KC-46A Pegasus reabastece F-35A

Um KC-46A Pegasus (registro de teste da Boeing N482BA, futuro serial 15-46005), temporariamente atribuído ao 418th Flight Test Squadron (FLTS), reabastece um F-35A (protótipo AF-02) do 461st FLTS sobre a Califórnia, em 22 de janeiro de 2019.

Ambas as aeronaves são baseadas na Edwards AFB (CA). Este reabastecimento de janeiro de 2019 marcou a primeira vez que ambas as aeronaves foram conectadas.

O 418th FLTS está supervisionando os testes da Fase III do Pegasus, que é um período de quinze meses em que a Força Aérea dos EUA certificará aeronaves da frota para reabastecer ou ser reabastecida pelo KC-46.

Os testes continuados do esquadrão no programa Pegasus informaram a decisão de a USAF aceitar oficialmente o avião-tanque da próxima geração em 10 de janeiro de 2019, marcando um ponto importante para o programa e permitindo que os aviadores iniciassem testes operacionais e treinamento de voo, dando a opção à USAF de iniciar o programa de substituição do KC-135.

FOTO: USAF

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Chris

‘Ei, você precisa se virar. Você está prestes a morrer. Há uma ameaça apontando para você.’”

E buuum !

Vi uma notícia por aí que os F-35 deram um show contra 60 aeronaves de 4a geração no Red Flag, com taxa de abate de 20-1 segundo o tenente-general Jerry D. Harris !

JAGDERBAND#44

Estado da arte.

Walfrido Strobel

Apesar da bonita foto não tem mérito nenhum o KC-46 estar abastecendo um F-35, seria a mesma coisa de reabastecer um F-16, afinal é o mesmo exercício de introduzir a sonda do KC-46 no receptáculo do avião a ser reabastecido que se posiciona em local específico para isso.

Walfrido Strobel

Curiosidade, o primeiro reabastecimento em voo.
“The first mid-air refueling, based on the development of Alexander P. de Seversky, between two planes occurred on June 27, 1923, between two Airco DH-4B biplanes of the United States Army Air Service.”
.comment image

Denis

Muito bom. Pensava que isso era coisa dos anos 60 ou 70 pra cá. Parabéns pela informação.

Walfrido Strobel

O sistema flying boom usado neste reabastecimento do KC-46 e F-35 é de 1951, ainda com um avião reabastecedor KC-97 com motor radial.
Mas o sistema era manual e visual, sem automatização nenhuma, foi utilizado pela USAF, Espanha e Israel.
Esta versão da foto tinha dois General Eletric J47 turbojet adicionados para poder aumentar a velocidade e reabastecer caças F-84, F-100, e F-101, foi um quebra galho até entrarem os 700 KC-135A em serviço.
.comment image

André

Off Topic: alguém sabe se tem foto de algum teste operacional do su57, já com o motor definitivo?

Walfrido Strobel

Antes do sistema de cesto (probe and drogue) e o flying boom usados hoje houve outro sistema usado por americanos e russos.
O avião reabastecedor soltava a mangueira que era pescada pelo avião a ser reabastecido e com um cabo era puxado para o conector e os dois aviões voavam conectados na ala enquanto o combustível era lentamente transferido.
.comment image
US Airforce Boeing B-50 Superfortress, Lucky Lady II being refueled by Grappled-line looped-hose during the first non-stop circumnavigation of the world by air (1949)

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel

O sistema de cesto(Probe and drogue) usado pelo Brasil, USNavy e outros foi criado pela Inglaterra por Sir Alan Cobham e foi testado em 1949. Paralelamente foi desenvolvido nos EUA tambem pelo Sir Cobham, pensavam na época que poderia ser útil para o transporte civil, um avião de passageiros ao invés de pousar para reabastecer poderia ser reabastecido em voo em voos longos e diretos.
“The very first probe and drogue refuelling attempt using a specially modified Avro Lancaster and a Gloster Meteor.”
Selo comemorativo dos 50 anos do probe and drogue em 1999.
. http://www.the-best-of-british.com/PlaneCrazyHeritage/airpictorial/1999/RefuellingFDCback.jpg

Walfrido Strobel

A empresa Cobham criada em 1934 por Sir Alan Cobham foi escolhida para fornecer o sistema de reabastecimento do KC-390.
. https://m.youtube.com/watch?v=v4g_EqE_9Oo