segunda-feira, maio 17, 2021

Gripen para o Brasil

Força Aérea do Paquistão treina operações em rodovias

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

A Força Aérea do Paquistão (PAF) realizou hoje (18.03) operações de treinamento em rodovias.

O exercício teve como objetivo demonstrar a capacidade da PAF de sustentar operações aéreas de ritmo elevado.

As aeronaves F-7P e Mirage pousaram nas estradas, foram reabastecidas e decolaram novamente.

Pilotos paquistaneses comentando no Twitter disseram brincando que operar em rodovias é muito parecido com a operação em uma pista normal, só é preciso tomar cuidado com as árvores de um lado e de outro da estrada.

A rival Força Aérea Indiana (IAF) pousou sete de seus aviões Sukhoi Su-30 e Mirage 2000 na seção Unnao da via expressa Uttar Pradesh em 2016 e estava planejando pousar seus aviões de transporte na via expressa Agra-Lucknow.

FOTOS: PAF

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Régis Athayde

Pois olha só,a Suécia fazendo seguidores…kkkk

Clésio Luiz

Na verdade, operação fora de pista era rotineiro até a Segunda Guerra, quando aeronaves a jato, mais delicadas que os modelos a pistão, surgiram.

Mas treinamento de forças aéreas fora de bases aéreas era algo comum e treinado com frequência em outros países durante a Guerra Fria, dos dois lados.

Do lado ocidental, suecos, suíços e alemães levaram o assunto mais a sério que os outros, entretanto.

Papan

Aqui no Brasil não podemos fazer o mesmo, só tem Buraco, não existe Pista! Kkkkkkkk

Trustman

Já foram feitas algumas operações Rodopista no BR, com AT-26, AT-27 e C-95

Luis Fernando Curvo

Em S.P. temos excelentes rodovias Anhanguera, Bandeirantes, etc… , o único problema são os pedágios, quanto custaria o de um Gripen ???? Rsrsrs…

Jacinto

Acho que o maior problema nem é o custo do pedágio, mas o fato de que entre um e outro não há espaço suficiente para o avião decolar!

J-20

Ia ser o de um carro de passeio normal. Afinal de contas, 2 pares de rodas hehehe

smichtt

Menos do que se ele utilizasse as “rodovias” paranaenses,,,

Saldanha da Gama

Mas tem muito radar, imagine só a multa passando a mach 2.0?

Samuel Toledo

Se passar a Mach 2 no radar, não sobra radar, nem guard rail, nem marronzinho, nem NADA! Rs!

Rodrigo Maçolla

e o pior Praças de pedágios é difícil achar pista boa sem um

Elton

Tentando mostrar serviço depois da palhaçada que custou um F16 .

teropode

Normal senhores, no Brasil a despeito dos mimmimis sobre pistas esburacadas, trechos que poderão ser utilizados já estão identificados .Já presenciei a catalogação de várias trechos da 040 e 116 próximo a Governador Valadares.

Eduardo

O problema do pouso em estradas brasileiras é ser assaltado ou ter o aviao guinchado. He he he

Antoniokings

E os F-16s? Não foram para a estrada?
Por que será?

Carlos Alberto Soares

Clonazepam atrasado ?

Mig35

“E os F-16s? Não foram para a estrada?
Por que será?”

É porque estão concertando a mira kkkkk!!!

Celso

Perderam pra Índia no ar, agora só por terra mesmo..kkkkkk

DOUGLAS TARGINO

Aqui no meu estado, na Paraíba, já teve exercícios na BR-230 onde tucanos, AMX pousaram na BR durante uns dois dias seguidos, mas já fazem uns 10 anos.

Rinaldo Nery

A-1, salvo melhor juízo, NUNCA operou em rodovias.

Alfredo RCS

Quais serao as distancias minimas de pouso e docolagem para essas duas aeronaves?

CAMILO

Com a qualidade do nosso asfalto… duvido pouso de uma aeronave, vai ficar encalhada na rodovia.

Marcelo Andrade

Lendo os comentário chego a conclusão que não existe povo que fale tão mal de seu país como o brasileiro, chega ser exagerado…!! O Complexo…..

Carlos Alberto Soares

MIG 21 sempre majestoso.

Com um PCT top de MRO na IAI ainda é um belo e mortal vetor para países $em muito recurso.

Mirage, lindo e ainda mortal, pena que a Dassault cobra o impagável para MRO.

Elton

Mas falando sério agora.na doutrina de operação da força aérea está prevista a operação em pistas de dispersão mas nos projetos rodoviários brasileiros está previsto trechos reservados para operações rodopista tipo com comprimento ideal é area de escape grande o suficiente com infraestrutura minima nas proximidades e perto da sede de unidades militares que poderiam fornecer logística e segurança necessárias ?

Rinaldo Nery

Não. A FAB NUNCA falou com o DNIT ou DER estaduais sobre o tema.

DENYS

Alexandre Galante é tipico de pessoa que se baseia em duas coisa sofisma e achismo, matéria só prova que os analfabeto geopolítico são os membros do site; que precisa correr para Obervatório da Imprensa que apoio PT nos 13 anos.

Luiz Floriano Alves

No trecho da BR 101, próximo a Torres tem um túnel muito longo e pista dupla muito bem conservada. Ideal para uma base a prova de ataques aéreos, inclusive nucleares, acho. Na Free Way Porto Alegre a Osório já pousaram jatos tipo T-33.

Mig35

Viper Killer.

Leo Barreiro

Pessoal

Por favor, nos dias de hoje qual seria o valor estratégico do Mirage III? Que tipos de armas Mirage do Paquistão pode utilizar? Ele seria utilizado para qual missão?

Esses Mirages estariam no mesmo nível que os Kfir israelenses?

Walfrido Strobel

Boa diversão com Mirage ROSE.
. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Project_ROSE

Walfrido Strobel

Um Mirage V Rose com um Exocet é bastante útil, mesmo nos dias de hoje.
. https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSVpBkPeZmGTuOcQB_vLLMCi3Ghqhan_RMUzLKPQcT7UmCdp6Q6EmYBDDUyiw

Léo Barreiro

Pessoal obrigado pelas respostas!!

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