimento nesta desavergonhada submissão. E eu pensava que este governo defenderia bem os interesses do Brasil.

ednardo curisco

pessoal fala em síndrome de vira-lata. e tem mesmo! mas brasileiro é meio bipolar. aqui também temos a síndrome de Pinsher. O bicho parace uma ratazana estressada mas se vê como um lobo. late, late e late mas num tem nem força nem tamanho nem coordenação. em pesquisa de ponta, ou vc bota muito dinheiro e parceria ou nada faz. os programas espaciais americanos e russos não tiveram pudor nenhum em sair recrutando gente de tudo que é canto. caças como o F35 são montados e desenvolvidos com mais uma dúzia de parceiros. mas num país que acha luxo universidade… Read more »

ednardo curisco

Obs: amo pinshers! tivemos vários lá em casa!

Eduardo

Correto! Melhor a gente pegar uma grana pelo uso daquilo do que ficar botando dinheiro, e não é pouco, todo o mês para não usar.

Cristiano de Aquino Campos

O certo seria botar dinheiro e sair algo util de lá.

Alexandre

Sabias palavras a gente esta lá com “lotezinho” parado , sem alugar mesmo rsrsr , nosso programa espacial já era para estar muito mais avançando meu nobre , mas historicamente nosso pais não gosta de investir adequadamente em ciência e pesquisa , temos vários brasileiros trabalhando na Nasa , certamente se o governo desse condições de trabalho aqui para eles , eles voltariam .

Gil

ate o nosso ministro foi pro espaço em uma parceria com usa e no final foi pro espaço em uma soyus

Cavalo-do-Cão

“Quem vende sua liberdade nunca foi digno dela”

Augusto Cury

O braziu perde tudo…até a vergonha na cara..!!!…

DENYS

Você pode informa pra agente, qual foi o ganho com base de alcantara nesse últimos anos?

Cavalo-do-Cão

A cada dia que passa a presença militar dos eua na Amazônia colombiana vai se ampliando…e assim discretamente vão pondo em ação uma maciça intervenção armada dos eua na Amazônia Sul-Americana…os eua já possuem numerosas bases militares operando no território da América do Sul e em ilhas próximas num verdadeiro “cordão sanitário” composto por 20 guarnições em torno da Amazônia brasileira…esta gente já tem estabelecido na América do Sul uma rede de 17 bases terrestres de radar…3 no Peru, 4 na Colômbia e o restante é “móvel e em local secreto”….O braziu é um dos poucos países da região onde… Read more »

Hélio

Destrava ou trava? Com esse acordo ficamos presos a um só cliente, diferente do que foi proposto antes, e pior, ficamos presos a um cliente ruim. O acordo oferecido por Israel era muito melhor, mas não, temos que fazer “parceria” com os EUA onde eles se acham no direito até de ditar onde devemos aplicar nosso dinheiro. Sem falar que, destrava? Oras, quem estava travando o uso comercial da base? O WikiLeaks provou isso para todo mundo.

Conan

Eu acho que muita gente não entendeu direito: O uso da base não ficara restrita somente ao cliente EUA, quem quiser investir na construção de suas próprias instalações como os americanos irão fazer é só seguir as regras de utilização impostas pelo governo brasileiro, seja Israel ou qualquer outro interessado. Quanto a não utilização do $$$ em projeto de construção de nossos próprios veículos lançadores é só retorica diplomática para inglês ver como já deixou bem claro o Ministro da Ciência e o das Relações Exteriores do Brasil e os americanos logicamente sabem disso.

Hélio

O acordo prevê exclusividade no uso da base sim, e sobre a “retórica”, isso não existe, os EUA é país sério, esse tipo de padalada dá certo aqui porque ninguém respeita os contratos, com eles é outra história.

Celso

Helio, ja que sabes tanto a respeito do acordo, penso que voce teve acesso ao mesmo. Explica ai ou replique exatamente os termos desse acordo, senao corres o risco de ficar conhecido por teorias e divulgador de fontes ridiculas que conhece…….Escreva ai por favor os termos do acordo, assim, todos aqui poderao ler, entender e compreender, coisa que acredito que voce nao fez, ate porque nao teve acesso….ou sera que voce tambem e alta patente ou otoridade no Brasil que desconhecemos ?? Cada coisa…..arghhhhhhhhh

Jorge Augusto

Sabe ler? Já foi falado em tudo que é canto que qualquer um que tenha o dinheiro e invista vai poder lançar foguetes de Alcantara.

O próprio Bolsonaro disse que o proximo passo é ver acordos com Israel, India e etc.

Hélio

Eu sei ler muito bem, já você é outra história, onde você leu isso? Ou será que está inventando para passar pano para essa parceria caracu? Como isso poderá ser feito se esse próprio acordo veda essa possiblidade?

Celso

Helio, onde voce leu esse acordo ?? sera que voce esta acima do governo e agencias do Brasil e dos USA ?? se voce leu, com certeza nao entendeu e portanto nao compreendeu. Ta comprando opinia caracu sem duvida. Pare de tentar ser o cara da vez, voce sabe tanto quanto a maioria que aqui escreve. arghhh

Francisco Barollo

Muito triste toda essa subserviência. Enquanto países como Nova Zelândia, Ucrânia, Irã, Coréia do Norte desenvolvem e lançam seus próprios VLS e satélites (os dois últimos sem nenhum apoio internacional e “transferência de tecnologia” o Brasil que tem uma base de primeiro mundo e com localização geográfica privilegiada e muitos profissionais e instituições de ensino e pesquisa qualificadas como o ITA é impedido de desenvolver seu próprio programa espacial pela grande “nação amiga” que sempre nos atrapalhou. Espero que os “excelentíssimos” parlamentares vejam o perigo do uso do CLA pelo estrangeiro e vetem essa proposta lesiva a nossa soberania. Quero… Read more »

Vitor Moraes

É só vc financiar os projetos e… pronto! Assunto resolvido. Vamos levar o seu projeto de financiamento ara as autoridades competentes e cancelar o atual, que provavelmente ainda está na carência. 🙂 Vejo as pessoas falando de investir assim, investir assado, tínhamos que ter isso, por que não é tudo brasileiro e tal. E esquecem que no Brasil tem estados com pagamentos atrasados de servidores públicos, o país tem tantos impostos que vários parceiros em várias áreas fecham sua sede primeiramente aqui, quando estão em crise pelo mundo. E vem falar de investimento e vanguarda em tecnologia. Fala sério. Ter… Read more »

Claudio Moreno

Boa tarde Senhores! O mais importante no momento é que o dito acordo saiu. Até o momento CLA estava servindo para lançar “Caramurus”. A assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas representa oportunidade de viabilizar, em curto e médio prazos, a entrada do CLA no bilionário e crescente mercado espacial internacional. Pode não ser o melhor acordo. Mas qual anterior a esse existia? Em que pé estava o acordo com Israel e quais seriam as limitações imposta pelos EUA ao israelenses, já que muito da tecnologia do Jacob tem o dedo americano? Vamos parar de chorar e aproveitar o que tem… Read more »

Rommelqe

Acrescento uma redundancia: quantos lançamentos fizemos na CLA? O acordo com a Ucrania: ha algum desenho remanescente e de posse de brasileiros ? Há um mísero memorial descritivo que tenha sido elaborado e que esteja disponível? So para comparar: um manual de manutençao de uma caixa de transferencia de uma embarcaçao civil tem mais de 500 folhas (muito simplificadas….). Um Programa de VLS realizado em conjunto com brasileiros teria que ter desenvolvido uma equipe somando varios milhares de colaboradores diretos e indiretos e não somente -infelizmente e com todo o respeito- apenas duas dezenas de tecnicos especializados sem os quais… Read more »

Doug385

Só uma coisa interessa nesse acordo: ver a grana entrando.
O resto é choro de quem nunca reclamou quando o nosso dinheiro ia para fora a toque de caixa.

Minuteman

Só pelo fato de faturarmos US$ 10 bilhões por ano, já é uma grande vitória.

luiz Silva

E preciso abrir este pais, estamos uns 200 anos atrasados. Aqui nos estados Unidos tem gente do mundo inteiro trabalhando na nasa e varios orgas do governo americano. Temos de mudar nossos pensamentos, correr riscos e sair deste marasmo…como um pais com tantos recurso naturais que temos ainda continua a viver no atraso?
Pra frente..com Alcantara, abertura do comercio, menos impostos, menos governose mais tecnologia…seguir exemplo de Israel

luiz Silva

Seria este o valor acertado por ano pelo aluguel da base de Alcantara? Aluga pra Alemanha, Franca, Israel tambem..tem muito espaco por la.

Humberto

Desculpa, não entendi como o Brasil vai faturar 10 Bilhões de dolares por ano.

Cristiano de Aquino Campos

Essa e uma previsão, vai depender se as empresas americanas vão querer investir em trazer toda a sua infraestrutura de foguetes reutilizaveis para cá. Quanto de custo. Isso vai gerar e ser reduzido dos 30% de ganho em combustivel?
E sé nas próximas eleições entra um partido que queira alugar para os Russos ou os Chineses?

Nilton L Junior

Russos, Chineses, Indianos já tem seus centros de lançamentos e em nehum momento mostraram interesse por Alcântra, imagina o custo para eles sairem da sua região para o continente americano, já os estadunienses estão mais próximos, o que de certa maneira compensa o “aluguel”.

Hélio

Muito pelo contrário, para eles é mais fácil lançar aqui do que nas bases mal localizadas, e os EUA? Vão deixar de usar a imensa estrutura que já tem para lançar aqui por quê? Várias empresas americanas já disseram que não tem interesse em Alcântara, a única que ventilou a possibilidade foi a Boeing, que está fazendo isso só por causa da “”””parceria””””” com a Embraer.

Doug385

Verdade. Acho que tudo é desculpa para invadirem a Amazônia. Não dou 1 ano para termos 150 mil Marines nessa base pelos mais diversos pretextos. Aliás, duvido que aquele solo não seja encharcado de petróleo. Acredito que eles já conseguiram verificar isso do espaço.

Minuteman

Doug, diga que está sendo irônico.

Cinturão de Orion

Ele TÁ sendo irônico. Inteligentemente irônico.

Minuteman

Helio, o Ministro da Ciência e Tecnologia se reuniu com executivos da SpaceX segunda-feira, segundo ele, estão muito interessados pela economia de 30% no combustível.

Hélio

Quando? A própria spacex negou e disse que lançar em Alcântara não está nos seus planos.

Minuteman

Está no Twitter e Instagram dele, de segunda-feira.

Lucas Senna

Nós já temos um acordo de salvaguardas com os Russos que permite o lançamento de satélites e foguetes por Alcântara. Nunca usaram porque não quiseram.

Paulo Costa

e tínhamos parceria com chineses tambem

Manoel Jorge Marques Neto

Aquela bandeira brasileira ainda existe por lá??? Vai continuar? Esse dinheiro vai pra onde mesmo???? Muita gente vai ficar milionária isso é fato. Ou mais rica de que é.

andrepoa2002

Parabéns ao acordo. Tenho certeza que o MD sabe muuito mais sobre o assunto que alguns comentaristas.

Fulcrum

O Stratorlaucher não ia deixar os lançamentos do cabo canaveral obsoletos?

Jorge Augusto

Já estão considerando o abandono do StratoLauncher. É inviável com os novos foguetes reutilizáveis da SpaceX e Blue Origin.

O preço é quase o mesmo por muito menas carga.

Ricardo Bigliazzi

Sugestão ao BLOG, entrevistem o Ministro Marcos Pontes (não tenho duvida que Ele se sentirá honrado de esclarecer em detalhes o que foi assinado), ouvi ontem na Radio Bandeirantes no programa do Megale uma entrevista do Ministro muito esclarecedora. O acordo é muito interessante e Ele conhece muito bem o que foi tratado. O Blog faria um bem danado as torcidas que frequentam a área, acho que todos ficariam felizes com o que foi fechado.

Segue o jogo

Ricardo Bigliazzi

Esse Marcos Pontes é bem legal.

Foxtrot

O mesmo Marcos Pontes turista espacial privilégiado na propaganda enganosa do governo FHC ?
Kkkkkkk está de zueira ?

Ramsés

Meu, na boa… pra que desmerecer o Marcos Pontes e tudo o que envolveu sua ida ao espaço? Não dá pra entender gente com essa mentalidade. É da mesma linha dos doentes que dizem que os pracinhas da FEB foram pra Itália passear durante a guerra.
Gente doente da cabeça.

Hélio

O que tem de merecimento em ir plantar feijão no espaço? Você acha que ir ao espaço é grande coisa que só gente ultracapacitada pode fazer? Oras, a NASA sempre negou isso, inclusive, já até mandou uma professora do primário sem instrução alguma. O Marcos Pontes nem doutorado tem.

Doug385

Bom, aí você já tem que reclamar com o presidente que bancou a viagem dele ao espaço. E olha que foi bem carinha. Certamente o ex-presidente acompanhou o lançamento entupido de cachaça.

Foxtrot

Cara tu é louco.
Foi no FHC e toda direita ilariante nacional.
A mesma que só faz burradas e vocês figem não ver.
Mesmo se fosse no governo Lula ainda sim o mesmo seria um turista super privilegiado.

Jorge Augusto

Vá ler o que você falou antes de comentar asneiras.

Ele foi ao espaço em 2006.

André Bueno

Marcos pontes foi para NASA sob o governo FHC. Formou-se astronauta e não voou por conta da falta de compromisso do governo com suas obrigações junto ao programa da ISS. O voo de Pontes foi no mandato de Lula, em 2006, Missão Centenário por conta dos cem anos do voo do 14- bis.

Hélio

Pois é, mas ninguém nunca deixou de dizer que foi um desperdício de dinheiro, mas, como se já não bastasse isso, ainda colocaram esse cara no ministério, e vocês ainda falam como se ele tivesse autoridade o suficiente para não ser criticado.

JPC3

Na próxima a gente vota no Haddad e ele bota o sobrinho de algum deputado do PSDB no lugar do Pontes em troca de apoio político.

Fica bom assim?

Hélio

Não vejo diferença alguma entre isso ou o Pontes.

André Bueno

Não mandou nenhuma professora do primário. A astronauta Christa Mcauliffe [Teacher in Space Program] faleceu na missão 51L, na qual o Challenger foi destruído na fase de subida.

Hélio

Mandou sim, só não chegou lá, mas mandou.

Marcelo Andrade

Prezado Hélio, sugiro ler o livro “Missão Cumprida” e você verá que além dos feijões, que eram projeto de uma escola municipal de terra dele, Bauru, onde os alunos foram agraciados em participar desta esperiência maravilhosa como crescimento vegetal em gravidade zero. Inclusive a NASA enviou os kits para as professoras. Haviam outros 36 projetos de pesquisas de várias universidades brasileiras. Dê uma lidinha, não faça como a maioria dos brasileiros não, onde o exemplo de sucesso é: Wesley Safadão, Ludimilla, Anitta ou BBB!!!!

Hélio

Caramba hein, então foi gasto uma fortuna para render um projeto social numa escola? Agora, progresso científico foi 0 mesmo. Não querendo defender esse pessoal, mas garanto que o Wesley Safadão, Anitta e outros fazem muito mais pelas escolas por ai, claro, sempre para posarem de bons moços.

Foxtrot

Livro escrito pelo turista privilegiado ou por quem o colocou lá !
Realmente muito indentificar de interesses kkkk.

Foxtrot

Cara o serviço dos pracinhas ao país é inquestionável, e quem o fizer realmente tem problemas mentais.
Já não posso dizer o mesmo desse ministro.
O que ele fez no vôo qualquer militar ou civil poderia ter feito.
Não enfeite o pavão.

Rafael Oliveira

A viagem foi no governo Lula.

Doug385

Não foi bem no governo do FHC que ele foi ao espaço…

Foxtrot

Ai ai nem vou comentar !
kkkkkkk

Bardini

Obrigado

Foxtrot

Eu que agradeço kkkk
Vindo de você eu que só tenho a agradecer mesmo.

Jorge Augusto

Faz um bom serviço a o país.

Foxtrot

Qual o meu ou o que você admira e é capaz de tudo para conseguir visto de permanência?

JPC3

É melhor assim.

Foxtrot

Para quem?
Quem não gosta da verdade?
Quem ganha com essa bagunça toda?
Meia dúzia que ganha 90% do PIB nacional ?

DENYS

Quem não gosta da verdade é você foxtrot.

Victor Filipe

Analisando a parte que foi discutida no texto e visível que: A Base de Alcântara será um centro de lançamento internacional. esse AST permite que capsulas Russas Soyuz sejam lançadas aqui do Brasil carregando tecnologia americana para a ISS (estação espacial internacional) por exemplo ou qualquer outro pais com uma empresa privada ou com órgão estatal lance para o espaço módulos com carga ou componentes americanos. Dito isso. O AST que foi firmado em uma visão mundial não é apenas um bom acordo para os EUA ou Brasil, mas sim para o mundo já que possibilita aos países uma base… Read more »

negrão

10 bilhões de dólares anuais pelo aluguel de uma base INOPERANTE, há anos, está bom para vocês?

Hélio

De onde você tirou 10 bilhões?

SmokingSnake ?

R$ 37 bilhões por ano?? Vai alugar uma base sucateada ou permitir a construção de um elevador espacial? Cada hora vejo uma valor diferente, em outra matéria vi que pode render investimentos de até U$1.5 bilhões.

Por sinal o Brasil tem uma posição perfeita para um elevador espacial (que tem que ser construído no equador), aí sim que ganharia muito $$

Marcelo-SP

Com o lance da OTAN no Forte e essa post aqui, acho que os editores querem infartar o antoniokings, rsrsrsrsrs!!! Fica bravo, não, Antonio… só um chistezinho…

Bruno

O ser humano é curioso, tem pessoas que gostam de passar vergonha, deixa o cara viver no mundo de Alice.

Hélio

E aquela sobre o analfabetismo geopolítico e submissão brasileira diante dos EUA? Infanta quem? Olha, pelo que ando vendo nesses comentários, quem está arrancando os cabelos são os americanistas, muito por não terem capacidade de defender os EUA.

BILL27

O que ganhamos com o lance da Otan ? Vc só está vendo o lado bom da coisa …E o lado ruim ? vc ja parou para analisar ?

Marcelo-SP

Que lado bom? Que lado ruim? Eu nem entrei no mérito, meu caro! Foi só uma brincadeira com o antoniokings, nosso grande devoto da santa rússia, sobre essa proximidade toda estampada nos posts com os malvados americanos. Precisa saber ler sem ver fantasmas em cada letra. Ah, eu não acho, de verdade, que os editores da Trilogia querem provocar um acesso de cardiopatia no antoniokings… talvez só uma crise de pressão alta, hehehe! Fique em paz!

Hélio

O que tem de bom no “lance da OTAN”? Nada, os militares não querem nem ouvir disso.

Fernando Turatti

Li noutro comentário a referência a um valor de ~140 milhões de dólares por ano. Eu particularmente não faço ideia do quanto vale o aluguel pensando na economia gerada e na competitividade, contudo, me incomoda profundamente a não divulgação de valores oficialmente. Talvez um bem bolado com trocas militares seria uma boa? Daria para, com o valor de alguns anos formar um esquadrão de caças inteiro para Anápolis(pensando que o F-15SE está abaixo dos 100m, em 8 anos e meio o valor ali citado já bastaria para uma dúzia. edit: já estão falando na possibilidade da renda disso chegar a… Read more »

Alexandre

A vivandeira foi é fez o que é próprio de sua índole! Tudo tem seu preço e nada tem Valor! Defender os Valores de sua nação é totalmente diferente de defender o ganho precificado !!!!! Ganhar rendas e ter o ganho regulado ou tutelado pelo pagador é uma agressão direta ao Valor fundante de qualquer nação: A Soberania nacional!!!!! Nenhuma vivandeira pode ou deve precificar e vender algo que é um Valor da nação!

Fernando Turatti

Chegou a loucura. Pra ser sincero, estava demorando até.
Se tu se preocupasse com soberania nacional, defenderia a exploração comercial do nosso território atrelada a aquisições das forças armadas, mas não, você quer mesmo é isolacionismo à lá turma do chapéu de papel alumínio.

Alexandre

American First é patriotismo, soberania do Brasil sem z é isolacionismo!!!!! Nossas forças armadas tem por finalidade primeira defender a Soberania nacional! O orçamento da Área da defesa deve ser objeto do legislativo! Qual foi o projeto da vivandeira em seus quase trinta anos de mandatos consecutivos como deputado da república que defendia ou exigia uma adequação do orçamento da Área de defesa?
Me diga ,ou melhor, me mostre efetivamente quando o capitão Pateta que outrora conhecido como vivandeira apresentou e lutou pela aprovação de algum projeto que aumentasse o orçamento da Área de defesa!

Fernando Turatti

Acho que o uso recorrente de fórmulas químicas para fins recreativos lhe fez ter alguma alucinação, uma vez que em absolutamente NENHUM momento citei o nome do presidente da república. Presidente esse no qual eu não votei nenhuma vez em toda a minha vida e certamente morrerei sem votar. Dê uma reduzida no consumo dessas substâncias, colega.

Alexandre

Desculpe, mas o ato tem um ator! O ator agiu e eu critiqueill! minha crítica foi contestada por você! Portanto ou você é tal qual o agente que diz algo que sempre precisa ser justificado pelo fato de não ter dito o que realmente pensou em dizer, ou de fato sua crítica é tão substancial quanto sua coerência! Melhor você utilizar qualquer substância química que lhe conceda alguma capacidade de dizer algo que realmente represente objetivamente o que foi dito!

luiz Henrique

A “Kourou brasileira” vem ai…

BILL27

Antes de discussões apaixonadas ,vejam as vantagens e desvantagens de tais acordos com os EUA .Uns aqui acham que ser da OTan ou algo parecido só tem vantagens …esqecem dos deveres que vamos ter de assumir …Não existe almoço gratis pessoal

https://www.youtube.com/watch?v=enLb2iKNxEs

Carta Branca

O valor que gerará esse acordo é muito difícil e subjetivo de ser calculado, por isso uns falam em dezenas de bilhões de dólares e outros em no máximo algumas dezenas de milhões de reais, tudo depende do otimismo ou pessimismo de cada um, vai depender do interesse das empresas, da perspectiva futura desse mercado, dos custos de transporte e dos investimentos necessários por elas para viabilizar lançamentos em Alcântara. Inicialmente, imagino que investirão o mínimo possível, no máximo infraestrutura para abastecer os foguetes e o lançador se trouxerem tudo dos EUA nas melhores condições de transporte possíveis mas há… Read more »

Alessandro

Em 10 anos será a melhor base de lançamentos da américa latina, a região vai se desenvolver, e os quilombolas e moradores na região vão prosperar de verdade, e nossos cientistas vão aprender muito com os americanos, sem contar o $$$ que iremos lucrar.

Alessandro

Quem não deve estar feliz com isso além é claro dos nossos canhotos de estimação, são os franceses na base de Kourou na Guiana Fr. vai ser briga de cachorro grande com os americanos nos ajudando.

BILL27

vc leu o texto ? Vai haver intercambio tecnologico com cientistas Brasileiros ,?

Alessandro

sim, eu vi pela fonte original, nos vídeos que o governo postou no NBR, mas eu não sei os detalhes.

Marcelo Danton

Óbvio! Vão precisar de gases, vão precisar de alimentação, vão precisar de segurança, vão precisar de base militar, vão precisar de diversos insumos que não vale a pena trazerem dos EUA e assim, vão produzir localmente. ÓBVIO! Fora o turismo. o Valor agregado e de díficil mensuração é ENORME

Rene Dos Reis

Fui da uma googlada para ver as estruturas de Alcântara e depois Cabo Canaveral , inevitavelmente me lembrei de um amigo que apos voltar dos EUA me disse assustado :cara nos somos índios ainda!

α Tau

Na época do descobrimento os europeus quando vinham aqui negociavam com os índios a extração do pau-brasil oferecendo em troca espelhos e quinquilharias…os colonizadores davam bugigangas(apitos, espelhos, chocalhos) para os indígenas e em troca de trabalho os nativos deveriam cortar as árvores de pau-brasil e carregar os troncos até as suas caravelas…se passa os séculos mas é impressionante como continua tudo ainda exatamente do mesmo jeito…

mcremp

Isso é um mito criado pela turma que adora coitadismo, mas se fosse verdade e os índios topassem cortar árvore em troca de apito, qual o problema?

Bem, na verdade eu sei qual o problema: é que a turma do coitadismo não admite que alguém saiba o que é melhor para si mesmo.

DENYS

Esse acordo vai salva united launch alliance que faz foguete super caro.

Foxtrot

Esse fórum está parecendo o governo Eysenhawer (se lá como se escreve).
Uma esquerdofobia sem igual.
Daqui a pouco haverá cassação de pessoas baseado em denúncias falsas de que as mesmas são comunistas.
Bastará não gostar de seu vizinho para denunciar e prender o mesmo.
Ou seja a nova versão do famigerado livro Martelo das bruxas.
Imbecilidade sem igual em um país pobre, desigual, injusto e corrupto.

shambruno
susk

Que tal o Brasil desenvolver seus próprios lançadores e vender o serviço a empresas interessadas em colocar seus satélites em orbita?
“Oh.. wait…” era isso o que estávamos tentando fazer antes de sofrermos sabotagens pesadas justamente de quem não que ter mais concorrentes nesse setor.

Vamos continuar dependentes de potencias estrangeiras para colocar qualquer satélite em orbita.

mcremp

Susk, eu moro em uma cidade que muita gente acha que é um exemplo para o mundo, e o bairro do lado do meu não tem rede de esgoto.
O motivo de não termos lançadores de satélites é o mesmo de tantas cidades não terem rede de esgoto: somos incompetentes, elegemos políticos corruptos e jamais admitimos a culpa pelos nossos erros. A culpa é sempre dos outros, em geral dos “imperialistas malvados”.

Wellington Góes

Torço para que dê certo!