As evoluções da manhã de 27 de fevereiro duraram 16 minutos, desde o momento em que os jatos paquistaneses decolaram até o momento em que o Wing Commander Abhinandan Varthaman foi atingido. A India Today TV teve acesso detalhes minuto a minuto do intenso duelo

Na manhã de 27 de fevereiro, 24 caças decolaram do Paquistão e voaram em direção à Índia. O grupo de jatos incluiu dez F-16 Fighting Falcons fabricados nos EUA. Exatamente às 10h, os jatos entraram no espaço aéreo indiano, onde os jatos de caça da Força Aérea Indiana os engajaram em um dogfight.

A luta feroz por Jammu e Caxemira acabou com um MiG-21 indiano atirando em um F-16. No entanto, o MiG também sofreu um impacto e caiu na Caxemira ocupada pelo Paquistão. Seu piloto, Wing Commander Abhinandan Varthaman, foi capturado pelo exército paquistanês. Ele foi libertado dois dias depois.

Veja os detalhes minuto a minuto do intenso duelo.

9h52: O avião de vigilância Netra da Força Aérea da Índia e o Comando Aéreo do Norte detectam 10 F-16s decolando de três bases aéreas no Paquistão. Os F-16s voam em três formações separadas. Elas se fundem em uma formação única depois de entrar na Caxemira ocupada pelo Paquistão (PoK).

9h54: A Força Aérea Indiana entra em ação. Os MiG 21 Bisons, os Sukhoi Su-30MKIs e os Mirage 2000 da IAF são acionados para interceptar os novos caças paquistaneses.

9h58: A Índia soa um alerta e envia uma mensagem aos caças paquistaneses pedindo-lhes que voltem.

9h59: Conforme o protocolo, a Índia soa em segundo alerta e envia outra mensagem pedindo que os jatos paquistaneses voltem.

10h00: Os caças da Força Aérea do Paquistão entram no espaço aéreo indiano.

10h01: Os jatos da Força Aérea Indiana respondem com força total e enfrentam os F-16. Os F-16 também são alvo de mísseis superfície-ar (SAMs). A resposta força nove F-16s do PAF a retornarem após penetrarem apenas um quilômetro em território indiano.

10h02: Um F-16 consegue penetrar no interior do território indiano. O jato atinge um depósito de combustível e um depósito de munição em uma zona militar e tenta atacar um quartel-general da brigada do Exército indiano.

10h03: Um Sukhoi Su-30 e um MiG-21 Bison da Força Aérea Indiana engajam este F-16 em uma manobra de dogfight chamada “defensive split”. Os dois jatos indianos prendem o jato paquistanês entre eles – o MiG 21 voa na frente enquanto o Su-30 persegue o F-16 por trás, disparando contra ele. O F-16 é forçado a fugir usando uma manobra de dogfight chamada “wingover”.

10h04: O Su-30 pára de perseguir o F-16 e fica em volta do depósito de combustível para protegê-lo. O MiG-21 Bison, sendo pilotado pelo Wing Commander Abhinandan Varthaman, dá a perseguição ao F-16. O F-16 está voando para fora do território e o Wing Commander Abhinandan ‘trava’ no F-16 com um míssil ar-ar R-73.

10h08: O Wing Commander Abhinandan dispara seu míssil R-73 e atinge com sucesso o F-16, derrubando-o. Abhinandan realiza uma manobra perigosa chamada “high-g barrel roll”. Ele está no alcance da artilharia antiaérea e de mísseis superfície-ar (SAM) paquistaneses. Um SAM ou artilharia aérea atinge o MiG-21. Abhinandan ejeta.

FONTE: India Today

NOTA DO PODER AÉREO: O relato do India Today difere dos outros que afirmam que o MiG-21 de Abhinandan foi atingido por um AIM-120 AMRAAM.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JPC3

Cada dia uma versão diferente.

Rui chapéu

Eu já não acredito em mais nada.
Só acredito que o Mig-21 caiu e o bigodudo foi preso e depois solto.
E TB que houve disparos de amraams.
De resto só com fotos, como nos dois casos acima.

JPC3

A única coisa certa até agora é que os indianos são uns mentirosos de memória curta.

Acredito que tenham abatido o F-16 sim (sem problema) ainda mais em um combate de dois contra um envolvendo um Su-30 MKI, mas não me surpreenderia se no futuro descobrirmos que é mentira.

Ter fotos de pará-quedas é fácil, todo mês cai um avião na Índia.

Claudio

Cabra macha esse indiano, botou pra corre o paquistanês do território indiano e de quebra galho abateu o f16 dentro do território paquistanês, pena que ele foi abatido por mísseis terrestre.

PauloSollo

Cabra macho foi o paquistanês que mesmo que depois dos seus nove companheiros terem caido fora ele entrou sozinho, atingiu um depósito de combustível e outro de munição e ainda tentou detonar um quartel general.

Maurício Vaz

Os dois foram cabra muito macho, Devem ser os leões de guerra de seus esquadrões com certeza. Tomara que o piloto do f-16 não tenha falecido porque era um baita piloto também por esses relatos… xd

Lyw

E teve brasileiro no combate… Batismo de fogo do Netra, aeronave AEW&CS baseada numa plataforma ERJ da Embraer.

Lyw

AEWACS*

Mauro

Além do já observado pelo pessoal do PA, faltou um relato sobre o suposto AIM-120 “jameado” pela IAF, cujos supostos destroços foram apareceram em imagens na internet.

Brunow Basillio

o MiG 21 voa na frente enquanto o Su-30 persegue o F-16 por trás, disparando contra ele” Neste caso teria sido tiro de canhao ? Mas não era 24 caças da PAF , agora são apenas 9… Olha lendo este relato, tive a percepção que os Paquistaneses foram ousados, e os Indianos foram muitos tímidos em reagir diante da situação , eles acompanhavam os jatos paquistaneses desde quando levantaram vôo, e ainda deixaram o cara bombardear algo ? Por que não abateram todos assim que invadiram o território Indiano ? Se o Paquistão tivesse um caça um pouquinho melhor a… Read more »

BILL27

Su 30 com o F-16 a 12 horas e errou o disparo ..Qual missil foi usado ? Travar um caça pelo quadrante traseiro e não ter exito no disparo mostra que que não é tão facil abater um caça em um combate aereo como parece .

Maurício.

Eu não confio muito nessas histórias, tanto do lado indiano quanto do lado paquistanês, eu vejo alguns falando na tal morte do piloto paquistanês mas confesso que procurei e não achei o tal vídeo, aquele suposto piloto paquistanês de nome Shahzaz Ud Din simplesmente não existe, é fake news.
Na minha opinião até agora só tem um caça abatido, e esse é o Mig-21.

100nick-Elã

Exato, não há comol, sob quaisquer circunstâncias, um equipamento russo vencer um ocidental. Isso não é existe, é mentira, fake news, impossível, improvável, inconcebível.

O míssil amraam jammeado, só o foi porque era equipamento israelsense, fosse russo e nunca teria sido.

Maurício.

100nick, não tem nada a ver isso que você escreveu, eu já cansei de dizer que na minha opinião EUA e Rússia são farinhas do mesmo saco, só estou dizendo que até agora essas supostas provas que o F-16 foi abatido não me convenceram, esqueçam a bandeira da aeronave, esqueçam essas ladainhas de oriental vs ocidental que os debates de vocês serão bem melhores.

Maurício.

100nick, aqui está a matéria provando que não existe o tal piloto paquistanês Shahzaz Ud Din, se você quiser provar o contrário fique a vontade.
https://www.boomlive.in/the-mysterious-tale-of-paf-wing-commander-shahzaz-ud-din/amp/

Denis

Então, liga pro Trump e diz pra ele ficar relax, que as armas do Putin não servem pra nada, e não precisa mais ter OTAN nem guerra fria.

Maurício.

Denis, por mim que Rússia e EUA se explodam.
Aqui o assunto é Índia vs Paquistão, mas vocês insistem em ver EUA vs Rússia, parece que você nem leu a resposta que eu dei para o 100nick.

Leandro Costa

Maurício, é inútil. Nem tenta. Esses caras vêem ideologia em tudo e não estão nada preocupados em saber o que realmente aconteceu. Todo e qualquer comentário, por mais neutro que seja, vai ser visto como uma crítica ou apoio ao lado errado. Qualquer que seja.

No mais, essa estória está muito, muito mal contada, e acho que talvez apenas o tempo vá lançar luz sobre o que realmente aconteceu.

Antoniokings

Que dificuldade para aceitar que um F-16 foi abatido.
Ano passado, um F-16 israelense também foi.
Pessoal precisa relaxar.

Manuel

Primeira coisa q vc digita que é aproveitável. Abrir um Chandon aqui pra comemorar.

JPC3

Acho que ele não gostou muito de saber que o Su-30MKI não conseguiu abater o F-16 nem em BVR e nem em dogfight.

JPC3

Capaz da verdade aparecer e descobrirmos que os indianos lançaram vários mísseis e só acertaram um.

Nilton L Junior

Antonio vai comprar uma Belco pega o torresmo e para de escrever bobiça, como disse aquele aluno da escolinha, tem vídeo do F-16 sendo perseguido e depois abatido? tem foto pelo menos? tem alguma imagem de satélite, qualquer coisa que comprova a derrubada do F16 pelo Mig?
Abraço

Carlos Henrique Valente Campos

Olha eu não sei mais no que acredita de tantas versões que já vi dos 2 lados. única coisa que sei, é que os malditos terroristas estão aos pedaços pelas montanhas e o MIG 21 foi pro chão.

Rinaldo Nery

E tunneauxR de G (high G barrel roll) não tem nada de perigoso. É só uma manobra defensiva.

Leandro Costa

Coronel, vai ver é perigoso apenas para os MiG-21 da IAF. Vira e mexe tem um caindo por lá hehehehe

Baschera

Vixe…parece enredo de novela mexicana.

Sds.

Recruta zero

Baschera, melhor que as novelas da Globo.

Adriano RA

Vai dar filme em Bollywood…rsrsrs.

Antoniokings

E o sujeito do bigode grosso virou herói nacional.

Lynx

Contrataram um roteirista de Bollywood com pos-graduação em novela mexicana. Mas esqueceram de dizer ao cara que a novela não era de época. O infeliz escreveu uma estorinha que só faria sentido na época dos P-51 x Me-109.

filipe

Vamos ter calma, daqui a pouco serão os nossos F-5M contra os SU-30 Venezuelanos, mas como temos os ERJ-145 R-99 estamos em vantagem na Guerra Electronica, mas os Bolivarianos Chavistas tem os SAMs BUK-M2 e o S-300MV (abatem com facilidade qualquer aeronave na AL), como é que isso fica? Vamos sabotar as Baterias SAMs dos Bolivarianos usando os Comandos do Exercito ,PARASAR, GRUMECs e os COMANFs.

PauloSollo

O interessante é que a distância entre as bases aéreas de ambos os países é tão próxima que não há margem para surpresas, com ambos sempre a par das movimentações do outro, o que se constitui como um fator de dissuasão. Se resolverem se enfrentar pra valer sob estas condições, as perdas serão enormes para ambos.

Sidney

10h00: Os caças da Força Aérea do Paquistão entram no espaço aéreo indiano. 10h01:…………….A resposta força nove F-16s do PAF a retornarem após penetrarem apenas um quilômetro em território indiano. Ou o F-16 é o jato de combate mais lento do mundo, um verdadeiro planador, pois em 1 minuto voou apenas 1 km dentro do território Indiano, ou este relato não tem a menor credibilidade por tamanho equívoco. Peço aos mais experientes na área e com mais conhecimento em aviação de combate que expliquem este trecho do texto. Tem credibilidade? Ou quem escreveu o fez com pressa e sem revisar… Read more »

Lyw

Depende da rota de vôo assumida pela aeronave neste momento, se tinha direção norte ou sul então é completamente natural ter entrado apenas 1Km no território inimigo, se fosse na direção oeste -> leste aí realmente não faria o mínimo sentido.

Mas ainda vão surgir muitas histórias a respeito desse abate… Lembrando que não vejo problema algum no mesmo…

André E.

Depende do trajeto deles… Podem ter voado paralelos à fronteira. E esses mapas sem escala que estão divulgando não dá pra confiar no trajeto. Ou pode mesmo ser erro da reportagem.

Leo Neves

Essas histórias da mídia indiana não da pra acreditar muito… Essa matéria ai ta muito estranha , prefiro acreditar na versão da outra matéria postada um pouco antes aqui .

José Geraldo da Silva

Só uma dúvida porque o Paquistão arregou foram pra cima e depois ficaram com medo faltou pouco pedir desculpa a índia. Alguém observou o medo do Paquistão de prosseguir. Parece coisa dos EUA quando a coisa fica feia vai pra mesa negociar.

carcara_br

Versão bastante diferente das demais, bastante cinematográfica na verdade na parte do F-16 entre dois caças kkk.
O piloto indiano foi quase um suicida, e houve envolvimento da defesa antiaérea Indiana e paquistanesa. Isso certamente compensaria o número bem menor de defensores, mas coloca o Paquistão numa posição bem melhor com um F-16 tendo logrado êxito no ataque.

Paulo Porto

Pelo pouco que conheço, o MIG 21 comparado ao F 16 é uma carroça! Se realmente o MIG derrubou o Falcon, então o piloto deste era muito pouco experimentado!

N. Araujo

Você está enganado amigo, o Mig 21 comum já e mais rápido doque o f16, a versão Índiana e ainda mais, o que o f16 e melhor é sua aviônica, computadores, guerra eletrônica etc, afinal, existe no mínimo 30 anos separando os projetos. O mig21 é um interceptador nato, já o f16 é multifuncional, nesse fato acontecido o Mig estava fazendo o papel que ele foi desempenhado, apesar do abismo tecnológico o Mig 21 foi o caça de maior sucesso da URSS.

Diego

Cadê os destroços do F16? É só mostrar os destroços, não é possível que desintegrou completamente no ar.

Nilton L Junior

O pessoal do Arquivo X do Paquistão escondeu.

R22

O Paquistão agora usam aeronaves mutantes? Ou seriam Transformers? 2 JF-17 agora viraram 10 F-16? Já não to enetendendo mais nada dessa história. Ou eu perdi os capítulos anteriores da novela…

Antunes 1980

Se bobear o F-16 paquistanês foi derrubado por algum equipamento alienígena, tamanho é o mistério envolvendo o caça derrubado que não deixou nenhum destroço pra contar história.
Segundo jornais árabes, o Paquistão planeja um contra ataque até o final deste mês.

Munhoz

Já foi dito varias vezes nos comentários e matérias que se o Paquistão mostrar os destroços ele vai se comprometer com os EUA devido a acordo de pós venda !

Ele não poderia ter usado o F 16 para atacar !

Somente para se defender !

Kemen

Acredito que foi abatido um MIG 21 modernizado e um F16/52, cada um que acredite no que quiser.

Maurício.

Para quem ainda acha que aquele destroço é de um motor GE-F110, aqui tem uma matéria bem interessante: https://www.bellingcat.com/news/rest-of-world/2019/03/02/falcon-vs-bison-verifying-a-mig-21-wreck/

André

Antes era um mig21 abatido por um míssel lançado de um f16, agora por um Sam. está cada vez mais complicado acreditar nos indianos.

Se foi mesmo por um Sam, continua que ninguém abateu um f16 em combate aa, inclusive um su30 que pegou as 6 dele e não deu conta de finalizar…

Andre

Ops, acho que o cogumelo que comi estava estragado….

TJLopes

Fonte: Arial 12

Nilton L Junior

Estranho não tinha um piloto do Paquistão que foi morto por engano quando saltou de paraquedas?

Roberto

…….um tipico enredo para Top Gun ases indianos muito loucos kkkkkkkkkk, so falta chamar o Maverick, Goose, o Viper e o Jester, além do astro do filme, o F 14. Bota história enrolada nosso, chama a Cristina Rocha e os casos de família para resolver essa pendenga.

Pangloss

Os dois lados mentem tanto, que daqui a pouco a India vai confirmar a versão inicial do Paquistão, e os paquistaneses vão defender as alegações inciais dos indianos.
Continuarão divergindo, mas em lados trocados.
Nenhum dos dois tem a mínima credibilidade.

Renato de Mello Machado

Quero ver se o “bigode grosso”, vai ganhar um “novo Mig 21” com a marca do abate.Ou o Paquistão vai ter de arrumar um F-16 inflável, para compor a foto na linha de caças,e não se comprometer com os EUA.

N. Araujo

Analisando os objetivos militares, os Paquistaneses pagaram mico, foram demonstrar capacidade de retaliação e perderam um caça moderno para um com no mínimo 35 anos de diferença tecnológica. “Os trapalhões “