Segundo as últimas informações divulgadas pela Força Aérea Indiana (IAF), a incursão paquistanesa na manhã de 27 de fevereiro consistiu em 24 aeronaves no total. Destes, 8 F-16s, 4 Mirage-III e 4 JF-17 formaram o pacote de ataque. O restante eram escoltas, consistindo principalmente de F-16s.

O elemento de ataque da Força Aérea Paquistanesa (PAF) foi engajado por 2 MiG-21s da base de Srinagar que se dirigiram diretamente para a interceptação. Mais dois MiG-21 foram acionados alguns minutos depois, seguidos por um par de Mirage 2000s. Um par de jatos Su-30 MKI já estava no ar em uma patrulha aérea de combate mais ao sul e foi desviado para fornecer cobertura para a interceptação.

Quando os aviões da Força Aérea Indiana (IAF) se aproximaram, o grupo de ataque da PAF retornou e foi perseguido pelos 2 MiG-21s. O avião visado era um F-16D biposto (um F-16B jordaniano que foi adquirido e depois atualizado para o modelo F-16D Block-52 da Turkish Aerospace Industries).

Um MiG-21 pilotado pelo comandante de ala Varthaman transmitiu por rádio que ele havia conseguido o travamento do radar e ele quebrou a formação para perseguir seu alvo, seu ala em outro MiG-21 o acompanhou.

O comandante da ala, Varthaman, atirou no F-16D com um míssil WVR R-73E guiado por IR. Depois que o F-16D caiu, os aviões F-16 da escolta da PAF dispararam 2 AIM-120 AMRAAMs contra o MiG-21 do Wing Commander e seu ala. O avião do comandante caiu, e o wingman se esquivou do míssil. Os destroços do AMRAAM que perdeu o alvo foram recuperados pelos indianos.

F-16D do Paquistão

Um dos pilotos do F-16D da PAF que se ejetou foi espancado pelos paquistaneses locais acreditando que ele era um piloto indiano, mais tarde ele foi erroneamente identificado como um dos dois pilotos indianos capturados por oficiais paquistaneses e transferidos para o hospital. Depois, os oficiais paquistaneses voltaram atrás e reivindicaram apenas um piloto indiano sob sua custódia.

O referido piloto paquistanês foi identificado como Wing Commandar Shahzaz UD Din do Esquadrão nº 19 (Sherdils) voando F-16. Ele é filho do Marechal do Ar Waseem Ud Din, Chefe Adjunto do Estado-Maior da Aeronáutica (Operações) da PAF. Foi informado que ele morreu no hospital devido aos ferimentos sofridos durante a ejeção e aos espancamentos subseqüentes pelos próprios paquistaneses que moram no local da queda.

Informações sobre o segundo piloto do F-16D são desconhecidas e ele é considerado seguro por enquanto.

As perfurações nos destroços do MiG-21 indicam explosão de ogiva de fragmentação de míssil

Restos de um AIM-120 AMRAAM recuperado pela Índia
Informações cruzadas com matrícula que aparece em foto de destroços do suposto F-16D paquistanês provariam que era um avião ex-Jordânia
Informações cruzadas com matrícula que aparece em foto de destroços do suposto F-16D paquistanês provariam que era um avião ex-Jordânia adquirido pelo Paquistão

Subscribe
Notify of
guest

194 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gorgoroth

Índia louca p/ afirmar que derrubou o F16 e não aparecem provas.
É verdade este bilhete.

PACRF

Concordo. Na guerra de versões, evidências concretas são necessárias, senão a propaganda não funciona.

Paulo Costa

Ao que parece ate agora é que foi isso mesmo … um caça F-16 derrubou em combate um caça Mig-21 e em outro combate um caça Mig-21 deu o troco e derrubou um caça F-16. Depende muito do cenário envolvido nessas batalhas mas em ultima estancia nao é demérito um Mig-21 derrubar o F-16, visto que nao sabemos exatamente como aconteceu e nem as habilidades de cada um. Um exemplo off topic é o caso do uso do cascavel enterrado no deserto ou os Leopard turcos na síria, nao basta ter bons equipamentos tem que saber tirar melhor proveito de… Read more »

Dodo

Comentário irretocável Paulo !
Ter não necessariamente significa saber operar com eficácia

JOSE DE PADUA VIEIRA

Me conta onde consigo informação sobre essa do cascavel enterrado?

Peter nine nine

Paulo não foi essa a ordem de eventos, o correcto é: formação de ataque paquistanesa investe no território indiano, migs 21 vão para interceptar, os F16, configurados para ataque ao solo, recuam e é aí que a perseguição comessa, um F16 de configuração de ataque (ter isto em nota, a partida não estaria apto ou tão apto para o combate aéreo) é engajado e é aí que uma outra formação de escolta paquistanesa que seguia “mais atrás” dispara uma salva de mísseis amraam, tendo um deles atingido um mig 21 com o parceiro imediatamente a abandonar a cena. Tecnicamente não… Read more »

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

O cenário descrito pelos Indianos faz todo o sentido. O objetivo da formação de ataque Paquistanesa nunca foi bombardear, mas sim derrubar os caças Indianos. Eles fingiram um ataque para atrair os caças indianos ao espaço aérea Paquistanês para realizar a emboscada e derrubar o máximo possível de caças Indianos, demonstrando o Poderia da Força aérea Paquistanês e vingar-se do “injusto” ataque Indiano.

Bardini

Reescrevendo… O que entendi até agora, estão querendo comprovar a todo peso essa participação dos F-16 no ataque a Índia, pois por conta disso, o Paquistão poderia acabar sofrendo algum tipo de embargo americano sobre a frota de F-16.

Pedro

Ou desconto para a compra!

Joao Moita Jr

O que vão receber serão mais propostas de vendas de armas. Se não sancionamos os sauditas, dificilmente faremos o mesmo com eles. Essa guerrinha está abrindo o apetite por lá, e os representantes do Carlisle Group já devem estar fechando novos negócios.

Maurício.

Esses destroços da foto são do Mig-21 e não do F-16, o Clésio postou o vídeo na matéria anterior onde mostra que os destroços são do Mig-21.

Brunow basillio

Junta todas as fotos que apareceu na mídia deste Mig-21 e da uma verificada …
VC vai notar que a paisagem do local não coincide com todas as fotos…

100nick-Elã

A maior prova de que a India abateu mesmo um avião paquistanês – não sei se JF ou F-16, tanto faz – é que o piloto paquistanês foi confundido com um piloto indiano, pois o Paquistão divulgou sim que havia capturado dois pilotos, depois mudando sua versão para um só. Incrível como um piloto paquistanês foi espancado pelos próprios paquistaneses. Vale ressaltar que, caso os indianos, mesmos os “analistas de sofá”, tiverem o sentimento de que levaram a pior na história, a pressão para que a India fizesse alguma coisa seria enorme. E ai, vocês sabem, é fácil começar uma… Read more »

Delfim

Paquistaneses em sua maioria são hindus, só que muçulmanos. Daí a confusão e o espancamento.

Antoniokings

Delfim
Só esclarecendo.
Hinduísmo é religião. Se o sujeito é hindu, não pode ser muçulmano.
Paquistaneses são, em sus maioria, punjabis, pashtuns e sindhis.
Já os indianos são majoritariamente hindis.
Muitos deles são fisicamente parecidos, daí a confusão e o espancamento do infeliz piloto do F-16 abatido.

Joao Moita Jr

Eu estava prestes a digitar exatamente isso aqui. É como dizer que o cara é católico, e judeu…hehe.

Marconi

Viviam todos em um só país-colonia. Paquistaneses e Hindus foram separados no último ato britânico ao dar a independência, dai retirou todos islâmicos e os colocou sob uma liderança muçulmana, para enfraquecer a futura India, mto medo de Ghandi. Houve deslocamentos de milhões de um lado para o outro, em poucos dias. Eram de todas as etnias locais(com diferenças como as q temos aqui, entre as regiões), cada qual com sua religião.

Nilton L Junior

Essa história está mal contada assim como todo o evento, ou o piloto estava inconsciente ou então não estava identificado como piloto do Paquistão.

Antoniokings

E pior.
Imagine a péssima propaganda para o F-16, derrubado por um MIG-21.
E a Lockheed pretende (ou pretendia?) oferecê-lo à Índia.

Wagner

Que pensamento simplista. Que lógica estapafúrdia. Seria o mesmo que dizer que nao vou comprar mais um Corolla pois fuquei sabendo que alguem perdeu o controle e se acidentou com um, logo o carro nao presta. Ah, pergunte para os Israelenses o que eles pensam sobre o F16. É bom saber a opiniao de quem usa um equipamento com excelência.

Antoniokings

Depende da finalidade vc quer para o produto.
Se vc quer uma aeronave para defender seu País e ela é derrubada por um avião da década de 1950, então é preocupante.
Comparando aos carros, como vc fez, seria o equivalente a vc estar almejando um carro com bom desempenho e o carro perder nos testes para um Fusca.

Antoniokings

Mesma conclusão da Military Watch.
Para eles, se o F-16 tinham chances mínimas na Índia, agora são ainda mais reduzidas.

https://militarywatchmagazine.com/article/seven-days-after-lockheed-pitches-delhi-the-new-f-16-india-shoots-one-down-over-kashmir-with-cold-war-era-mig-21

Wagner

Confusao que pode acontecer facilmente. População majoritariamente analfabeta, cheia de ódio. Linchamentos por engano acontecem em todo lugar.

Elton

Olha o uniforme do soldado que filmou o MIG21 e do mesmo tom de camuflagem que aparece ao lado do suposto F16 ,esses destroços tá mais parecendo de um MI17 pela estrutura da fuselagem.

Dodo

Elton, é o uniforme padrão do exército paquistanês. Ambos os destroços caíram do lado paquistanês, portanto isso só reforça na realidade o fato do f16 ter sido abatido sobre território paquistanês

Leonardo M.

Ja pensou se os EUA bloqueiam a venda de componentes + mísseis dos f-16 paquistaneses?

Agora entendo pq a índia compra vários aviões de diversos países.

Antoniokings

O fato concreto é que o F-16 já não pode ser considerado de primeira linha.
E isso já há algum tempo.
É muito fácil cantar vitórias contra países mal preparados como Líbia, Síria, Sérvia e etc.
Quando enfrentou um país um pouco mais preparado, como a Índia, deu nisso.
Agora, imagine colocar esses vetutsos F-16s para enfrentar as modernas defesas da Rússia e China, ou qualquer outro País europeu um pouco mais poderoso (se fosse o caso).
Não teriam chances.

Wagner

Pergunte para os Israelenses.

Celso

O F-16 é superior ao gripen, em que pé isso coloca a FAB então ?

Eduardo Machado

Agora que começaram a aparecer as primeiras fotos dos destroços do F-16 o que vai ter de choradeira por aqui é algo inacreditável ! Pegando a pipoca …..

Gorgoroth

Onde?
Pq até agora as tais fotos são de um Mig “confundido” com F16

Informe por gentileza.

Eduardo Machado

Olá boa tarde ! Na materia mesmo tem uma foto dos destroços onde aparece uma “caixa elétrica” que contem o S/N de um F-16D ! Amigo não sei se você conhece a respeito disso, mas o padrão dessa caixa está bem parecido com o padrão de equipamento americano ! Muitas aeronaves civis usam esse mesmo tipo de caixa, com o S/N escrito de caneta mesmo ! Outro detalhe que me faz crer que esse destroço é mesmo de uma aeronave de fabricação americana é a falta do primer na parte interna das estruturas ! Isso é bem comum nas aeronaves… Read more »

Dodo

E por qual razão os paquistaneses se dariam o trabalho de informar que um de seus pilotos faleceu( inclusive dando detalhes vergonhosos do ataque da própria população contra o piloto), se isso não tivesse realmente ocorrido ? Entende não faz sentido, isso sem falar que o piloto e o filho de um alto membro das forças armadas paquistaneses, se o abate desse f16 não tivesse mesmo ocorrido, então eu gostaria de saber qual o motivo do Paquistão dar essas informações. Porque é tão difícil assim aceitar que um f16 foi abatido ? Nenhuma aeronave é inderrubavel nao gente, pelo amor… Read more »

Rod

Tem parte do povo, anto indiano, quanto paquistanês, vivendo em parcial isolamento. Muitos não tem tanta informação e, parecem que confundiram, sem repararem no uniforme. Talvez nem saibam diferenciar. E, ambos os povos tem semelhanças fisicas. Por isso não ligaram em anunciar esse fato.

Rinaldo Nery

São povos miseráveis. Ambos.

Wagner

São mesmo, Coronel. Centenas de milhões de miseráveis.

Delfim

Coronel, não seja severo com eles. São indo-arianos, ambos. Uns são islâmicos, outros hinduístas. Aquela região tem mais de 9.000 anos de presença organizada humana.

Wagner

Não altera o fato de que hoje são povos compostos por uma massa quase infindável de miseráveis.

Antoniokings

Não fique nervoso.
Foi apenas mais um F-16 abatido.

Rafael Coimbra

Mig 2455 x 1 F16……

Dodo

Que números são esses Rafael? De que guerra foi essa ? Pq pelo que me recordo, já houve vários abates de f16. Sem falar que vc está realmente defendendo um país que apoia abertamente o terrorismo internacional só pq ele opera equipamentos americanos ? Me poupe… É Ta o louco como os pró Rússia aqui

Wagner

E mais um MiG abatido também. Essa torcida pela morte e destruição de seu oponente imaginário demonstra a baixeza ética em que vive. Abates e mortes não deveriam ser motivo de comemoração para ninguém.

PauloSollo

Leia a reportagem de novo e com mais atenção amigo, embaixo da foto dos destroços do alegado F-16 paquistanês abatido, a legenda diz que na verdade esta foto é de um F-16 da Jordania, portanto ainda não apareceu nenhuma foto do F-16 que os indianos dizem ter abatido.

Eduardo Machado

Na legenda diz que a foto é de um avião ex-jordânia ! Abraço !

PauloSollo

Verdade, fui eu quem se enganou, peço desculpas.

Dodo

Paulo, você não leu com atenção, essas imagens do f16 é o avião paquistanês abatido( percebe-se pela própria presença de militares com o uniforme do exército paquistanês ao lado dos destroços). A informação de que são EX- Jordânia é pelo registro da aeronave, ou seja, fica comprovado que o f16 abatido fazia parte do lote adquirido e modernizado pelo Paquistão. Saudações!

Victor Caio

cara… fanboy é fogo… seja dos russos ou americanos kkkkkk

Dodo

Exatamente isso. Dps reclamam que os fanboys da Rússia que são cabeças dura. Ta jogado na cara os fatos, o próprio Paquistão admitiu a perda do piloto do f16, piloto esse que era filho de um alto oficial das forças armadas, e que veio a óbito infelizmente após a lamentável linchaçao do mesmo pelo seu proprio povo

Brunow basillio

Não aceitam…como se o avião fosse comprado com dinheiro deles kkkkkkk, Se fosse mulçumanos x Hindu, os primeiros com equipamento Russo ou chinês = mulçumanos mentirosos! Agora Mulçumanos x Hindu ,os primeiros com equipamentos americano = Hindus mentirosos! Até agora quem mais mentiu foi o Paquistão , primeiro o chefe da PAF disse tempos três pilotos e dois aviões da IAF abatidos … Passou algumas horas , temos dois pilotos , um conosco e outro no hospital e duas aeronaves abatidas … Mas algumas horas, Temos um piloto esta conosco, esta bem , e abatemos um Mig-21… Não enviamos F-16… Read more »

Rod

Verdade! Gente chata!

Clésio Luiz

Okay parece que muitos ainda não viram as 2 postagens que fiz anteriormente. Aquilo é apenas a especulalação de um usuário (aparentemente indiano) do Twitter. Vídeo que aos 2:14 mostram que a foto tirada é dos destroços do MiG-21 indiano:

https://www.dailymotion.com/video/x734v4e

MARCOV

Com certeza. Eu creio que as pessoas não querem enxergar. As fotos do avião abatido são todas do MiG-21. Não há, até o momento, fotos do F-16 abatido (se é que foi mesmo).

Dodo

Marco, a última.imagem mostra a fuselagem de um avião com matrícula idêntica a de um f16 operado pelos paquistaneses que foi adquirido pelos jordanianos. Na foto ao lado é possível ver o avião qnd Estr ainda operava na Jordânia. Para completar, os destroços Esta o cercados por militares com uniformes do exército do Paquistão.

BILL27

pegue o video d oClesio e pause no minuto 2:23 .Compare com a imagem onde aparece a tubeira do motor .veja a mangueira do lado esqerdo ,a mangueira esta dobrada ,é a mesma mangueira da imagem do motor .Esta parte mostra a cauda do MIG 21 de um lado e o motor do outro lado .Repara bem

Leandro Costa

Clésio, obrigado pelo video. Realmente não há como negar. São destroços do MiG-21.

Ainda acredito que alguma confirmação da queda do F-16 possa aparecer, mas certamente não são essas fotos.

BILL27

O avião caiu supostamente do lado Paquistanes .Não veremos estas fotos tao cedo ,se é q vamos ver

Dodo

Leandro, o avião da foto tem o mesmo registro que o f16 adquirido pelo Paquistão da Jordânia. O Paquistão tbm afirmou que o piloto do f16(filho de um famoso comandante militar paquistanês perdeu a vida no ataque). Vocês querem mais provas ? O bison abateu o viper, só serve pra provar o que os israelenses já provaram várias vezes( a mão que maneja a espada importa mais do que a espada em si) , aceita que doi menos

MARCOV

Dodo, essa “foto” foi uma fabricação grosseira da internet para desinformar as pessoas. Os destroços mostrados são de um MiG-21.

Dodo

Ok marcov então o Paquistão tbm mentiu da morte de seu piloto né?

MARCOV

Eu disse que as fotos são falsas. Quanto ao abatimento do F-16 e a morte do piloto, não sei dizer, mas as notícias vieram de qual fonte? Se for da Índia, pode não ser verdade.

Leo Neves

Prefiro acreditar nos indianos , do lado do Paquistão já contaram muita história e desmentiram depois, primeiro tinha dois pilotos indianos , depois virou um , ai era um JF-17 que abateu o MiG, depois viu que era um F-16 pois usou o AIM-120 .

Edmilson Sanches

Eu vi o vídeo do piloto sendo espancado.Só não posto o link porquê o site é impróprio.

ERIVELTON SILVA

Então o MIG 21 Indiano foi derrubado por um F16, dado que foi um AIM 120? Foi isso mesmo?

F16 nutela

Depois do Paquistão voltar atrás sobre ter dois pilotos indianos, agora já temos até o nome do piloto do F16 abatido e mais uma identificação nos destroços, vamos acompanhar o desenrolar dos fatos.
Parece que a India está falando a verdade!

Victor Caio

eu não sei o que os fanboys ganham, tentando defender o F-16 nesse embate e negar de qualquer forma o abate… Claro que o F-16C50/52 é mais aviao que o mig-21,mesmo modernizado!!! Porém não vejo problemas se ele foi derrubado, dada as circunstâncias acima, seria perigoso para qualquer caça… Poderia acontecer o mesmo, se fosse o SU-30, em fuga ,contra os Mirage III/V da paf,que são modernizados… a arena WVR hoje em dia é muito perigosa,ainda mais se o inimigo dispor de misseis modernos e HMD, e numa situação adversa, podem ocorrer surpresas… ou seja, o F-16 é um excelente… Read more »

Victor Caio

outro ponto importante, é que, nós nunca teremos confirmações visuais, se o avião tiver caído do lado paquistanês… tem gente ai que acha, que o Paquistão vai deixar a Índia entrar lá para provar o abate…

Ricardo

Paquistão é quase um estado terrorista falido. Eles mão se aguentam nas pernas e pouca gente se atenta a isso. Os EUA vivem emprestando dinheiro para eles com medo de algum terrorista maluco ter acesso a seu arsenal nuclear. Bem diferente da Índia que caminha a passos largos para ser uma das 5 grandes nações militares e economicas dominantes do sérculo.

kaziranga

Já não é uma das 5 maiores economias do mundo ?? A diferença de valores entre os PIBs do Reino Unido, França e Índia é mínimo. Alguns já colocam a Índia como sendo a quinta no final do ano passado ou, certamente nesse ano. Outros dizem que é a sexta. Claro, isso em valor, pois em tamanho real a Índia já é a terceira economia do mundo, quase o dobro do quarto colocado, Japão.

F16 nutela

A primeira grande mentira do Paquistão foi dizer que os F16 não estavam nesse cenário, essa afirmação caiu por terra quando se mostra os restos de um míssil AIM 120 c5, que são armas BVR usadas na Força aérea do Paquistão, somente pelos caças F 16.

Tiago

TBM pensei isso, afirmaram que os f16 não tinham participado, mas pelo visto foram vários f16 na operação.

Paulo Costa

E o cara vai em nome do seu País enfrentar o inimigo, luta, é atingido, faz de tudo pra se salvar e mesmo assim, acaba morto em seu País por pessoas que supostamente estava defendendo.

Dodo

Aguardando ansiosamente aos comentários do senhor tireless para que ele possa explicar sua desculpa que será dada para justificar o porquê um f16 super invencíve e perfeito ! (por que foi feito nos EUA), foi derrubado por um mig 21(que segundo ele é uma porcaria e uma sucata) . Senhor tireless, por acaso um mig 21 derrubando um f16 continua sendo mito popular como o senhor afirmou na última matéria? No aguardo do seu pronunciamento

100nick-Elã

Não contraria o coitadinho, deixe-o manter suas ilusões. É muita maldade sua.

100nick-Elã

Pior que não é demérito nenhum para F16 ser abatido, mesmo por mig-21. Essas coisas acontecem. Tem que olhar as estatísticas, não um caso isolado. Mas você entende, sabe como é a mente dos fanboys. Afinal, você mesmo é um deles. kkkk

Dodo

Mas é claro, o ambiente de combate era o wvr, extremamente perigoso. Ainda mais com a presença de outras aeronaves indianas nas proximidades. Nao é nenhum demérito, o f16 é uma aeronave fantástica, mas não é inderrubavel. Minha crítica é que tem algumas pessoas aqui que parecem não aceitar que não existe um “escudo de energia a la independence day” ao redor de nehum avião não kkkkk. E eu não sou fanboy de lado algum, apenas sou um defensor da realidade, lido com fatos, não com fantasias como são os pró Rússia e pro EUA.

MGNVS

hshahahaha….

Dodo…
Esses bolsominions fanboys americanos sao de matar de rir.
Os russofilos sao meio ingenuos por acreditarem em noticias do Sputinik e num “comunismo falido”… mas os fanboys da direita … esses sim… sao uma piada pronta… Tireless e outros “mestres” do CTRL-C+CTRL-V com o tipico besteirol pro-EUA nao cansam de passar vergonha aqui.
Eu rio muito dos comentarios desses bolsominions fanboys americanos com suas raivinhas e chiliques aqui.

Sagaz

O indivíduo mistura política com aviação. E ainda se deleita com termo pejorativo “bolsominion”, como se isso fosse pior que membro de facção do nove dedos…

Na minha opinião o cenário faz muita diferença, e como de gosto de analogias, lá vai:

“Parabéns se o cara do fusquinha conseguiu algo com a modelo da Vitória Secrect. Não sei se ela estava bêbada, se ela estava cega, enfim…mérito total ao cara, ele é bom.”

MGNVS

Sagaz
Se a carapuça te serviu entao veste.
E tem outra… “facçao do nove dedos” e “bolsominions” sao todos iguais… so muda a cor da bandeira.
Quanto a “misturar” aviaçao com politica, isso é o que vcs fanboys mais fazem aqui.
Entao nao venha com essa sua “conversinha fiada” que ela nao cola.

Sagaz

Não sou fanboy de nada, o meu caça é o Gripe, o meu país é o Brasil. Meus problemas resolvo, fica aí berrando com a coragem de quem fala sem olhar na cara e usa a sua carapuça de valentão de fórum aí bebezão.

Alessandro

MGNVS

o que tem haver “bolsominion” com isso? Eu votei no Bolsonaro e desde o começo achei estranho a versão do Paquistão, na minha opinião o mig-21 indiano derrubou o F-16, e portanto os indianos estão falando a verdade. Não generalize as coisas só pq alguém que vc não gosta tem uma opinião diferente da sua, conheço vários “bolsominios” que são justos em suas opiniões.

Pedro

F-16D Block 50? Eita…….achava que seria um A ou B. Logo logo vem alguma revista ou site dizendo que o F-16 abatido foi motivado por uma dor de barriga do piloto, ou que o ala disparou sem querer um missel e o atingiu pois este F-16D tambem estava com o IFF desligado, como o fizeram nos anos 80! Sem falar naqueles que vão exigir todas as provas do mundo….. Sobre o fato de um Mig-21 ter abatido um F-16, mostra que, a espada por melhor que seja não é nada comparada com a mão que manuseia! Mas que foi um… Read more »

cerberosph

a India esta falando a verdade e o Paquistão está sendo pego na mentira.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=38&v=SHDRDc4YIEk

Iceman

Uma hora acontece com todo mundo, coisas da vida. O F-16 pelo menos escolheu um mig-21 gatinho pra perder a virgindade.

Peter nine nine

F16: – “^^”

Fila

Engraçado que eu realmente estava comendo pipoca quando comecei a ler os comentários…tá valendo a pena…No mais, entre acreditar em indianos ou paquistaneses…alguém tem dúvida?

Bosco

É estranho ver tanto destroço assim de uma aeronave (e pelo amor de Deus, nem estou interessado nessas escaramuças indo-paquistanesas) que deve ter caído de milhares de metros. Na minha cabeça não sobra nem uma pecinha inteira que dê pra ser reconhecida.
O troço despenca de uns 5 km de altura, chega no solo provavelmente em velocidade supersônica e ainda sobra um monte de coisa agrupada.
No mínimo curioso!

Clésio Luiz

Bosco, dos inúmeros destroços que vi em todos esses anos acompanhado aviação militar, depende muito de como a aeronave caiu.

Algumas obviamente atingiram o solo em alta velocidade e realmente não sobra nem o pó.

Já aeronaves que perderam o controle e não “entram voando” no solo costumam ter muitas peças deformadas mas totalmente reconhecíveis. Pode apostar que qualquer cenário de queda em que dê para identificar os destroços, perdeu completamente a velocidade de cruzeiro antes de atingir o solo. Posso postar alguns aqui se vc quiser.

Clésio Luiz

Teve outro caso de uma aeromoça num DC-9. Figura no Guinness pela altura da queda, 10.000 metros. Caso espetacular:
https://en.wikipedia.org/wiki/JAT_Flight_367

Bosco

Beleza! Sendo assim considerem sem efeito o meu comentário.

Sidney

O Canal Aviões e Música no youtube tem um video a respeito. História verdadeira e incrível.

Luiz Bodon

Na realidade foi um DC-3 que caiu

Anders Hansen

Se essa história de F-16 abatido for verdade mesmo, tem um tal de Tireless ai que devem tá arrancando os cabelos, o cara é fanático igual o Antônio rs.

Dodo

Kkkkkkk o que o António rs é pra Rússia esse tireless é pros EUA

Antoniokings

Tirando o fato que esse Tireless faz de ‘coração’.
Eu só coloco um pouco de ‘pimenta’.
kkkkkkkk

MGNVS

Anders Hansen
Nao so o Tireless… tem outros fanboys bolsominions “mestres” do CTRL-C e CTRL-V q tbm nao dao o braço a torcer e duvidam de tudo mesmo com as devidas provas na materia.
So rindo mesmo.

Sagaz

É que vocês da esquerda querem contrapor o mundo livre, da imprensa livre com o mundo vermelho das ditaduras e fatos contestaveis.

Quantos percalços do maior projeto de caça americano já foram notificados? Foi algum espião que espalhou? Não, foi a imprensa livre.

Já na terra da esquerdofantasia tudo é perfeição, só notícia boa na terra dos comedores de insetos, só projeto 100% aderente.

Bosco

Pior de todos são os isentões.

Junior br

kkkkkkk só que não

Alex

kkkkkkkkkkk
Cade o Tireless?

cwb

araruta também tem o seu dia de mingau…

Tiago

Invencibilidade é coisa de filme e propaganda.
Caiu um de cada lado, e poderia ser qq tipo de caça.

Edmilson Sanches
Maurício.

Edmilson, o piloto que aparece no início do vídeo é o piloto do Mig-21 indiano, depois aqueles aviões passando parece ser montagem, aquele corpo carbonizado e aquele incêndio provavelmente é da queda do helicóptero Mi-17, já aquele piloto deitado com o paraquedas confesso que não fasso a mínima ideia do que se trata, o pessoal junta muita coisa para parecer que é uma só.

Edmilson Sanches

Sim,os aviões são diferentes dos mig e F16 .Mas tem outro vídeo de um piloto sendo espancado.Parece ser esse do vídeo.Ta nesse site. theync.com
Não posto o link pq tem conteúdo adulto impróprio nesse site também.

Maurício.

Edmilson, o piloto que aparece apanhado é o piloto índiano do Mig-21, ele não morreu, foi detido, já o que está deitado com o paraquedas eu não sei.

igortepe

BollyWood. E o oscar vai para Skanda, deus indiano da guerra.
E quem vai entregar o trofeu?

Maurício.

Edmilson, descobri que o piloto deitado com o paraquedas é indiano e se chama Vijay Shelke, ele se acidentou num treinamento do esquadrão de demonstração indiano.

Wagner

Um Mig 21 modernizado com bons mísseis com certeza pode pegar um F 16. Isso não é impossível.

Justamente, caça americano não tem escudo deflector. Sem AEW-AWACs é tão cego e burro quanto os Mig 29 iraquianos que voavam estilo Adolf Galland contra os USA…

Mas muito lamentável a morte do piloto.

cwb

pessoal:
lendo a matéria os f-16 retornaram e os migs os perseguiram e um indiano conseguiu travar no f-16.Foi um tiro com posição às 6 horas então….bocal da turbina com máxima emissão de calor…?
parece que alguém errou feio para deixar o combate evoluir para uma posição favorável ao mig..
parece que os indianos estão fazendo o dever de casa!

igortepe

BollyWood. E o oscar vai para Skanda, deus indiano da guerra.
E quem vai entregar o trofeu?

LBacelar

Os indianos tem AWACs

Simioni

Bom, até os esclarecimentos dos fatos. a unica prova anda é a foto do Mig 21 Abatido.
se bem que, há muitas contradições das autoridades Paquistanesas. é obvio que eles não vao assumir a queda do F16 ainda mais que caiu em seu proprio territorio.

rdx

Tem gente que deve estar sob efeito de remédio. Rss. Um moderno F-16D block 52 armado com AIM-120C5 foi abatido por um obsoleto Mig-21. Sei não, eu acho que esse incidente também derrubou o tal F-21.

Esse episódio prova que caças de 3ª geração modernizados ainda são perigosos… em especial no combate WVR.

Delfim

MiG-21 nem 3ª geração é.

Marcello Magnelli

Iniciando a Fase II do Projeto Negação: Conteste as Provas.
1- Estas fotos não provam nada.
2- São as fotos do avião indiano abatido só que vistas por outro angulo.
3- São falsas ou foram manipuladas.
4- etc, etc, etc.
Vencida esta fase virá a Fase III, Culpe o Piloto. Basicamente: o avião não foi abatido, caiu por pura incompetência do piloto.
E segue o jogo.

Delfim

O piloto está morto.

Marcello Magnelli

Sim, lamentável. E supostamente por seu próprio “povo”. Quando falo em “culpar o piloto” varia entre realmente por a culpa nele pelo suposto abate, mudando o foco de “não foi abatido” para “caiu porque o piloto errou ou foi incompetente” até um outro “bode expiatório qualquer” desde que não ateste contra a qualidade do equipamento. O importante ai é negar ao seu inimigo a capacidade de ter efetuado aquela ação. Observe que sempre são seguidos os mesmos passos: 1- Exija provas irrefutáveis, 2- se aparecerem, conteste de todas as formas possíveis, 3- se incontestáveis, arrume um “bode expiatório”. O máximo… Read more »

Dodo

Assino embaixo Marcello

Melky Cavalcante

Foi encontrado até um Míssil (AIM-120) mas não encontram um F-16 kkkk
Não que não tenha ocorrido, porém sem evidências é só especulação.

Peter nine nine

Melky, o míssil falhou o alvo e caiu na Índia, o mig 21 levou com um dos outros misseis e caiu no Paquistão, o que é tão difícil de compreender? Repare que os mig21 perseguiam uma formação de ataque, eles foram engajados não pelos F16 que perseguiam mas pelos F16 que seguiam como escolta, mais afastados. Aquilo foi o calor do momento, o correcto a fazer era não engajar assim que as aeronaves paquistanesas mudassem o curso. Mas é indiferente, haverá sempre contestação das diferentes versões da história. Eu tenho lido diferentes relatos em diferentes midias e pessoalmente concluo, que… Read more »

Airacobra

Peter 99 se os indianos não engajassem os F16 assim que eles mudaram o curso hoje teríamos somente 1 mig 21 abatidos nenhum f16, pois aparentemente esses pacote de ataque paquistanês foi somente para atrair os indianos pro território paquistanês e abate-los, mas não contavam que os indianos atirariam primeiro, nisso o resultado ficou 1×1

Airacobra

Correção: …hoje teriamos somente 1 mig21 abatido e nenhum F16, pois…

Ivanmc

Eu estava acompanhando no You Tube e em outros sites, aqui no PA já organizaram melhor as informações, muito bom. Eu creio que o F-16 foi abatido assim como o Mig-21, no combate as situações acontecem por detalhes superando a lógica. A Índia não está para brincadeira.

Rafael de Quadros da Rocha

Um feito enorme à IAF, especialmente pelo fato do piloto de um dos “Migs” ter se esquivado de um “amraam”. Esse combate sem dúvida fornecerá novos subsídios aos analistas. Com relação aos equipamentos envolvidos, cabe a ressalva de que a destreza do piloto ainda é um fator preponderante para se extraí as máximas capacidades do avião, algo que ao meu ver os pilotos dos “Migs” souberam fazer melhor do que sua contra parte nos “Vipers”. Por fim, registro a sempre brilhante cobertura do aereo, a qual por sinal não é nenhuma novidade dada a qualidade e a competência da equipe.… Read more »

Delfim

Além do F-16 ser aspirador de detritos, tomando pau de caça de 2ªger modernizado ? A obsolescência vem para todos. Bem fez a FAB de não pegar nem pra tampão. F-39 na cabeça.
.
PA podia fazer uma matéria sobre caças de 2ª e 3ª ger que ainda estão em ordem de batalha pelo mundo. Quem diria que ainda dão um caldo.
.
Deve ter gente pensando em pegar os Mirages F-103 e F-2000 e dar um banho de loja.
.
Polandball :
comment image?auto=webp&s=d72920971b700e8623d4ba398fc3609b39037094

Dodo

Exatamente isso delfim!
Kkkk contryballs sempre bastante precisas

alexandre

Gente, esse abate do F16 não foi uma obra do acaso, ou uma questão só da habilidade do piloto do MIG 21. O que mais chama a atenção é que foi uma operação em pacote do Paquistão com 24 caças! vejam que a iniciativa foi da PAF, que conta sim com aviões radares, inclusive da mesma SAAB , ou seja, muito semelhantes aos AEW da India. Segundo relatos indianos, havia 8 caças F 16 no pacote de ataque e mais 8 caças F16 na escolta com armamento BVR, no caso, mísseis AIM 120 c5 e que foram disparados, fora os… Read more »

100nick-Elã

Na minha visão foi um empate: um caça perdido para cada lado. Em todo caso, aprendam uma coisa, fanboys: invencibilidade de FXX (coloque aqui o número que você quiser, incluindo 22 ou 35) só existe nos filmes de Hollywood. Entenderam, fanboys? Para não judiar muito de vocês, fanboys, vou acrescentar que vale para os MIG e SU também, viu? também eles não são invencíveis. Qual linha é a melhor? fica a critério de cada um, porque prova inconteste só em caso de guerra direta entre EUA e Rússia que, espero, nunca ocorra. Mas tá difícil a paz, por conta da… Read more »

Thiago Carvalho

Galera aí subestimando as capacidades do Mig-21 indiano, lembrei-me de um vídeo antigo da USAF, no qual um Coronel faz uns elogios interessantes ao caça. (link daqui mesmo com a tradução: https://www.aereo.jor.br/2008/11/19/transcricao-da-palestra-do-coronel-terrence-fornof-da-usaf-1a-parte/).
É óbvio que o F-16 não se compara, mas numa batalha aérea há muitos detalhes que podem definir a vitória ou derrota, com destaque para a experiência do piloto. O Coronel fala das capacidades melhoradas de radar, jammer e armamento IR, e achei bastante parecido com a situação relatada na matéria.
Enfim, há aeronaves melhores, mais modernas, mais capazes, mas não invencíveis.

Antunes 1980

Um MIG-21 abatendo um F-16 é a linguiça comendo o cachorro.
As únicas explicações são a falta de informação situacional por parte da força aérea paquistanesa e/ou a saturação aérea por varios vetores indianos atacando ao mesmo tempo.
Outro ponto relevante é a capacidade do míssil russo R-73, que realizou um kill, com um único disparo.
Por isso os indianos gostam tantos dos vetores russos, e já estão com negociações avançadas para receber o atualizado MiG-35, praticamente com o que há de melhor em armamentos.

Palazzo

Aqui nesse link https://twitter.com/SAMAATV/status/1100650352767045633 mostra um vídeo logo no início de um avião que parece ser um dos MI-21 Indianos (já que é um twitter do Paquistão), caindo como se estivesse em um “parafuso chato”. Nesse tipo de queda muitas partes do avião devem ficar preservada. Abçs

Iron Lion

Manual para negar a perda em combate de uma aeronave de fabricação ocidental( 5 Dicas já testadas e aprovadas): 1- Negue até o fim, essa é a principal tática. Diga que é mentira do lado adversário. Se provarem que o avião foi perdido : 2- Diga que que foi falha técnica. Se provarem que o avião foi danificado: 3- Diga que o avião foi atingido por um pássaro. Se provarem que o avião foi atingido por um míssil: 4- Diga que foi fogo amigo ou disparo acidental. Se provarem que foi usado um armamento inimigo: 5- Diga que a culpa… Read more »

Jacinto Fernandes

Durante a Guerra do Golfo, os EUA tentaram fazer um pacote com dezenas de aeronaves – como supostamente fez o Paquistão – e o resultado não foi bom. É chamado de “Package Q” e vale a pena ser estudado. O resultado para os EUA foram dois F-16 abatidos, e o abandono deste tipo de operação no restante daquela Guerra. Um dos principais motivos do que é considerado um fracasso (o que se extrai do fato de não ter sido repetido) foi a falta de coordenação aérea eficiente entre tantas aeronaves. Ninguém sabia quem estava sendo atacado, quem estava atacando, onde… Read more »

Rinaldo Nery

Jacinto, não fale bobagem. O conceito de ¨pacote¨ (Composite Air Operatio – COMAO) é empregado ATÉ HOJE, por TODAS as Forças Aéreas ocidentais que estejam minimamente atualizadas na sua doutrina. É o que fazemos aqui, e fizemos em TODAS as CRUZEX, com a participação, inclusive, da USAF. Realizamos pacotes com 60 aeronaves, em perfeita coordenação. Pra isso existe um Mission Commander, initial briefing, mass briefing, coordination card, e outras coisas. Existem cursos pra isso. Ninguém vira Mission Commander por varinha mágica. A OTAN realiza o Tactical Leadership Program, na Europa, anualmente, para formar líderes de Esquadrilha e de pacote (Mission… Read more »

Jacinto Fernandes

Nery, Eu nunca neguei se se formam pacotes até hoje – acho que me expressei mal: quando afirmei que abandonou-se operações deste tipo, eu me referi a pacotes enormes, como o Pacote Q, que tinha mais de 80 aviões. Até onde eu sei, nunca mais houve uma operação real com mais de 80 aeronaves “empacotadas. O que eu escrevi – e é verdade – é que quando os EUA tentaram fazer um pacote especialmente grande, com dezenas de aeronaves – mais de 80 (72 F-16, 8 F-15, 8F4G, 2 F111, Awac, ABCCC, EC 130 Compass Call RC 135 River Joint… Read more »

Lyw

Jacinto, com a evolução dos sistemas de gerenciamento de combate e comunicação em rede, nestes quase 40 anos de evolução tecnológica após o citado conflito, este tipo de ataque em pacote já não é mais algo descartado.

Jacinto Fernandes

Os ataques em pacote são normais – o anormal é formar um pacote muito grande, (mais de 80 aviões) porque há problemas e dificuldades de coordenação – pelo menos esta foi a experiência da USAF em 1991.
Só que a USAF é a USAF. Quando saímos da USAF e vamos para o Paquistão temos de supor que a capacidade de coordenação dos paquistaneses é menor. Se 80 aviões foi demais para a USAF, talvez 20 e tantos seja demais para o Paquistão.

PauloSollo

Realmente amigo, de onde você tirou todas estas bobagens? Porque o que aconteceu na Guerra do Golfo foi o oposto do que você narrou. Estes pacotes de ataque foram muito bem sucedidos justamente devido ao alto grau de coordenação levado a cabo e o compartilhamento de informações entre as aeronaves ocorreu de forma muito eficiente, e este tipo de operação não foi abandonado como você disse. Perdas por parte dos EUA aconteceram mas não teve nada a ver com a falta de coordenação que você alega. Procure se informar melhor.

Jacinto Fernandes

Eu me referi especificamente ao “Pacote Q” – que foi o maior pacote na Guerra do Golfo com mais de 80 aeronaves. Quem se aprofundar sobre este pacote? Leia o reporte encomendado pela USAF após a Guerra do Golfo. Chama-se “Gulf-War-Power-Survey”. A descrição sobre o Pacote Q está no volume 2 e começa assim: “The first two attacks on Bagdad were to have formed the prelude to one of the more interesting episodes in qthe war: Package Q. This attack was the largest of the war and did in fact represent an attempt to strike a powerful blow do enemy… Read more »

100nick-Elã

Quem me conhece sabe que sou fã da Rússia, mas me parece que o que decidiu esse embate foi o fator humano e não o fator equipamento. Essa é minha opinião. Sempre tento puxar sardinha para o lado da Rússia, mas tendo sempre buscar a verdade, até para não me iludir.

Em todo caso, o MIG fez bonito e mostra que ainda pode ser uma calça velha, azul e desbotada – que você, pode usar.

Alessandro

Eu confio mais na informações do Indianos do que dos paquistaneses, não consigo acreditar que eles iriam criar uma história tão fantasiosa assim, pois teria que combinar com muita gente, eu acredito que os indianos derrubaram sim o F-16 com seu mig-21, historicamente os indianos tem mais “moral”, e o Paquistão é hoje um país que abriga vários grupos de terroristas.

SardaukaR

Mídia indiana está noticiando que Paquistao nao poderia usar os F-16s em atividades ofensivas sem prévia autorizaçao dos EUA. Se for verdade, talvez justifique o fato de o Paquistao nao ter admitido a perda da aeronave.

https://indianexpress.com/article/india/pakistan-f-16-aircraft-evidence-india-rajouri-balakot-kashmir-airstrike-5605494/

https://www.timesnownews.com/india/article/pakistan-f-16-terror-iaf-indian-air-force-us-america-military-jammu-and-kashmir-pilot-aircraft-mea-mig-21-bison/373558

MGNVS

SardaukaR
Se o q vc esta dizendo é veridico entao se um país soberano comprar armamento americano tem que “pedir” autorizacao para os EUA antes de poder usa-lo?
Poste a fonte pq isso vai colocar fogo no “debate”.

Bispo

MIG-21 se eternizou de vez…. #21_ochoroélivre…rs

Ricardo Bigliazzi

O sucesso de um equipamento militar está diretamente ligado na eficiência na execução da doutrina de emprego do mesmo.

Um avião/equipamento superior quando mal empregado está vulnerável a um avião/equipamento considerado inferior quando muito bem empregado.

O segredo do sucesso de Israel nos últimos 60 anos tem sido a execução da doutrina de emprego de seus equipamentos/forças em um nível de eficiência altíssimo. Tanto é que quando alguma coisa “sai errada” para o lado deles é motivo de discussão no mundo todo.

Rinaldo Nery

Acho que o segredo de Israel é a ¨incompetência¨ dos vizinhos. Ouvi isso, em 1991, dum oficial israelense, um dos pilotos dos C-130 do resgate em Entebbe, Jacob Netz.

Antunes 1980

Concordo plenamente. Os soviéticos foram categóricos ao afirmar exatamente isso.
A frase de um general russo foi a seguinte. “ Demos tudo que tínhamos de melhor, e mesmo assim eles perderam”.
Israel venceu todas as guerras através de sua garra, táticas incríveis, mas também devido a incompetência dos seus inimigos.

PauloSollo

O general russo devia engolir suas palavras, apesar de serem verdade, porque em 30 de Julho de 1970 os israelenses derrubaram cinco Migs pilotados por soviéticos que estavam em apoio a Nasser sobre o Egito. E antes disso durante a Guerra da Coréia alguns veteranos soviéticos da 2ª Guerra pilotando Mig-15 foram abatidos por novatos dos EUA pilotando F-86, então sobre incompetência eles realmente entendem.

Dodo

Eita, mais um que não aguenta ouvir a palavra Rússia sem querer sair criticando…. e os vários pilotos americanos derrubados pelos soviéticos no Vietnã? Que aliás a inteligência “perfeita” dos EUA não sabia identificar se eram soviéticos ou norte vietnamitas ? Gente qual é o problema de vcs ? Tem uma mania de perseguição com a Rússia, chega a ser patetico.
A propósito, o Putin ( cujo trump falou reiteradas vezes ser muito mais estadista do que todos os lideres europeus e o obama juntos), mandou um olá da Síria e da Crimeia kkkkk

PauloSollo

Eita, mais um que quer se passar como “isentão” mas é um fanboyski dos mais afetados que não aguenta que se divulgue nada de negativo contra a Rússia sem sais atentando contra o direito de expressão dos outros. E em relação a Criméia e Síria, a primeira foi invadida criminosamente e a segunda é uma questão relacionada a Rússia manter seu quase monopólio de fornecimento de gás e os europeus quererem se livrar disto tirando Assad para passarem gasodutos árabes pela Síria. Os EUA não ganham nem perdem nada com isto. Se tivessem interesses economicos na Síria, desde a época… Read more »

Júlio Costa

Quem disse essa frase foi o Leonid Brezhnev logo depois da Guerra do Yom Kippur. Ele diretor-geral do Partido Comunista. Certa vez ele comparou os árabes e vietnamitas, dizendo que o Vietnã do Norte recebeu menos que as nações árabes e fizeram muito mais. E ele estava coberto de razão quanto a isso.

Delfim

Eu acrescentaria tenacidade em ficar ali e instinto de sobrevivência.

SardaukaR

A mídia indiana está a noticiar (tentei postar os links aqui, mas o post foi bloqueado) que, em decorrência de acordos com os EUA, o Paquistao nao poderia usar os F16 em missões ofensivas sem autorizacao prévia dos EUA. Se for verdade – e eu nao estou falando que seja – explicaria a recusa do Paquistao em admitir a perda da aeronave.

Procurem no The Times of India e no India Express.

kevinbuenuu

Mas que belo negócio, comprar um equipamento, e não poder usa-lo sem permissãoloAinda bem que o Brasil foi de Gripen.

Maurício.

Bispo, essa parte metálica que aparece no vídeo os indianos estão dizendo que é parte do motor do F-16 se não me engano o motor GE-F110, mas no vídeo que circula nas redes e que o Clésio postou, aos 1:15 mostra que essa parte metálica é do próprio Mig-21.
https://www.dailymotion.com/video/x734v4e
Só uma observação, o pessoal está levando esse suposto abate para o lado pessoal e da torcida, eu como gosto de avião não me importo em “defender” qualquer que seja a aeronave, independente de sua origem, muitos estão malhando o F-16 apenas por ser americano, essa é a verdade.

GripenBR

Nome, sobre nome e até a paternidade do pobre piloto que acabou morto pelos próprios compatriotas (piloto paquistanês foi identificado como Wing Commandar Shahzaz UD Din do Esquadrão nº 19 (Sherdils) voando F-16. Ele é filho do Marechal do Ar Waseem Ud Din, Chefe Adjunto do Estado-Maior da Aeronáutica (Operações) da PAF). Identificou até a origem jordania do avião. Provas? E só o pobre aviador voltar dos mortos e gravar um pequeno vídeo com jornal do dia. Sim! O Bison derrubou Block 52 e na sequência foi derrubado por um. Placar 1 x 1. Sem um mundo de assimétrica, ao… Read more »

Marcelo Machado

Muitos Me 262 foram derrubados por escoltas de P51, no fim de 44 e em 45, há milhares de km de suas bases. Não é novidade o abate de aeronaves consideravelmente superiores.

Pedro

A grande maioria deles qdo estavam pousando ou decolando e o que ficou de fora disso foi nos momentos em que alguns Me-262 precisavam reduzir a velocidade para mirar e disparar nos lentos bombardeios. Ou seja, sempre sem sua grande vantagem que era a velocidade.

Marcelo Machado

Exato. O Me 262 também não era muito bom nas curvas. Coisa parecida com o que aconteceu com os F4 no Vietnã que, pelo menos no início, tomaram um baile dos Mig 17 e 19. Aviões superiores podem, em algumas circunstâncias, mostrar vulnerabilidades frente a inferiores.

Pedro

Exatamente. Ai volta aquilo que falei dias atras sobre o Vietnã, onde este soube travar a guerra a sua maneira. Israel sabia que o Mirage III era menos manobrável que qualquer Mig, e ordenou seus pilotos para jamais entrar em combate manobrado e sim usar a aceleração e velocidade superior do seu jato para travar combates. No caso do Me-262, ele jamais foi um jato de dogfight e sim um interceptador. Quem seria o carrasco dos aviões aliados desta função seria o He-162, mas não chegou a tempo.

Flávio Henrique

Só um destaque que foi o modelo biposto o que PODE significar que a aeronave estava não estaria sendo empregada para missão AR-AR….. talvez AR-SOLO ou EW… motivo esse de ter outros F-16 como escolta…isso não tira o merito do Mig-21 mas significar que as escoltas falharam… Mas se for isso porque outros tipos de aeronaves?….

Johnny

Vendo o MIG 21 abater um F-16 e também essa grande quantidade de mirrage III no inventário do Paquistão… teria sido útil à FAB manter aqueles velhos mirrage III EBR em atividade? Não seria menos pior que dotar o GDA com os xavantes, ainda que provisoriamente??

Iceman

Sem chance…tudo na vida tem um fim, inclusive projeto de aviões.

Plinio Jr

Se as fotos forem reais conforme se especula, o F-16 abatido seria um B modernizado (F-16BM), o pacote de modernização depende para cada cliente, as versões mais avançadas chegam perto de um F-16D genuíno em termos de aviônica, embora a motorização sejam menos potentes que um Delta genuíno. Perguntem aos chilenos qual dos seus F-16 são mais capazes e potentes, se os AM/BM vindos da Holanda ou os C/D Block 50 novos em folha …