Sukhois Su-30MKV da Venezuela

Sukhoi Su-30MK2V da Venezuela

Em caso de guerra, a Força Aérea da Venezuela tem apenas 20 caças operacionais. Somente metade de seus 23 caças Sukhoi Su-30MK2V está em condições de voo, localizados na Base Aérea Luis del Valle Garcia.

A Venezuela também tem apenas seis caças F-16A e um F-16B em operação, de um total de 13 unidades do tipo na Base Aérea El Libertador.

A El Libertador está atualmente abrigando todos os sete F-16 em condições de voo e também quatro Su-30MK2V desdobrados de Barcelona.

Para proteger a base aérea e todas as suas aeronaves contra os caças e mísseis de cruzeiro do inimigo, uma das três baterias de mísseis S-300 da Venezuela está estacionada lá.

Observar nas imagens de satélite abaixo, caças Sukhoi Su-30MK2V e uma bateria de S-300 em El Libertador.

Caças F-16 da Aviacion Militar Bolivariana da Venezuela

Bateria de S-300 protegendo base aérea na Venezuela
Bateria de S-300 protegendo a base aérea El Libertador na Venezuela

FONTE: Babak Taghvaee

Subscribe
Notify of
guest

201 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

1- como essa fonte sabe disso?
2- e o estado desses S-300? Tão funcionando? Não estão funcionando?
3- qual a quantidade de mísseis e bombas que esses caças tem?

Felipe S

Quantidades plenas para pleno uso. Eles compraram uma boa quantidade de mísseis . Mas são só 13 Su-30 operacionais, muito pouco

joao

comparando com o que brasil e colômbia tem para contrapor a essa força, 13 não são pouco mesmo. um sobrevôo sobre manaus – se for possível – é o suficiente para espalhar o caos.

Paulo Costa

Em uma eventual guerra contra a Venezuela temos que pensar que:

Os nossos F-5M sao superiores ao F-16 obsoletos e também nossos F-5M na mãos de pilotos brasileiros experientes, bem treinados e motivados e com apoio do E-99 batem esses Su-30.

O Maior inimigo seriam as baterias S-300, que deveriam ser neutralizadas primeiro, seja por comando especiais ou artilharia ou ate em ultimo caso pelos AMX-A1.

Infelizmente a FAB inchada em efetivo e lotada de escritórios e papelada, para economizar e sobrar dinheiro nao modernizou os AMX-A1 e também não temos misseis com alcance superior a 100 km para equipa-los.

Jota Ká

Caraca!?
Os F5M batem os Su30!
Então vamos cancelar a compra dos 36 F39 e procurar mais F5 de segunda mão e baratinhos por aí.
Faremos economia e teremos uma Fab imbatível!?

Washington Luiz

A questão é que ele esta falando é sobre a Venezuela que a meu ver nem deve ter isso tudo operacional como a reportagem fala.

Gustavo

realmente, haja otimismo pro F-5EM fazer frente ao Su-30. Volta pra realidade.
Com muito esforço o F-5EM faz frente aos F-16 MLU do chile, não aos block 50.

RBittencourt

Pela quantidade sim os Forevis anulariam os Su 30 deles…

MÁRCIO

Pois é…. kkkkkkkkkkkkkkk

mauri

Tem q comprar é comida pro povo

Já.santos

Aí Sangue bom gostei da tua piada kkkkkkkkkk

Guilherme

N tem como cancelar de um dia pro outro uma compra de bilhoes de reais pra comprar mais caças que nao tem mais 10 anos de vida util
Melhor continuar com os f5 que a gente tem por enquanto

Kemen

Gostei, como é o nome desse jogo? Vem junto com o joguinho do F-35? Roda em PC I7 W10?

Antoniokings

Pilotos experientes em quê?

francisco

Ka.ka.ka.ka.ka.ka. F5 abatendo Su-30 é muta viagem na maionese. É muito ufanismo supervalorizar os pilotos da FAB e denegrir os pilotos Venezuelanos.

colombelli

aviões não voam sozinhos e guerra não é joguinho de computador. O homem é o maior diferencial.

Jorge alberto

Israel q o diga!!!!!

jose luiz esposito

Oitenta mil homens para o número de aeronaves que possuímos ,é incrível , façam um levantamento da Força Aérea Italiana , efetivo/aeronaves , é inacreditável , temos mais Brigadeiros que aeronaves .

Rinaldo Nery

Não temos mais Brigadeiros que aeronaves. Não poste bobagem.

José

Não interprete o enunciado literalmente,trata-se de um forma jocosa de demonstrar as nossas deficiências e necessidades que saltam aos olhos.

Leonardo

Certíssimo! Quem esteve na FAB sabe que lá só existe atividade meio e nenhuma atividade fim , ou seja, aviões de combate capazes. Só tenho dúvidas qto à capacidade dos F-5M combaterem contra os SU-30.

Rinaldo Nery

Eu estive durante 30 anos e não concordo. Se assim fosse, nem teríamos a capacidade de planejar e executar uma CRUZEX. Vá se informar melhor.

Almeida

Vocês estão malhando o comentário do colega comparando o avião F-5M com o avião Su-30MKV mas ele estava falando do sistema F-5M mais datalink com os E-99 contra o sistema de defesa aérea venezuelano, sukhois mais S-300.

Um E-99 voando seguro bem dentro do nosso território consegue detectar qualquer aeronave decolando da Venezuela continental e repassar essa informação em tempo real para nossos F-5M voando em silêncio radar total. Quem vê primeiro se posiciona melhor e atira primeiro.

Parem de pensar em super trunfo, numa guerra moderna real o sistema como um todo é o diferencial.

Idelvã

Agora sim alguém que realmente conhece do assunto. Exatamente!!!!!

Ruy

Se fosse assim o FAB compraria os poucos F5 que estão ativos em países de terceiro mundo a preço de banana, modernizariam e teriamos a força aérea mais poderosa de America Latina ao invés de pagar 60 milhões de USD por cada Saab JAS 39 Gripen comprado da Suécia. Os F 5 M que estão na base aérea de Manaus com todo equipamento de ataque não tem autonomia sequer pra chegar na fronteira com a Venezuela. Falta estudar mais sobre estes aviões e deixar o ufanismo de lado.

Guilherme Silva

Não, a FAB não compraria mais F5! Ninguém aqui esta falando que F5 é a melhor opção, que vai dar conta de contrapor todas as armas venezuelanas com completo exito, mas também não é pra tanto de achar que os SU-30 vão voar tranquilamente e fazer o que quiserem no nosso espaço aéreo. Vocês realmente não entendem as situações, ou é tudo ou é nada na percepção de alguns. O fato dos nossos F5 não serem aviões modernos também não quer dizer que são aeronaves sem capacidade alguma (que é o que alguns aqui pensam).

Rinaldo Nery

O link BR2 não está implantado, tampouco operacional.Sabe o alcance do ERIEYE?

Ruy

Quanta bobagem, estude um pouco mais sobre o assunto. O obsoletos F 16A venezuelanos são no mínimo 20 anos mais novos que os “modernos” F 5 M brasileiros que carregados não tem alcance nem de 300 km. Os E-99 são aeronaves radares entraram em operação na FAB em 2002 seriam abatidos pelos mísseis dos Sukhois S 30 venezuelanos a distancia de mais de 100 km ou seja nem veriam o que os atingiu. Comparar os Sukhoi S 30 caças de 4 geração com o F5 M caças de 2 geração chega a ser um covardia e dizer que os nossos… Read more »

tony

Ja ouviu falar em Galgamela???, no cerco de Aníbal??? todos estavam inferiorizados diante de um inimigo poderoso, e como vencerão?
Eu respondo, se chama tática superior e estrategia superior simples assim!!!!!

Nabakov

Tá todo mundo julgando que a Venezuela também tá morta, não planeja nada e não sabe nada disso que vcs estão falando. Eles têm aeronaves melhores (muito) e a tática para empregá-las nós não sabemos. Assim como as nossas eles não sabem. Então essa discussão, de super-trunfo como disso o comentário acima, é a que vale, o resto é “suposição”.

tony

israel não toma nem conhecimento dos s-300 sírios ,e já foi admitido pela própria força aérea de israel , que as táticas superiores de israel, em relação as táticas de defesa aérea empregadas pelos sírios e responsável por uma grande parte do sucesso.
então besteira e falar em super trunfo!!!!!

Hermerson

O F-16 é superior ao F-5M e as baterias S-300 são um problema. Elas podem ser abatidas mais dão um trabalho. Principalmente se estiver mais de uma em um determinado local

Vágner

Perguntas irrelevantes.

Alexandre Fontoura

Lembrando que 13 Su-30 em condições de voo, não são 13 Su-30 em condições de voo. Sempre haverá os que estão em manutenção em nível base ou com algum item No-Go, por alguma razão. A quantidade efetivamente disponível pode ser menor. Sobre a pergunta número 1: o pesquisador argentino Santiago Rivas esteve na Venezuela e descreveu o nível de operacionalidade como baixíssimo, a motivação muito baixa e o treinamento como deficiente.

Alessandro

Tá tudo bem, o importante é os milhares de milician0s b0livarian0s desnutridos, e se tiver faltando podemos mandar mais, pois aqui tens aos montes para enviar a Venezuela querendo ajudar o Maduro, não vamos nem sentir falta, aliás vai fazer um grande favor para o Brasil se quiser levar, e entregamos sem cobrar nada, só pedimos um favor ao Maduro, que trate eles como ele trata de forma “democrática” o povo venezuelano rsrs…

Paulo Costa

Era comum você ver aqui e em outros lugares pessoas dizendo, o Brasil nao precisa de caças ou de armas porque somo pacíficos e nossos vizinhos nao sao uma ameaça e coisa e tal.
Agora faz falta por exemplo um sistema anto-aéreo eficaz que nao temos

francisco

Porque o Brasil, se quer ajudar realmente, não entrega a ajuda ao governo legítimo da Venezuela eleito pelo povo (Maduro) em vez de apoiar o tal de Guaidó (que ficou conhecido mundialmente por mostrar a bunda nos protestos contra o governo)?

Leandro Costa

Francisco, porque como brasileiros, costumamos respeitar a constituição de outros países, o que Maduro não está fazendo. E o Maduro, como Venezuelano que deveria estar preocupado com o próprio povo em primeiro lugar e tem certeza da ‘lisura’ de suas eleições, por que ele não deixa a ajuda humanitária entrar, junto com observadores internacionais, conclama novas eleições e deixa o Guaidó assumir até o resultado das mesmas?

leonidas

Fora que para inicio de conversa esse boçal nem deveria ter assumido. Hugo Chavez foi um presidente eleito que viajou para o exterior e foi mantido fora do alcance de todos os Venezuelanos e de todas as instituições da nação. Ficou convalescente e em estado terminal em território estrangeiro s/ nenhum tipo de satisfação da evolução do seu quadro clinico. Seus ministros e o tal do Maduro MENTIRAM DESAVERGONHADAMENTE para a nação alegando estar despachando com ele, ele morre s/ tomar posse, e a revelia do que diz o mais básico do bom senso, ( um episódio PORNOGRÁFICO na historia… Read more »

nonato

Por falar nisso, desse tipo de protesto, a esquerda adora, não é?

Davi Santos Silva

Pelo simples fato que o maduro perdeu as outras eleições e já avisou que não terá mais
Ele simplesmente tomou posse e implantou a ditadura

verde

milicia por milícia, nosso executivo atual é controlado por um clã de bandidos armadores!
mas é a Venezuela que é radical !!!?? ta serto

Fellipe Barbieri

Não fiquem surpresos se logo aparecerem sistemas Patriot e caças F-15 da USAF em Manaus e Belém em “exercícios” …. Maduro ja atravessou a linha do aceitável e ao que. tudo indica move suas tropas em direção a nós em movimentos beligerantes . Se a crise escalonar nos próximos dias ou horas os Estados Unidos vão aparecer pela nossa Amazônia … Se essa crise se prolongar teremos um “inimigo potencial” que vai nos obrigar a ampliar nosso poderio militar e ai será justificavel a compra de lotes de armamentos americano em uma escalada de tensão … Se nos pegarem agora… Read more »

Junior

Realmente, de um >>>G<<<eito ou de outro vamos aprender com essa situação

Marcello Magnelli

Isso não vai acontecer.
Na reunião de hoje (22/02) o governo decidiu que não serão permitidas nem tropas nem equipamento americano no Brasil.
E como disse o General Mourão, um dos poucos adultos na sala, O Maduro não é louco ao ponto de provocar um conflito com o Brasil.

Felipe S

“adulto na sala” doutrinadinho da mídia recalcada, repetindo os jargões da mesma, parabéns

Marcello Magnelli

Pois é, mas é a realidade. Cabe ao adulto evitar que as crianças se machuquem ou façam bobagens e depois se arrependam.
Sim, por falar nisso, me dê um exemplo de alguma mídia “não recalcada” que passarei a acompanhar.
Grato.

Rinaldo Nery

radiovox.org

Junior

“Felipe S

Cobrir o espaço aéreo até Boa Vista. Já saiu na folha de são Paulo que a base aérea de boa vista está neutralizada se houvesse um conflito, graças ao S-300 tão perto”

Falou o sujeito que esta lendo a Folha de São Paulo para se informar sobre a crise venezuelana

Celso

Junior, discordo veementemente…o que neutraliza a base de boa vista mesmo ???/ voce esquece ou nao sabe que aquilo que neutraliza, pode ser tambem neutralizado. E segue o bonde pra discussao se voce tiver elementos, senao e pura perda de tempo.

Junior

Celso eu coloquei entre aspas esse negócio da neutralização da base de Boa Vista pq não fui eu quem disse isso, mas o Felipe S em um comentário no forças terrestres. Ele acusa o Mourão de ser doutrinado pela mídia recalcada, mas lê a Folha de São Paulo para se informar sobre o que esta acontecendo na Venezuela

leo

isão é um hipótese, ainda não está confirmada! e mesmo se tiver, são alvos para os atros 2020.

francisco

Eu votei no Bolsonaro, mas achava que o Mourão não era um bom vice. Porem agora, depois que assumiram o governo eu cheguei a conclusão que o Gel Morão é muito mais preparado para governar o Brasil do que o próprio Bolsonaro.
E não é só porque causa desse episódio não, em todas as declarações que ele faz à imprensa, eles se mostra muito coerente e centrado.
Eu tó com ele. No Brasil nada de norte-americano prepotente querendo mandar em nosso pais.

Rinaldo Nery

Não sabia que TODO oficial general é preparado? Pensava que nas FFAA só tem ¨brucutu idiota¨?

Peter nine nine

Lol, Filipe, até me metes pena, portanto na tua opinião que venha guerra, só para o Brasil se armar e satisfazer o teu ego. Sim porque do jeito que escreves não lamentas, desejas.

Fellipe Barbieri

OBS 1° : querer que o Brasil leve sua defesa a sério é “satisfazer meu ego” porque isso faz 100% de sentido … VIVA O GIGANTE DOS PÉS DE BARRO !!! OBS 2° : A fala do Mourão não vale absolutamente nada se os paises chegaram as vias de fato, mais valem uma solução rápida dada pelos americanos do que uma guerra de sacrifício com sangue brasileiro . OBS 3° : vocês realmente esperam sensatez do Nicolas Maduro ??? MESMO ??? . Gen Mourão esta pedindo um pouco demais de um homem que levou o país a ruína e sequer… Read more »

francisco

Eu não espero sensatez do Trump. Há muito que ele prega que tem que ir a guerra contra a Venezuela.

jose luiz esposito

Já por várias vezes comentei , tem gente querendo a Defesa para demonstração de Força em Paradas e aos nossos amigos e irmãos da América Latina , porém contra um verdadeiro perigo e inimigo nada . Fragatas de segunda mão , 36 aviões , dez submarinos etc , que somente serviriam contra um suposto inimigo no Continente desde o México a Argentina . coisa que não encontramos e encontraremos , o Inimigo virá de fora , podemos pensar até em Europa ( UE ) , de onde já somos atacados por suas ONGs . Senhor falecido a pouco em outro… Read more »

Peter nine nine

José, encontrar e ver um inimigo na UE é pura ficção…. ONGs? Vejamos, ONGs criticam, por norma, o que está mal, isso não é um ataque ao interesse brasileiro e não o fazem só no Brasil, mas nos próprios países de origem. Lá está, eu pessoalmente estou a ver um crescente aumento de nacionalismos meio que radicais, alimentados por todo e qualquer alguém que se apresente como alternativa, de interesses duvidosos baseados em extremismos ideológicos cujo resultado será igualmente no mínimo duvidoso e contraprocedente. Nesta arte de marionetismo ah que impulsionar uma “razão invisível” para a mobilização de opiniões favoráveis… Read more »

Rodrigo M

Tudo muito bom, tudo muito bem… Só uma observação: JEITO é com *J-J-J-J-J-J* ok?

Marcello Magnelli

Que decisão rápida dada pelos americanos? Declarar guerra e invadir a Venezuela assim só porque o Trump deseja?
Lá, segundo me consta, é uma democracia onde as leis são levadas a sério. E diz a Lei Americana que nenhum presidente pode declarar guerra sem o aval do Congresso, coisa que ele não vai ter. Os Democratas e até uma boa parte dos Republicanos já rejeitou a ideia.
Então mesmo o todo poderoso Trump não pode fazer nada a não ser que o Maduro ataque primeiro.

Peter nine nine

Filipe, observações? A única observação é que, como seria de esperar e aliás compreensível, é natural que o brasileiro queira um Brasil forte, saudável e seguro em todas as suas áreas, outra muito diferente é expressar uma quase satisfação, muito mal disfarçada, na possibilidade de um conflito armado de potencial custo humano e de resultados no mínimo duvidosos e imprevisíveis, para se atingir o dito objectivo de armar o Brasil, culminando com o teu ego pessoal. O Brasil ter umas forças armadas capazes é uma coisa, o que escreveste não foi isso, o que escreveste foi publicidade ao conflito bélico,… Read more »

Dodo

Gente pelo amor de deus quantas vezes preciso repetir isso aqui, nos não queremos f15 e f16 bagaça de deserto aqui. Nosso novo caça é um só GRIPEN E/F e assim o será pelos próximos 40 anos, ok ! Gostem vocês disso ou não. E vamos parando com essa maluquice de kfir, f16 usado, nos não queremos e não precisamos disso. Os f5 ainda tem o que dar até a chegada dos grinpes. Ponto final, entenderam ?!! É a última vez que vou falar sobre isso aqui já cansei dessa história

francisco

O complexo de vira-latas é congênito, é por isso que certas pessoas adoram tudo o que vem dos USAS, até mesmo o lixo de lá.

jose luiz esposito

As Castas brasileiras então , Judiciário , Políticos , altos Funcionários Públicos, Clasee Média alta etc , caso venha acontecer conosco o mesmo da Venezuela , todos mudariam-se para a Florida e passariam a falar inglês ! Obs , os Vira Latas pronunciam Flórida, pronuncia colonizada .

Matheus

É? Só pra avisar que teremos 36 Grispens só em 2024 e olhá lá…

Leandro Costa

Pessoal, menos, por favor. Um pouco de calma nisso aí. Primeiro que acho realmente que os Venezuelanos nos ataquem de qualquer forma. Não são tão doidos, ainda que seja suspeito fecharem completamente a fronteira com o Brasil em um primeiro momento para depois pensarem se vão fechar a fronteira com a Colômbia. Segundo que, caso realmente algo venha à acontecer, o Brasil é mais do que capaz de se defender por conta própria, mas é totalmente natural que países como a própria Colômbia, Chile, Argentina e Estados Unidos ofereçam ajuda, afinal de contas são países que tem laços com o… Read more »

Leandro Costa

Correção “…não acho que os Venezuelanos nos ataquem de qualquer forma.” 😛

Marcos Rêgo

Acho que nem haverá tempo para isso, ele cairá antes. É um bravateiro, não tem força nem dinheiro para ir a guerra, seria a abreviação dos seus dias.

Lucas

Pelo visto a única coisa que segura Maduro no poder são seus Generais com os bolsos cheios de grana. Em termos de defesa podem ter uma grau de eficiência maior, devido a diversos sistemas anti-aéreos russos e radares (russos/china) trabalhando em conjunto como camadas, mas de ataque com certeza não. Aos fanáticos que dizem que a Venezuela tem poder para atacar o Brasil está aí uma notícia (se verdadeira) que ilustra bem a situação da FFAA Venezuelana. Maduro não sabe o que faz, provoca daqui, provoca dali, tentando achar alguma brecha ou tempo, vai entender… mas sabe que não vai… Read more »

Claudio Moreno

Boa madrugada Senhores!

É fato que a Venezuela não tem como sustentar um conflito mesmo que de baixa intensidade e curta duração (90 dias). Ter não significa manter. Os caras estão fechados.

CM

Claudio Moreno

Complementando: Os caras não são uma ilhar mas estão na condição de uma, pois o bloqueio marítimo em caso de guerra será um fato, assim como o ressuprimento por terra. Ficando o ar…mas daí…como passar pelos CAP’s dos EUA, Colômbia (possívelmente)?

CM

Nilton L Junior

Rapaz isso é fake, se aqui não consegue achar o laranja para depor acha mesmo que essas fotos significa que o maduro que ir para guerra, muita goiaba, prefiro a Belco, é mais provável que ele chame eleições como acordo pra ele ganhar saída sem ser preso.

Lucas

Complemento:
Interessante, também, analisar o estado de defasagem tecnológica desses caças F16 frente aos nossos F5 modernizados pela Embraer, estes, com certeza, inferiores tecnologicamente aos nossos.

BILL27

Devem ter esco0ndido os Su 30 e os F-16 …em nenhum mapa de hoje aparece eles ,tal qual aparece nas fotos da materia

Kommander

É nessa hora que a gente vê o quanto uma AA de respeito e um satélite próprio fazem falta!

Rodrigo M

Satélite próprio já temos.
Atende pelo nome SGDC
Se não me engano, a FAB havia assumido o controle dele.
Talvez seja uma boa hora de mostrar serviço..

Rinaldo Nery

O SGDC é um satélite de COMUNICAÇÕES, controlado pelo Centro de Operações Espaciais do COMAE, sediado em Brasília. O de imagem se chamará CARPONIS, e ainda não foi adquirido.

Glasquis7

E quem na região poderia fazer frente a esses 20 Caças?

Felipe S

13 Su-30 e 7 F-16 velhos e obsoletos? Diversos países…

Antoniokings

Diversos países?
Hoje vc acordou inspirando. hein?!?!?!

Tomcat4.0

Diversos países e principalmente o Brasil com a dupla F-5 M(mísseis Píton e Derby) e R-99 .

Gustavo

O Radar do Su-30 tem mais que o dobro do alcance para alvos com RCS menores que o F-5, e lá eles operam o R-27, com 130 km de alcance. Mesmo com o E-99, nossos Derby tem entre 50 e 70 km de alcance, isso nunca foi confirmado, vamos ser otimistas e falar que seja 80km… Adianta? Ou seja, fica muito difícil a vida lá na hora do combate.

Celso

Gustavo, quem pode enxergar a mais de 300 km (caso do E99), e mesmo tendo um missil ar ar como o derby (bem mais confiavel que o R27 ja obsoleto), com certeza estara na arena de combate num nivel situcional bem superior para iniciar um ataque com mais antecedencia e se colocar na melhor posicao. Nao e tao simples assim como voce coloca e principalmente, nao se esqueca do nivel de treinamento que nossos pilotos tem e taticas tambem aprendidas e muito nestes anos com outros paises. Pense e ou acredite no que quiser, mas seu racionio desprovido de certeza… Read more »

Augusto L

R-27 é semi-ativo não presta pra nada.
O nosos f-5 fazem um f-pole e mete um derby neles.

Flávio Roberto da Silva

Agora é hora de ver o poderio bélico do Brasil se realmente é esse poderoso da América do sul

colombelli

avião não voa ou combate sozinho. precisa gente treinada, doutrina, manutenção e treinamento. Eles tem isso? me mostra um exercício sério da força aérea deles?

Victor Filipe

De qual Su-30 você ta falando? existem vários modelos e os da venezuela tem o radar mais pobre, então menos. bem menos… nem todo Su-30 é um “MS” da vida.

colombelli

qualquer um que tenha uma força aérea que não é embuste pra desfiles como é a da Venezuela

Peter nine nine

Quem precisa de reconhecimento quando se tem o Google earth ????. Indo a matéria, não vejo como seja notícia, embargo atrás de embargo deixa pouca possibilidade para condições de operacionalidade desejáveis. E também como esperado, o que está em melhor estado são as células Russas, só tenho pena que mais uma vez vão perder credebilidade (os equipamentos russos) em caso de intervenção militar, pois estão completamente desprovidos do restante dispositivo militar em bom estado, necessário para a maximização das capacidades dos equipamentos que se tem. Não faz a mínima diferença ter aqueles 20 sukhoi ou ter zero, contra uma força… Read more »

Cláudio Severino

Meus prezados
Não podemos esquecer que, por trás da Venezuela estão a China e a Russia. É isso que faz o Maduro roncar grosso.

JT8D

O dia que a China ou a Rússia intervirem militarmente na América do Sul eu viro corinthiano

Peter nine nine

Cláudio, o meu comentário sugere uma intervenção multinacional séria, ou mesmo só norte americana, de forma alguma a Venezuela seria capaz de correctamente operar os seus meios com máxima eficiência perante tamanhas adversidades. Se estivermos a falar de uma intervenção local feita por países da região ou só o Brasil por exemplo, o que nunca acontecerá, não isoladamanete pelo menos, aí sim a Venezuela não ficaria KO no primeiro “round” e russos e chineses seria bem capazes de fornecer o necessário apoio a maduro, seja pelo envio de equipamentos seja por eventual apoio financeiro, mas nunca com tropas próprias. Na… Read more »

Toni Cavalcante

Os F-16 venezuelanos não possuem capacidade bvr.

oziel

vcs tão esquecendo da Rússia e China

Maus

Eles tem coisas mais importantes para se preocupar.

denys

Rússia e China tá outro lado do mundo, Estado Unidos tá logo ali.

Gehard

Eles tem 20 o Brasil tem quantos jatos de caça (tucano nao vale)

Maus

Vira-lata

Dodo

Em torno de 100(45 F5EM -BR) + 56 AMX A1

Flanker

Menos, Dodô….bem menos!! A FAB possui, em carga no inventário, 48 F-5M (43 EM e 5 FM); Quanto aos A-1, realmente recebemos 56 células, mas sabia que nunca operamos esse total? O A-1A 5532, do terceiro lote, que equiparia o Centauro em SM foi perdido em acidente antes de ser entregue à FAB e nunca foi reposto. Ao redor de 10 células do primeiro lote, após operarem por um tempo no Adelfi, foram estocadas e nunca mais voaram. Além do 5532, mais 3 foram perdidos em acidentes. Um já virou monumento (5542, na Ala 4). Quando da concentração dos A-1… Read more »

Fernando Turatti

Chamar o A-1 de caça é um preciosismo da FAB que eu realmente não acreditava ter outrem que seguisse. Os A-1 são tão caça quanto o F-117. Não é porque sua força aérea chama algo de caça que ele de fato é.

Peter nine nine

Fernando, é um caça sim, um caça de ataque. Porque isso é relevante? É relevante, porque principalmente no caso expecifico brasileiro, os A1 liberam os F5 para a sua missão aérea. De estrutura no mínimo limitada, num potencial conflito, os F5 brasileiros não seriam aptos a cumprir de forma ideal ambas as missões de ataque e controlo aéreo, quer seja pelo número de células, seja pelas suas limitações estruturais, que deixam a desejar na autonomia e carga, afectando portando a sua versatilidade operacional (o leque de missões, a capacidade multi role de atacar e manter controlo aéreo). O AMX é… Read more »

Fernando Turatti

Tendo a discordar já pelo princípio do nome caça. Caça é um avião que tem como função, veja só, a caça de outros aviões. Ter alguma capacidade de autodefesa não faz de um avião um caça, basta ver que sidewinder o Super Tucano também é capaz de disparar, além do que todos os bombardeiros de verdade durante a WWII eram recheados de metralhadoras para terem alguma chance. Um caça-bombardeiro tinha também boas chances na arena ar-ar contra os caças convencionais da época. O A-1 não tem qualquer chance contra um caça do seu tempo, não foi pensado para abater outras… Read more »

Peter nine nine

Fernando, Ele é um caça de ataque/bombardeiro táctico….
Não tem de ser um caça de superioridade aérea para ser caça, daí ser caça bombardeiro. Ele caça do ar para o solo e não na arena ar – ar.

Fernando Turatti

Por essa definição, super tucanos são caças, nighthawks, B-52, pampas etc idem. Uma coisa é chamar os su-34 de caça-bombardeiro, uma vez que de fato são aviões que se viram bem nas duas arenas, outra é sair liberalmente nomeando tudo de caça.

Peter nine nine

Filipe, concordar e discordar…. ^^ O a1 é um caça bombardeiro em qualquer parte do mundo, mas chame lhe o que quiser…. Ele não é um caça, nem foi isso que eu disse, ele é no entanto um ->>caça bombardeiro<<-. Não é nem um caça de superioridade aerea/multi-role nem é um bombardeiro convencional, mas sim um avião que pelas suas características técnicas e estruturais esteja especialmente vocacionado para o ataque ao solo e/de/ou apoio aéreo aproximado com recurso a agilidade e velocidade normalmente apenas presentes nas aeronaves de caça puras. Aviões com as características do AMX ou de um Tornado… Read more »

Claudio Severino

Prezado Gehard
O Brasil tem 48 F-5M

Milton

Apenas 20 caças é ainda muito maior que a coragem das Forças Amadoras Brasileira. Somos igual “Coragem, o cão covarde”. Brasil, tão grande, tão rico e tão inútil.

Maus

Vira-lata.

R_cordeiro

Respeite os vira latas. Este analista de call of duty NUNCA acampou nem no quintal para tecer tais comentários.

Jan Luis Mozol

Refinaria da Bolívia.

Gino Piva

Se é inútil ta fazendo o que aqui ainda? Vai embora e deixa o Brasil pra quem realmente o ama!

luiz antonio

O “Cão Covarde”, lutou na Italia na SGM, integrou as forças da ONU no Oriente Médio e liderou as forças da ONU no Haiti durante 13 anos. Esta completamente desinformado a partir de 1 centímetro do seu próprio nariz.

jose luiz esposito

O Soldado brasileiro sim , nenhum dos filhos das Castas Corporativistas esteve presente na Itália , Haiti , Suez , Africa , etc .

cwb

o alberto torres piloto da fab era filho de diplomata….viu o nascimento do nazismo quando o pai servia na alemanha…

Dudu

Que maior que nada temos mais que o dobro disso ,tu nem sabe o que e coragem nao fala besteira.

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Milton, se dependesse de você com esse discurso de ódio já estaríamos em guerra. Pensou no que isso causaria a população de lá? Você iria para o front? Você tem filhos militares que poderiam não voltar? Acho que não…
Por isso a guerra precisa ser sempre evitada e ser o último recurso. Tenho certeza de que coragem as FAs não faltará, caso seja necessário.

Angelo

Realmente, quem está sob possibilidade de está no front em caso de uma guerra está preocupado. Principalmente quem tem filhos e esposa para deixar pra trás…
Guerra nunca é bom. Sou da opinião daquela velha canção: ” a paz queremos com fervor, a guerra só nos causa dor, porém…” tomara que não tenhamos que efetivar o “porém” da canção…

Saldanha da Gama

Senhor, talvez Caxias, Barroso, Tamandaré, os Pracinhas, atuação em Suez, no Haiti, na África e outros tantos, discordem de suas palavras.

Dodo

Isso aí deve ser ativista ptista vindo flodar o board de comentários com propaganda venezuelanos, serviço de inteligência da de olho em vc em

Curioso

Por curiosidade apenas… de fato, não acredito em uma escalada bélica nessas proporções.
A dupla F-5 e E-99 é perfeita para a proteção do espaço aéreo, com capacidade BVR para fazer frente à força aérea venezuelana. Mas, as baterias S-300 parecem ser maior ameaça, pois posicionadas perto da fronteira podem permitir um ataque a espaço aéreo brasileiro.
Neste caso, o ideal seriam utilizar os AMXs para ataque a solo? Eles não estão modernizados? Teriam capacidade para fazer tal incursão? Ou os F-5 poderiam ser utilizados para ataque ao solo?

Tomcat4.0

Se não me engano só 2 ou 3 AMX estão modernizados mas, o melhor a fazer, caso a bateria de S-300 realmente esteja neste aeroporto tão próximo ,é usar baterias de Astros 2020 e saturar o aeroporto destruindo junto o sistema de mísseis ou enviar comandos e detonar o sistema lá. Pela distância até salvas do M-109 A5 resolvem.

Leandro Costa

Isso se essa localização for confirmada, claro. Mas mesmo assim, se o pior acontecer, em um primeiro momento teremos informações de satélite vinda dos americanos e provavelmente uma chuva de Tomahawks em cima dessas baterias. Não duvido que possam existir submarinos por perto recheados com SLCM’s por perto em caso de necessidade.

João Adaime

Tomcat4.0
Concordo com o uso dos 2020, mas eles também tem seus similares a este nosso equipamento e podem revidar. Além disso, a defesa AA em torno do S 300 é eficiente. Portanto, acredito que poderia ser somado com salvas dos M 109 que você citou. Posicionados em local afastado dos 2020. Durante o ataque, comandos se aproximariam e completariam o serviço.
Guerra é uma ação combinada.

Leandro Costa

Na minha opinião, as baterias de S300 são sim a maior ameaça, e acredito que os Venezuelanos tenham total noção disso. A primeira coisa que deveríamos fazer seria justamente plotar a posição dessas baterias de alguma forma e bolar uma maneira de eliminá-las. O problema é que destruí-las pelo ar parece ser uma tarefa bem difícil ou pelo menos muito custosa. Dependendo da posição em que estiverem relativa à fronteira, talvez infiltração por terra, com soldados, seria menos problemático. Difícil pensar em qual estado de prontidão, treinamento e operação estão essas baterias e seus operadores, mas coleta de inteligência sobre… Read more »

Luiz Carlos Marchaleski

Em caso de guerra são feitas incursões em território inimigo minimizando os riscos para os combatentes de ar e água neutralizando os pontos fortes do inimigo nossos combatentes de selva são os melhores do mundo, no ultimo treinamento conjunto brasil USA ganhamos de 8 a 2 identificando e eliminando os riscos

Leandro Costa

Temos os melhores combatentes de selva do Mundo, sem dúvida, mas mesmo assim, uma infiltração de longo curso em território inimigo, com progressão relativamente lenta e com números suficientes para formarem uma força crível para eliminar uma ameaça que é relativamente móvel, pode ser arriscar detecção dentro do território inimigo para posteriormente chegar à uma posição de um alvo que simplesmente pode não estar mais lá. Daí a necessidade de inteligência atualizada, justamente para que não se arrisque nossos soldados em vão, mas ainda estou achando uma alternativa mais viável do que enviar ondas sucessivas de aeronaves. Mas como disse,… Read more »

RAPHAEL

Caro colega, os combatentes de selva colombianos são mais eficientes e ecperientes que os nossos.

Tiago

O S-300 seria sim uma grande ameaça, caso posicionado onde dizem os rumores. Mas também seria um alvo de alta prioridade. Até onde me lembro, os venezuelanos não têm tantos ao ponto de arrisca-los de forma tão temerária, já que a perda de mesmo uma única unidade do sistema seria catastrófica para eles. Além do quê, o comando das forças armadas do Maduro precisaria ser composto por gente que aprendeu sobre guerra no Call of Duty pra imaginar que seria uma boa ideia iniciar uma guerra em duas frentes, provocando o Brasil – que tem menos chances de ataca-los sem… Read more »

Almeida

Não temos HARMs mas temos o pod de EW israelense Skyshield mais bombas Spyce guiadas por pods Litening. Bem utilizados, dão conta do recado.

Mas pela proximidade, uma barragem de artilharia e foguetes seria a melhor opção na minha opinião. Caso não destruam tudo, aí os caças entram pra finalizar o serviço.

Flanker

Não temos Spice…só Lizard.

RAPHAEL

Vcs estão esquecendo dos diversos iglas espalhados nas prováveis rotas de aproximacao com o S300, voar baixo é muito arriscado, a melhor opção seria por salva de artilharia ou ação de comandos, e ao meu ver, o CFN da MB está mais bem preparada que o EB

Antunes 1980

Está me cheirando fake news!
Nem aqui no Brasil sabemos ao certo a disponibilidade das nossas aeronaves. Me nego a acreditar em chutes capacidade de forças estrangeiras.

Fabio Mayer

Um míssil em cada uma das refinarias venezuelanas, e Maduro vai implorar para ser deposto. A Venezuela é um alvo, só isso.

Foxtrot

Se esquecem do apoio Russo e Chinês, que pode ser com ajuda financeira, técnica e material.
Assim como aconteceu com o Vietnã.
O mesmo aconteceria com o Brasil se entrarmos na guerra, receberemos ajuda americana e ou Europa.
Ou seja um confronto das super potências sem se envolveram diretamente, apenas manipulando suas marionetes.
Agora é hora de bom senso entre os vizinhos e deixar que as grandes nações se explodam por si próprias.
Se querem maduro fora ou no poder, que façam isso elas mesmas.
E que não sejamos peões nesse tabuleiro de xadrez regido a ganância alheia.

R_cordeiro

Olhe a distancia da China para o Vietnã e da China para a Venezuela. Duvido que em caso de conflito ele consigam passar 1 palito de dente de la pra cá. Por qual mar viriam, por qual rota aérea. Em caso de conflito este ninho do maduro vira um enorme alvo e uma enorme ilha inacessível a seus aliados.

Foxtrot

Por isso mesmo eles possuem submarinos nucleares, ou realmente acredita que alguns matérias só podem ser entregues via aérea e de superfície.
Além do mais tanto chinês como russos possuem bombardeios estratégicos que podem facilmente transportar matérias no lugar de bombas.
E dúvido muito que americanos e Europeus peitarão um cargueiro Russo ou chinês.
Lembra se dá crise dos mísseis em cuba!?
Por qual mar acha que eles vieram?

Salim

Concordo que caso exista conflito Rússia e China vão ajudar pesadamente, estes voos de pseudo ajuda da Rússia já deve estar cheio de armamentos.
Porém EUA também vao enviar suporte, o melhor seria suporte e pressão para restabelecimento de uma democracia.
Um conflito será péssimo para nós, embora aguentar vizinho com militares narcotraficantes e influência Russo / Chinesa também é muito ruim.

Bartolomeu

O Vietnã tem fronteira com a China, que o a abastecia de material bélico. Como a Venezuela iria se abastecer?

Tomcat4.0

E ainda acrescento o bloqueio marítimo e aéreo que se faria pra evitar que a Venezuela recebesse suprimentos.

Leandro Costa

Foxtrot, fora o que todo mundo aqui já falou, você está esquecendo algumas coisinhas bem importantes. Primeiro que estamos longe de estarmos agindo como peões, estamos reagindo de forma adequada de acordo com nossos interesses regionais. China e Rússia estão à meio Mundo de distância. Na época da Guerra do Vietnã, eles conseguiam suprir os Vietnamitas por terra e por mar enquanto os Americanos deixaram (leia-se: LBJ/McNamara/Rolling Thunder), mas no dia 8 de maio de 1972 isso começou à mudar radicalmente. Desde o início os comandantes americanos pediam autorização para minar os portos norte-vietnamitas e isso lhes fora negado pela… Read more »

Foxtrot

Caro Leandro Costa, citei o Vietnã como um exemplo de um dos inúmeros conflitos de embate indireto entre a grandes potências. Mas pode incluir nessa lista Coréia, Afeganistão, Cuba etc etc etc. Conflitos que atenderam a interesses das grandes nações e em que suas populações e forças militares foram usadas como massa de manobra. Você afirma que não seremos usados como peões . Porém meu caro, adianto que já estamos sendo usado, pois há notícias de pressões de Washington cobrando ações militares de Colômbia e Brasil. Sessão do comando Sul americano a um general brasileiro etc etc etc Não se… Read more »

luiz antonio

….tudo bem. E a população da Venezuela? E as crianças, os idosos, os doentes, onde ficam? O mundo vai observar calado esse massacre velado? Não entendo que uma solução militar direta seja a mais apropriada, pois aumentaria o numero de vitimas humanas. O momento é de cuidados e muita inteligência e maturidade dos líderes, inclusive militares. A prioridade são as pessoas e não os caças, mísseis e bombas, Para nós, aqui sentados nas poltronas no conforto do lar, com nossas familias, com a geladeira cheia, é muito facil comentar.

maxwel gomes

Essas vitimas já existem pelos atos desse governo .

Dudu

Sim, imagina a hipotese de conflito e e a chance de um bombardeio contra nos.E se atingisse a casa desses malucos que querem guerra…Tenho duvidas se eles raciocinan a tal ponto.Desculpe pelos erros de escrita.

Tomcat4.0

Só contam como vítimas se forem por meio de guerra com outros né, os mortos por tropas covardes bolivarianas não. Hanhan sei.

Otto

Ops vocês não acham que se fosse só isso já não teriam esmagado o Maduro o cara está com Rússia e China eles só querem um motivo pra guerra .

Kemen

Em caso de guerra, certamente não é só força aérea, é tudo! E nesse caso em tudo, principalmente exercito, não tem conversa, estamos anos mil na frente, na Marinha acredito em nossos oficiais e marinheiros, tráfego maritimo venezuelano bloqueado com certeza, na força aérea ao menos neutralizariamos sua aviação, não se atreveriam!
Entretanto, sabendo como andam as coisas internas por lá, acho que antes de qualquer combate, ocorreria uma reviravolta com Maduro pedindo asilo politico na Russia, ainda mais com o perigo dos rapazes do Trump se apoderarem de mais reservas de petroleo, dessa vez da America do Sul.

Lucas

Kemem a única coisa em que levariam vantagem seria na defesa anti aérea, por que do resto, somos superiores.

Eduardo

Acho que antes de começar a avaliar nossa possibilidade de ataque tendo que encarar os S-300, não seria mais prudente nos perguntarmos qual o real estado operacional dos AV-MT300 da Avibrás? Se estiverem prontos para testes…

carvalho2008

Não acredito que va passar disto…mas se o pior acontecer, não viriamos a correr pergigo mesmo em uma segunda etapa.

Não haveria guerra entre Brasil e Venezuela.

Mas provavelmente os americanos adotassem a mesma receita da Siria. Bombardeando as instalações de misseis antiaereos. Isto num cenario em que exploda de vez uma guerra civil lá.

Mabeco

A guerra no Iraque também começou baseada numa mentira. Formou-se uma enorme coalizão, bombas a laser, ataques cirúrgicos, mídia salivando. Todo mundo assistiu. O país foi destruído, um milhão de mortos, um trilhão de gasto. E, hoje, vemos o Iraque na esfera de influência do Irã, da Síria e Rússia. E vejo pessoas implorando para nosso País entrar nessa loucura genocida. Um país que não nos atacou nem nos representa ameaça. Somente o servilismo extremo justifica tal posição. Tudo leva a crer que as forças regulares venezuelanas serão destruídas. Mas eu discordo de quem pensa que será um passeio. Quando… Read more »

Punhal

Creio que a guerra sempre será a última opção. As nossas forças são treinadas para a guerra, para defender a pátria. Mas tenho a total certeza que nossas forças já estão em alerta máximo esperando e até anciosos para entrar em ação.
Não sou a favor da guerra. Mas quem treina para guerra anseia pela guerra.
Que tudo acabe sem o uso da força.

GripenBR

Guerra? Teatritinho e politicagem. Melhor o Morao assumir como alguém que está no mundo real. Uma escalada que era meramente retórica está engroçando um caldo de loucura. A “filhocracia” com o chanceler do disco voador, pode trazer uma realidade que o brasileiro só conhece no videogame ou na TV. E verdade não é Romântica como no cinema! Com 50,3% dos lares no Brasil sem saneamento básico e 52 milhões de brasileiros que ainda vivem abaixo da linha de pobreza, não falta aqui oportunidade e necessidade de ajuda humanitária.

Alessandro Rocha Fonseca

Lembro de ter lido na imprensa, que os aviões da Venezuela estavam com problemas de reposição de peças e que a Rússia não estava fornecendo.

Eduardo

Não interfereir. A guerra só traz desgraça quando o nosso país estáva passando por um movimento socialista/comunista, eu tenho certeza que ninguém queria uma guerra, porque agora com os nossos irmãos venezuelanos isso tem que acontecer, acordem não sejam manionete na mão dos senhores da guerra.

heverton Ribeiro

Apenas uma FT da US NAVY no delta do Orinoco, provem toda a cobertura aérea que a 5ª DE precisa para adentrar a Venezuela. Objetivo das primeiras 48 horas: Ciudad Bolivar com seu Aeroporto, depois seguir até El Tigre. Neste momento a Colômbia já deve estar em Barquisimeto e os generais venezuelanos derrubam o Maduro.

José

Parece que este é um grupo de gamers. Vou entrar nele então rsrsrs.
Primeiro: pode-se esperar qualquer coisa do Maduro, afinal ele conversa com Hugo Chávez todos os dias. (Maluco? Certeza).
Segundo: qualquer país que venha para este conflito atrairá a Rússia para contrapor. Eles adorariam isso.
Terceiro: se em último caso haja o conflito, civis certamente serão atingidos, porém as técnicas de ataque cirúrgico diminui muito este efeito colateral.
Mas não acredito que vá acontecer nada disso.
Maduro já está acuado e seus generais logo vão passar para o outro lado pra não ficarem num barco furado. Assim espero

Mauro

Pessoal, a dupla F5M + E99 coloca a FAB em outro patamar, não será uma luta direta entre os F5M e os Su30, tem que levar em consideração que a Venezuela não tem Awacs. A história dos E-99 começou em uma Cruzex, quando a FAB foi dizimada então por outros países em combates simulados, mais do que depressa, perceberam que com os antigos F5 Tiger e sem um avião de controle do espaço aéreo, não teríamos chance. Os F5 foram todos modernizados, mas o mais importante foi a aquisição dos E-99, isso colocou a FAB em outro patamar, F-16 do… Read more »

Heverton ribeiro

Mauro, o importante, neste caso é o alcance do derby. Acho que cobertura aérea seria feito pelos EUA.

Tomcat4.0

Resumidamente vc falou só tudo. Quem discorda disso é por puro mimimi e ou viralatisse.

Pafuncio

Precisamos investir na compra de mais R-99. Um conjunto R-99 para cada ALA.

Rinaldo Nery

E-99, não R-99. Não precisa de um para cada Ala.

Rinaldo Nery

A ¨história do E-99¨não começou na CRUZEX. Começou, muito antes, com o projeto SIVAM. E a missão era, somente, vigilância de fronteiras. Na primeira CRUZEX onde o E-99 participou (2004), eu era o Operações do Esquadrão. E o ERIEYE não possui cobertura 360°.

Alex Nogueira

Que coisa né, enfim, se entrarmos em um hipotético conflito, vamos de F-5EM mesmo, é como ter um convênio médico super top e derrepente ter uma emergência médica em algum lugar distante onde só existe um pronto socorro simples de emergência (lembra até o caso do atentado ao nosso presidente).

Ou seja, na hora do “pega pra capar” tem que se virar nos trinta.

Ninguém liga para as Forças Armadas até precisar delas.

Dod

Bom dia pessoal, o Su-30 tem capacidade para guerra eletronica? O E-99 podia ajudar em confronto com f-5 e su-30 ?

Claudio Severino

O E-99 seria fundamental no conflito F5M x Su-30

Marquês de São Vicente

Não haverá guerra. Maduro irá se contorcer por mais um breve período, latir, manobrar blindados na fronteira, mobilizar sistemas antiaéreos e só. Se bobear cai ainda neste fim de semana.

Gorgoroth

Acho que dura mais um tempo, chuto no máximo mais algumas meses.
Os árabes já teriam tornado uma guerra civil, por aqui pessoal é mais “tranquilo”

Marquês de São Vicente

Pode ser. Porém, não podemos permitir uma nova “Cuba” como nosso vizinho. Se a arenga se prolongar por muito tempo vai ser necessário adotar outras ações.

julio

Melhor resolver no dialogo, quantas crianças inocentes morrem nas guerras no mundo todo, crianças que deveriam ser cuidadas, deveriam curtir sua infância estão morrendo sem esperança de viver pelo egoísmo do mundo moderno

Caixeta

Não acredito que a Venezuela tenha inteção real de entrar em uma guerra com seus vizinhos próximos. Se isso acontecer a Venezuela não tem meios logísticos para sustentar uma guerra.
Ele só tá mostrando os “músculos” que tem para dissuadir quem são contra a ele.
A única guerra que poderia trazer algum benefício para o governo de Maduro não foi feita, tentar tomar território da Guiana, que já é uma questão histórica pra Venezuela.

rdx

Pois é. Mas tem gente que acha que a FAV só possui 02 Su-30 operacionais. Os aliados russos devem estar trabalhando na recuperação da capacidade operacional da FAV. Aliás, 50% deve ser a disponibilidade dos caças da FAB.

Nem vou entrar nessa discussão de F-5 x F16 e Su-30…Enquanto existir S300 perto da fronteira ninguém verá caças da FAB sobrevoando o estado de Roraima. Lembrando que a FAB não possui experiência em SEAD e que o S300 é respeitado até pelos Israelenses. Não por acaso, eles receberam F-35 dos EUA.

diego

Quantos F-5 e AMX a FAB possui operacionais ?
Sinceramente não acho que passe de 30…
Os Mirage 2000 poderiam ser reativados ?
Esse limão aí poderia gerar uma limonada, o clima de tensão poderia “justificar” aquisições de mais um lote de gripens, uns 3 ou 4 SAMs patriot, aumentar a licitação das 4 corvetas para umas 10…

RBittencourt

Pra mim qualquer ataque acaba com essa historia de S300… Povo fala demais em baterias anti aereas exemplo drones israelenses e ate os F16 entra e sai da Síria na hora que quer mesmo tendo lá os S400 e Pantsir… Sistemas de ataque eletronico anula e ja era… Se fossem muitas baterias em uso a 100% até faria diferença. Mas um punhado que se anulado a Venezuela fica de pernas abertas esperando Maduro cair de podre !

Diogo de Araujo

bom com 20 ou 100 todos nós sabemos que o Venezuela tem um total de 0% de chance contra os EUA. Pior, corre o risco de passar por uma humilhação ainda maior do que a do Iraque, onde em dois ou três dias pegaram o “coitado” do Sadam em um buraco para acabar enforcado. Aposto que muita gente (incluam militares) não querem o Maduro no poder mas nada fazem por um simples motivo: assim como nós, eles querem apenas viver. O máximo que o Brasil poderia fazer é tentar convencer o Trump a não atacar a Venezuela, pensando nessas pessoas.… Read more »

Nuno Teixeira

Ora aqui está a verdadeira “desgraça” da Venezuela… Ter muito petróleo e gás natural para o Trump tentar roubar… É pena o mesmo Trump não se preocupar tanto com os ditadores do Iémen ou do Haiti, por exemplo… Porque será?

Rgf

ISSO É O QUE DÁ NÃO INVESTIR NAS FORÇAS ARMADAS. O BRASILEIRO SÓ QUER SABER DE FUTEBOL E CARNAVAL. QUANDO O BICHO PEGA CORREM PRAS FORÇAS ARMADAS. APRENDAM ELAS SÃO SEU SEGURO DE VIDA, PQ A PRIMEIRA COISA QUE OS CUCARACHOS IRIAM FAZER AO INVADIR O BRASIL SERIA MALDADE COM AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS.

Salim

Acredito que náo haverá conflito. Venezuela teria vários fronts e pouco equipamento. Fronteira com Colômbia e grande, fronteira Brasil e basicamente floresta, costa pacifica, Guiana
Com trés S300 e 30 Sukois, marinha pífia, náo segura 15 dias conflito.

Mabeco

Então, seguindo sua linha de raciocínio, explique porque os sauditas não conseguem derrotar os houthis; porque os israelenses não conseguem derrotar o Hezbollah; porque a Colômbia não consegue derrotar as FARCs; porque a Ucrânia não consegue derrotar a Novorussia etc. Nenhuma dessas forças possuem marinha, S300, Sukois etc. Você pode destruir um país pelo controle remoto, mas para dominá-lo é preciso sair do twitter e por as botas na lama. Vamos imaginar, apenas por hipótese, que a Rússia resolva abrir uma base aeronaval na Venezuela. Você tem ideia do prejuízo estratégico disso? Essa semana Putin relembrou a crise dos mísseis.… Read more »

Salim

Guerra entre exércitos regulares , se ocorrer vai durar pouco, o que VC citou são conflitos irregulares, tem uma diferença enorme.
Náo teríamos intenção de ocupar Venezuela, somente responder a uma possível ameaça a nosso pais e se possível restituir a democracia a este povo/pais.
Quanto ao petroleo pode ser uma dadiva ou uma desgraça, no caso da Venezuela, Iraque, Ira e outros.

FRITZ PILSEN

Na remota hipótese de um confronto militar; os EUA enviariam 1 porta-aviões e ele seria suficiente para neutralizar os SU-30. Ao Brasil caberia enviar tropas do Exército; por Roraima e dos Fuzileiros pelos navios da Marinha (Bahia e Atlântico).

O problema é que toda ação gera uma reação. Vale lembrar que a Venezuela tem suporte russo e chinês.

Delfim

Se tiverem apenas 20 caças em condições de voo, melhores no SuperTrunfo mas sem suporte, treinamento e controle, podem ser vencidos, mas sem perdas aí é ser otimista. . Aí também saberemos se a recusa de não adotarmos caça-tampão, ou de preterir o F-18SH que já estaria voando, foram sábias. . Já os mísseis AAA oferecem risco maior, inclusive dentro do nosso próprio espaço aéreo. Um S-300 travado em uma aeronave comercial seria imperdoável. . O bando de bolivarianos mortos de fome pode ser resolvido no napalm mesmo. Tomara que tenhamos bastante. A fronteira com a Venezuela é uma frente… Read more »

Antonio

Quem for a favor da guerra dirija-se para a fronteira e entre na guerra em vez de ficar aqui falando. Eu estou fora quero a paz até com o vizinho do meu andar imagine do meu país!

Fernando (Dragon44)

O nível dos comentários nos sites da trilogia caiu muito. Antes dava gosto de ler os comentários, hoje parece que estamos lendo comentários no UOL – Terra.

Alex Nogueira

É que a hipótese de um conflito com a Venezuela fez muita gente que não é ligada no meio sair procurando informações, sabe como é né, o medo está começando a bater na porta, então como a trilogia é muito fomosa no meio militar, quando o pessoal procura alguma informação no Google, a trilogia aparece primeiro e esse pessoal “novo” acaba vindo comentar aqui sem se atentar que aqui é um espaço de notícia militar séria voltado para um nível de informação técnica bem acima da capacidade da mídia tradicional. Realmente é estranho ver tanta gente extremamente leiga comentando… mas… Read more »

Pizarro

A guerra não é feita com o número de materiais de guerra mas sim com um pouco determinado a defender a sua pátria,se o povo da Venezuela querer defender a sua pátria não haverá nenhuma nação do mundo que os vença.

colombelli

muitos ja disseram isso. Estão em túmulos debaixo das botas de seus conquistadores.

Oiseau de Proie

A defesa da Pátria retrata o nosso patriotismo e a nossa segurança nas nossas Forças Armadas…Apenas os fortes encaram uma derrota com a cabeça erguida defendendo sua bandeira, sua Pátria e sua honra…Somos uma pátria não quando pegamos nas armas porém nas prisões da perseverança…

Ricardo

Uma questão?? Poderíamos usar o sistema Astros para destruir, caso esteja no alcance óbvio, o sistema S-300?

Sérgio Melo

É muito séria a ameaça Venezuelana. Suas poderosas indústrias, contando com siderúrgicas de ponta, suas plantas transformadoras, como a potente e vigorosa indústria automobilística; sua vastíssima indústria química, sem falar da borracha. Seu imenso estoque de proteína animal, suas vastas plantações de todos os tipos de insumos vegetais; Um povo devoto ao regime e altamente motivado; Suas imensas e inesgotáveis reservas financeiras; Seu amplo apoio político; Ah, ia me esquecendo: As maiores reservas de petróleo do planeta, com a mais baixa extração da história. Estou preocupadíssimo! Ora, tenham vergonha!

Pedrix

Vocês não sabem o que falam amigos, eles são muito perigosos sim. A história moderna nos ensinou que números e equipamentos não garantem nada. Nosso exército é EXTREMAMENTE mal equipado e despreparado, com maus oficiais, indisciplina geral, e baixíssima experiência de fogo real. A nossa força aérea está toda sucateada, com caças que teoricamente poderiam fazer alguma coisa, sem falar na marinha, que mal pode sair da nossa costa já desprotegida. O Maduro sabe que seu trunfo são esses caças e suas baterias anti-aéreas, e a posição e a situação operacional dos mesmo são visivelmente tratadas na Venezuela como segredo… Read more »

colombelli

é um TO de selva, guerra é no solo. meios aéreos dele não tem alcance em nenhum algo significativo nosso. Guerrilha teria é da população contra ele

Felipe S

Muito exagero. Eles possuem uma defesa antiaérea de respeito. Fora isso , o resto é tudo pontual . Somos superiores em quase tudo ou empatamos. Basta pesquisar para comprovar o que falo. Apenas metade dos SU-30 podem voar como diz o artigo aqui. Se não fosse a AA deles dava pra entrar fácil. Marinha deles muito fraca. Enfim, superestimam muito eles. Relatos de soldado dormindo no chão e com falta de comida quase nos quartéis. Menos.

Grozelha Vitaminada Milani

PROMOÇÃO de Hoje: Comprou 10 Grozelhas leva Super Trunfo Aviões de Combate!

Lucas Senna

Haja estoque de groselha porque a demanda tá alta kkkkkk