Conceito do F-15 2040C

Conceito do F-15 2040C, que resultou no F-15X

O próximo orçamento da Força Aérea dos Estados Unidos pedirá fundos para oito novos caças-bombardeiros F-15 da Boeing, reforçando seu inventário com uma versão atualizada de um avião comprado pela última vez em 2001, enquanto recebe o mais avançado F-35 da rival Lockheed Martin Corp.

Os F-15 serão propostos no orçamento do ano fiscal de 2020, previsto para cerca de 11 de março, como o primeiro de uma potencial compra de 80 aviões nos próximos cinco anos, disseram pessoas familiarizadas com o plano da Força Aérea.

Mesmo que o pedido tenha o apoio da Casa Branca, é provável que levante questões de legisladores céticos sobre por que a Força Aérea, que passou anos dizendo que precisa da “quinta geração” do F-35, agora quer mais F-15 também.

A Boeing manteve sua linha de produção de F-15 em St. Louis, com vendas contínuas para aliados, incluindo Israel, Arábia Saudita e Qatar. O novo F-15X para os EUA seria uma variação dos aviões vendidos para o Qatar, mas seria capaz de transportar cargas mais pesadas de armas ar-terra e ar-ar do que os atuais F-15 ou F-35.

Com seu transporte interno de armas, o F-35 provavelmente não pode acomodar armas mais pesadas planejadas, como mísseis hipersônicos que estão agora em desenvolvimento. Por outro lado, o F-15X não teria os avanços tecnológicos do F-35, incluindo seu perfil furtivo para escapar dos mais avançados sistemas de defesa aérea russos e chineses, bem como seus sofisticados sensores e recursos de compartilhamento de dados.

A Força Aérea irá propor a compra do F-15X sem reduzir a frota de 1.763 jatos F-35 que há muito tempo está planejando, disseram as fontes. O serviço compraria 48 dos 84 F-35 que foram solicitados para o ano passado no plano do Pentágono para 2020, com o restante indo para a Marinha e os fuzileiros navais, de acordo com documentos do programa.

Ainda assim, a Lockheed vem lembrando discretamente aos legisladores e à equipe parlamentar sobre seus argumentos para o F-35 como a melhor escolha, inclusive por meio de um “folheto informativo” distribuído em dezembro. Isso foi seguido por um ataque ao F-15X por cinco senadores que escreveram o presidente Donald Trump na semana passada chamando o avião da Boeing de “ultrapassado”.

“É improvável que o orçamento de caça da Força Aérea dos EUA cresça muito, então o medo é que a substituição da frota de F-15, em vez de atualizar os antigos F-15, tiraria dinheiro do F-35”, disse Richard Aboulafia, analista aeroespacial do Teal Group de Fairfax, Virginia, disse em um e-mail.

A Boeing disse em um comunicado que está “pronta para fornecer uma variante avançada do F-15 com alta taxa de sobrevivência à Força Aérea a um custo acessível”. Um porta-voz da USAF se recusou a comentar a proposta até que o orçamento proposto pelo presidente seja liberado.

Funcionários do orçamento
A compra planejada do F-15X se originou de uma avaliação das necessidades da Força Aérea dos EUA por analistas de carreira no escritório independente de avaliação de custos do Pentágono. Ela ganhou apoio dos funcionários do orçamento da Casa Branca, que concordaram em preencher um nicho para um avião capaz de transportar uma carga pesada de material bélico, de acordo com uma das fontes.

A Boeing, de Chicago, ofereceu a aeronave, incluindo motores, por cerca de US$ 80 milhões por avião sob um contrato de preço fixo, com as primeiras entregas em 2022. Em comparação, estima-se que a F-35 da Lockheed, sediada em Bethesda, Maryland. custou US$ 89 milhões cada no último contrato com uma meta de US$ 80 milhões até 2020.

O boletim informativo de dezembro da Lockheed disse que o F-15X custaria US$ 90 milhões cada e teria menos autonomia, aceleração e tempo para permanecer acima do alvo do que o F-35.

O porta-voz da Lockheed, William Phelps, disse que o documento foi preparado para um briefing do congresso no dia 13 de dezembro e foi consistente com o que a empresa produziu durante anos comparando o F-35 com caças mais antigos.

Marillyn Hewson, diretora executiva da Lockheed, disse a analistas em janeiro que ela está ouvindo “diretamente da liderança no Pentágono” que o F-35 é “bem suportado por todos os lados” para que não seja afetado por uma potencial compra do F-15.

Ainda assim, dois dos mais fortes apoiadores do congresso da Lockheed, os senadores republicanos John Cornyn e Ted Cruz do Texas, prepararam uma carta para Trump alertando contra o subfinanciamento do F-35, que é construído em seu estado, para comprar o F-15X.

Concepção do F-15QA do Qatar

FONTE: Bloomberg

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Carlos Campos

Uma briga de vários estados por emprego e o trump querendo agradar todo mundo, pelo que lembro o F35 pode levar armas debaixo das asas assim como F22, então esse negócio de F15X é mais para agradar certos políticos e estados, já deu caça de 4°G tem que parar de ser fabricado para USAF, e começar a levar adiante um conceito de 6°G para manter o domínio da tecnologia no setor afrente dos Europeus, Russos e Chineses, torço para que a LM não pegue mais um contrato de grande porte.

Júlio Costa

Se tem uma coisa que Trump não faz é tentar agradar todo mundo. Não é a toa que ele têm muitos inimigos internos e externos. A questão sobre o F-35 é bem simples. Esse vetor será a espinha dorsal da USAF, mas ele não entrega tudo o que foi prometido e precisará de outros vetores que o complementem ele ou que faça o serviço de forma mais econômica. Sobre o F-15X, o alcance do F-15 sempre foi muito grande e com essa modernização a capacidade de carga de armamentos aumentou muito. Em missões que precise saturar as defesas anti-aerea do… Read more »

Carlos Campos

bom eu continuo achando um erro, e sim o trump tá tentando agradar todo mundo, pq democrata e republicano traidor nem é gente.

Denis

Acho que eles precisam mais da função de bombardeiro do que a de caça. Leia o décimo parágrafo; devem estar renovando a frota de bombardeiros. E o F-15 é um bombardeiro fantástico.

Diogo de Araujo

Eu só quero mesmo que nosso Brasil tenha como se defender, mais nada. É como disse um general, do qual não me recordo o nome, aposentou por esses dias aí, o inimigo precisa ter receio de entrar aqui, pensar no que tal atitude implicaria, os danos que poderiam ter… É como disse um colega uma vez: ” a qualquer momento essa máquina de guerra pode se voltar contra nós”

Adilson

Que falta que faz a linha de montagem do F-22. Até por questões de futuras atualizações, deviam ter mantido em escala miníma. Agora ou compra F-35 ou o o bom e velho Eagle.

Leonardo

Enquanto isso FAB com sucatas voadora ..Caças gripem devem chegar quando apocalipse começar !

Pablo

Vai ver que a FAB tem as mesmas necessidades que a Força aérea dos americanos.

Fligth_Falcon

Culpa nossa Leonardo.
Afinal, a gente que votou para eleger quem decide por nós.
Então se pilotos morrem por utilizar material fadigado ou não chegam a nem voar, essa conta é nossa.

Dudu

Sucata acho exagero hehe

GERSON LUIZ ARMILIATO

Depois que os F35 tiveram no Red Flag uma taxa de sucesso de 20:1 kill, ainda existe espaço para caças de geração 4?

Tomcat4.0

Rapaz, mesmo com toda sua eletrônica o F-35 não voa na mesma velocidade do F-15 que é um caça de superioridade aérea puro sangue, além de ,devido sua capacidade de carga, servir como um belo de um bombardeiro tático.
Pra frear um ataque tempo é fundamental e nisso o F-15 chega beeeeeeem mais rápido a um ponto seguro para lançar seus brinquedinhos.

Tomcat véio de guerra

Caro colega /xará, nisso há um engano. O F-15 em velocidade de cruzeiro ainda é subsônico, até onde sei. Não sei se isso mudaria no 15-X. O F-35 tem velocidade de cruzeiro de Mach 1,3. Então na questão de velocidade de cruzeiro o F-35 leva vantagem, perdendo em velocidade máxima, aí o Eagle ainda é superior, mas isso gasta um caminhão de combustível…

Fernando Turatti

Existem provas até o momento do supercruise do F-35? Se sim, de quais modelos? Com que carga? É muito difícil de acreditar que um vetor de mach 1,6 seja capaz de qualquer supercruise em condições reais de uso.

Ricardo N. Barbosa

A verdade é que o F-15X vai custar o mesmo que um F-35, em todos os sentidos. Tecnicamente não faz sentido, mas trata-se de uma questão política. E isso é ruim ? Necessariamente não, 80 a 200 F-15X faria muito bem à Boeing (também é filha de Deus rs) e aliviaria a necessidade imediata (2030) de um 6G para substituir os F-15C que estão no osso, seria uma substituição mais gradual e escalonada. Então, que venha os F-15X.

Jacinto

Tenho a impressão que o custo de manutenção do F-15 é menor. Então, mesmo que o custo de aquisição não seja tão diferente, em 20, 30 anos, o menor custo de manutenção é significativo.

Leandro Costa

Além do custo de manutenção bem menor, as células dos F-15C/D já estão bem desgastadas. O custo de desenvolvimento é praticamente zero, assim como os custos de implantação.

Ricardo N. Barbosa

Custo operacional do F-15 não é menor.

Lucas Senna

O F-15 tem um custo bem salgado e ele compõe uma boa parte da USAF. Porém sem uma atualização pesada da aeronave em eletrônica, talvez tanques conformais e uns retoques pra reduzir assinatura radar (igual o F-16 e F-18 já tiveram nas suas ultimas versões propostas) não sei se vale a pena. E quanto a Boeing, já tem o projeto do block III do Vespão pra dar uma vitaminada nos cofres dela.

Dudu

Sou leigo mas mesmo o F 35 sendo atual ,o fato do F 15 ter dois motores e tambem se valer de algumas tecnologias usadas em ambos deixaria o valor mais parecido penso eu.

Antoniokings

Decisão sensata. Esse F-35…….

Nilton L Junior

Esses dias eu disse que os Híndus deveriam ser estudado pela NASA e alguém sugeriu que a NASA é Hìndu, acho que os amercinanos estão sendo estudado pelos Híndus.

Sidney

O país sendo tão rico pode se dar ao luxo de ter 80 F-15X – ou até mais – sem grande peso em seu orçamento mantendo assim muitos empregos na linha de produção e mantendo o avião vivo e atualizado para novas vendas externas. E é uma avião que merece enorme respeito e temor pelos seus adversários. Serão 1.763 F-35 apenas para a USAF, e tem ainda os da US Navy e os dos Marines. E mais os países aliados que já compraram e podem ainda comprar mais. Quantos milhares voarão? Outro dia falei em 4000 no mundo e alguém… Read more »

Antoniokings

Levando-se em conta que a maior parte do orçamento militar está sendo financiado através de um endividamento anual gigantesco que está na casa de US$ 1 trilhão, vc tem plena razão.

Sidney

Concordo que uma grande dívida é um problema para qualquer país. Há uma dívida acumulada de mais de 20 trilhões de dólares, mas com um PIB também de mais de 20 trilhões. Só que o aumento da dívida ocorreu mais em razão de gastos sociais no período Obama, a dívida quase dobrou, e agravou-se, mas nunca na mesma magnitude, com a desoneração de impostos no governo Trump. Por outro lado, a economia dos EUA cresce e o valor acumulado em bens e recursos monetários em poder das empresas supera em muito esta dívida. Sem contar o domínio no conhecimento e… Read more »

Antoniokings

A dívida americana atualmente tem uma mecânica própria.
Os comentaristas econômicos estão prevendo que elá aumentará tanto que a rolagem anual vai chegar a US$ 1 trilhão.
É isso mesmo. US$ 1 trilhão de juros por ano.

Sidney

Não sei o que anda lendo mas esse valor de juros pagos é bem irreal. E os EUA atraem investidores para seus títulos até não pagando juros. O apelo não é a remuneração, mas a segurança que oferecem. Quando há qualquer dor de barriga no mundo o melhor lugar para levar seu $ é os EUA. Mas isso também já é outro assunto.

Jacinto

Vamos colocar em números o que a dívida dos EUA representa.
Os EUA pagaram, em 2018, US$ 310 bilhões em pagamento de juros. É muito dinheiro. Já o Brasil, no mesmo ano (2018) gastou R$ 1,16 trilhão para rolar sua dívida, de acordo com o orçamento da União. Se fizermos a conversão com o cambio de hoje (dolar a R$ 3.75) vamos descobrir que o Brasil pagou, de juros, US$313 bilhões. É rapazes… a dívida americana é mais barata do que a do Brasil.

Antoniokings

Os comentaristas estavam avaliando que com o agravamento da situação macroeconômica dos EUA haverá a necessidade de um aumento substancial na taxa de juros em um futuro não muito distante.
E a incidência dessa taxa em uma dívida que já passou de US$ 22 trilhões e aumenta a uma taxa de US$ 1 trilhão por ano, logo se tornará um fardo pesado demais.

Sidney

Kings quem investe me títulos dos EUA procura primeiro segurança. E, assim sendo, os F-35 ajudam a dar esta segurança. Não precisa nem pagar juros. Quem investe então ajuda a pagar os F-35, ajuda a pagar por sua própria segurança. Isso desde a WWII. Sabe que os comunistas ao amedrontarem tanto o mundo com suas bagunças acabam ajudando os EUA ser o porto seguro dos investidores. O mesmo podemos dizer de ditadores malucos de esquerda ou de direita que afugentam o capital. Mas isso, na visão de muitos já era para ter acabado desde que Marx escreveu o capital e… Read more »

Jacinto

Antonio Se você acha que dívida é tão problemático, você deveria estar mais preocupado com a China, que tem uma dívida oficial de US$ 5.2 trilhões. Mas este valor não computar o que são dividas intragovernamentais (entes do governo que devem uns aos outros) que representam mais US$ 5.8 trilhões para um total de US$ 11 trilhões. Os US$ 22 trilhões dos EUA já inclui tudo). A divida da China é metade da dívida americana – o que é bom para a China; mas os juros pagos pelas China hoje (que agora estão baixo em relação ao que costumava ser)… Read more »

Adriano RA

Não confundam “rolar a dívida” com pagamento de juros. O Brasil gastou em 2018 algo próximo de 380 bilhões de reais com juros da dívida. O pagamento de títulos que venceram ao longo do ano não estão computados nesse número, mas em geral são compensados com a emissão de novos títulos. Na prática, o Brasil gasta anualmente com sua dívida algo em torno de 6,5% do PIB, número insustentável no longo prazo. Se não me engano, a China gasta em torno de 3,5% do PIB. Sim, a China também é deficitária… e não está em posição melhor que os EUA,… Read more »

Fernando Turatti

Na verdade nada tirando o poder sobre a impressora mantém uma economia com 100% de endividamento longe da insolvência. As exonerações do Trump não são de fato o problema, ou melhor, são, mas por conta daquilo que foi feito antes, com a expansão colossal dos gastos públicos, gerando déficits fiscais maiores do que o PIB da maioria dos países do planeta. O ritmo de gastos militares deles não faz sentido algum, mas o maior problema foi o incentivo governamental à expansão monetária que explodiu na forma da bolha imobiliária, assim como a maneira TENEBROSA com a qual lidaram com isso.… Read more »

nonato

A China que paga…

Jacinto

A gente também nonato. O pessoal acha que a China é a grande credora dos EUA mas isso é errado. Da dívida dos EUA (22 trilhões), a China é credora de apenas 1 trilhão; é relativamente pouco, quando você pensa que o Brasil (que tem uma economia muito menor do que a chinesa) tem 300 bilhões de títulos americanos em sua reserva…

PauloSollo

O invencível F-15 é um projeto ainda tão superior aos dos concorrentes de outros países que terá longa vida como complemento ao F-35, e ainda terá tempo incluir o SU-27 e derivados em seu cardápio de presas.

marcelo kiyo

Acho que os americanos colocarão esses F-15´s no Alasca, para impedir qualquer eventual teste de radares experimentais instalados no TU-160 Bears; afim de descobrir qual a melhor configuração para detectar os F-22 e F-35.

Daniel Ricardo Alves

Faz sentido. A capacidade stealth do F-35 e do F-22 é apenas uma questão de tempo até que os russos e os chineses descubram como podem detectar a aeronave. Aí será a vez dos americanos descobrirem como anular os radares deles e aí vai . . . Muita história vai rolar, como sempre.

Ricardo N. Barbosa

Não é assim que funciona, não precisa descobrir como detectar, isso o mundo já sabe. As limitações são de ordem física e técnica, a não ser que algum país receba tecnologia alienígena, a contrafurtividade vai evoluir de forma gradual, como foi até hoje. Questão é que a furtividade não está parada, os 6G serão ainda mais furtivos. Logo, por pelo menos mais meio a um séculos o stealth será obrigatório.

Bosco

Mas já tem tecnologia que detecta o F-15 e eles estão aí com tudo. O dia que tiver esses supersensores anti stealths a solução será: voar baixo; utilizar ECM; utilizar despistadores; utilizar mísseis antirradar; utilizar armas stand off; utilizar ataque eletrônico, etc. *Um fato curioso é que todo mundo prevê o dia que haverá super sensores que irão detectar os stealths e igualá-los aos convencionais, mas ninguém faz essa previsão em relação à detecção de submarinos. Um dia também irão desenvolver uma tecnologia que farão os mares ficarem transparentes e os submarinos irão se aposentar. Acho que devemos parar com… Read more »

Nilton L Junior

Vou sair e comprar uma Belco, porque casuisticamente lendo o seguinte:

Por outro lado, o F-15X não teria os avanços tecnológicos do F-35, incluindo seu perfil furtivo para escapar dos mais avançados sistemas de defesa aérea russos e chineses, bem como seus sofisticados sensores e recursos de compartilhamento de dados.

Ou seja as defesas dos Russos e Chineses garante o serviço.

Jacinto

Contra o F-15 com certeza. O RCS do F-15 (segundo uma reportagem antiga aqui no aero.jor.br) era 15m2

Jacinto

Na verdade um erro de digitação meu. o RCS do F-15 era 25m2

Flanker

25 m2? Visto pelo radar em qual posição? De cima? De baixo? De lado? Pela frente? Por trás? De frente e por trás é impossível, pois uma aeronave desse tamanho não posui 25m2 de área. ..

Nilton L Junior

O senhor é um fanfarão kkkkkk

nonato

Exatamente.
Já que dizem que os F 35 apresentam alguns problemas, nada como uns aviões de geração anterior modernos.
Seriam um complemento e não um substituto.
E a quantidade seria pequena.
80 F 15, 200 F 16.
Tudo de preferência com redução de RCS.
Tanques conformais, etc.
E se os mísseis forem stealth?

Leandro Costa

Ahem… “F-21” hehehehehe

Leandro Costa

Sim, e provavelmente ainda mais recheada, já que está com a sonda de probe and drogue 😛

Sérgio Luís

Não mesmo! Esta certíssimo!

Dudu

Ola desculpe os erros na escrita…Mas tu achas o F 16 melhor que o Gripen se nao me engano.Ok mas sera que eles,EUA, deveriam ter mais F 16 ao inves de F 35 ou F15 mesmo…Ate mais desde ja obrigado.

Ronaldo

O texto está falando apenas de 8 unidades no começo.

Charles Dickens

Uma consulta de leigos aos especialistas do blog. É impressão minha, ou o F117 ficou pouco tempo em operação na USAF? Se a resposta for sim, por que?

Paddy Mayne

Entre outras coisas, por conta do f-35, que cumpre a função de ataque com melhor performance e capacidade de sobrevivência. Mas aprendi que a vida útil de um avião é coisa muito variável. Quanto mais específica é a função de um avião, menor sua vida útil. Já outros tem grande adaptabilidade, a despeito da obsolescência do projeto inicial. Vide o B-52, que será aposentado em 2040, com 88 anos de história…

Daniel Ricardo Alves

É . . . Parece que a Boeing está ficando cada vez mais para trás na corrida tecnológica e agora só resta fazer lobby para não fechar as portas da aviação militar. Se não reagir logo, terá que focar apenas no setor civil.

Maurício.

Daniel, não duvide do forte lobby do pessoal da Boeing, eles conseguiram reverter no tapetão uma concorrência já perdida para o pessoal da Airbus, vide o KC-46A, a Boeing é muito forte, não se engane.

Ricardo N. Barbosa

O para trás da Boeing (F-15X), é mais avançado do que o Su-35S. Não existe o que reagir, programas de caça ocorre em ciclos, o próximo ciclo será o 6G, e a Boeing estará lá, concorrendo firme e forte.

Tomcat4.0

Como tu dizes isto muchacho com a Boeing tendo acabado de vencer o TX da USAF junto com a SAAB??? Vende helicópteros a rodo, dá manutenção e está na disputa para novo heli junto com a Sikorsky da US Army e ainda vai lucrar vendendo Kc-390 a rodo mundo afora.

Antunes 1980

Os F-15 X ainda darão por varias décadas conta do recado.
Alguém ainda tem dúvida que esta última versão deste ícone, não é capaz de enfrentar com superioridade, os letais Sukhois e até os patéticos MiG-21 recauchutados?
Sinceramente não vejo hoje nenhum vetor sino/russo, capaz de parar um F-15 X.
Até agora é muito show aéreo e pouca efetividade.
Até os países sul-americanos poderiam entrar nesta barca. Mesmo em quantidades mínimas, uma argentina por exemplo, já estaria muito bem equipada.

Tomcat4.0

24 F-15 pra FAB como ponta de lança seria show.

Flanker

O dia em que o Brasil tiver equilibrado suas contas públicas, diminuindo o deficit, reformando a previdência (incluindo os militares, ,mesmo que seja em uma reforma à parte) e combatendo a verdadeira sangria de recursos causada pela corrupção endêmica, teremos capacidade de investimento para adquirir vetores desse porte e capacidade. Fora dessas condições, , sonhar com F-15 nada mais é do que isso…..sonho, ,nada além disso! !

Flanker

Argentina comprando F-15X? Pra isso eles teriam que vender até a Casa Rosada! Ano passado a FAA estava brigando com a ARA para ficar com os 5 SEM comprados da França…..hoje eles não tem grana nem pra comprar um caça de 3a geração usado…

Mig35

Debate irreal, boot’s.

Sérgio Luís

Ele fará o que o F-35 “Deus Vivo” não consegue fazer! Lógico!

Lucas Senna

Já que estamos falando de uma nova Águia, e os Vespões? Na época do FX-2 se falava no Advanced Super Hornet. Vai rolar ou foi engavetado?

F-5

Quero entrar na linha de produção de novo!!!

Foxtrot

Eita está ai uma das “máquinas mortíferas” que gostaria muito de ver em nossa FAB!
Transformaria a atual Fab (Força aérea de Brinquedo) numa verdadeira FAB ( Força aérea Brasileira).
Mas assim como essa aeronave e aeronaves como bombardeiros estratégicos, JSTAR,s, Canhoneiras (ou Gun Ship,s como preferirem), , são apenas sonhos.

Paddy Mayne

Concordo, infelizmente. Quem nunca sonhou em ver essa máquina de derrubar aviões russos com a estrela da FAB? Mas agora é olhar para frente e aumentar o número de Gripens.

Dudu

Na minha opiniao com toda a carga o F 15 leva mais toneladas tranquilo.Viraria um tipo de bombardeiro leve vamos dizer.Penso que seria otimo em missoes tambem com o F 35.

Carlos Alberto Soares

O melhor.